ainda bem que já comprei meu build e só volto a me preocupar com isso daqui 5 ou 6 anos.... até lá as coisas já mudaram novamente.....
Depois da decepção que foi o SR, a intel tá bem lascada nos próximos 2~3 anos, bora ver se conseguem reverter.
Intel se lascando é receita pra AMD só manter preços altos sem dar bola pq não tem concorrência, do mesmo jeito que foi a intel até a sétima~oitava gen![]()
Calma ai Harambe.performamnce hj ta bom, nao tenho minima expectativa para as proximas geraçōes, ainda mais o prece elevado a cada geraçao de placa-mae e cpu.
Hj uma mediana do chipset atual custa 2500,00 e o 13400 na casa dos 1800,00. Eu passo se continuar essa escalada de preço sem noçao.
placa-mae custando R$ 8mil?!?!?!
fala serio!!!!
Exatamente meu pensamento, só troco no mínimo daqui a 4 anos SE o CxB tiver bom dnv.ainda bem que já comprei meu build e só volto a me preocupar com isso daqui 5 ou 6 anos.... até lá as coisas já mudaram novamente.....
Mas existe um pingo de sentido nisso, AMD mesmo agora em 28 de fevereiro lança o "refresh" do 7950X, o 13900K atualmente já está na ponta, então por que ela iria se mexer pra trazer algo realmente MUITO MAIS FORTE? pensando como empresa faz até sentido o 14900K ser apenas um Raptor Lake Refresh.
Ao menos que?!!! 7950X3D venha a fazer o 13900K comer poeira.
Então o jeito é torcer pelo 7950X3D, pois ele pode fazer a Intel mudar a trajetória talvez.
Vai ter que se mexer pq Zen 5 não é uma mera Atualização igual os Zen 4 foram, se não vier com algo pra competir com Zen 5 vai acabar tomando um Sacode.Mas existe um pingo de sentido nisso, AMD mesmo agora em 28 de fevereiro lança o "refresh" do 7950X, o 13900K atualmente já está na ponta, então por que ela iria se mexer pra trazer algo realmente MUITO MAIS FORTE? pensando como empresa faz até sentido o 14900K ser apenas um Raptor Lake Refresh.
Ao menos que?!!! 7950X3D venha a fazer o 13900K comer poeira.
Então o jeito é torcer pelo 7950X3D, pois ele pode fazer a Intel mudar a trajetória talvez.
Pior que, parando pra pensar, o Royal Core vai tá bem atrasado com relação ao Zen 5, capaz da Intel perder o timming de novo.Vai ter que se mexer pq Zen 5 não é uma mera Atualização igual os Zen 4 foram, se não vier com algo pra competir com Zen 5 vai acabar tomando um Sacode.
Sinceramente, minha esperança é que diminua um pouco esse desespero por mais performance e eles se foquem mais em temperatura e custo.
Vai ter que se mexer pq Zen 5 não é uma mera Atualização igual os Zen 4 foram, se não vier com algo pra competir com Zen 5 vai acabar tomando um Sacode.
E a trajetória da Intel depende do Node deles lá, se aquela merda deslizar dnv os caras tão fudido pra caralho
Royal Core tá bem longe difícil opinar, Arrow-Lake já deve ser o Suficiente pra competir com Zen 5.Pior que, parando pra pensar, o Royal Core vai tá bem atrasado com relação ao Zen 5, capaz da Intel perder o timming de novo.
Pelo contrário, vai, mas é que o histórico da Intel em gerações com mudança de litografia não desperta confiança: Quando lançou os 22nm, o nó veio pouco quebrado; quando lançou os 14nm, o nó veio quebrado; quando lançou os 10nm, o nó veio muito quebrado; e quando era para lançar os 7nm, o nó atrasou (era para chegar em 2021), e quando lançar virá... vou deixar para sua imaginação xDÉ possível que a 14° geração não vá ter lá um bom ganho? Quanto mais você fala mais eu penso que a Intel vai querer economizar nessa geração.
Obrigado Day, você me fez feliz por ter comprado nessa geração, foi realmente um ganho ótimo XD. Sem falar que eu tava no 5930k, então absurda a performance.Pelo contrário, vai, mas é que o histórico da Intel em gerações com mudança de litografia não desperta confiança: Quando lançou os 22nm, o nó veio pouco quebrado; quando lançou os 14nm, o nó veio quebrado; quando lançou os 10nm, o nó veio muito quebrado; e quando era para lançar os 7nm, o nó atrasou (era para chegar em 2021), e quando lançar virá... vou deixar para sua imaginação xD
Na parte de desempenho não tenho dúvidas de que a arquitetura virá com bons progressos, mas meu medo é o nó vir em um estado de que estes ganhos não sejam o suficiente para mostrar à que o Meteorlake veio, deixando os louros para o Arrowlake (5nm), já que não ter mais o die de 8+16 e 6+16 indica um claro problema de rendimento da litografia, e regressão no clock que será mascarada pelo "é uma arquitetura para notebooks portada para desktop".
Tirando isso teremos ~25% de ganho de IPC e um avanço na iGPU, unido de um ganho na eficiência que não sabemos o quanto será mas deve vir coisa boa. No mais, não acontecendo de 1) o Meteorlake não aparecer no desktop, 2) o Meteorlake ser quebrado como foi o Cannonlake ou 3) o Meteorlake aparecer como um die-expand portado para 10nm para chegar no desktop (Rocketlake, é você?)... não acontecendo nenhuma dessas três alternativas está de bom tamanho xD
Pelo contrário, vai, mas é que o histórico da Intel em gerações com mudança de litografia não desperta confiança: Quando lançou os 22nm, o nó veio pouco quebrado; quando lançou os 14nm, o nó veio quebrado; quando lançou os 10nm, o nó veio muito quebrado; e quando era para lançar os 7nm, o nó atrasou (era para chegar em 2021), e quando lançar virá... vou deixar para sua imaginação xD
Na parte de desempenho não tenho dúvidas de que a arquitetura virá com bons progressos, mas meu medo é o nó vir em um estado de que estes ganhos não sejam o suficiente para mostrar à que o Meteorlake veio, deixando os louros para o Arrowlake (5nm), já que não ter mais o die de 8+16 e 6+16 indica um claro problema de rendimento da litografia, e regressão no clock que será mascarada pelo "é uma arquitetura para notebooks portada para desktop".
Tirando isso teremos ~25% de ganho de IPC e um avanço na iGPU, unido de um ganho na eficiência que não sabemos o quanto será mas deve vir coisa boa. No mais, não acontecendo de 1) o Meteorlake não aparecer no desktop, 2) o Meteorlake ser quebrado como foi o Cannonlake ou 3) o Meteorlake aparecer como um die-expand portado para 10nm para chegar no desktop (Rocketlake, é você?)... não acontecendo nenhuma dessas três alternativas está de bom tamanho xD
Esse número não pode, os lançamentos "china only" black-label preenchem essa numeração xDRaptor Lake Refresh tem cara de "4790K" na epoca dos 4770K, que inclusive naquela epoca o 4790 trouxe bons ganhos.
Inclusive se o Raptor Lake Refresh vier com numeração 13990K, ainda esse ano devemos ter uma surpresa pra desktop maybe XD
A bronca é que uns 2~3 anos atrás a ideia era o Royal Core ser o competidor do Zen 5, então não sei se com esses atrasos o Arrow vai tá de pé igual contra o mesmo.Royal Core tá bem longe difícil opinar, Arrow-Lake já deve ser o Suficiente pra competir com Zen 5.
Meteor é Zzzzzz é mais um produto focado em eficiência pra Laptops do que pra Desktop.
Pelo contrário, vai, mas é que o histórico da Intel em gerações com mudança de litografia não desperta confiança: Quando lançou os 22nm, o nó veio pouco quebrado; quando lançou os 14nm, o nó veio quebrado; quando lançou os 10nm, o nó veio muito quebrado; e quando era para lançar os 7nm, o nó atrasou (era para chegar em 2021), e quando lançar virá... vou deixar para sua imaginação xD
O rumor de maior credibilidade era o de que o Meteorlake viria em 2024, mas por ser limitado em 6P+16E ele só ocupará os i3, i5 e i7, enquanto que o Arrowlake (8P+16E) que chegará no mesmo ano ocupará os i9. Mas agora estão falando que esse die do MTL também foi pro saco e o máximo será 6P+8E, tornando mais confuso o que esperar, porque ter 2 núcleos a menos é entendível, basta ter mais IPC que contrapões na balança, mas perder 8 núcleos pequenos é complicado, sair um i7 6P+8E é praticamente não ter evolução de desempenho em relação ao Raptorlake.Dito isso também existe uma possibilidade de Meteor Lake e Arrow Lake ficarem brigando entre si? por exemplo imaginar que um 15900K seja um Arrow Lake e um 15600K seja um Meteor Lake?
Eu to realmente confuso nessa bomba, mas seria no minimo estranho se um acaba-se que sendo o complementar de um do outro para um mesmo ano.
Post sensato.Pelo contrário, vai, mas é que o histórico da Intel em gerações com mudança de litografia não desperta confiança: Quando lançou os 22nm, o nó veio pouco quebrado; quando lançou os 14nm, o nó veio quebrado; quando lançou os 10nm, o nó veio muito quebrado; e quando era para lançar os 7nm, o nó atrasou (era para chegar em 2021), e quando lançar virá... vou deixar para sua imaginação xD
Cheguei a ter essa merda quando fui instalar o Bluestacks sem virtualização ativada na bios, dava tela azul e reiniciava o Pc.Que bizarro, dei um update no windows e deu tela azul ao final do update, tela dando o aviso
CLOCK_WATCHDOG_TIMEOUT
O que eu achei no google é que pode ser problema de temperatura, mas estou monitorando e nada de alta temp.
Temperaturas normais? Então deve ser Cao do windows, isso ocorreu logo após o update, mas até agora nenhum sinal disso.Cheguei a ter essa merda quando fui instalar o Bluestacks sem virtualização ativada na bios, dava tela azul e reiniciava o Pc.
Sim, Tava em Stock o PC só instalando Bluestacks.Temperaturas normais? Então deve ser Cao do windows, isso ocorreu logo após o update, mas até agora nenhum sinal disso.
Vlw, tomei um susto.Sim, Tava em Stock o PC só instalando Bluestacks.
Não sei se a galera percebe, pois somos entusiastas, mas os preços deram uma esticada sim. E como os cpus tem ficado obsoletos rápido, não sei se vale a pena estar pegando i9 +placas top. Tenho certeza de que tem gente aqui, nesse tópico, que pagou uns 5K+3k em Cpu+MoBo nessa geração.performamnce hj ta bom, nao tenho minima expectativa para as proximas geraçōes, ainda mais o prece elevado a cada geraçao de placa-mae e cpu.
Hj uma mediana do chipset atual custa 2500,00 e o 13400 na casa dos 1800,00. Eu passo se continuar essa escalada de preço sem noçao.
placa-mae custando R$ 8mil?!?!?!
fala serio!!!!
Desviando um pouco da sua pergunta. Fiquei curioso, vc já tem um gabinete top + Fans top no AIO, e ainda precisou fazer um push-pull e das t30 (sou fã delas)? Tá usando um 13900k?chegaram minhas fans phantecs T30 (recomendadas por vcs) ... comprei no ali, pacote de 3x saiu 500 e tanto, veio sem taxar nada ... recomendo ... agora, não sei se faço um push-pull no aio de 360 que tenho (um da gigabyte) ... ele já está com 3 fans da noctua ...
tenho um corsair 7000d air flow, muito bom ... comprei mais um fan da corsair de 140, coloquei na frente e as fans do aio coloquei do lado (jogando ar para dentro) ...
acho q vou colocar as 3t por baixo do aio e as noctua de exaustor em cima ... o q acham?
Uso em um 10700k com 196w. Segura fácil, obviamente precisa de um bom airflow + boa pasta térmica. O tdp, informado pelo fabricante, é de 260w, para mim é mentira. Senão ele seria o rei, absoluto, dos AC.To vendo pela sua descrição que você ta usando um AK620, ele segura bem os intel core de 13 geração ?