Intel Alder Lake de 10nm dará suporte a PCIe 4 e 5 além de memórias DDR4 e DDR5
CPU também trará novo socket LGA1700 e novo formato
Segundo site Videocardz, slides vazados da Intel apontam que novo CPU Alder Lake teria até 20% mais desempenho single-thread e 2x mais desempenho
adrenaline.com.br
Intel Alder Lake até 20% de aumento de desempenho de thread único
Recebemos os primeiros detalhes sobre Alder Lake-S, a próxima plataforma móvel e desktop da Intel.
Intel Alder Lake up to 20% single-thread performance uplift We have received the first details on Alder Lake-S, the upcoming desktop and mobile platform from Intel. The slides confirm the most important aspects of the new architecture, including desktop and mobile platforms. First and foremost...
videocardz.com
Os slides confirmam os aspectos mais importantes da nova arquitetura, incluindo plataformas desktop e móveis. Em primeiro lugar, a Intel afirma aumentar o desempenho de até 20% de single-thread com seu novo design de núcleo Golden Cove. Não temos certeza se a linha de base para esta afirmação é Rocket Lake ou Tiger Lake.
Além disso, a Intel afirma que os processadores Alder Lake serão duas vezes mais rápidos em cargas de trabalho multithread. É aqui que a Intel menciona seus novos núcleos Gracemont de alta eficiência e programação guiada por hardware integrado de silício. A série 10nm Enhanced Superfin CPU contará com a tecnologia Intel Hybrid com núcleos pequenos (alta eficiência) e grandes (alto desempenho). O slide realmente apresenta um diagrama de blocos com a CPU, que confirma que o chip completo deve oferecer até 8 núcleos grandes Golden Cove e até 8 núcleos pequenos Gracemont.
O slide também confirma que Alder Lake oferecerá suporte a PCI Express Gen5 e Gen4. Também há uma confirmação sobre o suporte DDR5 e DDR4, a plataforma irá realmente suportar ambas as tecnologias de memória ao mesmo tempo. Para Alder Lake móvel, a Intel também confirma o suporte a LPDDR4 e LPDDR5. Temos
revelou recentemente que Raptor Lake, um sucessor para Alder Lake irá estender o suporte de memória para LPDDR5X.
Também temos os primeiros detalhes do chipset Intel série 600. As novas CPUs para desktop suportarão memória DDR5-4800 de canal duplo. As placas-mãe com capacidade DDR4 suportam módulos de até 3200 MHz. Fomos informados de que as placas-mãe Z690 topo de linha devem oferecer suporte a DDR5, enquanto as variantes mais baratas dependeriam de DDR4. Isso dá flexibilidade à Intel e aos fabricantes de placas-mãe quando se trata de produção em massa de DDR5 incerta.
Outra grande atualização é o suporte para PCI Gen5. A CPU terá 16 pistas compatíveis com PCI Gen5 e também 4 pistas no padrão PCI Gen4. O chipset em si também oferecerá suporte a Gen4 e Gen3. Finalmente, o Direct Media Interface (DMI) foi atualizado para Gen4. O próximo chipset da série 500 para Rocket Lake já expandiu a largura para 8 pistas, mas ainda é baseado em chipsets Gen3 da série 400 para Comet Lake.
As placas-mãe da série 600 terão um novo tipo de soquete chamado LGA1700. A forma do pacote da CPU mudou, o que tornará todas as soluções de resfriamento existentes para LGA115X e LGA1200 impróprias para a nova série de CPU.
A Intel já confirmou que a série Alder Lake tem lançamento previsto para este ano, mas a empresa não revelou se isso significa a série desktop ou móvel.