Enhanced Turbo nas MSI.Que nada. Só mechi mesmo no vcore. Do jeito que está, da pra manter numa boa sem dor de cabeça ou preocupação.
Uma alternativa ao vcore fixo em MOBOs MSI:
- Deixar as voltagens em AUTO
- Desligar o Enhanced Turbo
- Tirar os powerlimits de 4096 e periodo infinito para o que voce achar na internet e estar confortavel (No meu 13700KF, PL1 e PL2 estao 253W com 56s de limite). Pelas suas screenshots, PL2 pelo menos está em 125W, o que basicamente está capando sua CPU.
- Configurar o Lite Load na Bios para Mode 1 e rodar stress tests (eu rodo cinebench r23 e uso HWiNFO64 para monitorar, HWMonitor nao me passa confiança mais)
- Verificar temperaturas, frequencias e power usage. Checar os scores do CBR23 - uma pesquisa rápida aponta 26500 em média.
- Se houver travamento no Lite Load Mode 1, ir para Mode 2 e assim sucessivamente até chegar num modo que nao trave e tenha um score no CBR23 em linha.
- Rodar stress test a sua escolha (AIDA64, Prime95, etc).
- Opcionalmente depois de chegar nesse estágio, undervolt via "Adaptative + Offset" com Offset negativo (-0.050 e ir diminuindo depois de rodar benchs + stress).
- Opcionalmente mudar os modos de LLC.
Dá trabalho, mas ajuda bastante - hoje meu 13700KF faz 31100 no CBR23, e nao passa de 80C com um NH-D15 e ILM da Intel.