[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
@brender

Raja vai sair da Intel?

Que desastre esse cara, o que ele entregou?

Na AMD uma arquitetura pífia (VEGA) que sacramentou a dominância da NVIDIA.

Na Intel, esperando os reviews das Xe.

Caramba coisa ta feio ,só noticia ruim emendando em noticia ruim , buraco de sujeira que INTEL se enfiou vai ser dificil de sair.

É o que acontece quando você demite pessoas experientes em prol da diversidade. Bons entendedores entenderão.

Final dos anos 2000 a Intel demitiu mais de 80% dos funcionários com mais de 50 anos de idade.

Os caras que carregaram a Intel nas costas (fizeram o Pentium 4, Core 2 Duo/Quad, Nehalem...) muitos foram chutados da empresa por "custar muito caro".

É o que acontece quando você demite pessoas experientes em prol da diversidade. Bons entendedores entenderão.

Final dos anos 2000 a Intel demitiu mais de 80% dos funcionários com mais de 50 anos de idade.

Os caras que carregaram a Intel nas costas (fizeram o Pentium 4, Core 2 Duo/Quad, Nehalem...) muitos foram chutados da empresa por "custar muito caro".
Manda a source disso aí, eu tinha alguns links sobre a péssima cultura dentro da Intel.

Manda a source disso aí, eu tinha alguns links sobre a péssima cultura dentro da Intel.

Dê uma lida nos comentários

Você pode ver que a Intel hoje tem dificuldade em atrair jovens talentos, mesmo pagando bem.

Tem uma frase lá que me lembra o feedback de vários colegas de trabalho sobre empresas que já trabalharam:

"Intel is devoid of technically competent people and is populated by power point and excel jocks who do not have the slightest idea of what they are doing."

Última edição:
Dê uma lida nos comentários

Você pode ver que a Intel hoje tem dificuldade em atrair jovens talentos, mesmo pagando bem.

Tem uma frase lá que me lembra o feedback de vários colegas de trabalho sobre empresas que já trabalharam:

"Intel is devoid of technically competent people and is populated by power point and excel jocks who do not have the slightest idea of what they are doing."
Muito zoado isso, principalmente uma empresa deste porte, bem que o Francois disse que eles perderam todos os talentos. Agora fica a questão, como será o futuro da Intel devido a isto...

Muito zoado isso, principalmente uma empresa deste porte, bem que o Francois disse que eles perderam todos os talentos. Agora fica a questão, como será o futuro da Intel devido a isto...

Por hora vão sofrer muito, daqui uns anos vão ficar no marasmo, 5% de ganho a cada 2 anos, vão conseguir adaptar a arquitetura Core (com um novo nome) para fazer uso dos processos de litografia externos (TSMC, Samsung, etc).

Provavelmente a Intel será dividida entre a parte de design e a parte de fabricação.

A empresa do tamanho que é hoje, com os resultados que tem tido, não sobrevive muito tempo.

Última edição:
Por hora vão sofrer muito, daqui uns anos vão ficar no marasmo, 5% de ganho a cada 2 anos, vão conseguir adaptar a arquitetura Core (com um novo nome) para fazer uso dos processos de litografia externos (TSMC, Samsung, etc).

Provavelmente a Intel será dividida entre a parte de design e a parte de fabricação.

A empresa do tamanho que é hoje, com os resultados que tem tido, não sobrevive muito tempo.
O Francois já disse que o time de Oregon está criando uma nova arquitetura vencedora naipe Conroe, resta saber quando vai estar pronto. Sobre os ganhos, diz de desempenho? pelo que sei, Ocean Cove é uma arquitetura com a mão do Keller, tá lá pra 2023, depois disso é história. Não acho que eles vão ficar no marasmo, já que, Tiger Lake que é de 4 anos atrás já é muito bom, mas tudo é possível.

De que maneira imagina que a Intel irá adaptar a arquitetura "Core" para usos de processos de litografia externa? já que, só a Intel, tem mais que o dobro de produção que a TSMC faz para a AMD, e além disso a TSMC/Samsung não conseguem atender a demanda de todos os parceiros.

Última edição:
O Francois já disse que o time de Oregon está criando uma nova arquitetura vencedora naipe Conroe, resta saber quando vai estar pronto. Sobre os ganhos, diz de desempenho? pelo que sei, Ocean Cove é uma arquitetura com a mão do Keller, tá lá pra 2023, depois disso é história. Não acho que eles vão ficar no marasmo, já que, Tiger Lake que é de 4 anos atrás já é muito bom, mas tudo é possível.

De que maneira imagina que a Intel irá adaptar a arquitetura "Core" para usos de processos de litografia externa? já que, só a Intel, tem mais que o dobro de produção da TSMC, e além disso a TSMC/Samsung não conseguem atender a demanda de todos os parceiros.

Enquanto a Intel produz centenas de milhões de chips por ano, o TSMC produz mais de um bilhão por ano. Isso deu à empresa de Taiwan mais experiência para melhorar suas fábricas, ajudando os engenheiros da TSMC a ultrapassar seus colegas da Intel em execução técnica.

Enquanto a Intel produz centenas de milhões de chips por ano, o TSMC produz mais de um bilhão por ano. Isso deu à empresa de Taiwan mais experiência para melhorar suas fábricas, ajudando os engenheiros da TSMC a ultrapassar seus colegas da Intel em execução técnica.
Normal, mas a TSMC não conseguiria atender a demanda da Intel, hj eles tem o dobro q a TSMC produz pra AMD, faltou isso no texto. Para a TSMC atender a demanda da Intel eles teriam q fazer um investimento muito pesado para algo incerto.

Normal, mas a TSMC não conseguiria atender a demanda da Intel, hj eles tem o dobro q a TSMC produz pra AMD, faltou isso no texto. Para a TSMC atender a demanda da Intel eles teriam q fazer um investimento muito pesado para algo incerto.

Você tinha dito que a INTEL produz mais que o dobro da TSMC

O quote era referente a isso

De que maneira imagina que a Intel irá adaptar a arquitetura "Core" para usos de processos de litografia externa? já que, só a Intel, tem mais que o dobro de produção que a TSMC faz para a AMD, e além disso a TSMC/Samsung não conseguem atender a demanda de todos os parceiros.

Só acredito nessa nova arquitetura vendo,

Da mesma forma que não me hypei para os Ryzen.

Eu me hypei nos Ryzen, iria trocar meu 7700k pelo 1800x, mas quando fui ver a realidade... Pior que via aqueles testes clássicos em Cinebench deles e acreditava que seria foda em jogos tbm.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Esses setores aumentaram a esperança em alguns bairros de Washington de que uma nova base industrial esteja começando a se formar - embora ainda esteja muito distante dos investimentos muito maiores na Ásia e também dependa de incentivos federais e estaduais. Com 20.000 wafers por mês, a capacidade planejada da fábrica da TSMC no Arizona é pequena em relação às suas maiores fábricas em Taiwan, levando alguns rivais a afirmarem que o investimento foi oferecido principalmente para agradar em Washington. Mesmo se seguir adiante com a expansão posterior, levaria muitos anos para replicar a tecnologia avançada que a empresa desenvolveu em Taiwan, de acordo com executivos do setor. A perspectiva de um envolvimento limitado apenas dos fabricantes de Taiwan e da Coréia do Sul significa que o governo dos EUA pode achar que não tem escolha a não ser apoiar a Intel como campeã nacional, disse uma indústria em Washington. Mas, após o último tropeço na fabricação da empresa californiana, é provável que a ansiedade permaneça alta.

Discordo fortemente da parte que o 8700k se equipara ao 10900k em jogos, principalmente no citado BFV se for MP, eu já tive a oportunidade de ficar 1 semana com um 9900k, NO MEU CASO de 1080Ti jogando em 1440p não houve diferença, mas quando botei em 1080p o 9900k abriu vantagem em jogos CPU bound, como BFV, AC Origins/Odyssey, etc, isso com uma 1080Ti, imagina com uma 2080Ti ou futura 3080Ti quando os jogos vierem usando mto mais CPU que atualmente.

Eu me hypei nos Ryzen, iria trocar meu 7700k pelo 1800x, mas quando fui ver a realidade... Pior que via aqueles testes clássicos em Cinebench deles e acreditava que seria foda em jogos tbm.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Discordo fortemente da parte que o 8700k se equipara ao 10900k em jogos, principalmente no citado BFV se for MP, eu já tive a oportunidade de ficar 1 semana com um 9900k, NO MEU CASO de 1080Ti jogando em 1440p não houve diferença, mas quando botei em 1080p o 9900k abriu vantagem em jogos CPU bound, como BFV, AC Origins/Odyssey, etc, isso com uma 1080Ti, imagina com uma 2080Ti ou futura 3080Ti quando os jogos vierem usando mto mais CPU que atualmente.
Em casos extremos 1080p low competitivo com uma 2080TI o 10900K abre mais que 30 a 50 fps de vantagem vs 9900K.

Você tinha dito que a INTEL produz mais que o dobro da TSMC

O quote era referente a isso
Eu esqueci de colocar q era referente a AMD.

Intel emerge como símbolo do declínio da Big Tech
O apoio do governo a rivais menores é mais inteligente do que folhetos inúteis para uma empresa que se perdeu.

Como se simbolizasse o declínio dos EUA , um gigante da indústria americana está sendo ultrapassado por rivais estrangeiros. A Intel Corp., empresa que outrora marcou o domínio da indústria de semicondutores nos EUA, anunciou que a introdução de sua nova série de chips de computador, os processadores de 7nm, será um ano atrasada. Isso ocorre após a geração anterior de chips, CPUs de 10 nm, levar muito mais tempo do que o esperado.

A Intel, diferentemente de muitas empresas de semicondutores, projeta e fabrica seus próprios chips. Na frente do projeto, que está sendo ultrapassado por rivais domésticos e baseada no Reino Unido ARM Ltd., que recentemente pegou negócio da Apple Inc. longe da Intel. Do lado da fabricação, a Intel está perdendo terreno para a TSMC de Taiwan, especializada na fabricação de chips para outras empresas e que teve poucos problemas para fabricar suas próprias novas gerações no prazo. O TSMC agora possui um valor de mercado mais alto das duas empresas:

As falhas da Intel provavelmente resultam de vários fatores específicos da própria empresa. Alguns observadores dizem que, ao insistir na integração vertical, a Intel perdeu a oportunidade de aprender com as inovações geradas por outras empresas (agora está trabalhando na mudança para um modelo menos integrado). Seu foco em seus mercados high-end existentes fez com que tropeçasse em mercados mais novos por chips mais baratos - um caso clássico do chamado dilema do inovador . Também tomou algumas decisões ruins sobre as tecnologias de fabricação e sofreu vários problemas de pessoal no topo.

Alguns, no entanto, provavelmente verão os tropeços da Intel como um sinal de que os EUA não estão fazendo o suficiente para apoiar a indústria de semicondutores. Isso intensificará os apelos ao governo para intervir e apoiar o gigante doente. Os legisladores já estão considerando um programa de subsídios de US $ 25 bilhões para os fabricantes de chips, para competir ostensivamente com a China, que subscreve fortemente suas próprias empresas. A Intel, que já é uma das maiores beneficiárias do governo, e cujo diretor executivo pressionou pela nova lei, sem dúvida colheria uma parte significativa do lucro inesperado.

De fato, existem algumas boas razões para o governo dos EUA impulsionar a indústria de chips. A defesa nacional é uma delas. Os chips de computador são essenciais para a guerra moderna e é muito arriscado permitir que a China tenha um domínio sobre os circuitos de controle de alto nível. Taiwan é de fato um aliado dos EUA, mas se for bloqueado em um conflito com a China, os EUA poderão ser isolados das fábricas da TSMC e perder o acesso a suprimentos críticos de chips no pior momento possível.

O agrupamento industrial é o segundo motivo para desejar uma indústria doméstica de semicondutores. Os fabricantes de chips, como todas as empresas de alta tecnologia, empregam muitos trabalhadores qualificados; ter esses trabalhadores nos EUA cria um conjunto profundo de talentos e idéias que outras empresas localizadas nas proximidades podem aproveitar, incentivando outras indústrias de tecnologia a se instalarem no país também.

Mas existem maneiras mais eficientes de atingir esses objetivos do que gastar dinheiro em uma grande empresa dominante. A Intel gastou dezenas de bilhões de dólares em recompras de ações nos últimos anos, parando apenas recentemente durante a pandemia de coronavírus. Recompras, como dividendos, são uma maneira de devolver dinheiro aos investidores; A teoria básica das finanças corporativas diz que as empresas fazem isso quando têm mais dinheiro do que sabem investir produtivamente. Portanto, jogar dinheiro do governo em um campeão existente como a Intel provavelmente engordará as carteiras dos acionistas, em vez de estimular uma onda de novos investimentos em nível mundial.

Em vez disso, o governo pode buscar o domínio dos semicondutores de maneiras mais eficazes. A primeira é incentivar a TSMC a colocar fábricas de chips nos EUA, reduzindo o risco de Taiwan ser isolada em um conflito. Isso já está começando, e a fabricante de chips de Taiwan está planejando uma instalação de US $ 12 bilhões no Arizona.

Segundo, os EUA podem ajudar a incentivar os novos fabricantes de chips a melhorar a concorrência com a Intel.
Uma analogia é a indústria automobilística, onde a inovação mais avançada dos últimos anos não veio de gigantes estabelecidos - e fortemente subsidiados - como Ford Motor Co. e General Motors, mas da inovadora Tesla Inc., uma beneficiária de incentivos fiscais para veículos de energia limpa e que agora vale mais do que as duas empresas mais antigas juntas. Além de incentivar a inovação, as novas empresas fornecem diversificação, de modo que um setor não deposita todas as suas esperanças em um ou dois grandes players estabelecidos. E adicionar mais empresas também promove uma concorrência saudável.

Os EUA precisam de novas empresas mais dinâmicas da variedade Tesla. Mas, como alertou Andy Grove, um dos fundadores da Intel, em 2010 , pode ser difícil para empresas americanas menores crescerem para competir com gigantes rivais estrangeiros; é difícil para os novatos modernos fazerem o que a Intel conseguiu fazer. Embora o capital seja barato no papel, o sistema financeiro dos EUA não está configurado para distribuir grandes somas de dinheiro barato que as jovens empresas manufatureiras precisam escalar para o tamanho de uma Intel; até Tesla contornou a beira da falência várias vezes. A GlobalFoundries, uma empresa americana cujo modelo de negócios é semelhante ao da TSMC, não conseguiu arcar com os custos de pesquisa e desenvolvimento necessários para permanecer na vanguarda.

Isso poderia ser resolvido com uma versão da sugestão de Grove para um banco de escala liderado pelo governo, que forneceria financiamento barato para empresas jovens crescerem e atingirem a fronteira tecnológica. Em vez de subsídios incondicionais em dinheiro, esses empréstimos dependeriam de investimento e crescimento. E eles seriam de natureza temporária; se uma empresa tivesse sucesso em se tornar uma nova gigante de alta tecnologia, seu acesso à torneira de financiamento barato seria finito.

Às vezes, a política industrial é necessária, mas é uma coisa complicada de acertar. Ao ajudar as novas empresas de manufatura de alta tecnologia a crescer, os EUA podem apoiar indústrias estratégicas, mantendo os benefícios da concorrência no mercado.

Comentários no reddit

O Intel Grand Ridge possui até 24 núcleos Atom, suporta DDR5 e PCIe 4.0

Intel Grand Ridge suporta DDR5, PCIe 4.0

O Grand Ridge da Intel é uma arquitetura baseada em Atom projetada para estações base 5G. Este é um sucessor do Snow Ridge, que tinha um design muito semelhante, excluindo os novos recursos do Grand Ridge. E há alguns novos recursos interessantes, com certeza.

O Intel Grand Ridge suporta memória DDR5 de canal duplo (até 5600 MHz). Além disso, a série também suporta os núcleos de CPU PCI-Express 4.0 e Gracemont (os núcleos no diagrama são rotulados).

De acordo com o roteiro oficial, a arquitetura é esperada para 2021. No entanto, como foi planejado para ser fabricado com tecnologia de processo de 7nm HLL + e a Intel reconheceu recentemente problemas com o desenvolvimento do processo, é provável que essa data mude.

O design do núcleo Atom de 24 núcleos da Intel Grand Ridge terá clock de 2,6 GHz, o que significa que a série será 400 MHz mais rápida que o sucessor.

Intel-Grand-Ridge-Series.jpg

Especificações do Intel Grand Ridge, Fonte: AdoredTV

Intel-Gracemont-1200x636.jpg

Roteiro da arquitetura Intel Core

Comentários do reddit:

This data dump purportedly contains:
  • Intel ME Bringup guides + (flash) tooling + samples for various platforms
  • Kabylake (Purley Platform) BIOS Reference Code and Sample Code + Initialization code (some of it as exported git repos with full history)
  • Intel CEFDK (Consumer Electronics Firmware Development Kit (Bootloader stuff) SOURCES
  • Silicon / FSP source code packages for various platforms
  • Various Intel Development and Debugging Tools
  • Simics Simulation for Rocket Lake S and potentially other platforms
  • Various roadmaps and other documents
  • Binaries for Camera drivers Intel made for SpaceX
  • Schematics, Docs, Tools + Firmware for the unreleased Tiger Lake platform
  • (very horrible) Kabylake FDK training videos
  • Intel Trace Hub + decoder files for various Intel ME versions
  • Elkhart Lake Silicon Reference and Platform Sample Code
  • Some Verilog stuff for various Xeon Platforms, unsure what it is exactly.
  • Debug BIOS/TXE builds for various Platforms
  • Bootguard SDK (encrypted zip)
  • Intel Snowridge / Snowfish Process Simulator ADK
  • Intel Marketing Material Templates (InDesign)
  • Lots of other things

INTEL CPU VULNERABILITY CAN BE USED TO KILL CPUS AND CRASH SYSTEMS

Quero prefaciar este artigo com algumas palavras importantes. Publicamos vazamentos de hardware quando temos cerca de 99% de confiança de que nossas fontes nos deram boas informações. As informações contidas neste exclusivo, dada a sua natureza severa, exigem 100% de confiança, um nível de confiança que possuímos. Também não temos prazer em publicar essas informações, mas temos boas razões para fazê-lo.

Fomos informados recentemente sobre uma vulnerabilidade de hardware presente nos chips Intel da geração atual, e provavelmente remonta à 6ª geração, e vimos indicações de que até a quarta e a quinta gerações podem ser afetadas. É semelhante ao Plundervolt, mas não é uma vulnerabilidade de segurança em si. Para quem não conhece, o Plundervolt é uma vulnerabilidade de segurança causada pela diminuição da tensão em uma CPU Intel baixa o suficiente para comprometer o sistema de segurança SGX. Essa nova vulnerabilidade também diz respeito à alteração da tensão, mas para fins puramente dentro do hardware.
Ao executar um programa simples que nem precisa ser instalado ou ao instalar um driver, é possível aumentar ou diminuir a tensão da CPU em até meio volt. Agora, ele exige permissões elevadas para o nível de administrador (pelo menos no Windows) para que isso funcione, mas funciona com CPUs bloqueadas e desbloqueadas e pode persistir durante uma reinicialização usando um driver assinado, o que não solicitaria o UAC. O método do driver é particularmente preocupante porque ignora o UAC após a instalação inicial (o que realmente solicita o UAC), diferente do método no qual apenas um programa é executado.

Como tal, se um sistema fosse comprometido e um hacker começasse a mexer na tensão de uma CPU, o que exatamente poderia acontecer? Bem, vamos nos concentrar no aumento da tensão primeiro. Em uma CPU que normalmente opera em velocidades e tensões de clock mais baixas, como CPUs de servidor e CPUs de baixo custo, você pode esperar uma meia voltagem extra para tornar as coisas muito mais fáceis e talvez reduzir significativamente sua vida útil por um período de tempo devido a muito tensão mais alta que o normal. Mas, em um nível muito superior, CPUs mais rápidas com altas velocidades de clock e, portanto, voltagens relativamente altas prontas para uso, é possível que esse tipo de voltagem possa causar danos imediatos ou até a morte. Mais meio volt não é uma piada.

Tecnicamente, uma meia voltagem extra nem é um limite. Ao flutuar a voltagem de uma CPU a uma velocidade incrível, o VRM (ou módulo regulador de voltagem) poderia ultrapassar acidentalmente a quantidade pretendida de voltagem em um pouco. Isso será mais eficaz em placas-mãe mais baratas e de menor qualidade do que nas placas de alta qualidade, porque um VRM melhor será projetado para ultrapassar com menos frequência e ficar mais próximo do alvo pretendido. Não temos certeza se essa é uma técnica eficaz para danificar ou matar CPUs (não temos muita experiência nisso), mas qualquer coisa que aumente ainda mais a tensão não é uma boa notícia.

