[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Fala galera.

É necessario comprar thermalright e onde e qual comprar medidas pro i9 13900k que comprei recentemente?

A1fe29fb2e0144a38b89a4a7ff34ac69bs.jpg

No aliexpress, no mercado livre ou vem ate mesmo no water cooler da corsair ja que me responderam algo de pedir suporte a eles de parafusos (que nao entendi nada)?

Obg até mais.
Comprei do mercado livre, era a versão 12 intel nas imagens do anúncio, mas pra minha alegria acabei recebendo a versão mais nova deles (não muda nada mas fiquei feliz kkkk), qrcode thermalright genuíno, instalei com os parafusos da placa mãe mesmo.

Comprei do mercado livre, era a versão 12 intel nas imagens do anúncio, mas pra minha alegria acabei recebendo a versão mais nova deles (não muda nada mas fiquei feliz kkkk), qrcode thermalright genuíno, instalei com os parafusos da placa mãe mesmo.
Ficou bom? Melhorou alguma coisa além de ficar mais bonito? :)

Coloquei ja na primeira instalação, então não tive como comparar, mas mesmo assim, o bicho chegava aos 100 C muito rápido mesmo com o thermalright :scare:
Qual cooler e quanto de PL?

Qual cooler e quanto de PL?
aio z73 kraken, fiz varios testes, no primeiro deixando stock ele chegou aos 305w mais ou menos mas nem quis fazer o teste (cinebench) chegava em 2 segundos a 100 xD, depois testei com offset 0.09 e chegava nos 96C pico 92C media deu 37800, depois fui ajustando porque não queria o pc gritando com as ventoinhas até chegar nos 211W máximos e temps de 80 média, score 35800 (pl 253w).

aio z73 kraken, fiz varios testes, no primeiro deixando stock ele chegou aos 305w mais ou menos mas nem quis fazer o teste (cinebench) chegava em 2 segundos a 100 xD, depois testei com offset 0.09 e chegava nos 96C pico 92C media deu 37800, depois fui ajustando porque não queria o pc gritando com as ventoinhas até chegar nos 211W máximos e temps de 80 média, score 35800 (pl 253w).
um water cooler topo de linha que hoje bate um pouco mais do que R$ 2.000,00 (dólar R$ 4,77). Essa é a situação que a gente tem, o marketing diz: essa máquina faz 40.000 pontos e chega nos 5.999GHz, mas no nosso uso real temos que baixar a bola, ainda assim o consumo pode ficar bem alto.
Ao menos o Ryzen 7000 pode usar uns perfis de baixo consumo, mas de fábrica o bicho vem louco por watts.

Qual a temperatura ambiente? Com o offset que aplicou ficou bom, PL de 253W mantém as temperaturas sob controle e não prejudica aplicações normais e jogos. Se a preocupação for temperatura alta e isso queimar alguma coisa, a não ser que a temperatura do VRM esteja alta não tem motivo pra se preocupar.

Aqui com 21C o meu bate 91C com ~320W (PL 4096W) no Cinebench R23, em uso normal e jogando não chega nem perto disso em temperatura e consumo, mas meu gabinete tem 6 fans + 3 fans do AIO o que ajuda também. Pra comparação, o PC do meu filho com um 13900K e Lian Li Galahad 360 num Corsair 275R (mid tower com uma fan atrás) dá thermal throttling se deixar o PL ilimitado (4096W), e fica parecido ao seu com PL em 253W.

Última edição:
Ao menos o Ryzen 7000 pode usar uns perfis de baixo consumo, mas de fábrica o bicho vem louco por watts.
Me confundi era o x73, mas acho que os produtos são parecidos exceto o RGB e lcd, o bicho quer mais e mais watts se deixar kkk
Qual a temperatura ambiente? Com o offset que aplicou ficou bom, PL de 253W mantém as temperaturas sob controle e não prejudica aplicações normais e jogos. Se a preocupação for temperatura alta e isso queimar alguma coisa, a não ser que a temperatura do VRM esteja alta não tem motivo pra se preocupar.

Aqui com 21C o meu bate 91C com ~320W (PL 4096W) no Cinebench R23, em uso normal e jogando não chega nem perto disso em temperatura e consumo, mas meu gabinete tem 6 fans + 3 fans do gabinete o que ajuda também. Pra comparação, o PC do meu filho com um 13900K e Lian Li Galahad 360 num Corsair 275R (mid tower com uma fan atrás) dá thermal throttling se deixar o PL ilimitado (4096W), e fica parecido ao seu com PL em 253W.
Ainda tive que por o ICCMAX em no maximo 320A, tava ilimitado em 500A, ai consegui as temps 80. Então, pra ser sincero, não esperava que ia pro throttling tão rápido, pensei que demoraria alguns minutos no testes e bateria no limite. 3 ventoinhas frente + o aio e uma fan traseira. (entre 22C a 26C).

Ja falando do consumo eu coloquei mesmo em 253W porque acho que não faz muita diferença deixar ele "solto", mas foi mais a questão que as ventoinhas fazem muito barulho quando o processador trabalha. Oloco, o seu desbloqueado ainda consegue ficar abaixo do limite, não sei como conseguiria fazer isso...

Me confundi era o x73, mas acho que os produtos são parecidos exceto o RGB e lcd, o bicho quer mais e mais watts se deixar kkk

Ainda tive que por o ICCMAX em no maximo 320A, tava ilimitado em 500A, ai consegui as temps 80. Então, pra ser sincero, não esperava que ia pro throttling tão rápido, pensei que demoraria alguns minutos no testes e bateria no limite. 3 ventoinhas frente + o aio e uma fan traseira. (entre 22C a 26C).

Ja falando do consumo eu coloquei mesmo em 253W porque acho que não faz muita diferença deixar ele "solto", mas foi mais a questão que as ventoinhas fazem muito barulho quando o processador trabalha. Oloco, o seu desbloqueado ainda consegue ficar abaixo do limite, não sei como conseguiria fazer isso...
uma coisa importante é que se deixarmos no padrão de fábrica Intel/AMD ou quisermos ganhar uma mixaria de pontos frente aos resultados de revisores, a gente detona fácil um Water Cooler AIO. De fato, o Water Cooler AIO tem redução do tempo de vida e do desempenho porque a água evapora mais rapidamente com tanto calor gerado. Se duvidar, a água evapora mais rápido do que se torna lodosa. No meu 7950x sai ativando tudo que ajude a diminuir o consumo, embora até tenha tentado manter um desempenho maior, o consumo decolou na conta de luz.

200W e temperatura bate fácil 95°C, e esses artifícios de clock gangorra é de lascar, melhor ter um clock que segure firme. Antigamente um processador de 800MHz ficava em 800MHz, um de 1GHz idem e ainda dava para subir mais, chegamos agora na geração downclock. Temos que cobrar uma mudança dos revisores pra gente ter uma visão real do que efetivamente o produto pode entregar

Não achei quantos watts o Kraken X73 é capaz de dissipar, dos AIOs mais em conta acho que o Deepcool LT720 consegue dissipar 300 watts.

As fans do Ryuo III precisam rodar em ~100% pra segurar a temperatura, os ~36 dBA com certeza fazem barulho com rotação em 100% mas tirando esses testes de estresse elas raramente fazem barulho.

Rodei o Cinebench R23 no teste de thermal throttling (10 minutos) e bateu 93C, temperatura ambiente 24C quando rodei o teste - o delta T entre idle e full load é ~70C no meu setup.

65A1Vo9.png

Testando aqui a nova Bios da gigabyte que resolve o tal problema da conexão insegura, até agora tudo bem.

Testando aqui a nova Bios da gigabyte que resolve o tal problema da conexão insegura, até agora tudo bem.
Desligou aquela opção de baixar o Gigabyte control center?

Desligou aquela opção de baixar o Gigabyte control center?
Sim, foi a primeira coisa, pelo jeito eles só mudaram para usar uma conexão segura, mas continua ligado por padrão.

