[TÓPICO DEDICADO] Intel Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

Interpretei errado, pode acontecer mas como eu disse é bem raro, nessa caso o sistema influencia e claro não tirando a temperatura ambiente.
Não sei, vejo mto gringo usando essa pasta no OCnet, não é só pra LN2
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

E se vc for ver os reviews normais, que obviamente não inclui LN2, ela está sempre em primeiro ou próximo disso.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

 
Última edição:
Não sei, vejo mto gringo usando essa pasta no OCnet, não é só pra LN2
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

E se vc for ver os reviews normais, que obviamente não inclui LN2, ela está sempre em primeiro ou próximo disso.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Não cheguei a usar esse modelo eu sei que pra ln2 ela é muito boa pelo menos que vejo nos reviews e nos fóruns gringos.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Impressionante 6GHz no Intel i9-13900K por GIGABYTE Instant 6GHz!.​




yPeuFTp.png



21 de outubro de 2022 – A GIGABYTE TECHNOLOGY Co. Ltd, fabricante líder de placas-mãe, placas gráficas e soluções de hardware, anunciou hoje a tecnologia Instant 6GHz, projetada exclusivamente para aprimoramento de desempenho do processador Intel® Core™ i9-13900K. Simplesmente atualizando o BIOS mais recente nas placas-mãe Z790 da GIGABYTE e ativando as configurações relacionadas, os usuários podem aumentar o desempenho do Intel® Core™ i9-13900K para 6GHz em um piscar de olhos. Além do modo Turbo Boost, a tecnologia GIGABYTE Instant 6GHz pode liberar o poder potencial do processador para aumentar o desempenho de núcleo único em até 3%, o que leva a experimentar o desempenho incomparável de processadores futuros.

O processador Intel® Core™ i9-13900K lançado recentemente permite que os usuários aproveitem o desempenho de OC de maneira mais fácil. Usando a mais recente tecnologia Instant 6GHz da GIGABYTE, o sistema pode ajustar automaticamente a voltagem da CPU e a Calibração da Linha de Carga Vcore para detectar o máximo de dois núcleos otimizados rodando na frequência de 6GHz. Em vez de sofrer com configurações complexas de OC, os usuários podem desfrutar de Overclocking sem esforço simplesmente atualizando o BIOS mais recente nas placas-mãe Z790 da GIGABYTE e ativando a opção Instant 6GHz no BIOS. Isso oferece um aumento de desempenho de 3% em um único núcleo e fornece uma experiência semelhante à edição OC no processador i9-13900K.




T5uoGdz.png





As mais recentes placas-mãe GIGABYTE Z790 ascendem a um novo nível com seu exclusivo design VRM, design térmico e conveniência. O BIOS suporta a tecnologia Instant 6GHz das placas-mãe Z790 foi atualizada no site oficial da GIGABYTE, os usuários podem atualizar o BIOS com Q-Flash ou Q-Flash Plus.
 
Última edição:
Não sei, vejo mto gringo usando essa pasta no OCnet, não é só pra LN2
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

E se vc for ver os reviews normais, que obviamente não inclui LN2, ela está sempre em primeiro ou próximo disso.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



ainda tem uns loucos falando que não existe ganho em jogos do 12900k pro 13900k

no Forza Horizon 5 a CPU importa demais e dependendo do setup é difícil melhorar os frames, e mesmo assim teve uma diferença considerável
 

Impressionante.
No video da pra ver que o 5800x3d consome pouco e esquenta bem. A AMD vai ter trabalho pra manter frio um Zen4 com vcache operando acima de 5ghz.
 

ASUS anuncia mais placas-mãe Intel Z790 ROG, TUF Gaming e ProArt.



A ASUS anunciou hoje a disponibilidade de novas placas-mãe Intel Z790, incluindo a ROG Maximus Z790 Apex, TUF Gaming Z790-PLUS WiFi e ProArt Z790-Creator WiFi - todas com suporte a módulo de memória DDR5 e slots PCIe 5.0 para placas de vídeo e armazenamento.ASUS As placas-mãe Z790 oferecem um tremendo valor para quem monta uma máquina Intel de 13ª geração que inclui AEMP II, AI Overclocking, AI Cooling II, slots PCIe 5.0 M.2, Thunderbolt 4, WiFi 6E, tecnologia Quick Charge 4+ e conectividade abrangente. No geral, as novas placas-mãe ASUS Z790 são soluções ideais para qualquer usuário que queira construir uma máquina de última geração ou atualizar seu sistema existente.

O primeiro é o ROG Maximus Z790 Apex. A melhor opção para entusiastas de overclock de memória, esta placa-mãe possui um conjunto de recursos de ponta. Então, para profissionais criativos de todos os tipos, a ASUS oferece o ProArt Z790-Creator WiFi. Esta placa-mãe oferece conectividade premium e estilo sob medida, e está totalmente pronta para placas gráficas de última geração e armazenamento PCIe 5.0 ultrarrápido. Finalmente, a ASUS está reforçando sua linha TUF Gaming com o TUF Gaming Z790-Plus WiFi, que traz suporte DDR5 para a família.



8TED1PV.jpg




1NZSYxQ.jpg




CVzNtMz.jpg


Suba a novos patamares com a ROG Maximus Z790 Apex
Overclockers sabem que as placas-mãe Apex estão preparadas e prontas para um desempenho de memória recorde. A ROG Maximus Z790 Apex continua essa tradição com seus dois slots DIMM prontos para fazer overclock de RAM DDR5 até 8000 MT/s. Para garantir que os usuários tenham todas as ferramentas necessárias para testar e monitorar a memória, a ASUS inclui assinaturas de um ano para AIDA64 Extreme e Memtest86.

A ROG Maximus Z790 Apex já está provando seu valor como uma potência de overclocking - ela conquistou 14 recordes mundiais e 13 recordes globais de primeiro lugar. O overclocker Elmor usou o Apex para levar um CPU Intel até 8.812,85 MHz, quebrando um recorde alcançado com um CPU AMD e mantido desde 2012. Usando um CPU Intel Core i9-13900K, o overclocker lupin_no_musume conseguiu um novo recorde de frequência de overclocking de memória DDR5 de 5564,8 MHz, que se traduz em 11.130 MT/s. Isso é quase 2,3 vezes mais rápido que as velocidades de RAM JEDEC DDR5 da linha de base. E o safedisk estabeleceu novos recordes no Cinebench R23 e no SuperPi 32M, alcançando 56722 pontos e 3 minutos e 4,054 segundos, respectivamente.

Os usuários podem não ter um pote de nitrogênio líquido em seu carrinho de compras para sua próxima construção, mas o desempenho comprovado de overclocking do Apex ajudará a garantir que eles possam executar sua CPU e kit de memória de ponta em velocidades rápidas e estáveis.

A solução de energia robusta desta placa-mãe oferece uma plataforma de ponta para um desempenho excepcional. A energia bruta entra na placa através de 8+8 conectores de alimentação ProCool II. Os pinos sólidos nesses conectores oferecem melhor contato com plugues de PSU, melhor dissipação de calor e melhor confiabilidade em relação ao hardware comum. 24+0 estágios de energia agrupados classificados para 105 amps fornecem energia estável para a CPU, e dissipadores de calor VRM ampliados mantêm o circuito frio sob pressão.

Para aqueles que usam um loop de resfriamento líquido para manter as temperaturas baixas, a ROG Water Cooling Zone os coloca no comando. Os cabeçalhos duplos de temperatura da água e o cabeçalho de taxa de fluxo da ROG Water-Cooling Zone alimentam as informações diretamente no utilitário intuitivo Fan Xpert 4 da ROG, permitindo que os usuários permaneçam no topo do calor e fiquem frios em todos os jogos.

Os controles inteligentes exclusivos da ASUS facilitam a otimização da experiência dos usuários. O AI Overclocking ajusta a CPU para desempenho de ponta com apenas alguns cliques. Ele usa microcontroladores integrados dedicados para rastrear telemetrias de temperatura e frequência e, em seguida, passa os dados por meio de um algoritmo avançado para fazer o overclock do sistema. O AI Cooling II monitora a CPU e usa os dados de seu teste de estresse para calcular a velocidade mais baixa da ventoinha necessária para resfriar efetivamente um sistema, mantendo os níveis de ruído baixos.

Para aqueles que procuram uma plataforma que lhes dê acesso aos componentes mais rápidos de hoje e de amanhã, a ROG Maximus Z790 Apex oferece um par de slots PCIe 5.0 x16 prontos para placas gráficas de última geração. O botão PCIe Slot Q-Release facilita a liberação de uma placa gráfica do slot. Através da placa PCIe 5.0 M.2 incluída, pode-se instalar um SSD PCIe 5.0 extremamente rápido. Os usuários encontrarão dois slots PCIe 4.0 M.2, ambos com dissipadores de calor M.2 duplos com placas traseiras incorporadas, e poderão instalar mais dois SSDs M.2 por meio da placa adicional DIMM.2. O sistema ASUS M.2 Q-Latch permite que os usuários instalem unidades sem se preocupar que possam perder um pequeno parafuso M.2.

A conectividade de ponta completa o conjunto de recursos do ROG Maximus Z790 Apex. Intel 2,5 Gb Ethernet e WiFi 6E oferecem aos usuários redes com e sem fio rápidas. Há uma porta USB 3.2 Gen 2x2 Type-C ultrarrápida no painel de E/S traseiro, além de um conector que possibilita conectar outra porta Type-C com suporte para Quick Charge 4+ de até 60 watts no painel frontal do O caso.

Entre na briga com o TUF Gaming Z790-Plus WiFi
Com uma placa-mãe TUF Gaming, os usuários sabem que estão obtendo recursos essenciais para jogos, confiabilidade reforçada e uma estética discreta que se encaixa em uma ampla variedade de construções. Agora eles também estão recebendo suporte ao módulo de memória DDR5 com a introdução do TUF Gaming Z790-Plus WiFi.

Esta placa está pronta para a ação com as mais recentes CPUs Intel Core de 13ª geração com uma solução de energia atualizada. Possui 8 + 8 conectores de alimentação ProCool II e seus estágios de alimentação 16 + 1 DrMOS - acima do arranjo 14 + 1 na família TUF Gaming Z690 - aumentam a capacidade do VRM de fornecer energia estável enquanto permanece frio sob pressão.

O TUF Gaming Z790-Plus WiFi possui o botão ASUS PCIe Slot Q-Release, que facilita a remoção de uma placa gráfica, mesmo que seja uma opção de alto desempenho com uma solução de resfriamento espessa e uma placa traseira robusta. O AEMP II facilita a otimização de módulos DDR5 para um desempenho excepcional - apenas alguns cliques no BIOS ativam o perfil de memória e, em seguida, os usuários têm velocidades de RAM estáveis até 37,5% mais rápidas do que as especificações básicas de DDR5.

Um slot PCIe 5.0 x16 permite que os usuários acessem as placas gráficas mais rápidas de hoje e de amanhã. Quatro slots M.2 integrados, três para PCIe 4.0, facilitam a configuração de uma biblioteca de jogos grande e rápida. A rede é cortesia de um controlador Intel Ethernet de 2,5 Gbps e um rádio Intel WiFi 6E permite que os usuários se conectem a um roteador compatível pela banda aberta de 6 GHz em regiões selecionadas. Um conjunto de portas USB, incluindo uma porta USB 3.2 Gen 2×2 Type-C rápida no painel de E/S traseiro, permite que os usuários conectem todos os seus periféricos de jogos favoritos.

Para aqueles que procuram complementar sua placa-mãe TUF Gaming com uma variedade de componentes e periféricos com a mesma estética, a TUF Gaming Alliance é uma colaboração entre a ASUS e marcas de componentes de PC confiáveis para garantir a compatibilidade em uma ampla gama de peças, como gabinetes de PC, fontes de alimentação, coolers de CPU, kits de memória e muito mais. Com novas parcerias e componentes sendo adicionados regularmente, a TUF Gaming Alliance continuará a crescer ainda mais forte.

O ProArt Z790-Creator WiFi chama os criadores
de conteúdo Os usuários que constroem uma máquina de criação de conteúdo pronta para aproveitar uma CPU Intel de 13ª geração não precisam procurar além do ProArt Z790-Creator WiFi. Com um estilo sofisticado enraizado em linhas limpas, ângulos graciosos e simetria precisa - e um conjunto de recursos de ponta - esta é a placa-mãe que eles estão procurando.

Para aqueles com fluxos de trabalho criativos que podem ser dimensionados com kits de memória de última geração, o ProArt Z790-Creator WiFi acelera projetos com largura de banda enorme, velocidades extremamente rápidas e eficiência de energia excepcional oferecida pela RAM DDR5 de última geração. Com taxas de dados 50% mais rápidas do que a memória DDR4 da geração anterior, a DDR5 libera um novo nível de desempenho, e esta placa-mãe oferece uma série de otimizações de hardware e firmware que permitem aos usuários fazer overclock de kits com capacidade para o limite absoluto.

Com conectividade PCIe 5.0, o ProArt Z790-Creator WiFi oferece aos usuários acesso às placas gráficas de última geração mais rápidas. Esta placa-mãe possui dois slots PCIe 5.0 x16. Eles podem operar em uma configuração x8/x8 para que os usuários possam tirar o máximo proveito de um par de placas gráficas. Quatro slots M.2 integrados permitem que os usuários configurem um array de armazenamento rápido.

Os usuários também encontrarão uma seleção abrangente de portas de alta velocidade prontas para conectar suas estações de trabalho criativas completas. Um par versátil de portas Thunderbolt 4 USB Type-C no painel traseiro oferece aos usuários muitas opções para conectar periféricos e monitores. A conectividade flexível do painel frontal é essencial para muitos fluxos de trabalho, por isso o ProArt Z790-Creator WiFi oferece um conector USB 3.2 Gen 2×2 no painel frontal com suporte para Quick Charge 4+ de até 60 watts. Emparelhar esta placa-mãe com um gabinete com uma porta USB Type-C no painel frontal garantirá que os usuários tenham acesso conveniente ao carregamento de 60 watts.

As opções de rede de ponta mantêm os usuários produtivos. Com um roteador compatível, o rádio WiFi 6E desta placa-mãe permite que as pessoas acessem o espectro recém-aberto de 6 GHz em regiões selecionadas para conexões sem fio verdadeiramente desimpedidas. A Ethernet Intel de 2,5 Gbps fornece rede cabeada sólida e confiável, enquanto uma porta Ethernet de 10 Gbps Marvell AQtion abre ainda mais opções, como conectar-se a armazenamento conectado à rede extremamente rápido.

Para imagens e mais detalhes sobre as especificações da nova ROG Maximus Z790 Apex, TUF Gaming Z790-Plus WiFi e ProArt Z790-Creator WiFi, consulte o artigo Edge Up. Toda a linha de placas-mãe ASUS Z790 pode ser encontrada no Edge Up Buyer's Guide, ou visite a página inicial da ASUS Z790 para ver vídeos de cada série. A ASUS também agendou uma transmissão ao vivo no YouTube para 20 de outubro, que será transmitida simultaneamente em suas páginas do Twitter e Facebook, com informações detalhadas sobre sua linha completa do Z790 e a introdução desses três novos modelos. Em seguida, uma segunda transmissão ao vivo em 21 de outubro fornecerá um mergulho profundo no AI Overclocking e DDR5 XMP nas placas-mãe ASUS Z790 equipadas com processadores Intel de 13ª geração.
Fonte: ASUS
 

ASUS anuncia mais placas-mãe Intel Z790 ROG, TUF Gaming e ProArt.



A ASUS anunciou hoje a disponibilidade de novas placas-mãe Intel Z790, incluindo a ROG Maximus Z790 Apex, TUF Gaming Z790-PLUS WiFi e ProArt Z790-Creator WiFi - todas com suporte a módulo de memória DDR5 e slots PCIe 5.0 para placas de vídeo e armazenamento.ASUS As placas-mãe Z790 oferecem um tremendo valor para quem monta uma máquina Intel de 13ª geração que inclui AEMP II, AI Overclocking, AI Cooling II, slots PCIe 5.0 M.2, Thunderbolt 4, WiFi 6E, tecnologia Quick Charge 4+ e conectividade abrangente. No geral, as novas placas-mãe ASUS Z790 são soluções ideais para qualquer usuário que queira construir uma máquina de última geração ou atualizar seu sistema existente.

O primeiro é o ROG Maximus Z790 Apex. A melhor opção para entusiastas de overclock de memória, esta placa-mãe possui um conjunto de recursos de ponta. Então, para profissionais criativos de todos os tipos, a ASUS oferece o ProArt Z790-Creator WiFi. Esta placa-mãe oferece conectividade premium e estilo sob medida, e está totalmente pronta para placas gráficas de última geração e armazenamento PCIe 5.0 ultrarrápido. Finalmente, a ASUS está reforçando sua linha TUF Gaming com o TUF Gaming Z790-Plus WiFi, que traz suporte DDR5 para a família.



8TED1PV.jpg




1NZSYxQ.jpg




CVzNtMz.jpg


Suba a novos patamares com a ROG Maximus Z790 Apex
Overclockers sabem que as placas-mãe Apex estão preparadas e prontas para um desempenho de memória recorde. A ROG Maximus Z790 Apex continua essa tradição com seus dois slots DIMM prontos para fazer overclock de RAM DDR5 até 8000 MT/s. Para garantir que os usuários tenham todas as ferramentas necessárias para testar e monitorar a memória, a ASUS inclui assinaturas de um ano para AIDA64 Extreme e Memtest86.

