[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Amd na real n precisa fazer quase nada,podem simplesmente lançar um 5600 por 225$ que fica pouco acima do 11400 ou simplesmente reduzir o preço do 5600x pra algo em torno de 275$. No final a diferença entre 11600ks etc e 5600x deve ficar mais em termos de CxB(por causa das moboos) enquanto o 5800x deve sofrer uma redução de preço mais considerável pra brigar com o 11700s lá fora, que parece ter um ótimo Cxb no msrp lá fora(no Br AMD deve ficar mais barato que a 11th por agora,até às lojas conseguirem vender a maior parte dos estoques atuais dos 10th e manter os preços dos novos mais caros)
AMD precisa lançar as versões mais baratas , só top de linha de cada categoria esta muito ruim pro consumidor , se for possível acredito que agora é a hora assim como você falou, lançar as CPUs sem o X e dar uma leve reduzida no preço pra aquecer concorrência .

Esses lojistas, junto com a intel BR, estão abusando dos preços. Lá fora veio para pressionar a AMD... aqui vieram como se fossem algo muito "revolucionário" o que não é nem de longe... consome mais, performance igual ou pior, em alguns casos, que AMD, além de placas com chipset z590 caríssimas...

Sem falar em fazer pré-venda 15 dias antes sem liberar review? Só podiam ganhar no preço, mas aqui nesse país Brasilsilsil, nem isso!

Já decidi, vou para a AMD mesmo... nas minhas contas um 5800X em vez de um i7 11700 consigo uma economia de 1.000 reais.
- R7 5800X (2.839*) + x570 (1.600*)
- i7 11700 (3199**) + z590 (2299***)

*Preços Amazon.
**Kabum
***Terabyte

Boa sorte intel!

Esses lojistas, junto com a intel BR, estão abusando dos preços. Lá fora veio para pressionar a AMD... aqui vieram como se fossem algo muito "revolucionário" o que não é nem de longe... consome mais, performance igual ou pior, em alguns casos, que AMD, além de placas com chipset z590 caríssimas...

Sem falar em fazer pré-venda 15 dias antes sem liberar review? Só podiam ganhar no preço, mas aqui nesse país Brasilsilsil, nem isso!

Já decidi, vou para a AMD mesmo... nas minhas contas um 5800X em vez de um i7 11700 consigo uma economia de 1.000 reais.
- R7 5800X (2.839*) + x570 (1.600*)
- i7 11700 (3199**) + z590 (2299***)

*Preços Amazon.
**Kabum
***Terabyte

Boa sorte intel!

Eles estão mirando nos entusiastas de PC que tem dinheiro sobrando e querem ter o lançamento mais novo, até ai, nada de novo

Eles estão mirando nos entusiastas de PC que tem dinheiro sobrando e querem ter o lançamento mais novo, até ai, nada de novo
Só um adendo, esse preço é Brasilsilsil...lá fora a intel colocou preços bem agressivos, condizente com o produto que está lançando.

Sua conclusão só justificaria se fosse um processador que consumisse menos energia, com 10-15% a mais de performance que o concorrente... agora sabendo que a intel lançará a 12ª geração no final do ano, esse preço aqui é chamar o brasileiro de otário, com uma diferença do concorrente direto em mais de 1.000 reais, inclusive com placa-mãe da mesma marca e modelo (Asus e TUF).

Na boa, esse preço é injustificável aqui, porque nem falta de chip tem como alegar, já que não é a TSMC que fabrica seus processadores, mas fábrica própria da intel.

Só um adendo, esse preço é Brasilsilsil...lá fora a intel colocou preços bem agressivos, condizente com o produto que está lançando.

Sua conclusão só justificaria se fosse um processador que consumisse menos energia, com 10-15% a mais de performance que o concorrente... agora sabendo que a intel lançará a 12ª geração no final do ano, esse preço aqui é chamar o brasileiro de otário, com uma diferença do concorrente direto em mais de 1.000 reais, inclusive com placa-mãe da mesma marca e modelo (Asus e TUF).

Na boa, esse preço é injustificável aqui, porque nem falta de chip tem como alegar, já que não é a TSMC que fabrica seus processadores, mas fábrica própria da intel.

Alguém se lembra por quanto chegaram, ano passado, por volta da época dos lançamentos, os processadores 10400, 10600 e 10700 aqui no Brasil?

