[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

Que nada. Só mechi mesmo no vcore. Do jeito que está, da pra manter numa boa sem dor de cabeça ou preocupação.
Enhanced Turbo nas MSI.

Uma alternativa ao vcore fixo em MOBOs MSI:
- Deixar as voltagens em AUTO
- Desligar o Enhanced Turbo
- Tirar os powerlimits de 4096 e periodo infinito para o que voce achar na internet e estar confortavel (No meu 13700KF, PL1 e PL2 estao 253W com 56s de limite). Pelas suas screenshots, PL2 pelo menos está em 125W, o que basicamente está capando sua CPU.
- Configurar o Lite Load na Bios para Mode 1 e rodar stress tests (eu rodo cinebench r23 e uso HWiNFO64 para monitorar, HWMonitor nao me passa confiança mais)
- Verificar temperaturas, frequencias e power usage. Checar os scores do CBR23 - uma pesquisa rápida aponta 26500 em média.
- Se houver travamento no Lite Load Mode 1, ir para Mode 2 e assim sucessivamente até chegar num modo que nao trave e tenha um score no CBR23 em linha.
- Rodar stress test a sua escolha (AIDA64, Prime95, etc).
- Opcionalmente depois de chegar nesse estágio, undervolt via "Adaptative + Offset" com Offset negativo (-0.050 e ir diminuindo depois de rodar benchs + stress).
- Opcionalmente mudar os modos de LLC.

Dá trabalho, mas ajuda bastante - hoje meu 13700KF faz 31100 no CBR23, e nao passa de 80C com um NH-D15 e ILM da Intel.
 
Eu pessolmente considero o teste do Aida fraco, todas as vezes que validei estabilidade com ele mais pra frente depois comecei a ter problemas.
Hoje sempre passo um combinado de Cinebench + OCCT

passou nos dois ja era

Faz nem cócegas esse teste do Aida mesmo, se rodar um cb23 ou prime95 provavelmente não vai completar o teste.

Aqui até consegui deixar todos núcleos em 5.5 mas não vale a pena pelo consumo/temperatura, o ganho em fps é mínimo. Deixei mesmo todos núcleos em 5.3 com baixa tensão.

Perdi o dia ontem mexendo na memória, consegui chegar no CL 30 em 6000 mhz de latência 70ns fui para 59ns. E passou em todos testes de estabilidade, agora vou sossegar.
 
Já imaginava que essa geração 13 era quente, mas não imaginava o quanto era absurdamente QUENTE. Meu 13600K veio com voltagem de fabrica em 1,364v. As temperaturas vão as alturas. Mesmo com um cooler monstro como o AK620, ele pede arrego com esse monstro. Moral da historia: Fui brincar de undervolt na CPU e cheguei a incriveis 1,045v estaveis, dos 1,364v que vem de fabrica. Menos que isso, da erro em todos os testes. E não é que a temperatura caiu incriveis 21ºC nessa brincadeira. Acho que acertei a sorte grande nesse processador.

Um dos testes foi o STRESS CPU do AIDA que esquenta horrores nos testes. De 87ºC em voltagem padrão de fabrica, caiu para incriveis 65ºC.
gGDzQik.png

LPmL8dy.png


Outro teste foi o STRESS FPU do AIDA. Esse jogou a temperatura a niveis surreais. Tanto é que em voltagem padrão de fabrica, em segundos, o processador já entrou em Throttling. Já usando a voltagem em 1,045v, consegui eliminar o Throttling.
Ydd7v7u.png

qJaByhn.png


SERÁ QUE ACERTEI A SORTE GRANDE?
eu passaria um prime95, superpi e occt antes kkkkkk

e um testmem5 também
 
Fala pessoal, eu estava montando um PC Gamer com i5 13600KF, mas acabei desistindo e vou pegar um notebook mesmo.
Aí estou com um PC aqui armazenado, com peças lacradas e não vou montar, então vou vender as peças.

Demorei tempos para escolher o i5, e mudei de ideia kkkkk
qual placa-mãe?
 
Eu pessolmente considero o teste do Aida fraco, todas as vezes que validei estabilidade com ele mais pra frente depois comecei a ter problemas.
Hoje sempre passo um combinado de Cinebench + OCCT

passou nos dois ja era
Mas passei esses também, além do prime95 e sem erros. Postei do AIDA por questão de mostrar a diminuição em temperatura. E não jogar milhares de SS de aplicativos aqui.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Enhanced Turbo nas MSI.

Uma alternativa ao vcore fixo em MOBOs MSI:
- Deixar as voltagens em AUTO
- Desligar o Enhanced Turbo
- Tirar os powerlimits de 4096 e periodo infinito para o que voce achar na internet e estar confortavel (No meu 13700KF, PL1 e PL2 estao 253W com 56s de limite). Pelas suas screenshots, PL2 pelo menos está em 125W, o que basicamente está capando sua CPU.
- Configurar o Lite Load na Bios para Mode 1 e rodar stress tests (eu rodo cinebench r23 e uso HWiNFO64 para monitorar, HWMonitor nao me passa confiança mais)
- Verificar temperaturas, frequencias e power usage. Checar os scores do CBR23 - uma pesquisa rápida aponta 26500 em média.
- Se houver travamento no Lite Load Mode 1, ir para Mode 2 e assim sucessivamente até chegar num modo que nao trave e tenha um score no CBR23 em linha.
- Rodar stress test a sua escolha (AIDA64, Prime95, etc).
- Opcionalmente depois de chegar nesse estágio, undervolt via "Adaptative + Offset" com Offset negativo (-0.050 e ir diminuindo depois de rodar benchs + stress).
- Opcionalmente mudar os modos de LLC.

Dá trabalho, mas ajuda bastante - hoje meu 13700KF faz 31100 no CBR23, e nao passa de 80C com um NH-D15 e ILM da Intel.
Esses resumo foi muito bom. Agora é tirar um dia pra fazer isso tudo. A princípio vou manter o vcore fixo mesmo e me contentar por um tempo na estabilidade sem mecher em outros parâmetros na Bios.
Nas SS está em 125W devido a baixa carga usando somente 1,045v pra manter os clocks padrão. Se eu subir as voltagens, também subirá a carga.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

eu passaria um prime95, superpi e occt antes kkkkkk

e um testmem5 também
Só não passei esse superpi. O resto foi tudo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Faz nem cócegas esse teste do Aida mesmo, se rodar um cb23 ou prime95 provavelmente não vai completar o teste.

Aqui até consegui deixar todos núcleos em 5.5 mas não vale a pena pelo consumo/temperatura, o ganho em fps é mínimo. Deixei mesmo todos núcleos em 5.3 com baixa tensão.

Perdi o dia ontem mexendo na memória, consegui chegar no CL 30 em 6000 mhz de latência 70ns fui para 59ns. E passou em todos testes de estabilidade, agora vou sossegar.
Pior que completou tudo. Ainda não tentei subir os clocks. Só procurei manter uma voltagem mínima pra os clocks padrão.
 
Última edição:
Esses resumo foi muito bom. Agora é tirar um dia pra fazer isso tudo. A princípio vou manter o vcore fixo mesmo e me contentar por um tempo na estabilidade sem mecher em outros parâmetros na Bios.
Nas SS está em 125W devido a baixa carga usando somente 1,045v pra manter os clocks padrão. Se eu subir as voltagens, também subirá a carga.
Boa, só precisa se atentar se além de estável, está performando em linha com os benchmarks... se tiver estável mas underperformando, parece ruim!
 
Boa, só precisa se atentar se além de estável, está performando em linha com os benchmarks... se tiver estável mas underperformando, parece ruim!
Fiz até uns testes aqui pra comprovar mais uma vez se estava tudo ok. Segue abaixo as temperaturas alcançadas no Cinebench.

SINGLE - 1988 pontos
4DMr4EK.png


MULTI - 23623 pontos
n0MX2Bg.png
 
Fiz até uns testes aqui pra comprovar mais uma vez se estava tudo ok. Segue abaixo as temperaturas alcançadas no Cinebench.

SINGLE - 1988 pontos
4DMr4EK.png


MULTI - 23623 pontos
n0MX2Bg.png
Sinceramente, eu nem passei teste, rodando meus jogos tô feliz, óbvio que me esforcei pra deixar tudo certinho, liguei Resizable Bar e verifiquei se a GPU está em PCI 16x
 
Sinceramente, eu nem passei teste, rodando meus jogos tô feliz, óbvio que me esforcei pra deixar tudo certinho, liguei Resizable Bar e verifiquei se a GPU está em PCI 16x
Que coisa né?

A gente tava falando de Windows 12 uns dias atrás e tals, melhor decisão que tu me ajudou a tomar foi de realmente esperar, pq parece que vem algo por ai la pra setembro.

Windows 12, Intel e Meteor Lake

Aproveitei a deixa, já que não tenho NVME, ontem eu comprei um Fury Renegade 2tb PCI4, vou usar na maquina atual, mas comprei já pensando na próxima maquina.
Valeu pelos conselhos amigo e obg pela paciência com a ansiedade KEKW
 
Fiz até uns testes aqui pra comprovar mais uma vez se estava tudo ok. Segue abaixo as temperaturas alcançadas no Cinebench.

SINGLE - 1988 pontos
4DMr4EK.png


MULTI - 23623 pontos
n0MX2Bg.png
Caramba! Bateu meu 12900 no benchmark. Meu deu 1970. Muito bom🙌🏻
 
Que coisa né?

A gente tava falando de Windows 12 uns dias atrás e tals, melhor decisão que tu me ajudou a tomar foi de realmente esperar, pq parece que vem algo por ai la pra setembro.

Windows 12, Intel e Meteor Lake

Aproveitei a deixa, já que não tenho NVME, ontem eu comprei um Fury Renegade 2tb PCI4, vou usar na maquina atual, mas comprei já pensando na próxima maquina.
Valeu pelos conselhos amigo e obg pela paciência com a ansiedade KEKW
Sem problemas amigo, mas cuidado que talvez aumentem os impostos pra importação.
 
Que coisa né?

A gente tava falando de Windows 12 uns dias atrás e tals, melhor decisão que tu me ajudou a tomar foi de realmente esperar, pq parece que vem algo por ai la pra setembro.

Windows 12, Intel e Meteor Lake

Aproveitei a deixa, já que não tenho NVME, ontem eu comprei um Fury Renegade 2tb PCI4, vou usar na maquina atual, mas comprei já pensando na próxima maquina.
Valeu pelos conselhos amigo e obg pela paciência com a ansiedade KEKW
Estou com o win 11 aqui, consegui 6Ghz em todos os p cores com 1.40v, e 5.1 default com 1.08v... essa fornada da intel tá demais de boa. E usando uma fury 2400 @ 3200 cl16 de boa.
 
Estou com o win 11 aqui, consegui 6Ghz em todos os p cores com 1.40v, e 5.1 default com 1.08v... essa fornada da intel tá demais de boa. E usando uma fury 2400 @ 3200 cl16 de boa.
Me assustei também com a baixa Voltagem exigida para os clocks de fabrica do 13600K. A placa mãe seta para 1,35v porém aqui só precisou de 1,07v. 😱😱😱
 
Refiz os testes com o gabinete fora do buraco do armario e as temperaturas despencaram.
2iqE6D0.png

LCbBXRZ.jpg
 
Refiz os testes com o gabinete fora do buraco do armario e as temperaturas despencaram.
2iqE6D0.png

LCbBXRZ.jpg
Meio óbvio né? Se eu colocar meu gabinete em uma saúna é claro que ele vai fritar ovo, oxi :limo:
 
Scythe Fuma 2 segura um i7 13700?
 
Scythe Fuma 2 segura um i7 13700?
O 13700 vem com cooler padrão Intel, e funciona até que bem se deixar a Bios configurada de acordo.

Para o 13700K, como todos aircoolers, vai sofrer, mas da conta depois de ajustar a Bios também.

Para mim, do 13600K para cima, ideal é watercooler 360mm, mas funciona com aircoolers de 6 pipes ou 2 torres, e uso de 2 fans esquema push/pull.
 
Estudei um upgrade de um 10700 para um 13700. Mas acho que só é válido para quem quer uma taxa de quadros acima de 60FPS certo?

Pois tô achando que esse meu 10700 deve manter o fôlego por mais alguns anos.
 
Estudei um upgrade de um 10700 para um 13700. Mas acho que só é válido para quem quer uma taxa de quadros acima de 60FPS certo?

Pois tô achando que esse meu 10700 deve manter o fôlego por mais alguns anos.

Pra ficar jogando em tela 60Hz não tem pq sair desse CPU. Só que seria interessante você pegar uma tela 120hz+ pra ver como é bom. Depois vai ficar lamentando igual ao @Jetson por ter ficado em 60Hz por tanto tempo. :true:
 
Estudei um upgrade de um 10700 para um 13700. Mas acho que só é válido para quem quer uma taxa de quadros acima de 60FPS certo?

Pois tô achando que esse meu 10700 deve manter o fôlego por mais alguns anos.
o que complica ai é que vai ter que trocar mobo tb.
10700 é bom.
Pelo preço 13700 nao compensa por ser só 200,00 mais barato que o 13700K.
Ja o 13600K tem uma relaçao de CxB melhor e é igual ao 12700K em performance e qtd de cores.
 
Pra ficar jogando em tela 60Hz não tem pq sair desse CPU. Só que seria interessante você pegar uma tela 120hz+ pra ver como é bom. Depois vai ficar lamentando igual ao @Jetson por ter ficado em 60Hz por tanto tempo. :true:
Nunca tinha usado uma tela de 165hz. Fui instalar um 12600k + 3070 ti do meu primo. Com 30 segundos (não é figura de linguagem) percebi a diferença, entre os 75hz q uso. Isso somente instalando + configurando o pc.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Scythe Fuma 2 segura um i7 13700?
Eu acho q com o MCE (multi core enhanced) ligado ele não aguenta. O 13700 puxa 219W. Não sei se ele segura a onda. Vou até olhar.
 
Última edição:
alguem sabe o melhor custoXbeneficio DDR5 hj ?
tipo 5600MHz CL36 ?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo