[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início

Intel prepara CPU Core i5-13490F com clocks aumentados e mais cache.​

Core i5-13490F, uma nova variante para o mercado chinês?​

Primeiros detalhes do novo processador Core i5 da série Core de 13ª geração.

BIOdaOZ.png

O Core i5-12490F foi uma edição especial lançada para o mercado chinês com cache aumentado. Esta CPU estava usando um die de um modelo de ponta com cache L3 aumentado e clocks mais altos que o i5-12400F. O sucessor chamado i5-13490F parece seguir este princípio.

De acordo com as capturas de tela compartilhadas por @wnxod , a CPU possui 6 núcleos de desempenho e 4 núcleos eficientes. Dito isso, a configuração completa é de 10 núcleos e 16 threads, assim como o i5-13400F. A diferença está nas velocidades de clock, que são 200 MHz mais altas, portanto, no mesmo nível do i5-13500. Além disso, o cache L3 tem 24 MB, portanto, 4 MB adicionais estão disponíveis com este SKU. No entanto, o cache L2 não mudou e permanece em 9,5 MB.

2k64xwg.jpg

A CPU já foi testada com o benchmark integrado CPU-Z e obteve 779,7 e 6834,5 pontos nos testes single e multi-core, respectivamente. Isso se traduz aproximadamente em desempenho 6% e 4,5% maior do que o Core i5-13400F.

3y71hyI.jpg

kb1jbnm.jpg

O modelo anterior vinha em uma caixa preta distinta e era vendido apenas no mercado chinês. A Intel não incluiu um cooler padrão com este processador. O i5-13490F ainda não está listado pela Intel no site oficial, nem foi anunciado no mês passado na CES 2023 com a revelação da série não-K.

lhGWsxL.png

Fonte: (13490F) @wnxod , (13400F) NotebookCheck
Não consigo entender a razão de sair variantes tão próximas. Não estou “cornetando” não, é uma dúvida honesta.

Não acredito que estão ''cornetando'' Intel vive lançando essas variantes e deve chegar com preço atraente!
Eu quis dizer q EU não estava cornetando rs. Certamente a Intel tem suas razões comerciais.

Eu q não entendo o pq, de tantas variações, com desempenho parecido.

Eu quis dizer q EU não estava cornetando rs. Certamente a Intel tem suas razões comerciais.

Eu q não entendo o pq, de tantas variações, com desempenho parecido.
Tem um mercado forte na China, +1Bi pessoas...vai que lá não chega o 13500 ou tem muito 13500 / 13600 bixado que foi produzido e não passou no QA,...ai rebatizam como 13490, preju vira lucro.

Simples é o fato de vender mais no mercado chines porque lá é forte fora a demanda que é alta.
É igual a fonte branca e de anime na Ásia, mercado da porra que a galera chega a pagar +200 doletas só pela aparência

Agora quer uma coisa engraçada sobre isso?

No 8700K aqui, com o MCE ativado o processador esquenta muito menos do que no padrão da intel, vai entender?
Se eu desativo o MCE bichinho voa nos 82 graus boostado facinho, com o MCE ativo os boost batem no máximo 72 graus de temperatura, nota não é de hoje que os processadores andam quente né? 8700K já da uma fritada eu nem fiquei tão surpreso com esses novos 95 e 100 graus dos intel e AMD XD.

E isso que meu 8700K ta num radiador de 360mm.........
Aqui é a mesma coisa, adquiri recentemente 13600kf, ele pega 100 graus em segundos com teste de stress, isso com um water cooler, é surreal.
Optei em desativar o MCE, e para minha surpresa... é pior
Teoricamente era para ser o contrario kk

Tem um mercado forte na China, +1Bi pessoas...vai que lá não chega o 13500 ou tem muito 13500 / 13600 bixado que foi produzido e não passou no QA,...ai rebatizam como 13490, preju vira lucro.
verdade , não tinha pensado nisso.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Simples é o fato de vender mais no mercado chines porque lá é forte fora a demanda que é alta.
Outra verdade. Mercado sempre aquecido.

Intel Core i9-13900K cai para US$ 530 no MicroCenter, 13700K para US$ 330 e 13600K para US$ 250.​

mq8QUum.png

Assim como esperamos mais notícias sobre a série Ryzen 7000X3D no final deste mês, a Intel e seus parceiros estão implementando alguns cortes de preços interessantes. Até agora, o preço da série K caiu apenas no MicroCenter, mas também há alguns descontos menores para outras CPUs.

O carro-chefe i9-13900K SKU de 24 núcleos agora está disponível por $ 529,99 , o que equivale a um desconto de $ 59 do MSRP original. Na mesma loja, um CPU Core i7-13700K de 16 núcleos foi descontado por apenas $ 349,99 . Além disso, o Core i5-13600K agora pode ser encontrado por apenas US$ 249,99 , o que é US$ 69 mais barato do que antes.

Embora este seja um desconto muito respeitável, deve-se notar que esta promoção é apenas para retirada na loja, não disponível online. Mais importante ainda, outros varejistas americanos ainda não seguiram o MC reduzindo o preço em suas lojas, e nada realmente indica que isso possa acontecer.

62q3VJ8.jpg

Verificamos rapidamente os varejistas mais populares dos EUA (Amazon, Newegg e MicroCenter) para ver se outros SKUs também tinham descontos. Infelizmente, de todos os 7 modelos K desbloqueados disponíveis, dois deles ainda são vendidos pelo MSRP.

Curiosamente, o recém-lançado carro-chefe da CPU Raptor Lake-S Core i9-13900KS foi descontado na Amazon . Os clientes podem aplicar um cupom de US$ 40, que reduz o preço para US$ 689,99. Isso significa que temos um primeiro desconto nesta CPU também.

ZaCCpOD.png

Fonte: MicroCenter

Intel Core i9-13900K cai para US$ 530 no MicroCenter, 13700K para US$ 330 e 13600K para US$ 250.​

mq8QUum.png

Assim como esperamos mais notícias sobre a série Ryzen 7000X3D no final deste mês, a Intel e seus parceiros estão implementando alguns cortes de preços interessantes. Até agora, o preço da série K caiu apenas no MicroCenter, mas também há alguns descontos menores para outras CPUs.

O carro-chefe i9-13900K SKU de 24 núcleos agora está disponível por $ 529,99 , o que equivale a um desconto de $ 59 do MSRP original. Na mesma loja, um CPU Core i7-13700K de 16 núcleos foi descontado por apenas $ 349,99 . Além disso, o Core i5-13600K agora pode ser encontrado por apenas US$ 249,99 , o que é US$ 69 mais barato do que antes.

Embora este seja um desconto muito respeitável, deve-se notar que esta promoção é apenas para retirada na loja, não disponível online. Mais importante ainda, outros varejistas americanos ainda não seguiram o MC reduzindo o preço em suas lojas, e nada realmente indica que isso possa acontecer.

62q3VJ8.jpg

Verificamos rapidamente os varejistas mais populares dos EUA (Amazon, Newegg e MicroCenter) para ver se outros SKUs também tinham descontos. Infelizmente, de todos os 7 modelos K desbloqueados disponíveis, dois deles ainda são vendidos pelo MSRP.

Curiosamente, o recém-lançado carro-chefe da CPU Raptor Lake-S Core i9-13900KS foi descontado na Amazon . Os clientes podem aplicar um cupom de US$ 40, que reduz o preço para US$ 689,99. Isso significa que temos um primeiro desconto nesta CPU também.

ZaCCpOD.png

Quem tem forno tem medo ...

mq8QUum.png

62q3VJ8.jpg

ZaCCpOD.png

Vamos ver se chega aqui....

Kabum aumentou preço para dar aquele desconto de 5% cupom Adrenaline e ficar na mesma....me engana que eu gosto.

Essa "promo" fake vai até fim de Fevereiro, então mais 1 mes pela frente sem esses cortes de lá fora.

Kabum aumentou preço para dar aquele desconto de 5% cupom Adrenaline e ficar na mesma....me engana que eu gosto.

Essa "promo" fake vai até fim de Fevereiro, então mais 1 mes pela frente sem esses cortes de lá fora.
Pelo menos as 4090 tão diminuindo de preço rápido, bem possível que chegue aqui também.

Espero que chegue mas claro não com preço abusivo!

Pelo menos as 4090 tão diminuindo de preço rápido, bem possível que chegue aqui também.
To torcendo, pronto para pegar um 13700K.
Menor preço 2920,00 agora ,...se chegar num 2700,00 já ficarei bem feliz

Não sei se estou “ranzinza” ou pão duro, mas estou achando os preços bem altos.

Se não pesquisar direito, um 13900k + Z790 (de entrada) já batem uns 6500-7000 lulacoins facilmente.

Só passei pra dizer que depois do undervolt as temperaturas do meu 13900kf estão legais, não deve sair do controle e o sistema tá rock solid

e tbm tirei o gesso do pé pra quem lembra da minha trapalhada 😂

aproveitei hoje pra verificar os meus discos, tá tudo saudável, todos meus SSDs mais antigos continuam 100% mesmo com uso moderado, e hoje comprei mais um HD 🤣

IUDcvHR.jpg

Só passei pra dizer que depois do undervolt as temperaturas do meu 13900kf estão legais, não deve sair do controle e o sistema tá rock solid

e tbm tirei o gesso do pé pra quem lembra da minha trapalhada 😂

aproveitei hoje pra verificar os meus discos, tá tudo saudável, todos meus SSDs mais antigos continuam 100% mesmo com uso moderado, e hoje comprei mais um HD 🤣

IUDcvHR.jpg

Eu desativei o hyperthreading "forçado" que a mobo faz, deu uma temp linda e o Hyperthreading da intel funciona como devia.

Eu desativei o hyperthreading "forçado" que a mobo faz, deu uma temp linda e o Hyperthreading da intel funciona como devia.
Como faz isso? kkkkk

Como faz isso? kkkkk
Um mano postou aqui, ao que parece as mobos tem forçado OC nesses novos processadores. Tem uma configuração na minha que "força" os núcleos ativados sempre no máximo, mesmo quando não tem necessidade.

Não é hyper-threading (HT), vc desligou o multi core enchantment (MCE).

HT = 2 threads por core, se vc desligar isso não teriam as threads extras.

MCE = parada das fabricantes das mobos que socam o clock all core pro talo direto.

Não é hyper-threading (HT), vc desligou o multi core enchantment (MCE).

HT = 2 threads por core, se vc desligar isso não teriam as threads extras.

MCE = parada das fabricantes das mobos que socam o clock all core pro talo direto.
AAAAAAAAAAAAAAAhhhhhh :o

13700KF por 2599,99 to quase martelando, queria o 13700K mas o menor preço agora é 3100,00...

Users who are viewing this thread

Voltar