A ROG Maximus Z790 Apex já está provando seu valor como uma potência de overclocking - ela conquistou 14 recordes mundiais e 13 recordes globais de primeiro lugar. O overclocker Elmor usou o Apex para levar um CPU Intel até 8.812,85 MHz, quebrando um recorde alcançado com um CPU AMD e mantido desde 2012. Usando um CPU Intel Core i9-13900K, o overclocker lupin_no_musume conseguiu um novo recorde de frequência de overclocking de memória DDR5 de 5564,8 MHz, que se traduz em 11.130 MT/s. Isso é quase 2,3 vezes mais rápido que as velocidades de RAM JEDEC DDR5 da linha de base. E o safedisk estabeleceu novos recordes no Cinebench R23 e no SuperPi 32M, alcançando 56722 pontos e 3 minutos e 4,054 segundos, respectivamente.

Os usuários podem não ter um pote de nitrogênio líquido em seu carrinho de compras para sua próxima construção, mas o desempenho comprovado de overclocking do Apex ajudará a garantir que eles possam executar sua CPU e kit de memória de ponta em velocidades rápidas e estáveis.

A solução de energia robusta desta placa-mãe oferece uma plataforma de ponta para um desempenho excepcional. A energia bruta entra na placa através de 8+8 conectores de alimentação ProCool II. Os pinos sólidos nesses conectores oferecem melhor contato com plugues de PSU, melhor dissipação de calor e melhor confiabilidade em relação ao hardware comum. 24+0 estágios de energia agrupados classificados para 105 amps fornecem energia estável para a CPU, e dissipadores de calor VRM ampliados mantêm o circuito frio sob pressão.

Para aqueles que usam um loop de resfriamento líquido para manter as temperaturas baixas, a ROG Water Cooling Zone os coloca no comando. Os cabeçalhos duplos de temperatura da água e o cabeçalho de taxa de fluxo da ROG Water-Cooling Zone alimentam as informações diretamente no utilitário intuitivo Fan Xpert 4 da ROG, permitindo que os usuários permaneçam no topo do calor e fiquem frios em todos os jogos.

Os controles inteligentes exclusivos da ASUS facilitam a otimização da experiência dos usuários. O AI Overclocking ajusta a CPU para desempenho de ponta com apenas alguns cliques. Ele usa microcontroladores integrados dedicados para rastrear telemetrias de temperatura e frequência e, em seguida, passa os dados por meio de um algoritmo avançado para fazer o overclock do sistema. O AI Cooling II monitora a CPU e usa os dados de seu teste de estresse para calcular a velocidade mais baixa da ventoinha necessária para resfriar efetivamente um sistema, mantendo os níveis de ruído baixos.

Para aqueles que procuram uma plataforma que lhes dê acesso aos componentes mais rápidos de hoje e de amanhã, a ROG Maximus Z790 Apex oferece um par de slots PCIe 5.0 x16 prontos para placas gráficas de última geração. O botão PCIe Slot Q-Release facilita a liberação de uma placa gráfica do slot. Através da placa PCIe 5.0 M.2 incluída, pode-se instalar um SSD PCIe 5.0 extremamente rápido. Os usuários encontrarão dois slots PCIe 4.0 M.2, ambos com dissipadores de calor M.2 duplos com placas traseiras incorporadas, e poderão instalar mais dois SSDs M.2 por meio da placa adicional DIMM.2. O sistema ASUS M.2 Q-Latch permite que os usuários instalem unidades sem se preocupar que possam perder um pequeno parafuso M.2.

A conectividade de ponta completa o conjunto de recursos do ROG Maximus Z790 Apex. Intel 2,5 Gb Ethernet e WiFi 6E oferecem aos usuários redes com e sem fio rápidas. Há uma porta USB 3.2 Gen 2x2 Type-C ultrarrápida no painel de E/S traseiro, além de um conector que possibilita conectar outra porta Type-C com suporte para Quick Charge 4+ de até 60 watts no painel frontal do O caso.

Entre na briga com o TUF Gaming Z790-Plus WiFi
Com uma placa-mãe TUF Gaming, os usuários sabem que estão obtendo recursos essenciais para jogos, confiabilidade reforçada e uma estética discreta que se encaixa em uma ampla variedade de construções. Agora eles também estão recebendo suporte ao módulo de memória DDR5 com a introdução do TUF Gaming Z790-Plus WiFi.

Esta placa está pronta para a ação com as mais recentes CPUs Intel Core de 13ª geração com uma solução de energia atualizada. Possui 8 + 8 conectores de alimentação ProCool II e seus estágios de alimentação 16 + 1 DrMOS - acima do arranjo 14 + 1 na família TUF Gaming Z690 - aumentam a capacidade do VRM de fornecer energia estável enquanto permanece frio sob pressão.

O TUF Gaming Z790-Plus WiFi possui o botão ASUS PCIe Slot Q-Release, que facilita a remoção de uma placa gráfica, mesmo que seja uma opção de alto desempenho com uma solução de resfriamento espessa e uma placa traseira robusta. O AEMP II facilita a otimização de módulos DDR5 para um desempenho excepcional - apenas alguns cliques no BIOS ativam o perfil de memória e, em seguida, os usuários têm velocidades de RAM estáveis até 37,5% mais rápidas do que as especificações básicas de DDR5.

Um slot PCIe 5.0 x16 permite que os usuários acessem as placas gráficas mais rápidas de hoje e de amanhã. Quatro slots M.2 integrados, três para PCIe 4.0, facilitam a configuração de uma biblioteca de jogos grande e rápida. A rede é cortesia de um controlador Intel Ethernet de 2,5 Gbps e um rádio Intel WiFi 6E permite que os usuários se conectem a um roteador compatível pela banda aberta de 6 GHz em regiões selecionadas. Um conjunto de portas USB, incluindo uma porta USB 3.2 Gen 2×2 Type-C rápida no painel de E/S traseiro, permite que os usuários conectem todos os seus periféricos de jogos favoritos.

