[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
estou querendo montar um PC gamer pra minha namorada, vai ser usado pra edição de video e imagens mas tem como objetivo ser usado para jogos.

Qual é um bom CxB no quesito Processador para jogos hoje em dia?
13600K para as 2 tarefas.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Dei uma empolgada um tempo atrás e acabei pegando um 12900K em uma dessas lives de promoção. Um pé atrás que eu tenho com essa e algumas outras placas é a questão do conector de energia do processador (8+4). Pelo que eu tenho visto por aqui (estou lendo as assinaturas pra ver as placas-mãe que o pessoal tem usado 😂) não deve haver problemas.

Esta B760-F tem praticamente os mesmos recursos da Z790-A ROG Strix que eu estava vendo (a Z790 tem conector de energia do cpu 8+8). A grande diferença é que a B760-F é DDR5 e a Z790-A é DDR4 (Com esta eu poderia aproveitar meu kit de memória atual). Agora estou pensando em questão de custo o que sair melhor, B760 + Kit de memória ou só a Z790-A.
B760-F alem do DDR5, tem o audio melhor e é mais barata.
Eu nao gosto da linha Prime, so compraria Z790 se fosse usar os recursos de OC, mas iria pelo menos na TUF Z790 DDR4.

Dei uma empolgada um tempo atrás e acabei pegando um 12900K em uma dessas lives de promoção. Um pé atrás que eu tenho com essa e algumas outras placas é a questão do conector de energia do processador (8+4). Pelo que eu tenho visto por aqui (estou lendo as assinaturas pra ver as placas-mãe que o pessoal tem usado 😂) não deve haver problemas.

Esta B760-F tem praticamente os mesmos recursos da Z790-A ROG Strix que eu estava vendo (a Z790 tem conector de energia do cpu 8+8). A grande diferença é que a B760-F é DDR5 e a Z790-A é DDR4 (Com esta eu poderia aproveitar meu kit de memória atual). Agora estou pensando em questão de custo o que sair melhor, B760 + Kit de memória ou só a Z790-A.
Cara, vai depender da sua demanda ai, se o kit vai ser para longo prazo e tal.

Eu como quero ficar bastante tempo com o 13700KF, queria ir de DDR5 pra durar mais tempo, acabei me arrependendo de ter pego DDR4, ai vai da sua demanda ai.

Última edição:
Cara, vai depender da sua demanda ai, se o kit vai ser para longo prazo e tal.

Eu como quero ficar bastante tempo com o 13700KF, queria ir de DDR5 pra durar mais tempo, acabei me arrependendo de ter pego DDR4, ai vai da sua demanda ai.

Aperta os timmings da sua ram que vc chega +- próximo da performance de uma DDR5 6400 também tunada em JOGOS...

recomendo a tradução automatica do youtube.:melior:

Última edição:
Bom galera, ontem efetuei o pagamento do meu upgrade, daqui uns dias deve estar chegando. Queria agradecer a todos pela ajuda.

Fechei no 13700k + Z790 Aorus Elite AX + 32Gb DDR5 Corsair Dominator Platinum 6000CL36.

Saíram respectivamente R$ 2999 + R$ R$ 2.198 + R$ 1.499. De fato, praticamente o mesmo valor que pagaria num Kit DDR4, que era meu foco antes da ajuda de vocês.

Vamos ver agora se a GK não decepciona no envio/entrega/pós-venda. Os preços estavam bem atrativos frente as concorrentes.

Bom galera, ontem efetuei o pagamento do meu upgrade, daqui uns dias deve estar chegando. Queria agradecer a todos pela ajuda.

Fechei no 13700k + Z790 Aorus Elite AX + 32Gb DDR5 Corsair Dominator Platinum 6000CL36.

Saíram respectivamente R$ 2999 + R$ R$ 2.198 + R$ 1.499. De fato, praticamente o mesmo valor que pagaria num Kit DDR4, que era meu foco antes da ajuda de vocês.

Vamos ver agora se a GK não decepciona no envio/entrega/pós-venda. Os preços estavam bem atrativos frente as concorrentes.
A GK é excelente e o dono é bem atencioso, a única vez que eu vi decepcionar no envio, foi numa época de enchente em SC.

Muito bom o preço por essa Aorus.

E uma otima alternativa a TUF Z790.

Tive uma Aorus Elite AX Z590 com 10700, era bem estavel.
No caso AORUS é a versão mais top de linha enquanto UD seria a mais em conta?

CPUs de desktop 2024 Arrow Lake-S da Intel com até 24 núcleos e suporte para memória DDR5-6400.​

Rumores da Intel Core Series da 14ª Geração​

A Intel está renomeando e mudando sua pilha de produtos de desktop de última geração, afirma um novo boato da Benchlife .

ll9b7O9.png

Um boato alega que a Intel pode ter mudado seus planos para a arquitetura da CPU Meteor Lake-S. O produto que era esperado entre o final de 2023 e o início de 2024 agora será substituído pelo Arrow Lake-S. Ambas as arquiteturas foram mencionadas anteriormente para usar o soquete LGA-1851 e isso não mudou, de fato, a Benchlife foi a primeira a vazar um slide da Intel mencionando claramente os codinomes “ARL/MTL-S”, conforme mostrado abaixo.

O que é dito, no entanto, é que uma configuração 6P+16E do Meteor Lake-S pode realmente ser cancelada. A empresa está supostamente planejando Arrow Lake-S com configuração 8P + 16E para a nova série, que deve ser lançada junto com os novos chipsets da série 800 da Intel.

Pode ter havido algumas mudanças no planejamento de produtos da Intel para computadores desktop. O anteriormente divulgado Meteor Lake-S, que deveria ser lançado no primeiro semestre de 2024, pode ser renomeado como Arrow Lake-S e emparelhado com o chipset Intel 800 series. Tanto o Meteor Lake-S quanto o Arrow Lake-S usam o soquete Intel LGA 1851. De acordo com a fonte, Arrow Lake-S manterá uma configuração máxima de núcleo 8P+16E, enquanto a configuração 6P+16E para MTL-S será cancelada.

2YmzuXc.jpg

O artigo mostra os detalhes, explicando que três chipsets de consumo estão planejados: Z890, B860 e H810, enquanto o H870 foi supostamente cancelado. Além disso, a Intel deve lançar os chipsets W880 e Q870 para estações de trabalho básicas. Diz-se que os chipsets da série 800 equipados com CPU Arrow Lake-S podem suportar até 60 pistas PCIe/canais HSIO. De acordo com este relatório, a CPU terá 26 canais, mais do que era esperado do Meteor Lake-S (24),

O chipset Intel série 800 inclui três chipsets: Z890, B860 e H810, enquanto o H870 foi cancelado. O W880 e o Q870 são voltados para estações de trabalho básicas e mercados comerciais, respectivamente, e ambos suportam a tecnologia Intel vPro. O Arrow Lake-S suportará totalmente a memória DDR5, com uma velocidade máxima de memória de DDR5-6400 MT/s e uma capacidade máxima de 48 GB por módulo.
Foi confirmado que a alteração relatada anteriormente nos números de canal PCIe está correta. A plataforma Z890 pode ter até 60 canais HSIO totais, incluindo 26 da CPU e 34 da PCH. As plataformas B860 e H810 têm no máximo 44 e 32 HSIO, respectivamente. Os números de canal DMI 4.0 para Intel Z890, W880 e Q870 são 8, enquanto B860 e H810 têm apenas 4.
Não está claro se essas mudanças no planejamento do computador desktop significam que o processo 20A da Intel concluiu processos relevantes, já que o Arrow Lake-S usa esse processo. A previsão de lançamento é para o primeiro semestre de 2024.
- Benchlife
Claramente, ainda existem muitos rumores sobre a série Intel 14th Gen Core e nada parece estar definido ainda. No momento em que a Intel lançar sua plataforma de última geração, ainda deveremos atualizar as CPUs Raptor Lake em algum lugar ainda este ano. No entanto, está claro que a Intel não tem planos de oferecer suporte ao soquete LGA1700 por muito mais tempo do que 2023.

iCahgqP.png

Fonte: Benchlife

CPUs de desktop 2024 Arrow Lake-S da Intel com até 24 núcleos e suporte para memória DDR5-6400.​

Já tava imaginando que a 14th fosse DDR5 6400, devido ter vindo na escalada, 4800 e depois 5600 na 12th e 13th respectivamente.
Comprei Corsair Vengeance DDR5 6400 CL32 pensando nisso, agente não para os upgrades, né...

Já tava imaginando que a 14th fosse DDR5 6400, devido ter vindo na escalada, 4800 e depois 5600 na 12th e 13th respectivamente.
Comprei Corsair Vengeance DDR5 6400 CL32 pensando nisso, agente não para os upgrades, né...
Não para é um vício sem volta rs, já deixa guardadinha para os novos cpus 😉

Dei sorte que comprei uma Trident Z 6400 CL32 também!

Mas cara, como alguém que fez último upgrade há 5 anos... Tristeza o tanto de coisa que tem que comprar. Havia apostado em processadores e placas de vídeo menores e mais eficientes no futuro.... kkkrying.

Tristeza o tanto de coisa que tem que comprar. Havia apostado em processadores e placas de vídeo menores e mais eficientes no futuro.... kkkrying.
Menores não estão mas pelo menos a eficiência é muito melhor agora tanto em CPU quanto GPU kkkk

Vou reformular minha frase... Que gastam menos energia elétrica HAHAHA

Lições aprendidas em dimensionamento de fonte e refrigeração haha
Aí realmente, de fábrica alguns produtos vem meio exagerados, ganha uma miséria de desempenho em troca de muito mais consumo (e consequentemente temperatura) muitas vezes, não é a toa que undervolt popularizou tanto de um tempo pra cá e por sorte é bem simples de fazer em GPU (pelo menos nas Nvidia) e nos CPUs AMD, não sei como funciona nos Intel, se daria apenas pra reduzir o equivalente ao PPT da AMD (creio que seja o PL1/PL2)

Sempre/quase sempre dá pra conseguir o mesmo desempenho stock com uma redução moderada, e pra quem não liga de dar uma capada geralmente dá pra reduzir bastante o consumo/temp, diria que uns 5-7% a menos de desempenho a maioria das pessoas não vai nem sentir (a não ser quem vive de fazer benchmark e acompanhar estatística ao invés de focar no trabalho/jogo em si), e as vezes a redução de consumo pode ser bem interessante seja temporariamente pra usar uma fonte de menor potência ou pra economizar na refrigeração da CPU, ou talvez até pra esquentar menos o ambiente pra quem já tá vivendo em região quente kkkk

Dei sorte que comprei uma Trident Z 6400 CL32 também!

Mas cara, como alguém que fez último upgrade há 5 anos... Tristeza o tanto de coisa que tem que comprar. Havia apostado em processadores e placas de vídeo menores e mais eficientes no futuro.... kkkrying.
E eu pensava que a era do consumo qto mais melhor iria acabar na Voodoo 5 5500...
O ciclo continua anos depois...
Também achava que o futuro seria algo do genero que a Apple com M2 hj está implementando.
Coisas compactas, extremamente eficientes e baixo consumo.

Resta saber se realmente é gen14, pq ao que tudo indica e cheira, gen 14 é o Raptor Lake Refresh.... né?

Provavelmente isso ai vai ficar pra Gen15, ja que tem um monte de lugares que aponta que o Panther Lake la na frente é gen17...... entao provavelmente fica MTL/ARL como 15, Lunar 16 e Panther 17.

Sei la nesse ponto ta confuso pra cacete.

Resta saber se realmente é gen14, pq ao que tudo indica e cheira, gen 14 é o Raptor Lake Refresh.... né?

Provavelmente isso ai vai ficar pra Gen15, ja que tem um monte de lugares que aponta que o Panther Lake la na frente é gen17...... entao provavelmente fica MTL/ARL como 15, Lunar 16 e Panther 17.

Sei la nesse ponto ta confuso pra cacete.
Pelos delays e cancelamentos, deve ser um refresh e posto num socket novo.

Rumores da Intel Core Series da 14ª Geração​

A Intel está renomeando e mudando sua pilha de produtos de desktop de última geração, afirma um novo boato da Benchlife .

ll9b7O9.png

Um boato alega que a Intel pode ter mudado seus planos para a arquitetura da CPU Meteor Lake-S. O produto que era esperado entre o final de 2023 e o início de 2024 agora será substituído pelo Arrow Lake-S. Ambas as arquiteturas foram mencionadas anteriormente para usar o soquete LGA-1851 e isso não mudou, de fato, a Benchlife foi a primeira a vazar um slide da Intel mencionando claramente os codinomes “ARL/MTL-S”, conforme mostrado abaixo.

O que é dito, no entanto, é que uma configuração 6P+16E do Meteor Lake-S pode realmente ser cancelada. A empresa está supostamente planejando Arrow Lake-S com configuração 8P + 16E para a nova série, que deve ser lançada junto com os novos chipsets da série 800 da Intel.

2YmzuXc.jpg

O artigo mostra os detalhes, explicando que três chipsets de consumo estão planejados: Z890, B860 e H810, enquanto o H870 foi supostamente cancelado. Além disso, a Intel deve lançar os chipsets W880 e Q870 para estações de trabalho básicas. Diz-se que os chipsets da série 800 equipados com CPU Arrow Lake-S podem suportar até 60 pistas PCIe/canais HSIO. De acordo com este relatório, a CPU terá 26 canais, mais do que era esperado do Meteor Lake-S (24),

Claramente, ainda existem muitos rumores sobre a série Intel 14th Gen Core e nada parece estar definido ainda. No momento em que a Intel lançar sua plataforma de última geração, ainda deveremos atualizar as CPUs Raptor Lake em algum lugar ainda este ano. No entanto, está claro que a Intel não tem planos de oferecer suporte ao soquete LGA1700 por muito mais tempo do que 2023.

iCahgqP.png

Fonte: Benchlife
Rumor mill dizendo MTL que vai ser 6+8 ao que parece, se for true é um Easy Skip já que ARL deve chegar no mesmo ano.

galera, tudo na paz? Acabei de montar um 13600K, o que tem que desativar na bios pra nao esquentar muito e nem ficar com o turbo forçado? To usando uma placa mae Gigabyte.

Um comparativo bem interessante.

Eu usei um Noctua NH-U12A Chromax Black quando tive o 12700K, bom saber que ficou em 2o. lugar, perdendo só para o watercooler 360mm. e a diferença foi mínima. Os outros aircoolers top perderam também com uma pequena diferença.

Eu paguei R$ 900 no Noctua, basicamente mesmo preço de um watercooler 240mm, esteticamente os aircoolers desse porte são uma bigorna no gabinete, enquanto que um watercooler tem um design mais clean.

Um destaque para o Thermalright Assasin X 120, para um cooler baratinho e bem simples, não se saiu tão ruim assim.

Aircooler ou Watercooler, questão de gosto pessoal.

Última edição:
Um comparativo bem interessante.

Eu usei um Noctua NH-U12A Chromax Black quando tive o 12700K, bom saber que ficou em 2o. lugar, perdendo só para o watercooler 360mm. e a diferença foi mínima. Os outros aircoolers top perderam também com uma pequena diferença.

Eu paguei R$ 900 no Noctua, basicamente mesmo preço de um watercooler 240mm, esteticamente os aircoolers desse porte são uma bigorna no gabinete, enquanto que um watercooler tem um design mais clean.

Um destaque para o Thermalright Assasin X 120, para um cooler baratinho e bem simples, não se saiu tão ruim assim.

Aircooler ou Watercooler, questão de gosto pessoal.

Sempre complicado questão de cooler porque costuma ter uma discrepânciazinha nos testes de um lugar pro outro mas dá pra ter uma noção boa, e só olhei por cima o vídeo mas pelo que vi o rank foi só de score no CB23 e no geral é uma variação irrelevante (2-3%) comparada à diferença de preço dos coolers (150~ vs 900-1000), apesar de que quem pretende usar CPU acima dos 200w tem que ir na melhor refrigeração possível de preferência (seja AC ou WC), coolers single-tower pequenos provavelmente vão saturar a massa deles muito rápido, e também quanto tá dissipando tanto calor cada °c da temp ambiente e do airflow do gabinete vão contar também, mas no geral os single-tower de 120mm como o AG400/AK400 ou equivalentes da Thermalright se saem extremamente bem pra maioria das situações, e o PA120 e AG620 são pouca coisa mais caros (250-350 reais) pra quem precisa de um tiquinho a mais de performance

Users who are viewing this thread

Voltar