[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Só uma coisa, use com GENTILEZA, já teve muita gente que tentou fazer delid e terminou esmagando o processador.
Essa ferramenta que comprei me custou 65 dólares + 30 dólares do redirecionador + taxinha amorosa do governo que vai ter tbm, ou seja, é a melhor que existe pra isso, risco quase zero e já usei dela no passado em um 4790k, 7700k, 8700k, 9900k e 10900k (digo da mesma marca), então tenho bastante experiência com isso.

Quando chegar tudo eu dou meu relato pra vcs do antes e depois com fotos ;)
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu vou ficar com esse 13900k bastante tempo, vou comprar a RTX 5090 final de 2024/início de 2025 e manter meu 13900k, vou jogar em 4k então imagino que um 13900k seja suficiente mesmo após esse tempo.

Essa ferramenta que comprei me custou 65 dólares + 30 dólares do redirecionador + taxinha amorosa do governo que vai ter tbm, ou seja, é a melhor que existe pra isso, risco quase zero e já usei dela no passado em um 4790k, 7700k, 8700k, 9900k e 10900k (digo da mesma marca), então tenho bastante experiência com isso.

Quando chegar tudo eu dou meu relato pra vcs do antes e depois com fotos ;)

Eu vou ficar com esse 13900k bastante tempo, vou comprar a RTX 5090 final de 2024/início de 2025 e manter meu 13900k, vou jogar em 4k então imagino que um 13900k seja suficiente mesmo após esse tempo.
Boa! Lhe desejo bo sorte mesmo assim, nunca é demais! Manda foto mesmo! : )
Deve ser, normalmente os processadores estão meio em segundo plano, pra 2k pra cima o 13900k sobra, então suponho que em 4k vá segurar 5090 com firmeza :)

Importei minha ferramenta delid e 3x fans Phanteks T30 (são 5 graus mais frias que Noctua), então ao todo com delid + fans eu devo abaixar 20-25 graus do 13900k, isso vai me dar uma margem enorme pra OC.
Mas seu cooler consegue dissipar quantos watts?

Mas seu cooler consegue dissipar quantos watts?
Não sei exatamente, mas uso um Lian Li Galahad 360mm. O delid torna a troca de calor mais eficiente.

Saiu a nova BIOS F25 para as placas Gigabyte, vi hoje. Não instalei e não recomendo, só trás um pouco de melhora nos perfis energéticos intel DE ACORDO com as notas e colcoaram uma função meio sem sentido para mim, que integra melhor a BIOS com o Hwinfo, sinceramente não vejo tal necessidade, só se você for um entusiasta de memória e desejar configurar ela até o último bit, o problema é que já tem algumas reclamações do reddit que a Bios tá bugada e aumentando em muito os tempos de inicialização, wtf Giga...

Não sei exatamente, mas uso um Lian Li Galahad 360mm. O delid torna a troca de calor mais eficiente.
Galahad 360 segura uns 320W. Vai ser interessante ver os resultados com delid + AIO, no aguardo das fotos. Boa sorte na montagem!

Saiu a nova BIOS F25 para as placas Gigabyte, vi hoje. Não instalei e não recomendo, só trás um pouco de melhora nos perfis energéticos intel DE ACORDO com as notas e colcoaram uma função meio sem sentido para mim, que integra melhor a BIOS com o Hwinfo, sinceramente não vejo tal necessidade, só se você for um entusiasta de memória e desejar configurar ela até o último bit, o problema é que já tem algumas reclamações do reddit que a Bios tá bugada e aumentando em muito os tempos de inicialização, wtf Giga...
Bacana isso, outros fabricantes podiam embarcar nessa tambem. Tem o ASROCK timing configurator e o Asus Mem Tweak II que servem pra ver os timings das memos, ter isso no HWINFO64 ia ser interessante.

Tem que ver se o aumento no tempo de inicialização tem mesmo a ver com o novo recurso. Bios beta ne....

Galahad 360 segura uns 320W. Vai ser interessante ver os resultados com delid + AIO, no aguardo das fotos. Boa sorte na montagem!

Bacana isso, outros fabricantes podiam embarcar nessa tambem. Tem o ASROCK timing configurator e o Asus Mem Tweak II que servem pra ver os timings das memos, ter isso no HWINFO64 ia ser interessante.

Tem que ver se o aumento no tempo de inicialização tem mesmo a ver com o novo recurso. Bios beta ne....
Pode deixar, o que vai chegar primeiro são as 3 fans Phanteks T30, aí falo quanto abaixou e depois com o delid, foi enviada ontem a ferramenta dos EUA pra cá, então demora um pouco.

Tá como Bios estabilizada, o que achei estranho. Eu por mim só dou update na Bios por necessidade ou só se mostrar um aumento muito bom da Mobo.

Pode deixar, o que vai chegar primeiro são as 3 fans Phanteks T30, aí falo quanto abaixou e depois com o delid, foi enviada ontem a ferramenta dos EUA pra cá, então demora um pouco.
Cara, se der certo, vc for de SP e quiser reduzir o gasto na ferramenta, ter pago pra fazer no meu 13700...kkkkk

Cara, se der certo, vc for de SP e quiser reduzir o gasto na ferramenta, ter pago pra fazer no meu 13700...kkkkk
Vixi o pior que sou do interior de MG, não daria certo, eu talvez coloque a ferramenta a venda depois de fazer tudo e certificar que não vou mais precisar dela, eu ainda acho que ela vai servir até pro 14900k, visto que ela serve pra 12900k e 13900k.

Vixi o pior que sou do interior de MG, não daria certo, eu talvez coloque a ferramenta a venda depois de fazer tudo e certificar que não vou mais precisar dela, eu ainda acho que ela vai servir até pro 14900k, visto que ela serve pra 12900k e 13900k.
Perguntei no seu perfil, mas acho que não viu. Tem o link de onde comprou a ferramenta colega?

Perguntei no seu perfil, mas acho que não viu. Tem o link de onde comprou a ferramenta colega?
Realmente não vi, nem apareceu notificação aqui pra mim, segue:

Realmente não vi, nem apareceu notificação aqui pra mim, segue:

Realmente parece bem melhor que o modelo do Aliexpress

Realmente parece bem melhor que o modelo do Aliexpress
É muito mais elaborada e segura, e ainda vem com componentes essenciais pra limpar o silicone restante e tirar a solda que liga o die no IHS, ainda vem um negócio pra polir depois que tira a solda, deixa o die bem lisinho e brilhoso.

Negócio é guardar bios estável. Eu vi essa no site, eu usei uma beta anterior e ficava cagando o meu bot. Nao detectava direito a vga . To na f5 atualmente. Aqui eh f6 a que vc falou.

Negócio é guardar bios estável. Eu vi essa no site, eu usei uma beta anterior e ficava cagando o meu bot. Nao detectava direito a vga . To na f5 atualmente. Aqui eh f6 a que vc falou.
F24 aqui, é a que resolve aquela pendenga do problema de segurança.

Boa Noite a todos, estou mudando totalmente de kit, saindo desse da assinatura e partindo pra um 12400+ h610 Asus prime A, pesquisando sobre o processador, vi que no início eles estavam entortando por serem mais retangulares, isso ainda acontece e preciso comprar aquela peça que vende no ali pra colocar na mobo ou posso instalar normal?

14700k com 4600Mhz Gear 1 :magico:

14700k-jpg.2623913

14700k com 4600Mhz Gear 1 :magico:

14700k-jpg.2623913
Algum teste nesse clock? Posta o link da fonte se possivel.

Edit: achei. Nenhum teste :(

Mais um pra conta:

Quem mexe com muita coisa de mídia talvez sofra um bocado com desempenho depois desse patch, mas temos de esperar benchmarks pra ver de todo jeito.
Nao afeta o AVX2 do Alder/Raptor Lake e AVX2/512 do Sapphire Rapids.

Última edição:
Algum teste nesse clock? Posta o link da fonte se possivel.

Nao afeta o AVX2 do Alder/Raptor Lake e AVX2/512 do Sapphire Rapids.
Isso, últimas gerações estão salvas, postei aqui pq ainda vale pro Comet Lake.

Pessoas,

Realmente preciso de ajuda por aqui. Se alguém de vocês morar em Brasília eu pago uma cerveja ou dez para a pessoa resolver esta budega.

Depois de muito pesquisar resolvi comprar para o meu trabalho um i7 13700k, MSI b760m MAG Mortar e 32Gb de DDR5 6200 Dominator COM contact frame desde o primeiro uso.
O cooler é um Galahad 360 com bomba em full 100% mas também tenho o Noctua NH-D15. Fiz os testes com os dois, mesmos resultados. Pasta é de qualidade e foi bem aplicada.

Nunca tive MSI antes e não consigo configurar esta porcaria para fazer undervolt ou qualquer coisa pra isso funcionar direito.
Em default o processador bate 100 graus com 1 segundo de CPU a 100%. O CB R23 não passa de 28 mil sem gabinete. 25 a 27 mil com gabinete.
Mangueiras do cooler pegando fogo. O mesmo ocorre usando o Noctua. Temperatura ambiente na hora dos testes em 21, 22 graus.

Se faço qualquer undervolt (mesmo que - 0.075) ou altero o CPU Lite Load o score cai para 22 mil ou menos, com 90 graus de máxima.

Não sei se algo está com defeito ou eu estou ficando velho e burro com a tecnologia.

Obrigado.

Meu-Computador-3.jpg

Teste-CPU-no-Full.png

Última edição:
Isso, últimas gerações estão salvas, postei aqui pq ainda vale pro Comet Lake.
Sempre bom adicionar contexto, indo apenas pelo título deixa a impressão que todos os processadores com AVX2 e AVX-512 da Intel estão na lista.

Pessoas,

Realmente preciso de ajuda por aqui. Se alguém de vocês morar em Brasília eu pago uma cerveja ou dez para a pessoa resolver esta budega.

Depois de muito pesquisar resolvi comprar para o meu trabalho um i7 13700k, MSI b760m MAG Mortar e 32Gb de DDR5 6200 Dominator COM contact frame desde o primeiro uso.
O cooler é um Galahad 360 com bomba em full 100% mas também tenho o Noctua NH-D15. Fiz os testes com os dois, mesmos resultados. Pasta é de qualidade e foi bem aplicada.

Nunca tive MSI antes e não consigo configurar esta porcaria para fazer undervolt ou qualquer coisa pra isso funcionar direito.
Em default o processador bate 100 graus com 1 segundo de CPU a 100%. O CB R23 não passa de 28 mil sem gabinete. 25 a 27 mil com gabinete.
Mangueiras do cooler pegando fogo. O mesmo ocorre usando o Noctua.

Se faço qualquer undervolt (mesmo que - 0.075) ou altero o CPU Lite Load o score cai para 22 mil ou menos, com 90 graus de máxima.

Não sei se algo está com defeito ou eu estou ficando velho e burro com a tecnologia.

Obrigado.

Meu-Computador-3.jpg

Teste-CPU-no-Full.png
100C com apenas ~210W é bem estranho, a não ser que a temperatura ambiente esteja 40C.

Tem certeza que a bomba do AIO está ligada?

Recomendo usar o HWINFO64.

Users who are viewing this thread

Voltar