Para aqueles que procuram complementar sua placa-mãe TUF Gaming com uma variedade de componentes e periféricos com a mesma estética, a TUF Gaming Alliance é uma colaboração entre a ASUS e marcas de componentes de PC confiáveis para garantir a compatibilidade em uma ampla gama de peças, como gabinetes de PC, fontes de alimentação, coolers de CPU, kits de memória e muito mais. Com novas parcerias e componentes sendo adicionados regularmente, a TUF Gaming Alliance continuará a crescer ainda mais forte.

O ProArt Z790-Creator WiFi chama os criadores
de conteúdo Os usuários que constroem uma máquina de criação de conteúdo pronta para aproveitar uma CPU Intel de 13ª geração não precisam procurar além do ProArt Z790-Creator WiFi. Com um estilo sofisticado enraizado em linhas limpas, ângulos graciosos e simetria precisa - e um conjunto de recursos de ponta - esta é a placa-mãe que eles estão procurando.

Para aqueles com fluxos de trabalho criativos que podem ser dimensionados com kits de memória de última geração, o ProArt Z790-Creator WiFi acelera projetos com largura de banda enorme, velocidades extremamente rápidas e eficiência de energia excepcional oferecida pela RAM DDR5 de última geração. Com taxas de dados 50% mais rápidas do que a memória DDR4 da geração anterior, a DDR5 libera um novo nível de desempenho, e esta placa-mãe oferece uma série de otimizações de hardware e firmware que permitem aos usuários fazer overclock de kits com capacidade para o limite absoluto.

Com conectividade PCIe 5.0, o ProArt Z790-Creator WiFi oferece aos usuários acesso às placas gráficas de última geração mais rápidas. Esta placa-mãe possui dois slots PCIe 5.0 x16. Eles podem operar em uma configuração x8/x8 para que os usuários possam tirar o máximo proveito de um par de placas gráficas. Quatro slots M.2 integrados permitem que os usuários configurem um array de armazenamento rápido.

Os usuários também encontrarão uma seleção abrangente de portas de alta velocidade prontas para conectar suas estações de trabalho criativas completas. Um par versátil de portas Thunderbolt 4 USB Type-C no painel traseiro oferece aos usuários muitas opções para conectar periféricos e monitores. A conectividade flexível do painel frontal é essencial para muitos fluxos de trabalho, por isso o ProArt Z790-Creator WiFi oferece um conector USB 3.2 Gen 2×2 no painel frontal com suporte para Quick Charge 4+ de até 60 watts. Emparelhar esta placa-mãe com um gabinete com uma porta USB Type-C no painel frontal garantirá que os usuários tenham acesso conveniente ao carregamento de 60 watts.

As opções de rede de ponta mantêm os usuários produtivos. Com um roteador compatível, o rádio WiFi 6E desta placa-mãe permite que as pessoas acessem o espectro recém-aberto de 6 GHz em regiões selecionadas para conexões sem fio verdadeiramente desimpedidas. A Ethernet Intel de 2,5 Gbps fornece rede cabeada sólida e confiável, enquanto uma porta Ethernet de 10 Gbps Marvell AQtion abre ainda mais opções, como conectar-se a armazenamento conectado à rede extremamente rápido.

Para imagens e mais detalhes sobre as especificações da nova ROG Maximus Z790 Apex, TUF Gaming Z790-Plus WiFi e ProArt Z790-Creator WiFi, consulte o artigo Edge Up. Toda a linha de placas-mãe ASUS Z790 pode ser encontrada no Edge Up Buyer's Guide, ou visite a página inicial da ASUS Z790 para ver vídeos de cada série. A ASUS também agendou uma transmissão ao vivo no YouTube para 20 de outubro, que será transmitida simultaneamente em suas páginas do Twitter e Facebook, com informações detalhadas sobre sua linha completa do Z790 e a introdução desses três novos modelos. Em seguida, uma segunda transmissão ao vivo em 21 de outubro fornecerá um mergulho profundo no AI Overclocking e DDR5 XMP nas placas-mãe ASUS Z790 equipadas com processadores Intel de 13ª geração.
Fonte: ASUS

Nessa geração as ITX da Asus ta complicado...

A Strix tem 2 daugther boards + placa de som externa...
 
Gostei mais da Apex a Strix deve vim muito cara dependendo não vale o investimento!

Em breve batendo recordes por ai, ela e a Kingpin as ATX e E-ATX com 2 slots de memo, é over na cabeça.
 

ASUS anuncia mais placas-mãe Intel Z790 ROG, TUF Gaming e ProArt.



A ASUS anunciou hoje a disponibilidade de novas placas-mãe Intel Z790, incluindo a ROG Maximus Z790 Apex, TUF Gaming Z790-PLUS WiFi e ProArt Z790-Creator WiFi - todas com suporte a módulo de memória DDR5 e slots PCIe 5.0 para placas de vídeo e armazenamento.ASUS As placas-mãe Z790 oferecem um tremendo valor para quem monta uma máquina Intel de 13ª geração que inclui AEMP II, AI Overclocking, AI Cooling II, slots PCIe 5.0 M.2, Thunderbolt 4, WiFi 6E, tecnologia Quick Charge 4+ e conectividade abrangente. No geral, as novas placas-mãe ASUS Z790 são soluções ideais para qualquer usuário que queira construir uma máquina de última geração ou atualizar seu sistema existente.

O primeiro é o ROG Maximus Z790 Apex. A melhor opção para entusiastas de overclock de memória, esta placa-mãe possui um conjunto de recursos de ponta. Então, para profissionais criativos de todos os tipos, a ASUS oferece o ProArt Z790-Creator WiFi. Esta placa-mãe oferece conectividade premium e estilo sob medida, e está totalmente pronta para placas gráficas de última geração e armazenamento PCIe 5.0 ultrarrápido. Finalmente, a ASUS está reforçando sua linha TUF Gaming com o TUF Gaming Z790-Plus WiFi, que traz suporte DDR5 para a família.



8TED1PV.jpg




1NZSYxQ.jpg




CVzNtMz.jpg


Suba a novos patamares com a ROG Maximus Z790 Apex
Overclockers sabem que as placas-mãe Apex estão preparadas e prontas para um desempenho de memória recorde. A ROG Maximus Z790 Apex continua essa tradição com seus dois slots DIMM prontos para fazer overclock de RAM DDR5 até 8000 MT/s. Para garantir que os usuários tenham todas as ferramentas necessárias para testar e monitorar a memória, a ASUS inclui assinaturas de um ano para AIDA64 Extreme e Memtest86.

A ROG Maximus Z790 Apex já está provando seu valor como uma potência de overclocking - ela conquistou 14 recordes mundiais e 13 recordes globais de primeiro lugar. O overclocker Elmor usou o Apex para levar um CPU Intel até 8.812,85 MHz, quebrando um recorde alcançado com um CPU AMD e mantido desde 2012. Usando um CPU Intel Core i9-13900K, o overclocker lupin_no_musume conseguiu um novo recorde de frequência de overclocking de memória DDR5 de 5564,8 MHz, que se traduz em 11.130 MT/s. Isso é quase 2,3 vezes mais rápido que as velocidades de RAM JEDEC DDR5 da linha de base. E o safedisk estabeleceu novos recordes no Cinebench R23 e no SuperPi 32M, alcançando 56722 pontos e 3 minutos e 4,054 segundos, respectivamente.

Os usuários podem não ter um pote de nitrogênio líquido em seu carrinho de compras para sua próxima construção, mas o desempenho comprovado de overclocking do Apex ajudará a garantir que eles possam executar sua CPU e kit de memória de ponta em velocidades rápidas e estáveis.

A solução de energia robusta desta placa-mãe oferece uma plataforma de ponta para um desempenho excepcional. A energia bruta entra na placa através de 8+8 conectores de alimentação ProCool II. Os pinos sólidos nesses conectores oferecem melhor contato com plugues de PSU, melhor dissipação de calor e melhor confiabilidade em relação ao hardware comum. 24+0 estágios de energia agrupados classificados para 105 amps fornecem energia estável para a CPU, e dissipadores de calor VRM ampliados mantêm o circuito frio sob pressão.

Para aqueles que usam um loop de resfriamento líquido para manter as temperaturas baixas, a ROG Water Cooling Zone os coloca no comando. Os cabeçalhos duplos de temperatura da água e o cabeçalho de taxa de fluxo da ROG Water-Cooling Zone alimentam as informações diretamente no utilitário intuitivo Fan Xpert 4 da ROG, permitindo que os usuários permaneçam no topo do calor e fiquem frios em todos os jogos.

Os controles inteligentes exclusivos da ASUS facilitam a otimização da experiência dos usuários. O AI Overclocking ajusta a CPU para desempenho de ponta com apenas alguns cliques. Ele usa microcontroladores integrados dedicados para rastrear telemetrias de temperatura e frequência e, em seguida, passa os dados por meio de um algoritmo avançado para fazer o overclock do sistema. O AI Cooling II monitora a CPU e usa os dados de seu teste de estresse para calcular a velocidade mais baixa da ventoinha necessária para resfriar efetivamente um sistema, mantendo os níveis de ruído baixos.

Para aqueles que procuram uma plataforma que lhes dê acesso aos componentes mais rápidos de hoje e de amanhã, a ROG Maximus Z790 Apex oferece um par de slots PCIe 5.0 x16 prontos para placas gráficas de última geração. O botão PCIe Slot Q-Release facilita a liberação de uma placa gráfica do slot. Através da placa PCIe 5.0 M.2 incluída, pode-se instalar um SSD PCIe 5.0 extremamente rápido. Os usuários encontrarão dois slots PCIe 4.0 M.2, ambos com dissipadores de calor M.2 duplos com placas traseiras incorporadas, e poderão instalar mais dois SSDs M.2 por meio da placa adicional DIMM.2. O sistema ASUS M.2 Q-Latch permite que os usuários instalem unidades sem se preocupar que possam perder um pequeno parafuso M.2.

A conectividade de ponta completa o conjunto de recursos do ROG Maximus Z790 Apex. Intel 2,5 Gb Ethernet e WiFi 6E oferecem aos usuários redes com e sem fio rápidas. Há uma porta USB 3.2 Gen 2x2 Type-C ultrarrápida no painel de E/S traseiro, além de um conector que possibilita conectar outra porta Type-C com suporte para Quick Charge 4+ de até 60 watts no painel frontal do O caso.

Entre na briga com o TUF Gaming Z790-Plus WiFi
Com uma placa-mãe TUF Gaming, os usuários sabem que estão obtendo recursos essenciais para jogos, confiabilidade reforçada e uma estética discreta que se encaixa em uma ampla variedade de construções. Agora eles também estão recebendo suporte ao módulo de memória DDR5 com a introdução do TUF Gaming Z790-Plus WiFi.

Esta placa está pronta para a ação com as mais recentes CPUs Intel Core de 13ª geração com uma solução de energia atualizada. Possui 8 + 8 conectores de alimentação ProCool II e seus estágios de alimentação 16 + 1 DrMOS - acima do arranjo 14 + 1 na família TUF Gaming Z690 - aumentam a capacidade do VRM de fornecer energia estável enquanto permanece frio sob pressão.

O TUF Gaming Z790-Plus WiFi possui o botão ASUS PCIe Slot Q-Release, que facilita a remoção de uma placa gráfica, mesmo que seja uma opção de alto desempenho com uma solução de resfriamento espessa e uma placa traseira robusta. O AEMP II facilita a otimização de módulos DDR5 para um desempenho excepcional - apenas alguns cliques no BIOS ativam o perfil de memória e, em seguida, os usuários têm velocidades de RAM estáveis até 37,5% mais rápidas do que as especificações básicas de DDR5.

Um slot PCIe 5.0 x16 permite que os usuários acessem as placas gráficas mais rápidas de hoje e de amanhã. Quatro slots M.2 integrados, três para PCIe 4.0, facilitam a configuração de uma biblioteca de jogos grande e rápida. A rede é cortesia de um controlador Intel Ethernet de 2,5 Gbps e um rádio Intel WiFi 6E permite que os usuários se conectem a um roteador compatível pela banda aberta de 6 GHz em regiões selecionadas. Um conjunto de portas USB, incluindo uma porta USB 3.2 Gen 2×2 Type-C rápida no painel de E/S traseiro, permite que os usuários conectem todos os seus periféricos de jogos favoritos.

Para aqueles que procuram complementar sua placa-mãe TUF Gaming com uma variedade de componentes e periféricos com a mesma estética, a TUF Gaming Alliance é uma colaboração entre a ASUS e marcas de componentes de PC confiáveis para garantir a compatibilidade em uma ampla gama de peças, como gabinetes de PC, fontes de alimentação, coolers de CPU, kits de memória e muito mais. Com novas parcerias e componentes sendo adicionados regularmente, a TUF Gaming Alliance continuará a crescer ainda mais forte.

O ProArt Z790-Creator WiFi chama os criadores
de conteúdo Os usuários que constroem uma máquina de criação de conteúdo pronta para aproveitar uma CPU Intel de 13ª geração não precisam procurar além do ProArt Z790-Creator WiFi. Com um estilo sofisticado enraizado em linhas limpas, ângulos graciosos e simetria precisa - e um conjunto de recursos de ponta - esta é a placa-mãe que eles estão procurando.

Para aqueles com fluxos de trabalho criativos que podem ser dimensionados com kits de memória de última geração, o ProArt Z790-Creator WiFi acelera projetos com largura de banda enorme, velocidades extremamente rápidas e eficiência de energia excepcional oferecida pela RAM DDR5 de última geração. Com taxas de dados 50% mais rápidas do que a memória DDR4 da geração anterior, a DDR5 libera um novo nível de desempenho, e esta placa-mãe oferece uma série de otimizações de hardware e firmware que permitem aos usuários fazer overclock de kits com capacidade para o limite absoluto.

Com conectividade PCIe 5.0, o ProArt Z790-Creator WiFi oferece aos usuários acesso às placas gráficas de última geração mais rápidas. Esta placa-mãe possui dois slots PCIe 5.0 x16. Eles podem operar em uma configuração x8/x8 para que os usuários possam tirar o máximo proveito de um par de placas gráficas. Quatro slots M.2 integrados permitem que os usuários configurem um array de armazenamento rápido.

Os usuários também encontrarão uma seleção abrangente de portas de alta velocidade prontas para conectar suas estações de trabalho criativas completas. Um par versátil de portas Thunderbolt 4 USB Type-C no painel traseiro oferece aos usuários muitas opções para conectar periféricos e monitores. A conectividade flexível do painel frontal é essencial para muitos fluxos de trabalho, por isso o ProArt Z790-Creator WiFi oferece um conector USB 3.2 Gen 2×2 no painel frontal com suporte para Quick Charge 4+ de até 60 watts. Emparelhar esta placa-mãe com um gabinete com uma porta USB Type-C no painel frontal garantirá que os usuários tenham acesso conveniente ao carregamento de 60 watts.

As opções de rede de ponta mantêm os usuários produtivos. Com um roteador compatível, o rádio WiFi 6E desta placa-mãe permite que as pessoas acessem o espectro recém-aberto de 6 GHz em regiões selecionadas para conexões sem fio verdadeiramente desimpedidas. A Ethernet Intel de 2,5 Gbps fornece rede cabeada sólida e confiável, enquanto uma porta Ethernet de 10 Gbps Marvell AQtion abre ainda mais opções, como conectar-se a armazenamento conectado à rede extremamente rápido.

Para imagens e mais detalhes sobre as especificações da nova ROG Maximus Z790 Apex, TUF Gaming Z790-Plus WiFi e ProArt Z790-Creator WiFi, consulte o artigo Edge Up. Toda a linha de placas-mãe ASUS Z790 pode ser encontrada no Edge Up Buyer's Guide, ou visite a página inicial da ASUS Z790 para ver vídeos de cada série. A ASUS também agendou uma transmissão ao vivo no YouTube para 20 de outubro, que será transmitida simultaneamente em suas páginas do Twitter e Facebook, com informações detalhadas sobre sua linha completa do Z790 e a introdução desses três novos modelos. Em seguida, uma segunda transmissão ao vivo em 21 de outubro fornecerá um mergulho profundo no AI Overclocking e DDR5 XMP nas placas-mãe ASUS Z790 equipadas com processadores Intel de 13ª geração.
Fonte: ASUS

E na república das bananas, nada das z790 além das Msi na Tera...
 
Parece que o 13600K chegou pra impressionar. Em alguns testes quase pau a pau com i9 kkkk.

i7 e i9 pra mim já se tornou overpowered. Estava considerando o 12600k, mas acho que pegarei o 13600k.

Só vou esperar até a black friday pra ver se dá pra pegar um desconto, nem que seja de uns 200 bilaus.
 
Parece que o 13600K chegou pra impressionar. Em alguns testes quase pau a pau com i9 kkkk.

i7 e i9 pra mim já se tornou overpowered. Estava considerando o 12600k, mas acho que pegarei o 13600k.

Só vou esperar até a black friday pra ver se dá pra pegar um desconto, nem que seja de uns 200 bilaus.

Realmente, impressionante o i5
Mete o cupom no kabum que cai esses 200 reais aí.

PCFACTSHARDWARE
 
Parece que o 13600K chegou pra impressionar. Em alguns testes quase pau a pau com i9 kkkk.

i7 e i9 pra mim já se tornou overpowered. Estava considerando o 12600k, mas acho que pegarei o 13600k.

Só vou esperar até a black friday pra ver se dá pra pegar um desconto, nem que seja de uns 200 bilaus.
Já falei la atrás, olha q não sou especialista no assunto, longe disso. O 12600k foi a surpresa da 12a geração, e o 13600k está indo no mesmo caminho. Muito bom isso. Não sei para gamers, q usam o multi-core ou para aplicações de criadores de conteúdo, mas para as workstations eles brilharam. Por coincidência, há umas 3h, vi q o 13600k está melhor q meu 12900 nos benchmarks. Ano q vem ele deve custar uns 1800-2000, tem 180w de tdp (air coolers dão conta fácil) e uma boa b660m-a da Msi (1000,00) tb atende. Fica um custo-benefício razoável (não existe nada barato no Huezil). Acho um caminho bacana para pessoas racionais (excluindo nós, que somos nerds entusiastas 😄).

Um combo com um 13600k + rtx 3060 G6X tuf (versão nova) vai ser bem bacana.
 
Já falei la atrás, olha q não sou especialista no assunto, longe disso. O 12600k foi a surpresa da 12a geração, e o 13600k está indo no mesmo caminho. Muito bom isso. Não sei para gamers, q usam o multi-core ou para aplicações de criadores de conteúdo, mas para as workstations eles brilharam. Por coincidência, há umas 3h, vi q o 13600k está melhor q meu 12900 nos benchmarks. Ano q vem ele deve custar uns 1800-2000, tem 180w de tdp (air coolers dão conta fácil) e uma boa b660m-a da Msi (1000,00) tb atende. Fica um custo-benefício razoável (não existe nada barato no Huezil). Acho um caminho bacana para pessoas racionais (excluindo nós, que somos nerds entusiastas 😄).

Um combo com um 13600k + rtx 3060 G6X tuf (versão nova) vai ser bem bacana.
Lembrei de 2017 quando peguei o R7 1700 pois entregava mais núcleos por menos e hoje vemos que houve a inversão, a Intel que entrega mais por menos, quem diria... :alan:
Parece que o 13600K chegou pra impressionar. Em alguns testes quase pau a pau com i9 kkkk.

i7 e i9 pra mim já se tornou overpowered. Estava considerando o 12600k, mas acho que pegarei o 13600k.

Só vou esperar até a black friday pra ver se dá pra pegar um desconto, nem que seja de uns 200 bilaus.
Estou de olho no 13600k/kf e 5800x3d, o 13600KF no Ali sai 2200 e ta rolando cashback do inter de 7%, assim ele sairia R$2.046. Já 5800x3d sai R$1.950,
Mão tá coçando aqui, mas vou esperar até o 11.11 do Ali pra ver...
 
Pensando em fazer upgrade do meu 9700k aqui e estou numa dúvida tremenda entre o 5800x3d e o 13600k. Pretendo reutilizar minhas memórias ddr4. Nunca tive cpu AMD, é verdade o que dizem dos stuttering constantes?
 
Pensando em fazer upgrade do meu 9700k aqui e estou numa dúvida tremenda entre o 5800x3d e o 13600k. Pretendo reutilizar minhas memórias ddr4. Nunca tive cpu AMD, é verdade o que dizem dos stuttering constantes?
Vai de 13600KF ,ta mandando bem demais , pretendo pegar um , iria de 13700 antes.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


ke massa o 13600, eu ia de 13700 , que nada agora sobra dinheiro.
 
Pensando em fazer upgrade do meu 9700k aqui e estou numa dúvida tremenda entre o 5800x3d e o 13600k. Pretendo reutilizar minhas memórias ddr4. Nunca tive cpu AMD, é verdade o que dizem dos stuttering constantes?
Se fosse vc iria de 5800x3d visando usar ddr4... Faça over nas memórias que vai ter um ganho em games competitivos... Muita gente diz que não tem ganhos... Mas à maioria nem colocou a mão na cpu
 
Pensando em fazer upgrade do meu 9700k aqui e estou numa dúvida tremenda entre o 5800x3d e o 13600k. Pretendo reutilizar minhas memórias ddr4. Nunca tive cpu AMD, é verdade o que dizem dos stuttering constantes?
Estou usando Ryzen desde a primeira geração, nunca existiu isso de stuttering, mesmo com meu antigo 1700.

Eu não faria upgrade agora a não ser que você tenha uma performance muito ruim com o 9700K, em alguns poucos meses preços devem baixar tanto em DDR5 como em CPUs porque AMD e Intel vão ter que disputar nor preços.

Eu recomendaria o 5800X3D se você já tivesse um Ryzen porque seria só colocar a nova CPU e pronto, pra montar numa plataforma nova, eu diria que [e hora de abandonar DDR4.

Quanto ao 13600K, o fato dessa CPU ter thermal throtle num AIO de 360mm e consumir a mesma energia que um 7900X pra mim é absurdo e invalida toda essa nova linha da Intel, além de ser a última linha de CPUs nesse socket, então a única opção de upgrade futuro é montar um PC do zero ou pegar uma CPU ainda mais power hungry.

Minha recomendação é, espere uns 2 meses, e pegue um 7600X + DD5 6000 e B650 com preços melhores que os atuais se sua necessidade é rodar games, vai ter espaço pra mais umas duas gerações de CPUs na mesma placa mãe e ainda vai ter os Ryzen 7000X3D como opção que vão ser bem mais rápidos em games se o 5800X3D serve como referência.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Parece que o 13600K chegou pra impressionar. Em alguns testes quase pau a pau com i9 kkkk.

i7 e i9 pra mim já se tornou overpowered. Estava considerando o 12600k, mas acho que pegarei o 13600k.

Só vou esperar até a black friday pra ver se dá pra pegar um desconto, nem que seja de uns 200 bilaus.
Eu fiquei impressionado por ele consumir o mesmo que um 7900X para entregar muito menos performance, com o custo atual de energia aqui em UK, se eu precisasse de uma CPU pra produtividade, a performance por watt e necessidade de cooler de alta performance me deixaria longe da Intel.

Acho que o 12600K era bem mais impressionante em relação ao 5600X, porque entregava mais performance em games apesar de consumir bem mais, já o 13600K no máximo empata em games com o 7600X, consome muito mais e precisa de coolers mais caros.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo