[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

Pensando no preço absurdo que deve ser a 14th-Gen estou pensando em ir de 13th-Gen com DDR4 3200. Saberiam dizer se a "Asus Tuf Gaming Z690-Plus D4" já vem com a BIOS atualizada para esses processadores (i5-13600k por exemplo) ou tem que atualizar via Flash BIOS ?
Lotes novos vem atualizados. Até coM adesivo na caixa.
 
Terabyte e Aeroluz oferecem atualização de BIOS, mas a primeira loja isso é pago, na Aero basta entrar em contato e eles acertam isso de grátis mesmo.
cobrar por isso, é o fim da picada ... não têm concorrência o cartel né (mas um amigo, dono de loja física grande em sp, disse q um dia a casa dessas 3 vai cair, denúncias horrendas de evasão das brabas) ...
 
cobrar por isso, é o fim da picada ... não têm concorrência o cartel né (mas um amigo, dono de loja física grande em sp, disse q um dia a casa dessas 3 vai cair, denúncias horrendas de evasão das brabas) ...
Pelo menos a Aeroluz é de boa, eles fazem o serviço sem cobrar, só perguntam pra confirmar mesmo que vão abrir a caixa.
 
cobrar por isso, é o fim da picada ... não têm concorrência o cartel né (mas um amigo, dono de loja física grande em sp, disse q um dia a casa dessas 3 vai cair, denúncias horrendas de evasão das brabas) ...
Eu cobraria...😁
 

Intel descontinuará a série “Tiger Lake” de 11ª geração.​


Intel Tiger Lake atingirá o status de fim de vida útil no próximo ano​

A empresa emite uma Notificação de Alteração de Produto (PCN) que inicia oficialmente a descontinuação da série.
Várias CPUs móveis e de desktop baseadas no silício Tiger Lake serão descontinuadas até janeiro de 2024. O processo já começou esta semana e terá algumas etapas antes que as CPUs atinjam oficialmente o status de 'fim da vida útil'.


HFMoOJB.jpg



A Intel lista cinco SKUs móveis da 11ª geração da série Core-H, incluindo o Core i7-11800H, que provavelmente foi a CPU mais popular para laptops de jogos da série. A empresa também confirma que quatro CPUs 'desktop' da série B também serão descontinuados. Esses são os SKUs híbridos móveis/desktop que foram usados pelos sistemas Intel NUC Extreme.


tiatdhu.png




O que pode ser interessante é que nenhuma dessas CPUs é vendida oficialmente pela Intel para clientes DIY. No entanto, muitos sistemas (laptops) e PCs NUC equipados com Tiger Lake ainda estão disponíveis à venda.

A série Tiger Lake se juntará às CPUs de desktop Rocket Lake, que foram descontinuadas há apenas algumas semanas . Isso significa o fim definitivo da série Core da 11ª geração.

Fonte: Intel (PDF) via Tom's Hardware
 

Intel descontinuará a série “Tiger Lake” de 11ª geração.​


Intel Tiger Lake atingirá o status de fim de vida útil no próximo ano​

A empresa emite uma Notificação de Alteração de Produto (PCN) que inicia oficialmente a descontinuação da série.
Várias CPUs móveis e de desktop baseadas no silício Tiger Lake serão descontinuadas até janeiro de 2024. O processo já começou esta semana e terá algumas etapas antes que as CPUs atinjam oficialmente o status de 'fim da vida útil'.


HFMoOJB.jpg



A Intel lista cinco SKUs móveis da 11ª geração da série Core-H, incluindo o Core i7-11800H, que provavelmente foi a CPU mais popular para laptops de jogos da série. A empresa também confirma que quatro CPUs 'desktop' da série B também serão descontinuados. Esses são os SKUs híbridos móveis/desktop que foram usados pelos sistemas Intel NUC Extreme.


tiatdhu.png




O que pode ser interessante é que nenhuma dessas CPUs é vendida oficialmente pela Intel para clientes DIY. No entanto, muitos sistemas (laptops) e PCs NUC equipados com Tiger Lake ainda estão disponíveis à venda.

A série Tiger Lake se juntará às CPUs de desktop Rocket Lake, que foram descontinuadas há apenas algumas semanas . Isso significa o fim definitivo da série Core da 11ª geração.

Fonte: Intel (PDF) via Tom's Hardware
já vai tarde ... ow processador ruim (pelo menos no desk)
 
já vai tarde ... ow processador ruim (pelo menos no desk)
São arquiteturas diferentes, o de desktop era o RocketLake (backport dos Icelake em 10nm para 14nm), enquanto que este de notebook era o sucessor dos Icelake, o Tigerlake. Foi uma arquitetura boa, com bom desempenho e uma iGPU realmente boa, a primeira arquitetura com um 10nm funcional, mas que pecou por existir em muitos poucos modelos de notebooks.


Notícia boa, com placas de entrada da Intel com suporte ao DDR5 a tendência é o aumento de adoção desses módulos, e assim uma queda nos preços, beneficiando a todos (principalmente a AM5, que é exclusivamente DDR5), já que isto pavimentará um lançamento mais tranquilo do LGA1851 (e entregará um desempenho extra no possível refresh dos RaptorLake nesse ano).
 
São arquiteturas diferentes, o de desktop era o RocketLake (backport dos Icelake em 10nm para 14nm), enquanto que este de notebook era o sucessor dos Icelake, o Tigerlake. Foi uma arquitetura boa, com bom desempenho e uma iGPU realmente boa, a primeira arquitetura com um 10nm funcional, mas que pecou por existir em muitos poucos modelos de notebooks.


Notícia boa, com placas de entrada da Intel com suporte ao DDR5 a tendência é o aumento de adoção desses módulos, e assim uma queda nos preços, beneficiando a todos (principalmente a AM5, que é exclusivamente DDR5), já que isto pavimentará um lançamento mais tranquilo do LGA1851 (e entregará um desempenho extra no possível refresh dos RaptorLake nesse ano).
Falo da linha desk mesmo, tive um por poucos meses ... horrível, um forno sem desempenho ... só me deu prejuízo...
 

Intel descontinuará a série “Tiger Lake” de 11ª geração.​


Intel Tiger Lake atingirá o status de fim de vida útil no próximo ano​

A empresa emite uma Notificação de Alteração de Produto (PCN) que inicia oficialmente a descontinuação da série.
Várias CPUs móveis e de desktop baseadas no silício Tiger Lake serão descontinuadas até janeiro de 2024. O processo já começou esta semana e terá algumas etapas antes que as CPUs atinjam oficialmente o status de 'fim da vida útil'.


HFMoOJB.jpg



A Intel lista cinco SKUs móveis da 11ª geração da série Core-H, incluindo o Core i7-11800H, que provavelmente foi a CPU mais popular para laptops de jogos da série. A empresa também confirma que quatro CPUs 'desktop' da série B também serão descontinuados. Esses são os SKUs híbridos móveis/desktop que foram usados pelos sistemas Intel NUC Extreme.


tiatdhu.png




O que pode ser interessante é que nenhuma dessas CPUs é vendida oficialmente pela Intel para clientes DIY. No entanto, muitos sistemas (laptops) e PCs NUC equipados com Tiger Lake ainda estão disponíveis à venda.

A série Tiger Lake se juntará às CPUs de desktop Rocket Lake, que foram descontinuadas há apenas algumas semanas . Isso significa o fim definitivo da série Core da 11ª geração.

Fonte: Intel (PDF) via Tom's Hardware
São arquiteturas diferentes, o de desktop era o RocketLake (backport dos Icelake em 10nm para 14nm), enquanto que este de notebook era o sucessor dos Icelake, o Tigerlake. Foi uma arquitetura boa, com bom desempenho e uma iGPU realmente boa, a primeira arquitetura com um 10nm funcional, mas que pecou por existir em muitos poucos modelos de notebooks.

Por curiosidade, onde que um i7-1165G7 (exemplo) entra nessa história? Também é um Tiger Lake mas em outro socket, mais velho, mais manco e teoricamente menos beberrão, isso?

Esses dias a empresa me deu um Vostro com um carinha desses e achei bem competente pra trabalhar e uso geral, mas essa nomenclatura fora do 'tradicional' 11xxxH me pegou...
 
Por curiosidade, onde que um i7-1165G7 (exemplo) entra nessa história? Também é um Tiger Lake mas em outro socket, mais velho, mais manco e teoricamente menos beberrão, isso?

Esses dias a empresa me deu um Vostro com um carinha desses e achei bem competente pra trabalhar e uso geral, mas essa nomenclatura fora do 'tradicional' 11xxxH me pegou...
Esses Gx são os equivalentes dos modelos que antes eram U, porém com iGPU bem melhor. G7 é oq tem a maior quantidade de núcleos da GPU habilitados.
 
