[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Só falo de CPU, e quanto c pega de OC no teu i7? Quanto escala no desempenho??
Vc testou o undervolt, com comparações de temp ou consumo ?
OC de CPU deixou de ser ''meta'' há muito tempo, o que mais dita diferença é OC de memória, a margem das CPUs atuais pra OC é ínfima e um bom OC de memória ganha de lavada de 200-300Mhz a mais na CPU.

Esse ano parece que só vai ter refresh do raptor lake mesmo, sem gen nova:

Chegou aqui o thermalright cpu, instalei hoje no 13700k, e baixou 4-5 graus tanto na máxima e também na media, teste feito no cinbench r23, acredito estar um bom resultado ? Vi testes que baixou 10 graus. Usei a própria pasta que veio, será que usando outra baixa mais? Por um ''simples' acessório acho que está um ótimo resultado.

Aqui consegui vcore de 1.19 para fixar todos nucleos em 5.3, seria uma boa settings?

Caralho e hoje? Fui tirar um dos fãs do LS720 que tá fazendo barulho e coloquei um novo comrpado da terabyte ESSE TAMBÉM APRESENTOU barulho, beleza, resolvi deixar sem um dos fãs e ligar... E... Não ligou :bem:
E meu cu que não passava um alfinete? Passei álcool isopropílico e rezei.
Uma hora depois ligou, suspeito que tenha caído uma gota de suor por acidente, que medo vei, imagina perder uma mobo Z690 com 2 meses de uso?
@WoodLegsSP @Salim_muchiba passei uma hora esmurrando a parede, sem meme.

Caralho e hoje? Fui tirar um dos fãs do LS720 que tá fazendo barulho e coloquei um novo comrpado da terabyte ESSE TAMBÉM APRESENTOU barulho, beleza, resolvi deixar sem um dos fãs e ligar... E... Não ligou :bem:
Uma hora depois ligou, suspeito que tenha caído uma gota de suor por acidente, que medo vei, imagina perder uma mobo Z690 com 2 meses de uso?
Caramba mano, que zica

Um susto assim ningupem merece

Caramba mano, que zica

Um susto assim ningupem merece
Sim e pra encaixar a 4090 na placa mãe é um trabalho de corno, principalmente com aquelas travas do PCI-E, da primeira vez que conectei, ficou sobrando e só tava pegando PCIe 8x, tive que abrir tudo de novo e enfiar aquele tijolo novamente.

Fazer o que...tem noob em todo lugar. :awesome:

Já imaginava que essa geração 13 era quente, mas não imaginava o quanto era absurdamente QUENTE. Meu 13600K veio com voltagem de fabrica em 1,364v. As temperaturas vão as alturas. Mesmo com um cooler monstro como o AK620, ele pede arrego com esse monstro. Moral da historia: Fui brincar de undervolt na CPU e cheguei a incriveis 1,045v estaveis, dos 1,364v que vem de fabrica. Menos que isso, da erro em todos os testes. E não é que a temperatura caiu incriveis 21ºC nessa brincadeira. Acho que acertei a sorte grande nesse processador.

Um dos testes foi o STRESS CPU do AIDA que esquenta horrores nos testes. De 87ºC em voltagem padrão de fabrica, caiu para incriveis 65ºC.
gGDzQik.png

LPmL8dy.png

Outro teste foi o STRESS FPU do AIDA. Esse jogou a temperatura a niveis surreais. Tanto é que em voltagem padrão de fabrica, em segundos, o processador já entrou em Throttling. Já usando a voltagem em 1,045v, consegui eliminar o Throttling.
Ydd7v7u.png

qJaByhn.png

SERÁ QUE ACERTEI A SORTE GRANDE?

Última edição:
Já imaginava que essa geração 13 era quente, mas não imaginava o quanto era absurdamente QUENTE. Meu 13600K veio com voltagem de fabrica em 1,364v. As temperaturas vão as alturas. Mesmo com um cooler monstro como o AK620, ele pede arrego com esse monstro. Moral da historia: Fui brincar de undervolt na CPU e cheguei a incriveis 1,045v estaveis, dos 1,364v que vem de fabrica. Menos que isso, da erro em todos os testes. E não é que a temperatura caiu incriveis 21ºC nessa brincadeira. Acho que acertei a sorte grande nesse processador.

Um dos testes foi o STRESS CPU do AIDA que esquenta horrores nos testes. De 87ºC em voltagem padrão de fabrica, caiu para incriveis 65ºC.
gGDzQik.png

LPmL8dy.png

Outro teste foi o STRESS FPU do AIDA. Esse jogo a temperatura a niveis surreais. Tanto é que em voltagem padrão de fabrica, em segundos, o processador já entrou em Throttling. Já usando a voltagem em 1,045v, consegui eliminar o Throttling.
Ydd7v7u.png

qJaByhn.png

Desativou o multicore enhancer? Fica melhor ainda.

Desativou o multicore enhancer? Fica melhor ainda.
Que nada. Só mechi mesmo no vcore. Do jeito que está, da pra manter numa boa sem dor de cabeça ou preocupação.

beleza, resolvi deixar sem um dos fãs e ligar... E... Não ligou :bem:
Quem nunca? Toda vez que mexo em algo no PC ele me dá um susto, acostumei.

Foda quando eu mexia com hardware ainda e acontecia isso em PC de cliente :olar:

Qual o problema da Asus no BR?

Não tem mais placa de vídeo, placa Z790 e B760 não existe.

gGDzQik.png

LPmL8dy.png

Outro teste foi o STRESS FPU do AIDA. Esse jogou a temperatura a niveis surreais. Tanto é que em voltagem padrão de fabrica, em segundos, o processador já entrou em Throttling. Já usando a voltagem em 1,045v, consegui eliminar o Throttling.
Ydd7v7u.png

qJaByhn.png

Eu pessolmente considero o teste do Aida fraco, todas as vezes que validei estabilidade com ele mais pra frente depois comecei a ter problemas.
Hoje sempre passo um combinado de Cinebench + OCCT

passou nos dois ja era

Fala pessoal, eu estava montando um PC Gamer com i5 13600KF, mas acabei desistindo e vou pegar um notebook mesmo.
Aí estou com um PC aqui armazenado, com peças lacradas e não vou montar, então vou vender as peças.

Demorei tempos para escolher o i5, e mudei de ideia kkkkk

Users who are viewing this thread

Voltar