https://www.capframex.com/tests/Clear the ring for Rocket Lake
Bastante impressionado com Rocket Lake.
Mesmo utilizando uma litografia jurássica de 14nm e ainda fazendo backport, algo que nunca foi tentado antes pela Intel, conseguiram lançar processadores competitivos tanto em gaming como apps profissionais. Traz ainda consigo a iGPU Xe, importante para ambientes comerciais e o AVX-512.
A ameaça real contra a AMD será o 11400F, possibilitando overclocking de memória em motherboards B, tendo consumo e dissipação aceitáveis e oferecendo desempenho equivalente, menor preço e estoque.
O único produto que estão tacando pedra é o 11900K, cpu binado para entusiastas e que realmente não vale a pena, dado o consumo, preço e uplift comparado aos Ryzen em jogos. Mas os leigos não entendem, não é para valer a pena, é cpu que compra quem quer.
Agora é aguardar o Alderlake, processador big.LITTLE focando em desempenho em eficiência, trazendo sua resposta a ARM, junto com PCIe 5.0, DDR5, CXL e várias SKU's para diferentes tipos de público, será uma maravilha ter um laptop+tablet com alta duração e aplicações X86.