Falo da linha desk mesmo, tive um por poucos meses ... horrível, um forno sem desempenho ... só me deu prejuízo...
Tive um 10400 que resolvi fazer upgrade para o 11400,...acho que era por causa do suporte ao SSD mais rápido ou PCI4, não lembro direito, mas vendi depois de 3 meses de uso da fritadeira.
Aí entrou a 12th gen espancando a geração anterior.
 
Por curiosidade, onde que um i7-1165G7 (exemplo) entra nessa história? Também é um Tiger Lake mas em outro socket, mais velho, mais manco e teoricamente menos beberrão, isso?

Esses dias a empresa me deu um Vostro com um carinha desses e achei bem competente pra trabalhar e uso geral, mas essa nomenclatura fora do 'tradicional' 11xxxH me pegou...
É um Tigerlake sim, que é exclusivamente mobile. BGA, mais velho e menos beberrão que os da 11ª geração desktop. E o nome é bem confuso mesmo, mas ele segue a nomenclatura da 10ª geração, e se entende assim:
- Dos primeiros números = Geração
- Terceiro número = Categoria de desempenho (0 = i3; 3 = i5; 5 = i7)
- Quarto número = TDP/Consumo (0 = 10W; 5 = 15W; 8 = 28W)
- Letra e último número = Nível da iGPU (G1 = 31EU; G4 = 48EU; G7 = 64EU)

No caso, essa nomenclatura não faz uso de U e H, e sim números. Esse exemplo dado, 1165G7, é um i7 TigerLake de 15W e uma iGPU de 64EUs.


Tive um 10400 que resolvi fazer upgrade para o 11400,...acho que era por causa do suporte ao SSD mais rápido ou PCI4, não lembro direito, mas vendi depois de 3 meses de uso da fritadeira.
Aí entrou a 12th gen espancando a geração anterior.
A 11ª geração não devia existir, foi uma gambiarra para trazer os 10nm que não estavam bons para os 14nm+++ e não fazer um quinto refresh do skylake ou passar uma geração sem processadores. O problema é... nem preciso dizer, você sentiu na pele o problema xD
 
A 11ª geração não devia existir, foi uma gambiarra para trazer os 10nm que não estavam bons para os 14nm+++ e não fazer um quinto refresh do skylake ou passar uma geração sem processadores. O problema é... nem preciso dizer, você sentiu na pele o problema xD
Realmente, foi um esquenta coração...rss.
No fim troquei para testar mesmo, pois tinha vendido o 10400 pelo preço do 11400.
As coisas aqui não param quietas.
 
Para quem tem um i7 6700k + 2x8GB 2133 + GTX 1070 e fizer um upgrade para um i5 13400 + 2x16GB 3200 + RTX 3060TI sentirá muita diferença no desktop e em games ? Vale o valor do upgrade? Visto que vender as peças hoje em dia está complicado demais e penso em ficar com essa configuração antiga para outras coisas. Estou em uma dúvida absurda.

O principal problema da 13th Gen é a placa mãe que não tem a função "Flash BIOS" e entrar em contato com as lojas que vendem está difícil.
 
Para quem tem um i7 6700k + 2x8GB 2133 + GTX 1070 e fizer um upgrade para um i5 13400 + 2x16GB 3200 + RTX 3060TI sentirá muita diferença no desktop e em games ? Vale o valor do upgrade? Visto que vender as peças hoje em dia está complicado demais e penso em ficar com essa configuração antiga para outras coisas. Estou em uma dúvida absurda.

O principal problema da 13th Gen é a placa mãe que não tem a função "Flash BIOS" e entrar em contato com as lojas que vendem está difícil.
É um belo upgrade.
Já pensou em pegar uma mobo B760 pronta para 13th Gen?
Aproveita a promoção:



Ou as mais simples:

 

O problema é que preciso de uma ATX por causa da placa de som. Eu não consigo usar som onboard e não tenho 2k para comprar um bom DAC. E pela diferença de preço vale mais a ATX mesmo. O problema é a atualização de BIOS nos Z690 e os Z790 estão caros demais. O que está me pegando é isso. Mas se não fosse o som e outras coisas (placa de rede caso precise) pegaria essas placas pequenas de boa.
 
O problema é que preciso de uma ATX por causa da placa de som. Eu não consigo usar som onboard e não tenho 2k para comprar um bom DAC. E pela diferença de preço vale mais a ATX mesmo. O problema é a atualização de BIOS nos Z690 e os Z790 estão caros demais. O que está me pegando é isso. Mas se não fosse o som e outras coisas (placa de rede caso precise) pegaria essas placas pequenas de boa.
Desencana de placa Zx90 para processador non-K, ainda mais para um 13400.

A mais barata ATX, pronta para 13th gen:

 
Para quem tem um i7 6700k + 2x8GB 2133 + GTX 1070 e fizer um upgrade para um i5 13400 + 2x16GB 3200 + RTX 3060TI sentirá muita diferença no desktop e em games ? Vale o valor do upgrade? Visto que vender as peças hoje em dia está complicado demais e penso em ficar com essa configuração antiga para outras coisas. Estou em uma dúvida absurda.

O principal problema da 13th Gen é a placa mãe que não tem a função "Flash BIOS" e entrar em contato com as lojas que vendem está difícil.
Eu diria q essa é a parte mais fácil... mas sim, vale a pena, uma config bem equilibrada ...
 
Para quem tem um i7 6700k + 2x8GB 2133 + GTX 1070 e fizer um upgrade para um i5 13400 + 2x16GB 3200 + RTX 3060TI sentirá muita diferença no desktop e em games ? Vale o valor do upgrade? Visto que vender as peças hoje em dia está complicado demais e penso em ficar com essa configuração antiga para outras coisas. Estou em uma dúvida absurda.

O principal problema da 13th Gen é a placa mãe que não tem a função "Flash BIOS" e entrar em contato com as lojas que vendem está difícil.
Eu saí de um 5820K pro 13600KF, mantendo a 1070 e o upgrade já valeu demais, imagina melhorando também a GPU!
 
O problema é que preciso de uma ATX por causa da placa de som. Eu não consigo usar som onboard e não tenho 2k para comprar um bom DAC. E pela diferença de preço vale mais a ATX mesmo. O problema é a atualização de BIOS nos Z690 e os Z790 estão caros demais. O que está me pegando é isso. Mas se não fosse o som e outras coisas (placa de rede caso precise) pegaria essas placas pequenas de boa.
As MSI possuem som embarcado que muitos testes que vi pela web dizem que espanca mais da metade das SoundBlaster offboard… da uma pesquisada
 
As MSI possuem som embarcado que muitos testes que vi pela web dizem que espanca mais da metade das SoundBlaster offboard… da uma pesquisada
Mano, as placas da MSI vinham com tudo, não sei hoje. Ainda lembro do antigo PC, usava uma MSI, vinha com um conector próprio pros fios problemáticos do gabinete que ninguém nunca entende onde colocar e um debug de led que dava códigos, facilitando conserto.
 
Por curiosidade, onde que um i7-1165G7 (exemplo) entra nessa história? Também é um Tiger Lake mas em outro socket, mais velho, mais manco e teoricamente menos beberrão, isso?

Esses dias a empresa me deu um Vostro com um carinha desses e achei bem competente pra trabalhar e uso geral, mas essa nomenclatura fora do 'tradicional' 11xxxH me pegou...



Nenhuma empresa fabrica mais do que 3 gerações. Se ela vai parar de fabricar os Intel 11Gen, significa que ela deu inicio a fabricação dos Intel 14.
As empresas mantem 2 ~ 3 gerações, Intel 12/13/14 são as principais.

Outra coisa, parar de fabricar, não significa parar de lançar drivers e updates de BIOS. A fabricação parou, mas o suporte não. Igual que até hoje Intel i7 8700k tem novos drivers sendo lançados...

Todas as CPUs com suporte ao Windows 11 vão receber updates de drivers provavelmente até 2028/2030.


E esse i7 11800h e i9 11900h foi muito usado para levar nas costas RTX 3080M. Quem substituiu ele foi o novo i7 12700h é o favorito das fabricantes para combinar com RTX 3080/4080M.


O sucesso foi tão grande que lançaram até versão para desktop

E tem testes no youtube desse desktop levando RTX 3080 Desktop numa boa.
 
Boa tarde
Alguém tem uma lista de placas mãe no Brasil, chipset B660 já prontas da loja para funcionar com os processadores Intel da 13º geração?
Ou é melhor pegar uma com o chipset b760 que acredito que já é compatível?
As soluções de refrigeração tem que ser compatíveis com o chipset 1700 correto?
Estou inclinado a sair da AMD para a Intel
 
Boa tarde
Alguém tem uma lista de placas mãe no Brasil, chipset B660 já prontas da loja para funcionar com os processadores Intel da 13º geração?
Ou é melhor pegar uma com o chipset b760 que acredito que já é compatível?
As soluções de refrigeração tem que ser compatíveis com o chipset 1700 correto?
Estou inclinado a sair da AMD para a Intel
Ai só vendo as que tem a Bios atualizada, algumas fabricantes colocam um adesivo na caixa.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo