[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
1:A b660-f era só 3x4 que tinha, acho que não tem como ligar errado pois não entraria e a rog thor 1200w vem com dois cabos um lado vai na placa mãe 4x4(16pin) e o lado da fonte e 2x8 . Como a b660-f só tem 3x4 tinha ligado 12pins , ele ligou mas reiniciou e queimou, não sei se era problema de fabrica da b660-f ou do i9, aí resolvi pegar a z790 hero para ter mais segurança no equipamento.
OBS: consegui a garantia do i9 , esses equip são novos.

2:Em respeito a z790 hero, o máximo de energia que meu CPU está conseguindo puxar e 190w pois liguei só 2x4 quando chega nos 200w ele cai o clock e energia momentaneamente no teste multcore cinebench.

Obrigado pela ajuda até agora.
1 - OK, entendi o pq dos 12pin, deve ter sido alguma zica da mobo mesmo.

2- Deve estar caindo o consumo devido ao throttling pra manter a temperatura abaixo dos 100ºc, já reparoiu se é isso? Se for por energia, na mesma página que estava no v´pideo que te mandei tem a opção do "multicore enhancement", tem uma o-pção nele que vc desativa todos os limites, ai o CPU vai consumir até onde ele conseguir sem que passe dos 100ºc

1 - OK, entendi o pq dos 12pin, deve ter sido alguma zica da mobo mesmo.

2- Deve estar caindo o consumo devido ao throttling pra manter a temperatura abaixo dos 100ºc, já reparoiu se é isso? Se for por energia, na mesma página que estava no v´pideo que te mandei tem a opção do "multicore enhancement", tem uma o-pção nele que vc desativa todos os limites, ai o CPU vai consumir até onde ele conseguir sem que passe dos 100ºc
Acho que ele cai o desempenho por falta de energia mesmo pois a temperatura chega no máximo a 75° a 80°° com 195w. Por isso queria por um limitador de energia antes de ligar todos os 4x4(16pinos) na placa mãe.
Atx1 e atx2 da z790 hero tem voltagens diferentes, se não me engano no manual diz que o Atx1 da CPU entra 150w e no atx2 e mais de 200w.

OBS:fonte 2x4 (8pin) esta ligada atx1 da CPU que é de 150w.

Acho que ele cai o desempenho por falta de energia mesmo pois a temperatura chega no máximo a 75° a 80°° com 195w. Por isso queria por um limitador de energia antes de ligar todos os 4x4(16pinos) na placa mãe.
Atx1 e atx2 da z790 hero tem voltagens diferentes, se não me engano no manual diz que o Atx1 da CPU entra 150w e no atx2 e mais de 200w.

OBS:fonte 2x4 (8pin) esta ligada atx1 da CPU que é de 150w.
Esa falta de energia não é por estar sem o cabo adicional ligado, é limite configurado dentro da BIOS

Mas a foto que enviei mostra o limite da BIOS , e no manual da z790 fala do Atx 1 limitado a 150w diferente do Atx 2 que entra mais carga
Vc quer limitar a voltagem e não fazer undervolt, ok, agora entendi.

Aqui mesmo com o fundo branco, quando eu digito algo ele aceita

Vc quer limitar a voltagem e não fazer undervolt, ok, agora entendi.

Aqui mesmo com o fundo branco, quando eu digito algo ele aceita
Assim que sair do serviço vou testar para ver se consigo editar, fazendo isso acho que posso sentir confiança de plugar os outros 2x4 no atx 2 sem ter perigo de queimar o processador, pois vai entrar muito mais voltagem com os 16pin da cpu.

OBS: engraçado que no meu está escrito auto, nem n° tem, mas no final da tarde eu tento e respondo aqui se consegui.

Última edição:
as CPUs atuais consomem bastante e os caras deixam no BIOS as opções "dane-se você", se a máquina já queimava sem isso tudo, agora então.

Opa pessoal, boa tarde.
Sei que o tópico é referente aos novos soquetes e processadores, mas eu tenho atualmente um i3 8100 com uma h310 m2 da gigabyte, e gostaria de perguntar a vocês se, com o intuito apenas de trabalhar com docker/VS/git e jogar, sem mexer com algo que use 100% do CPU e VRM, um i5 9400f ou i7 8700 funcionariam na minha placa mãe, ou mesmo em jogos poderia ocorrer thermal throttling?

Sei que minha placa mãe é bem limitadora, ainda mais pq só tem 4pin de alimentação para o CPU, mas surgiu um i5 9400f por 350 de um amigo, e tem uma loja vendendo o i7 por 560, aí eu gostaria de saber se teria algum problema, e se minha evolução de desempenho seria grande para algum dos processadores em relação ao meu i3, pq tenho sofrido pra trabalhar.

as CPUs atuais consomem bastante e os caras deixam no BIOS as opções "dane-se você", se a máquina já queimava sem isso tudo, agora então.
Não sei se é pra mim , mas é o contrário amigo quero limitar a energia para preservar e evitar danos, por isso ainda não pluguei todos os 16 pinos da CPU , depois que plugar, vou limitar a energia para não fritar a CPU com sobrecarga.

OBS: engraçado que no meu está escrito auto, nem n° tem, mas no final da tarde eu tento e respondo aqui se consegui.
Isso é normal em grande parte das placas, se vc lançar um valor ali ele irá aparecer no lugar do 'auto', outra opção possível também pode ser 'normal'.

Inserindo apenas as iniciais ('a' e 'n', no caso) geralmente funciona também.

Não sei se é pra mim , mas é o contrário amigo quero limitar a energia para preservar e evitar danos, por isso ainda não pluguei todos os 16 pinos da CPU , depois que plugar, vou limitar a energia para não fritar a CPU com sobrecarga.
não era, foi apenas um comentário ao ver que essa corrida por GHz deixa a gente nessa situação, temos o risco de setar, sem saber, algo que danifique e daí o fabricante cai fora.

Aqui eu fiz um undervolt de leve junto com a plaquinha mágica do processador lá

-0.150 e -0.030

Baixou cerca de 20 graus com esse combo

mais o h150 da corsair

Processador 13700kf + z790 asus prime

Assim que sair do serviço vou testar para ver se consigo editar, fazendo isso acho que posso sentir confiança de plugar os outros 2x4 no atx 2 sem ter perigo de queimar o processador, pois vai entrar muito mais voltagem com os 16pin da cpu.

Eu que digitei os números ali só pra tirar a foto, pra ver que dava para alterar

E com os pinos amais não vai entrar mais voltagem, vai entrar mais corrente, mesmo sem limitar, não vai queimar o CPU de ligar eles.

Mas entendo seu receio, já que já teve esse problema
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aqui eu fiz um undervolt de leve junto com a plaquinha mágica do processador lá

-0.150 e -0.030

Baixou cerca de 20 graus com esse combo

mais o h150 da corsair

Processador 13700kf + z790 asus prime
Que plaquinha mágica é essa?

Do CPU já reduzi, o meu pede pouco mais de voltagem que o seu, só consegui reduzir 0.14v, reduzi muito a temperatura mesmo

Pensei que o @Cata ia trazer essa informação para cá, mas como não, deixo-a: Intel da China confirma os novos nomes das linhas da Intel e que a próxima geração desktop será um refresh do Raptorlake.

Intel confirma o “Raptor Lake-S/HX Refresh” de 14ª geração pela primeira vez

"A empresa confirmou todos os detalhes de sua atualização de marca começando com a série seguinte. A apresentação oficial mencionou apenas o MeteorLake e chips móveis de última geração usando a nova marca “Core 3/5/7/9”, mas há mais na história. A próxima série de CPU da Intel para laptops e desktops também apresentará uma atualização da série RaptorLake. No entanto, em vez de simplificar as coisas, a próxima série será dividida em esquemas de nomenclatura antigos e novos. Na verdade, até a própria série RaptorLake será dividida nas famílias Core # e Core i#.

A Intel China foi em frente e forneceu um rápido material explicativo para seus fãs. Esses materiais não foram compartilhados com a comunidade internacional, o que é lamentável, mas também havia uma boa razão para isso. A Intel simplesmente não confirmou a série RaptorLake Refresh até agora, então esses materiais são a primeira menção oficial de tais planos pela empresa.
Resumindo, o que esses gráficos significam é que a marca Core # será aplicada a MeteorLake e RaptorLake-U Refresh, enquanto o antigo esquema de nomenclatura Core i# será usado por RaptorLake-S Refresh e RaptorLake-HX Refresh.

Série móvel/desktop de última geração da Intel:
* Core Ultra 5/7/9 – MeteorLake
* Core 3/5/7 – Refresh do RaptorLake-U
* 14ª Geração do Core i# Mobile – Refresh do RaptorLake-HX

* Desktop Core i# de 14ª geração – Refresh do RaptorLake-S

Além disso, o “Core Ultra” diferenciará o MeteorLake da série RaptorLake-U, mas ambas as arquiteturas farão parte da mesma geração de produtos. Parece que toda a ideia por trás da nova marca é confundir as linhas entre as arquiteturas, mas ainda dar aos consumidores uma pequena dica (também conhecida como Ultra) do que eles realmente estão comprando. Lamentavelmente, somos confrontados com a marca ambígua semelhante à da série móvel Ryzen 7000, que abrange várias arquiteturas em uma única linha."
INTEL-RAPTOR-LAKE-REFRESH-U.jpg

INTEL-RAPTOR-LAKE-HX-S-REFRESH-2.jpg

INTEL-RAPTOR-LAKE-HX-S-REFRESH.jpg

Além do que já ficamos sabendo, o que dá para extrair dessa nova nomenclatura é que a numeração vai cair de 5 números para apenas 4, e que a contagem será resetada (primeira geração Core/Core Ultra), além de que, todo ano, o Core Ultra da geração anterior se tornará o Core comum da geração atual (ex: Nesse ano o Raptorlake será "Core" e o Meteorlake será "Core Ultra", enquanto que próximo ano o Meteorlake será apenas "Core" enquanto que o Arrowlake ficará como "Core Ultra", e assim segue).

Eu que digitei os números ali só pra tirar a foto, pra ver que dava para alterar

E com os pinos amais não vai entrar mais voltagem, vai entrar mais corrente, mesmo sem limitar, não vai queimar o CPU de ligar eles.

Do CPU já reduzi, o meu pede pouco mais de voltagem que o seu, só consegui reduzir 0.14v, reduzi muito a temperatura mesmo
Bom dia
Tem como limitar a corrente para evitar de queimar a CPU ?
Pois fazendo isso de limitar o "W" vai fazer diminuir a temperatura.
OBS : ainda não limitei a energia , talvez fim de semana.

OBS: Além de limitar a energia(w) para não esquentar a CPU o que mais eu poderia fazer para evitar de queimar com sobrecarga(sobretensão) como aconteceu com a rog Strix B660-F ?
*Minha fonte é Rog Thor 1200w Platinum II
*Placa mãe: Asus z790 hero
*Processador: I9 12900kf

OBS: acredito que não foi minha fonte que prejudicou meu outro equipamento, é uma marca boa e tudo novo.

Bom dia
Tem como limitar a corrente para evitar de queimar a CPU ?
Pois fazendo isso de limitar o "W" vai fazer diminuir a temperatura.
OBS : ainda não limitei a energia , talvez fim de semana.

OBS: Além de limitar a energia(w) para não esquentar a CPU o que mais eu poderia fazer para evitar de queimar com sobrecarga(sobretensão) como aconteceu com a rog Strix B660-F ?
*Minha fonte é Rog Thor 1200w Platinum II
*Placa mãe: Asus z790 hero
*Processador: I9 12900kf

OBS: acredito que não foi minha fonte que prejudicou meu outro equipamento, é uma marca boa e tudo novo.
Vc ligando todos os pinos não é para queimar nada, como já disse antes.

O seu problema ai com a B660 foi ela ou o CPU com problema e causou a queima.

Depois de limitar qtos wats o cpu poderá consumir, vc pode fazer um undervolt (reduzir o VCORE) até onde seu CPU aceitar.

Contact frame !

Mas a ajuda principal é a diminuição da voltagem e um water de 360 (qualquer um)

Pensei que o @Cata ia trazer essa informação para cá, mas como não, deixo-a: Intel da China confirma os novos nomes das linhas da Intel e que a próxima geração desktop será um refresh do Raptorlake.

"A empresa confirmou todos os detalhes de sua atualização de marca começando com a série seguinte. A apresentação oficial mencionou apenas o MeteorLake e chips móveis de última geração usando a nova marca “Core 3/5/7/9”, mas há mais na história. A próxima série de CPU da Intel para laptops e desktops também apresentará uma atualização da série RaptorLake. No entanto, em vez de simplificar as coisas, a próxima série será dividida em esquemas de nomenclatura antigos e novos. Na verdade, até a própria série RaptorLake será dividida nas famílias Core # e Core i#.

A Intel China foi em frente e forneceu um rápido material explicativo para seus fãs. Esses materiais não foram compartilhados com a comunidade internacional, o que é lamentável, mas também havia uma boa razão para isso. A Intel simplesmente não confirmou a série RaptorLake Refresh até agora, então esses materiais são a primeira menção oficial de tais planos pela empresa.
Resumindo, o que esses gráficos significam é que a marca Core # será aplicada a MeteorLake e RaptorLake-U Refresh, enquanto o antigo esquema de nomenclatura Core i# será usado por RaptorLake-S Refresh e RaptorLake-HX Refresh.

Além disso, o “Core Ultra” diferenciará o MeteorLake da série RaptorLake-U, mas ambas as arquiteturas farão parte da mesma geração de produtos. Parece que toda a ideia por trás da nova marca é confundir as linhas entre as arquiteturas, mas ainda dar aos consumidores uma pequena dica (também conhecida como Ultra) do que eles realmente estão comprando. Lamentavelmente, somos confrontados com a marca ambígua semelhante à da série móvel Ryzen 7000, que abrange várias arquiteturas em uma única linha."

Além do que já ficamos sabendo, o que dá para extrair dessa nova nomenclatura é que a numeração vai cair de 5 números para apenas 4, e que a contagem será resetada (primeira geração Core/Core Ultra), além de que, todo ano, o Core Ultra da geração anterior se tornará o Core comum da geração atual (ex: Nesse ano o Raptorlake será "Core" e o Meteorlake será "Core Ultra", enquanto que próximo ano o Meteorlake será apenas "Core" enquanto que o Arrowlake ficará como "Core Ultra", e assim segue).

Que decepção, quer falar algo pra se defender, @Cata ? :que:

Arrow Lake no mesmo ano faz esse refresh se tornar irrelevante honestamente.

Testei o processador stock e ele atinge em segundos 100 C no cinebench então fui atras de como diminuir as temps... (aio 360mm)

Fiz esses ajustes:
offset - 0.085
pl1 e pl2 253 W (igual no site intel), mce off enforce all limits

Mesmo assim as temps batiam 96 C no teste e deu resultado de 37600. Depois mudei o ICCMAX (site oficial da intel diz 307A, pois estava "unlocked" 500A), testei com 320A e deu um score de 35600 com 213W máximos... as fans ficaram bem mais silenciosas e as temps não passaram de 85C (um P core em 85, mas a media ficou em 80C).

Está aceitável esses ajustes?

Última edição:
Contact frame !

Mas a ajuda principal é a diminuição da voltagem e um water de 360 (qualquer um)
Aqui o frame reduziu em incríveis zero graus...kkkkkk

Meu CPU está retinho, e agora com o frame, espero que continue assim

Última edição:
Testei o processador stock e ele atinge em segundos 100 C no cinebench então fui atras de como diminuir as temps... (aio 360mm)

Fiz esses ajustes:
offset - 0.085
pl1 e pl2 253 W (igual no site intel), mce off enforce all limits

Mesmo assim as temps batiam 96 C no teste e deu resultado de 37600. Depois mudei o ICCMAX (site oficial da intel diz 307A, pois estava "unlocked" 500A), testei com 320A e deu um score de 35600 com 213W máximos... as fans ficaram bem mais silenciosas e as temps não passaram de 85C (um P core em 85, mas a media ficou em 80C).

Está aceitável esses ajustes?
Sim, nao vai perder muita performance deixando com 213W max. Derbauer fez um video testando um 13900K com PL em 90W max em jogos e os resultados foram muito bons

Aqui o frame reduziu em incríveis zero graus...kkkkkk

Meu CPU está retinho, e abgora com o frame, espero que continue assim
Se ta bom nem tem pq mexer hehehe

Fala galera.

É necessario comprar thermalright e onde e qual comprar medidas pro i9 13900k que comprei recentemente?

A1fe29fb2e0144a38b89a4a7ff34ac69bs.jpg

No aliexpress, no mercado livre ou vem ate mesmo no water cooler da corsair ja que me responderam algo de pedir suporte a eles de parafusos (que nao entendi nada)?

Obg até mais.

Fala galera.

É necessario comprar thermalright e onde e qual comprar medidas pro i9 13900k que comprei recentemente?

A1fe29fb2e0144a38b89a4a7ff34ac69bs.jpg

No aliexpress, no mercado livre ou vem ate mesmo no water cooler da corsair ja que me responderam algo de pedir suporte a eles de parafusos (que nao entendi nada)?

Obg até mais.
Que eu saiba você usa os próprios parafusos da placa-mãe e compra pelo Aliexpress mesmo, eu estou usando sem mesmo.

Users who are viewing this thread

Voltar