A CPU Rocket Lake da Intel não deveria ter sido feita
Artigo completo no link:
Rocket Lake perfectly sums up the rapidly worsening malaise that Intel is mired in, there is no up side.
semiaccurate.com
Rocket Lake resume perfeitamente o mal-estar que piora rapidamente em que a Intel está atolada, não há lado positivo. SemiAccurate está registrado dizendo que a Intel não deveria ter lançado este peru e os detalhes que agora podemos compartilhar movem o ponteiro ainda mais na direção errada.
Vamos começar nosso olhar sobre Rocket Lake com as coisas boas.
Então, por que essa CPU é tão ruim? Não gostamos de dizer que dissemos isso a você, mas a SemiAccurate disse isso a você; na verdade , foi o que fizemos aqui . O que importa é que a Intel pegou um design de 10 nm que não era para ser portátil e o transferiu para o processo de 14 nm.
Fazer backport dos núcleos de CPU e GPU de Ice Lake para 14nm é simplesmente estúpido, não há defesa para isso e os resultados falam por si. A Intel não deveria ter feito isso e o fato de aqueles que deram o sinal verde para este peru ainda estarem empregados na empresa é um pouco chocante. Lembra daquele mal-estar com o qual começamos a história? Caso e ponto.
Mas fica pior. As perguntas que foram 'respondidas' foram na maioria evitadas ou a resposta abordou algo não realmente relacionado. O mais notório deles foi quando SemiAccurate perguntou sobre o tamanho da matriz. Rocket Lake foi originalmente planejado para ser um
dispositivo de 10 núcleos, como visto nos vazamentos da Dell, que o SemiAccurate verificou como reais. Ele saiu como um produto 8C e, quando questionado por vários jornalistas no briefing do produto sobre o motivo, a Intel respondeu que o dado 8C era o maior que eles poderiam fazer.
Este é um som maravilhoso, mas é factualmente errado, inquestionavelmente. Porque? Porque a Intel produz dezenas de milhões de matrizes de 14 nm que são cerca de 2x maiores que o Rocket Lake a cada ano. Eles são chamados de Xeons, especificamente o dado
HCC Xeon que era 601,92 mm ^ 2 para Skylake-SP , maior para Cascade Lake. Inquestionavelmente, a Intel pode fazer matrizes de 14 nm que são múltiplos maiores do que o Rocket, 10C não seria um problema se eles quisessem fabricá-lo.
O pior, é claro, está para o final, a manufatura. Intel não tem capacidade de 10 nm, eles estão em uma fração do que precisam para um nó de ponta. Está além do escopo deste artigo entrar em detalhes sobre o motivo, basta dizer que é porque 10nm não é e nunca será economicamente viável na Intel. Por causa disso, alguém tomou a decisão de adaptar um projeto de 10 nm para 14 nm, mesmo que fosse um peru quente, lento e enorme. Para seu crédito, o lado da CPU não acabou tão lento, mas os ganhos marginais sobre o Comet Lake +2 núcleo simplesmente não compensam o excesso de energia queimado.
O tamanho da matriz, não divulgado pela Intel por causa do que fará com suas margens, é quase 50% maior do que seu antecessor. Essa redução de 2,7x de 14nm para 10nm e os ganhos de uso de energia honestamente impressionantes trabalhando ao contrário significam que o resultado final será ... Rocket Lake.