[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Esses E-Cores ajudam viu, só são horríveis de OC comparados aos P-Cores, mas se vc desativar os E-Cores e ficar só P-Cores 8/16 vc perde FPS na maioria dos jogos.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Zen 4 próprio 3D-Cache já não ganham em todos jogos, quando vier Zen 5 vai vir tbm novos Intel.

Olha aí a melhoria do IMC vai ser boa só de ver que o suporte a memória saltou de 5600 pra 6400Mhz, eu lembro bem como avançou o IMC do 12900k pro 13900k.

uDKAyth.png
Mas ai é outra coisa eles podem aumentar a Capacidade da Memória clockar alto, não quer dizer que a velocidade maxima que a memória possa alcançar vai aumentar, tu pode alcançar 8000mhz mais facil nos RPL-R que nos RPL, mas não vão alem do limite atual por ex.
Competidor dos ZEN 5 que é ARL deve vir em 2024/2025, mas vai vir depois dos Zen 5

Esses E-Cores ajudam viu, só são horríveis de OC comparados aos P-Cores, mas se vc desativar os E-Cores e ficar só P-Cores 8/16 vc perde FPS na maioria dos jogos.

Zen 4 próprio 3D-Cache já não ganham em todos jogos, quando vier Zen 5 vai vir tbm novos Intel.

Olha aí a melhoria do IMC vai ser boa só de ver que o suporte a memória saltou de 5600 pra 6400Mhz, eu lembro bem como avançou o IMC do 12900k pro 13900k.

uDKAyth.png
Então o Panther Lake vai ter menos núcleos de eficiência comparando ao Arrow Lake? Mas será um grande downgrade. Alguém lembra de vergonhoso Intel de 11ª geração, quando o i9 11900K possui menos núcleos e threads comparando ao antecessor i9 10900K?

Então o Panther Lake vai ter menos núcleos de eficiência comparando ao Arrow Lake? Mas será um grande downgrade. Alguém lembra de vergonhoso Intel de 11ª geração, quando o i9 11900K possui menos núcleos e threads comparando ao antecessor i9 10900K?
Esse Arrow-Lake ai ta errado, Tem rumor de que a Intel planejou uma Cpu 8+32 dos Arrow Lake e uma 6+16 dos Meteor Lake, mas acabou por matar ambas.
Parece que os Rumores também apontam que ARL/LNL não vai ter HyperThreading e vai ser Fabricado na Tsmc N3.

Mas ai é outra coisa eles podem aumentar a Capacidade da Memória clockar alto, não quer dizer que a velocidade maxima que a memória possa alcançar vai aumentar, tu pode alcançar 8000mhz mais facil nos RPL-R que nos RPL, mas não vão alem do limite atual por ex.
Competidor dos ZEN 5 que é ARL deve vir em 2024/2025, mas vai vir depois dos Zen 5
Não se usar a mesma lógica que aconteceu do 12900k pro 13900k, a mesma DDR5 fazia mto mais OC no 13900k. E saltou de 4800 pra 5600 do 12th pro 13th.

Isso não importa, é outra arquitetura dos P-Cores. Mesmo que reduza os E-Cores se o salto de IPC/frequência for alto, pouco vai importar.

Eu não boto fé na AMD mais não, ela tendo vantagem enorme na litografia conseguiu perder pra Intel em jogos/multi e custava mais caro ainda, só acredito vendo se o Zen 5 vai ser mesmo devastador, falavam tanto desse Zen 4 e 5nm e não sei o que, Intel com 10nm papou bonito.

Não ironicamente os P-Cores são mais eficientes que os E-cores, os Atoms estão muito fora da curva de eficiência de clocks.
E-Cores brilham quando se fala de Eficiencia de Área não atoa a Intel spamma uma caralhada deles.

Depende da Concorrência se for Zen 4 maybe, se for Zen 5 lol.
Maior mudança mesmo deve ser a Inclusão do DLVR e mais headroom nos IMC.
image.png
Finalmente vai ter DLVR confirmado 100%? Aleluia!

Não ironicamente os P-Cores são mais eficientes que os E-cores, os Atoms estão muito fora da curva de eficiência de clocks.
E-Cores brilham quando se fala de Eficiencia de Área não atoa a Intel spamma uma caralhada deles.
Exatamente, justamente por isso os clocks base são abaixo dos 3GHz. Quanto ao espaço, 1 P-core ocupa o espaço de 4 E-cores, então para a Intel o ratio de performance x área é bem melhor com os E-cores que com os P-cores, não à toa estamos no 2x "E" para cada "P".

