[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Que problema é esse?
Tava desaparecido hein rapaz? Bem vindo de volta. Era sobre um recurso nas placas-mães da gigabyte que toda hora que entrava o windows perguntava da instalação do app center, ao que parece essa instalação pode ser feita de forma insegura sem SSL, basta desmarcar a opção na BIOS, eu fiz o update por desencargo mesmo.

Tava desaparecido hein rapaz? Bem vindo de volta. Era sobre um recurso nas placas-mães da gigabyte que toda hora que entrava o windows perguntava da instalação do app center, ao que parece essa instalação pode ser feita de forma insegura sem SSL, basta desmarcar a opção na BIOS, eu fiz o update por desencargo mesmo.
esses problemas de placa mae sao chatos , aqui inventei de usar uma bios beta e ficava sumindo o video .

esses problemas de placa mae sao chatos , aqui inventei de usar uma bios beta e ficava sumindo o video .

Gigabyte você tem que ver na versão se é seguida de uma letra F13b por exemplo, é a segunda versão beta do driver, normalmente é mais recomendável esperar a com estabilidade (sem letra pra instalar), eu evito, porque vai que falta luz no segundo da atualização?

Sim, mais 4 núcleos eficientes e 100MHz a mais no boost single-core (clock base permaneceu o mesmo), ou seja, i7 14700K 8P+12E à 5.5GHz turbo e 3.4GHz base.

Os ganhos, ao menos nesse ES vazado, foram de ~4% no ST e ~17.5% no MT, o que para um refresh está bom, uma pena que esse modelo (i7) é o único que aparentemente terá esse grande salto, pois os demais continuarão a ter a mesma quantidade de núcleos e só o leve aumento no clock... ou será que não? Afinal de contas com esse upgrade a combinação 8P+8E ficará órfã.

O 14700k vai ser um 13900k “stock”. Achei bem digno. Eu tenho um 13900 comum + NH-D15 e consigo 2105 e 35500pts (com 230w) no cinebench R23. Lógico q não dá para comparar com os 13900k + AIO de 360mm, “puxando” 290-300w.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Acho que estão exagerando já na quantida de cores, acho que deviam se preocupar mais na eficiencia energética, na minha opinião
Tb estava torcendo por isso. Principalmente para notebooks.

Acho que estão exagerando já na quantida de cores, acho que deviam se preocupar mais na eficiencia energética, na minha opinião
O 14700k vai ser um 13900k “stock”. Achei bem digno. Eu tenho um 13900 comum + NH-D15 e consigo 2105 e 35500pts (com 230w) no cinebench R23. Lógico q não dá para comparar com os 13900k + AIO de 360mm, “puxando” 290-300w.

Até onde estou acompanhando, as três próximas gerações da Intel (MTL/ARL/PTL) irão estacionar na contagem máxima de 8P+16E (teria um die com 32 E-cores do ARL, mas aparentemente foi cancelado), ou seja, o foco dela será de otimizar o consumo, arquitetura e desempenho de agora em diante (principalmente quando ela chegar nos 5nm, com o PowerVia), até a chegada da uArch do Papa Keller.

PS: Para mim a contagem de núcleos da Intel está boa, com esse refresh ficará bem balanceada o Core i7, só gostaria mesmo que os E-cores chegassem ao Core i3, deixando a divisão bem homogênea em 4P+4E para i3, 6P+8E para i5, 8P+12E para i7 e 8P+16E no i9. Seria bom para o consumidor e melhor ainda para bater na AMD, que ignora sua linha Ryzen 3 tem um bom tempo (sim, sei dos motivos, mas não muda o fato).

Última edição:
Sim, mais 4 núcleos eficientes e 100MHz a mais no boost single-core (clock base permaneceu o mesmo), ou seja, i7 14700K 8P+12E à 5.5GHz turbo e 3.4GHz base.

Os ganhos, ao menos nesse ES vazado, foram de ~4% no ST e ~17.5% no MT, o que para um refresh está bom, uma pena que esse modelo (i7) é o único que aparentemente terá esse grande salto, pois os demais continuarão a ter a mesma quantidade de núcleos e só o leve aumento no clock... ou será que não? Afinal de contas com esse upgrade a combinação 8P+8E ficará órfã.

Pois é, ao que parece o i7 que já é a melhor relação custo x benefício ficará imbatível (se não mudar o preço, claro).
Estava com a mão no mouse para comprar o 13700K, acho que vou esperar uns meses e partir logo para o 14700K, ou, ao menos pegar o 13700K com uma leve queda de preço no Brasil.
Sonhar não custa nada.

Eu acho isso muito bom, tá chegando a um nível que os processadores e GPUs geram mais calor que aquecedor a gás.

