[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
E alguma mobo que rode na casa dos R$ 2.200 igual a Tomahawk?

Porque a mobo mais barata que achei foi na casa dos R$ 2.700 (Aorus) e as memórias também só achei na casa dos R$ 2.600, ou seja, aumentaria uns 1500 reais do valor que estou cotando.
Tem uma placa top que passa batida por ser o chipset B760:

Rapaz, agora você me calou.

Ultima dúvida, entre essa Asus Prime que você me mandou e a Gigabyte Z790 Aorus Elite AX e a MSI MAG Z790 Tomahawk Wi-Fi, você ainda fica na Asus?
De longe msi, a compatibilidade da Cpu + memória é muito melhor na msi, tenho uma tuf z690, só não peguei msi porque não achei na época pra ddr5 a preço bom e peguei essa minha atual por 2000 parcelado.

As Asus só compensa a rog strix que custa um rim e claramente não vale o valor. Tomahawk é uma ótima placa.

Eu comprei essa, mas nao chegou.
Para quem for usar com CPU non-K ou nao faz questao dos atrativos Z790 ê uma excelente placa, audio top.
Até quem vai usar os modelos K é excelente, vejo muita gente pegando DDR5 Asus Prime e afins, que são inferiores a ela e se deixam levar pelo chipset.

Na época que peguei a Z690 TUF minha, bateu maior arrependimento de não ter pego a B660 Strix - F DDR5 pelo mesmo valor, estaria hoje no DDR5. hehe

Até quem vai usar os modelos K é excelente, vejo muita gente pegando DDR5 Asus Prime e afins, que são inferiores a ela e se deixam levar pelo chipset.

Na época que peguei a Z690 TUF minha, bateu maior arrependimento de não ter pego a B660 Strix - F DDR5 pelo mesmo valor, estaria hoje no DDR5. hehe
Nao gosto da linha Prime, componentes de entrada por preço premium.
Prefiro da TUF para cima.
Agora eu vejo mais interesse em DDR5 com CL32 e preço nao tao caro, se comprar no AliExpress.

Nao vejo nessecidade comprar processador K, prefiro os base 65W que tem menos dor de cabeça com temperatura e o turbo boost da mesma performance que modelos K.
Hj acho o 13400 e 13700 melhores compras e 13600K segunda melhor opcao.

Agora eu vejo mais interesse em DDR5 com CL32 e preço nao tao caro, se comprar no AliExpress.

Nao vejo nessecidade comprar processador K, prefiro os base 65W que tem menos dor de cabeça com temperatura e o turbo boost da mesma performance que modelos K.
Eu acho bem irrelevante, tendo em vista que o 13700 tá com turbo em 219w comparado aos 253w do 13700K/KF e os modelos desbloqueados tendem a ter um chip melhor binado, você consegue limitar certo consumo com uma frequência maior até do que seria no modelo bloqueado.

Fora também que 219 não é nada agradável e frio ainda nos olhares de quem está preocupado com temperatura, tem um leque de opções para configurar na brincadeira hehe

Eu acho bem irrelevante, tendo em vista que o 13700 tá com turbo em 219w comparado aos 253w do 13700K/KF e os modelos desbloqueados tendem a ter um chip melhor binado, você consegue limitar certo consumo com uma frequência maior até do que seria no modelo bloqueado.

Fora também que 219 não é nada agradável e frio ainda nos olhares de quem está preocupado com temperatura, tem um leque de opções para configurar na brincadeira hehe
Eu acho relevante, primeiro por não precisar de manobras para "controlar" a CPU, afinal para que se vai comprar um K para depois ficar na fissura de ter que ajustar e andar com "freio de mão puxado" ? E toda hora com olho no gato e olho no peixe... bobeira e perda de tempo para mim se tem que ficar tentando achar o "ponto" estável.
O 13700 com um cooler mediano já resolve e se não quiser gastar com cooler, a CPU "funciona" com o cooler box, mesmo sendo fraquinho, mas não se tem a obrigatoriedade de ter que gastar com uma bigorna ou partir para watercooler.

A performance do 13700K, não é um salto justificável que faz toooooda diferença assim. É um extra para os entusiastas que querem tirar o máximo do máximo.

Por esses motivos, acho desnecessário comprar um 13700K(KF).

Última edição:
Ultima dúvida, entre essa Asus Prime que você me mandou e a Gigabyte Z790 Aorus Elite AX e a MSI MAG Z790 Tomahawk Wi-Fi, você ainda fica na Asus?
Chipset por chipset normalmente o comportamento/performance é basicamente o mesmo independente da marca, então vai do gosto e da experiência pessoal de cada um.

Sou suspeito pra falar mas gosto das Gigabyte (Aorus em específico) por causa das features extras, tenho uma Z390 Aorus Pro e que tem trocentos sensores de temperatura (incluindo 2 'externos' pra colocar onde quiser), um monte de conectores de fans que podem ser ajustados com base na temperatura de qualquer sensor, portas pra tudo quanto é lado e por aí vai... Se fosse trocar hoje eu procuraria uma placa equivalente nestes outros aspectos.

Um outro ponto que pode ser relevante é que a MSI é uma das poucas marcas (se não a única) que dá 3 anos de garantia nas placas mãe também, nas outras é apenas 1.

Concordo, especialmente se o camarada não pretende fazer overclock, dá pra usar a diferença de grana para outro componente.

E isso acaba valendo para as placas mãe também (pegar uma 'B' ao invés de uma 'Z', por exemplo).

Na Ali eu ja encontrei por 1600 reais gskill, 6000mhz CL30 =v, ti falar que cresci o zoio....

Eu acho relevante, primeiro por não precisar de manobras para "controlar" a CPU, afinal para que se vai comprar um K para depois ficar na fissura de ter que ajustar e andar com "freio de mão puxado" ? E toda hora com olho no gato e olho no peixe... bobeira e perda de tempo para mim se tem que ficar tentando achar o "ponto" estável.
O 13700 com um cooler mediano já resolve e se não quiser gastar com cooler, a CPU "funciona" com o cooler box, mesmo sendo fraquinho, mas não se tem a obrigatoriedade de ter que gastar com uma bigorna ou partir para watercooler.

A performance do 13700K, não é um salto justificável que faz toooooda diferença assim. É um extra para os entusiastas que querem tirar o máximo do máximo.

Por esses motivos, acho desnecessário comprar um 13700K(KF).
Mas não dá trabalho nenhum limitar em 219W de turbo como o 13700 e obter mais perfomance que ele com isso hehe.

Eu acho que pra ter essa certa preguiça de fazer algo bem simples, é melhor nem ficar no PC e já partir pra uma máquina totalmente pronta como um iMac se for pra trabalho ou um console se for para games.

Mas essa é minha perspectiva, é claro.

E eu não uso o meu aqui limitado.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Na Ali eu ja encontrei por 1600 reais gskill, 6000mhz CL30 =v, ti falar que cresci o zoio....
Eu namorei essa Gskill arrependido, um pouco depois de quando montei a máquina com DDR4, ela custava 2100.

Hoje o que custa 2100 é o kit 7200 CL34, que eu compraria se fosse para o DDR5 hoje.

Última edição:
Mas não dá trabalho nenhum limitar em 219W de turbo como o 13700 e obter mais perfomance que ele com isso hehe.

Eu acho que pra ter essa certa preguiça de fazer algo bem simples, é melhor nem ficar no PC e já partir pra uma máquina totalmente pronta como um iMac se for pra trabalho ou um console se for para games.

Mas essa é minha perspectiva, é claro.

E eu não uso o meu aqui limitado.
Nem...iMac e console é uma bosta, eu jogo no PC desde a época do computador da minha assinatura, ja fiz muito overclock no passado, hoje nao tenho mais paciencia para fine tunning, quero ligar o PC e jogar.
Performance hj em dia ta muito bom, nao vejo necessidafe em ficar atras de 3 a 5 fps a mais, ja jogo 120fps+ @1440p, to de boa.

Pior que esse 13700 sem K também é fornalha. É difícil achar teste desse modelo, mas a Kabum fez um vídeo dele e uma simples rodada no CB23 atingiu 100 graus. Isso em bancada e com um dos melhores AC (U12A). Se não quiser temperatura bosta rodando aplicativos que utilizam muitos cores, vai ter que mexer no PL de qualquer jeito. Já pra jogar é tranquilo, só um cooler + gabinete bem porcaria iria fazer rodar muito quente.

Última edição:
Galera, já me decidi pelo 13700k e pela Z790 Aorus Elite AX.

Agora a última decisão ficou por conta das memórias. Fiquei a noite toda dando uma pesquisada aqui, encontrei esses modelos que parecem viáveis (inclusive pelo preço):

Obviamente estou bem mais tentado pela 6400CL32, porém ela sai R$ 350,00 mais caro que a 6000CL32... será que vale a pena? As Kingston coloquei só por desencargo de consciência, imagino que as Corsair sejam melhores, ou não?

Pior que esse 13700 sem K também é fornalha. É difícil achar teste desse modelo, mas a Kabum fez um vídeo dele e uma simples rodada no CB23 atingiu 100 graus. Isso em bancada e com um dos melhores AC (U12A). Se não quiser temperatura bosta rodando aplicativos que utilizam muitos cores, vai ter que mexer no PL de qualquer jeito. Já pra jogar é tranquilo, só um cooler + gabinete bem porcaria iria fazer rodar muito quente.
Até o 12400 bate 100C no Cinebench R23, é o novo normal dessa nova geração.
Para jogo nao vai chegar a tanto, agora se for usar para render com uma CPU acima do 12700K e 13600K, tem que usar watercooler.

Pior que esse 13700 sem K também é fornalha. É difícil achar teste desse modelo, mas a Kabum fez um vídeo dele e uma simples rodada no CB23 atingiu 100 graus. Isso em bancada e com um dos melhores AC (U12A). Se não quiser temperatura bosta, vai ter que mexer no PL de qualquer jeito.
Eu tô nesse dilema rs. Pego um k e limito em 225w (o que aguenta meu cooler) ou um não k que tem os 219? Vejo vcs aqui no fórum, debatendo, e fico me coçando (AKA fogo no rabo) para partir para um k “solto” + aio parrudo.

Semana passada tive um “delírio tecnológico” e fui pesquisarum ls720 deepcool, mas vendeu rápido. Olhei um rog strix II e acabou tb. O lian li galahad é bom, mas já vi alguns casos de defeito na bomba. Acho maneiro o desafio do over, leio cada post de vcs contando o passo a passo, mas não tenho mais paciência. (Talvez só limitar o PL, sem mexer na voltagem, não seja muito problemático). Além disso, um AIO adiciona uma “camada de complexiade” no pc que, provavelmente, vai me incomodar.

Galera, já me decidi pelo 13700k e pela Z790 Aorus Elite AX.

Agora a última decisão ficou por conta das memórias. Fiquei a noite toda dando uma pesquisada aqui, encontrei esses modelos que parecem viáveis (inclusive pelo preço):

Obviamente estou bem mais tentado pela 6400CL32, porém ela sai R$ 350,00 mais caro que a 6000CL32... será que vale a pena? As Kingston coloquei só por desencargo de consciência, imagino que as Corsair sejam melhores, ou não?
Tanto faz, a partir de 6000 CL32 praticamente da tudo na mesma

6400 CL32 = 5600 CL28
A diferença para 6000 CL32 so aparece em bechmark, na pratica é irrelevante.

Tem mobo que nao consegue rodar nesses timmings.

Com 5600 CL36 ja é melhor que DDR4 4000.

Nem...iMac e console é uma bosta, eu jogo no PC desde a época do computador da minha assinatura, ja fiz muito overclock no passado, hoje nao tenho mais paciencia para fine tunning, quero ligar o PC e jogar.
Performance hj em dia ta muito bom, nao vejo necessidafe em ficar atras de 3 a 5 fps a mais, ja jogo 120fps+ @1440p, to de boa.
É uma sensação muito boa, montar, ligar e cabou. Tudo ok sem fazer mais nada. Ah, tb dou uma passada no cinebench 23 só para ver se tá tudo normal.

Eu tô nesse dilema rs. Pego um k e limito em 225w (o que aguenta meu cooler) ou um não k que tem os 219? Vejo vcs aqui no fórum, debatendo, e fico me coçando (AKA fogo no rabo) para partir para um k “solto” + aio parrudo.

Semana passada tive um “delírio tecnológico” e fui pesquisarum ls720 deepcool, mas vendeu rápido. Olhei um rog strix II e acabou tb. O lian li galahad é bom, mas já vi alguns casos de defeito na bomba. Acho maneiro o desafio do over, leio cada post de vcs contando o passo a passo, mas não tenho mais paciência. (Talvez só limitar o PL, sem mexer na voltagem, não seja muito problemático). Além disso, um AIO adiciona uma “camada de complexiade” no pc que, provavelmente, vai me incomodar.

Se vc fica a maior parte do tempo com office e internet, video etc, a CPU vai rodar no clock abaixo do base.
Se for jogar vai ter o clock ativado pelo boost, a diferenca final é muito pouca em relaçao ao non-K.

A nao ser que vc ative as funcoes de enhancement na Bios e todos cores vao ficar acima de 4GHz o tempo todo, ai precisa de cooling que vai fritar ovo. Isso da pra fazer com CPU non-K tb.
Mais um fator na minha opiniao q nao precisa de 13700K para uso com foco em jogos.

Mas se o cara joga competitivo e o jogo for CPU bound, ai nao tem porque nao ter o mais rapido possivel.

E se o cara ta com grana na mao, vai montar 13900K, 4090 etc, nao vai ficar se preocupando com consumo ou temp, ja vai gastar num 360mm top e GG.

Última edição:
Se vc fica a maior parte do tempo com office e internet, video etc, a CPU vai rodar no clock abaixo do base.
Se for jogar vai ter o clock ativado pelo boost, a diferenca final é muito pouca em relaçao ao non-K.

A nao ser que vc ative as funcoes de enhancement na Bios e todos cores vao ficar acima de 4GHz o tempo todo, ai precisa de cooling que vai fritar ovo. Isso da pra fazer com CPU non-K tb.
Mais um fator na minha opiniao q nao precisa de 13700K para uso com foco em jogos.
Único programa pesado q uso é o Revit (modelagem em 3d). O Cypecad e o AutoCad são, relativamente, leves. Ah, não posso esquecer do melhor software de todos os tempos: Excel rs. Todos são, essencialmente, single thread.

Nem jogo nada no pc. Pra ser sincero, nem mesmo a Steam tenho instalada, mas uma hora queria testar pra ver como um jogo AAA rodaria no pc, mas meu monitores são simples, então acho q não veria nada demais. Fui na casa do meu primo ver um 165hz + 3070 ti bacanas da gigabyte e fiquei impressionado.

LS720 só é meio chato o suporte, até agora esperando o fã que preciso repor.

LS720 só é meio chato o suporte, até agora esperando o fã que preciso repor.
Li seu caso tb. Situação chata. Mas pelo menos o fan avisa q estragou, o maior rolo é a bomba parar de funcionar direito. Se eu for para essa lado (logicamente culpa desse fórum) vou deixar o NH-D15 de reserva e, em um eventual RMA, baixar PL e usar o pc assim mesmo.

Outra coisa q penso é comprar um notebook reserva. Não seria nada absurdo (i5 ou i7+ 3050 ou no max 3060) mas estou esperando esa nova geração q “prometeu” mais eficiência energética. Outra coisa q percebi é q não tenho visto os avell/Dell/ Lenovo com nada da 13a geração. E uma última observação: Muito note ruim sendo vendido caro.

Voltei... :olha:

Galera, entre as memórias Corsair Dominator e Vengeance, pelo que eu dei uma pesquisada aqui, a Dominator tem qualidade superior dos chips de memória. É isso mesmo?

A Dominator com as mesmas configurações da Vengeance (6000CL36) está R$ 200,00 mais cara. Melhor ir de Dominator né?

Dei uma empolgada um tempo atrás e acabei pegando um 12900K em uma dessas lives de promoção. Um pé atrás que eu tenho com essa e algumas outras placas é a questão do conector de energia do processador (8+4). Pelo que eu tenho visto por aqui (estou lendo as assinaturas pra ver as placas-mãe que o pessoal tem usado 😂) não deve haver problemas.

Esta B760-F tem praticamente os mesmos recursos da Z790-A ROG Strix que eu estava vendo (a Z790 tem conector de energia do cpu 8+8). A grande diferença é que a B760-F é DDR5 e a Z790-A é DDR4 (Com esta eu poderia aproveitar meu kit de memória atual). Agora estou pensando em questão de custo o que sair melhor, B760 + Kit de memória ou só a Z790-A.

estou querendo montar um PC gamer pra minha namorada, vai ser usado pra edição de video e imagens mas tem como objetivo ser usado para jogos.

Qual é um bom CxB no quesito Processador para jogos hoje em dia?

Li seu caso tb. Situação chata. Mas pelo menos o fan avisa q estragou, o maior rolo é a bomba parar de funcionar direito. Se eu for para essa lado (logicamente culpa desse fórum) vou deixar o NH-D15 de reserva e, em um eventual RMA, baixar PL e usar o pc assim mesmo.

Outra coisa q penso é comprar um notebook reserva. Não seria nada absurdo (i5 ou i7+ 3050 ou no max 3060) mas estou esperando esa nova geração q “prometeu” mais eficiência energética. Outra coisa q percebi é q não tenho visto os avell/Dell/ Lenovo com nada da 13a geração. E uma última observação: Muito note ruim sendo vendido caro.
Um undervolt básico acho que o noctua pega esses processador, mas o AIO é melhor mesmo

Users who are viewing this thread

Voltar