Finalmente vai ter DLVR confirmado 100%? Aleluia!
pior que ainda não, aparentemente o suporte não é algo que se dê só com um update de BIOS, precisa estar na placa-mãe, então se uma placa antiga/já lançada não tem e essa nova geração de CPUs exigir, ela automaticamente não funcionará. Então, em favor da compatibilidade, o DLVR pode realmente não aparecer :v

Consegui resolver o problema das temps! Até pouco tempo atrás, não sabia da necessidade de precisar do software CAM da nzxt, depois de muito procurar no yt que achei uma pessoa que disse isso... O meu pump estava na velocidade mínima, batendo somente 1200rpm no máx, por isso as temps estavam indo muito rápido pros 100C. Agora realizei o teste novamente e consegui deixar o pl253w e sem limitação do ICCMAX, consegui chegar nos 253w e dar uma pontuação de 38170. Já a temp pegou no máximo 85C durante o teste (com offset -0.085). (ainda que deixei o pump no modo silent em no máximo 2000rpm e já deu esse resultado totalmente diferente. IDLE fica 30C, antes ficava 42C.

Agora sim estou contente, era o problema da limitação de pump... :rub1: da até pra tentar ilimitado pra ver onde chega mas não tem muito porque kkk
Excelente! Aqui deixo a pump em 100% mesmo pq não escuto o barulho, mas dizem que o ideal é deixar a rotação fixa.

Bom dia amigos!
Montei um novo setup com um core i7 13700k, uma z790 aorus elite ax rev 1.x, e estava tendo aquecimento acima do normal atingindo 100 graus facil e tendo aquela redução de thermal, possuo um water cooler de 360mm da cooler master, ai pesquisando na internet vi sobre o contact frame e comprei um no mercado livre, li o qrcode e vi que é original mesmo, e gostaria que vocês analisassem pra mim se está tudo ok agora com as temperaturas e o resultado que tive no cinebench, está tudo nos padrões na bios, o cooler foi ao maximo da rotação e a bomba sempre em 2394 2411 RPM
O que tem me intrigado é que ontem a noite estava mais quente a temperatura ambiente e eu abri o fortnite e fica em 25 30% de uso com tudo no maximo e o DLS ativado da nvidia, e e fica em torno de 60 a 72 graus, ai eu fecho o jogo e parece que por ser manter quente ainda, rodo o teste de estresse no aida64 ele já acusa o thermal throttling e bate 95º fácil ..., teria algo a ser feito para melhorar, ou é assim mesmo.. gabinete está todo fechado.
eZxfAhw.png
dKfZ7Ka.png

Última edição:
@NelsonMTJ pelo que descreveu pode ser ventilação interna do gabinete que não está conseguindo remover o ar quente. A configuração das fans está certinha?

@NelsonMTJ pelo que descreveu pode ser ventilação interna do gabinete que não está conseguindo remover o ar quente. A configuração das fans está certinha?
Eu testei outro gabinete q eu tinha aqui, mas ele é mid tower, não mudou muita coisa não, e fica mais apertado o water cooler na parte superior, nesse atual que estou fica bem mais tranquilo as coisas, mas acredito que possa ser as fans, quando eu fecho o gabinete, elas meio que não ventilam bem, mas é as padrões do gabinete, no outro também usei as padroes do proprio, era um Cooler Master mb520 argb, irei mostrar uma foto de como está montado atualmente e como ficava no outro...
Os fans do water cooler ajustei manualmente pra aumentar aos poucos, pq são bem barulhentos.
Redragon Atual
bROoCpN.jpg

Cooler Master

3NhT5oL.jpg

7S9Kfdo.png

Qual é o fluxo de ar? As fans do radiador estão como exaustão? As fans da frente puxando ar frio pra dentro?

Qual é o fluxo de ar? As fans do radiador estão como exaustão? As fans da frente puxando ar frio pra dentro?
Do radiador está puxando de dentro pra cima, da frente ventilando la dentro.
O que poderia fazer para melhorar ?
Não queria deixar sem a tampa lateral, mas acho que vai ser o único jeito.
Melhor deixar ele no atual mesmo né ? O Full Tower
Se bem que quando fiz o teste no outro, não tinha comprado o contact frame ainda, mas acho que não deve diferenciar muito, mas a entrada de ar dele para as fans parece melhor na frontal, tem ate um filtro de poeira, o da redragon tem somente o vidro bem proximo e parece que atrapalha ele puxar o ar.

Do radiador está puxando de dentro pra cima, da frente ventilando la dentro.
O que poderia fazer para melhorar ?
Não queria deixar sem a tampa lateral, mas acho que vai ser o único jeito.
Chegou a testar com o gabinete aberto (principalmente a frente)? E se estiver com a traseira muito colada na parede tentaria afastar também e ver no que dá, se isso resolver o problema aí já sabe que é o gabinete influenciando mesmo que em parte nesse problema. E também, qual era a temp ambiente quando testou?

Chegou a testar com o gabinete aberto (principalmente a frente)? E se estiver com a traseira muito colada na parede tentaria afastar também e ver no que dá, se isso resolver o problema aí já sabe que é o gabinete influenciando mesmo que em parte nesse problema. E também, qual era a temp ambiente quando testou?
Os testes q fiz pela manha, a temperatura ambiente estava melhor, em torno de 20º, mas nos outros dias e agora esta em torno de 24º, mas quando faz bastante calor eu ligo o ar condicionado e melhora tbm.
Tirar o vidro frontal vai dar bastante poeira né?
Se eu tirar o lateral somente já ajuda né ?

Os testes q fiz pela manha, a temperatura ambiente estava melhor, em torno de 20º, mas nos outros dias e agora esta em torno de 24º, mas quando faz bastante calor eu ligo o ar condicionado e melhora tbm.
Eu diria que só testando pra saber, já vi resultados darem uma coisa pra pessoa X e outra coisa pra pessoa Y a depender do setup, gabinete, fans etc, de qualquer forma é coisa simples e rápida de testar na prática e tirar a dúvida com 100% de certeza e sem especulação nenhuma, e contar os resultados também acaba enriquecendo bastante pra gente ter mais informação prática sobre essas coisas

Bastante poeira aí depende, eu uso um Lancool II Mesh que não tem filtro de poeira e deixo ele no chão e acho super tranquilo, tiro a poeira 2-3x no ano em coisa de 10-15 minutos e boa, agora tem gente que tem mais TOC com isso e gente que liga menos ainda, de qualquer forma seria apenas um teste rápido pra ver o quanto o painel lateral e frontal estão ou podem estar afetando a situação aí, e daí ver o que daria pra ser feito, como o intake de ar frio é justamente na frontal é onde eu apostaria que pode ter uma melhora maior, mas se der seria interessante ver o resultado 100% fechado, tirando só o painel frontal, depois tirando só o painel lateral e depois tirando ambos, aí tem 100% de certeza onde é o pulo do gato

Acho que estão exagerando já na quantidade de cores, acho que deviam se preocupar mais na eficiencia energética, na minha opinião
Eles só aumentam os E-Cores, vai ver se o P-Cores tiveram aumento? E olha que a 15a geração terá menos P-Cores

Acho que vai chegar uma hr que a Intel só irá lançar CPUs com E-Cores vide esse vício neles

Vamos lá, fiz os testes e me surpreendi que ficou melhor apenas com a retirada da frontal, muito obrigado amigo pela ajuda, eu já tinha até trocado pasta térmica entre da corsair e da cooler master do tubo que vem do proprio water cooler...
Eu usava uma z490 e um i7 10700k antes e sempre usei fechado e não tinha esse problema, só que agora são mais nucleos né e esquenta muito mais.
Comecei a sentir até o vento do cooler traseiro jogar o ar pra fora kk
Segue os testes:

Frontal aberta:
esZp4Ev.png

Depois fiz com ele todo fechado novamente :
9SSvVLl.png

Depois com apenas a lateral aberta :
63vOmXq.png

e com os 2 abertos :
bROnUQR.png

Acho que irei deixar com a frontal aberta somente.
Usando essas pastas ai
n9Duzq7.jpg

Eles só aumentam os E-Cores, vai ver se o P-Cores tiveram aumento? E olha que a 15a geração terá menos P-Cores

Acho que vai chegar uma hr que a Intel só irá lançar CPUs com E-Cores vide esse vício neles
Não duvido que façam isso mesmo

Rapaz, esquece esse lance de poeira cara, tem que pensar é em desempenho. Quando falo em desempenho, não estou falando necessariamente em velocidade (performance)… mas sim em um funcionamento otimizado, com boa performance e boa dissipação de calor.

Duvido que exista aqui nesse fórum alguém que use seu computador num lugar com mais poeira, terra, fuligem e pêlos do que eu… só bater um ar de vez em quando e dane-se!

Vamos lá, fiz os testes e me surpreendi que ficou melhor apenas com a retirada da frontal, muito obrigado amigo pela ajuda, eu já tinha até trocado pasta térmica entre da corsair e da cooler master do tubo que vem do proprio water cooler...
Eu usava uma z490 e um i7 10700k antes e sempre usei fechado e não tinha esse problema, só que agora são mais nucleos né e esquenta muito mais.
Melhora bem considerável até, pior que vejo vários casos similares aqui no fórum mesmo, tem gente que troca o gabinete ou abre o gabinete e reduz coisa de 15c as vezes, outra coisa é que como o painel frontal é estrangulado de airflow, dependendo da situação pode ser ainda pior que o Cinebench já que ele estressa só a CPU, mas quem joga geralmente tá com a GPU ali gerando 200-400w também, então a GPU gera ainda mais calor que vai passar sair pelo WC saindo no topo (ou AC pela traseira e/ou topo) e o fan traseiro mas não entra muito ar frio pela frente ao mesmo tempo, mas todos esses cenários são bastante individuais então sempre recomendo o teste prático que é jogo rápido e tira a dúvida de uma vez por todas

Melhora bem considerável até, pior que vejo vários casos similares aqui no fórum mesmo, tem gente que troca o gabinete ou abre o gabinete e reduz coisa de 15c as vezes, outra coisa é que como o painel frontal é estrangulado de airflow, dependendo da situação pode ser ainda pior que o Cinebench já que ele estressa só a CPU, mas quem joga geralmente tá com a GPU ali gerando 200-400w também, então a GPU gera ainda mais calor que vai passar sair pelo WC saindo no topo (ou AC pela traseira e/ou topo) e o fan traseiro mas não entra muito ar frio pela frente ao mesmo tempo, mas todos esses cenários são bastante individuais então sempre recomendo o teste prático que é jogo rápido e tira a dúvida de uma vez por todas
Obrigado, me ajudou muito !

Segue os testes:

Frontal aberta:
esZp4Ev.png

Depois fiz com ele todo fechado novamente :
9SSvVLl.png

Depois com apenas a lateral aberta :
63vOmXq.png

e com os 2 abertos :
bROnUQR.png

Acho que irei deixar com a frontal aberta somente.
Usando essas pastas ai
n9Duzq7.jpg
Era só uma questão de otimizar o fluxo de ar então. Bom que resolveu, mas se o problema era pelos 95C em full load (~240W) então nem era nada, desde que mantenha abaixo dos 100C em full load o processador não vai perder desempenho. Em jogos o consumo vai ser muito menor e as temperaturas também.

Era só uma questão de otimizar o fluxo de ar então. Bom que resolveu, mas se o problema era pelos 95C em full load (~240W) então nem era nada, desde que mantenha abaixo dos 100C em full load o processador não vai perder desempenho. Em jogos o consumo vai ser muito menor e as temperaturas também.
Ontem estava mais quente a temperatura ambiente, fez 32º na cidade e então estava batendo 100 graus quando estressei o processador e sempre ficava girando mais rapido o cooler em jogos e ai ocorreu a limitação do desempenho acusou no aida64 e no Hwinfo, lembro de ter fechado o jogo e feito o teste e bateu 100 graus no instante que iniciei o teste, era realmente a falta da circulação do ar, testei aqui o fortnite e nem a 60º graus esta chegando usando 25 30% do processador, oscilando entre 50 a 57º graus, a placa de video ficava uns 61 62º e agora ficou 56 57º graus dentro do jogo, me ajudou demais, muito obrigado!
Esse gabinete paguei carissimo na epoca que comprei e esse problema do vidro na frontal acaba com todo o fluxo do ar mds.

Não se usar a mesma lógica que aconteceu do 12900k pro 13900k, a mesma DDR5 fazia mto mais OC no 13900k. E saltou de 4800 pra 5600 do 12th pro 13th.

Isso não importa, é outra arquitetura dos P-Cores. Mesmo que reduza os E-Cores se o salto de IPC/frequência for alto, pouco vai importar.

Eu não boto fé na AMD mais não, ela tendo vantagem enorme na litografia conseguiu perder pra Intel em jogos/multi e custava mais caro ainda, só acredito vendo se o Zen 5 vai ser mesmo devastador, falavam tanto desse Zen 4 e 5nm e não sei o que, Intel com 10nm papou bonito.
Litografia não mostra a Imagem toda tho, os P-Cores são 2 vez maiores que os Zen 4 Cores, tu consegue encaixar dois Zen 4 numa Área de um P-Core é um Core mais largo por assim dizer, é uma diferença grande mesmo com 1 pulo de node.
Essa Área maior tem seus tradeoffs, em Desktop a Área maior e o Consumo permitem a Intel passar a Frente da AMD, porém essas Vantagens se tornam desvantagens nos Servidores que fazem a Intel tomar fumo da AMD no Setor.

Olá amigos, posso estar sendo leigo na pergunta mas me tirem uma dúvida, tenho um PC com um i5 10400F, é necessário baixar algum drive para o processador?

Este computador montei do zero e me recordo de ter instalado os drivers apenas da Placa Mãe e da Placa de Vídeo, porém jogo e utilizo o computador de boa, é necessário baixar algum drive em específico para o processador também?

Users who are viewing this thread

Voltar