Quando eu jogo o quarto esquenta, no inverno é top...kkkkkk
Sim mano, literalmente o gabinete esquenta o quarto todo, é surreal o nível de desperdício energético dos PCs, pelo menos a Intel tá indo no caminho certo agora.

Acho que estão exagerando já na quantidade de cores, acho que deviam se preocupar mais na eficiencia energética, na minha opinião
Também não gosto muito dessa obsessão de aumentar número de cores, se for ver processadores antigos com muitos cores eles envelheceram muito mal, principalmente em jogos. Seria melhor investirem em cache como a AMD está fazendo, o 5800x3D coloca o ryzen 5950x no bolso em várias coisas.

Acho que estão exagerando já na quantidade de cores, acho que deviam se preocupar mais na eficiencia energética, na minha opinião
Por mim poderiam deixar só 2~6 P cores e socar uns 32 E cores ou mais :haha:

Também não gosto muito dessa obsessão de aumentar número de cores, se for ver processadores antigos com muitos cores eles envelheceram muito mal, principalmente em jogos. Seria melhor investirem em cache como a AMD está fazendo, o 5800x3D coloca o ryzen 5950x no bolso em várias coisas.
Pois é. Parece que a Intel está se tornando igual como a AMD foi na época de FX, se preocupando mais com quantidade do que com qualidade. Seria legal se focassem mais no IPC.

um water cooler topo de linha que hoje bate um pouco mais do que R$ 2.000,00 (dólar R$ 4,77). Essa é a situação que a gente tem, o marketing diz: essa máquina faz 40.000 pontos e chega nos 5.999GHz, mas no nosso uso real temos que baixar a bola, ainda assim o consumo pode ficar bem alto.
Ao menos o Ryzen 7000 pode usar uns perfis de baixo consumo, mas de fábrica o bicho vem louco por watts.

Não achei quantos watts o Kraken X73 é capaz de dissipar, dos AIOs mais em conta acho que o Deepcool LT720 consegue dissipar 300 watts.

As fans do Ryuo III precisam rodar em ~100% pra segurar a temperatura, os ~36 dBA com certeza fazem barulho com rotação em 100% mas tirando esses testes de estresse elas raramente fazem barulho.

Rodei o Cinebench R23 no teste de thermal throttling (10 minutos) e bateu 93C, temperatura ambiente 24C quando rodei o teste - o delta T entre idle e full load é ~70C no meu setup.
Consegui resolver o problema das temps! Até pouco tempo atrás, não sabia da necessidade de precisar do software CAM da nzxt, depois de muito procurar no yt que achei uma pessoa que disse isso... O meu pump estava na velocidade mínima, batendo somente 1200rpm no máx, por isso as temps estavam indo muito rápido pros 100C. Agora realizei o teste novamente e consegui deixar o pl253w e sem limitação do ICCMAX, consegui chegar nos 253w e dar uma pontuação de 38170. Já a temp pegou no máximo 85C durante o teste (com offset -0.085). (ainda que deixei o pump no modo silent em no máximo 2000rpm e já deu esse resultado totalmente diferente. IDLE fica 30C, antes ficava 42C.

Agora sim estou contente, era o problema da limitação de pump... :rub1: da até pra tentar ilimitado pra ver onde chega mas não tem muito porque kkk

Consegui resolver o problema das temps! Até pouco tempo atrás, não sabia da necessidade de precisar do software CAM da nzxt, depois de muito procurar no yt que achei uma pessoa que disse isso... O meu pump estava na velocidade mínima, batendo somente 1200rpm no máx, por isso as temps estavam indo muito rápido pros 100C. Agora realizei o teste novamente e consegui deixar o pl253w e sem limitação do ICCMAX, consegui chegar nos 253w e dar uma pontuação de 38170. Já a temp pegou no máximo 85C durante o teste (com offset -0.085). (ainda que deixei o pump no modo silent em no máximo 2000rpm e já deu esse resultado totalmente diferente. IDLE fica 30C, antes ficava 42C.

Agora sim estou contente, era o problema da limitação de pump... :rub1: da até pra tentar ilimitado pra ver onde chega mas não tem muito porque kkk
aí como a temperatura influencia, como aqui, ainda vou ajustar o cooler para que as temperaturas melhorem. No Water é bom deixar 100% a bomba o tempo todo, tanto que essa placa mãe que uso, a Rog Strix B650E-E AM5, tem por padrão a bomba em 100% no plug exclusivo para isso

14600K vai ser o bixo.
Se o vazamento se confirmar, toda a linha vai dar um aumento de núcleos, exceto o i9. Como se trata do RTG tem que desconfiar um pouco da informação, mas caso se confirme vai ser muito bom para nós e ruim para a AMD, que está parada na mesmice de núcleos desde os Matisse (3000). Segundo o leaker, essa será a nova configuração:
- i9 14900 (K/F/S) = 8P+16E
- i7 14700 (K/F) = 8P+12E
- i5 14600 (K/F) = 8P+8E
- i5 14500 e 14400 (F) = 6P+8E
- i3 14300 e 14100 (F) = 6P+0E

O que soa estranho ai é apenas o 14400 ser a mesma configuração do 14500 (ao invés de 6P+4E), e o i3 virar hexa-core e não ganhar E-cores. Caso se confirme mesmo, a Intel vai oferecer 6 núcleos por menos de 150 dólares, quando a AMD só tem essa contagem na faixa dos 200 dólares, e se colocarmos na conta que esse processador vai sair em uma plataforma consolidada e com opção DDR4 vai ser uma vantagem e tanto (com o lado baixo de ser a última geração do socket).

EDIT: Aparentemente apenas os i9 e i7 serão chips novos/refresh, os i5 xx600 e xx600K serão raptor comum e os demais i5 e i3 serão alderlake ainda.

Última edição:
Se o vazamento se confirmar, toda a linha vai dar um aumento de núcleos, exceto o i9. Como se trata do RTG tem que desconfiar um pouco da informação, mas caso se confirme vai ser muito bom para nós e ruim para a AMD, que está parada na mesmice de núcleos desde os Matisse (3000). Segundo o leaker, essa será a nova configuração:
- i9 14900 (K/F/S) = 8P+16E
- i7 14700 (K/F) = 8P+12E
- i5 14600 (K/F) = 8P+8E
- i5 14500 e 14400 (F) = 6P+8E
- i3 14300 e 14100 (F) = 6P+0E

O que soa estranho ai é apenas o 14400 ser a mesma configuração do 14500 (ao invés de 6P+4E), e o i3 virar hexa-core e não ganhar E-cores. Caso se confirme mesmo, a Intel vai oferecer 6 núcleos por menos de 150 dólares, quando a AMD só tem essa contagem na faixa dos 200 dólares, e se colocarmos na conta que esse processador vai sair em uma plataforma consolidada e com opção DDR4 vai ser uma vantagem e tanto (com o lado baixo de ser a última geração do socket).

edit: A intel esta bem agressiva, tem 12700KF por U$220 e 13700k por U$360 na Newegg, agora o 13600k que é bom nada:que:.

A intel esta bem agressiva, tem 12700KF por U$220 na Newegg.
Desktop é o Unico Setor onde eles estão Competitivos se não fizer uma força pra fazer grana seria suicidio.

Vai passar o carreto na concorrência :therip:

Já tô imaginando o povo pegando DDR5 9200Mhz+ no OC, se hj no 13900k já pegam 8800Mhz por aí pra usar 24/7, e agora subiram o suporte de 5600Mhz pra 6400Mhz do 13900k pro 14900k, negócio vai ser violento.

Não ironicamente os P-Cores são mais eficientes que os E-cores, os Atoms estão muito fora da curva de eficiência de clocks.
E-Cores brilham quando se fala de Eficiencia de Área não atoa a Intel spamma uma caralhada deles.

Vai passar o carreto na concorrência :therip:

Já tô imaginando o povo pegando DDR5 9200Mhz+ no OC, se hj no 13900k já pegam 8800Mhz por aí pra usar 24/7, e agora subiram o suporte de 5600Mhz pra 6400Mhz do 13900k pro 14900k, negócio vai ser violento.
Depende da Concorrência se for Zen 4 maybe, se for Zen 5 lol.
Maior mudança mesmo deve ser a Inclusão do DLVR e mais headroom nos IMC.
image.png

Última edição:
Esses E-Cores ajudam viu, só são horríveis de OC comparados aos P-Cores, mas se vc desativar os E-Cores e ficar só P-Cores 8/16 vc perde FPS na maioria dos jogos.

Não ironicamente os P-Cores são mais eficientes que os E-cores, os Atoms estão muito fora da curva de eficiência de clocks.
E-Cores brilham quando se fala de Eficiencia de Área não atoa a Intel spamma uma caralhada deles.

Depende da Concorrência se for Zen 4 maybe, se for Zen 5 lol.
Maior mudança mesmo deve ser a Inclusão do DLVR e mais headroom nos IMC.
image.png
Zen 4 próprio 3D-Cache já não ganham em todos jogos, quando vier Zen 5 vai vir tbm novos Intel.

Olha aí a melhoria do IMC vai ser boa só de ver que o suporte a memória saltou de 5600 pra 6400Mhz, eu lembro bem como avançou o IMC do 12900k pro 13900k.

uDKAyth.png

Users who are viewing this thread

Voltar