[TÓPICO DEDICADO] Intel Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

Intel lança CPUs Raptor Lake de 13ª geração: Core i9-13900K, Core i7-13700K, Core i5-13600K agora disponíveis com placas-mãe Z790.​




dLzhQqo.jpg



A Intel está lançando oficialmente sua família de CPUs Raptor Lake de 13ª geração hoje, incluindo o Core i9-13900K, i7-13700K e i5-13600K ao lado de placas-mãe Z790.


No papel, as CPUs Raptor Lake de 13ª geração da Intel parecem ser uma versão otimizada das CPUs Alder Lake de 12ª geração. Eles serão baseados no mesmo nó de processo ESF 'Intel 7' de 10nm, utilizarão o mesmo design P-Core e E-Core e serão suportados em placas-mãe existentes. Mas há muita coisa que está mudando com Raptor Lake e vamos detalhar tudo, desde detalhes oficiais até informações sobre rumores que sabemos sobre Alder Lake até agora e o que você pode esperar da próxima linha de desktops da Intel, que será confrontada com o próximo Ryzen da AMD. Linha de CPU para desktops também.



49Rl0iz.jpg




ePzkFZs.jpg




92Gr7B6.jpg




5c7mWCO.jpg




wOJbpXQ.jpg




N0gArY0.jpg




7drasmV.jpg




g98Jvtx.jpg




3jz8For.jpg




O5QC7BL.jpg



CPU Intel Raptor Lake Desktop de 13ª geração Recursos esperados:

  • Até 24 núcleos e 32 threads
  • Novos núcleos de CPU Raptor Cove (IPC P-Core mais alto)
  • Baseado no nó de processo 'Intel 7' ESF de 10nm
  • Velocidades de clock de até 6,0 GHz (esperado)
  • Dobre os E-Cores em certas variantes
  • Cache aumentado para P-Cores e E-Cores
  • Compatível com placas-mãe LGA 1700 existentes
  • Novas placas-mãe Z790, H770 e B760
  • Até 28 pistas PCIe (PCH Gen 4 + Gen 3)
  • Até 28 pistas PCIe (CPU Gen 5 x16 + Gen 4 x12)
  • Suporte de memória DDR5-5600 de canal duplo
  • 20 pistas PCIe Gen 5
  • Recursos aprimorados de overclock
  • 125W PL1 TDP (SKUs emblemáticos)
  • Tecnologia AI PCIe M.2
  • Lançamento do quarto trimestre de 2022 (possivelmente em outubro)

Especificações de CPUs Intel 'Raptor Lake' de 13ª geração​

Portanto, começando com as especificações, as CPUs Raptor Lake de 13ª geração da Intel utilizarão o design de núcleo híbrido, apresentando uma mistura de núcleos 'P' otimizados para desempenho e 'E' otimizados para eficiência. Para os novos chips, a Intel usará um novo P-Core conhecido como Raptor Cove, que substituirá os núcleos Golden Cove apresentados nas CPUs Alder Lake. Para o E-Core, a Intel manterá a arquitetura de núcleo Gracemont existente, mas virá com pequenas melhorias.



wQ2sPQI.jpg




Especificações da CPU Intel Core i9-13900K 24 núcleos Raptor Lake

O Intel Core i9-13900K é o principal CPU Raptor Lake, com 24 núcleos e 32 threads em uma configuração de 8 P-Core e 16 E-Core. A CPU é configurada em um clock base de 3,0 GHz, um clock boost de núcleo único de 5,8 GHz (1-2) núcleos e um clock boost de todos os núcleos de 5,5 GHz (todos os 8 P-Cores). A CPU possui 68 MB de cache combinado e uma classificação PL1 de 125W que vai até 253W. A CPU também pode consumir até 350W de energia ao usar o "Modo de Energia Ilimitada


  • Core i9-13900K 8+16 (24/32) - 3,0 / 5,8 GHz - 66 MB de cache, 125 W (PL1) / 253 W (PL2)
  • Core i9-12900K 8+8 (16/24) - 3,2 / 5,2 GHz - 30 MB de cache, 125 W (PL1) / 241 W (PL2)


lWAzvQF.jpg




RaLGKiH.jpg




img]https://i.imgur.com/NB5D0zP.jpg[/img]



