[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Olá amigos, posso estar sendo leigo na pergunta mas me tirem uma dúvida, tenho um PC com um i5 10400F, é necessário baixar algum drive para o processador?

Este computador montei do zero e me recordo de ter instalado os drivers apenas da Placa Mãe e da Placa de Vídeo, porém jogo e utilizo o computador de boa, é necessário baixar algum drive em específico para o processador também?
Não, é só chipset (os da placa mãe) e os da placa de vídeo em geral mesmo. Pode aproveitar aí.

Image-01.jpg

Image-02.jpg

Se isso for True vai ser decepcionante pra caralho.

Última edição:
Por outro lado, Arrow Lake pode ter ganhos de até 21%, nada mal.
Problema é que estamos falando de duas mudanças de core(sendo 1 delas grande)+ duas reduções de node.
Se pegar desse contexto é um Desastre um melhoramento de +-15% em performance per/watt.

Problema é que estamos falando de duas mudanças de core(sendo 1 delas grande)+ duas reduções de node.
Se pegar desse contexto é um Desastre um melhoramento de +-15% em performance per/watt.
Agora que reparei que ele tava com a projeção de 250W, que triste, tinha assumido ser menor por algum motivo.

E não é só 1 mudança de nó? Pensei que o Arrow Lake ia ser Intel 4, assim como o Meteor Lake (já que eles irão coexistir).

Agora que reparei que ele tava com a projeção de 250W, que triste, tinha assumido ser menor por algum motivo.

E não é só 1 mudança de nó? Pensei que o Arrow Lake ia ser Intel 4, assim como o Meteor Lake (já que eles irão coexistir).
Nope
Intel 7->Intel4->Intel20A/TsmcN3.

A Intel inflou os valores comparando Arrowlake com Raptorlake, ao invés de comparar com o Meteorlake, além de manter o consumo absurdo, portanto o resultado está ruim sim.

Raptorlake (Intel7, Raptorcove) -> Meteorlake (Intel4, Redwoodcove) -> Arrowlake (Intel 20A e/ou TSMC N3, Lioncove).

---
E quanto ao Raptorlake Refresh, nada além do esperado, 200MHz a mais de clock turbo e vemos que será apenas 3% de ganho em ST e MT. Claro que o aumento de núcleos do i7 para baixo será muito bom, mas comparando os chips nada mais é que um refinamento, e só.

A Intel inflou os valores comparando Arrowlake com Raptorlake, ao invés de comparar com o Meteorlake, além de manter o consumo absurdo, portanto o resultado está ruim sim.

Raptorlake (Intel7, Raptorcove) -> Meteorlake (Intel4, Redwoodcove) -> Arrowlake (Intel 20A e/ou TSMC N3, Lioncove).

---
E quanto ao Raptorlake Refresh, nada além do esperado, 200MHz a mais de clock turbo e vemos que será apenas 3% de ganho em ST e MT. Claro que o aumento de núcleos do i7 para baixo será muito bom, mas comparando os chips nada mais é que um refinamento, e só.
Não comparar com o meteorlake acho ok, já que não vão ter CPUs na mesma categoria dos RPL-S, mas realmente 2 nós de diferença ainda consumindo o mesmo e tendo esse ganho pífio é complicado. Pior ainda se for TSMC, que já mostrou ter chips super eficientes de outras empresas.

Me pergunto o quão complicado vai ser resfriar um chip de 250W em 3nm...

---
Não tem como comparar com Meteor Lake pq não vai ter versão desktop do msm(só o fato de que mandaram pro lixo já diz bastante coisa)

Não comparar com o meteorlake acho ok, já que não vão ter CPUs na mesma categoria dos RPL-S, mas realmente 2 nós de diferença ainda consumindo o mesmo e tendo esse ganho pífio é complicado. Pior ainda se for TSMC, que já mostrou ter chips super eficientes de outras empresas.

Me pergunto o quão complicado vai ser resfriar um chip de 250W em 3nm...
Não tem como comparar com Meteor Lake pq não vai ter versão desktop do msm(só o fato de que mandaram pro lixo já diz bastante coisa)
Sim, eu sei que o MTL não virá para desktop, e que a Intel fez uma projeção da plataforma desktop, mas o que quis dizer foi que o salto aparenta estar grande por causa disso, ela pulou uma arquitetura e um nó inteiro. Se o MTL entrasse nessa comparação o ganho do ARL em cima do MTL seria pequeno ao ponto de ser preocupante (não que já não seja).

Bem, se isso é ruim, imagina se for confirmado que a Intel vai fazer essa tomada de refresh novamente na 16ªgen, um Arrowlake-S Refresh ao invés do Pantherlake? Esse é o último rumor que está rondando por ai, e não duvido nem um pouco de ser verdadeiro, já que o 20A/18A não está bem dentro do pazo xD

Se o MTL entrasse nessa comparação o ganho do ARL em cima do MTL seria pequeno ao ponto de ser preocupante (não que já não seja).
O quão ruim é a µarch do ARL? 15~20% de ganho geralmente é oq vc tira quando só muda o nó, sem nem mudar muita coisa na arquitetura, então dá a entender que o ARL é pior do que se fizessem um RPL em um node atualizado, em tese.

O quão ruim é a µarch do ARL? 15~20% de ganho geralmente é oq vc tira quando só muda o nó, sem nem mudar muita coisa na arquitetura, então dá a entender que o ARL é pior do que se fizessem um RPL em um node atualizado, em tese.
Pelas mudanças que tem era pra ser algo no Minimo igual Golden Cove praticamente é o Tock da Intel enquanto o Meteor Lake é o Tick, só que o resultado ai não é nenhum dos dois.
O que me impressiona mesmo é os ganhos em Perf/Watt serem miseros 15% com 2 die shrinks e 2 mudanças de cores(sem contar o E-core tbm).
Lion Cove não é pra ser algo pequeno não, é a maior Mudança da Intel num Core desde Sandy Bridge, se for true a Intel ta Fodida.

Última edição:
Pelas mudanças que tem era pra ser algo no Minimo igual Golden Cove praticamente é o Tock da Intel enquanto o Meteor Lake é o Tick, só que o resultado ai não é nenhum dos dois.
O que me impressiona mesmo é os ganhos em Perf/Watt serem miseros 15% com 2 die shrinks e 2 mudanças de cores(sem contar o E-core tbm).
Lion Cove não é pra ser algo pequeno não, é a maior Mudança da Intel num Core desde Sandy Bridge, se for true a Intel ta Fodida.
Depois de errar a mão na estreia dos 14nm (broadwell) e 10nm (cannonlake), não ficaria surpreso da história se repetir com os 7nm (lioncove) :v

Edit/PS: Estou lendo que o ARL desktop não será LionCove, e sim uma otimização do RedwoodCove (usado no Meteorlake). Se for verdade fica mais claro o motivo desse ganho pequeno...

Última edição:
Depois de errar a mão na estreia dos 14nm (broadwell) e 10nm (cannonlake), não ficaria surpreso da história se repetir com os 7nm (lioncove) :v

PS: Estou lendo que o ARL desktop não será LionCove, e sim uma otimização do RedwoodCove (usado no Meteorlake). Se for verdade fica mais claro o motivo desse ganho pequeno...
Pior que os rumores apontam que ARL vai ser feito utilizando Tsmc N3.
Naaa Otimização dos RedwoodCove é so pros Servers, em Desktop é Lion Cove purinho.
Screenshot_2023-07-17-11-24-08-191_com.twitter.android-edit.jpg

Pior que os rumores apontam que ARL vai ser feito utilizando Tsmc N3.
Naaa Otimização dos RedwoodCove é so pros Servers, em Desktop é Lion Cove purinho.
Vish, N3B é complicado, explicaria em parte esse ganho anêmico.

Quanto ao tipo do núcleo, espero que assim seja, pois existem dois chips Arrowlake (06_C5H e 06_C6H) e a versão desktop é do ID mais alto, logo pode haver uma diferença maior entre o ARL mobile (20A) e ARL desktop (N3B) que apenas o nó.

Vish, N3B é complicado, explicaria em parte esse ganho anêmico.

Quanto ao tipo do núcleo, espero que assim seja, pois existem dois chips Arrowlake (06_C5H e 06_C6H) e a versão desktop é do ID mais alto, logo pode haver uma diferença maior entre o ARL mobile (20A) e ARL desktop (N3B) que apenas o nó.
N3B é lixo msm, mas não se pode duvidar de uma Cagada da Intel no Geral msm, visto que MTL no Intel 4 é outro porre.
É bem provavel que o node 20A da Intel seja Vaporwave pra ser sincero, Só botaria Fé mesmo no 18A.
ARL/LNL deve ser 20A nos Client e DMR deve ser feito feito nos 18A já.

Detalhes do próximo soquete LGA-1851 da Intel.

DdwqWkJ.jpg

Igor Wallossek, do Igor's Lab, postou uma série de especificações técnicas para o próximo soquete LGA-1851 da Intel e abrange tudo, desde a pinagem até as características mecânicas do novo soquete. O novo soquete destina-se à CPU Arrow Lake S de 15ª geração da Intel. A atualização do Raptor Lake, que será lançada como o processador de desktop Core i de 14ª geração e última geração da Intel, ainda usa o LGA-1700. Embora o novo soquete tenha pinos adicionais, o tamanho físico permanece o mesmo dos soquetes LGA-1700, portanto, espera-se que os coolers atuais permaneçam compatíveis com o soquete LGA-1851. No entanto, a pressão de montagem quase dobrou de 489,5 N para 923 N, sugerindo que um kit de montagem diferente pode ser necessário.

O que é mais interessante em relação ao novo soquete é que Igor confirma que a Intel adicionará quatro pistas PCIe 5.0 para um SSD NVMe conectado à CPU, mas aparentemente a Intel também manterá as quatro pistas PCIe 4.0 atuais para um segundo SSD NVMe conectado à CPU, não combinando com a plataforma AM5 da AMD. É provável que veremos uma segmentação semelhante à que a AMD fez, portanto, apenas as placas-mãe com chipset da série Z poderão tirar proveito das faixas PCIe 5.0 NVMe, mas é possível que outras SKUs de chipset da Intel habilitem o PCIe 5.0 suporte de armazenamento também.

78rrf99.jpg

3zm4XBO.jpg

GYiuzUk.jpg

Surgem as especificações do Intel Core i9-14900K, i7-14700K e i5-14600K: Refresh traz clocks 200MHz mais altos

"Dizia-se que o Raptor Lake-Refresh oferecia clocks mais altos em toda a linha, mas em alguns casos os jogadores também obtinham mais núcleos. De acordo com o relatório, a Intel aumentará os clocks nos SKUs da série K em 200 MHz. Diz-se que a série Core i9 aumenta até 6,0 GHz (14900K), o Core i7 agora deve atingir 5,6 GHz (14700K) e o Core i5 agora pode apresentar clocks de 5,3 GHz. Em termos de contagem de núcleos, apenas o Core i7-14700K teria uma configuração diferente do Raptor Lake 'original' (13700K) com a nova configuração 8P+12E. Como resultado, apenas esta parte terá mais “Smart Cache” de 33MB (atualmente 30MB).

O relatório anterior da RedGamingTech mencionou que o Core i5-14600K receberia mais núcleos de desempenho, mas se as informações do Benchlife forem consideradas infelizmente incorretas. O SKU Core i5 ainda contaria com 6 núcleos de desempenho e, como resultado, teria a mesma configuração do modelo original. No entanto, a CPU ainda será 200 MHz mais rápida (até 5,3 GHz), assumindo que as especificações sejam verdadeiras."

image.png

Precisa ressaltar que não dá para confiar nos vazamentos do RGT, né? Pois bem, o i5 14600K não vai virar octa-core, vai continuar 6P+8E e com isso o resto da linha abaixo dele também não vai mudar (ainda resta esperança de E-cores no i3, mas a chance é muito pequena). A única grande diferença entre a 13ª e 14ª geração será o i7 mesmo, do resto nem vale o investimento para quem já tem um Raptorlake em mãos.​

Surgem as especificações do Intel Core i9-14900K, i7-14700K e i5-14600K: Refresh traz clocks 200MHz mais altos

"Dizia-se que o Raptor Lake-Refresh oferecia clocks mais altos em toda a linha, mas em alguns casos os jogadores também obtinham mais núcleos. De acordo com o relatório, a Intel aumentará os clocks nos SKUs da série K em 200 MHz. Diz-se que a série Core i9 aumenta até 6,0 GHz (14900K), o Core i7 agora deve atingir 5,6 GHz (14700K) e o Core i5 agora pode apresentar clocks de 5,3 GHz. Em termos de contagem de núcleos, apenas o Core i7-14700K teria uma configuração diferente do Raptor Lake 'original' (13700K) com a nova configuração 8P+12E. Como resultado, apenas esta parte terá mais “Smart Cache” de 33MB (atualmente 30MB).

O relatório anterior da RedGamingTech mencionou que o Core i5-14600K receberia mais núcleos de desempenho, mas se as informações do Benchlife forem consideradas infelizmente incorretas. O SKU Core i5 ainda contaria com 6 núcleos de desempenho e, como resultado, teria a mesma configuração do modelo original. No entanto, a CPU ainda será 200 MHz mais rápida (até 5,3 GHz), assumindo que as especificações sejam verdadeiras."

image.png

Precisa ressaltar que não dá para confiar nos vazamentos do RGT, né? Pois bem, o i5 14600K não vai virar octa-core, vai continuar 6P+8E e com isso o resto da linha abaixo dele também não vai mudar (ainda resta esperança de E-cores no i3, mas a chance é muito pequena). A única grande diferença entre a 13ª e 14ª geração será o i7 mesmo, do resto nem vale o investimento para quem já tem um Raptorlake em mãos.​
Nenhuma info sobre suporte à DDR5 8000+ sem ter que apelar pra mobo 2x DIMM?

Nenhuma info sobre suporte à DDR5 8000+ sem ter que apelar pra mobo 2x DIMM?
Pior que por se tratar de um Refresh não teremos um IMC novo, então apenas um melhoramento no suporte a frequências mais altas via OC. Se muito o suporte oficial irá aumentar dos atuais 5600 para 6000, ao menos é o que eu acho, pois não tem nenhuma informação oficial ou vazada quanto a isso.

O ganho da 14 geração não será tão grande para quem tem a 13... e ainda tem o fator preço, que aqui no BraZil com certeza custará bem mais caro por causa do fator novidade.
Com sorte, o 14700K só vai estar no preço atual do 13700K lá no lançamento do 15700K.

eu não vou mudar minha CPU nem a pau, seria só pra dizer que tá com a última "geração"

só serve pra quem vai montar PC do zero!

eu não vou mudar minha CPU nem a pau, seria só pra dizer que tá com a última "geração"

só serve pra quem vai montar PC do zero!
Vendo os Leaks tua CPU vai demorar envelhecer, 15 Gen é so 10% mais forte em Single.

Users who are viewing this thread

Voltar