Só para ter uma ideia de qual poderia ser o preço normal depois dessa época de lançamento.

Edit: achei aqui no tópico. Segue abaixo a imagem.

Ou seja, parece que a Intel entregou essa nova geração aqui no Brasil bem mais cara que a anterior. Ficou desproporcional aos preços praticados lá fora. E não parece fazer sentido atualmente comprar algo da 11ª geração se é possível comprar algo melhor da 10ª por um valor similar.

Enfim... lamentável.

(Imagem do Kabum na época do lançamento da 10ª geração)

S4A984h.png

Última edição:
La fora o que ta agressivo mesmo são os Comet-Lake que conseguiram pegar o Fator Valor da AMD, já vi i9 10850k saindo por menos de 400 dol por exemplo.

La fora o que ta agressivo mesmo são os Comet-Lake que conseguiram pegar o Fator Valor da AMD, já vi i9 10850k saindo por menos de 400 dol por exemplo.

Vi o 10850k sendo vendido por 2100 reais semana passada, preço sensacional.

Qualquer pessoa com cerebro iria optar por Zen 3 ou 10 geração. Intel cagou no pau lançando as z590 e comet lake por esses preços.

Qualquer pessoa com cerebro iria optar por Zen 3 ou 10 geração. Intel cagou no pau lançando as z590 e comet lake por esses preços.
mas o preço da intel ta otimo la fora, oq fudeu foram os lojistas (pra variar)

Só vou pra AMD quando ela de fato ganhar em todos jogos da Intel, por enquanto meu kit aqui anda de igual pra melhor que Ryzen 5000, devo trocar só na DDR5 msm.

Podia ter publicado link no FOR SALE e ajudado a comunidade!
Esse preço nesse processador é campeão, teria comprado na hora.

Que loja apareceu esse 10850K ?
Pichau está acima de 3300,00...

Podia ter publicado link no FOR SALE e ajudado a comunidade!
Esse preço nesse processador é campeão, teria comprado na hora.

Que loja apareceu esse 10850K ?
Pichau está acima de 3300,00...

Apareceu nos classificados do google pra mim, já nao aparece mais.

Fiz uma pesquisa nas 3 lojas, que todos conhecem e a linha 11gen está mais barata no Pombo e a mais cara é a que Explode.
Nem toda linha está disponível no Pombo e nem nos 1000bytes.

A briga boa dos medianos está no 11600K por R$ 2188,97 e o 11600KF por 2088,98 bem ali com o 5600X (que por muito tempo ficou nos 2100~2200,00).

Só a 1000bytes tem placa Z590, ainda não apareceu nas demais e também ninguém tem B560, estranho a essa altura do campeonato.

Última edição:
Só vou pra AMD quando ela de fato ganhar em todos jogos da Intel, por enquanto meu kit aqui anda de igual pra melhor que Ryzen 5000, devo trocar só na DDR5 msm.
independente de qual lado... 9900k ainda é top hoje em dia, mas falar que anda melhor que qualquer ryzen eh otimismo até demais.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Fiz uma pesquisa nas 3 lojas, que todos conhecem e a linha 11gen está mais barata no Pombo e a mais cara é a que Explode.

A briga boa dos medianos está no 11600K por R$ 2188,97 e o 11600KF por 2088,98 bem ali com o 5600X (que por muito tempo ficou nos 2100~2200,00).

Só a 1000bytes tem placa Z590, ainda não apareceu nas demais e também ninguém tem B560, estranho a essa altura do campeonato.
se 11600k ficar no mesmo preço do 5600x aqui, vai dar uma briga boa; vamos ver cm vai ficar o mercado de mobos, pq elas que vão decidir essa disputa dos 6c; já que o desempenho será bem parecido, no final vai compensar qual entregar uma mobo com preço melhor: quem vai ter mobos de entradas mais baratas/melhores e quem vai ter mobos high end mais baratas/melhores.

no segmento 8/16 ainda acho que a briga vai ser ainda mais acirrada. Quem pegou z490 com preço em conta se deu muito bem, n consigo ver vantagem em uma z590 hj

Engraçado que la fora as mobos 500 chegaram antes e deram tempo das lojas fazerem estoque, mas o preço realmente está caro nelas até la fora.