Wqff61y.jpg



Especificações da CPU Intel Core i7-13700K 16 núcleos Raptor Lake


A CPU Intel Core i7-13700K será o chip Core i7 de 13ª geração mais rápido oferecido na linha de CPUs Raptor Lake. O chip possui um total de 16 núcleos e 24 threads. Esta configuração é possível com 8 P-Cores baseados na arquitetura Raptor Cove e 8 E-Cores baseados na arquitetura de núcleo Grace Mont. A CPU vem com 30 MB de cache L3 e 24 MB de cache L2 para um total combinado de 54 MB de cache. O chip estava rodando em um clock base de 3,4 GHz e um clock boost de 5,40 GHz. O impulso de todos os núcleos é classificado em 5,3 GHz para os P-Cores, enquanto os E-Cores apresentam um clock base de 3,4 GHz e um clock de aumento de 4,3 GHz.

  • Core i7-13700K 8+8 (16/24) - 3,4 / 5,3 GHz - 54 MB de cache, 125 W (PL1) / 253 W (PL2)
  • Core i7-12700K 8+4 (12/20) - 3,6 / 5,0 GHz, cache de 25 MB, 125 W (PL1) / 190 W (PL2)



hdKZhuG.jpg




5FqsPIQ.jpg




8qmwoqe.jpg




UGWpCDG.jpg



Especificações da CPU Intel Core i5-13600K 14 núcleos Raptor Lake

O Intel Core i5-13600K possui um total de 14 núcleos que incluem 6 P-Cores baseados no Raptor Cove e 8 E-Cores baseados nos atuais núcleos Gracemont. Essa é a mesma contagem de P-Core que o Intel Core i5-12600K, mas a contagem de E-Core foi dobrada. Portanto, estamos analisando um aumento na contagem de núcleos de 40% e um aumento na contagem de threads de 25% em relação ao Alder Lake Core i5-12600K. A CPU vem com 24 MB de cache L3 e 20 MB de cache L2 para um total combinado de 44 MB de cache. As velocidades de clock são definidas em 3,5 GHz base, 5,2 GHz boost e 5,1 GHz all-core boost, enquanto os E-Cores operam em 3,5 GHz base e 3,9 GHz boost clocks.

  • Core i5-13600K 6+8 (14/20) - 3,5 / 5,1 GHz - 44 MB de cache, 125 W (PL1) /181 W (PL2)
  • Core i5-12600K 6+4 (10/16) - 3,6 / 4,9 GHz - 20 MB de cache, 125 W (PL1) / 150 W (PL2)


QRSqIsf.jpg




1jJA5gw.jpg




P9iyNdK.jpg




uyvOd2y.jpg



CPU Intel 13ª geração 'Raptor Lake' Plataforma LGA 1700​

A Intel está mantendo sua plataforma LGA 1700 por pelo menos mais uma linha de CPU e é Raptor Lake. A Chipzilla confirmou que os processadores Raptor Lake serão compatíveis com as placas-mãe LGA 1700 existentes baseadas no chipset da série 600. Mas, como em cada geração, os fabricantes de placas-mãe oferecerão uma nova linha de placas-mae baseadas no chipset da série 700 que virá com faixas de E/S mais altas. Além disso, os chips Raptor Lake suportarão velocidades DDR5-5600, o que é um bom aumento em relação às velocidades nativas DDR5-5200 que o Alder Lake suporta.



vqUNy6U.jpg




QUjLEYm.jpg




YDWZNa1.jpg




OfkPlDc.jpg




nq4xLLu.jpg




OaPgulf.jpg




ISuSH0b.jpg




RJggCGw.jpg




QNp5W0W.jpg




JwcROTn.jpg




DgH52VX.jpg




Iga1ywl.jpg





8v8SlHW.jpg





ZP8JYQv.jpg




RHd0D0P.jpg




oOz0UmI.jpg




F7jGK6A.jpg




vzqF030.jpg




WD8fWmv.jpg




3utx5Fj.jpg



Isso oferece um bom caminho de atualização para usuários que estão atualmente executando uma CPU Core i3 ou Core i5 convencional e desejam atualizar para um chip de ponta. Eles podem simplesmente substituir sua CPU de 12ª geração existente por um SKU Core i7 ou Core i9 de última geração, o que aumentará o desempenho geral de seu PC.
 
Vendo os review desse 13900K e fica claro que para jogos o 5800X3D é o terror da AMD e Intel. :limo: Com um custo muito menor e entrega performance top em jogos.
E me deixa tbm em um terror aqui , vindo de ddr3 ainda, para montar um kit novo do zero.
Não sei se faço um kit mais em conta de ddr4 com o 5800x3d , pensando em esperar a segunda leva de cpus ddr5 ( zen5 , meteor lake) ou mais até ...
Ou pego logo ddr5 com o que tem agora .
 
E me deixa tbm em um terror aqui , vindo de ddr3 ainda, para montar um kit novo do zero.
Não sei se faço um kit mais em conta de ddr4 com o 5800x3d , pensando em esperar a segunda leva de cpus ddr5 ( zen5 , meteor lake) ou mais até ...
Ou pego logo ddr5 com o que tem agora .

Na real, nunca teve melhor época pra trocar de PC...

Quer uma CPU boa? comprando a geração atual ou a recém lançada vai estar bem servido, só depende de quanto você pode ou quer gastar.

Quer uma GPU? A série 3xxx continua caindo, quer e pode gastar mais vai de 4090 e fica tranquilo (esquece 4080 e 4070)

Eu ficaria mais preocupado em segurar um hardware mto antigo a ponto de quebrar na minha mão e não conseguir reposição de tão velho que é... vende enquanto está funcionando e parte pra uma das opções disponíveis.
 
Galera

I7 13700kf com cupom + frete para MS = r$3068
I7 13700k com cupom + frete para MS = r$3258

Kabum
 
Última edição:
Galera

I7 13700kf com cupom + frete para MS = r$3068
I7 13700k com cupom + frete para MS = r$3208

Kabum
Minha opinião é ir no K pois a diferença de preço é pequena e caso seja necessário rodar o pc sem vga você tem essa possibilidade, além de outras coisas que você pode usufruir do video onboard.
 
E me deixa tbm em um terror aqui , vindo de ddr3 ainda, para montar um kit novo do zero.
Não sei se faço um kit mais em conta de ddr4 com o 5800x3d , pensando em esperar a segunda leva de cpus ddr5 ( zen5 , meteor lake) ou mais até ...
Ou pego logo ddr5 com o que tem agora .
Tinha essa mesma dúvida e vou acabar indo de kit am4 com 5800x3d, vou por um vídeo abaixo, espero q ajude kkkk ( me ajudou a bater o martelo pra que opção escolher ) levando em conta que seja pra gaming né

 
A galera pesquisa sobre a capacidade de overclock dos processadores, investe pesado em placas desbloqueadas e depois usa o processador em stock :bem:
 
A galera pesquisa sobre a capacidade de overclock dos processadores, investe pesado em placas desbloqueadas e depois usa o processador em stock :bem:

Bem isso.
 
A galera pesquisa sobre a capacidade de overclock dos processadores, investe pesado em placas desbloqueadas e depois usa o processador em stock :bem:
Me descreveu, mas acho que o processador desbloqueado é mais estável.
 
Mas o kf é desbloqueado tbm ne ? Só não tem igpu?
 
E a disponibilidade das mobos Z790? :pensa:
Só vi algumas disponíveis em apenas 1 loja, nas outras parece que nem cadastradas elas foram ainda.
 
E a disponibilidade das mobos Z790? :pensa:
Só vi algumas disponíveis em apenas 1 loja, nas outras parece que nem cadastradas elas foram ainda.

Nada. Tbm to de olho. Só na tera né, sendo só Msi e uma só com ddr5
 
Mas o kf é desbloqueado tbm ne ? Só não tem igpu?
Sim, o KF também é desbloqueado, porém no processo de produção optaram por desativar sua IGPU.

Lembro de ter visto uma vez, logo quando a Intel começou a lançar essa nomenclatura com a inclusão das letras K, F, KF, KS e X, que ao produzir (por exemplo um 13900K), as unidades que saem com algum defeito ou instabilidade na IGPU eles desativam essa parte do chip e acrescentam a letra F... da mesma maneira, quando o chip tende a ter instabilidade ao manter o clock ideal, eles baixam esse clock, travam, e criam as versões "bloqueadas"...
Em resumo, as versões K são as que saem exatamente como planejadas e as versões com F ou até as versões bloqueadas, são chips que não conseguiram passar pelos rigores e se tornarem versões K...
Além disso, dizem que a capacidade de processamento de alguns codecs e instruções são exclusivos das versões K.
Parafraseando... se o 13900K e o 13900KF fossem irmãos gêmeos univitelinos, o KF seria aquele que demorou um pouco mais pra nascer e acabou vindo com um pouco menos de peso e estatura (mais franzino) ou até com um olho torto, orelha de abano, etc kkkkkkkkkkkkk

Alguém com mais conhecimento que pode confirmar essa informação?
 
Última edição:
Nada. Tbm to de olho. Só na tera né, sendo só Msi e uma só com ddr5
Pois é, até procurando pelo google aparece algumas a mais na Tera, tipo Strix-A e ROG Maximus, mas nada disponível.
Deve ter dado algum problema de liberação como ocorreu com alguns processadores da 13° em algumas lojas.
 
Além disso, dizem que a capacidade de processamento de alguns codecs e instruções são exclusivos das versões K.
Essas coisas de encode/decode de vídeo são feitas pela GPU, então sem iGPU não tem como processar isso e vai precisar usar uma dedicada e ficar mandando os dados da ram pra vram e vice versa, enquanto na iGPU (por ser integrada) não tem esse vai e vem.

O resto que vc falou tá certo, o processo se chama "binning". Na intel, as que saem melhor que o esperado viram aqueles KS com clocks ainda maiores.
 
Essas coisas de encode/decode de vídeo são feitas pela GPU, então sem iGPU não tem como processar isso e vai precisar usar uma dedicada e ficar mandando os dados da ram pra vram e vice versa, enquanto na iGPU (por ser integrada) não tem esse vai e vem.

O resto que vc falou tá certo, o processo se chama "binning". Na intel, as que saem melhor que o esperado viram aqueles KS com clocks ainda maiores.
Era esse nome mesmo que eu não lembrava...
Mas sobre a IGPU, já ouvi dizer (não sei se é verídico) que existem alguns processos que o processador K manda para sua IGPU calcular, mesmo que vc não esteja usando ela e esteja usando uma GPU dedicada... isso aliviaria a GPU dedicada e aceleraria o processo todo...
 
Era esse nome mesmo que eu não lembrava...
Mas sobre a IGPU, já ouvi dizer (não sei se é verídico) que existem alguns processos que o processador K manda para sua IGPU calcular, mesmo que vc não esteja usando ela e esteja usando uma GPU dedicada... isso aliviaria a GPU dedicada e aceleraria o processo todo...
É justamente a parte de encode/decode, mas isso vc geralmente configura no software que tá usando (tipo se quer fazer {de/en}code por software, nvenc ou QuickSync).
E não alivia a GPU dedicada, essa parte de mídia é um chip "separado" dos cores da GPU, mas em alguns casos é mais rápido usar a igpu do que a dedicada por conta do gargalo de transferência dos dados.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Parece que as Z690 da Asus tão com problemas pra ativar o XMP nos Raptorlake:
 
Última edição:
baralho, essa Asrock do Sonic minha cara, e ainda tem 8 satas, tudo que eu preciso

torcendo pra chegar no brasil e não custar o zóio da cara, mas vai custar hahahahaha
 
É justamente a parte de encode/decode, mas isso vc geralmente configura no software que tá usando (tipo se quer fazer {de/en}code por software, nvenc ou QuickSync).
E não alivia a GPU dedicada, essa parte de mídia é um chip "separado" dos cores da GPU, mas em alguns casos é mais rápido usar a igpu do que a dedicada por conta do gargalo de transferência dos dados.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Parece que as Z690 da Asus tão com problemas pra ativar o XMP nos Raptorlake:
Parece que a última atualização de BIOS que deu esse problema, inclusive nos 12th Gen também... o segredo é ficar na penúltima BIOS ou aguardar sair a próxima
 
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo