[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Phoda isso. Se a 14ªGEN vir com essa eficiência toda, vai ser uma boa evolução, acho que só vou comprar 12/13ª se aparecer algo razoavel no mercado, o q tá difícil pois os preços não baixam e o mercado de usados é muito idiota, cara vendendo 12600k usado por quase 2k sem garantia sendo que tem 13600k por quinhentão a mais e zero.

..........Mas.....é aquela coisa, se vc pegar um i9 desses e ajustar um pouco a curva de tensão, o consumo já desce MUITO em troca de pouca coisa a menos no desempenho....se a intel der uma de joão sem braço e só fizer isso, fico puto da vida

acho que só vou comprar 12/13ª se aparecer algo razoavel no mercado
eu não curto comprar nada pra pc no aliexpress não, mas talvez tente no futuro comprar o 13600 lá mesmo (ou um 13500, vai saber). Talvez o preço não baixe muito nem tão cedo, já que quando a cpu é boa o preço continua alto mesmo anos depois, só olhar o 7700k, 1 pila ainda.

A Intel 14 Gen será lançada esse ano não ??

Eu esperaria para trocar esse R7 5800x por um i7 14700k, ai ja botava 2x24Gb DDR5 e um SSD NVMe 5.0

Se o R7 5800x esta entregando 144fps 144hz, não vejo necessidade de trocar...
Importante é Arquitetura, e a mais promissora é Arrow-Lake, Meteor é skipavel.

Se gen 14 for isso mesmo, eu faço compra na pré-venda KEKW
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Intel já desmentiu isso, a mesma publicou em oficial que Meteor Lake vem esse ano e algo deve ser anunciado no segundo semestre.

Link de uma das noticias.

Fico até imaginando o ganho que eu teria saindo de 8700K pra um suposto 14900K, com toda certeza seria algo MUITO PERCEPTIVEL.
Falta de interpretação do Canaltech em cima da notícia do Videocardz, e em cima da notícia original da Intel: O slide deixa bem claro que a Intel está se referindo à notebooks.

Q4%272022%20Earnings%20Deck_Final_05.png

Quando se trata do mercado desktop a Intel faz questão de ressaltar a plataforma. Este slide está igual ao que foi na apresentação das 10ª, 11ª e 12ª geração mobile, então o mais simples a ser entendido é que se trata da área de notebooks (além de que a Intel anuncia primeiro nos portáteis para depois falar do desktop).
Então pelo que foi listado, não é bem assim.
PARECE que tem um de 125w TDP listado, mas é tudo rumor, difícil de saber o que é realmente um Meteor Lake, esse de 125w só tem sentido ser um Desktop i9 "14900K"

TSirBZW.png

O que da a entender é que se trata de algo com 28 threads talvez?
Tem um thread aqui no Adrena que reúne as notícias só sobre o próximo socket, e nele os últimos vazamentos são do cancelamento dos chips com 16 E-cores e de um máximo de 6 P-cores, e que a versão desktop se não for cancelada chegará só em 2024 para fazer companhia com à Arrowlake.

Aqui o último rumor do Meteorlake, pelo MLID:
"A Intel supostamente reduziu as especificações de seus processadores de última geração. Segundo o MLID os chips de desktop Meteor Lake-S da 14ª geração (conforme relatado anteriormente) estão praticamente mortos. Essas CPUs não foram planejadas para apresentar mais de seis núcleos Redwood “P”, mas de acordo com o MLID as contagens de E-core também foram reduzidas pela metade para oito (14 no total). Consequentemente, não haverá variantes do Core i9 na programação do Meteor Lake."

E por fim, todos os rumores apontam para nada do Meteor desktop esse ano, mas existem rumores de um Raptor-refresh...

INTEL-RAPTOR-LAKE-REFRESH.jpg

Falta de interpretação do Canaltech em cima da notícia do Videocardz, e em cima da notícia original da Intel: O slide deixa bem claro que a Intel está se referindo à notebooks.

Q4%272022%20Earnings%20Deck_Final_05.png

Quando se trata do mercado desktop a Intel faz questão de ressaltar a plataforma. Este slide está igual ao que foi na apresentação das 10ª, 11ª e 12ª geração mobile, então o mais simples a ser entendido é que se trata da área de notebooks (além de que a Intel anuncia primeiro nos portáteis para depois falar do desktop).

Tem um thread aqui no Adrena que reúne as notícias só sobre o próximo socket, e nele os últimos vazamentos são do cancelamento dos chips com 16 E-cores e de um máximo de 6 P-cores, e que a versão desktop se não for cancelada chegará só em 2024 para fazer companhia com à Arrowlake.

Aqui o último rumor do Meteorlake, pelo MLID:
"A Intel supostamente reduziu as especificações de seus processadores de última geração. Segundo o MLID os chips de desktop Meteor Lake-S da 14ª geração (conforme relatado anteriormente) estão praticamente mortos. Essas CPUs não foram planejadas para apresentar mais de seis núcleos Redwood “P”, mas de acordo com o MLID as contagens de E-core também foram reduzidas pela metade para oito (14 no total). Consequentemente, não haverá variantes do Core i9 na programação do Meteor Lake."

E por fim, todos os rumores apontam para nada do Meteor desktop esse ano, mas existem rumores de um Raptor-refresh...

INTEL-RAPTOR-LAKE-REFRESH.jpg

É possível que a 14° geração não vá ter lá um bom ganho? Quanto mais você fala mais eu penso que a Intel vai querer economizar nessa geração.

É possível que a 14° geração não vá ter lá um bom ganho? Quanto mais você fala mais eu penso que a Intel vai querer economizar nessa geração.
14 geração é RPL Refresh, ai vem Meteor que é skipavel e Arrow-Lake.

Bom dia.
Atualmente possuo um i7 8700k com memórias ddr4 3000mhz
Os intel core 13700k suportam memória ddr4 3000mhz ou tem que ser no mínimo 3200 ?
Se suportar vocês acham q vale a pena manter as memorias ou ideal seria partir pra dd5 ?
Obrigado

Bom dia.
Atualmente possuo um i7 8700k com memórias ddr4 3000mhz
Os intel core 13700k suportam memória ddr4 3000mhz ou tem que ser no mínimo 3200 ?
Se suportar vocês acham q vale a pena manter as memorias ou ideal seria partir pra dd5 ?
Obrigado
Deve suportar o 3000 mas pra ficar redondo, é a partir de 3200. Acredito que não deva dar praticamente diferença nenhuma.

Deve suportar o 3000 mas pra ficar redondo, é a partir de 3200. Acredito que não deva dar praticamente diferença nenhuma.

To vendo pela sua descrição que você ta usando um AK620, ele segura bem os intel core de 13 geração ?

como anda o suporte ao AVX 512 nos Intel 12/13 e no futuro 14gen ?

Pelo visto a Intel vai manter somente 8 nucleos de Performance, vai só aumentar a quantidade de E Cores, vai ter CPU de 8 Pcores + 32 E Cores :haa:

Só que para games, só é importante os P Cores, os E Cores ficam inativos em jogos.. Mas o Windows e outros programas fazem uso dos E Cores

Já que a 14a geração será meia boca, sera que a série 15 finalmente trará ganhos reais para série 12? Ou será q só mais a frente 16a-17a gen?

Já que a 14a geração será meia boca, sera que a série 15 finalmente trará ganhos reais para série 12? Ou será q só mais a frente 16a-17a gen?
Se a 15 for Meteor Lake é zzzzz, tem que ser a geração dos Arrow Lake.

Se a 15 for Meteor Lake é zzzzz, tem que ser a geração dos Arrow Lake.
Nem boto muita fé nos arrow lake, quero ver mais o possível Lunar lake do Jim Keller, esse sim eu boto fé que tem capacidade de colocar a intel por cima da AMD de novo com folga (contando que a Intel resolva os problemas de fab até lá).

Nem boto muita fé nos arrow lake, quero ver mais o possível Lunar lake do Jim Keller, esse sim eu boto fé que tem capacidade de colocar a intel por cima da AMD de novo com folga (contando que a Intel resolva os problemas de fab até lá).

AMD nunca mais deu uma revolucionada como foi na época do lançamento do Ryzen, que o objetivo de todo novo PC era ter um, ele era os 3s BBB, Bom, Barato e Sensato.

AMD nunca mais deu uma revolucionada como foi na época do lançamento do Ryzen, que o objetivo de todo novo PC era ter um, ele era os 3s BBB, Bom, Barato e Sensato.
Bom e Barato não existe com a AMD mais, agora é só a Grana dos Servidores que Interessa, margens do Desktop chegam nem perto do que conseguem nos Genoa.

Zen 3 foi uma evolução legal frente ao Zen 2, Zen 4 foram mudanças pequenas com a parte mais relevante sendo a mudança de node, Zen 5 provavelmente vai ser mais promissor.

Não tem.

Provavelmente não vai ter também.
Não vai ter pelo menos nós Próximos dois anos, Crestmont não tem suporte a AVX-512 e em vez disso tão tentando fazer backport de Instruções

Bom e Barato não existe com a AMD mais, agora é só a Grana dos Servidores que Interessa, margens do Desktop chegam nem perto do que conseguem nos Genoa.

Zen 3 foi uma evolução legal frente ao Zen 2, Zen 4 foram mudanças pequenas com a parte mais relevante sendo a mudança de node, Zen 5 provavelmente vai ser mais promissor.

Esperemos né, porque eu me lembro 2 anos atrás sempre quando alguém perguntava de processador a resposta era só "ryzen 5"

Esperemos né, porque eu me lembro 2 anos atrás sempre quando alguém perguntava de processador a resposta era só "ryzen 5"
A galera reclama, mas os E cores deram um belo gás pra intel no mercado consumidor trazendo paridade em MT com os Ryzen a custo menor.

A galera reclama, mas os E cores deram um belo gás pra intel no mercado consumidor trazendo paridade em MT com os Ryzen a custo menor.
Pior que msm Desktop sendo o Setor mais competitivo da Intel ela tá se fudendo nessa Brincadeira, Margens de 11% na CCG e ela nem pode se dar ao luxo de reverter a situação porque toda vez que ela perde MarketShare ela diminui a Fabricação e o custo por Wafer aumenta.

Pior que msm Desktop sendo o Setor mais competitivo da Intel ela tá se fudendo nessa Brincadeira, Margens de 11% na CCG e ela nem pode se dar ao luxo de reverter a situação porque toda vez que ela perde MarketShare ela diminui a Fabricação e o custo por Wafer aumenta.
Intel que se foda, to aqui feliz e alegre com o meu 13900kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Depois da decepção que foi o SR, a intel tá bem lascada nos próximos 2~3 anos, bora ver se conseguem reverter.
Intel que se foda, to aqui feliz e alegre com o meu 13900kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Intel se lascando é receita pra AMD só manter preços altos sem dar bola pq não tem concorrência, do mesmo jeito que foi a intel até a sétima~oitava gen 🙃

performamnce hj ta bom, nao tenho minima expectativa para as proximas geraçōes, ainda mais o prece elevado a cada geraçao de placa-mae e cpu.

Hj uma mediana do chipset atual custa 2500,00 e o 13400 na casa dos 1800,00. Eu passo se continuar essa escalada de preço sem noçao.

placa-mae custando R$ 8mil?!?!?!
fala serio!!!!

Users who are viewing this thread

Voltar