Acho que finalmente, após anos ou mais de decada, vamos ver uma briga entre AMD e Intel brigando com desempenhos e preços parecidos.

Última edição:
independente de qual lado... 9900k ainda é top hoje em dia, mas falar que anda melhor que qualquer ryzen eh otimismo até demais.
Não foi o que me foi mostrado quando disputei benchmark com galera de 5800x e 5900x e 3080 aqui do grupo, meu conjunto de memória afinada faz a diferença.

Inclusive no OCnet já vi mais de uma pessoa falando que tinha mais fps com 10900k bem refinado no OC e um bom kit B-Die do que Ryzen 5900x e 5950x (a pessoa testou os 3), se for lá no tópico do RKL tem um cara que falou isso recentemente que em 4k ele teve mais fps de 10900k que de 5900x no Horizon Zero Dawn e outros jogos, já vi pessoa de 5900x falando que tinha menos fps no Warzone do que antes quando tinha 10900k, meu amigo próximo de 5800x e 3080 tem menos fps que eu tbm no Warzone... Enfim, o Ryzen 5000 é bom sim, mas não ganha em todos jogos, especialmente quando envolve OC na parada do lado Intel tanto de CPU quanto de RAM.

Última edição:
Não foi o que me foi mostrado quando disputei benchmark com galera de 5800x e 5900x e 3080 aqui do grupo, meu conjunto de memória afinada faz a diferença.

Inclusive no OCnet já vi mais de uma pessoa falando que tinha mais fps com 10900k bem refinado no OC e um bom kit B-Die do que Ryzen 5900x e 5950x (a pessoa testou os 3), se for lá no tópico do RKL tem um cara que falou isso recentemente que em 4k ele teve mais fps de 10900k que de 5900x no Horizon Zero Dawn e outros jogos, já vi pessoa de 5900x falando que tinha menos fps no Warzone do que antes quando tinha 10900k, meu amigo próximo de 5800x e 3080 tem menos fps que eu tbm no Warzone... Enfim, o Ryzen 5000 é bom sim, mas não ganha em todos jogos, especialmente quando envolve OC na parada do lado Intel tanto de CPU quanto de RAM.

Considero esse 9900KS o último excelente CPU lançado pela Intel, e todo mundo tá cansado de saber também que o teu sistema encara de boa qualquer CPU justamente por causa dos afinamentos de OC que tu fez...só que essas comparações aí é tipo pegar um Audi TT modificado pra 500cv pra dizer que é um carro tão bom quanto um Porsche Carrera de 450cv. Naqueles testes da AnandTech o 9900K (ou KS, não lembro) não deu nem graça ao 5800X nos testes de baixíssima resolução.

Então nunca irá. Sempre existirão os jogos que rodarão melhor em X ou Y, seja por patrocínio, detalhes da computação em geral ou qualquer outra coisa.

Última edição:
Considero esse 9900KS o último excelente CPU lançado pela Intel, e todo mundo tá cansado de saber também que o teu sistema encara de boa qualquer CPU justamente por causa dos afinamentos de OC que tu fez...só que essas comparações aí é tipo pegar um Audi TT modificado pra 500cv pra dizer que é um carro tão bom quanto um Porsche Carrera de 450cv. Naqueles testes da AnandTech o 9900K (ou KS, não lembro) não deu nem graça ao 5800X nos testes de baixíssima resolução.

Então nunca irá. Sempre existirão os jogos que rodarão melhor em X ou Y, seja por patrocínio, detalhes da computação em geral ou qualquer outra coisa.
sempre vai ser assim, por exemplo em Matlab, intel sempre vai ser melhor por conta do programa ser baseado em intel.

Por isso quando existe um comparativo, tem de haver uma metologia definida e condições iguais para o sistema, a fim de comparar categoricamente 2 componentes diferentes...Os reviews do Gamers Nexus e outros canais confiaveis são a prova disso, comparam 2 cpus diferentes em condições iguais para termos um comparativo imparcial do sistema... aí se tiver tunnings diferentes ou gears (como ta rolando na 11th gen, no video deles do 11700k) tu trata isso em um video diferente.

A real é que intel parou no tempo, eles começaram a brigar de volta na 11th gen com preço mais baixo, mas isso não refletiu aqui ainda, infelizmente.

sempre vai ser assim, por exemplo em Matlab, intel sempre vai ser melhor por conta do programa ser baseado em intel.
Matlab 2020a corrigiu isso, tá usando AVX2 nos Ryzen tb e são melhores já. Intel só é melhor nos processadores com AVX512 (então a 11th gen vai retomar a coroa, provavelmente).

Tu se basear no que é melhor somente pelos teus usos é complicado né, ainda mais quando o foco é só jogos. Em qualquer outro cenário a intel tá correndo MUITO atrás pra recuperar o mercado (vide inclusão de AVX512 em processadores mainstream). Pra vc ter noção, qualquer coisa de produtividade a intel tá levando surra: https://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=ryzen-5900x-5950x&num=7

Negativo, antes dos Ryzen 5000 a AMD perdia em todos jogos pros Intel, sem exceção, e agora só ganha na maioria pelo IPC absurdo msm, pq os que ela perde são os mais dependentes de latência de RAM (enquanto um Ryzen 5000 afinado no talo faz 50ns, um Intel faz facilmente 30-35ns) Estou falando que disputei com pessoal lá do tópico em benchmark de jogos e eles ainda usam memória até que bem afinada.

Por isso quando existe um comparativo, tem de haver uma metologia definida e condições iguais para o sistema, a fim de comparar categoricamente 2 componentes diferentes...Os reviews do Gamers Nexus e outros canais confiaveis são a prova disso, comparam 2 cpus diferentes em condições iguais para termos um comparativo imparcial do sistema... aí se tiver tunnings diferentes ou gears (como ta rolando na 11th gen, no video deles do 11700k) tu trata isso em um video diferente.
Se vc for no review do GN e HUB tem vários títulos que o Intel em stock ganha dos Ryzen em stock... Até citei alguns nas páginas atrás, provavelmente jogos mais sensíveis a latência de RAM, que Intel tem mta vantagem ainda.

Matlab 2020a corrigiu isso, tá usando AVX2 nos Ryzen tb e são melhores já. Intel só é melhor nos processadores com AVX512 (então a 11th gen vai retomar a coroa, provavelmente).

Tu se basear no que é melhor somente pelos teus usos é complicado né, ainda mais quando o foco é só jogos. Em qualquer outro cenário a intel tá correndo MUITO atrás pra recuperar o mercado (vide inclusão de AVX512 em processadores mainstream). Pra vc ter noção, qualquer coisa de produtividade a intel tá levando surra: https://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=ryzen-5900x-5950x&num=7
Estou falando de experiências que vi de pessoas que usaram os dois no OCnet, do meu amigo que tbm usa e a minha com o adendo do comparativo que fiz aqui. Conforme falei, o dia que AMD for melhor em todos jogos igual a Intel foi quando tinha Ryzen 3000 eu migro pra ela, por enquanto mtos títulos de peso são melhores no Intel, especialmente com OC e bem afinado nas RAM, quem fala isso não sou só eu e sim esses que citei e essa foi a minha experiência. Stock vs stock Intel ainda ganha em alguns títulos tbm.

Negativo, antes dos Ryzen 5000 a AMD perdia em todos jogos pros Intel, sem exceção, e agora só ganha na maioria pelo IPC absurdo msm, pq os que ela perde são os mais dependentes de latência de RAM (enquanto um Ryzen 5000 afinado no talo faz 50ns, um Intel faz facilmente 30-35ns) Estou falando que disputei com pessoal lá do tópico em benchmark de jogos e eles ainda usam memória até que bem afinada.
O 3300X chegou a alcançar e até passar em alguns jogos o desempenho dos i3 Comet, mas o restante da geração 3000 realmente não dava conta, muita diferença de clock e latência

A CPU Rocket Lake da Intel não deveria ter sido feita​

Artigo completo no link:

Rocket Lake resume perfeitamente o mal-estar que piora rapidamente em que a Intel está atolada, não há lado positivo. SemiAccurate está registrado dizendo que a Intel não deveria ter lançado este peru e os detalhes que agora podemos compartilhar movem o ponteiro ainda mais na direção errada.

Vamos começar nosso olhar sobre Rocket Lake com as coisas boas.

Então, por que essa CPU é tão ruim? Não gostamos de dizer que dissemos isso a você, mas a SemiAccurate disse isso a você; na verdade , foi o que fizemos aqui . O que importa é que a Intel pegou um design de 10 nm que não era para ser portátil e o transferiu para o processo de 14 nm.

Fazer backport dos núcleos de CPU e GPU de Ice Lake para 14nm é simplesmente estúpido, não há defesa para isso e os resultados falam por si. A Intel não deveria ter feito isso e o fato de aqueles que deram o sinal verde para este peru ainda estarem empregados na empresa é um pouco chocante. Lembra daquele mal-estar com o qual começamos a história? Caso e ponto.

Mas fica pior. As perguntas que foram 'respondidas' foram na maioria evitadas ou a resposta abordou algo não realmente relacionado. O mais notório deles foi quando SemiAccurate perguntou sobre o tamanho da matriz. Rocket Lake foi originalmente planejado para ser um dispositivo de 10 núcleos, como visto nos vazamentos da Dell, que o SemiAccurate verificou como reais. Ele saiu como um produto 8C e, quando questionado por vários jornalistas no briefing do produto sobre o motivo, a Intel respondeu que o dado 8C era o maior que eles poderiam fazer.

Este é um som maravilhoso, mas é factualmente errado, inquestionavelmente. Porque? Porque a Intel produz dezenas de milhões de matrizes de 14 nm que são cerca de 2x maiores que o Rocket Lake a cada ano. Eles são chamados de Xeons, especificamente o dado HCC Xeon que era 601,92 mm ^ 2 para Skylake-SP , maior para Cascade Lake. Inquestionavelmente, a Intel pode fazer matrizes de 14 nm que são múltiplos maiores do que o Rocket, 10C não seria um problema se eles quisessem fabricá-lo.

O pior, é claro, está para o final, a manufatura. Intel não tem capacidade de 10 nm, eles estão em uma fração do que precisam para um nó de ponta. Está além do escopo deste artigo entrar em detalhes sobre o motivo, basta dizer que é porque 10nm não é e nunca será economicamente viável na Intel. Por causa disso, alguém tomou a decisão de adaptar um projeto de 10 nm para 14 nm, mesmo que fosse um peru quente, lento e enorme. Para seu crédito, o lado da CPU não acabou tão lento, mas os ganhos marginais sobre o Comet Lake +2 núcleo simplesmente não compensam o excesso de energia queimado.

O tamanho da matriz, não divulgado pela Intel por causa do que fará com suas margens, é quase 50% maior do que seu antecessor. Essa redução de 2,7x de 14nm para 10nm e os ganhos de uso de energia honestamente impressionantes trabalhando ao contrário significam que o resultado final será ... Rocket Lake.

¨ Holding out for 47th gen where all those 3% year-on-year improvements will finally mean something. ¨
na 47th ainda vão usar 14nm se depender de alguns engenheiros da intel.

Seguem alguns preços das mobos B560:

ASUS TUF GAMING B560M-PLUS WIFI - R$ 1800,00
ASUS PRIME B560-PLUS - R$ 1500,00
ASUS ROG STRIX B560-A GAMING WIFI - R$ 1750,00
ASUS PRIME B560M-A - R$ 1100,00

Seguem alguns preços das mobos B560:

ASUS TUF GAMING B560M-PLUS WIFI - R$ 1800,00
ASUS PRIME B560-PLUS - R$ 1500,00
ASUS ROG STRIX B560-A GAMING WIFI - R$ 1750,00
ASUS PRIME B560M-A - R$ 1100,00
Pela movimentação aqui... e esses preços, a 11ª geração da intel será um sucesso no Brasil! :isquero:

Tem uma promoção na loja do hd grande, o i7 10700F por menos de 2000 reais. Nos tempos atuais acho que até dá para chamar de promo.
Fico levemente tentado porque sei que pego 1700 reais pelo meu i7 8700. Problema é trocar a mother, o trabalho que dá mais a falta de suporte ao pci-e nvme 4.0 pela 10ª geração da intel (e anteriores é claro), eu estou meio por fora mas parece que os consoles novos usam nvme 4.0 e quando os desenvolvedores começarem a extrair tudo que pode nessa área quem tá no PC com nvme 3.0 ou armazenamentos mais lentos ficará defasado.

Acho que kit placa mãe e processador tem que ser para 4 anos pelo menos. Potência tem de sobra, mas esse lance do pci-e nvme 4.0 me deixa com uma pulga atrás da orelha.

Que vcs acham ?

Users who are viewing this thread

Voltar