[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

Na sua placa onde fica essas opções para undervolt?
Peguei de um video na internet a tela da BIOS com a opção, só voltar alguns segundos o video que mostra onde.
e2uKReD.png




Só falo de CPU, e quanto c pega de OC no teu i7? Quanto escala no desempenho??
Vc testou o undervolt, com comparações de temp ou consumo ?

5.5Ghz all core com os E-cores ativados ou 5.6 com os e-cores desativados. OC de memória é também um OC na controladora de memória que fica dentro do CPU. Sem processador K e uma mobo Z690 ou Z790 você não faz OC substancial de memória, pois as opções de voltagens da controladora de memória são bloqueadas...

Não fiz nenhum teste pessoalmente, mas acompanhei testes na internet.

Apenas OC de Clock 1440p
nHLQIKO.png


Apenas OC de Clock 1080p
cmfCnJs.png


OC de Clock e memória. Exemplo abaixo usa um 12700k como exemplo:



Meu objetivo não é undervolting, para jogos o consumo do 13700k fica na casa dos 80w - 150w com OC e E-cores ativados, mas para quem usa air cooler pode ser bem interessante perdendo pouca performance ou nenhuma performance em relação ao stock.

*Edit para formatação e inclusão de link e imagens.
 
Última edição:
Peguei de um video na internet a tela da BIOS com a opção, só voltar alguns segundos o video que mostra onde.
e2uKReD.png






5.5Ghz all core com os E-cores ativados ou 5.6 com os e-cores desativados. OC de memória é também um OC na controladora de memória que fica dentro do CPU. Sem processador K e uma mobo Z690 ou Z790 você não faz OC substancial de memória, pois as opções de voltagens da controladora de memória são bloqueadas...

Não fiz nenhum teste pessoalmente, mas acompanhei testes na internet.

Apenas OC de Clock 1440p
nHLQIKO.png


Apenas OC de Clock 1080P
cmfCnJs.png


OC de Clock e memória. Exemplo abaixo usa um 12700k como exemplo:



Meu objetivo não é undervolting, para jogos o consumo do 13700k fica na casa dos 80w - 150w com OC e E-cores ativados, mas para quem usa air cooler pode ser bem interessante perdendo pouca performance ou nenhuma performance em relação ao stock.


5% de ganho no primeiro grafico, pelo que ví nos reviews em geral, consumo e temps sobem desproporcionalmente.

O do vídeo foi mais interessante, mas o cara vacilou ao ter colocado OC de RAM junto, FPS na casa de 100+ é muito sensível a velocidade de RAM, não se sabe o ganho só com o OC do CPU. Seria bom também ele ter colocado a tensão, temps e consumo, pois não é todo sample que pode bater 5.5 pra uso diário.

Consigo 4.5Ghz no meu 4930k, meu WC tanka de boa, mas o consumo, e calor no quarto sobe muito, não vale a pena por isso mantenho em 4.2Ghz, e olha que a escala de ganho é bem maior do que esses CPUs já overclocados de fabrica atualmente. A curva de desempenho/consumo/temperatura do OC atual é muito ruim em comparação as gerações anteriores, pra mim, RIP, a não ser com um chip muito bom.
 
Última edição:
5% de ganho no primeiro grafico, pelo que ví nos reviews em geral, consumo e temps sobem desproporcionalmente.

O do vídeo foi mais interessante, mas o cara vacilou ao ter colocado OC de RAM junto, FPS na casa de 100+ é muito sensível a velocidade de RAM, não se sabe o ganho só com o OC do CPU. Seria bom também ele ter colocado a tensão, temps e consumo, pois não é todo sample que pode bater 5.5 pra uso diário.

Consigo 4.5Ghz no meu 4930k, meu WC tanka de boa, mas o consumo, e calor no quarto sobe muito, não vale a pena, e olha que a escala de ganho é bem maior do que esses CPUs já overclocados de fabrica atualmente. A curva de desempenho/consumo/temperatura do OC atual é muito ruim em comparação as gerações anteriores, pra mim, RIP, a não ser com um chip muito bom.

5% apenas com core clock não é estar morto, se é relevante ai depende de cada um e parece ser o seu caso especifico.

O video compara processadores tunados X stock e nisto ele é muito relevante.

E mais uma vez, duvido alguem pegar 4000 de OC nas memórias DDR4 sem alterar VDDQ e VSA no PROCESSADOR, a controladora de memória é overclockada junto com as memórias... Vc quando diz OC de CPU na verdade quer dizer OC de P-core clock.
 
Última edição:
5% apenas com core clock não é estar morto, se é relevante ai depende de cada um e parece ser o seu caso especifico.
E qual "é o seu caso"? Não é pra jogo? Sério, teu jogo fica melhor com 5% de ganho? Isso é trash até no CS. Ou tu tá competindo no hwbot pra 5% realmente valer a pena?

O video compara processadores tunados X stock e nisto ele é muito relevante.
Eu disse que não era?

E mais uma vez, duvido alguem pegar 4000 de OC nas memórias sem alterar VDDQ e VSA no PROCESSADOR, a controladora de memória é overclockada junto com as memórias... Vc quando diz OC de CPU na verdade quer dizer OC de P-core clock.
Ué, mas não é evidente que quando falo de OC de CPU, falo de......OC de CPU?
 
É, o ganho foi pouco mesmo. OC hoje em dia, até em GPU não ta compensando muito não..as empresas estão espremendo até a ultima gota dos chips.
Agora, se você fizer nas memos, no CPU e na GPU, ai talvez possa valer, mas e a temperatura e consumo?
Eu não faria isso, pago minha conta de luz afinal :bem:
 
E qual "é o seu caso"? Não é pra jogo? Sério, teu jogo fica melhor com 5% de ganho? Isso é trash até no CS. Ou tu tá competindo no hwbot pra 5% realmente valer a pena?


Eu disse que não era?


Ué, mas não é evidente que quando falo de OC de CPU, falo de......OC de CPU?
Vc separa OC de Core clock de OC de memória, a questão é que AMBOS são OC de CPU de maneiras diferentes. Tanto é que o CPU limita o OC máximo de memória assim como a mobo, OC de memória é um OC em conjunto memória + CPU + mobo. Ficou claro?

Enfim o 13700k é um 12900k com OC de fabrica de 400 Mhz no clock, all core boost de 5.3 Ghz X all core boost de 4.9 Ghz. São 11% de ganho de performance, maior que a diferença entre 12600k e 12700k stock por exemplo que tem 5,7% de diferença (estranha coincidencia). Usando a sua lógica, poderiamos então dizer que o 12700k é um chip morto?

O principal ganho é na estabilidade de frames, os 1% low. Isto não mostra nos graficos de FPS médio. Enfim se vc é feliz assim, seja feliz. Só não ache que é a verdade absoluta e para mim faz diferença.

nHLQIKO.png
 
Última edição:
Vc separa OC de Core clock de OC de memória, a questão é que AMBOS são OC de CPU de maneiras diferentes. Tanto é que o CPU limita o OC máximo de memória assim como a mobo, OC de memória é um OC em conjunto memória + CPU + mobo. Ficou claro?

Enfim o 13700k é um 12900k com OC de fabrica de 400 Mhz no clock, all core boost de 5.3 Ghz X all core boost de 4.9 Ghz. São 11% de ganho de performance, maior que a diferença entre 12600k e 12700k stock por exemplo que tem 5,7% de diferença (estranha coincidencia). Usando a sua lógica, poderiamos então dizer que o 12700k é um chip morto?

O principal ganho é na estabilidade de frames, os 1% low. Isto não mostra nos graficos de FPS médio. Enfim se vc é feliz assim, seja feliz. Só não ache que é a verdade absoluta e para mim faz diferença.

nHLQIKO.png
Eu falo que o 13600K mostra a pica pra todos do AM5...aí o pessoal do AMD, "mas ain consome horrores" "mas ain esquenta muito"... foda-se, o cara compra uma GPU top que gasta energia "pa krleo" e vem com papimho xurumelas,... mimimi 😆😆😆

E o 5800X3D tá ali na cola...quem não quer ver que essa geração 7000 da AMD foi fiasco para jogos, só o mané mesmo.
 
Eu falo que o 13600K mostra a pica pra todos do AM5...aí o pessoal do AMD, "mas ain consome horrores" "mas ain esquenta muito"

E o 5800X3D tá ali na cola...quem não quer ver que essa geração 7000 da AMD foi fiasco para jogos, só o mané mesmo.
O 5800X3d foi o maior empata-foda da AMD, agora é esperar o 7950X3D
 
DDR5 8000 chegando da marca odiada dos RMAs no BR..., e eu achava que talvez DDR5 10000 viria só ano que vem, mas pelo caminho das coisas, pode vir mais cedo que esperado.



Quem sabe um DDR5 6400 CL20 até fim do ano estaria de bom tamanho para 14th gen.

Por hora 5600CL28 mata a pau.
 
Última edição:
Aqui no Apple M2 Pro a memória é LPDDR5 6400 MHz em 256-bit, ligada direto no Die e roda em Quad-Channel com taxa de 200 GB/s
 
Vc separa OC de Core clock de OC de memória, a questão é que AMBOS são OC de CPU de maneiras diferentes. Tanto é que o CPU limita o OC máximo de memória assim como a mobo, OC de memória é um OC em conjunto memória + CPU + mobo. Ficou claro?

Enfim o 13700k é um 12900k com OC de fabrica de 400 Mhz no clock, all core boost de 5.3 Ghz X all core boost de 4.9 Ghz. São 11% de ganho de performance, maior que a diferença entre 12600k e 12700k stock por exemplo que tem 5,7% de diferença (estranha coincidencia). Usando a sua lógica, poderiamos então dizer que o 12700k é um chip morto?

O principal ganho é na estabilidade de frames, os 1% low. Isto não mostra nos graficos de FPS médio. Enfim se vc é feliz assim, seja feliz. Só não ache que é a verdade absoluta e para mim faz diferença.

nHLQIKO.png

Fique a vontade, quem sou eu pra dizer que placebo é bom ou não pra você né :alan:
 
Reparabilidade? Apple?


Em modelos mais antigos vc até tem. Mas esses novos? Nenhuma assistência dá. Na real até autorizadas tem dificuldades com isso. É muito pouca peça de reposição no mercado, é um inferno. Prefiro ficar no meu desk de baixa renda mesmo.
 
Em modelos mais antigos vc até tem. Mas esses novos? Nenhuma assistência dá. Na real até autorizadas tem dificuldades com isso. É muito pouca peça de reposição no mercado, é um inferno. Prefiro ficar no meu desk de baixa renda mesmo.
Deu problema, virou lixo no ato.
Facil para Apple fazer dinheiro.
 
A longevidade dos MacBooks é muito boa… peguei um agora em janeiro pra substituir o anterior que era de 2012… são mais de 10 anos de uso pleno e sem lentidão.
Mas concordo que a Apple não facilita a reparabilidade. Porém outras marcas com equipamentos semelhantes acontece o mesmo. O Dell XPS que até fui ver pra comprar, também é tudo soldado (CPU, GPU, RAM, SSD), nada pode ser trocado pelo usuário e o preço desse Dell era exatamente o mesmo do MacBook porém o MacBook chega a entregar 220% mais desempenho
 
Fique a vontade, quem sou eu pra dizer que placebo é bom ou não pra você né :alan:
O cara que não segue os próprios conselhos e paga mais num 12700k mesmo existindo 12600k com 5,7% de diferença de performance. Quem sou eu pra falar esquizofrenia é doença...:fami:
 
Última edição:
O Dell XPS que até fui ver pra comprar, também é tudo soldado (CPU, GPU, RAM, SSD), nada pode ser trocado pelo usuário e o preço desse Dell era exatamente o mesmo do MacBook porém o MacBook chega a entregar 220% mais desempenho
Apple tá sem concorrência no momento, a verdade é essa.
Única CPU que poderia chegar perto em desempenho e consumo seriam as da AMD, mas que só se encontram em notebooks fuleiros, ninguém vai querer sacrificar qualidade por isso.
 
O cara que não segue os próprios conselhos e paga mais num 12700k mesmo existindo 12600k com 5,7% de diferença de performance. Quem sou eu pra falar esquizofrenia é doença...:fami:

Paguei 1.4k no meu, manda aí o link do 12600k mais barato que devolvo o 12700k agora (sério). :haa:
Isso tudo é desespero pra se auto afirmar? Deu ruim pra vc hein.
 
O cara que não segue os próprios conselhos e paga mais num 12700k mesmo existindo 12600k com 5,7% de diferença de performance. Quem sou eu pra falar esquizofrenia é doença...:fami:
Nada a ver, são 2P cores a mais, não é só 6% de diferença nem phodendo, não em toda carga de trabalho. To doido pra tocar aqui por um 12700k ou algo superior, to usando muita VM com navegador e joguinho aberto, tá faltando threads.

Paguei 1.4k no meu, manda aí o link do 12600k mais barato que devolvo o 12700k agora (sério). :haa:
Isso tudo é desespero pra se auto afirmar? Deu ruim pra vc hein.
:putz:
Mano, onde pegou essa parada?
 
Paguei 1.4k no meu, manda aí o link do 12600k mais barato que devolvo o 12700k agora (sério). :haa:
Isso tudo é desespero pra se auto afirmar? Deu ruim pra vc hein.
:facepalm:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Nada a ver, são 2P cores a mais, não é só 6% de diferença nem phodendo, não em toda carga de trabalho. To doido pra tocar aqui por um 12700k ou algo superior, to usando muita VM com navegador e joguinho aberto, tá faltando threads.


:putz:
Mano, onde pegou essa parada?
A conversa era sobre JOGOS. Chega no final da conversa, sem contexto e da pitaco. :bem:
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo