Galera, essa semana comprei uma 4080 pra mim. No ápice da minha ignorância, não busquei informações antes de efetuar a compra e, só após comprar, o barnabé aqui foi olhar vídeos para descobrir que, em 1440p (no meu caso 3440x1440p) o meu atual processador (5800x) provavelmente dará gargalo na 4080.
Tipo, eu não me preocupei muito porque eu já estava com a intenção de mudar meu combo pra um Intel, estava cogitando o 13900k, mas não estava com pressa. Agora meu interesse aumentou um pouco mais.
Sei que os AMD 7000x3D estão batendo à porta e que o ideal é esperar até o final de Fevereiro pra ver o que acontece com os preços do mercado. Mas eu já queria começar a estudar desde agora algumas opções da Intel.
Vi um ou outro vídeo e acabei perdendo um pouco do interesse no 13900K, porém, na contramão, o 13600k começou a chamar muito minha atenção.
Não manjo a fundo de processadores (sou usuário casual), vi que esses processadores 'sofrem' com thermal throttling, mas que isso é 'normal', aparentemente foram projetados pra isso. Na verdade vi que o 13900k sofre disso, mas imagino que o 13600k também deva.
Enfim, acho que pelo fato de custar R$ 1700,00 mais barato que o 13900k e já resolvendo a questão do gargalo, acho que ele é a melhor opção atualmente, certo?
Sobre a mobo, estava de olho nas z790, mas acho que vou procurar alguma z690 mesmo, assim como as memórias, acho que vou permanecer em DDR4 por agora. Não vou ter um desempenho de ponta que teria com o 13900k + DDR5, mas acredito que será mais que o suficiente.