• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Intel Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

Eu estava me perguntando dia desses se ainda faz sentido chipsets Z.
Nos chipsets B760 tem como ajustar power limit e/ou voltagem? Caso positivo, B seria muito mais que suficiente pra quase todo mundo e sinceramente gastei grana a toa no Z (é que peguei uma Z790 barata pelos slots nvme que preciso) 🥲 Uso pc pra produtividade bem pesada + programação e compilar builds na unity/unreal

Caso não tenha como ajustar PL1/PL2, acho que só pelo power limit o Z já vale a pena.

E realmente não entendi porra nenhuma. Foi só tirar o power limit que já desceu 15C-20C no benchmark (zero power throlling num escritório a 30C). Se descer mais 50W já diminui 40C.. é coisa demais..
 
Exato. É muito rápido fazer undervolt e compensa demais. Olha acima o Fausto, mesmo sendo iniciante, o cara conseguiu baixar 20 graus e perder só 1% de desempenho. 20 GRAUS!

Eu estava me perguntando dia desses se ainda faz sentido chipsets Z. Tudo bem que estes possuem (às vezes) melhores componentes, e sempre teremos aquele 1% de amantes dos ajustes finos, cada um com seu vício.

Mas NMHO, não faz sentido uma BIOS vir configurada para fazer o processador fritar em vez de vir configurada para aproveitar o máximo da relação energia x potência. Baixar 20 graus em um processador sem perder potência é muito absurdo. Isso mostra como as BIOS estão saindo de fábrica totalmente zoadas.

Na minha conclusão, em Default, as BIOS estão na verdade limitando os processadores, entregando uma torradeira com gargalo térmico por padrão.

Ou estou viajando?
Não está viajando não. Eu tb queria entender eles saindo de fábrica tostando tudo. Deve haver uma razão técnica para isso. Eu usava os não k, por causa de serem plug and play (apesar de ter usado um 10700k com @5,0 sem dar pau) Mas agora ,do 13900 para cá, tem q dar uma fuçada, então vou voltar para os k mesmo. Até pq, de fogo no rabo, comprei um Wc para testar. Fiquei impressionado pq é mais silencioso do q o NH-d15. Agora é ver a durabilidade. Meu ajuste do 13900 foi graças ao @TheC4rnage, q me indicou o método do Roberto Sampaio. E foi, relativamente, rápido tb.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Nos chipsets B760 tem como ajustar power limit e/ou voltagem? Caso positivo, B seria muito mais que suficiente pra quase todo mundo e sinceramente gastei grana a toa no Z (é que peguei uma Z790 barata pelos slots nvme que preciso) 🥲 Uso pc pra produtividade bem pesada + programação e compilar builds na unity/unreal

Caso não tenha como ajustar PL1/PL2, acho que só pelo power limit o Z já vale a pena.

E realmente não entendi porra nenhuma. Foi só tirar o power limit que já desceu 15C-20C no benchmark (zero power throlling num escritório a 30C). Se descer mais 50W já diminui 40C.. é coisa demais..
Tb tenho essa dúvida. Pq, com as z custando cada vez mais, as b760 (depois 860) seriam uma boa escolha sempre.
 
3) Não vejo sentido pra deixar o 14700k com PL1/PL2 sem limite, frita demais e até perde desempenho.

Isso é real pra qualquer processador atual.
Mesmo os AMD que costumavam vir com configs sanas de fábrica, chegaram com power limits bem zoados nessa geração nos primeiros modelos.
Enfim, que bom que tu conseguiu um resultado legal. Lembra de testar bem a estabilidade. Como tu usa pra trabalho, é bom saber se, quando tu tiver um crash, a culpa foi do programa ou do processador.
 
Nos chipsets B760 tem como ajustar power limit e/ou voltagem? Caso positivo, B seria muito mais que suficiente pra quase todo mundo e sinceramente gastei grana a toa no Z (é que peguei uma Z790 barata pelos slots nvme que preciso) 🥲 Uso pc pra produtividade bem pesada + programação e compilar builds na unity/unreal

Caso não tenha como ajustar PL1/PL2, acho que só pelo power limit o Z já vale a pena.

E realmente não entendi porra nenhuma. Foi só tirar o power limit que já desceu 15C-20C no benchmark (zero power throlling num escritório a 30C). Se descer mais 50W já diminui 40C.. é coisa demais..

Na MSI B760m Mortar, a forma de fazer undervolt é definir o micro code selection em “no UVP”, o CPU core voltage offset mode em “-“ (eu uso 0.090) e o CPU Lite Load em algum valor baixo como 4 ou 5.
Lembro que tem mais ajustes para quem quiser fazer, mas nunca nem testei.

Com isso o 13700K não passa de 85 graus mesmo no verão sem ar com o CBR23.
 
Na MSI B760m Mortar, a forma de fazer undervolt é definir o micro code selection em “no UVP”, o CPU core voltage offset mode em “-“ (eu uso 0.090) e o CPU Lite Load em algum valor baixo como 4 ou 5.

Caramba, é que essa B760m tua é um monstro tb, vários recursos, não sei se todas B760 tem - fui ver aqui tua mobo é preço das z790 mais simples.

Melhor tópico esse aqui, mt obrigado galera. Consegui 36400 estável no R23 com undervolt, PL1/PL2 de 215W. Temps abaixo de 80c em load, n vou mexer em praticamente nada. Se tivesse um WC bom n passaria de 60C ctz absoluta perdendo no máximo 5-10% de desempenho pra rodar geladissimo.

Demorei pra comprar o 14700k pq tinha visto um monte de review (merda) falando mal no youtube (dizendo que era quente/horrível) e quase comprei um 7800x3d que é pior em tudo menos games, ia ter ficado mt arrrependido.. sorte que tem o adrenaline pra salvar.
 
um 14600k e uma b760m aorus elite cm um air ag620. Em full ele deixa o Intel em 80/95 graus em stress/jogando, na minha cidade está fazendo 35º… help
 
um 14600k e uma b760m aorus elite cm um air ag620. Em full ele deixa o Intel em 80/95 graus em stress/jogando, na minha cidade está fazendo 35º… help

Amigo... Já foi falado uma centena de vezes aqui e especialmente nas últimas 15 postagens. Faça undervolt.
 
Nesse calor, mesmo o custom loop as vezes quer passar dos 80 graus.
Uma "loucura" a se fazer seria por um chiller no loop, talvez um refrigerador de aquários.

Alguém já tentou algo do tipo?
No mercado livre tem uns chillers, mas são absurdamente caros, coisa de 4 mil reais, e para 750L. Não precisaria de tanto.
 
Nesse calor, mesmo o custom loop as vezes quer passar dos 80 graus.
Uma "loucura" a se fazer seria por um chiller no loop, talvez um refrigerador de aquários.

Alguém já tentou algo do tipo?
No mercado livre tem uns chillers, mas são absurdamente caros, coisa de 4 mil reais, e para 750L. Não precisaria de tanto.

Acho que vale a pena tentar os wb direct die antes de partir pra chiller...

Tem os Boyu e Gelaqua, precisa só fazer uma "automatização", o povo usa Arduino (mas pode ser outro MCU que você conheça) + relê.

Vc liga o PC pelo Arduino, que primeiro aciona a bomba + chiller, ai qdo chegar na temperatura desejada, ai então liga o PC.

Edit: Esquece a litragem, geralmente está ligada ao reservátório e fluxo da bomba embutida. O que a gente precisa mesmo é a potencia do compressor, se é 1/4, 1/3cv, 1/2cv, 1cv.

Sempre tive vontade de montar um, mas do jeito certo... compressor rotativo Danfoss bem silencioso de 1cv ou até mais potente, para usar com duty cycle de 30~60%, com uma MCU para ligar e desligar, reservatório pequeno (3~5L no máx) com sensor de humidade e desumidificador e o principal tubulação pela parede. Qdo eu for reformar o quarto como coloquei multisplit tem espaço de sobra para colocar um chiller, quem sabe de certo.
 
Última edição:
Acho que vale a pena tentar os wb direct die antes de partir pra chiller...

Tem os Boyu e Gelaqua, precisa só fazer uma "automatização", o povo usa Arduino (mas pode ser outro MCU que você conheça) + relê.

Vc liga o PC pelo Arduino, que primeiro aciona a bomba + chiller, ai qdo chegar na temperatura desejada, ai então liga o PC.

Edit: Esquece a litragem, geralmente está ligada ao reservátório e fluxo da bomba embutida. O que a gente precisa mesmo é a potencia do compressor, se é 1/4, 1/3cv, 1/2cv, 1cv.

Sempre tive vontade de montar um, mas do jeito certo... compressor rotativo Danfoss bem silencioso de 1cv ou até mais potente, para usar com duty cycle de 30~60%, com uma MCU para ligar e desligar, reservatório pequeno (3~5L no máx) com sensor de humidade e desumidificador e o principal tubulação pela parede. Qdo eu for reformar o quarto como coloquei multisplit tem espaço de sobra para colocar um chiller, quem sabe de certo.

Eu uso direct die.
Estava pensando aqui, eu tenho um CPU block non-direct die "sobrando".

Imagino que eu possa adicionar ele no loop, e na parte flat conectar um peltier 12706.
Para não deixar o peltier sempre no máximo, jogo um PWM nele via esp32 ou qualquer outra coisa.

Deve funcionar relativamente ok.
 
Eu uso direct die.
Estava pensando aqui, eu tenho um CPU block non-direct die "sobrando".

Imagino que eu possa adicionar ele no loop, e na parte flat conectar um peltier 12706.
Para não deixar o peltier sempre no máximo, jogo um PWM nele via esp32 ou qualquer outra coisa.

Deve funcionar relativamente ok.

Cara, já quebrei a cara com peltier no passado também...

Num Thermalfake X71 que cabe tudo e mais um pouco.

2x bloco EK-Monarch com 2x TEC-12712 de 150w + fonte extra + Rad 280mm dedicado pro peltier, consumindo 300w e gela só 3 graus...

E o fluido passava por 2x rads (teto e frente) antes de passar no peltier.

Sem-t-tulo2.png

Sem-t-tulo2.png
 
Cara, já quebrei a cara com peltier no passado também...

Num Thermalfake X71 que cabe tudo e mais um pouco.

2x bloco EK-Monarch com 2x TEC-12712 de 150w + fonte extra + Rad 280mm dedicado pro peltier, consumindo 300w e gela só 3 graus...

E o fluido passava por 2x rads (teto e frente) antes de passar no peltier.

Sem-t-tulo2.png

Sem-t-tulo2.png
Bom saber, aprender com o erro dos outros, hehe.

Realmente, mesmo buscando por aí, o que mais se encontra é o pessoal reclamando do consumo do peltier.

Hoje aqui eu tenho:
1 cpu block (direct die)
3 rads (2x 360mm + 1x 480mm)
1 ram block
1 gpu block
2 pumps (em série, só uma com reservatório obviamente)

Como o peltier é relativamente barato, e futucando caixas antigas sempre dá pra encontrar umas fontes, fans, etc, eu pensei em montar ele nesse CPU block aqui: https://www.icemancooler.com/page84.html?product_id=168&_l=en
que está parado desde que troquei para direct die.

Ligar o peltier diretamente na parte flat, e puxar como um "bloco de refrigeração".

As expectativas são baixas, mas os gastos (considerando a quantidade de tralha que já tenho em casa), também. Quem sabe eu teste como um projetando de fim de semana para brincar.
 
Bom saber, aprender com o erro dos outros, hehe.

Realmente, mesmo buscando por aí, o que mais se encontra é o pessoal reclamando do consumo do peltier.

Hoje aqui eu tenho:
1 cpu block (direct die)
3 rads (2x 360mm + 1x 480mm)
1 ram block
1 gpu block
2 pumps (em série, só uma com reservatório obviamente)

Como o peltier é relativamente barato, e futucando caixas antigas sempre dá pra encontrar umas fontes, fans, etc, eu pensei em montar ele nesse CPU block aqui: https://www.icemancooler.com/page84.html?product_id=168&_l=en
que está parado desde que troquei para direct die.

Ligar o peltier diretamente na parte flat, e puxar como um "bloco de refrigeração".

As expectativas são baixas, mas os gastos (considerando a quantidade de tralha que já tenho em casa), também. Quem sabe eu teste como um projetando de fim de semana para brincar.

No seu exemplo, a 12706 tem 91w de consumo...

Contando que você refrigere 100% o hot side e usando a TEC Calculator, com um delta T de 25~30 graus, o poder de resfriamento liquido é de uns 20w.

Peltier funciona em bebedouro porque não tem fonte de calor, a não ser a temperatura ambiente, ao contrário do processador que "bombeia" calor continuamente.

E fica refrigerando o liquido já previamente refrigerado, dentro de um reservatório isolado, aumentando o delta T cada vez mais, é um ciclo virtuoso...


Os gringos (que tem mtos recursos) usam 9x TECs @ 48v + peltier direto no wb do processador, igual o bloco da EK de US$ 580 consumindo +1500w, ai gela pra valer mesmo.
 
No seu exemplo, a 12706 tem 91w de consumo...

Contando que você refrigere 100% o hot side e usando a TEC Calculator, com um delta T de 25~30 graus, o poder de resfriamento liquido é de uns 20w.

Peltier funciona em bebedouro porque não tem fonte de calor, a não ser a temperatura ambiente, ao contrário do processador que "bombeia" calor continuamente.

E fica refrigerando o liquido já previamente refrigerado, dentro de um reservatório isolado, aumentando o delta T cada vez mais, é um ciclo virtuoso...


Os gringos (que tem mtos recursos) usam 9x TECs @ 48v + peltier direto no wb do processador, igual o bloco da EK de US$ 580 consumindo +1500w, ai gela pra valer mesmo.

Considerando algo funcional, etc.
Alguma dica para lidar com a condensação? Pintar tudo com epoxy?
 
Considerando algo funcional, etc.
Alguma dica para lidar com a condensação? Pintar tudo com epoxy?

Não vai precisar, mas se quiser garantir, o jeito mais fácil e prático, inclusive para retirar (álcool Iso) é usar a graxa dielétrica da implastec.
 
Isso é no clock base, no turbo...
150W até no base já é piada, faz nem sentido esse valor somente em 3.2GHz, acho que só colocaram um valor qualquer sem querer pensar muito.
 
Vaza CPU de edição limitada Intel Core i9-14900KS: Clock de até 6.2GHz, temperaturas acima de 100°C e consumo para além de 400W

Intel-Core-i9-14900KS-Limited-Edition-CPU-Leak-_3.png

Intel-Core-i9-14900KS-Limited-Edition-CPU-Leak-_4.png


3.2GHz clock base, 5.9GHz clock turbo all-core, 6.2GHz clock turbo single-core, 150W TDP.
400w, pqp

Só o CPU ainda hein
 
Até uns 300-320w, a galera mais entusiasta tankava de boa (AIO 420mm, custom, etc…) agora 400w acho meio sem sentido. Será q estou falando besteira?
 
Se eu fosse a Intel, só de sacanagem e puro suco de sarcasmo, eu mandava aquele cooler padrão na caixa do 14900KS.
 
Nos chipsets B760 tem como ajustar power limit e/ou voltagem? Caso positivo, B seria muito mais que suficiente pra quase todo mundo e sinceramente gastei grana a toa no Z (é que peguei uma Z790 barata pelos slots nvme que preciso) 🥲 Uso pc pra produtividade bem pesada + programação e compilar builds na unity/unreal

Caso não tenha como ajustar PL1/PL2, acho que só pelo power limit o Z já vale a pena.

E realmente não entendi porra nenhuma. Foi só tirar o power limit que já desceu 15C-20C no benchmark (zero power throlling num escritório a 30C). Se descer mais 50W já diminui 40C.. é coisa demais..
Tenho uma Asus Tuf B760 com 13700, faço UV com offset negativo e determino o maximo de Watts para o long term e para o short term, PL1 e PL2, um em 65W e outro em 200W.

A CPU roda pianinho aqui. 😎
 
Galera se assusta com o consumo, mas no fim das contas, é coisa de 30~40 reais anuais, se comparado a um TDP típico de um processador AMD.

Lembro de discutir com alguém sobre o 5600X vs 11400 e esta pessoa usou a diferença de TDP, o 5600X era 65 e o 11400 era 125, se não me engano. Porém o 11400 estava 1000 reais e o 5600X, custava 1800. Fiz as contas da diferença de consumo entre os dois e levaria 12 anos para o 5600X compensar o valor do 11400, pela economia de energia.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo