Intel diz adeus aos chipsets Z690/B660
De acordo com o MyDrivers, a Intel notificou seus parceiros de que a empresa está descontinuando seus chipsets de última geração.
Por enquanto, isso é apenas um boato porque o próprio site de notificação de produtos da Intel não relata alterações para esses produtos. No entanto, MyDrivers citando suas fontes afirmam que a Intel acaba de emitir um aviso aos fabricantes de placas-mãe de que substituirá os chipsets Z690 e B660 por chips de última geração, alguns dos quais acabaram de ser lançados.
Isso marca um ano desde o lançamento do chipset da série 600 de última geração, já que o Z690 apareceu em outubro de 2021 e o B660 foi lançado em janeiro do ano passado. Com a introdução da série não-K de 13ª geração, a Intel também lançou seu novo chipset B760 de gama média.
As diferenças entre as séries 600 e 700 são cosméticas, concentrando-se principalmente nas pistas PCIe e no suporte a USB. Para seu chipset Z790, a Intel aumentou o número de faixas Gen4 disponíveis para 20, com um custo de faixas Gen3 reduzido de 16 para 8. Para a grande maioria dos usuários, isso não fará uma grande diferença.
Vale a pena notar que a Intel não tem planos de eliminar gradualmente seu chipset H610 de nível básico ainda. Na verdade, não há realmente um bom motivo para isso, sem mencionar a falta de concorrência da AMD, que é muito lenta para lançar seu chipset A620 AM5.
Fonte:
MyDrivers