1 - OK, entendi o pq dos 12pin, deve ter sido alguma zica da mobo mesmo.1:A b660-f era só 3x4 que tinha, acho que não tem como ligar errado pois não entraria e a rog thor 1200w vem com dois cabos um lado vai na placa mãe 4x4(16pin) e o lado da fonte e 2x8 . Como a b660-f só tem 3x4 tinha ligado 12pins , ele ligou mas reiniciou e queimou, não sei se era problema de fabrica da b660-f ou do i9, aí resolvi pegar a z790 hero para ter mais segurança no equipamento.
OBS: consegui a garantia do i9 , esses equip são novos.
2:Em respeito a z790 hero, o máximo de energia que meu CPU está conseguindo puxar e 190w pois liguei só 2x4 quando chega nos 200w ele cai o clock e energia momentaneamente no teste multcore cinebench.
Obrigado pela ajuda até agora.
2- Deve estar caindo o consumo devido ao throttling pra manter a temperatura abaixo dos 100ºc, já reparoiu se é isso? Se for por energia, na mesma página que estava no v´pideo que te mandei tem a opção do "multicore enhancement", tem uma o-pção nele que vc desativa todos os limites, ai o CPU vai consumir até onde ele conseguir sem que passe dos 100ºc