[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Estou usando Ryzen desde a primeira geração, nunca existiu isso de stuttering, mesmo com meu antigo 1700.

Eu não faria upgrade agora a não ser que você tenha uma performance muito ruim com o 9700K, em alguns poucos meses preços devem baixar tanto em DDR5 como em CPUs porque AMD e Intel vão ter que disputar nor preços.

Eu recomendaria o 5800X3D se você já tivesse um Ryzen porque seria só colocar a nova CPU e pronto, pra montar numa plataforma nova, eu diria que [e hora de abandonar DDR4.

Quanto ao 13600K, o fato dessa CPU ter thermal throtle num AIO de 360mm e consumir a mesma energia que um 7900X pra mim é absurdo e invalida toda essa nova linha da Intel, além de ser a última linha de CPUs nesse socket, então a única opção de upgrade futuro é montar um PC do zero ou pegar uma CPU ainda mais power hungry.

Minha recomendação é, espere uns 2 meses, e pegue um 7600X + DD5 6000 e B650 com preços melhores que os atuais se sua necessidade é rodar games, vai ter espaço pra mais umas duas gerações de CPUs na mesma placa mãe e ainda vai ter os Ryzen 7000X3D como opção que vão ser bem mais rápidos em games se o 5800X3D serve como referência.
Sim, esperar os x3d da zen4 sempre foi uma ideia também. Devem vir estourando. O complicado é que até agora são só rumores. Alguns dizem até que o sucesso do 5800x3d vai fazer a AMD meter a faca e matar o custo-benefício...

Sim, esperar os x3d da zen4 sempre foi uma ideia também. Devem vir estourando. O complicado é que até agora são só rumores. Alguns dizem até que o sucesso do 5800x3d vai fazer a AMD meter a faca e matar o custo-benefício...
Qual placa de vídeo você tem ou pretende pegar?

Qual Monitor tem ou pretende ter?

Isso influencia muito na escolha, porque se for pra jogar em 4K, você não precisa mais do que um 5600 na maioria das placas de vídeo.

Eu só cogito upgrade porque estou com um monitor 1440p 240Hz, então a CPU faz mais diferença, até 144Hz um 5600 vai dar conta de qualquer game atual, a maioria das engines nem é feita para escalar acima de 120fps, só consigo rodar a 240fps jogos bem otimizados como DMC5 ou Doom Eternal.

Vai de 13600KF ,ta mandando bem demais , pretendo pegar um , iria de 13700 antes.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

ke massa o 13600, eu ia de 13700 , que nada agora sobra dinheiro.
Qual tá sendo a diferença da 13600k pra kf? Estou querendo sair de uma 6600k e voltar a ter uma estabilidade. Jogo majoritariamente wow e diablo 3( futuramente 4).

Acabei de ver no Twitter:

Se isso for a tendência geral, a AMD vai cortar preços com certeza.

Qual placa de vídeo você tem ou pretende pegar?

Qual Monitor tem ou pretende ter?

Isso influencia muito na escolha, porque se for pra jogar em 4K, você não precisa mais do que um 5600 na maioria das placas de vídeo.

Eu só cogito upgrade porque estou com um monitor 1440p 240Hz, então a CPU faz mais diferença, até 144Hz um 5600 vai dar conta de qualquer game atual, a maioria das engines nem é feita para escalar acima de 120fps, só consigo rodar a 240fps jogos bem otimizados como DMC5 ou Doom Eternal.
Jogo em 4k, mas venho sofrendo muito nos lows. Antes do 9700k eu tinha um 2600k e troquei pelo mesmo motivo. Também senti uma melhora grande nos lows, stutterings, etc.

Jogo em 4k, mas venho sofrendo muito nos lows.
5600 + B550 ou 12600 (talvez até uma mais barata) vai te deixar confortável nessa resolução por um bom tempo.

Qual tá sendo a diferença da 13600k pra kf? Estou querendo sair de uma 6600k e voltar a ter uma estabilidade. Jogo majoritariamente wow e diablo 3( futuramente 4).
K tem video integrado , onboard KF não possui , agente economiza uma grana.

Sobre a performance do 13900k estando no mesmo tdp do 7950X ... testes em stock , 125w e 65w .

Interessante como em single-core o 13900k a 65w foi praticamente igual em stock.
Em games não muda nada !

Será que o 13700K funcionará ok em uma B660? Não tenho intenção de overclockar, mas penso que as maiores frequências e um cache mais alto irão ajudar em alguns cenários específicos.

Alguém aqui irá comprar o 13900k? Será que um AIO 360 consegue manter boa as temperaturas?
Será que o 13700K funcionará ok em uma B660? Não tenho intenção de overclockar, mas penso que as maiores frequências e um cache mais alto irão ajudar em alguns cenários específicos.
Estou curioso em
Saber tb rs.

Daqui a pouco a galera vem aqui e posta os resultados. Principalmente a parte da temperatura.

• Curtir
Reações: tgc
Estou usando Ryzen desde a primeira geração, nunca existiu isso de stuttering, mesmo com meu antigo 1700.

Eu não faria upgrade agora a não ser que você tenha uma performance muito ruim com o 9700K, em alguns poucos meses preços devem baixar tanto em DDR5 como em CPUs porque AMD e Intel vão ter que disputar nor preços.

Eu recomendaria o 5800X3D se você já tivesse um Ryzen porque seria só colocar a nova CPU e pronto, pra montar numa plataforma nova, eu diria que [e hora de abandonar DDR4.

Quanto ao 13600K, o fato dessa CPU ter thermal throtle num AIO de 360mm e consumir a mesma energia que um 7900X pra mim é absurdo e invalida toda essa nova linha da Intel, além de ser a última linha de CPUs nesse socket, então a única opção de upgrade futuro é montar um PC do zero ou pegar uma CPU ainda mais power hungry.

Minha recomendação é, espere uns 2 meses, e pegue um 7600X + DD5 6000 e B650 com preços melhores que os atuais se sua necessidade é rodar games, vai ter espaço pra mais umas duas gerações de CPUs na mesma placa mãe e ainda vai ter os Ryzen 7000X3D como opção que vão ser bem mais rápidos em games se o 5800X3D serve como referência.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu fiquei impressionado por ele consumir o mesmo que um 7900X para entregar muito menos performance, com o custo atual de energia aqui em UK, se eu precisasse de uma CPU pra produtividade, a performance por watt e necessidade de cooler de alta performance me deixaria longe da Intel.

Acho que o 12600K era bem mais impressionante em relação ao 5600X, porque entregava mais performance em games apesar de consumir bem mais, já o 13600K no máximo empata em games com o 7600X, consome muito mais e precisa de coolers mais caros.
Isso sobre o final da linha do socket , apesar de serem cpus com poder para durar bastante tempo .
Não sei o que a amd prometeu , mas , seguindo o histórico do am4 , creio que se pegar ryzen 7xxx agora poderia está garantindo pelo menos mais 2 gerações de cpus . Mesmo pagando caro em mobo am5 agora, estaria garantindo um kit para apenas trocas de cpus até zen 6 ... sem falar dos X3D no meio deles ...

Mais CPUs para laptops Intel de 13ª geração “Raptor Lake”​

O vazador de hardware @momomo_us afirma que a Intel lançará duas CPUs móveis adicionais de 13ª geração.

bC5zavV.png

A Intel confirmou que as CPUs móveis Raptor Lake estarão disponíveis até o final deste ano. O texto ficou claro que este é o momento em que as novas CPUs devem estar disponíveis, então não estamos falando de um lançamento de papel.

Para este lançamento, parece que a Intel está preparando pelo menos quatro novos processadores móveis, dois dos quais já eram conhecidos. Com base em relaórios anteriores , a Intel está trabalhando nas peças Core i9-13900HK e i7-13700H para laptops. Espera-se que sejam os SKUs de jogos de ponta, ambos com 14 núcleos e 20 threads. Essas CPUs também ultrapassarão a série 12th Gen Core em termos de velocidade de clock, chegando a 5,4 GHz com base nos vazamentos.

Enquanto isso, @momomo_us afirma que a Intel também está adicionando SKUs 13_20H, que são peças com TDP mais baixo ou algum tipo de rebranding de SKUs existentes. Intel Core i7-13620H e i5-13420H são mencionados, mas esses nomes não retornam resultados de pesquisa rápida, portanto, suas configurações permanecem desconhecidas.

É provável que a Intel queira que a série 13ª Geração Core com o codinome “Raptor Lake mobile” seja lançada antes da CES 2023. É aqui que geralmente vemos novas séries de CPU e GPU para laptops, portanto, este ano não será exceção. As CPUs Intel de 13ª geração provavelmente serão combinadas com GPUs NVIDIA RTX 40 Mobile e possivelmente com o Arc A-Series da própria Intel.

A empresa também brincou que lançará uma nova série HX de classe de desktop mais tarde. No entanto, não está confirmado que seja o novo molde Raptor Lake com 8 núcleos Performance e 16 Efficient. Essas séries devem aparecer mais tarde, possivelmente, um ano após a 12ª geração HX, que estreou em maio deste ano.

aB4sfYT.png

Fonte: @momomo_us

Vou ter que montar outro PC e pelo o que vi vou acabar pegando esse i5 13600k. Muito bom desempenho pelo preço. Agora depois vou atrás dos testes para ver se compensa os 100 dólares a mais no i7 13700. Acho que por esses preço sai bem melhor ir nesse i5 do que no r5 7600x, pois placa mãe bem cara ainda. Vou pegar nos EUA, ver os preços na black friday em novembro e a placa mãe queria pegar a B660M Steel Legend, esta 114 dolares acho que bom preço, tem pci express 5 para o futuro, apesar que diferença de desempenho deve ser bem pouco nesses pci express. Comprar para ficar vários anos. Esse da assintaura passo para meu pai que está sem pc, aproveito só a placa de vídeo. Estava de olho no r9 5800 ou i7 12700, mas com esse lançameto da intel não tem muito o que pensar e ir neles mesmo. A amd deve baixar os preços para concorrer com essa geração da intel.

AMD matou o custo x benefício na lançamento do Zen 4 :tom:
Isso sobre o final da linha do socket , apesar de serem cpus com poder para durar bastante tempo .
Não sei o que a amd prometeu , mas , seguindo o histórico do am4 , creio que se pegar ryzen 7xxx agora poderia está garantindo pelo menos mais 2 gerações de cpus . Mesmo pagando caro em mobo am5 agora, estaria garantindo um kit para apenas trocas de cpus até zen 6 ... sem falar dos X3D no meio deles ...
Não é mais negócio vc hj pagar a metade em um kit ddr4 e a outra metade vc guardar pra daqui 2 anos anos usar para pegar um kit ddr5 que estará melhor e mais barato? :thinking:

A AMD se comprometeu a manter a plataforma até 2025, isso deve dar mais umas duas gerações fora os 7000X3D.

Alguém conseguiu pegar o 13900k e receber? Tá tudo em pré-venda né? Acho que vou esperar quando tiver em pronta entrega, só espero que o dólar não suba até lá com a eleição daqui 1 semana...

Pretendo pegar um 13900k e mobo DDR4 mesmo, manter minhas RAM que são Samsung B-Die, as placas-mãe por incrível que pareça da MSI vieram ''baratas'' dessa vez, as melhores pra OC de DDR4 são a Asus Strix-A e a MSI Edge, devo pegar uma dessas duas, aí migro pra DDR5 no futuro.

Vi o review do Adrena do 13900K, praticamente a mesma coisa do 7950X, porém custando menos. Concorrência é deliciosa, mas não consigo gostar dessa arquitetura big.Little da Intel onde prioriza mais núcleos de eficiência do que desempenho. Me parece que não conseguiram até agora colocar mais núcleos de performance ou por limitação da arquitetura ou pela litografia.

Vi o review do Adrena do 13900K, praticamente a mesma coisa do 7950X, porém custando menos. Concorrência é deliciosa, mas não consigo gostar dessa arquitetura big.Little da Intel onde prioriza mais núcleos de eficiência do que desempenho. Me parece que não conseguiram até agora colocar mais núcleos de performance ou por limitação da arquitetura ou pela litografia.
Quem defende custo benefício não tem como não ir de Intel nessa geração.

Pessoal uma duvida sobre essas placa mãe da intel, uma b660 se eu pegar uma memória ddr4 3600 ela entra em xmp nessa velocidade como na amd ou não entraria, descendo para 3200mhz ? Não sei se li um tempo atrás que over nas memórias só nas z690 é isso mesmo ?

Pessoal uma duvida sobre essas placa mãe da intel, uma b660 se eu pegar uma memória ddr4 3600 ela entra em xmp nessa velocidade como na amd ou não entraria, descendo para 3200mhz ? Não sei se li um tempo atrás que over nas memórias só nas z690 é isso mesmo ?
B660 ja consegue fazer OC de boa, mas o que interfere mesmo é se o processador tem K ou não.

Users who are viewing this thread

Voltar