[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
3qIVc3J.png

Os Intel também sobem bem com over de memória, mais do que imaginava.

CPU Intel Alder Lake-S com 16 núcleos e 32 de threads vazado no site de benchmark Sisoftware

Intel Alder Lake-S avistado

A série 12ª Geração do Núcleo da Intel embarcará em uma jornada para nossos desktops no próximo ano. A empresa prometeu lançar sua arquitetura de núcleo híbrido grande / pequeno no segundo semestre de 2021. A série foi oficialmente confirmada para apresentar a arquitetura de núcleo Golden Cove (grande) e Gracemont (pequeno).

Esta não é a primeira tentativa de fornecer tecnologia híbrida para processadores de desktop x86. No início deste ano, a Intel revelou sua série “Lakefield” de 11ª Geração Core para dispositivos de ultra-baixo consumo de energia. A série está oferecendo um único núcleo grande (Sunny Cove) emparelhado com quatro pequenos núcleos (Tremont).

O Lago Alder leva isso a outro nível com até 8 núcleos pequenos emparelhados com 8 núcleos grandes. Este projeto envolverá o agendador de hardware de próxima geração do Inte para aproveitar ao máximo os núcleos de computação disponíveis e fornecer suporte de software integrado.

No fim de semana, a Notebookcheck publicou uma declaração exclusiva afirmando que Alder Lake-S oferecerá suporte para memória DDR5 e PCI-Express Gen5. Embora o suporte DDR5 seja esperado, o suporte PCIe 5.0 ainda é um pouco surpreendente, já que o principal concorrente - AMD - ainda não fez nenhuma promessa oficial para ambos os padrões. Independentemente de quais interfaces ele suporta, ainda será o maior salto tecnológico da Intel desde o lançamento do primeiro processador Skylake.

Um novo conjunto de resultados de benchmark apareceu no site do banco de dados Sisoftware. O dispositivo é detectado com 16 núcleos físicos e 32 threads, confirmando a contagem máxima de núcleos para Alder Lake-S. A CPU é detectada com 10x 1,25 MB de cache L2 e 30 MB de cache L3. Os caches L2 e L3 parecem ter o mesmo tamanho para Golden Cove e Willow Cove, enquanto os núcleos Gracemont menores parecem estar agrupados com caches compartilhados. O “DRR4” pode ser um erro de digitação, mas também pode se referir ao DDR4 para a série móvel Alder Lake-S, deixando o DDR5 exclusivo para desktops por enquanto.

QlzV0rl.png

Última edição:
CPU Intel Alder Lake-S com 16 núcleos e 32 de threads vazado no site de benchmark Sisoftware

Intel Alder Lake-S avistado

A série 12ª Geração do Núcleo da Intel embarcará em uma jornada para nossos desktops no próximo ano. A empresa prometeu lançar sua arquitetura de núcleo híbrido grande / pequeno no segundo semestre de 2021. A série foi oficialmente confirmada para apresentar a arquitetura de núcleo Golden Cove (grande) e Gracemont (pequeno).

Esta não é a primeira tentativa de fornecer tecnologia híbrida para processadores de desktop x86. No início deste ano, a Intel revelou sua série “Lakefield” de 11ª Geração Core para dispositivos de ultra-baixo consumo de energia. A série está oferecendo um único núcleo grande (Sunny Cove) emparelhado com quatro pequenos núcleos (Tremont).

O Lago Alder leva isso a outro nível com até 8 núcleos pequenos emparelhados com 8 núcleos grandes. Este projeto envolverá o agendador de hardware de próxima geração do Inte para aproveitar ao máximo os núcleos de computação disponíveis e fornecer suporte de software integrado.

No fim de semana, a Notebookcheck publicou uma declaração exclusiva afirmando que Alder Lake-S oferecerá suporte para memória DDR5 e PCI-Express Gen5. Embora o suporte DDR5 seja esperado, o suporte PCIe 5.0 ainda é um pouco surpreendente, já que o principal concorrente - AMD - ainda não fez nenhuma promessa oficial para ambos os padrões. Independentemente de quais interfaces ele suporta, ainda será o maior salto tecnológico da Intel desde o lançamento do primeiro processador Skylake.

Um novo conjunto de resultados de benchmark apareceu no site do banco de dados Sisoftware. O dispositivo é detectado com 16 núcleos físicos e 32 threads, confirmando a contagem máxima de núcleos para Alder Lake-S. A CPU é detectada com 10x 1,25 MB de cache L2 e 30 MB de cache L3. Os caches L2 e L3 parecem ter o mesmo tamanho para Golden Cove e Willow Cove, enquanto os núcleos Gracemont menores parecem estar agrupados com caches compartilhados. O “DRR4” pode ser um erro de digitação, mas também pode se referir ao DDR4 para a série móvel Alder Lake-S, deixando o DDR5 exclusivo para desktops por enquanto.

QlzV0rl.png

Tô otimista pra esse Alder Lake.
Talvez até valha a pena aproveitar a baixa pra investir na Intel.

Tô otimista pra esse Alder Lake.
Talvez até valha a pena aproveitar a baixa pra investir na Intel.

PCI EXPRESS 4.0 aumentou a quantidade de camadas na placa mãe = maior custo de produção = mais caro

Imagina PCI EXPRESS 5.0 ?????

Série Intel 11ª Geração Rocket Lake-S esperada em 2021

A Intel alterou recentemente a janela de lançamento do Lago Rocket para março de 2021.

Intel Rocket Lake-S agora esperado para março de 2021
Intel Rocket Lake-S é (esperançosamente) a última série de processadores Core de 14 nm para desktop com lançamento previsto para dezembro ou janeiro de 2021. Ouvimos muitos rumores de que a série poderia ser revelada na CES 2021, mas não parece ser a caso. A Intel atualizou recentemente a janela de lançamento para a semana 10 de 2021.

Os processadores Intel Rocket Lake-S serão compatíveis com soquete (LGA1200) com as placas-mãe da série 400 existentes. As placas-mãe que foram anunciadas como 'prontas para hardware' para PCIe Gen4, devem utilizar totalmente a interface com CPUs Rocket Lake-S.

A Intel também está planejando lançar uma nova onda de placas-mãe da série 500, como Z590 ou B560. Os fabricantes de placas-mãe tinham especificações de 500 chipsets por enquanto, mas recentemente houve uma mudança nisso. A Intel está supostamente adicionando suporte para overclock de memória à série B560, atualmente um recurso exclusivo da série Zx70 / x90.

Intel Rocket Lake-S apresentará uma nova arquitetura de núcleo (rumores Cypress Cove) e gráficos Intel Xe Gen12 (Xe-LP). A série é considerada uma atualização de recurso para Comet Lake, com suporte PCIe 4.0 para gráficos e armazenamento - ambos os mercados Gen4 em rápido desenvolvimento.

Curiosamente, a série chegaria ao topo na configuração de 8 núcleos / 16 threads com TDP de 125W. O atual CPU LGA1200 (i9-10900K) possui 10 núcleos e 20 threads.

A Intel Rocket Lake-S provavelmente competirá com os processadores da série AMD Ryzen 5000 (Zen3), que serão anunciados em apenas 2 dias.

Intel-Rocket-Lake-S-VideoCardz.jpg

Série Intel 11ª Geração Rocket Lake-S esperada em 2021

A Intel alterou recentemente a janela de lançamento do Lago Rocket para março de 2021.

Intel Rocket Lake-S agora esperado para março de 2021
Intel Rocket Lake-S é (esperançosamente) a última série de processadores Core de 14 nm para desktop com lançamento previsto para dezembro ou janeiro de 2021. Ouvimos muitos rumores de que a série poderia ser revelada na CES 2021, mas não parece ser a caso. A Intel atualizou recentemente a janela de lançamento para a semana 10 de 2021.

Os processadores Intel Rocket Lake-S serão compatíveis com soquete (LGA1200) com as placas-mãe da série 400 existentes. As placas-mãe que foram anunciadas como 'prontas para hardware' para PCIe Gen4, devem utilizar totalmente a interface com CPUs Rocket Lake-S.

A Intel também está planejando lançar uma nova onda de placas-mãe da série 500, como Z590 ou B560. Os fabricantes de placas-mãe tinham especificações de 500 chipsets por enquanto, mas recentemente houve uma mudança nisso. A Intel está supostamente adicionando suporte para overclock de memória à série B560, atualmente um recurso exclusivo da série Zx70 / x90.

Intel Rocket Lake-S apresentará uma nova arquitetura de núcleo (rumores Cypress Cove) e gráficos Intel Xe Gen12 (Xe-LP). A série é considerada uma atualização de recurso para Comet Lake, com suporte PCIe 4.0 para gráficos e armazenamento - ambos os mercados Gen4 em rápido desenvolvimento.

Curiosamente, a série chegaria ao topo na configuração de 8 núcleos / 16 threads com TDP de 125W. O atual CPU LGA1200 (i9-10900K) possui 10 núcleos e 20 threads.

A Intel Rocket Lake-S provavelmente competirá com os processadores da série AMD Ryzen 5000 (Zen3), que serão anunciados em apenas 2 dias.

Intel-Rocket-Lake-S-VideoCardz.jpg
Alder Lake deve acabar saindo em 2022.

Vazamento de roadmap de placas-mãe Intel 'Rocket Lake-S' série 500

Placas-mãe Intel série 500 para Rocket Lake-S também serão lançadas em março
Poucas horas depois que deu a notícia de que a Intel foguete Lake-S vai lançar em março, HDTecnologia tem confirmação sobre o cronograma de lançamento motherboard 500-series.

Um roteiro para as placas-mãe Rocket Lake-S vazou, confirmando que tanto as CPUs quanto as placas-mãe serão lançadas no mesmo mês - março de 2021.

Embora a série seja a última a apresentar um soquete LGA1200, a Intel está planejando uma gama completa de chipsets, incluindo workstation W580, jogos high-end Z590, H570 e as séries B560 e H510 de baixo custo.

De acordo com o roteiro, a série gaming 500 deve ser lançada no final de março, que é mais ou menos o mesmo período que mencionamos em nosso artigo. A Intel está planejando lançar sua série de processadores Rocket Lake-S na décima semana de 2021 (então, meados de março).

Nenhuma atualização HEDT nos próximos 8 meses

Parece que a Intel não atualizará sua entusiasta plataforma HEDT nos próximos oito meses. O roteiro termina em junho de 2021 e não há um sucessor planejado para a série X_99 durante esse período.

A AMD não planeja novas placas-mãe para o Zen3?

De acordo com a HDTecnologia, a AMD não está planejando novos chipsets para sua série Zen3. Outros rumores sugeriram que a AMD poderia apenas atualizar seu chipset topo de linha X570 (para X670), mas as novas informações supostamente confirmam que a AMD se concentraria na transição para o soquete DDR5 e AM5 para o Zen4 no próximo ano.

Roteiro da série Intel 500, Fonte: HDTecnologia

Intel-Rocket-Lake-S-500-series-motherboards-roadmap.jpg

Vazou o roteiro do Intel Desktop até o segundo trimestre de 2021 - nenhuma atualização do HEDT até 2H 2021, RKL-S em meados de março

HDTechnologia (via Videocardz ) acaba vazou um roteiro para motherboards Intel até junho de 2021 e em virtude disso, o roteiro de desktop das plataformas CPU que irá utilizá-los. Alguns boatos importantes incluem Rocket Lake S basicamente confirmado para um lançamento em março de 2021 (que abordamos recentemente) e nenhuma atualização do HEDT até junho de 2021 (pelo menos).

O roteiro da Intel vazou em junho de 2021, a AMD supostamente não planejando novas placas-mãe para o Zen3
O fato de não haver atualização HEDT da Intel até junho de 2021 se encaixa no vazamento que postamos recentemente. Se Rocket Lake chegará em março de 2021, o HEDT deve chegar em algum momento do terceiro trimestre de 2020. A linha de HEDT da Intel sempre atualiza um período mais tarde do que o desktop convencional, então devemos ver a atualização do HEDT que estávamos esperando há algum tempo no final de 2021.

O lado HEDT da Intel ainda está na arquitetura da geração mais antiga e Willow Cove (que é basicamente backported 10nm +) representará uma atualização substancial no desempenho sem sacrificar a velocidade do clock. É até possível que a Intel decida pular o RKL no HEDT e passar diretamente para 10nm - o que seria incrível para todos os envolvidos.

Intel-lanzara-Rocket-Lake-S-y-Z590-H570-B560-y-H510-a-finales-de-marzo.jpg

Se você olhar o roadmap, a barra do X299 se estenderá pelos próximos 8 meses - o que significa que a Intel lançará a próxima geração de HEDT no mesmo soquete e plataforma (improvável) ou não teremos uma atualização até 2H 2021 ( provável). As placas-mãe da série 500 (que marcarão o início da era Rocket Lake S) chegarão em meados de março de 2021. O carro-chefe dos jogos Z590 e as placas-mãe H570, B580 e H510 também chegarão nessa época. Isso coincide com o que ouvimos sobre o período de tempo do Rocket Lake S. Curiosamente, as placas-mãe W580 e Q470 chegarão um pouco mais tarde, em meados de abril.

Isso também serve como confirmação secundária para Rocket Lake S estar no processo de 14 nm (e, portanto, uma confirmação do backport) porque você pode ver o nó do processo fornecido entre colchetes junto com a placa-mãe. Para ficar claro, isso provavelmente se refere aos chipsets e não aos processadores (embora o nó seja geralmente o mesmo para ambos). A fonte também afirma que a AMD não está trabalhando em nenhuma placa-mãe nova para o Zen 3 e, em vez disso, trabalhará em uma atualização. Se isso for verdade, então isso significa que a AMD não vai lançar o DDR5 até o Zen 4. Se Alder Lake realmente tiver suporte para DDR5, então isso significa que há uma pequena chance da Intel realmente bater no vermelho para o suporte DDR5 e PCIe 5.0.

Com as GPUs NVIDIA de ponta também fora de estoque e sem previsão de lançamento em volume até o início de 2021, parece que o ano que vem será o ano definitivo para atualizações - tanto no lado da CPU quanto no lado da GPU, independentemente de qual campo você pertence. Com a próxima iteração de peças Zen, Navi, Rocket Lake da Intel e NVIDIA Ampere disponíveis no próximo ano, o custo dos jogos deve cair significativamente.

Galera, n aguento mais esperar, meu 4790k já deu.
Vou usar com a atual 1080ti e ano q vem pegarei a 3080 ou amd equivalente.

Ia pegar ryzen, por ter opção de upgrade e blablabla.
Mas to pensando aqui, o 10700 ta o preço do 3700, vai dar mais fps, e quando eu precisar trocar, o ryzen am4 tbm nem vai valer mais a pena, com certeza vai dar pra passar a next gen toda tranquilo.

Pelo que vi, não compensa 400R$ a mais no 10700k certo ? da pra usar memoria acima do recomendado no 10700 ?

Alguem por gentileza pode me indicar, uma mobo a melhor custo x beneficio que aguenta o 10700 sem problema, e 32gb na melhor frequência pra usar com ele ?
Tenho um noctua ndh15 aqui que vou usar com ele, acho q tenho q comprar kit pra servir ne ?

a intenção e comprar tudo hoje na pichau, que está em promoção por 2,199 o processador, se alguem me informar a mobo e ram de la, melhor q boto tudo no carrinho com 1 frete só.

Mas to pensando aqui, o 10700 ta o preço do 3700, vai dar mais fps, e quando eu precisar trocar, o ryzen am4 tbm nem vai valer mais a pena, com certeza vai dar pra passar a next gen toda tranquilo.

Pelo que vi, não compensa 400R$ a mais no 10700k certo ? da pra usar memoria acima do recomendado no 10700 ?

Alguem por gentileza pode me indicar, uma mobo a melhor custo x beneficio que aguenta o 10700 sem problema, e 32gb na melhor frequência pra usar com ele ?
Tenho um noctua ndh15 aqui que vou usar com ele, acho q tenho q comprar kit pra servir ne ?

a intenção e comprar tudo hoje na pichau, que está em promoção por 2,199 o processador, se alguem me informar a mobo e ram de la, melhor q boto tudo no carrinho com 1 frete só.

dia 5 lança mundialmente novos Ryzen, preços vão cair, espere um pouco.

Depois de pesquisar muito, eu peguei recentemente o 10600k, achei o melhor custo benefício para jogos. Às vezes para o que você pretende fazer, o 10600k compensa mais do que o 10700. Estou usando numa placa-mãe z490 vision-g, estou com ele overclockado a 4.9GHz, até chega no 5.0GHz, mas não gosto de deixar voltagem alta 24/7.

Última edição:
Os Alder Lake deverão colocar a Intel na liderança novamente. Mas... Será uma cpu estranha. Durara uma geração apenas. Em 2023 eles vem com a Meteor Lake em 7nm

dia 5 lança mundialmente novos Ryzen, preços vão cair, espere um pouco.

duvido aparecer preço menor que 2,199 no 10700 pra valer esperar.
já quero me livrar disso de upgrade etc logo.

Dolar vai flutuar bastante, eu esperaria, meu i7 da conta dos jogos que mais gosto, VGA é o que mais ta segurando, intel 10º gen decepcionou, Ryzen 3000 é bom mas a nova geração tava bem perto e resolvi esperar e vi que foi a melhor decisão ,se eu não for de Ryzen 5000 vou de 3000 bem mais barato, VGA vou esperar mesmo que a vontade de pegar uma 5700XT esteja gigante.

BF aí, acho que vale a espera. Estou num dilema semelhante ao seu, doido para sair do meu i7 4770K e ora olhando pra Intel, ora pra AMD. Tamanho o dilema que já até cogitei um i9 10850K, embora fora do range que eu planejava gastar...

Dolar vai flutuar bastante, eu esperaria, meu i7 da conta dos jogos que mais gosto, VGA é o que mais ta segurando, intel 10º gen decepcionou, Ryzen 3000 é bom mas a nova geração tava bem perto e resolvi esperar e vi que foi a melhor decisão ,se eu não for de Ryzen 5000 vou de 3000 bem mais barato, VGA vou esperar mesmo que a vontade de pegar uma 5700XT esteja gigante.

problema q o meu 4790k não da mais, bf5 não ta rolando mais nele 100% usage, travadas e afins, quem pode esperar ok, no meu caso já n rola mais, e tenho certeza q o 10700 vai resolver por uns 4 anos facil.,
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, alguém sabe se todas as z490 precisam do kit NM i115x , pra funcionar com o noctua nh-d15 ?
pois no site da noctua não fala necessário, to em duvida agora.
1.jpg

Última edição:
Galera, dps de uma pesquisada agora de tarde, foi o que escolhi pro up do 4790k.
Só esperando algum feedback pra efetuar o pagamento.

PS:

x3700 ta 2.300, prefiro pagar 200 a mais no 10700k e ter mais clock e velocidade, ja que uso dual monitor e um deles é 240hz
Questão de pegar ryzen agora, não vi vantagem, pois AM4 está na ultima, proxima leva, vai mudar socket, ram etc, e eu não quero pegar x300 pra trocar cpu depois e ter trabalho, o que estou montando agora é pra passar a next gen safe e só me preocupar BEM futuramente.

Se alguem tiver sugestões melhores ou mais em conta que tenham mesma performance de ram etc, eu aceito.
Essa memoria, foi a unica q achei na kabum na lista de compatibilidade da MOBO, quero comprar tudo em um site só, e nunca tive problemas com a kabum.

1.jpg

2.jpg

3.jpg

4.jpg

Galera, dps de uma pesquisada agora de tarde, foi o que escolhi pro up do 4790k.
Só esperando algum feedback pra efetuar o pagamento.

PS:

x3700 ta 2.300, prefiro pagar 200 a mais no 10700k e ter mais clock e velocidade, ja que uso dual monitor e um deles é 240hz
Questão de pegar ryzen agora, não vi vantagem, pois AM4 está na ultima, proxima leva, vai mudar socket, ram etc, e eu não quero pegar x300 pra trocar cpu depois e ter trabalho, o que estou montando agora é pra passar a next gen safe e só me preocupar BEM futuramente.

Se alguem tiver sugestões melhores ou mais em conta que tenham mesma performance de ram etc, eu aceito.
Essa memoria, foi a unica q achei na kabum na lista de compatibilidade da MOBO, quero comprar tudo em um site só, e nunca tive problemas com a kabum.

1.jpg

2.jpg

3.jpg

4.jpg
trocaria essa Asus Por esta:

10700K tá mais baratinho na Pichau

Eu vi, e la não tem nvme bom igual os modelos da kabum, fora que a mobo fica mais carinha.
Fora q pichau e meio escrota com suporte, kabum acho melhor.
boletei aqui, até o dia 12 decido.

Intel Rocket Lake-S PCIe 4.0 performance allegedly tested on Z490 motherboard

CPU Rocket Lake da Intel testada em PCIe 4.0 para verificar o desempenho

CPU Rocket Lake da Intel testada em desempenho PCIe 4.0

À medida que aprendemos mais sobre Rocket Lake-S, a próxima série Intel 11th Gen Core para desktops, mais e mais vazamentos começam a aparecer. Pouco depois de revelarmos que a Intel Rocket Lake está planejada para o primeiro trimestre de 2021, a Intel confirmou esse fato em seu blog oficial.

A série de núcleos de 11ª geração contará com o novo design de núcleo de 14 nm da Intel (rumores Willow / Cypress Cove) e gráficos Xe-LP integrados. Ambos representam uma grande transformação para a agora desatualizada arquitetura Skylake da Intel. A série também será a primeira a oferecer suporte a dispositivos PCI Express 4.0, um padrão de interface que está disponível para as plataformas das séries AMD 400 e 500 há muito tempo.

Os vazadores taiwaneses supostamente tiveram acesso a uma dessas CPUs da 'próxima geração' e imediatamente a testaram na placa-mãe Z490. Os fabricantes de placas-mãe estavam ansiosos para confirmar que suas primeiras placas-mãe LGA1200 já estão prontas para o hardware para o novo padrão PCIe.

Duas capturas de tela foram postadas por ITCooker , com Seagate FireCuda 520 PCIe 4.0 SSD e placa de vídeo AMD Radeon RX 5700XT. Ambos foram corretamente reconhecidos como dispositivos compatíveis com PCIe 4.0 pelo Crystal Disk Mark 8 para SSD e GPU-Z para a placa de vídeo.

Um desempenho de leitura sequencial de 5 GB / s (Q8T1) e 4,2 GB / s de gravação foi relatado pelo CristalDiskMark. Essa taxa de transferência está disponível apenas por meio da interface PCIe 4.0. A GPU foi testada contra estresse com Furmark, onde GPU-Z relata interface de barramento ativo PCIe x16 4.0 @ x16 4.0. Isso confirma que o SSD e a GPU estavam usando o padrão Gen4.

ITCooker:

A CPU da próxima geração INTEL pode usar a linha Z490 PCIE 4.0
Felizmente, alguns amigos taiwaneses pegaram emprestado o PCIE 4.0 SSD para testar o
AMD 5700 XT usado para o PCIE 4.0, mas o CPUZ não consegue ler a memória.
Depois disso, terei a chance de testar a superfrequência novamente

E mais detalhes aparecem do Rocket Lake:
- Ele realmente utilizará outra uArch, nada de Skylake de novo!
- Confirmado que será em 14nm e a contagem máxima de núcleos será de 8;
- Por causa disso a 11ªgen alcançará "facilmente" clocks de 5GHz em all-core turbo;
- Graças ao CypressCove agora teremos 48KB de cache L1 e 512KB de cache L2 por núcleo;
- Como o Cypress é derivado do WillowCove ele trará o AVX512 para o desktop (mas esquentará muito ao usa-lo);
- O controlador de memória foi ampliado de 2933MHz para 3200MHz;
- O ganho no IPC será bom, um salto no desktop depois de 5 anos no Skylake, mas ainda ficará atrás do Zen3 tanto em ST quanto em MT;
- Quanto a jogos... com clocks no campo dos 5GHz+ eu espero que fique igual ao Zen3, ou superior no Core i9, pois a Intel não vai deixar a AMD passar dela na área que mais importa para ela agora.

Bem, esse é o compilado da semana sobre o Rocket, além do que o Brender informou acima :D

E mais detalhes aparecem do Rocket Lake:
- Ele realmente utilizará outra uArch, nada de Skylake de novo!
- Confirmado que será em 14nm e a contagem máxima de núcleos será de 8;
- Por causa disso a 11ªgen alcançará "facilmente" clocks de 5GHz em all-core turbo;
- Graças ao CypressCove agora teremos 48KB de cache L1 e 512KB de cache L2 por núcleo;
- Como o Cypress é derivado do WillowCove ele trará o AVX512 para o desktop (mas esquentará muito ao usa-lo);
- O controlador de memória foi ampliado de 2933MHz para 3200MHz;
- O ganho no IPC será bom, um salto no desktop depois de 5 anos no Skylake, mas ainda ficará atrás do Zen3 tanto em ST quanto em MT;
- Quanto a jogos... com clocks no campo dos 5GHz+ eu espero que fique igual ao Zen3, ou superior no Core i9, pois a Intel não vai deixar a AMD passar dela na área que mais importa para ela agora.

Bem, esse é o compilado da semana sobre o Rocket, além do que o Brender informou acima :D
Eu não li em nenhum lugar dizendo que perde em ST, aonde você leu?

Users who are viewing this thread

Voltar