13° ger foi a melhor mesmoDei sorte de ter pego o i5 13600K no fim do ano por 1800. Um bom processador para jogos.
13° ger foi a melhor mesmoDei sorte de ter pego o i5 13600K no fim do ano por 1800. Um bom processador para jogos.
Desliga o multi core enhancementBom dia senhores,
Aconteceu algo inusitado comigo. Tenho por hábito, ultimamente, não usar processadores K, visando não ter que ficar estabilizando a máquina. só que agora quando comprei o 13900, ele acabou vindo todo 'solto' batendo 295w de consumo máximo no início (e ficando em torno de 260w depois) e entrando em termal throtling (pelo sensor'''estrangulamento térmico" ) segurando minha frequência máxima em 5,3 gHz), MAS não acusando nada fora do normal na barra de temperatura (deu máxima de 90o). Isso tudo no cinebench 23. Ou seja , informações conflitantes. Meu 12900 sempre alcançou os 203w que a intel informou.
Ele fez 2185 no single e 37182 no multi do cinebench 23, número estranho para o multi de um i9 não K.
Instalei com ILM da termalright + Aperto igual ao 12900 (medi na régua) + pasta noctua NH-T2.
Será que tem alguma coisa errada com ele? Ou seria uma característica dos raptor? comprei na tera. Pq ter que acertar PL, ou até undervolt, em um processador não k é meio estranho, não é? Até pq se for para fazer isso tudo, era melhor comprar o 13900k....
![]()
Vou fazer mais testes @igormp, a funçao MCE off deixa um limite tosco de 181w. Acho que entendi o que houve. Mesmo eu deixando tudo no "auto", a opção que limita a temperatura em 90o ficou ativada, deixando então o processador ''solto" até os 90o. Por essa razão o pico em quase 300w (agora bateu 305w) no momento em que começa o teste e logo depois oscilando entra 250-260w (limite que meu cooler aguentou) sem nunca ir até os 100o. Achei que ele fosse limitar em 219w, como o diz o manual da intel.Desliga o multi core enhancement
Maioria das mobos só ignoram isso e setam limites bem acima, principalmente pq vc tá com uma mobo Z.Achei que ele fosse limitar em 219w, como o diz o manual da intel.
Pelo HWiNFO64 vc tá com o limite máximo de power liberado, que é 4095W, então provavelmente outra coisa limitou, talvez temperatura? Pois tem como setar pra limitar via temperatura na BIOS tbm (não só power), até que segurou bem, 293W não é brincadeira, qual cooler vc tá usando aí?Bom dia senhores,
Aconteceu algo inusitado comigo. Tenho por hábito, ultimamente, não usar processadores K, visando não ter que ficar estabilizando a máquina. só que agora quando comprei o 13900, ele acabou vindo todo 'solto' batendo 295w de consumo máximo no início (e ficando em torno de 260w depois) e entrando em termal throtling (pelo sensor'''estrangulamento térmico" ) segurando minha frequência máxima em 5,3 gHz), MAS não acusando nada fora do normal na barra de temperatura (deu máxima de 90o). Isso tudo no cinebench 23. Ou seja , informações conflitantes. Meu 12900 sempre alcançou os 203w que a intel informou.
Ele fez 2185 no single e 37182 no multi do cinebench 23, número estranho para o multi de um i9 não K.
Instalei com ILM da termalright + Aperto igual ao 12900 (medi na régua) + pasta noctua NH-T2.
Será que tem alguma coisa errada com ele? Ou seria uma característica dos raptor? comprei na tera. Pq ter que acertar PL, ou até undervolt, em um processador não k é meio estranho, não é? Até pq se for para fazer isso tudo, era melhor comprar o 13900k....
![]()
É que limitar via PL a BIOS ainda joga um vcore automático (que costuma ser bem alto por padrão) e consequentemente vai bater no PL e vai downclockar, ideal seria fazer um undervolt para segurar ele em stock 5.5/4.3/4.5, com isso faz 40-41k no CR23, o meu consegue fazer o stock batendo 250W, fica bem perto dos 253W e meu Galahad AIO 360mm já começa pedir arrego, as temps ficam 85-90 tbm.Estou usando um Noctua NH-D15, a própria bios segura, automaticamente, em 90c (pq é ótimo para não fritar tudo). Tô fazendo com PL1=PL2 igual a 253w, mas ainda não está passando. Vou tentar 240w. Pela Noctua, ele aguenta 225w, vou testar o limite dele aqui. Com 253w, acabou de bater 36465 no cinebench 23, só uma referência mesmo.
É que limitar via PL a BIOS ainda joga um vcore automático (que costuma ser bem alto por padrão) e consequentemente vai bater no PL e vai downclockar, ideal seria fazer um undervolt para segurar ele em stock 5.5/4.3/4.5, com isso faz 40-41k no CR23, o meu consegue fazer o stock batendo 250W, fica bem perto dos 253W e meu Galahad AIO 360mm já começa pedir arrego, as temps ficam 85-90 tbm.
Não sei se o 13900 tem all core clock em stock diferente do 13900k, porém o 13900k é 5.5Ghz P-Cores, 4.3Ghz E-Cores e 4.5Ghz Ring, undervolt vc teria que ir testando e rodando o CR23 pra um valor mínimo que não de nenhum erro WHEA ou tela azul. E a medição de vcore varia de mobo pra mobo, pois algumas usam die sense, outras socket sense, etc.Obrigado pela dica. Quanto de undervolt vc tá setando? Acaba q estou tendo o mesmo trabalho do 13900k rs. Com 240w ainda está segurando o clock. Cine bateu 35877. Quando acabar essa run testo com 230w.
Desliga o multi core enhancement
Obrigado pela dica. Quanto de undervolt vc tá setando? Acaba q estou tendo o mesmo trabalho do 13900k rs. Com 240w ainda está segurando o clock. Cine bateu 35877. Quando acabar essa run testo com 230w.
Eu sair do noctua por causa das temperaturas altas, para usar um cooler desse tem que ter um gabinete bem ventilado e ambiente ok e onde moro é totalmente quente, sair do noctua para um Walter cooler de 360 caiu 20c nas temperaturasEstou usando um Noctua NH-D15, a própria bios segura, automaticamente, em 90c (pq é ótimo para não fritar tudo). Tô fazendo com PL1=PL2 igual a 253w, mas ainda não está passando. Vou tentar 240w. Pela Noctua, ele aguenta 225w, vou testar o limite dele aqui. Com 253w, acabou de bater 36465 no cinebench 23, só uma referência mesmo.
Baixei 0,025mV. Tentei -0,05, mas meu single core desceu para 1400 (número do 10900k) então Voltei para -0,025 com 230w e conseguiNão sei se o 13900 tem all core clock em stock diferente do 13900k, porém o 13900k é 5.5Ghz P-Cores, 4.3Ghz E-Cores e 4.5Ghz Ring, undervolt vc teria que ir testando e rodando o CR23 pra um valor mínimo que não de nenhum erro WHEA ou tela azul. E a medição de vcore varia de mobo pra mobo, pois algumas usam die sense, outras socket sense, etc.
No meu desligar o MCE derrubou o consumo para 181w e deu uma caída no benchmark, Mais tarde analiso com calma.Salvou minha vida e deixou a temperatura uns 15 graus mais baixa sem undervolt, deus me livre ativar o MCE, aquilo é uma aberração
Tenho um gabinete ventilado + 5 fans da noctua s12 para ajudar a segurar a onda. O danado é quente mesmo rsEu sair do noctua por causa das temperaturas altas, para usar um cooler desse tem que ter um gabinete bem ventilado e ambiente ok e onde moro é totalmente quente, sair do noctua para um Walter cooler de 360 caiu 20c nas temperaturas
Meio óbvio que vai ter uma certa queda no benchmark, mas é muita? Que eu saiba a única coisa que o MCE faz é forçar em 100% os núcleos utilizados, sendo que em muitas aplicações não é necessário.Baixei 0,025mV. Tentei -0,05, mas meu single core desceu para 1400 (número do 10900k) então Voltei para -0,025 com 230w e consegui
2199 pts em SC e 35500 em MC com um leve termal throttle. Por ser um chip não k, faltam algumas opções na bios. No fds tento acertar mais. Obrigado pela ajuda!!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
No meu desligar o MCE derrubou o consumo para 181w e deu uma caída no benchmark, Mais tarde analiso com calma.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Tenho um gabinete ventilado + 5 fans da noctua s12 para ajudar a segurar a onda. O danado é quente mesmo rs
Não quis um AIO, pq só vou para esse lado quando comprar um note reserva (estou esperando os raptor lake da série h e os refresh, mais eficientes) pois trabalho com a máquina. Na 15a geração vou para essa lado nos desktop.
No meu caso foi. Sou acostumado a desligar o MCE em máquinas com over (e recomendo para outras pessoas). Achei estranha a reação, até pq só fui na função MCE e deixei em “off-enforce all limits” e a máquina entrou em uma espécie de eco mode (talvez eu tenha q tirar mais alguma coisa do “auto”. Saiu de 2200pts para 13xxpts. Acho q a Culpa é do chip não k, pq ele não me deixa acessar algumas funções na Bios.Meio óbvio que vai ter uma certa queda no benchmark, mas é muita? Que eu saiba a única coisa que o MCE faz é forçar em 100% os núcleos utilizados, sendo que em muitas aplicações não é necessário.
No meu caso foi. Sou acostumado a desligar o MCE em máquinas com over (e recomendo para outras pessoas). Achei estranha a reação, até pq só fui na função MCE e deixei em “off-enforce all limits” e a máquina entrou em uma espécie de eco mode (talvez eu tenha q tirar mais alguma coisa do “auto”. Saiu de 2200pts para 13xxpts. Acho q a Culpa é do chip não k, pq ele não me deixa acessar algumas funções na Bios.
Já dei uma olhada no Reddit e PARECE q preciso desligar uma outra função para amenizar isso. Mas a Máquina parece estar bem de boa e até segunda ordem está estável (até pq foi um leve undervolt). Mesmo assim gostei do up, o rapaz é brabo demais.
Quando tiver um tempinho, vou fazer mais testes. Se vc tiver uma ideia, ficarei feliz em ouvir rs
Hahahaha o 13900 é um exagero para mim tb. Mas é uma espécie de “terapia” ficar “futucando” o pc.Nenhuma, parece tudo top e eu não sou ninguém pra falar, usando um 13900k pra jogar jogo antigo (Stardew Valley e Papers Please)
Vou fazer mais testes @igormp, a funçao MCE off deixa um limite tosco de 181w. Acho que entendi o que houve. Mesmo eu deixando tudo no "auto", a opção que limita a temperatura em 90o ficou ativada, deixando então o processador ''solto" até os 90o. Por essa razão o pico em quase 300w (agora bateu 305w) no momento em que começa o teste e logo depois oscilando entra 250-260w (limite que meu cooler aguentou) sem nunca ir até os 100o. Achei que ele fosse limitar em 219w, como o diz o manual da intel.
Função bem bolada, mas se fosse assim eu teria comprado a po** de um 13900k rs. Mais tarde tento achar um PL adequado para ver. Consegui 2202 pontos no Cinebench 23 em SC, meu máximo no 12900 eram 1980pts.
Não vou editar os posts, pq posso acabar esclarecendo algum colega com a mesma dúvida.
![]()
Eu perdi essa vontade depois que percebi que tenho mão de pedreiro, mais stress que alegria.Hahahaha o 13900 é um exagero para mim tb. Mas é uma espécie de “terapia” ficar “futucando” o pc.
Muito obrigado, nobre @TheC4rnage, vai me ajudar bastante!Problemas das placa mães nem é o MCE, é que elas em stock não consideram as capacidades dos VRMs direito e socam mais voltagem do que precisa.
Não sei se com o 13900 sem o K vc vai conseguir fazer as alterações desses guias, mas eu recomendo ler:
TL;DR; para rodar em stock com voltagem menor tem no segundo tópico a partir da seção "So let's start tuning the beast !"
mas olhando nesse screenshot sua, parece tá com um limite de temperatura de 90c, pq mesmo com max de 91c, o log em baixo diz que fez throttling
Ridículo que as Bios não venham com escolhas de perfis otimizados para os processadores, tu pagando mais de 1500 em uma mobo e os caras lançam BIOS cruas.Muito obrigado, nobre @TheC4rnage, vai me ajudar bastante!
Primeira coisa que pensei foi mudar esse limite (pelo menos para 95c), mas como está explicitamente descrito na função que desliga o MCE (se não me engano é: "remove all limits w/ 90c protection) não sei se vou conseguir mudar.
Acho que tem que atualizar antes.Pensando no preço absurdo que deve ser a 14th-Gen estou pensando em ir de 13th-Gen com DDR4 3200. Saberiam dizer se a "Asus Tuf Gaming Z690-Plus D4" já vem com a BIOS atualizada para esses processadores (i5-13600k por exemplo) ou tem que atualizar via Flash BIOS ?
Os lotes mais novos já vem com a BIOS atualizada sim, mas seria bom confirmar com a loja antes.Pensando no preço absurdo que deve ser a 14th-Gen estou pensando em ir de 13th-Gen com DDR4 3200. Saberiam dizer se a "Asus Tuf Gaming Z690-Plus D4" já vem com a BIOS atualizada para esses processadores (i5-13600k por exemplo) ou tem que atualizar via Flash BIOS ?
Terabyte e Aeroluz oferecem atualização de BIOS, mas a primeira loja isso é pago, na Aero basta entrar em contato e eles acertam isso de grátis mesmo.Pensando no preço absurdo que deve ser a 14th-Gen estou pensando em ir de 13th-Gen com DDR4 3200. Saberiam dizer se a "Asus Tuf Gaming Z690-Plus D4" já vem com a BIOS atualizada para esses processadores (i5-13600k por exemplo) ou tem que atualizar via Flash BIOS ?