[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Tem uma promoção na loja do hd grande, o i7 10700F por menos de 2000 reais. Nos tempos atuais acho que até dá para chamar de promo.
Fico levemente tentado porque sei que pego 1700 reais pelo meu i7 8700. Problema é trocar a mother, o trabalho que dá mais a falta de suporte ao pci-e nvme 4.0 pela 10ª geração da intel (e anteriores é claro), eu estou meio por fora mas parece que os consoles novos usam nvme 4.0 e quando os desenvolvedores começarem a extrair tudo que pode nessa área quem tá no PC com nvme 3.0 ou armazenamentos mais lentos ficará defasado.

Acho que kit placa mãe e processador tem que ser para 4 anos pelo menos. Potência tem de sobra, mas esse lance do pci-e nvme 4.0 me deixa com uma pulga atrás da orelha.

Que vcs acham ?
sinceramente ao menos se tivesse com necessidade eu n trocaria, ou com um vendedor ja engatilhado pro mobo+cpu. Eu esperaria um ano pros DDR5 com intel 12th ou ryzen AM5

Tem uma promoção na loja do hd grande, o i7 10700F por menos de 2000 reais. Nos tempos atuais acho que até dá para chamar de promo.
Fico levemente tentado porque sei que pego 1700 reais pelo meu i7 8700. Problema é trocar a mother, o trabalho que dá mais a falta de suporte ao pci-e nvme 4.0 pela 10ª geração da intel (e anteriores é claro), eu estou meio por fora mas parece que os consoles novos usam nvme 4.0 e quando os desenvolvedores começarem a extrair tudo que pode nessa área quem tá no PC com nvme 3.0 ou armazenamentos mais lentos ficará defasado.

Acho que kit placa mãe e processador tem que ser para 4 anos pelo menos. Potência tem de sobra, mas esse lance do pci-e nvme 4.0 me deixa com uma pulga atrás da orelha.

Que vcs acham ?
MS ainda não lançou o direct storage, e daqui que lance e tenha adoção a 11th gen já vai estar defasada de todo jeito, então não baseie sua decisão nisso.

Tinha esquecido do direct storage da MS, já não acompanho as notícias da área com a mesma frequência de antes.
Agradeço as recomendações, vou segui-las.

postei e sai correndo ! 🤣

Intel Alder Lake de 10nm dará suporte a PCIe 4 e 5 além de memórias DDR4 e DDR5​

CPU também trará novo socket LGA1700 e novo formato

Intel Alder Lake até 20% de aumento de desempenho de thread único​

Recebemos os primeiros detalhes sobre Alder Lake-S, a próxima plataforma móvel e desktop da Intel.

Os slides confirmam os aspectos mais importantes da nova arquitetura, incluindo plataformas desktop e móveis. Em primeiro lugar, a Intel afirma aumentar o desempenho de até 20% de single-thread com seu novo design de núcleo Golden Cove. Não temos certeza se a linha de base para esta afirmação é Rocket Lake ou Tiger Lake.

Além disso, a Intel afirma que os processadores Alder Lake serão duas vezes mais rápidos em cargas de trabalho multithread. É aqui que a Intel menciona seus novos núcleos Gracemont de alta eficiência e programação guiada por hardware integrado de silício. A série 10nm Enhanced Superfin CPU contará com a tecnologia Intel Hybrid com núcleos pequenos (alta eficiência) e grandes (alto desempenho). O slide realmente apresenta um diagrama de blocos com a CPU, que confirma que o chip completo deve oferecer até 8 núcleos grandes Golden Cove e até 8 núcleos pequenos Gracemont.

O slide também confirma que Alder Lake oferecerá suporte a PCI Express Gen5 e Gen4. Também há uma confirmação sobre o suporte DDR5 e DDR4, a plataforma irá realmente suportar ambas as tecnologias de memória ao mesmo tempo. Para Alder Lake móvel, a Intel também confirma o suporte a LPDDR4 e LPDDR5. Temos revelou recentemente que Raptor Lake, um sucessor para Alder Lake irá estender o suporte de memória para LPDDR5X.

Intel-Alder-Lake-S-Specifications-1200x579.jpg

Também temos os primeiros detalhes do chipset Intel série 600. As novas CPUs para desktop suportarão memória DDR5-4800 de canal duplo. As placas-mãe com capacidade DDR4 suportam módulos de até 3200 MHz. Fomos informados de que as placas-mãe Z690 topo de linha devem oferecer suporte a DDR5, enquanto as variantes mais baratas dependeriam de DDR4. Isso dá flexibilidade à Intel e aos fabricantes de placas-mãe quando se trata de produção em massa de DDR5 incerta.

Outra grande atualização é o suporte para PCI Gen5. A CPU terá 16 pistas compatíveis com PCI Gen5 e também 4 pistas no padrão PCI Gen4. O chipset em si também oferecerá suporte a Gen4 e Gen3. Finalmente, o Direct Media Interface (DMI) foi atualizado para Gen4. O próximo chipset da série 500 para Rocket Lake já expandiu a largura para 8 pistas, mas ainda é baseado em chipsets Gen3 da série 400 para Comet Lake.

Intel-600-Chipset-Specifications.jpg

As placas-mãe da série 600 terão um novo tipo de soquete chamado LGA1700. A forma do pacote da CPU mudou, o que tornará todas as soluções de resfriamento existentes para LGA115X e LGA1200 impróprias para a nova série de CPU.

Intel-12th-Gen-Core-Alder-Lake-S-CPU-1200x644.jpg

A Intel já confirmou que a série Alder Lake tem lançamento previsto para este ano, mas a empresa não revelou se isso significa a série desktop ou móvel.

xrOGLcA.png

Não foi o que me foi mostrado quando disputei benchmark com galera de 5800x e 5900x e 3080 aqui do grupo, meu conjunto de memória afinada faz a diferença.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Inclusive no OCnet já vi mais de uma pessoa falando que tinha mais fps com 10900k bem refinado no OC e um bom kit B-Die do que Ryzen 5900x e 5950x (a pessoa testou os 3), se for lá no tópico do RKL tem um cara que falou isso recentemente que em 4k ele teve mais fps de 10900k que de 5900x no Horizon Zero Dawn e outros jogos, já vi pessoa de 5900x falando que tinha menos fps no Warzone do que antes quando tinha 10900k, meu amigo próximo de 5800x e 3080 tem menos fps que eu tbm no Warzone... Enfim, o Ryzen 5000 é bom sim, mas não ganha em todos jogos, especialmente quando envolve OC na parada do lado Intel tanto de CPU quanto de RAM.

Eu não sei exatamente quais benchs fez, mas comparando fps nos jogos que jogo, que são competitivos, com um amigo que tem um 9900ks a 5.0ghz, memórias 3600 (não sei as latências) e a mesma placa de vídeo que eu, eu obtenho muito mais fps que ele, em todos que rodamos juntos, e quando digo muito, é muito mesmo.

i9 10850K por 2.873,75 é um bom preço? Acho que nunca vi mais em conta.
É praticamente um 10900k nesse preço, ta ótimo até considerando que o 10700k aparece por 2-2.2k em media hj

sei la, por esse preço tu acha coisa melhor e mais barata: 5800x ta aparecendo direto por 2600 nas lojas principais e na amazon(essa da parcelamento e frete free se tu for prime)... ao menos se tu ja tiver uma z490 ou tiver preferência por marca.

agora se precisar de 10c(mesmo o 5800x se saindo melhor em blender em alguns reviews e pior em outros), ele é um puta cpu e dependendo do que for usar vai ser pior ou melhor que o 5800x...

um comparativo entre o 5800x e o 10900k(que tem quase virtualmente a mesma performance):

dependendo do preço da mobo, arranjando uma z490 barata, vai se um otimo CxB

Última edição:
É praticamente um 10900k nesse preço, ta ótimo até considerando que o 10700k aparece por 2-2.2k em media hj

sei la, por esse preço tu acha coisa melhor e mais barata: 5800x ta aparecendo direto por 2600 nas lojas principais e na amazon(essa da parcelamento e frete free se tu for prime)... ao menos se tu ja tiver uma z490 ou tiver preferência por marca.

agora se precisar de 10c(mesmo o 5800x se saindo melhor em blender em alguns reviews e pior em outros), ele é um puta cpu e dependendo do que for usar vai ser pior ou melhor que o 5800x...

um comparativo entre o 5800x e o 10900k(que tem quase virtualmente a mesma performance):

dependendo do preço da mobo, arranjando uma z490 barata, vai se um otimo CxB

Eu já tenho um Ryzen 7 3700X. Minha ideia é migrar para micro-itx e intel tem mobos itx melhores.
Esse processador é muito bom e num exclente preço.
Se bobear, melhor e mais barato que o 11700K.

Onde apareceu ?
processtec.com.br

Eu não sei exatamente quais benchs fez, mas comparando fps nos jogos que jogo, que são competitivos, com um amigo que tem um 9900ks a 5.0ghz, memórias 3600 (não sei as latências) e a mesma placa de vídeo que eu, eu obtenho muito mais fps que ele, em todos que rodamos juntos, e quando digo muito, é muito mesmo.
Sim esses jogos assim tipo CSGO e etc a vantagem é grande, mas em alguns não, como Warzone e os que citei páginas atrás.

Sim esses jogos assim tipo CSGO e etc a vantagem é grande, mas em alguns não, como Warzone e os que citei páginas atrás.
Os que testei, que estou muito na frente foram: CS, Fortnite, Valorant e Cold War! No Warzone eu só cheguei a ver videos no youtube, alguns a Intel vence, outros a AMD, mas eu não usaria esse jogo em questão como comparação, por ser bem bugadinho e mal otimizado, talvez até seja legal comparar agora na nova atualização da season, que vai mudar o mapa, parece que vai vir DLSS para o jogo e com certeza eles irão dar uma boa otimizada.

Os que testei, que estou muito na frente foram: CS, Fortnite, Valorant e Cold War! No Warzone eu só cheguei a ver videos no youtube, alguns a Intel vence, outros a AMD, mas eu não usaria esse jogo em questão como comparação, por ser bem bugadinho e mal otimizado, talvez até seja legal comparar agora na nova atualização da season, que vai mudar o mapa, parece que vai vir DLSS para o jogo e com certeza eles irão dar uma boa otimizada.
Mas não digo somente nesse e sim nos outros que citei que stock vs stock a Intel ainda ganha, Warzone meu amigo de 5800x e 3080 e memória BDie perde pra mim conforme eu relatei, já relatei tudo é só ler meus posts atrás, AMD não ganha em todos jogos e perde em alguns importantes, vários do OCnet inclusive já relataram isso.

Mas não digo somente nesse e sim nos outros que citei que stock vs stock a Intel ainda ganha, Warzone meu amigo de 5800x e 3080 e memória BDie perde pra mim conforme eu relatei, já relatei tudo é só ler meus posts atrás, AMD não ganha em todos jogos e perde em alguns importantes, vários do OCnet inclusive já relataram isso.
É não sei, mas quando vejo e comparando meu 5800x em stock com meu amigo com o 9900KS overclockado eu ganho em todos que comparamos e analisando videos no youtube (encontro mais comparação com o 10900k) ambos em stock, 90% dos casos o 5800x ganha.

É não sei, mas quando vejo e comparando meu 5800x em stock com meu amigo com o 9900KS overclockado eu ganho em todos que comparamos e analisando videos no youtube (encontro mais comparação com o 10900k) ambos em stock, 90% dos casos o 5800x ganha.
Vc não sabe mas o que eu falei está lá provado é só conferir, e minha experiência aqui é real tbm e a do meu amigo. Daqui do fórum eu empatei em HZD com um user de 3080 e 5900x (3080 no mesmo clock e memory clock), chamei pra outros benchmarks e ngm quis continuar, mas no OCnet msm já vi mais de 2 pessoas falando que saiu do 10900k pro 5900x e perdeu fps em alguns jogo, um deles é o Warzone (o que eu ganho do meu amigo de 5800x e 3080 tbm), e nos testes do HUB, JayZTwoCents e GN tem alguns títulos o 10900k, 10700k e etc ganhando em stock dos Ryzen 5000.

Vc não sabe mas o que eu falei está lá provado é só conferir, e minha experiência aqui é real tbm e a do meu amigo. Daqui do fórum eu empatei em HZD com um user de 3080 e 5900x (3080 no mesmo clock e memory clock), chamei pra outros benchmarks e ngm quis continuar, mas no OCnet msm já vi mais de 2 pessoas falando que saiu do 10900k pro 5900x e perdeu fps em alguns jogo, um deles é o Warzone (o que eu ganho do meu amigo de 5800x e 3080 tbm), e nos testes do HUB, JayZTwoCents e GN tem alguns títulos o 10900k, 10700k e etc ganhando em stock dos Ryzen 5000.

Além de considerar o Warzone um jogo todo bugado e mal otimizado, ele não é completamente CPU Bound, por isso digo, as vezes questão de otimização. Já no meu caso mesmo no Warzone e Cold War eu tenho FPS maiores que meu amigo com o 9900ks overclockado, tendo os dois a mesma GPU! Alias ele reclama bastante de quedas no Fortnite por exemplo, que é um jogo completamente cpu bound, onde uma 1660 já é suficiente pra conseguir manter 240fps+ no 1080p low! Acho que em jogos que são realmente cpu bound e otimizados, a série 5000 ganha da 10gen da Intel em 99% dos casos. Espero muito que isso mude nas próximas gerações e que elas possam ficar brigando eternamente, pois nós só temos a ganhar com isso, tanto em preços quanto em desempenho de futuras gens. Estou ansioso para ver como vai ser portar essa nova geração da Intel, apesar de não estar tão otimista.

Além de considerar o Warzone um jogo todo bugado e mal otimizado, ele não é completamente CPU Bound, por isso digo, as vezes questão de otimização. Já no meu caso mesmo no Warzone e Cold War eu tenho FPS maiores que meu amigo com o 9900ks overclockado, tendo os dois a mesma GPU! Alias ele reclama bastante de quedas no Fortnite por exemplo, que é um jogo completamente cpu bound, onde uma 1660 já é suficiente pra conseguir manter 240fps+ no 1080p low! Acho que em jogos que são realmente cpu bound e otimizados, a série 5000 ganha da 10gen da Intel em 99% dos casos. Espero muito que isso mude nas próximas gerações e que elas possam ficar brigando eternamente, pois nós só temos a ganhar com isso, tanto em preços quanto em desempenho de futuras gens. Estou ansioso para ver como vai ser portar essa nova geração da Intel, apesar de não estar tão otimista.
Então é problema com seu amigo ou com meu amigo auhehaueua, pq no Warzone ficou claro o uso de GPU dele menor que o meu em situação CPU bound (tipo 1440p pra 3080) e com isso ele tem menos fps (e não só ele, já vi 3 reclamando disso ao sair de 10900k pra 5900x no OCnet), muitos jogos de peso os 10900k ainda ganham dos Ryzen, eu citei no mínimo uns 5 AAA páginas atrás e falei as fontes ainda.

Então é problema com seu amigo ou com meu amigo auhehaueua, pq no Warzone ficou claro o uso de GPU dele menor que o meu em situação CPU bound (tipo 1440p pra 3080) e com isso ele tem menos fps (e não só ele, já vi 3 reclamando disso ao sair de 10900k pra 5900x no OCnet), muitos jogos de peso os 10900k ainda ganham dos Ryzen, eu citei no mínimo uns 5 AAA páginas atrás e falei as fontes ainda.
Warzone é bugado hahahaha. Eu inventei de voltar a jogar um pouco recentemente, quase sempre que abro tenho que colocar em fullscreen e voltar a resolução 3D pro 100%, não sei como eles não arrumaram isso até agora! A grande verdade é que ambas as CPU's são monstras pra cuspir FPS, eu que jogo em 240hz sei o quanto isso é legal para galera do comp. Torcendo para que as duas empresas possam brigar pau a pau, sempre!!!

Queria que a galera de 3080 e Ryzen 5000 postasse mais benchmarks, sei que no Horizon Zero Dawn foi empate kkkk, e nos outros aí dos vídeos o 10900k ganhou.

:haha:

Users who are viewing this thread

Voltar