[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

Por ai, já que o foco da Intel será no sucessor do AVX-512, o AVX-1024 (que ela chamou apenas de AVX10), que ela lançou hoje também, então tem cara de ser algo que virá só em uma revisão profunda da uArch, o que dá essa indireta de ser só na arquitetura "Royal" mesmo.
Ta confundindo as coisas, AVX 10 é AVX-512 com a opção de suportar apenas 256-bit de banda mais o que o Igor falou ali em cima, é a solução que a Intel inventou pra fazer AVX-512 voltar ao client.
 
Ta confundindo as coisas, AVX 10 é AVX-512 com a opção de suportar apenas 256-bit de banda mais o que o Igor falou ali em cima, é a solução que a Intel inventou pra fazer AVX-512 voltar ao client.
Então as instruções novas vão funcionar de forma transparente com registradores de 256 ou 512 bits a depender do core que tiver rodando?
 
Então as instruções novas vão funcionar de forma transparente com registradores de 256 ou 512 bits a depender do core que tiver rodando?
Si, Praticamente é a Intel consolidando todo o AVX-512 em um par de níveis de suporte, eles são idênticos exceto por trabalharem em 256 ou 512 bit.
 
Bom dia , a serie 14 vai ter avx 512? Pergunto pois seria otimo no emulador rpcs3.
Não, é a mesma arquitetura da 13th só com clocks maiores (e mais E cores no i7).
 
Bom dia , a serie 14 vai ter avx 512? Pergunto pois seria otimo no emulador rpcs3.
Nem a série 14 desktop (RaptorRefresh), nem a série 14 mobile (Meteorlake) terão AVX512. E provavelmente nem a 15ª série de ambos terá, se muito o Arrowlake virá com o AVX10.2 mas duvido muito :v

Ta confundindo as coisas, AVX 10 é AVX-512 com a opção de suportar apenas 256-bit de banda mais o que o Igor falou ali em cima, é a solução que a Intel inventou pra fazer AVX-512 voltar ao client.
Isso, confundi pesado mesmo, fui apenas pelo nome sem ler a documentação, e após ler esse AVX10 (ao menos a primeira implementação) vai ajudar em nada, só unificar todos os AVX512 e tornar ele opcional e funcionamento baseado em versão, ao invés de flags, tanto que chegará logo no Granite. Já o que realmente trará novidades, o AVX10.2, vai demorar mais um pouquinho para aparecer, e não vejo como ela vai voltar à série client não, ao meu ver continuará para servidores (aqueles E-core only).
 
Mas tem aumento de IPC, não?
Se tiver, acho que deve ser por algum aumento ínfimo de cache, a arquitetura em si ainda é a mesma, só vai tá num processo mais maduro que dá pra ter clocks maiores.
 
Sobre o AVX-10:

Intel AVX10: Levando o AVX-512 com mais recursos e suportando-o nos núcleos P/E​


Além de detalhar as Extensões de Desempenho Avançado (APX), a Intel revelou outra adição empolgante a ser encontrada nos futuros processadores Intel: AVX10. O mais notável para uso do consumidor é que o AVX10 habilitará os recursos do AVX-512 em designs de núcleo de desempenho e eficiência com processadores híbridos.

O Intel Advanced Vector Extensions 10 (AVX10) é um novo ISA que inclui "toda a riqueza" do AVX-512 e recursos/capacidades adicionais, ao mesmo tempo em que pode funcionar com os núcleos P e E. A Intel diz que o AVX10 será "o vetor ISA de escolha" no futuro.

slide Intel AVX10

A Intel começou a publicar detalhes sobre o AVX10 para futuros processadores.


A Intel descreve o AVX10 como sua evolução ISA vetorial de maior impacto desde a introdução original do AVX-512. O AVX10 é um superconjunto do AVX-512 e será compatível com todos os futuros processadores Intel. A Intel observou que os processadores de servidor Granite Rapids do próximo ano contarão com suporte compatível com AVX10.

Parte de tornar o AVX10 adequado para os núcleos P e E é que a versão convergente tem um comprimento máximo de vetor de 256 bits e é encontrada com os núcleos E, enquanto os núcleos P terão uso opcional de vetores de 512 bits.
slide Intel AVX10

Intel Xeon Scalable Granite Rapids será o primeiro a ter suporte AVX10 inicial, enquanto mais tarde chegará aos processadores P/E-core Core... Talvez para Lunar Lake então dando o tempo das coisas?


O software baseado em AVX2 existente pode ser recompilado para Intel AVX10 no futuro e isso por si só é suficiente para oferecer ganhos de desempenho. A Intel também lançará software otimizado para AVX10 daqui para frente.

Juntamente com o Intel Advanced Performance Extensions (APX), este desenvolvimento do AVX10 é muito empolgante, pois será encontrado nos núcleos P e E do futuro e haverá ganhos possíveis com a recompilação de software, mesmo para o código otimizado AVX2 existente. Muito emocionante do ponto de vista do hardware e com o histórico de código aberto da Intel em torno do novo suporte ISA, isso significa que provavelmente começaremos a ver os preparativos para habilitação de software começarem em breve, para que tudo esteja upstream e pronto quando os processadores suportados forem lançados.

A documentação inicial do AVX10 pode ser encontrada na página técnica do APX na parte inferior.

 

Intel 14th Gen Core non-K “Raptor Lake Refresh” para aumentar até 5,8 GHz, Core i3 ainda até quatro núcleos.​


Quase toda a linha Intel Raptor Lake-Refresh apresenta clocks 200 MHz mais altos​

O vazador de hardware chi11eddog com bom histórico agora confirmou mais especificações das próximas CPUs de desktop Intel de 14ª geração que.
y7Nm0Wm.png

A lista anterior carecia de informações sobre os relógios, mas a atualização aborda isso fornecendo os dados ausentes e reafirmando a falta de Core i3 de 6 núcleos nesta geração.

O detalhe mais notável é que quase toda a linha da série Core de 14ª geração receberá um aumento de 200 MHz, com exceção do modelo Core i5-14400, que terá um aumento de 100 MHz em relação ao 13400. Além disso, pode esperar que os modelos não-K aumentem até 5,8 GHz na série Core i9-14900, marcando o clock mais alto para modelos de 65W. Conforme vazado anteriormente, a série K terá um impressionante aumento de 6,0 GHz, enquanto uma edição especial, ainda a ser confirmada por outros vazamentos, pode até atingir 6,2 GHz.



Uma mudança importante é que apenas um SKU terá uma atualização de contagem de núcleos de 16 para 20 núcleos. O Core i7-14700 agora contará com 12 núcleos Efficient em vez de 8, tornando-se a melhoria mais significativa em relação à série de 13ª geração.

Além disso, os rumores sobre um potencial Core i3-14100 de 6 núcleos acabaram sendo falsos. A lista atualizada confirma que esta peça terá quatro núcleos e boost de até 4,7 GHz, reafirmando um boost de apenas 200 MHz sem nenhuma alteração de arquitetura.

Espera-se agora que a Intel lance sua 14ª série Gen Core em outubro, os modelos não-K devem ser lançados no início do próximo ano com um possível anúncio na CES 2024.

j1xadR4.png


Fonte: chi11eddog
 
Alguém ai já arriscou um delid de um i9-13900K? Na aliexpress eu só acho umas ferramentas de delid meio genéricas.
Queria achar aquela bem recomendada da Rockitcool ou algo assim.
 
Última edição:
Alguém ai já arriscou um delid de um i9-13900K? Na aliexpress eu só acho umas ferramentas de delid meio genéricas.
Queria achar aquela bem recomendada da Rockitcool ou algo assim.
Comprei a minha nesse exato momento da Rock It Cool, já usei dela no passado em um 10900k, estive monitorando o estoque e estava sempre em falta, agora esperar chegar, vai demorar um pouco pois vou usar redirecionador pra entregar aqui.
 
Galera alguém aqui tem a z790 gigabyte aorus ax?

Queria saber a questão de oc nas memórias e processador que vejo muito gente falando mal do suporte da gigabyte.

Achei ela por 1600 parcelado sem juros vale a pena?
 
Galera alguém aqui tem a z790 gigabyte aorus ax?

Queria saber a questão de oc nas memórias e processador que vejo muito gente falando mal do suporte da gigabyte.

Achei ela por 1600 parcelado sem juros vale a pena?
Provavelmente é o modelo ddr4, não acho que valha a pena.
 
Galera alguém aqui tem a z790 gigabyte aorus ax?

Queria saber a questão de oc nas memórias e processador que vejo muito gente falando mal do suporte da gigabyte.

Achei ela por 1600 parcelado sem juros vale a pena?
É ddr5 msm, por isso a dúvida rsrsrs preço tá bom.

Nesse review chegaram a 8000 CL34 com a Z790 Aorus Elite AX
 
Galera alguém aqui tem a z790 gigabyte aorus ax?

Queria saber a questão de oc nas memórias e processador que vejo muito gente falando mal do suporte da gigabyte.

Achei ela por 1600 parcelado sem juros vale a pena?
Tive ela e troquei pela gaming x, so deu bug de memoria. Usava 5600 mhz e nada fazia funcionar direito , essa gaming troquei a memoria ate por uma 6200 e fico redondo.
 
Última edição:
Tive ela e troquei pela gaming x, so deu bug de memoria. Usava 5600 mhz e nada fazia funcionar direito , essa gaming troquei a memoria ate por uma 6200 e fico redondo.

Acabei de pegar em mãos, xmp 7200 funcionou de primeira, mas vou testar com mais calma.
Tenho 7 dias pra devolver, mas realmente vi bastante reclamação nesse ponto, espero que eu não sofra rsrsrs a z690 não passava de 7200 nem por reza brava.

Acabou que era o modelo sem antena wireless aí ficou o preço final por 1472 parcelado em 12x sem juros.

Tô atualizando a bios e começar os testes, pior dos casos eu vendendo a minha z690 fica free a troca pela z790.

Só essa bios da giga é bem confusa.
 
Setup mudando de casinha!

Sai o O11D (que vai com 2 kits LL120 da Corsair pra um amigo meu)...
IMG-1537.jpg


Chega o Lancool 216! 😍

Tentativa de cable management
IMG-1539.jpg


Com a montagem finalizada :magico:
IMG-1541.jpg

IMG-1551.jpg


Nessa troca, também acabei tirando os Corsair LL 120 do AIO e passei a usar os fans originais da Lian Li no Galahad, e, pra minha surpresa, as temps caíram coisa de 10~12 °C na CPU, mesmo com o AIO operando longe das rotações máximas! Aí não sei dizer de quem é a "culpa": da troca dos fans, da troca do gabinete, ou de ambos :haha:

Captura-de-tela-2023-07-29-152955.png


No caso da GPU, mesmo com ela montada na vertical, consegui manter as mesmas temps que eu tinha no O11D com ela montada na horizontal e os fans inferiores jogando vento direto na cara dela.

Posso dizer que estou feliz demais com o novo gabinete! :banderas:
 
Acabei de pegar em mãos, xmp 7200 funcionou de primeira, mas vou testar com mais calma.
Tenho 7 dias pra devolver, mas realmente vi bastante reclamação nesse ponto, espero que eu não sofra rsrsrs a z690 não passava de 7200 nem por reza brava.

Acabou que era o modelo sem antena wireless aí ficou o preço final por 1472 parcelado em 12x sem juros.

Tô atualizando a bios e começar os testes, pior dos casos eu vendendo a minha z690 fica free a troca pela z790.

Só essa bios da giga é bem confusa.
Preço muito bom, onde pegou?
 
Acabei de pegar em mãos, xmp 7200 funcionou de primeira, mas vou testar com mais calma.
Tenho 7 dias pra devolver, mas realmente vi bastante reclamação nesse ponto, espero que eu não sofra rsrsrs a z690 não passava de 7200 nem por reza brava.

Acabou que era o modelo sem antena wireless aí ficou o preço final por 1472 parcelado em 12x sem juros.

Tô atualizando a bios e começar os testes, pior dos casos eu vendendo a minha z690 fica free a troca pela z790.

Só essa bios da giga é bem confusa.
Acima de 7000 é raro o XMP funcionar sem um ajuste fino de voltagens, e mobo com 4x DIMM é díficil estabilizar acima de 7600. Pra 7800+ só a Apex e a Dark Kingpin com 2x DIMM dão conta sem muito ajuste fino, o mesmo kit que não consegui estabilizar acima de 8000 com a Tachyon roda até 8600 na Apex mas fica uma casca de ovo. Com 8533 até roda jogos mas não tem muita diferença na prática pra 8000 com timings apertados.

ZCxEXEz.png

CPU score do Time Spy fica abaixo do teste com 8266 e timings apertados.
 
Última edição:
Acima de 7000 é raro o XMP funcionar sem um ajuste fino de voltagens, e mobo com 4x DIMM é díficil estabilizar acima de 7600. Pra 7800+ só a Apex e a Dark Kingpin com 2x DIMM dão conta sem muito ajuste fino, o mesmo kit que não consegui estabilizar acima de 8000 com a Tachyon roda até 8600 na Apex mas fica uma casca de ovo. Com 8533 até roda jogos mas não tem muita diferença na prática pra 8000 com timings apertados.

ZCxEXEz.png
Porrra 8000 o Pc deve te matar se você morrer no jogo.
 
Importei minha ferramenta delid e 3x fans Phanteks T30 (são 5 graus mais frias que Noctua), então ao todo com delid + fans eu devo abaixar 20-25 graus do 13900k, isso vai me dar uma margem enorme pra OC.
 
Importei minha ferramenta delid e 3x fans Phanteks T30 (são 5 graus mais frias que Noctua), então ao todo com delid + fans eu devo abaixar 20-25 graus do 13900k, isso vai me dar uma margem enorme pra OC.
Só uma coisa, use com GENTILEZA, já teve muita gente que tentou fazer delid e terminou esmagando o processador.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo