[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

Aqui comigo não passa de 75 nem em teste de estresse... pra render abusando da CPU tá ficando na casa de 55 a 60
Cinebench R23 vc roda ele em stock 5.5Ghz P-Cores 4.3Ghz E-Cores e 4.5Ghz Ring Clock? Com o limite padrão de 253w e não passa de 75? Pq aqui fica bem no limite do powerlimit pra rodar assim sem dar downclock, bate 249-250w e pega 80-82 nos núcleos (lembrando, rodando Cinebench R23).
 
Qual a temperatura de ambiente amigo? está sob temperatura controlada a uns 22C ou debaixo do forno de São Paulo mesmo?

O que realmente deu efeito ai, foi tu ter dado uma apertada mais braba no WC na placa mae né?
Cara, estou em São José do Rio Preto SP, um dos lugares mais quentes do planeta Terra 😂😂😂
Tenho uma salinha em casa que chamo de escritório, não tem ar nem janela… temperatura aqui varia entre 30 a 38, nunca menos que isso.

Vou te falar que o aperto firme nos parafusos do AIO foi fundamental… com o Frame da Thermalright esse aperto “extra” não rola…
 
Senhores, como vcs estão encaixando os Water Coolers em LGA 1700? andei procurando por aqui não achei um Water Cooler que venha, eu tenho um Corsair H150i PRO XT (360mm), consigo usar ele no LGA 1700?
 
Senhores, como vcs estão encaixando os Water Coolers em LGA 1700? andei procurando por aqui não achei um Water Cooler que venha, eu tenho um Corsair H150i PRO XT (360mm), consigo usar ele no LGA 1700?
Por coincidência, ontem instalei um h100i pro, do meu primo, que estava instalado em um 8700. Lancei em uma z690 tuf (com 2 furações)+ 12600k + pasta Noctua ht2. Deu tudo certo. Até achei q teria algum problema com altura, mas foi 100%. Tudo ligado no talo. Sua placa é ASUS? Tem 2 furacões diferentes ?
 
Senhores, como vcs estão encaixando os Water Coolers em LGA 1700? andei procurando por aqui não achei um Water Cooler que venha, eu tenho um Corsair H150i PRO XT (360mm), consigo usar ele no LGA 1700?
tem 2 opcoes, comprar adaptador para lga1700 ou comprar mobo com as 2 furaçōes (1200 e 1700).

Tem modelo da Corsair que esta vindo preparado para lga1700, porem é na sorte da loja que comprar.
 
Já tive uma ASUS TUF que veio com furação dupla (LGA 1200 e 1700), usei sem nenhum problema o AIO Galahad... depois que migrei para a Mobo MSI Tomahawk, precisei pedir o adaptador da Lian Li direto na loja oficial da marca... o preço foi de R$ 0,01 mais o frete e chegou em uma semana...
 
Tem algum bravo de plantão?

Estou instalando um 12600k em uma z690 tuf no pc do meu primo. Ele tem um h100i pro, q estava instalado em um 8700. A furação está perfeita, a pergunta é: tem alguma diferença de altura para o socket 1700? O AIO funciona sem adaptador?

Caso não use parafuso diferentes não tem rolo, pelo que eu vi você já intalou e deu tudo bem, mas qq coisa bastava baixar o pdf do manual e ver se usam rosca diferentes.

Cara, estou em São José do Rio Preto SP, um dos lugares mais quentes do planeta Terra 😂😂😂
Tenho uma salinha em casa que chamo de escritório, não tem ar nem janela… temperatura aqui varia entre 30 a 38, nunca menos que isso.

Vou te falar que o aperto firme nos parafusos do AIO foi fundamental… com o Frame da Thermalright esse aperto “extra” não rola…

Isso é um relato ou um pedido de socorro? Se você está sendo sequestrado pisca duas vezes que eu vou te livrar dessa palafita, mano :|
 
Na pratica isso muda o que?
Isso é um OC automático da Asus, ignora os limites de boost da intel e tenta forçar TODOS os cores a ficarem no boost máximo (que era pra ser em um único core) por tempo indeterminado, por isso vc vê temperaturas tão altas.
 
Pow os cara tão falsificando processador, eu desisto!
Por isso, lá atrás, perguntei aqui sobre lojas de confiança. Só compro no ali nas lojas recomendadas aqui.
 
Pow os cara tão falsificando processador, eu desisto!
VGA ok, faz tempo.

Tem RX4xx sendo vendida como RX500 e por au vai

Agora processador, pra mim é nova

Vou assistir o vídeo completo pra entender melhor
Também faz tempo nesse campo de CPU, lembro que os Intel de 4ª geração eram falsificados aos montes por causa da forma diferente de impressão deles, basicamente você comprava um Pentium onde nele está inscrito que é um Core i5, por exemplo. Nos tempos da 7ª geração da Intel isso parou de acontecer, mas até a sexta era fácil de encontrar, e pelo visto voltou a ficar em alta.

A diferença é que naquela época não era tão fácil comprar da china como é hoje, então o impacto/repercussão será bem maior que em 2014. Tanto que, mesmo com os "pinos" sendo na placa-mãe, normalmente se analisava a parte de trás do processador para ver se a quantidade de capacitores condizia com o desempenho proposto (no video ele também cita isso, um Celeron tem bem menos circuitos na parte de baixo que um i9).

Quando o MercadoLivre era das antigas, o pessoal vendia Core2Duo como sendo Core2Quad em um combo/kit, e mesmo no software dizia que o processador era o que foi anunciado, e onde estava a falcatrua? A placa-mãe tinha o BIOS modificado, um dual-core específico era lido como quad, e como na época os softwares como o CPU-Z liam a informação dada pelo BIOS o comprador ficada achando que tinha feito uma boa compra mas com um desempenho abaixo do esperado. Pior que naquela época (2007~10) programas que pedissem quatro núcleos era escasso, então não era todo mundo que percebia ou que ganhava uma pulga atrás da orelha... e sim, o texto inscrito no IHS era alterado, era quase como um golpe perfeito, bastava inserir outro C2D do mesmo modelo nessa placa para ver ele ser "desbloqueado" em quad ou inserir esse processador "quad" em outra placa-mãe para ele perder o efeito cinderela xD

Edit: Olhem esse 9700K, quem compraria um desses baratinho?

SDofhXHp8MwW2quCSQvGje.png
 
Última edição:
Também faz tempo nesse campo de CPU, lembro que os Intel de 4ª geração eram falsificados aos montes por causa da forma diferente de impressão deles, basicamente você comprava um Pentium onde nele está inscrito que é um Core i5, por exemplo. Nos tempos da 7ª geração da Intel isso parou de acontecer, mas até a sexta era fácil de encontrar, e pelo visto voltou a ficar em alta.

A diferença é que naquela época não era tão fácil comprar da china como é hoje, então o impacto/repercussão será bem maior que em 2014. Tanto que, mesmo com os "pinos" sendo na placa-mãe, normalmente se analisava a parte de trás do processador para ver se a quantidade de capacitores condizia com o desempenho proposto (no video ele também cita isso, um Celeron tem bem menos circuitos na parte de baixo que um i9).

Quando o MercadoLivre era das antigas, o pessoal vendia Core2Duo como sendo Core2Quad em um combo/kit, e mesmo no software dizia que o processador era o que foi anunciado, e onde estava a falcatrua? A placa-mãe tinha o BIOS modificado, um dual-core específico era lido como quad, e como na época os softwares como o CPU-Z liam a informação dada pelo BIOS o comprador ficada achando que tinha feito uma boa compra mas com um desempenho abaixo do esperado. Pior que naquela época (2007~10) programas que pedissem quatro núcleos era escasso, então não era todo mundo que percebia ou que ganhava uma pulga atrás da orelha... e sim, o texto inscrito no IHS era alterado, era quase como um golpe perfeito, bastava inserir outro C2D do mesmo modelo nessa placa para ver ele ser "desbloqueado" em quad ou inserir esse processador "quad" em outra placa-mãe para ele perder o efeito cinderela xD

Edit: Olhem esse 9700K, quem compraria um desses baratinho?

SDofhXHp8MwW2quCSQvGje.png

Exatamente, eu lembro dessas falcatruas!

Na verdade é fácil de ser reembolsado no Aliexpress caso isso ocorra, o serviço de pós venda deles é bem eficiente.

Mas o ideal é, antes de tudo, saber comprar... Lá tem todo tipo de coisa, CPUs protótipos em várias versões, usado, refurbished, novo OEM, novo BOX etc. Além de ver o feedback do anúncio e do vendedor é bom evitar qualquer anúncio que tenha um preço muito abaixo do normal, pois com certeza alguma coisa tem de errado.

Convenhamos, pro cara pagar 500 USD num suposto i9-12900KS tem que ser muito ingênuo também, né hahaha. Neste preço tu não encontra i9 normal ou nem sequer um 13700K (a não ser em Sale+Cupom). Eu particularmente compro quase tudo do Ali há anos, nos últimos anos já torrei muita grana lá e só tenho a recomendar. Se souber comprar é só sucesso.
 
Última edição:
To quase pegando um 12700k que um colega está vendendo, aparentemente "lacrado". R$ 1.400,00 parcelado...
13ªGen tá forte, mas o que era bizarro ficou ainda mais, temps e consumo nas alturas. Aquele 13600k chega a esquentar mais que o 12700k, chegamos num ponto em que o i5 precisa de um WC, desktop dando throttling como se fosse notebook :haha:

......Mas então, quando vou procurar uma mobo, cadê???????? Ou não tem, ou o que tem tá superfaturado. O que deu, é devido ser inicio de ano ou invadiram taiwan e não dei notícia?
 
To quase pegando um 12700k que um colega está vendendo, aparentemente "lacrado". R$ 1.400,00 parcelado...
13ªGen tá forte, mas o que era bizarro ficou ainda mais, temps e consumo nas alturas. Aquele 13600k chega a esquentar mais que o 12700k, chegamos num ponto em que o i5 precisa de um WC, desktop dando throttling como se fosse notebook :haha:

......Mas então, quando vou procurar uma mobo, cadê???????? Ou não tem, ou o que tem tá superfaturado. O que deu, é devido ser inicio de ano ou invadiram taiwan e não dei notícia?
rapaz, sei de uma B660 nova e um preço bem bom...
 
To quase pegando um 12700k que um colega está vendendo, aparentemente "lacrado". R$ 1.400,00 parcelado...
13ªGen tá forte, mas o que era bizarro ficou ainda mais, temps e consumo nas alturas. Aquele 13600k chega a esquentar mais que o 12700k, chegamos num ponto em que o i5 precisa de um WC, desktop dando throttling como se fosse notebook :haha:

......Mas então, quando vou procurar uma mobo, cadê???????? Ou não tem, ou o que tem tá superfaturado. O que deu, é devido ser inicio de ano ou invadiram taiwan e não dei notícia?
Preço bom demais, pega sem nem pensar.

Logo mais chegam mais, talvez tenha a ver com o ano novo chines essa falta de mobo, sei lá
 
Última edição:
To quase pegando um 12700k que um colega está vendendo, aparentemente "lacrado". R$ 1.400,00 parcelado...
13ªGen tá forte, mas o que era bizarro ficou ainda mais, temps e consumo nas alturas. Aquele 13600k chega a esquentar mais que o 12700k, chegamos num ponto em que o i5 precisa de um WC, desktop dando throttling como se fosse notebook :haha:

......Mas então, quando vou procurar uma mobo, cadê???????? Ou não tem, ou o que tem tá superfaturado. O que deu, é devido ser inicio de ano ou invadiram taiwan e não dei notícia?
Preço ótimo, só compra !!
 
Eu sinceramente tô um pouco chateado com essa geraçã, não consigo deixar estável 5600 com 4x16 GB. Irei passar meu relato: Quando estava com a mesma configuração,porem com 12900k, não subia a 5600mhz. Com o 13900KS, com 1.35 de vddq e vdd ( xmp ligado), eu até consigo ligar e jogar por algum tempo( as vezes horas, as vezes minutos) até crashar o jogo ou ate em alguns caso BSOD.
Se eu aumento para 1.36, 1.38, 1.40…etc.. nem boot da, o mesmo serve se eu abaixo para 1.30, ou 1.25. O mais estável ate agora no momento que consegui foi 5200Mhz a 1.40. Até o momento não tive crash!! Mas desanima vc investir tanta grana em pleno 2023 e fiçar tendo dor de cabeça com isso.
 
Eu sinceramente tô um pouco chateado com essa geraçã, não consigo deixar estável 5600 com 4x16 GB. Irei passar meu relato: Quando estava com a mesma configuração,porem com 12900k, não subia a 5600mhz. Com o 13900KS, com 1.35 de vddq e vdd ( xmp ligado), eu até consigo ligar e jogar por algum tempo( as vezes horas, as vezes minutos) até crashar o jogo ou ate em alguns caso BSOD.
Se eu aumento para 1.36, 1.38, 1.40…etc.. nem boot da, o mesmo serve se eu abaixo para 1.30, ou 1.25. O mais estável ate agora no momento que consegui foi 5200Mhz a 1.40. Até o momento não tive crash!! Mas desanima vc investir tanta grana em pleno 2023 e fiçar tendo dor de cabeça com isso.
sua mobo é z690 ou z790?
na época da gen12, consenso era que essa geração devia ser só 2 pentes de memória.
E pelos relatos que eu vi, as z790 tem um suporte melhor pras memórias do que a z690 tbm, tanto que os QVL das memórias pra z790 tem clocks maiores.
Mas parece que continua mais fácil usar 2 pentes do que 4.
Tenta trocar seu kit pra 2x32?
 
Eu sinceramente tô um pouco chateado com essa geraçã, não consigo deixar estável 5600 com 4x16 GB. Irei passar meu relato: Quando estava com a mesma configuração,porem com 12900k, não subia a 5600mhz. Com o 13900KS, com 1.35 de vddq e vdd ( xmp ligado), eu até consigo ligar e jogar por algum tempo( as vezes horas, as vezes minutos) até crashar o jogo ou ate em alguns caso BSOD.
Se eu aumento para 1.36, 1.38, 1.40…etc.. nem boot da, o mesmo serve se eu abaixo para 1.30, ou 1.25. O mais estável ate agora no momento que consegui foi 5200Mhz a 1.40. Até o momento não tive crash!! Mas desanima vc investir tanta grana em pleno 2023 e fiçar tendo dor de cabeça com isso.
Não manjo muito de DDR5, mas tem outras voltagens relativas a isso que vc pode mexer na BIOS, não apenas VDDQ e VDD, tenta subir as outras e ver no que rola. No caso de DDR4 normalmente é mais SA/VDDQ e VDRAM, mas DDR5 tem umas 2 a mais se não me engano que DDR4, além dessas 3.
 
Eu sinceramente tô um pouco chateado com essa geraçã, não consigo deixar estável 5600 com 4x16 GB. Irei passar meu relato: Quando estava com a mesma configuração,porem com 12900k, não subia a 5600mhz. Com o 13900KS, com 1.35 de vddq e vdd ( xmp ligado), eu até consigo ligar e jogar por algum tempo( as vezes horas, as vezes minutos) até crashar o jogo ou ate em alguns caso BSOD.
Se eu aumento para 1.36, 1.38, 1.40…etc.. nem boot da, o mesmo serve se eu abaixo para 1.30, ou 1.25. O mais estável ate agora no momento que consegui foi 5200Mhz a 1.40. Até o momento não tive crash!! Mas desanima vc investir tanta grana em pleno 2023 e fiçar tendo dor de cabeça com isso.
Não embarco no DDR5 por esse motivo, muito cru a tecnologia, alem de caro e não ter performance tao superior ao DDR4, que ao meu ver justifique usar agora.

lembrando qdo saiu DDR4 era 2133Mhz estaveis e olha onde chegamos, DDR5 vai no mesmo caminho, só que eu acho que fizeram OC muito rapido, vale dizer que 12th gen roda em DDR5 4800 e 13th gen em 5600, portanto se colocar 4x pentes, eu usaria memorias na velocidade da CPU, acho muito cedo para ja tentar OC com aumento de voltagem nas memos.

DDR 5 saiu do forno e acho que na 14th gen deva rodar a CPU com base 6400MHz.
 
sua mobo é z690 ou z790?
na época da gen12, consenso era que essa geração devia ser só 2 pentes de memória.
E pelos relatos que eu vi, as z790 tem um suporte melhor pras memórias do que a z690 tbm, tanto que os QVL das memórias pra z790 tem clocks maiores.
Mas parece que continua mais fácil usar 2 pentes do que 4.
Tenta trocar seu kit pra 2x32?
Z690, Asus MAXIMUS extreme. Se eu uso 2 pentes, sobe xmp suave, mas com 4 pentes, tá esse transtorno. Acho um absurdo gastar 50k em um pc e ter dor de cabeca com isso. Ainda mais eu que sou mainstream.
Não manjo muito de DDR5, mas tem outras voltagens relativas a isso que vc pode mexer na BIOS, não apenas VDDQ e VDD, tenta subir as outras e ver no que rola. No caso de DDR4 normalmente é mais SA/VDDQ e VDRAM, mas DDR5 tem umas 2 a mais se não me engano que DDR4, além dessas 3.
Ai entra o fato de eu ser mainstream, ate li a respeito de voltagem da controladora, SA voltage, e etc, mas ai já fica complexo e não achei um guia muito auto explicativo, aparentemente vc já tem que ter certo conhecimento sobre. Sou medico hahaha fica foda ate mesmo pra sobrar tempo para estudar a minha área mais informática. Eu quero algo mais plug and play, ainda mais investindo uma grana dessa
Não embarco no DDR5 por esse motivo, muito cru a tecnologia, alem de caro e não ter performance tao superior ao DDR4, que ao meu ver justifique usar agora.

lembrando qdo saiu DDR4 era 2133Mhz estaveis e olha onde chegamos, DDR5 vai no mesmo caminho, só que eu acho que fizeram OC muito rapido, vale dizer que 12th gen roda em DDR5 4800 e 13th gen em 5600, portanto se colocar 4x pentes, eu usaria memorias na velocidade da CPU, acho muito cedo para ja tentar OC com aumento de voltagem nas memos.

DDR 5 saiu do forno e acho que na 14th gen deva rodar a CPU com base 6400MHz.
Eu tinha um 12900k , e ele com 2 pentes bootava a 5600mhz. Com 4 pentes, não consegui com nenhuma voltagem, com 13900k eu consegui a 5600, ligar e usar o pc, mas quando jogo fica loterias, As vezes 1 hora jogando crash, assim como as vezes com 5 min.
Enfim, só queria chegar em casa plug and play hahah.
Outra coisa, entrei nesse meio de hardware em 2010 E naquela época vc tinha infinitas opções> Msi godlike, Asus rampage, etc…
Hoje por curiosidade fui procurar uma z790 Asus MAXIMUS. Não acha em lugar algum , só tem na PF( loja q n curto), vc não acha mais opcoes e and acha a preço absurdo
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo