[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Atualização do caso: Chipset Intel Série 6XX vs XMP
Entrei em contato com o suporte da ASUS e a princípio fizeram aquele monte de perguntas e testes padrões, até que em determinado momento me informaram que o caso está ocorrendo com todas as placas-mãe da ASUS (RoG, TUF, Prime, etc) com chipsets Série 6XX e usando memórias DDR4 junto com processadores 13ª geração.
Por enquanto a solução é utilizar apenas 1 par de memórias e sem o XMP ativado, pois com XMP ativado ou com 4 pentes de memória, o sistema fica muito instável e por vezes sequer inicia, causando tela azul e loop de reinício… Pediram pra fazer isso e aguardar a próxima atualização de BIOS.

4200 cl15 ta bom demais!

As memórias esquemtam bastantante com esse vcore ai?

Esse programa da Asrock, da para alterar os timmings direto pelo Windows ou é só para visualizar?
Só rodando stress mesmo, dias quentes pega 48-50 graus, jogando raramente passa de 45, mesmo com a GPU jogando ar quente nelas
Não dá pra alterar, é só pra visualizar mesmo.
Overclock no E-core para jogos não compensa a não ser que vc use o processador para produtividade. Tinha respondido no outro topico vou colocar aqui tb.

Normalmente a ordem de importância para overclock é:

1. P-Core
  2. Memoria
  3. Cache
  4. E-Core
É dificil responder quanto de Vcore vai ser necessário no seu 13600kf. Aqui fica estável com os P-Cores a 5.5 e E-cores ativados stock com 1.295V - 1.3V de Vcore e cache a 4.9.
Eu diria que memória atualmente é o mais importante pra performance, principalmente pra eliminar gargalo em jogos CPU bound, aumentar o uso de GPU, etc, as CPUs hj em dia em stock já vem quase no seu limite e tem pouca margem pra OC, um bom OC de memória afinado vale muito mais que meros 200-300Mhz de OC na CPU. Ao menos é o que sempre tem me apresentado, sair do meu XMP pra esse OC me rende mil vezes mais do que subir meu P-Core ou E-Core ou Cache em 300Mhz, nos benchmarks de jogos.

Obrigado pela dica , oque seria o cache, Uncore?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Falto grana , fui num mais baratu Water Cooler DeepCool Gammaxx L360 A-RGB WH, 360mm, ARGB.

Paguei 680 nesse aqui , e ta rendendo bem.
Water Cooler DeepCool Gammaxx L360 A-RGB WH, 360mm, ARGB.

Pra instalar no seu gabinete como foi?

Entrei em contato com o suporte da ASUS e a princípio fizeram aquele monte de perguntas e testes padrões, até que em determinado momento me informaram que o caso está ocorrendo com todas as placas-mãe da ASUS (RoG, TUF, Prime, etc) com chipsets Série 6XX e usando memórias DDR4 junto com processadores 13ª geração.
Por enquanto a solução é utilizar apenas 1 par de memórias e sem o XMP ativado, pois com XMP ativado ou com 4 pentes de memória, o sistema fica muito instável e por vezes sequer inicia, causando tela azul e loop de reinício… Pediram pra fazer isso e aguardar a próxima atualização de BIOS.
Asus e sua "qualidade", meu deus, nem testam as Bios direito...

Obrigado pela dica , oque seria o cache, Uncore?

Cache é a pequena memoria interna que todo processador tem (L1, L2 e L3). Ele serve de buffer para o processador antes de usar a memória ram. Fazendo overclock no cache a latencia diminui e o processador tende a ganhar performance em algumas situações. Mas eu não mexeria nisso se nao for fazer tuning de memoria ram.

Eu diria que memória atualmente é o mais importante pra performance, principalmente pra eliminar gargalo em jogos CPU bound, aumentar o uso de GPU, etc, as CPUs hj em dia em stock já vem quase no seu limite e tem pouca margem pra OC, um bom OC de memória afinado vale muito mais que meros 200-300Mhz de OC na CPU. Ao menos é o que sempre tem me apresentado, sair do meu XMP pra esse OC me rende mil vezes mais do que subir meu P-Core ou E-Core ou Cache em 300Mhz, nos benchmarks de jogos.

Confesso que nao fiz testes pra ver qual dos dois teve maior ganho (over P-core x over memória) no meu caso, mas no 13900k concordo com vc.

Mas acredito que a ordem de ganhos pode alterar quanto maior for o clock stock do processador e para o 13900k (all core 5.5 stock) o overclock de CPU vai ter um efeito consideravelmente menor do que o overclock num 13600k que vem stock a 5.1 all core (cpu do outro user). Além de que fazer over na memoria ram é MUITO mais complicado e demorado do que fazer over em CPU deixando assim um "custo x beneficio" menos atrativo.

Última edição:
Cara já te perguntei isso 2 vezes.

Você atualizou o Intel Management Engine? ou só atualizou a bios?
qkDfHs.jpg

Cara já te perguntei isso 2 vezes.

Você atualizou o Intel Management Engine? ou só atualizou a bios?
qkDfHs.jpg
Cara, lógico que atualizei… a própria ASUS admitiu que tá com BIOS bichada… agora é aguardar

Pra instalar no seu gabinete como foi?

Asus e sua "qualidade", meu deus, nem testam as Bios direito...
Foi tranquilo , não tive problema nenhum , otimo gabinete , somente o wc no topo que pediu um cuidado na instalação.

Foi tranquilo , não tive problema nenhum , otimo gabinete , somente o wc no topo que pediu um cuidado na instalação.
Cuidado em que sentido? Me dá umas dicas ai, eu tenho um 470t da corsair.

Tive que desmontar a frente dele , e passar pela frente o wc para instalar no topo , estou pensando em instalar fans na frente .
Não dá pra inserir pelo lado antes de botar a Mobo? Na frente eu tenho uns dois Lian li 140 que eu comprei na aero, acho que fica bom.

Po... Falando em Gabinete. Eu to com o meu da CoolerMaster todo zuado na frente, pq eu morava na praia e enferrujou o metal da frente.

To pensando em trocar pq tá feião.

O gabinete é bom demais, paguei uma grana.

Não sei se vale trocar só por isso.

No topo o 360mm aqui nao coube pelo lado, só indo na frente .
Já vi que vou ter que instalar o WC antes de instalar os fãs da lian li que comprei na frente.

Po... Falando em Gabinete. Eu to com o meu da CoolerMaster todo zuado na frente, pq eu morava na praia e enferrujou o metal da frente.

Ferrugem é sempre ruim, melhor trocar mesmo. Depois aplica um pouco de corrosion x com um pincel nas partes que podem sofrer corrosão, aqui em SSA eu fiz isso e fica de boas.

Processador: Intel Core i9-13900K
Placa-mãe: Asus TUF H670 PRO WIFI D4
Memórias: Corsair Vengeance RGB PRO 4x 16GB 3600 Mhz
GPU: Colorful iGame RTX 3060
BIOS: 2103
Intel ME: 16.1.25.1885
Cenários testados:

1) i9-13900K + XMP I ou XMP II ativado com 4x 16GB
Não carrega o Windows (indo diretamente para Tela Azul da morte) e fica instável até mesmo no SETUP, reiniciando por várias vezes.
Memórias são reconhecidas em um par 2133 Mhz e outro par 2666 Mhz
Temperatura da CPU no SETUP fica em torno de ~ 70°C
GPU não desativa FANS automaticamente e fica disparada

2) i9-13900K + XMP I ou XMP II ativado com 2x 16GB
Não carrega o Windows (indo diretamente para Tela Azul da morte), mas entra estável no SETUP
Memórias são reconhecidas em 2666 Mhz
Temperatura da CPU no SETUP fica em torno de ~ 60°C

3) i9-13900K + XMP desativado com 4x 16GB
Boota mas sistema fica instável, ocorrendo travamentos e telas azuis eventuais
Memórias são reconhecidas em 2133 Mhz
Temperatura da CPU em idle ~ 60°C com picos chegando próximo dos 100°C, Aconteceu de atingir uma vez 109°C (hwmonitor)

4) i9-13900K + XMP desativado com 2x 16GB
Boota estável
Temperatura da CPU em idle ~ 40°C com picos chegando a no máximo 70°C (hwmonitor)
PC fica 100% funcional, sem nenhum travamento ou comportamento estranho
GPU desativa FANS automaticamente

5) i7-12700K + Qualquer combinação de cenários acima...
Boota estável
Memórias são reconhecidas em 3600 Mhz
Temperatura da CPU em idle ~ 30°C com picos chegando a no máximo 60°C (hwmonitor)

CONSTATAÇÕES:
- Sem problemas na RAM, uma vez que funcionam plenamente no cenário 5 e com velocidade reduzida (apenas um par, podendo ser qualquer um) no cenário 4;
- Sem problemas com a CPU i9-13900K, uma vez que funciona plenamente no cenário 4;
- Sem problemas na MOBO, uma vez que funciona plenamente no cenário 5 (com 2 pares de memórias) e no 4 (com apenas um par de memórias);
- Aparentemente a instabilidade é causada ao tentar usar mais de um par de memórias ou ao tentar aumentar as frequências das memórias (quando combinadas com processador 13th Gen)... pode ser solucionado com atualização de BIOS.

Última edição:
Já vi que vou ter que instalar o WC antes de instalar os fãs da lian li que comprei na frente.

Ferrugem é sempre ruim, melhor trocar mesmo. Depois aplica um pouco de corrosion x com um pincel nas partes que podem sofrer corrosão, aqui em SSA eu fiz isso e fica de boas.
Já não moro mais no litoral, infelizmente.

Então não é mais um problema que vou enfrentar. Porém o valor dos gabinetes está alto demais cara. Não sei se to afim de investir nisso agora.

É só a frente. Parte interna tá safe.

Cenários testados:

1) i9-13900K + XMP ativado com 4x 16GB
Não carrega o Windows (indo diretamente para Tela Azul da morte) e fica instável até mesmo no SETUP, reiniciando por várias vezes.

2) i9-13900K + XMP ativado com 2x 16GB
Não carrega o Windows (indo diretamente para Tela Azul da morte), mas entra estável no SETUP

Boota mas sistema fica instável, ocorrendo travamentos e telas azuis
Temperatura da CPU em idle ~ 60°C com picos chegando próximo dos 100°C, Aconteceu de atingir uma vez 109°C (hwmonitor)

Boota estável
Temperatura da CPU em idle ~ 40°C com picos chegando a no máximo 70°C (hwmonitor)

Boota estável
Temperatura da CPU em idle ~ 30°C com picos chegando a no máximo 60°C (hwmonitor)
interessante, pode ser resultado da retrocompatibilidade entre DDR4 e DDR5 que o pessoal tanto gostaria de ver nos Ryzen 7000, certamente precisaria de uma correção via BIOS e tomara que não passe disso.

Já não moro mais no litoral, infelizmente.

Então não é mais um problema que vou enfrentar. Porém o valor dos gabinetes está alto demais cara. Não sei se to afim de investir nisso agora.

É só a frente. Parte interna tá safe.
Então mantém, é que eu realmente não sei dizer se circular ar em um gabinete com ferrugem pode danificar as peças : (

GPU: Colorful iGame RTX 3060
Cenários testados:

1) i9-13900K + XMP I ou XMP II ativado com 4x 16GB

2) i9-13900K + XMP I ou XMP II ativado com 2x 16GB

Boota mas sistema fica instável, ocorrendo travamentos e telas azuis eventuais

Boota estável

Boota estável
Tive uma asrock z790que deu essa pane de xmp , tem muita placa tendo problema de xmp com a série 13.

Tive uma asrock z790que deu essa pane de xmp , tem muita placa tendo problema de xmp com a série 13.
Pois é, e aparentemente o problema nem é com o XMP em si, pois mesmo com o XMP desativado, se uar mais de um par de memória, dá ruim também... também parece estar acometendo quem usa DDR4, pelo menos foram os casos que tenho visto pela web à fora

Então mantém, é que eu realmente não sei dizer se circular ar em um gabinete com ferrugem pode danificar as peças : (
Então... to pensando em levar numa empresa de pintura de carro pra rasparem e pintarem ali de novo. Não deve ser caro.

Então... to pensando em levar numa empresa de pintura de carro pra rasparem e pintarem ali de novo. Não deve ser caro.
É uma boa, depois me diz se deu certo, não conheço muito desse mundo de customizar gabinete

Povo bonito, que app uso pro 13700kf chegar nos 5.4 informado pela Intel ? Digo sem over. Pq no cine fica travado em 5.3
Algum jogo ou app pra ver se ele sobe até 5.4 sozinho ?

Site da Intel:
Frequência Turbo Máxima 5,40 GHz
Tecnologia Intel® Turbo Boost Max 3.0 Frequência ‡ 5,40 GHz
Frequência turbo máxima do núcleo de desempenho 5,30

Última edição:
Povo bonito, que app uso pro 13700kf chegar nos 5.4 informado pela Intel ? Digo sem over. Pq no cine fica travado em 5.3
Se não me engano é 5.4 com turbo boost alguma coisa...

Site da Intel:
Ta dentro das especificações, raramente vai bater 5.4

Site da Intel:

Roda o cinebench single core.

Comprei um gabinete que estava enferrujado a grade frontal, só dar uma lixada de leve para tirar o ferrugem e pintar depois, vc mesmo pode fazer em casa

É bem simples

Users who are viewing this thread

Voltar