[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Provavelmente hoje, se chegar o processador, eu farei o upgrade com base na Z690.

Meu amigo fez, encontrou uns problemas no meio do caminho.

Por óbvio você tem que atualizar a BIOS. Para atualizar a BIOS você precisa de um processador compatível com a MOBO vinda de fábrica, portanto qualquer um intel 12th gen.

Depois disso você acha que acabou mas não.

Na Z690 Hero você TEM QUE atualizar também o Intel ME.

Atualizei aqui para o v16.1.25.2020.

Fui na Armory Crate e atualizei todas os drivers também:

j8J7BK4.png

vamos ver se vai dar tudo certo.

Cenas do próximo capítulo.
em resumo vou ter q comprar o intel 12th?
atualizar usando o asus bios flashback e inserindo depois o 13th nao resolve, pra ligar a maquina, ainda q depois tenha outras atualizações pra fazer?

atualizar usando o asus bios flashback e inserindo depois o 13th nao resolve, pra ligar a maquina, ainda q depois tenha outras atualizações pra fazer?
Cara, eu comprei a z690 TUF que nem flashback tem, arrumei um Intel 12ª só pra atualizar a bios, não foi feito mais nada.

Pluguei o 13700KF e fez o boot perfeitamente, a partir disso, atualizei tudo sem problemas.

Mano, acho que você não viu minha mensagem. Você pode usar o ASUS BIO FLASHBACK sem o processador.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Cara, eu comprei a z690 TUF que nem flashback tem, arrumei um Intel 12ª só pra atualizar a bios, não foi feito mais nada.

Pluguei o 13700KF e fez o boot perfeitamente, a partir disso, atualizei tudo sem problemas.
Como tá o Galahad de WC?

Mano, acho que você não viu minha mensagem. Você pode usar o ASUS BIO FLASHBACK sem o processador.

Como tá o Galahad de WC?
Como não quis riscos de não caber no suport de LGA 1200, comprei o suporte da própria Lian Li no Aliexpress antes do CPU chegar, coube tudo perfeitamente.

Na questão de temperaturas, acho ele estar dando bastante conta, pois eu estou usando o TVB +2 com um offset negativo de -0.100mv e obtenho temperaturas de 55/65 no warzone, coisa que em um Ryzen 5900x que era o que eu tinha com PBO padrão AMD e CO -25 tinha 70/80 no mesmo WC.

Como tá o Galahad de WC?
Opa valeu.
É q nunca usei esse recurso. Então pra nao fazer caca.

1. Monto o pc inteiro com cpu, memoria, etc energizo a placamae, mas sem ligar coloco o pen drive e clico no flashback e espero parar de piscar ou tem q ser feito isso antes de colocar cpu, memoria, etc só energizando a placamae, ou tanto faz?
2. Uma vez atualizado posso ligar o pc e precisa de algo mais? como é esse esquema de atualizar o intel ME q o colega acima falou?

Opa valeu.
É q nunca usei esse recurso. Então pra nao fazer caca.

1. Monto o pc inteiro com cpu, memoria, etc energizo a placamae, mas sem ligar coloco o pen drive e clico no flashback e espero parar de piscar ou tem q ser feito isso antes de colocar cpu, memoria, etc só energizando a placamae, ou tanto faz?
2. Uma vez atualizado posso ligar o pc e precisa de algo mais? como é esse esquema de atualizar o intel ME q o colega acima falou?

É bem fácil, primeiramente vá aqui e confirme que sua placa tem esse recurso e confirme que tem o botão.

Você só precisa da placa-mãe ligada a fonte de energia, mais nada, siga esses tutoriais

2. A atualização do Intel ME ai sim vai precisar do processador, mas depois do update da BIOS você já deve poder rodar o 13700.

É bem fácil, primeiramente vá aqui e confirme que sua placa tem esse recurso e confirme que tem o botão.

Você só precisa da placa-mãe ligada a fonte de energia, mais nada, siga esses tutoriais

2. A atualização do Intel ME ai sim vai precisar do processador, mas depois do update da BIOS você já deve poder rodar o 13700.

Valeu..
Esse intel ME é um soft q instala depois do windows instalado? Na pagina da asus nao achei esse intel me pra baixar.

senhores, uma dúvida

funciona 3 memórias ao mesmo tempo, ou tem que ser 2 ou 4?

senhores, uma dúvida

funciona 3 memórias ao mesmo tempo, ou tem que ser 2 ou 4?
Funciona sim, mas em flex mode. O par que estiver no mesmo canal vai funcionar em dual channel, e o que estiver sozinho vai ser em single.

Não precisa de processador não, se eu não me engano sua palca tem a opção de usar o USB BIOS FlashBack ™ da ASUS, que atualiza só com um pendrive com o firmware e a placa-mãe ligada exclusivamente na fonte, verifique aqui, mas eu acho que vai dar bom!

Cara, eu sempre curti essas caixas top, mas agora fiquei com a pulga atrás da orelha, esse é o 13900KF? O meu veio em uma caixinha normal, sem essas firulas.

É o 13900K

A caixa do 12900K é um cubo, a do 13900K é mais retangular.

Eu não peguei o meu 13900k ainda, mas salvei esse guia de um cara no reddit:

Valeu.

Eita trabalheira.. devia ter esperado sair as z790 logo kkk
Vou ter q atualizar usando o flashback, depois instalar o windows, e dp de instalado o intel ME voltar na bios e setar o xmp.

Valeu..
Esse intel ME é um soft q instala depois do windows instalado? Na pagina da asus nao achei esse intel me pra baixar.
Dá para atualizar ele pelo ASUS Armoury Crate.

Também deve dá pelo Intel Driver and Support Assistant. Os drives mais novos chegam primeiro nesse site da Intel, minha versão do driver wifi e bluetooth já está na 22.170 enquanto no site de suporte da ASUS ainda só tem até a 22.160 para baixar.

Última edição:
Galera, acabou dando ruim na compra da minha Z790 Aero G e agora fiquei pensando em outras alternativas do que fazer, gostaria da opinião dos senhores. Caso tenham outras sugestões também estou aberto. Meu único pré requisito é que a mobo seja branca ou no máximo cinza. Lembrando que vou usar com o i7 13700K + RAM de 6400Mhz CL32.

Alternativa 1: Recomprar em outra loja um pouco mais caro, porém, só enviam a partir do dia 15.

Alternativa 2: Ir de Z790 MSI MPG Edge WiFi DDR5

1024.png

Vantagem:
  • Chipset Z790
  • Possui Flash Bios Button mais acessível
  • Também possui 5 Slots M.2
  • Possui 1x PCIe 5.0 / 1x 4.0 / 1x 3.0

Desvantagens:
  • Não possui slot PCIe 5.0 do M.2 como na Aero G
  • Sofreu downgrade de áudio em relação as Z690 e Aero G (não que vá fazer diferença pois uso DAC externo, mas...)
  • Suporte de frequência do XMP inferior (7.200Mhz contra os 7.800Mhz da Aero G).

Alternativa 3: Ir de Z690 Asus STRIX-A WiFi DDR5

performance.png

Vantagem:
  • Mais barata das 3
  • BIOS da Asus Strix
  • Bios Flash Butto acessível
  • Esteticamente acho a mais bonita
  • Melhor áudio onboard

Desvantagens:
  • Chipset mais antigo
  • Possui apenas 4x slots M.2
  • Nenhum M.2 tem PCIe 5.0
  • Suporta memórias de apenas 6400Mhz (a minha é 6400Mhz CL32, posso ter alguma instabilidade por ficar no limite?)
  • Só 1x Slot PCIe 5.0, as outras duas são 3.0

Galera, acabou dando ruim na compra da minha Z790 Aero G e agora fiquei pensando em outras alternativas do que fazer, gostaria da opinião dos senhores. Caso tenham outras sugestões também estou aberto. Meu único pré requisito é que a mobo seja branca ou no máximo cinza. Lembrando que vou usar com o i7 13700K + RAM de 6400Mhz CL32.

Alternativa 1: Recomprar em outra loja um pouco mais caro, porém, só enviam a partir do dia 15.

Alternativa 2: Ir de Z790 MSI MPG Edge WiFi DDR5

1024.png

Vantagem:
  • Chipset Z790
  • Possui Flash Bios Button mais acessível
  • Também possui 5 Slots M.2
  • Possui 1x PCIe 5.0 / 1x 4.0 / 1x 3.0

Desvantagens:
  • Não possui slot PCIe 5.0 do M.2 como na Aero G
  • Sofreu downgrade de áudio em relação as Z690 e Aero G (não que vá fazer diferença pois uso DAC externo, mas...)
  • Suporte de frequência do XMP inferior (7.200Mhz contra os 7.800Mhz da Aero G).

Alternativa 3: Ir de Z690 Asus STRIX-A WiFi DDR5

performance.png

Vantagem:
  • Mais barata das 3
  • BIOS da Asus Strix
  • Bios Flash Butto acessível
  • Esteticamente acho a mais bonita
  • Melhor áudio onboard

Desvantagens:
  • Chipset mais antigo
  • Possui apenas 4x slots M.2
  • Nenhum M.2 tem PCIe 5.0
  • Suporta memórias de apenas 6400Mhz (a minha é 6400Mhz CL32, posso ter alguma instabilidade por ficar no limite?)
  • Só 1x Slot PCIe 5.0, as outras duas são 3.0
Eu iria da alternativa 2 mesmo, as desvantagens dela são menores do que a ASUS e o suporte de memória é melhor, sem falar que você não vai ter que rebolar pra fazer Bios Flash sem o processador, você só atualiza mesmo depois de tudo montado, z790 é mais específica para os novos processadores e MSI é uma marca muito boa. Sinto muito que tenha dado ruim na sua escolha anterior. :scare:

Eu iria da alternativa 2 mesmo, as desvantagens dela são menores do que a ASUS e o suporte de memória é melhor, sem falar que você não vai ter que rebolar pra fazer Bios Flash sem o processador, você só atualiza mesmo depois de tudo montado, z790 é mais específica para os novos processadores e MSI é uma marca muito boa. Sinto muito que tenha dado ruim na sua escolha anterior. :scare:

É isso que eu tinha mais receio, ter que ficar fazendo gambiarra pra atualizar a Z690...

É isso que eu tinha mais receio, ter que ficar fazendo gambiarra pra atualizar a Z690...

Então você não vai ter trabalho nisso e sabe meu PC atual? O que durou cinco anos? Placa budget da MSI, não sei se dei sorte, mas ela aguenta MUITO tempo pelo que estou vendo. Eu fui de Z690 da gigabyte pro novo pc porque pra mim o pci5 na GPU somente já é o suficiente, mas se você tem budget sobrando e quer evitar essa dor de cabeça a MSI é realmente uma boa escolha e você já sabe que sua memória não tá na frequência limite, é mais um plus.

Então, instalei o 13900K em uma Z690, rodando de boa com as memórias em XMP.

Fiz conforme falei no post anterior e deu tudo certo.

GG.

Edit: Resumo para preguiçosos:

1 - Atualiza a BIOS
2 - Atualiza o Intel ME
3 - Atualiza tudo de drivers via Armory Crate

Eu fiz nessa ordem.

Qual pasta termica vocês recomendam

Mastergel Cryofuze da Cooler Master

GG.

1 - Atualiza a BIOS
2 - Atualiza o Intel ME

Eu fiz nessa ordem.

Opa vlw

Man, não sei se vc tem preferência por AIO, mas uso um ak620 no i7 10700k da minha esposa (@5gHz + mce ligado) dando conta de 190W. Seu 13600k tem 180w de max turbo, não é? Me custou 420,00.

Man, não sei se vc tem preferência por AIO, mas uso um ak620 no i7 10700k da minha esposa (@5gHz + mce ligado) dando conta de 190W. Seu 13600k tem 180w de max turbo, não é? Me custou 420,00.

Sera que eh compatível?

GG.

1 - Atualiza a BIOS
2 - Atualiza o Intel ME

Eu fiz nessa ordem.

Como tem sido o uso do Armory Crate pra vc?
Único software da asus que eu instalei foi o Aura Sync pra controlar os RGBs e nele já achei que instalou monte de serviço e coisas que não vejo a necessidade.

Users who are viewing this thread

Voltar