[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início

C4vXYyONDSpoCyd2W4sGPgHBWE8wzo6dvEn7XtjMKzQ.png

TGL-U vai vir com 4.7 all-cores, 5.4 q nem Skylake pega não, mas 5.0 não acho impossível.
Se começar com 4.7 tô achando ótimo.
Com o ganho de IPC, significa performance melhor com refrigeração mais simples.

Agendador do Windows 10 reconhece processamento híbrido do Intel Lakefield
SO da Microsoft está trabalhando com topografia no estilo big.LITTLE da maneira esperada

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Agendador do Windows 10 reconhece processamento híbrido do Intel Lakefield
SO da Microsoft está trabalhando com topografia no estilo big.LITTLE da maneira esperada

8700k fazendo bonito, eita já se vai pra 4 anos de existência :clo:

INTEL está NEGANDO Garantia (RMA) para adeptos do temido Overclock?

achei interessante colocar aqui porque ele comentou a questão que sempre falei: a Intel, quando tem de fazer RMA e não tem o processador (ou outro produto), tende a querer pagar de volta o que eles chamam de preço de mercado. No vídeo ele fala que a Intel não contabilizou juros do valor reembolsado, então houve grande depreciação trazendo prejuízo ao usuário que compra um produto caro e é obrigado a receber um valor bem menor. No meu caso, eu fiz um RMA e o processador custou-me por volta de R$ 1200, contando também frete da loja e do RMA, enquanto que a Intel deixou em nota registrado o valor de R$ 850,00 aproximadamente, então, caso não fosse receber a peça, a indenização seria nesse patamar, sem correções.

outra coisa importante comentada: a Intel viu que um dos reclamantes de RMA tem canal no youtube com um número considerável de inscritos, daí "deram um jeito" para resolver e ficar quieto nessa reclamação.

INTEL está NEGANDO Garantia (RMA) para adeptos do temido Overclock?

achei interessante colocar aqui porque ele comentou a questão que sempre falei: a Intel, quando tem de fazer RMA e não tem o processador (ou outro produto), tende a querer pagar de volta o que eles chamam de preço de mercado. No vídeo ele fala que a Intel não contabilizou juros do valor reembolsado, então houve grande depreciação trazendo prejuízo ao usuário que compra um produto caro e é obrigado a receber um valor bem menor. No meu caso, eu fiz um RMA e o processador custou-me por volta de R$ 1200, contando também frete da loja e do RMA, enquanto que a Intel deixou em nota registrado o valor de R$ 850,00 aproximadamente, então, caso não fosse receber a peça, a indenização seria nesse patamar, sem correções.

outra coisa importante comentada: a Intel viu que um dos reclamantes de RMA tem canal no youtube com um número considerável de inscritos, daí "deram um jeito" para resolver e ficar quieto nessa reclamação.

Se esse negócio de pagarem menos que o valor da nota fiscal caso não tenham o CPU pra trocar no RMA for verdade é isso é uma puta pilantragem da Intel. Porém nada que um processinho não resolva e ainda cabe aí eles pagarem indenização ao cliente.

Se esse negócio de pagarem menos que o valor da nota fiscal caso não tenham o CPU pra trocar no RMA for verdade é isso é uma puta pilantragem da Intel. Porém nada que um processinho não resolva e ainda cabe aí eles pagarem indenização ao cliente.
Essa história esta mal contada, uma empresa deste tamanho tem assessoria jurídica e seria loucura propor isso.
edit: Pilantragem a meu ver é o cara querer receber valor bem acima da nota(com correção) só pq o câmbio subiu, se fosse o contrário o cara iria aceitar?

Essa história esta mal contada, uma empresa deste tamanho tem assessoria jurídica e seria loucura propor isso.
edit: Pilantragem a meu ver é o cara querer receber valor bem acima da nota(com correção) só pq o câmbio subiu, se fosse o contrário o cara iria aceitar?
Concordo com isso, porém eles não querer nem ao menos pagar o valor da nota é estranho mesmo. Isso precisa ser averiguado melhor. Até porque eu não confio nesse tal youtuber do vídeo em questão.

A questão é q vc recebe a garantia do PRODUTO. Não adianta vc ser ressarcido em um valor que não é suficiente pra vc comprar um produto idêntico.

Intel confirma que Alder Lake está usando a arquitetura Hybrid Core / Atom

Intel-Alder-Lake-Hybrid-Technology-Confirmation.png

Intel-Alder-Lake-S-leak.jpg

Intel-Alder-Lake-Hybrid-Technology.jpg

i4JkU3l.png

Alguem tem indicação do melhor preço do i9-10900k? e qual seria a placa mais indicada que não custe uma fortuna e aceite um bom overclock?

Valeu

Alguem tem indicação do melhor preço do i9-10900k? e qual seria a placa mais indicada que não custe uma fortuna e aceite um bom overclock?

Valeu
A respeito da placa-mãe eu pegaria ou uma Asus ROG Apex XII (a melhor do mundo pra OC de CPU e memória) ou uma mais em conta seria a Asus ROG Strix-E, lembro que já vi a primeira por 3600 e a segunda por 2600 eu acho.

A respeito da placa-mãe eu pegaria ou uma Asus ROG Apex XII (a melhor do mundo pra OC de CPU e memória) ou uma mais em conta seria a Asus ROG Strix-E, lembro que já vi a primeira por 3600 e a segunda por 2600 eu acho.

3700 no i9 10900k é um bom preço , sera que baixa mais no futuro breve?

To pensando em vender meu kit i9 9900k mais a z390 sera que consigo quanto?

Obrigado

Onde viu a esse valor? Procurei aqui e só vi a 4mil pra cima aqui no BR. Se for aqui no BR está com preço bom.

To pensando em vender meu kit i9 9900k mais a z390 será que consigo quanto?
Já tem um ótimo processador, eu esperaria o lançamento dos Rocket ou até os Alder. No processador de R$3000 a 3200 a placa uns 1.200. Mas é bom dá uma pesquisada no mercado de usados para ter uma ideia do que a galera está cobrando.

Obrigado

To pensando em vender meu kit i9 9900k mais a z390 sera que consigo quanto?

Obrigado
Rapaz, eu não venderia não. Com esse seu processador, dá até pra esperar as DDR5.

Valeu
Acho que ele apareceu por R$3.500 no primeiro momento, e ao longo do dia ele subiu de preço aos poucos até ficar 1000 reais mais caro que no começo.

To pensando em trocar porque a diferença nao vai ser tao grande assim e no futuro o i9 9900k pra vender vai ser mais dificil e perder mais dinheiro. Vou ter algo mais atualizado ai sim só atualizar na 11 geração.... Só a placa z490 não faria ideia de qual comprar.

O i9 10900k tao todos acima de 4400 em lojas conhecidas então 3700 achei bom, só boletei mas ainda preciso decidir.

To pensando em trocar porque a diferença nao vai ser tao grande assim e no futuro o i9 9900k pra vender vai ser mais dificil e perder mais dinheiro. Vou ter algo mais atualizado ai sim só atualizar na 11 geração.... Só a placa z490 não faria ideia de qual comprar.

O i9 10900k tao todos acima de 4400 em lojas conhecidas então 3700 achei bom, só boletei mas ainda preciso decidir.
Quanto pretende pedir nesse seu 9900k? Ele é bom de OC ou vc nunca chegou a fazer? Eu tentei pegar um 9900ks mas não achei em lugar nenhum, pensei em trocar meu 8700k por um pra não precisar trocar de mobo de novo.

Intel Reports Second-Quarter 2020 Financial Results

INTEL 10 nm atrasado até julho de 2021

7nm da Intel está quebrado, empresa anuncia atraso até 2022, 2023
De mal a pior

Daqui a seis meses, eles anunciarão outro atraso. A mesma merda com 14nm e 10nm. Eles se aproximam fingindo que tudo é cor de rosa e, em vez de dizer merda, desastre, estamos três anos atrás, eles simplesmente enviam uma e outra vez no último minuto como "apenas uma pequena questão, está tudo bem, é apenas um 3- Atraso de 6 meses ". Eles continuavam fazendo o mesmo por 10nm até o lançamento do chip e logo após anunciaram um pequeno atraso de 18 meses. Literalmente, semanas antes, eles estavam fingindo que estava tudo bem.

A Intel anunciou hoje em seu comunicado de resultados do segundo trimestre de 2020 que agora adiou o lançamento de seus processadores de 7nm em seis meses em relação à data de lançamento planejada anteriormente. O comunicado de imprensa da Intel também diz que os rendimentos de seu processo de 7 nm estão agora doze meses atrás das metas internas da empresa, o que significa que a empresa não é atualmente capaz de produzir seu processo de 7 nm de uma maneira economicamente viável. A empresa agora diz que seu processo de 7nm não será lançado no mercado até o final de 2022 ou o início de 2023.

Aqui está o trecho do comunicado de imprensa da Intel:

"O tempo do produto da CPU baseado em 7nm da empresa está mudando aproximadamente seis meses em relação às expectativas anteriores. O principal fator é o rendimento do processo de 7nm da Intel, que com base em dados recentes, está agora aproximadamente 12 meses atrás da meta interna da empresa".

Na demonstração de resultados, o CEO da Intel, Bob Swan, disse que a empresa identificou um "modo de defeito" em seu processo de 7nm e investiu em planos de contingência. A empresa também usará fundições externas de terceiros como plano de contingência.

Não está claro como a Intel conciliará um atraso de seis meses com seus processadores de 7 nm com um ano de atraso nas projeções internas de rendimento de 7 nm, mas é possível que a empresa tenha um buffer embutido em seu roteiro. O atraso reflete mais um revés, pois a Intel ainda luta para superar os problemas de rendimento de vários anos que encontrou em seu processo de 10 nm. Esses atrasos permitiram que seus concorrentes, como a AMD, aproveitassem a oportunidade de arrancar a posição de liderança dos nós de processo da Intel pela primeira vez na história da empresa. Isso desencadeou uma guerra de preços no mercado, pois a Intel luta com um verdadeiro concorrente x86 com um nó melhor, sem mencionar os novos chips Graviton 2 ARM da Amazon baseados no nó de 7 nm da TSMC. O anúncio também agrava as notícias recentes de que o arquiteto de chips estrela do rock Jim Keller, que fazia parte de um esforço de equipe para revitalizar os roteiros da empresa, deixou a empresa.

O CFO da Intel, George Davis, indicou anteriormente que a tecnologia de processo da empresa ficaria atrás de seus concorrentes até 2021 até a chegada de 7 nm em 2021 , e que a empresa recuperaria a liderança com seu processo de 5 nm em um tempo indefinido:

"Então, trazemos muita capacidade para a mesa de nossos clientes, além da CPU, e sentimos que estamos começando a ver a aceleração do lado do processo de que estamos falando para voltar à paridade no Geração de 7 nm e recuperar a liderança na geração de 5 nm ".

"Como dissemos no dia do nosso analista em 19 de maio: Veja, este não será apenas o melhor nó que a Intel já teve. Será menos produtivo que 14 nm, menos produtivo que 22 nm, mas nós ' Estamos empolgados com as melhorias que estamos vendo e esperamos começar o período de 7 nm com um perfil de desempenho muito melhor do que a partir do final de 2021. "

Esse plano para recuperar uma posição competitiva agora obviamente mudou devido ao atraso de 7 nm. A Intel planejava acelerar a entrega de seu nó de 7nm para compensar os 10nm de baixo desempenho, o que, segundo ela, não funcionaria tão bem quanto os outros nós. Na época, Davis observou que a empresa estava tentando ser clara com os investidores sobre os impactos de 10 nm nas margens brutas da empresa: "... mas o fato é que eu queria deixar claro o que estava acontecendo durante a geração de 10 nm. o fato é que não será um nó tão forte quanto as pessoas esperariam de 14nm ou o que elas verão em 7nm ".

"Além disso, estávamos em um momento em que, para recuperar a liderança do processo, tínhamos que acelerar a sobreposição entre 10 nm, 7 nm e, em seguida, 7 nm e 5 nm, portanto, o custo que você está absorvendo, começando em 2021, você obtiveram essa interseção do desempenho de 10 nm, o investimento em 7 nm, e também iniciaram o investimento em 5 nm: todos esses elementos se combinam para impactar a margem bruta ".

Esta notícia foi divulgada apenas nos ganhos financeiros da Intel sem aviso prévio e a empresa diz que anunciará mais detalhes durante sua chamada de ganhos, por isso estamos indo mais fundo. A empresa tem um resumo dos ganhos em breve e chegamos a outro contexto. Atualizaremos esta postagem à medida que aprendermos mais.

y2KRLFYWJonUqz8TWoHQC-970-80.jpg.webp

Q2-2020_Earnings-Presentation-page-004-1030x579.jpg

A Intel está acelerando sua transição para produtos de 10 nm este ano, com volumes crescentes e forte demanda por uma linha em expansão. Isso inclui um portfólio crescente de processadores Intel Core baseados em 10 nm com o lançamento do "Tiger Lake" em breve e a primeira CPU para servidor baseada em 10 nm "Ice Lake", que permanece planejada para o final deste ano. Na segunda metade de 2021, a Intel espera entregar uma nova linha de CPUs clientes (codinome "Alder Lake"), que incluirá sua primeira CPU de desktop baseada em 10 nm e uma nova CPU de servidor baseada em 10 nm (com o nome de código "Sapphire Rapids").

É por esse motivo que a Intel enfrenta ventos muito mais nítidos atualmente. Como ilustração, o Goldman Sachs rebaixou a gigante de semicondutores no dia 6 de julho de 'Neutro' para uma classificação de 'Venda'. O banco de Wall Street também reduziu o preço-alvo das ações da Intel para US $ 54, ante um pino anterior de US $ 65. Embora admitisse que a Intel parecia "barata" em relação à avaliação de seus concorrentes, o analista do Goldman Toshiya Hari afirmou que a Intel é "a única empresa em que prevemos contração da margem bruta nos próximos anos".

Se há uma coisa que aprendi assistindo ao TSMC nos últimos anos, é que é excepcionalmente difícil recuperar o atraso se você ficou para trás. Conseguir nós menores e inteligentes é tão difícil que você simplesmente não pode cortar custos nem usar atalhos jogando mais dinheiro no problema. O TSMC jogou de maneira inteligente por nunca assumir riscos desnecessários, e eles ainda seguem essa filosofia ao manter os FinFETs até 3nm porque não acreditam que os GAAFETs estejam prontos para o horário nobre até então. Por outro lado, a Intel assumiu riscos quando não precisavam e pressionou muito o nó de 10nm e agora está pressionando o nó de 7nm com muita força porque ficou para trás. A Samsung está ficando para trás no nó de 7 nm, estragando a Nvidia, e estão pressionando os GAAFETs pelo nó de 3nm na esperança de alcançar o TSMC. Melhoria lenta e constante agora é o nome do jogo. Eu dou muitos elogios a Lisa e à equipe por se dobrarem e se engajarem na onda do TSMC.

A Intel perdeu US $ 23 bilhões em valor de mercado.

Agora é óbvio que Jim Keller era ineficaz na Intel (política corporativa)

Sim. De acordo com Charlie, Jim queria terceirizar o TSMC 7nm porque os nós da Intel sugaram e / ou atrasaram, mas outro chefe da Intel, alguém responsável pelo lado de fundição da Intel, disse que não, porque seria improdutivo o volume e parece ruim para a empresa. . Eles concordaram em discordar e foi uma das razões pelas quais Jim foi embora.

Se os dados do 3D Center estiverem corretos, podemos ver que o Rocket Lake e o Alder Lake são mais um competidor Zen 4 do que Zen 3, dependendo da época do ano em que o Rocket Lake sai.

Todos devem ter em mente duas coisas:

1. Intel 10nm é muito diferente dos seus 7nm.
  2. O EUV é muito difícil e apenas o TSMC parece ter rendimentos e características de potência decentes.
Os 10nm da Intel foram sua tentativa de pular o EUV. Por outro lado, eles não têm o nível de experiência que a TSMC e a Samsung têm no uso do EUV em camadas selecionadas.

É Incrível isso os caras cagaram no node 10nm e conseguiram a incrível proeza de cagar o 7nm tambem.:facepalm::facepalm:.

Eu acho que a Intel deve passar mais um ou dois anos moscando até finalmente terceirizar a produção nos nodes menores.
Ou talvez o Alder Lake seja muito melhor que o Skylake e segure a onda mesmo numa litografia menor. Mas não estou otimista em relação a performance desses "núcleos pequenos". Acho que não vai fazer frente ao design de chiplets para atividades que usam todos os núcleos disponíveis.

Com os atuais valores das MB Z490 e dos 10900K eu acho que vou pular essa geração, e ficar com meu I9 9900K + Z390 Hero.
Na verdade essa geração nem deveria existir!!

Users who are viewing this thread

Voltar