[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
To comprando z690 e 64gb ram, dependendo...

por outro lado, acho Mac uma bosta, e usei por muito tempo, desde Quadra até MacPro em trampos, para casa não compro
Vou pegar o exemplo de um modelo BIM 3D (maquete) que tenho aqui de uma termelétrica que estamos projetando… no i9-13900k o arquivo demora uns 90 segundos pra carregar e se preciso rotacionar com todos os elementos ligados, dá bastante Lag… no MacBook abre instantâneamente (acho q leva uns 2 ou 3 segundos) e não tem Lag nenhum na navegação.

Mac pra games é um lixo, o sistema tem gente que não se adapta, mas para determinadas tarefas, um Mac (mesmo com hardware inferior) se sai melhor que um PC. Vc pode até não gostar, mas para produtividade é um baita equipamento

Última edição:
Vou pegar o exemplo de um modelo BIM 3D (maquete) que tenho aqui de uma termelétrica que estamos projetando… no i9-13900k o arquivo demora uns 90 segundos pra carregar e se preciso rotacional com todos os elementos ligados, dá bastante Lag… no MacBook abre instantâneamente (acho q leva uns 2 ou 3 segundos) e não tem Lag nenhum na navegação.

Mac pra games é um lixo, o sistema tem gente que não se adapta, mas para determinadas tarefas, um Mac (mesmo com hardware inferior) se sai melhor que um PC. Vc pode até não gostar, mas para produtividade é um baita equipamento
O hardware atual é bom, mas acho o ecosistema muito fechado e para integrar com uma infra-estrutura baseado em Linux, demanda muito mais trabalho pois a cada atualização a Apple muda codigo que gera retrabalho.

Esses 64Gb Corsair 3600MHz aí...qtos pentes ?

Vou pegar o exemplo de um modelo BIM 3D (maquete) que tenho aqui de uma termelétrica que estamos projetando… no i9-13900k o arquivo demora uns 90 segundos pra carregar e se preciso rotacional com todos os elementos ligados, dá bastante Lag… no MacBook abre instantâneamente (acho q leva uns 2 ou 3 segundos) e não tem Lag nenhum na navegação.

Não tem nem o que falar mesmo, o Hardware é trabalhado ao redor do sistema e não o contrário como acontece com os PCs e seus milhões de peças e GPUs, Mac pro que se presta a fazer é o melhor mesmo, só não curto as limitações do sistema e a eterna guerra jurídica da apple pra evitar que terceiros façam consertos no produto.

Essa é a vantagem de ter memória unificada e extremamente rápida. Pra esses tipos de aplicações somente um threadripper/xeon/epyc da vida iria se igualar, pq por mais que vc tenha núcleos e memória de sobra, o dual channel do seu desktop comum ainda limita muito a banda que esses softwares precisam, e aí a CPU fica de enfeite fazendo nada esperando dados chegarem.

Só para fins de comparação, um M2 pro tem 200GB/s de banda, com uma DDR4 4300 (ou seja, um baita OC), vc consegue uns ~65GB/s, já com DDR5 afinada vc consegue algo na casa dos 100GB/s.

Essa é a vantagem de ter memória unificada e extremamente rápida. Pra esses tipos de aplicações somente um threadripper/xeon/epyc da vida iria se igualar, pq por mais que vc tenha núcleos e memória de sobra, o dual channel do seu desktop comum ainda limita muito a banda que esses softwares precisam, e aí a CPU fica de enfeite fazendo nada esperando dados chegarem.

Só para fins de comparação, um M2 pro tem 200GB/s de banda, com uma DDR4 4300 (ou seja, um baita OC), vc consegue uns ~65GB/s, já com DDR5 afinada vc consegue algo na casa dos 100GB/s.
DDR5 afinada consegue bem mais, na casa dos 130GB/s 8400Mhz por aí.

DDR5 afinada consegue bem mais, na casa dos 130GB/s 8400Mhz por aí.
Isso daí já seria algo bem extremo, não? Mas interessante saber.

De toda forma, quem vai usar essas aplicações definitivamente não vai mexer nessas coisas de memória além do XMP pra não ter risco de instabilidade.

Isso daí já seria algo bem extremo, não? Mas interessante saber.

De toda forma, quem vai usar essas aplicações definitivamente não vai mexer nessas coisas de memória além do XMP pra não ter risco de instabilidade.
Pessoal tem usado isso 24/7 em chip A-Die e placa-mãe boa (Asus Z790 Apex). Não é tão extremo.

Pessoal tem usado isso 24/7 em chip A-Die e placa-mãe boa (Asus Z790 Apex). Não é tão extremo.
Sim já vi também, mas veja que precisa-se afinar o sistema para chegar nessa taxa de 130GB/s 8400Mhz... o outro equipamento que estamos comentando, basta tirar da caixa e ligar que pega os 200GB/s... e estamos falando de um sistema que consome entre 25 e 42W sem necessidade de resfriamento especial... ainda existe a opção de configurar com o processador M2 MAX que pega 400GB/s. Não existe no mercado NENHUM computador doméstico (desktop ou laptop) que pega beira... como disseram aí atrás, somente alguns threadripper/xeon/epyc da vida

Só de ser uma Apex já dá pra assumir que a pessoa não usa pra trabalho, é limitar demais expansão e upgrade só pra ter OC melhor kkkkk

Aliás, plataformas ddr5 ainda estão bem ruins no geral pra produtividade por não funcionarem bem com 4 pentes dual rank, infelizmente.

Senhores, por gentileza:

As b660 são compatíveis com a 13a geração, com atualização de bios?

Só de ser uma Apex já dá pra assumir que a pessoa não usa pra trabalho, é limitar demais expansão e upgrade só pra ter OC melhor kkkkk

Aliás, plataformas ddr5 ainda estão bem ruins no geral pra produtividade por não funcionarem bem com 4 pentes dual rank, infelizmente.
Não estou questionando isso, apenas explicando que se consegue mais com DDR5 afinada, e DDR4 4300 consegue uns 75GB/s ao invés de 65GB/s, aqui com 4200 consigo 72GB/s.

12700K = 3.6GHz base, 4.9GHz turbo, 12 cores (8+4) / 20 threads

13700K = 2.5GHz base, 5.4GHz turbo, 16cores (8+8) / 24 threads

13700K é tão superior assim, mesmo com clock base bem abaixo do 12700K ?

Você tira por margem do i5, o 13600K é equivalente ou até mais rapido que um 12700K.

Logo se o 13600K é um foguete desses, imagina o 13700K? KEKW

O clock base vc desconsidera, leva em conta só o boost mesmo, boost single core ou boost all core, esse clock base nunca vai ser usado em jogos, e os E-Cores a mais do 13700k, além do melhor IMC e melhor cache e frequência em geral fazem diferença sim.

Sim já vi também, mas veja que precisa-se afinar o sistema para chegar nessa taxa de 130GB/s 8400Mhz... o outro equipamento que estamos comentando, basta tirar da caixa e ligar que pega os 200GB/s... e estamos falando de um sistema que consome entre 25 e 42W sem necessidade de resfriamento especial... ainda existe a opção de configurar com o processador M2 MAX que pega 400GB/s. Não existe no mercado NENHUM computador doméstico (desktop ou laptop) que pega beira... como disseram aí atrás, somente alguns threadripper/xeon/epyc da vida

eu migrei para ddr5 e achei um kit por um bom preço na venturi (2500,00, paguei quase isso em samsung b-die na época de amd) .... gskill 7200 em cl34 .... liguei xmp e nunca mais mexo nessas memórias .. me dá arrepios ter que ficar afinando timmings e voltagem em ddr4 nos rysen ... nunca mais faço isso, a vida é mais ... é xmp e boa, máquina tá voando aqui ...

sério, só vou fazer up daqui 3 anos ... cara, 4090 e 13900k é muito poder de fogo para esses jogos atuais, vai demorar para esse combo peidar ...

O Base do 13700k é 3.4Ghz, 2.5Ghz é o base clock dos E-Cores... De qualquer maneira nenhum dos dois trabalham em base clock a não ser se estiver dando throttling.

Última edição:

CPUs Intel Xeon W-2400 Workstation/HEDT serão lançadas em março, análises em 22 de fevereiro.​

Estação de trabalho Xeon de próxima geração da Intel chegando em março​

Fevereiro será um mês importante para a Intel, pois a empresa apresentará sua primeira plataforma HEDT em mais de 3 anos.

JYeirZ9.png

Embora a Intel esteja lançando esses novos processadores sob a marca Xeon, eles são os sucessores espirituais da série Core-X há muito esquecida, não atualizada desde a série 10ª geração. A próxima linha Xeon W2400 e W3400 não apenas terá muito mais núcleos construídos com a arquitetura mais recente, mas também suportará todas as tecnologias modernas, como DDR5 ou PCIe Gen5. É, sem dúvida, uma grande atualização do portfólio Xeon/HEDT da Intel.

De acordo com a Wccftech , a Intel estabeleceu um embargo de revisão para essas CPUs. É relatado que as análises da Sapphire Rapids Xeon Workstation serão publicadas por volta de 22 de fevereiro, ou seja, uma semana após a introdução formal da nova linha Xeon. Vale a pena notar que a Intel já havia confirmado a data do anúncio em 15 de fevereiro, mas as especificações e informações de preço ainda não foram comunicadas.

Estação de trabalho Intel Sapphire Raids Xeon​

• Data de embargo: 15 de fevereiro de 2023 09:00 PT
  • Embargo de revisão: 22 de fevereiro de 2023 09:00 PT
  • Embargo de vendas: W-2400 + Chipset Intel W790: 08 de março a 22 de março de 2023
  • Embargo de vendas: W-3400: 12 de abril a 26 de abril de 2023
A Intel dividirá o lançamento entre as séries “Mainstream W2400” e W3400 projetadas para “Experts”. O primeiro será lançado junto com a nova série de placas-mãe W790 entre 8 e 22 de março. Os modelos mais sofisticados serão lançados entre 12 e 26 de abril.

9tf3ANK.jpg

czRdgeD.jpg

As especificações completas de todos os SKUs W2400/3400 já vazaram no mês passado. Os entusiastas devem esperar até 56 núcleos, SKUs “X” desbloqueados, suporte para memória DDR5 quad ou octa-channel e TDPs variando de 110 a 350W.

O que ainda está para ser confirmado é quantos processadores serão enviados à imprensa para análises e com que rapidez todos os 17 novos Xeons aparecerão nas lojas. O preço é obviamente desconhecido neste momento, mas nem as placas-mãe Xeon-W nem as W790 devem ser baratas.

qXOR0kn.png

Fonte: Wccftech See More

eu migrei para ddr5 e achei um kit por um bom preço na venturi (2500,00, paguei quase isso em samsung b-die na época de amd) .... gskill 7200 em cl34 .... liguei xmp e nunca mais mexo nessas memórias .. me dá arrepios ter que ficar afinando timmings e voltagem em ddr4 nos rysen ... nunca mais faço isso, a vida é mais ... é xmp e boa, máquina tá voando aqui ...

sério, só vou fazer up daqui 3 anos ... cara, 4090 e 13900k é muito poder de fogo para esses jogos atuais, vai demorar para esse combo peidar ...
7200CL34 é um belo de um kit, A-Die com certeza, eu não fui pra DDR5 por conta de preço e disponibilidade não só de DRAM mas como placa-mãe, igual lhe falei no privado, só de vc conseguir ativar o XMP na sua placa-mãe já deu muito bom. Agora tô juntando grana pra pegar uma 4090, tá sobrando CPU aqui em 4k ahuehuaehua.

O Base do 13700k é 3.4Ghz. 2.5 é o base clock dos E-Cores... De qualquer nenhum dos dois trabalha em base clock a não ser se estiver dando throttling.
os dados da loja estão errados então.

agora a sua informação sobre não rodar no clock base ai se engana.
para operações simples de office, internet, YouTube etc, a CPU roda no clock base sim.

se não estiver rodando no clock base é porque a BIOS está configurada com algum OC ativo e automático, que é o que os fornecedores de placa-mãe estão fazendo ultimamente.

Você tira por margem do i5, o 13600K é equivalente ou até mais rapido que um 12700K.

Logo se o 13600K é um foguete desses, imagina o 13700K? KEKW
Eu estava mirando no 13600K, mas acho que vou no 13700K, comecei a pesquisar preço e ai vi esse dado do clock base baixo, achei estranho.

Sei que o clock do 13700 é 2.1GHz para se manter nos 65W, mas o preço no BR tá muito caro e a diferença de valor para o 13700K nem é tanta, melhor pegar o 13700K mesmo.

Eu estava mirando no 13600K, mas acho que vou no 13700K, comecei a pesquisar preço e ai vi esse dado do clock base baixo, achei estranho.

Sei que o clock do 13700 é 2.1GHz para se manter nos 65W, mas o preço no BR tá muito caro e a diferença de valor para o 13700K nem é tanta, melhor pegar o 13700K mesmo.
Pior que eu paguei um preço de KS no KF na época, mas é isso né....

Users who are viewing this thread

Voltar