O outro lado da moeda é muito diferente. O plundervolt, é claro, reduz a tensão como um meio de comprometer o SGX, mas não em meio volt. A redução dessa tensão quase certamente causará um acidente imediato. Embora não exista nenhum dano material causado aqui, pode ser seriamente irritante e talvez mais difícil de detectar do que um programa simples que apenas desliga o PC assim que ele é inicializado. Ah, e é claro que essa exploração poderia ser usada como vetor para a utilização do Plundervolt, então é isso.

Falando em Plundervolt, parece que os patches no nível do BIOS para essa exploração também devem corrigir esse. Porém, esses patches nem sempre estão ativados e os sistemas nem sempre estão atualizados no nível do BIOS; considerando que as CPUs de quarta e quinta geração nunca receberam patches Plundervolt, pois não são vulneráveis, os sistemas que usam essas CPUs podem ser muito vulneráveis à nova exploração. Portanto, contanto que o Plundervolt seja uma ameaça, essa vulnerabilidade também é, e é igualmente ruim, exceto que, em vez de informações serem roubadas, as CPUs podem ser danificadas ou mortas e os sistemas podem ser impedidos de funcionar. Embora esse bug não seja apocalíptico, o custo do material aqui certamente não pode ser subestimado.

Enviamos um email para o pessoal de relações públicas da Intel sobre esse problema e recebemos uma resposta, mas foi apenas um pedido de mais informações sobre quem nos contou exatamente sobre essa vulnerabilidade e como ela é chamada (o que era impossível de cumprir porque não possui nome oficial). Nenhum comentário oficial, infelizmente. Mas certamente sua equipe de segurança está trabalhando duro neste momento, tentando descobrir o que exatamente está acontecendo.

O que queremos que a Intel faça é acelerar a correção ou, pelo menos, começar a aplicar os patches Plundervolt muito, muito mais a sério. Lembre-se de que muitos dos novos laptops de 10ª geração do Comet Lake não receberam alteração de tensão desbloqueada, mas agora recebem? A Intel precisa dizer a seus parceiros que parem de fazer isso porque os riscos foram aumentados. Usuários normais não teriam medo do Plundervolt roubar dados, mas alguns malwares desagradáveis podem ser uma preocupação desta vez. Não estamos dizendo que as máquinas baseadas em Intel de todo mundo serão fritas, obviamente, mas isso pode ser usado para danificar maliciosamente os sistemas.

Esperamos que a Intel comece a trabalhar para corrigir esse problema o mais rápido possível, e também gostaríamos de ver outros designers de CPU garantirem que suas CPUs não sejam vulneráveis ao mesmo tipo de exploração.

Engraçado que a maioria desses exploits de segurança requerem ou acesso físico à maquina ou então acesso administrativo/raiz ou seja é algo que pro usuário comum não tem a menor importância a não ser que algum hacker invada sua casa e use seu computador.

Última edição:
Esses problemas da Intel surgiu gente até do bueiro pra falar q acabou pros caras, q é o fim e n sei oq, engraçado. SemiAccurate já tinha falado antes q a NVIDIA e Intel estavam lascadas e não sei oq, não deu nada, agr surge um monte de ex-funcionário da Intel falando um monte de abobrinha kk, tá bom.

Meanwhile, eles estão com marketshare consolidado (em server, q é oq mais importa pra eles) e com revenue aumentado, TGL pra quebrar a AMD em laptop e ADL/SPR, ADL sendo ou não o novo Conroe e SPR pra barrar a AMD de vez em server.

Última edição:
Engraçado que a maioria desses exploits de segurança requerem ou acesso físico à maquina ou então acesso administrativo/raiz ou seja é algo que pro usuário comum não tem a menor importância a não ser que algum hacker invada sua casa e use seu computador seu computador.
É mais problemático para pessoas sem noção de segurança na internet como usuários casuais por exemplo. Eles baixam um virus, dão acesso administrativo e o hacker faz a festa, até podendo acessar a rede da casa ou empresa.

É mais problemático para pessoas sem noção de segurança na internet como usuários casuais por exemplo. Eles baixam um virus, dão acesso administrativo e o hacker faz a festa, até podendo acessar a rede da casa ou empresa.
Sim mas ainda assim, as pessoas afetas por isso não vão ser nem 1%. Se alguém for usar alguim desses exploits vai ser contra grande datacenters/empresas e não usuários comuns.

Users who are viewing this thread

Voltar