[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Saiu há pouco review do 11700K no Tom's:

Parece que só uma nova uarch vai voltar a dar competitividade pra Intel. Acho que a Core já queimou toda a lenha que podia.

Definitivamente um processador que não deve ser comprado.

Acho que o único processador que vai valer a pena será o 11400F rodando na TUF Z590 ou uma Z490 de valor mais adequado.

Ainda não tenho clareza se a linha Z490 compatível com gen11 terá suporte para SSD e VGA em PCI 4.

Definitivamente um processador que não deve ser comprado.

Acho que o único processador que vai valer a pena será o 11400F rodando na TUF Z590 ou uma Z490 de valor mais adequado.

Ainda não tenho clareza se a linha Z490 compatível com gen11 terá suporte para SSD e VGA em PCI 4.
Por qual razão o cidadão rodaria um 11400F em uma Z590? As B560 terá suporta a PCI 4.0 e overclock de memorias.

Intel simplesmente desistiu de desktop. Alder Lake vai ter little cores pq tão reservando big cores pra Sapphire Rapids de server, é isso.

Tipo meu setup aqui eu ando de igual pra igual com pessoal aqui do fórum e alguns casos até melhor em alguns jogos (o pessoal que quis comparar bench eu ganhei/empatei, de Ryzen 5000x e 3080 obviamente), mas se a Intel perder pra AMD no Alder Lake com DDR5 eu provavelmente vou de Zen 4 nessa transição.

Aumentaram o ipc do processador em ~19%,mas ao mesmo tempo aumentaram a latência L3 em ~19% também, praticamente anulando os ganhos em jogos LOL.

Aumentaram o ipc do processador em ~19%,mas ao mesmo tempo aumentaram a latência L3 em ~19% também, praticamente anulando os ganhos em jogos LOL.
Também achei estranho o núcleo novo com mais IPC não mostrar ganho em jogos mas pelo visto a latência continua fazendo mais diferença. Isso explica também o Zen2 com IPC equivalente perder nos jogos para o skylake.

Latency-cycles_575px.png

Última edição:

Especificações do Intel Core 11ª geração “Tiger Lake-H” vazadas

Especificações do Intel Tiger Lake-H
11ª geração Core TGL-H recebe especificações completas listadas antes do lançamento.

dsL03iy.png

Especificações do Intel Core 11ª geração “Tiger Lake-H” vazadas

Especificações do Intel Tiger Lake-H
11ª geração Core TGL-H recebe especificações completas listadas antes do lançamento.

dsL03iy.png

Se chegar com o preço de 650 dolares pro 11990k vai chegar morto

Essa linha vai flopar bonito!

Intel conseguiu não ter performance convincente, esquenta pra "caraleo", consome energia horrores, preço alto pra cacete e as mobos também absurdas de caras,...quem vai comprar isso ?

Cada vez mais acho o combo 10400F e 10700F as melhores opções.

AMD deve estar rindo pelos corredores, na cafeteria, nas reuniões... :bwahaha:

O 5800X que era o patinho feio, de repente ficou bem na fita. :cool:

Ainda acho que o 10700k por 2150 que já foi o preço que vi várias vezes é o melhor custo benefício, fora que aliado a um OC de RAM costuma igualar e até ser melhor que o 5800x e os outros. Aqui mesmo meu kit não deve em nada pra 5000 nos jogos.

Quanto falei que esse processador seria uma decepção quase apanhei
Eu acho isso de toda essa 11ª geração.

Acho que ela veio só pra tampar buraco, onde realmente devemos ter uma melhora é na 12ª, ai sim acredito que teremos uma melhora legal.

Quem tem CPU da nona ou décima geração é besteira trocar por esses novos.

Como o @ViTosS1 disse e eu concordo, o 10700k tem um C&B bom.

Custa(em promoções) menos que o Ryzen 5600x e tem um desempenho muito bom.

Eu acho isso de toda essa 11ª geração.

Acho que ela veio só pra tampar buraco, onde realmente devemos ter uma melhora é na 12ª, ai sim acredito que teremos uma melhora legal.

Quem tem CPU da nona ou décima geração é besteira trocar por esses novos.

Como o @ViTosS1 disse e eu concordo, o 10700k tem um C&B bom.

Custa(em promoções) menos que o Ryzen 5600x e tem um desempenho muito bom.
no preço atual o 10700k é o melhor cpu preço x performance .

A linha Intel 12ª Geração “Alder Lake Mobile” vazou

Intel Alder Lake Mobile para adicionar um novo segmento de desempenho com 55W
Um conhecido vazamento HXL vazou a próxima série da 12ª Geração Core da Intel antes mesmo de a linha completa da 11ª Geração Core ser anunciada.

Intel-Alder-Lake-Hero-2048x605.jpg

Já faz algum tempo que ouvimos sobre o celular Alder Lake. É uma nova pilha de produtos com a inovadora Hydrid Technolgy da Intel, essencialmente copiando a abordagem big.LITTLE da ARM para a computação. A Intel já lançou sua série Lakefield baseada nesta tecnologia, porém, aqueles foram projetados apenas para dispositivos de ultra-baixo consumo de energia.

Alder Lake M

De acordo com o slide que vazou, a linha de celulares da 12ª Geração da Intel será dividida em três categorias principais e cinco segmentos de desempenho, cada um voltado para um produto diferente. Começando com Alder Lake M, a série será dividida em séries M5 e U9, que são 5W e 9W respectivamente. Eles serão usados para tablets e designs ultrafinos. De acordo com a pilha de produtos que vazou, o Alder Lake-M5 oferecerá 1 grande núcleo e até 4 pequenos núcleos, uma configuração semelhante ao Lakefield. A série U9 terá até 2 núcleos grandes e até 8 núcleos pequenos.

Alder Lake P

O segmento de desempenho será dividido em segmentos de desempenho U15, U28 e H45, cada um indicando alvos de energia para os dispositivos. É revelado que a série U15 será oferecida com até 2 núcleos grandes e até 8 núcleos pequenos. O segmento de energia U28 é uma nova adição à linha móvel da Intel. Eles apresentarão até 6 núcleos grandes e até 8 núcleos pequenos. Todos os três SKUs planejados ofereceriam 96 unidades de execução gráfica.

A série Alder Lake-H45 provavelmente substituirá o atual Tiger Lake-H35. Esses são direcionados a laptops de jogos portáteis. De acordo com o slide que vazou, a Intel ofereceria até 6 núcleos grandes e até 8 núcleos pequenos. Cada um dos três SKUs também obteria 96 unidades de execução, indicando que também devem ser usados sem GPU discreta.

Alder Lake-S

O novo segmento de alto desempenho com TDP variando de 45W a 55W, descrito no slide como o segmento 'Muscle', terá até 8 núcleos grandes e até 8 núcleos pequenos. Cada um dos três SKUs ofereceria 32 EUs, o que significa que esses são projetados para máquinas de jogos com opções de GPU discretas.

Toda a linha confirma que a Intel tem grandes planos para sua nova série baseada na tecnologia híbrida. Espera-se que a Intel Alder Lake ofereça uma combinação de “grandes” núcleos de alto desempenho baseados na arquitetura Golden Cove e “pequenos núcleos” de alta eficiência baseados na arquitetura de núcleo Gracemont. A Intel também lançará Alder Lake para desktops com configurações semelhantes às séries H45 e H55 móveis, dependendo do segmento.

Intel-Alder-Lake-Mobile-1200x592.jpg

Users who are viewing this thread

Voltar