Finalmente criaram uma fan capaz de acabar com o thermal throttling do 13900K.

Ofertas de CPUs Intel de 12ª geração: Core i9-12900K por US$ 345, Core i7-12700K por US$ 219, Core i5-12600K por US$ 189.​

V5bkhTR.jpg

Como parte de seus acordos com a Fantastech, a Newegg US não está apenas oferecendo grandes descontos nos preços das CPUs AMD, mas também nos chips Intel. Embora ainda não haja CPU de 13ª geração nas negociações, a empresa tem o trio de 12ª geração que inclui o Core i9-12900K, Core i7-12700K e Core i5-12600K, listados com ótimos preços.

Hvp25h7.png

zBMBnsm.png

iL0VzRV.png

0w9uQrB.png

Eqm8Vy4.png

Começando com o Intel Core i9-12900K, a CPU pode ser encontrada por apenas US$ 345 usando o código promocional "FTTPCU583", que oferece US$ 85 de desconto no preço original de US$ 429,99. Esse preço é mais barato do que o Core i7-13700K e você obtém desempenho quase semelhante por US$ 75 a menos. Além do Core i9-12900K, o Core i9-12900KS também está disponível por apenas US$ 389, o que também o torna mais barato que o Core i7-13700K, oferecendo velocidades de clock muito mais altas. Este é um chip altamente classificado que é conhecido por oferecer um ótimo desempenho pronto para uso. Você pode encontrar as duas ofertas abaixo:

Em seguida, temos o Intel Core i7-12700KF com desconto de apenas US $ 219. A CPU é uma variante de 8+4 núcleos e, embora não tenha os 4 E-Cores extras do 13600K, ela oferece dois P-Cores extras, o que significa que ambos compartilham a mesma contagem de threads. O Core i5-13600K ainda é vendido por mais de $ 300 nos EUA e tem descontos de $ 260 a $ 280 nos EUA em certas ocasiões, mas o preço de $ 219 nos EUA do 12700KF o torna uma ótima CPU para jogadores convencionais.

Finalmente, temos o Intel Core i5-12600K, que é uma configuração de 6+4 núcleos e está sendo vendido por apenas US$ 189. O Intel Core i5-13400 também compartilha a mesma configuração, mas custa cerca de US$ 200 a US$ 230. Este é um chip absolutamente ótimo para usuários com orçamento limitado e a CPU é conhecida por oferecer uma vantagem competitiva sobre o Ryzen 5 7600X, que é vendido por mais de US $ 230.

UwMyPWd.jpg

Estes são absolutamente ótimos negócios e a linha Intel 12th Gen é muito forte quando se trata da proposta de valor. Além disso, você pode obter qualquer placa-mãe da série 600-700, o que lhe dá a opção de selecionar entre DDR4 e DDR5 e ajustar o custo de acordo com suas necessidades.

Intel 14th Gen Core “Raptor Lake Refresh” supostamente será lançado entre 17 e 23 de Outubro

"Um meio de comunicação chinês chamado Enthusiastic Citizen (ECSM), que tem um histórico de vazar os planos dos fabricantes de CPU antes de irem a público, afirma que a Intel está planejando lançar sua 14ª geração Core em meados de outubro. Ele ainda especifica que o lançamento acontecerá na 42ª semana deste ano, que ocorre entre 17 e 23 de outubro. Isso é supostamente baseado em roteiros da Intel que ainda não foram divulgados. O cronograma de lançamento seguirá o padrão usual de dividir os modelos Core-K e não-K, que tem sido a norma para as CPUs de desktop da Intel nos últimos anos. Espera-se que estes últimos sejam lançados na primeira semana de 2024, então provavelmente podemos antecipar outro lançamento da CES.

Quanto ao suporte de plataforma, o Refresh obviamente funcionará com todas as placas-mãe LGA1700 existentes que possuem o BIOS mais recente, exceto por um processador. Diz-se que o próximo Core i7-14700K usa uma nova configuração de 8 núcleos de desempenho e 12 núcleos eficientes, que precisarão de um novo firmware. O ECSM também menciona a plataforma de desktop de última geração chamada Arrow Lake. Essa arquitetura trará uma atualização real para a série de desktops Intel com designs totalmente novos e um soquete diferente (LGA-1851). O relatório lista os chipsets da placa-mãe Intel Z890, B860 e H810 como possíveis opções, sem planos para o chipset H870 desta vez.

Curiosamente, a mesma mídia informou no ano passado que o 13º Gen Core “Raptor Lake” seria lançado em meados de outubro, após uma revelação planejada para setembro. Isso acabou sendo verdade, e os entusiastas agora podem sentir uma sensação de familiaridade, já que a Intel parece seguir um ciclo de atualização anual quase idêntico ao Refresh."

Última edição:
Intel 14th Gen Core “Raptor Lake Refresh” supostamente lançará entre 17 e 23 de Outubro

"Um meio de comunicação chinês chamado Enthusiastic Citizen (ECSM), que tem um histórico de vazar os planos dos fabricantes de CPU antes de irem a público, afirma que a Intel está planejando lançar sua 14ª geração Core em meados de outubro. Ele ainda especifica que o lançamento acontecerá na 42ª semana deste ano, que ocorre entre 17 e 23 de outubro. Isso é supostamente baseado em roteiros da Intel que ainda não foram divulgados. O cronograma de lançamento seguirá o padrão usual de dividir os modelos Core-K e não-K, que tem sido a norma para as CPUs de desktop da Intel nos últimos anos. Espera-se que estes últimos sejam lançados na primeira semana de 2024, então provavelmente podemos antecipar outro lançamento da CES.

Quanto ao suporte de plataforma, o Refresh obviamente funcionará com todas as placas-mãe LGA1700 existentes que possuem o BIOS mais recente, exceto por um processador. Diz-se que o próximo Core i7-14700K usa uma nova configuração de 8 núcleos de desempenho e 12 núcleos eficientes, que precisarão de um novo firmware. O ECSM também menciona a plataforma de desktop de última geração chamada Arrow Lake. Essa arquitetura trará uma atualização real para a série de desktops Intel com designs totalmente novos e um soquete diferente (LGA-1851). O relatório lista os chipsets da placa-mãe Intel Z890, B860 e H810 como possíveis opções, sem planos para o chipset H870 desta vez.

Curiosamente, a mesma mídia informou no ano passado que o 13º Gen Core “Raptor Lake” seria lançado em meados de outubro, após uma revelação planejada para setembro. Isso acabou sendo verdade, e os entusiastas agora podem sentir uma sensação de familiaridade, já que a Intel parece seguir um ciclo de atualização anual quase idêntico ao Refresh."
vai ser caro e venderá bem, sem qualquer reclamação (ainda que seja o 4790k do 4770k).
dessa vez o processador vai fazer um buraco no chão :isso::insane:

:magico::magico::magico::magico:

vai ser caro e venderá bem, sem qualquer reclamação (ainda que seja o 4790k do 4770k).
dessa vez o processador vai fazer um buraco no chão :isso::insane:
Olha, LGA 1700 tá dando bom

Não faz muito que montei um pc, esse fim de semana percebi que o FPS cai do nada de 5 em 5 segundos, sempre no mesmo tempo e o MS sobe muito e vai para 200...isso no meio da partida da uma congelada rapida e volta como se fosse um lag...
O que poderia ser isso ? Alguma peça com problema ??

OBS :A energia da vga caiu muito nessa foto, mas teve outros casos que subiu o ms e caiu o fps continuou normal a energia nos 400w.

Peças novas do PC::

Processador: I9 12900KF
VGA: Rog Strix RTX 4090
Ram 32gb DDR5
Placa mãe: Asus Z790 hero
Fonte : Asus Rog Thor II 1200w
BIOS: atualizada na ultima versão
Drivers: Todos atualizados !!

Boa tarde ,o próximo cpu serie 14, será compatível com o socket da série 13? Ou precisaremos de placa mae nova?
Série 14 é refresh da 13, vai ser no mesmo socket ainda.

Users who are viewing this thread

Voltar