[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Eles não aguentam q uma arquitetura de 5 anos atrás ainda dá pau no cpu deles em joguinhos, querem ganhar em tudo.
Isso é algo que os fanboys da AMD não aceitam mesmo. A intel pode ser tudo o que for mercenária, mentirosa etc. Mas é surpreendente como seus CPUs com o dobro da litografia da AMD consegue rivalizar e ser até superior aos novos Ryzen em jogos. Como eu disse no passado ou a Intel foi muito competente ou a AMD o contrário.

Isso é algo que os fanboys da AMD não aceitam mesmo. A intel pode ser tudo o que for mercenária, mentirosa etc. Mas é surpreendente como seus CPUs com o dobro da litografia da AMD consegue rivalizar e ser até superior aos novos Ryzen em jogos. Como eu disse no passado ou a Intel foi muito competente ou a AMD o contrário.
Teve uma época q a AMD tinha mais q 80% de mktshare, daí tomaram na cabeça, dps foi FX e só mais pedrada. Ai a Intel teve esse problema ai com 10nm, mas se não fosse isso a AMD nunca iria alcançar a Intel, nunca mesmo, pra ter uma ideia, Tigerlake é uma arquitetura de 4 anos atrás e que já chegou surrando Zen2 em notebooks. Se Alder Lake flopar vai vir Meteor Lake pra salvar, subestimam muito a Intel.

Skylake não é nem um upgrade grande comparado de Haswell, AMD coloca mais núcleos, mais cache e ainda não consegue pegar o Intel tripa-seca de 5 anos atrás em jogos, é pra chorar. O 10900K em OC se vc ignorar o preço/consumo (irreal, só para fins de comparação) fica equivalente ao 3900X em produção e melhor em jogos.

Última edição:
Só vai bater quando conseguirem diminuir essa latência, no youtube tem um cara que colocou o 3800X em 5.0(LN2) e mesmo assim não bateu o 9900k em 5.0.
Eu honestamente até duvido que a AMD vá gastar dinheiro com P&D focado nesse objetivo
últimos gráficos de sales que postaram no adrena estavam vendendo tipo 80x20 contra a Intel
enquanto estiver nesse ritmo o panorama geral n vai mudar

Os ZEN atuais fizeram a INTEL transformar i7 7700k em i3, i7 8700k em i5

Se ZEN 4 - 5nm tiver mais núcleos, veremos outro mudança desse tipo novamente, só que dos atuais INTEL

Eu honestamente até duvido que a AMD vá gastar dinheiro com P&D focado nesse objetivo
últimos gráficos de sales que postaram no adrena estavam vendendo tipo 80x20 contra a Intel
enquanto estiver nesse ritmo o panorama geral n vai mudar

Cara, o P&D do ZEN é o mesmo para datacenter (onde está a galinha de ovos vulgo grana)

Essa é a vantagem do ZEN chiplet, pode ser utilizado em várias plataformas

O ganho de latência no ZEN chiplet também irá refletir no segmento de datacenter e dentre outros, portanto não existe motivo para a AMD parar de investir por causa das vendas do desktop

O que dá grana de fato para a INTEL e NVIDIA, é o segmento de DATACENTER

Sim e isso é algo muito bom pro consumidor. Agora a AMD só precisa amadurecer sua plataforma, diminuir a latência e acabar com os bugs.

A atual plataforma desktop da INTEL está consolidada no mercado há muito tempo mais tempo, ZEN foi desenvolvido do ZERO, é uma nova plataforma, e obviamente virá os BUG's

Na minha atinga plataforma INTEL a opção de reiniciar / desligar / suspender / hiberna quase sempre travava , por mais de 1 semestre ficou assim, já estava pensando em me desfazer do KIT de tamanho o estresse, então chegou atualização da BIOS e resolveu o problema, então sei como as pessoas se sentem quando existem BUG's (i5 6600k + asrock Z170 K6)

A INTEL é um CONGLOMERADO, por esse motivo usa suas próprias fábricas e se recusa a terceirizar

Cara, o P&D do ZEN é o mesmo para datacenter (onde está a galinha de ovos vulgo grana)

Essa é a vantagem do ZEN chiplet, pode ser utilizado em várias plataformas

O ganho de latência no ZEN chiplet também irá refletir no segmento de datacenter e dentre outros, portanto não existe motivo para a AMD parar de investir por causa das vendas do desktop

O que dá grana de fato para a INTEL e NVIDIA, é o segmento de DATACENTER

A atual plataforma desktop da INTEL está consolidada no mercado há muito tempo mais tempo, ZEN foi desenvolvido do ZERO, é uma nova plataforma, e obviamente virá os BUG's

Na minha atinga plataforma INTEL a opção de reiniciar / desligar / suspender / hiberna quase sempre travava , por mais de 1 semestre ficou assim, já estava pensando em me desfazer do KIT de tamanho o estresse, então chegou atualização da BIOS e resolveu o problema, então sei como as pessoas se sentem quando existem BUG's (i5 6600k + asrock Z170 K6)

A INTEL é um CONGLOMERADO, por esse motivo usa suas próprias fábricas e se recusa a terceirizar

Vai demorar um tempo até AMD ter alguma relevância em server e tal, até lá a Intel vai ter coisa nova e convencer o pessoal a ficar, principalmente em IA q parece q a AMD tá moscando.

Vai demorar um tempo até AMD ter alguma relevância em server e tal, até lá a Intel vai ter coisa nova e convencer o pessoal a ficar, principalmente em IA q parece q a AMD tá moscando.

Em datacenter vai ficar difícil a INTEL competir com seus monolíticos vs ZEN 3 e ZEN 4 que são chiplet

Coisa nova não vai mudar o fato que monolítico não consegue competir com chiplet em questão de núcleos e etc., ainda mais em datacenter, é só questão de tempo para a AMD

A vantagem da INTEL é market share de quase todo segmento de DATACENTER CPU, e que é mais barato manter o sistema atual do que migrar para outro melhor, o próprio CEO da INTEL disse que eles vão perder 30% do mercado para a AMD nos próximos anos, a INTEL quer diversificar sua área de atuação, por isso estão entrando em vários outros mercados e comprando diferentes empresas, e portanto são um CONGLOMERADO

Para o CEO da INTEL não importa se a AMD vai ganhar mercado, em vez de manter a liderança em desktop / notebook a qualquer custo, é muito melhor ter participação de vários outros mercados do que só ficar na liderança de PC's

Chip's monolíticos conseguem melhor latência por questões óbvias

Chiplets da AMD no estado atual possuem latência maior que o chip monolítico, tudo se resume no que a AMD vai fazer para reduzir ainda mais isso

O CEO da INTEL já disse o objetivo a longo prazo da empresa, é que o desktop / notebook passam a ter uma participação menor nas receitas da empresa

E o objetivo é ter 30% de participação em outros mercados

Em datacenter vai ficar difícil a INTEL competir com seus monolíticos vs ZEN 3 e ZEN 4 que são chiplet

Coisa nova não vai mudar o fato que monolítico não consegue competir com chiplet em questão de núcleos e etc., ainda mais em datacenter, é só questão de tempo para a AMD

A vantagem da INTEL é market share de quase todo segmento de DATACENTER CPU, e que é mais barato manter o sistema atual do que migrar para outro melhor, o próprio CEO da INTEL disse que eles vão perder 30% do mercado para a AMD nos próximos anos, a INTEL quer diversificar sua área de atuação, por isso estão entrando em vários outros mercados e comprando diferentes empresas, e portanto são um CONGLOMERADO

Para o CEO da INTEL não importa se a AMD vai ganhar mercado, em vez de manter a liderança em desktop / notebook a qualquer custo, é muito melhor ter participação de vários outros mercados do que só ficar na liderança de PC's

Chip's monolíticos conseguem melhor latência por questões óbvias

Chiplets da AMD no estado atual possuem latência maior que o chip monolítico, tudo se resume no que a AMD vai fazer para reduzir ainda mais isso

O CEO da INTEL já disse o objetivo a longo prazo da empresa, é que o desktop / notebook passam a ter uma participação menor nas receitas da empresa

E o objetivo é ter 30% de participação em outros mercados

" o próprio CEO da INTEL disse que eles vão perder 30% do mercado para a AMD nos próximos anos "

Sinaliza pra mim aonde ele disse isso, pq eu li as 6 páginas e não achei. E sim, eles vão focar em mais mercados pq eles tem dinheiro e já tem um marketshare gigantesco em PC's, a AMD por mais q tenha desempenho não tem o suporte e a estabilidade de uma plataforma Intel. Os próximos cpus da Intel (lá pra 2022, 2023) vão ser chiplet, então não sei pq se fala tanto de monolíticos.

" o próprio CEO da INTEL disse que eles vão perder 30% do mercado para a AMD nos próximos anos "

Sinaliza pra mim aonde ele disse isso, pq eu li as 6 páginas e não achei. E sim, eles vão focar em mais mercados pq eles tem dinheiro e já tem um marketshare gigantesco em PC's, a AMD por mais q tenha desempenho não tem o suporte e a estabilidade de uma plataforma Intel. Os próximos cpus da Intel (lá pra 2022, 2023) vão ser chiplet, então não sei pq se fala tanto de monolíticos.

GPU serão chiplet

Até agora nada de fato sobre CPU, além do Alder Lake que será 8 core fortes + 8 core fracos para conseguir 16 CORE

Uma coisa é 8 core fortes + 8 core fortes, outra é 8 core fortes + 8 core fracos

Sobre market share do datacenter foi em outra entrevista, mas basicamente eles estimam que a AMD vai conseguir 30% nos próximos anos

Última edição:
GPU serão chiplet

Até agora nada de fato sobre CPU, além do Alder Lake que será 8 core fortes + 8 core fracos para conseguir 16 CORE

Uma coisa é 8 core fortes + 8 core fortes, outra é 8 core fortes + 8 core fracos

Sobre market share do datacenter foi em outra entrevista, mas basicamente eles estimam que a AMD vai conseguir 30% nos próximos anos
Se eu não to enganado é SPR ou GNR que vai usar chiplet, faz um tempo q eu li de umas sources válidas, desktop mainstream vai continuar sendo ringbus por ser melhor. Se vc achar essa entrevista aí manda pra mim, queria ver. ADL pode ser um flop ou um Conroe da vida então não dá pra saber, AMD queria 10% de mktshare e não teve nem isso durante 3 anos, só 8%.

Se eu não to enganado é SPR ou GNR que vai usar chiplet, faz um tempo q eu li de umas sources válidas, desktop mainstream vai continuar sendo ringbus por ser melhor. Se vc achar essa entrevista aí manda pra mim, queria ver. ADL pode ser um flop ou um Conroe da vida então não dá pra saber, AMD queria 10% de mktshare e não teve nem isso durante 3 anos, só 8%.

Até agora nada de chiplet's em CPU da INTEL

E Granite Rapids só em 2023

Sapphire Rapids será MCM (o outro user explicou nos post's abaixo)

A GPU em datacenter da INTEL que será chiplet

Icelake vs Milan e Sapphire vs Genoa. Pelos dados oficiais que tenho (de roadmaps vazados), a competição se dará nessas condições:

PlataformaJanela de lançamentoNúcleos e ThreadsMemóriasPCI-expressEscala / uArch
Icelake-SP (Intel)Q3 202026/52DDR4-3200 Octa-channel4.010nm+ (SunnyCove)
Milan (AMD)Q3 202064/128DDR4-3600 Octa-channel4.07nm EUV (Zen3)
Sapphire Rapids (Intel)Q1 202128/56DDR5-4800 Octa-channel5.010nm++ (WillowCove)
Genoa (AMD)Q3 202164/256DDR5-???? ????-channel5.05nm EUV (Zen4)
Granite Rapids (Intel)Q1 2022??/??DDR5-???? ????-channel???7nm EUV (GoldenCove)

Dá para perceber que serão bastante páreos, mas a primeira disputa, que virá esse ano, traz mais pontos positivos para a AMD que para a Intel, justamente nos cenários que citei na resposta anterior, além de ser compatível com o atual socket SP3. A Intel terá a desvantagem do preço, disponibilidade e clock (sabemos que o Icelake/SunnyCove além de ter rendimento baixo, não alcança clocks elevados... não que isso importe muito em servidores).

Já a segunda disputa é mais complicada, pois a Intel chegará com meses de antecedência no mercado e com DDR5 e PCIe5 fresquinhos, além de um núcleo WillowCove e um nó com um rendimento melhor, mas terá um ganho bem tímido na quantidade de núcleos em cima de seu antecessor.Já a concorrência não virá dormindo, pois o Genoa tende a vir com SMT4 e entregar até 256 threads em um processo de 5nm EUV, logo os resultados de desempenho apontam para vitória da AMD novamente, mas por chegar tão tarde a Intel terá outra geração batendo na porta, com configurações desconhecidas.

Então sim, a AMD tem todo um cenário favorável a ela nos próximos dois anos em todos os mercados, exceto o de notebooks. Falando nele, é justamente onde imagino que o Alderlake vingará, pois para mim quem quer Intel hoje (no desktop) o faz para usurfruir dos dois trunfos que a AMD não a alcança, que é mais FPS em jogos e o número mágico de 5GHz no seu sistema, e ambos o Alderlake não coneguirá alcançar no desktop, pois seu foco não será desempenho a qualquer custo e sim um funcionamento equilibrado e otimizado, uma mudança de paradigma/pensamento que a Intel aplica em seus CPUs desktop desde... sempre? Enfim, se o Windows conseguir sanar seus problemas com o escalonador eu poderei colocar um pouco mais de confiança no ADL-S, mas enquanto for o que conhecemos, sem chances de me animar com uma uArch híbrida no desktop.

Não faço ideia dos motivos para um big.LITTLE no desktop, mas entenderia nos notebooks. Claro que tem o marketing de "serem 16 núcleos mais eficientes" que a concorrência mas basicamente seria um teste do Foveros no desktop, e um teste para o escalonador do Windows. Já deixei minhas considerações sobre isso vários posts atrás.

Quanto ao chip monolítico, é decisão estratégica, a Intel sabe como fazer chiplets desde os Core2Quad e Westmere, ela só não usa pois é desvantajoso (maior latência, desafio com intercomunicação, igpu gera gargalo no I/O, maior consumo em idle e distribuição heterogênea de temperatura), envolve muito mais recursos para fazer funcionar que um chip monolítico. Imagine o sistema RING trocando dados entre os núcleos, o I/O e a IGPU saindo e entrando em chiplets distintos, precisando fazer uma volta enorme fora do die para chegar no núcleo vizinho... não dá certo, precisaria de outra forma de comunicação e ai é melhor deixar para uma arquitetura nova (tem sinais claros de que o Ring-bus pode ser abandonado/alterado no GoldenCove, pois o Tigerlake já tem um arranjo diferente de memórias cache para contornar aumento de latência causado por um barramento menos eficiente).

Você acabou fazendo a pergunta mágica: Se a Intel sabe fazer chiplets, tem dinheiro e está perdendo rapidamente mindshare (e mercado), por que não se mexe?
Essa pergunta é mágica porque simplesmente ninguém tem a resposta, nem eles mesmos sabem dizer porque pararam no tempo. Uns dizem que subestimaram a AMD, outros que ela achava que seus 10nm iria ser igual aos 14nm, e outros que ela queria manter a evolução estagnada, entregando migalhas de upgrade como inovação. Na minha opinião, foi má gestão mesmo, o resto é consequência.

Agora, respondendo por partes, versão TL;DR:
- Por que não mais núcleos: Tamanho do die, rendimento, consumo, custo de produção;
- Por que não chiplets: Intercomunicação, projetos paralelos, latência e dependência de arquitetura;
- A luz no fim do túnel: O nó de 7nm ser normal e Jim Keller colocar sua uArch (arquitetura sucessora da Core) no mercado, ambos o quanto antes;
- Sapphire Rapids é chiplet: Não, é monolítico mas MCM. Chiplet será a GPU Xe com comunicação via CXL entre dies (Ponte Vecchio), presente em "módulos computacionais" no supercomputador Aurora.

Resposta, versão explicativa (dentro do spoiler para não poluir o tópico):
O mercado de servidores é bem viscoso, eles pedem um alazão mas querem um pônei com canivetes, e a Intel pensou que por ser a dominante poderia fazer seus CPUs de qualquer jeito que eles comprariam... era verdade enquanto não tinha concorrência. Como desespero ela lançou um CPU de 56 núcleos colados à-la Core2Quad que é resfriado exclusivamente* a água, consome 400W e tem 2.6GHz de clock (3.8GHz no turbo), mas quase nenhum datacenter aderiu a "isso". Então a questão não é ter mais núcleos, é tê-los de forma responsável e se não consegue ser "eco-friendly", que reduza a contagem deles ou o clock.

Aumentar a quantidade de núcleos implica em dies maiores e caros, e ai entra o nó na história, ele precisa ter um bom rendimento e sabemos que os 10nm não tem: Nos Cannonlake o rendimento de um quad-core era de pífios 28%, enquanto que no Icelake esse rendimento encosta nos 60%, ou seja, se quase metade do wafer vai embora em um quad-core (122mm²), imagine em um CPU icosahexa-core (~530mm²)? Segundo Charlie Demerjian, do SemiAccurate, o rendimento do Icelake-SP "é menor que dois dígitos" e que por isso o Cooperlake segurará as pontas até o Sapphire Rapids chegar, no caso esse ICL-SP será tão escasso quanto o Core i7 1068G7, que lançou em Agosto'19 lançou em Dezembro'19 lançou em Março'20 ainda não lançou, foi adiado para Junho desse ano mas é bem provável ser adiado novamente, até lançar o Tigerlake e esquecermos dele como do Cannonlake.

Aproveitando que falei de litografia, qual é a vantagem de se ir para um nó menor? Maior densidade, menor consumo ou mais desempenho, ao menos é o que deveria acontecer mas os 10nm da Intel fogem a essa regra: Ele é mais denso, consome mais e entrega menos desempenho. Parte da sua "ruimdade" se deve aos 14nm estar super refinado, sendo superior em desempenho e consumo que um nó de 10nm quebrado, mas nunca superará um nó menor em densidade... se bem que a densidade está relacionada ao desempenho almejado: Quanto menor o nó mais perto um transistor está do outro, criando um sistema de self-heating (temperatura++) e interferência (clock--), precisando colocar espaços vazios entre esses transistores (dark-silicon) para ficar dentro do esperado. A Intel diz que seus 10nm possuem uma densidade de 100MTr/mm², mas o Icelake tem 57MTr/mm² (para comparação, o Skylake tem 45MTr/mm² e o Matisse tem 64MTr/mm²) e mesmo assim não consegue passar dos 4GHz no mesmo consumo do seu irmão super requentado. Se colocarmos na conta essa densidade e um encapsulamento do mesmo tamanho, dá para perceber que faltará espaço caso coloquemos mais trilhas, I/O ampliado, PCIe 4.0 e IMC octa-channel na conta, e isso tudo de forma monolítica consumirá... Dados da própria Intel: O Cooperlake-SP 14nm com 48 núcleos consome até 300W, enquanto que o Icelake-SP de 26 núcleos consome 270W. São 22 núcleos a menos e apenas 30W de economia (e ambos são octa-channel), números fracos se considerar o ganho que o Rome teve em relação ao Naples, provando que esses 10nm realmente não são bons e a Intel está rebolando para segurar o mercado que tem com seus 14nm milagrosos.

Ok, 14nm não dá para ir além dos 28 núcleos de forma monolítica, os 10nm só chegam a 26 núcleos e o Icelake-SP é um tapa buracos que pode chegar a não ser lançado, mas por que o Sapphire Rapids só aumentou dois núcleos, mesmo tendo um encapsulamento maior (ICL-SP = LGA4189 == LGA3647; SPR = LGA4677)? Bem, temos o aumento de trilhas, PCIe 5.0 e oito IMCs DDR5, mas o motivo mesmo é um relaxamento na densidade, que vai cair para um patamar próximo aos 14nm de primeira geração, permitindo assim clocks maiores mas ocasionando em um conjunto que ocupa mais espaço. Como exemplo tenho os 14nm do Skylake e os 14nm++ do Cometlake, onde o primeiro tem densidade de 45MTr/mm² e o segundo de 37MTr/mm², um relaxamento que permitiu mais núcleos e clocks no mesmo 14nm de 2014. Também perceba que a contagem divulgada pela Intel refere-se a uma configuração não-MCM, mas todos os Xeons pós Cascadelake-AP são MCM em dois ou três dies, logo o total seria de 56 ou até 84 núcleos (mas duvido que este último aconteça, acredito em algo com 72 núcleos no máximo). Vale ressaltar que essa contagem de 28 é uma configuração vazada, pode haver uma outra com mais núcleos de forma monolítica, mas não acredito que passe por muito dos 32 núcleos, há um arranjo Mesh a ser seguido.

Agora que já sabemos o motivo do Icelake e SapphireRapids ser o que são, por que a Intel não contorna parte dos seus problemas com chiplets? A resposta é simples mas extensa, a intercomunicação é o cupido. No desktop a Intel usa um sistema em anel, enquanto que nos servidores ela usa um sistema em malha, mas mesmo sendo diferentes o funcionamento deles é fundamentalmente igual: Ambos são pensados como um barramento intra-die, e não inter-die. Fazer com que essa comunicação entre núcleos, controladores de memória, caches e demais componentes on-die se dê entre um die e outro é complicado, externar um barramento pensado in-silicon é algo complexo e demanda muito tempo e engenharia, pois envolve todo o conjunto que usa o barramento e como ele usa esse barramento. Logo resolver um problema gerando outro não é viável, ainda mais no pouco tempo que a Intel tem em mãos, mas ela está testando e pesquisando como, tanto que suas GPUs serão MCM chiplet, e vários FPGAs estão seguindo o mesmo caminho, com e sem o EMIB. A Intel é grande e atua em vários segmentos ao mesmo tempo, então se ela ainda não colocou chiplet na uArch Core é porque trará mais prejuízo que benefício, ao menos no ramo dos servidores que precisa ser estável ao máximo (no desktop o Rocketlake será MCM, mas não sei dizer se será chiplet (há diferenças)).

Por fim, conseguirá a Intel se levantar? Para início de conversa, ela nunca teria caído se não tivesse apostado tão alto nos seus 10nm, e esse nó é justamente quem não deixa ela se levantar pois é pior que seu antecessor mas totalmente necessário para entregar o que a concorrente entrega. Não atoa ela está fazendo de tudo para acelerar o processo de 7nm, pois ele precisa chegar o quanto antes para aposentar dois nós de uma só vez e ainda competir com um concorrente que já estará usando os 5nm+ EUV da TSMC (que investe milhões apenas nisso). Após os 7nm virá outra arquitetura que tem a pretensão de suceder a Core e será o projeto que o Jim Keller está trabalhando, até onde se sabe será a OceanCove ou sua sucessora, e virá nos 7nm/7nm+ mas o Keller também está dando um tapa nos 5nm GAA da Intel então... luz no fim do túnel tem, mas que esse túnel é cumprido, é.

PS1: O Cascadelake-AP é vendido exclusivamente em um sistema já montado em uma gaveta com water-cooler ou air cooler direto pela Intel, mas depende do processador na gaveta. Se for o de 56 núcleos e 400W, só a base de água nas configurações 1U e 2U, mas as versões de 250W e 350W podem vir em configurações 2U a ar (com um dissipador tamanho família).
Intel-Server-System-9200WK-Compute-Overview.jpg

PS2: Nos roadmaps de 2017 e 2018 o Icelake-SP consumiria até 230W e teria até 38 núcleos monolíticos, mas no roadmap de 2019 ele passou a ter consumo de 270W e um máximo de 26 núcleos, com MCM para até dois dies (26x2=52 núcleos). Isso mostra como a previsão da Intel mudou com o decorrer do tempo, ela achava que seu nó de 10nm renderia uma coisa mas acabou ficando bem abaixo da expectativa, tanto que o ICL-SP atrasou de Q1'2019 para Q3'2020 (sim, o Cooperlake não era para existir). Mas existe um slide de uma apresentação da ASUS que informa algo diferente, que o ICL-SP teria até 38 núcleos e consumiria até 270W, só que nem a ASUS quis comentar sobre essa apresentação.
6ZAFX96oCd4iSNbf.jpg

A alguns comentários atrás eu falei que o Meteorlake tinha quase o dobro de IPC do Skylake, e pelo que parece o MebiuW decidiu mostrar os números exatos da margem de IPC que a Intel está almejando em cada geração. Como tinha dito a Intel vai vir com força nas enseadas, então a AMD precisa manter o pé no acelerador para quando a Intel lançar os 7nm no desktop a disputa ficar acirrada.

CodinomeMicroarquitetura (uArch)IPC em cima do SkylakeEscalaAno de lançamento
CometlakeSkyLake0%14nm+++2020
CannonlakePalmCove6%10nm2018
IcelakeSunnyCove18%10nm+2019
TigerlakeWillowCove25%10nm++2020
AlderlakeGoldenCove50%10nm+++2021
MeteorlakeOceanCove80%7nm2022

Deixei de fora os Treemont (-8%) e Gracemont (0%) por serem Atoms mas decidi ressaltar essa informação pois serão usados nos projetos híbridos da Intel (Lakefield e Alderlake, respectivamente). Aproveitando, o APISAK e o _rogame divulgaram um teste de um ES do Rocketlake, a próxima geração desktop da Intel, que brigará com o Vermeer (Zen3) da AMD: O modelo em questão é um hexa-core com 12 threads, com clock base de 3.5GHz e boost de 4.1GHz, que obteve 1822 pontos no 3DMark 11 (CPU Score). Para efeito de comparação o Core i5 10400 (6c/12t, 2.9GHz/4.3GHz) faz 1900 pontos nesse mesmo teste, logo ou esse ES é de um lote inicial de testes ou o Rocketlake aparenta ser outro refresh do Skylake (torço para ser a primeira opção).

Charlie não disse que Keller foi deposto. Ele disse que Keller e Murthy discordaram desde o início sobre a terceirização ou não de mais projetos principais para o TSMC. Então, na mente de Charlie, independentemente de Keller ter problemas familiares ou não, um dos dois tem que sair ou mudar de idéia para que o relacionamento funcione.

Se ele realmente quisesse, tenho certeza de que Keller poderia ter pensado em trabalhar em torno da fabricação da Intel. Mas Keller quer os melhores e mais interessantes designs que ele pode liderar; Não acho que ele queira trabalhar em alguma caixa em que não acredita. Por exemplo, o argumento que a AMD deu a Keller para voltar pela segunda vez é repensar totalmente como fazer x86. Murthy tem relatórios de design e fabricação nele. A terceirização de projetos principais para o TSMC é provavelmente como pedir a ele para cortar o braço direito e a perna esquerda.

Eu poderia facilmente acreditar que Keller escolheu sair por conta própria. Se você ouvir as entrevistas de Keller, ele é muito bom em sair rapidamente, se você não acha que vai dar certo ou se a cultura é ruim. A Intel provavelmente pagou a ele um bom pedaço de mudança para que ele saísse graciosamente (e, mais importante, silenciosamente.) Então, novamente, talvez Charlie esteja errado sobre a extensão da diferença filosófica, e realmente eram questões familiares. Nós apenas teremos que esperar o SEMI 30 para 30 descobrir.

Há uma parte engraçada da ligação em que Charlie, brincando, sugere que a Intel deve usar Keller como bode expiatório para qualquer coisa que falhar nos próximos 1-3 anos. O moderador da SIG ri que, para as pessoas acreditarem nisso, teriam que acreditar que Keller teve sucesso na DEC, PA Semi / Apple, AMD (duas vezes!) E Tesla, mas quando ele falhou na Intel, teria que ser totalmente A culpa é de Keller e não da Intel.

Até agora nada de chiplet's em CPU da INTEL

E Granite Rapids só em 2023

Sapphire Rapids será MCM (o outro user explicou nos post's abaixo)

A GPU em datacenter da INTEL que será chiplet

Charlie não disse que Keller foi deposto. Ele disse que Keller e Murthy discordaram desde o início sobre a terceirização ou não de mais projetos principais para o TSMC. Então, na mente de Charlie, independentemente de Keller ter problemas familiares ou não, um dos dois tem que sair ou mudar de idéia para que o relacionamento funcione.

Se ele realmente quisesse, tenho certeza de que Keller poderia ter pensado em trabalhar em torno da fabricação da Intel. Mas Keller quer os melhores e mais interessantes designs que ele pode liderar; Não acho que ele queira trabalhar em alguma caixa em que não acredita. Por exemplo, o argumento que a AMD deu a Keller para voltar pela segunda vez é repensar totalmente como fazer x86. Murthy tem relatórios de design e fabricação nele. A terceirização de projetos principais para o TSMC é provavelmente como pedir a ele para cortar o braço direito e a perna esquerda.

Eu poderia facilmente acreditar que Keller escolheu sair por conta própria. Se você ouvir as entrevistas de Keller, ele é muito bom em sair rapidamente, se você não acha que vai dar certo ou se a cultura é ruim. A Intel provavelmente pagou a ele um bom pedaço de mudança para que ele saísse graciosamente (e, mais importante, silenciosamente.) Então, novamente, talvez Charlie esteja errado sobre a extensão da diferença filosófica, e realmente eram questões familiares. Nós apenas teremos que esperar o SEMI 30 para 30 descobrir.

Há uma parte engraçada da ligação em que Charlie, brincando, sugere que a Intel deve usar Keller como bode expiatório para qualquer coisa que falhar nos próximos 1-3 anos. O moderador da SIG ri que, para as pessoas acreditarem nisso, teriam que acreditar que Keller teve sucesso na DEC, PA Semi / Apple, AMD (duas vezes!) E Tesla, mas quando ele falhou na Intel, teria que ser totalmente A culpa é de Keller e não da Intel.

Esse Charlie ai tbm não é 100% confiável não, o mesmo cara antes falou q não teria cpus de 10nm da Intel, bateu nessa tecla e passou vexame, depois falou q a Intel tava demitindo em massa lá por problemas = saiu 2.000 empregados da parte de modems, então meh. E sim, pelo visto só GNR mesmo q vai usar chiplet, vamos vendo o decorrer das coisas, 10nm é meio flopado mas 7nm deve ajudar eles bastante.

Esse Charlie ai tbm não é 100% confiável não, o mesmo cara antes falou q não teria cpus de 10nm da Intel, bateu nessa tecla e passou vexame, depois falou q a Intel tava demitindo em massa lá por problemas = saiu 2.000 empregados da parte de modems, então meh. E sim, pelo visto só GNR mesmo q vai usar chiplet, vamos vendo o decorrer das coisas, 10nm é meio flopado mas 7nm deve ajudar eles bastante.

O user que eu quotei que sempre acompanha os rumores, ele sequer citou chiplet para a INTEL CPU

SPR será MCM, então tudo indica que o GNR também será MCM

A INTEL não vai fazer uma mudança tão drástica de uma hora para outra, ainda mais no datacenter

GNR só em 2023, por causa dos problemas dos 10nm e 7nm da INTEL
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Intel provoca 'algo grande' para 2 de setembro, provável lançamento do processador da 11a geração

Tiger Lake chips are coming

Vazamento mostra detalhes de como Alder Lake-S pode se segmentar com Hybrid Technology
De maneira análoga à big.LITTLE, nova geração deve contar com núcleos de arquiteturas diferentes

Os processadores Alder Lake-S de 12ª geração da Intel podem marcar a estreia da Hybrid Technology para o segmento de computadores domésticos. É isso que se espera com rumores e vazamentos até o momento, que estão sendo engrossados pelo vazamento de um slide que, supostamente, mostra de maneira detalhada como vai ser a segmentação desses modelos.

A Hybrid Technology teve sua estreia com os processadores Lakefield no segmento mobile e funciona de maneira parecida com a tecnologia big.LITTLE, juntando núcleos de diferentes versões para compor um produto final com uma parte dedicada a operações mais leves, com alta eficiência energética, e outra parte que só é ativada para cargas de trabalho mais pesadas.

De acordo com o que foi inferido a partir do vazamento dos slides, os processadores Alder Lake-S vão contar, num primeiro momento, com 16 núcleos. 8 deles seriam núcleos Golden Cove de alta performance, com os 8 restantes sendo Gracemont, de baixo consumo de energia. Completando o pacote, temos gráficos integrados Gen12 iGPU que foram implementados em três níveis: GT0 (iGPU desabilitada); GT1 (algumas unidades desabilitadas) e GT2 (todas as unidades habilitadas).

Última edição:
O user que eu quotei que sempre acompanha os rumores, ele sequer citou chiplet para a INTEL CPU

SPR será MCM, então tudo indica que o GNR também será MCM

A INTEL não vai fazer uma mudança tão drástica de uma hora para outra, ainda mais no datacenter

GNR só em 2023, por causa dos problemas dos 10nm e 7nm da INTEL

Intel provoca 'algo grande' para 2 de setembro, provável lançamento do processador da 11a geração

Tiger Lake chips are coming

Vazamento mostra detalhes de como Alder Lake-S pode se segmentar com Hybrid Technology
De maneira análoga à big.LITTLE, nova geração deve contar com núcleos de arquiteturas diferentes

Os processadores Alder Lake-S de 12ª geração da Intel podem marcar a estreia da Hybrid Technology para o segmento de computadores domésticos. É isso que se espera com rumores e vazamentos até o momento, que estão sendo engrossados pelo vazamento de um slide que, supostamente, mostra de maneira detalhada como vai ser a segmentação desses modelos.

A Hybrid Technology teve sua estreia com os processadores Lakefield no segmento mobile e funciona de maneira parecida com a tecnologia big.LITTLE, juntando núcleos de diferentes versões para compor um produto final com uma parte dedicada a operações mais leves, com alta eficiência energética, e outra parte que só é ativada para cargas de trabalho mais pesadas.

De acordo com o que foi inferido a partir do vazamento dos slides, os processadores Alder Lake-S vão contar, num primeiro momento, com 16 núcleos. 8 deles seriam núcleos Golden Cove de alta performance, com os 8 restantes sendo Gracemont, de baixo consumo de energia. Completando o pacote, temos gráficos integrados Gen12 iGPU que foram implementados em três níveis: GT0 (iGPU desabilitada); GT1 (algumas unidades desabilitadas) e GT2 (todas as unidades habilitadas).

Caramba mano, eu já entendi que não vai ter chiplet, eu to dizendo que oq esse Charlie fala não é 100% confiável, sacou? ele falou q n teria cpu de 10nm, teve, falou q teve demissão em massa por problema cultural, foi demissão da equipe de modem, SPR provável MCM e GNR chiplet, eu mesmo disse q n sabia qual dos dois no meu quote anterior.

Caramba mano, eu já entendi que não vai ter chiplet, eu to dizendo que oq esse Charlie fala não é 100% confiável, sacou? ele falou q n teria cpu de 10nm, teve, falou q teve demissão em massa por problema cultural, foi demissão da equipe de modem, SPR provável MCM e GNR chiplet, eu mesmo disse q n sabia qual dos dois no meu quote anterior.

Se o GNR possivelmente vai ter o mesmo socket do SPR, como vai ser chiplet ?

Mudança muito drástica para manter o socket, não faz sentido

Para mim GNR será MCM assim como o SPR

E o cara não estava certo sobre o problema na Intel ?

INTEL é um conglomerado, estava com problema de fato no setor de modem

O fato da INTEL estar com problema, não significa que é de maneira ampla em todos os setores

Óbvio que não é 100% de acerto o que ele diz
Mas também não beira a 0%

Se o GNR possivelmente vai ter o mesmo socket do SPR, como vai ser chiplet ?

Mudança muito drástica para manter o socket

E o cara não estava certo sobre o problema na Intel ?

INTEL é um conglomerado, estava com problema de fato no setor de modem

O fato da INTEL estar com problema, não significa que é de maneira ampla

Óbvio que não é 100% de acerto
Mas também não beira a 0%
Não, ele fez um titulo totalmente tendencioso com 'A INTEL ESTÁ DEMITINDO EM MASSA, FUJAM PARA AS COLINAS', qd na verdade era só a venda da equipe de modems q eles tinham pra Apple. E os cpu de 10nm q ele bateu na tecla 30x q n tinha com várias sources confiáveis dele? é pra rir kkkkkkkkkkkk. Eu perdi meu history de conversas com um pessoal bem informado, mas estavam discutindo lá de como GNR poderia ser chiplet, não é 100% de ctz, só possibilidade.

Não, ele fez um titulo totalmente tendencioso com 'A INTEL ESTÁ DEMITINDO EM MASSA, FUJAM PARA AS COLINAS', qd na verdade era só a venda da equipe de modems q eles tinham pra Apple. E os cpu de 10nm q ele bateu na tecla 30x q n tinha com várias sources confiáveis dele? é pra rir kkkkkkkkkkkk. Eu perdi meu history de conversas com um pessoal bem informado, mas estavam discutindo lá de como GNR poderia ser chiplet, não é 100% de ctz, só possibilidade.

Como o GNR é uma incógnita, tudo é possível

Idem para o Meteor Lake

Ambos são 7nm

Como o GNR é uma incógnita, tudo é possível

Idem para o Meteor Lake

Ambos são 7nm
Até agr oq dá pra falar é q, ou ADL vai ser big.Little pq 10nm tá muito flopado ou é uma tacada da Intel contra ARM nos PC's, já q realmente eles já estão preparando o território. GNR e MTL tem tudo pra ser bom, falam bem dos 7nm da Intel a anos, mas vai saber...

A ideia de chiplet é pra eles competirem em HCC contra a AMD, se eles não fazerem chiplet em GNR (até pq ngm sabe pq eles não fazem exatamente) seria por alguma decisão estratégica acho eu.

Até agr oq dá pra falar é q, ou ADL vai ser big.Little pq 10nm tá muito flopado ou é uma tacada da Intel contra ARM nos PC's, já q realmente eles já estão preparando o território. GNR e MTL tem tudo pra ser bom, falam bem dos 7nm da Intel a anos, mas vai saber...

A ideia de chiplet é pra eles competirem em HCC contra a AMD, se eles não fazerem chiplet em GNR (até pq ngm sabe pq eles não fazem exatamente) seria por alguma decisão estratégica acho eu.

De acordo com o próprio @dayllann

Logo resolver um problema gerando outro não é viável, ainda mais no pouco tempo que a Intel tem em mãos, mas ela está testando e pesquisando como, tanto que suas GPUs serão MCM chiplet, e vários FPGAs estão seguindo o mesmo caminho, com e sem o EMIB. A Intel é grande e atua em vários segmentos ao mesmo tempo, então se ela ainda não colocou chiplet na uArch Core é porque trará mais prejuízo que benefício, ao menos no ramo dos servidores que precisa ser estável ao máximo (no desktop o Rocketlake será MCM, mas não sei dizer se será chiplet (há diferenças)).

De acordo com o próprio @dayllann

Logo resolver um problema gerando outro não é viável, ainda mais no pouco tempo que a Intel tem em mãos, mas ela está testando e pesquisando como, tanto que suas GPUs serão MCM chiplet, e vários FPGAs estão seguindo o mesmo caminho, com e sem o EMIB. A Intel é grande e atua em vários segmentos ao mesmo tempo, então se ela ainda não colocou chiplet na uArch Core é porque trará mais prejuízo que benefício, ao menos no ramo dos servidores que precisa ser estável ao máximo (no desktop o Rocketlake será MCM, mas não sei dizer se será chiplet (há diferenças)).
Quero ver se RKL será MCM mesmo, esperar pra ver.

Quando é que chega aquela arquitetura que ia ter um ganho de IPC imenso em cima dos Skylake?

Quando é que chega aquela arquitetura que ia ter um ganho de IPC imenso em cima dos Skylake?

No post abaixo está a resposta em formato de tabela

A alguns comentários atrás eu falei que o Meteorlake tinha quase o dobro de IPC do Skylake, e pelo que parece o MebiuW decidiu mostrar os números exatos da margem de IPC que a Intel está almejando em cada geração. Como tinha dito a Intel vai vir com força nas enseadas, então a AMD precisa manter o pé no acelerador para quando a Intel lançar os 7nm no desktop a disputa ficar acirrada.

Codinome
Microarquitetura (uArch)
IPC em cima do Skylake
Escala
Ano de lançamento
CometlakeSkyLake0%14nm+++2020
CannonlakePalmCove6%10nm2018
IcelakeSunnyCove18%10nm+2019
TigerlakeWillowCove25%10nm++2020
AlderlakeGoldenCove50%10nm+++2021
MeteorlakeOceanCove80%7nm2022

Deixei de fora os Treemont (-8%) e Gracemont (0%) por serem Atoms mas decidi ressaltar essa informação pois serão usados nos projetos híbridos da Intel (Lakefield e Alderlake, respectivamente). Aproveitando, o APISAK e o _rogame divulgaram um teste de um ES do Rocketlake, a próxima geração desktop da Intel, que brigará com o Vermeer (Zen3) da AMD: O modelo em questão é um hexa-core com 12 threads, com clock base de 3.5GHz e boost de 4.1GHz, que obteve 1822 pontos no 3DMark 11 (CPU Score). Para efeito de comparação o Core i5 10400 (6c/12t, 2.9GHz/4.3GHz) faz 1900 pontos nesse mesmo teste, logo ou esse ES é de um lote inicial de testes ou o Rocketlake aparenta ser outro refresh do Skylake (torço para ser a primeira opção).

No post abaixo está a resposta em formato de tabela
Valeu por achar!
Infelizmente deve demorar pra eles chegarem nas mesmas frequências que os Skylake++ chegam. Espero que o ganho de IPC seja o suficiente pra compensar a provável queda no começo.

Valeu por achar!
Infelizmente deve demorar pra eles chegarem nas mesmas frequências que os Skylake++ chegam. Espero que o ganho de IPC seja o suficiente pra compensar a provável queda no começo.
TGL-U vai vir com 4.7 all-cores, 5.4 q nem Skylake pega não, mas 5.0 não acho impossível.

Users who are viewing this thread

Voltar