Intel Core i7 13700K Fritando?

netooficialbr

Active Member
Registrado
Olá rapaziada, recentemente fiz um up na minha máquina e peguei um 13700K. porém na minha cabeça ele está esquentando bastante, vou deixar imagens abaixo pra que vocês possam ver.
Vou detalhar pra vocês. Eu trabalho com edições de vídeos e ele se mantem na casa dos 62 graus a 70 graus, porém quando coloco um vídeo pra renderizar ele chega a bater os 100 graus e fica na cor vermelha esses 100 graus. é normal isso? ou realmente tem algo de errado? penso que o processador está mal encaixado ou a loja que montou colocou uma pasta de má qualidade!

i7 13700K sem OC
Water Cooler Gamdias Chione M2-240 Lite
MSI MAG Mortar B660M DDR5
Kingston Fury 16GB DDR5 5200Mhz
M.2 240GB Sistema
1 SDD 480 Arquivos (Estou esperando chegar o novo 1TB)
1 SSD 120GB FIFA 23

Screenshot_1.png
22808d0d-b22e-4157-ac8d-4ce7437b0c19.jpg

Screenshot_12.png


O que será que está rolando? :(
desde já obrigado a todos!
 
porém quando coloco um vídeo pra renderizar ele chega a bater os 100 graus e fica na cor vermelha esses 100 graus. é normal isso?
Certamente não deveria chegar nisso pois ao atingir/passar de 100ºC ele tem sua performance degradada para evitar problemas (thermal throttling).

Particularmente gosto do hwinfo64 para monitorar esse tipo de coisa por mostrar mais informações.

ou realmente tem algo de errado? penso que o processador está mal encaixado ou a loja que montou colocou uma pasta de má qualidade!
Isso aqui chamou minha atenção:

1673619895803.png

1673620024645.png

1673620035785.png


Não conheço o WC para dizer se ele é suficiente para o processador e se o fato de haver apenas uma indicação (e a velocidade) estão corretas mas além dele você tem outros fans pelo gabinete?

Uma pela outra, definitivamente ele não deveria estar parado (0 RPM) com o processador batendo nos 100ºC.
 
Certamente não deveria chegar nisso pois ao atingir/passar de 100ºC ele tem sua performance degradada para evitar problemas (thermal throttling).

Particularmente gosto do hwinfo64 para monitorar esse tipo de coisa por mostrar mais informações.


Isso aqui chamou minha atenção:

Ver anexo 134769
Ver anexo 134770
Ver anexo 134771

Não conheço o WC para dizer se ele é suficiente para o processador e se o fato de haver apenas uma indicação (e a velocidade) estão corretas mas além dele você tem outros fans pelo gabinete?
Sim, tenho outras fans no gabinete. sobre a parte que chamou sua atenção acima, eu n entendi bem, oq é isso? "Sou um pouco leigo no assunto"
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Certamente não deveria chegar nisso pois ao atingir/passar de 100ºC ele tem sua performance degradada para evitar problemas (thermal throttling).

Particularmente gosto do hwinfo64 para monitorar esse tipo de coisa por mostrar mais informações.


Isso aqui chamou minha atenção:

Ver anexo 134769
Ver anexo 134770
Ver anexo 134771

Não conheço o WC para dizer se ele é suficiente para o processador e se o fato de haver apenas uma indicação (e a velocidade) estão corretas mas além dele você tem outros fans pelo gabinete?

Uma pela outra, definitivamente ele não deveria estar parado (0 RPM) com o processador batendo nos 100ºC.

Instalei o software que você acha melhor, vou te mandar abaixo.
1.png

2.png

3.png
 
Última edição:
Qual o gabinete (e fans utilizados, assim como as posições deles) e a temp ambiente? Isso aí vai influenciar bastante, tem gente aí que reduz 5-15c só de abrir o painel frontal e/ou lateral do gabinete, assim como temp ambiente pode atrapalhar muitas vezes já que estamos no verão e alguns lugares aqui no Brasil são brabos, e eu também daria uma conferida na rotação dos fans do WC e aumentaria o RPM se já não estiver no máximo (pessoalmente gosto do programa Fan Control)

Além do que já foi citado, também daria uma pesquisada em undervolt, não sei orientar exatamente o processo pra Intel mas pelo que vejo geralmente as CPUs tendem a aceitar uma redução de algo próximo de 75mv de Vcore e continuarem estáveis mas com consumo/temperatura um pouco reduzidos, eu experimentaria com valores de 50-100mv. E pasta térmica também pode dar uma ajudinha mas aí só sabendo qual foi utilizada na montagem mesmo pra saber se valeria a troca
 
Sim, tenho outras fans no gabinete. sobre a parte que chamou sua atenção acima, eu n entendi bem, oq é isso? "Sou um pouco leigo no assunto"
Desculpe, não sei exatamente qual parte você ficou com dúvida mas fan = ventoinha e RPM = rotação.

No radiador do WC há 2 fans que devem aumentar/diminuir a rotação usando a temperatura do processador como referência, estar numa rotação baixa demais (ou zerada) sob temperatura alta não é o comportamento esperado.

Não sei de que forma eles estão efetivamente conectados à placa mãe (assim como a bomba, que é o componente que fica sobre o processador e que deve trabalhar na rotação máxima/fixa) mas eles podem estar configurados e/ou conectados de maneira errada.

Instalei o software que você acha melhor, vou te mandar abaixo.
Ótimo, agora busque por outros sensores de "RPM" dentro das subseções, nestes prints vi apenas da placa de vídeo que neste momento não nos interessa.

Outro ponto: Se você tem outros fans no gabinete eles também devem ser listados nestes softwares.
 
Qual o gabinete (e fans utilizados, assim como as posições deles) e a temp ambiente? Isso aí vai influenciar bastante, tem gente aí que reduz 5-15c só de abrir o painel frontal e/ou lateral do gabinete, assim como temp ambiente pode atrapalhar muitas vezes já que estamos no verão e alguns lugares aqui no Brasil são brabos, e eu também daria uma conferida na rotação dos fans do WC e aumentaria o RPM se já não estiver no máximo (pessoalmente gosto do programa Fan Control)

Além do que já foi citado, também daria uma pesquisada em undervolt, não sei orientar exatamente o processo pra Intel mas pelo que vejo geralmente as CPUs tendem a aceitar uma redução de algo próximo de 75mv de Vcore e continuarem estáveis mas com consumo/temperatura um pouco reduzidos, eu experimentaria com valores de 50-100mv. E pasta térmica também pode dar uma ajudinha mas aí só sabendo qual foi utilizada na montagem mesmo pra saber se valeria a troca
o ambiente é bem resfriado principalmente por conta do ar condicionado :(
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Desculpe, não sei exatamente qual parte você ficou com dúvida mas fan = ventoinha e RPM = rotação.

No radiador do WC há 2 fans que devem aumentar/diminuir a rotação usando a temperatura do processador como referência, estar numa rotação baixa demais (ou zerada) sob temperatura alta não é o comportamento esperado.

Não sei de que forma eles estão efetivamente conectados à placa mãe (assim como a bomba, que é o componente que fica sobre o processador e que deve trabalhar na rotação máxima/fixa) mas eles podem estar configurados e/ou conectados de maneira errada.


Ótimo, agora busque por outros sensores de "RPM" dentro das subseções, nestes prints vi apenas da placa de vídeo que neste momento não nos interessa.

Outro ponto: Se você tem outros fans no gabinete eles também devem ser listados nestes softwares.
Achei esse na placa mãe, acredito que são as que você me pediu.
0.png
 
Última edição:
Desculpe, não sei exatamente qual parte você ficou com dúvida mas fan = ventoinha e RPM = rotação.

No radiador do WC há 2 fans que devem aumentar/diminuir a rotação usando a temperatura do processador como referência, estar numa rotação baixa demais (ou zerada) sob temperatura alta não é o comportamento esperado.

Não sei de que forma eles estão efetivamente conectados à placa mãe (assim como a bomba, que é o componente que fica sobre o processador e que deve trabalhar na rotação máxima/fixa) mas eles podem estar configurados e/ou conectados de maneira errada.


Ótimo, agora busque por outros sensores de "RPM" dentro das subseções, nestes prints vi apenas da placa de vídeo que neste momento não nos interessa.

Outro ponto: Se você tem outros fans no gabinete eles também devem ser listados nestes softwares.
Screenshot_1.png



Screenshot_2.png

mais algumas informações enquanto eu renderizava outro vídeo
 
Cara deixa te perguntar, qual o WC?? porque nao deveria estar esquentando tanto....
Uso o que deixei acima irmão "Water Cooler Gamdias Chione M2-240 Lite" como não manjava muito, pedi para o suporte da Pichau que me recomendasse um WC para esse meu processador, dai me indicaram esse e eu comprei :( comprei com eles mesmo.
 
Uso o que deixei acima irmão "Water Cooler Gamdias Chione M2-240 Lite" como não manjava muito, pedi para o suporte da Pichau que me recomendasse um WC para esse meu processador, dai me indicaram esse e eu comprei :( comprei com eles mesmo.
eu recomendaria vc trocar o WC, só de 360mm vai dar conta dessa CPU

o melhor CXB é o Cooler Master MasterLiquid PL360 Flux por 850 reais

é o que uso aqui, combinado com um undervolt de leve
 
eu recomendaria vc trocar o WC, só de 360mm vai dar conta dessa CPU

o melhor CXB é o Cooler Master MasterLiquid PL360 Flux por 850 reais

é o que uso aqui, combinado com um undervolt de leve
Será que pode ser o WC mesmo? pq tipo, o investimento é um pouquinho alto pra simplesmente ser em vão :S mas se realmente for isso, eu vou comprar outro.
 
Será que pode ser o WC mesmo? pq tipo, o investimento é um pouquinho alto pra simplesmente ser em vão :S mas se realmente for isso, eu vou comprar outro.

O que vc pode fazer é tirar o cooler, reaplicar pasta térmica e garantir que ficou bem encaixado, apesar que não costuma ter erro de ficar mal encaixado essas coisas, sem nenhuma pressão

se não melhorar a temperatura acho que só resta trocar mesmo, pq vou te falar mesmo o i7 dessa geração é bastante quente, geral sofre com temperaturas basta ler o tópico oficial

já que vc vai mexer com edição de vídeo que exige muito da CPU, não tem pra onde fugir a não ser usar um bom WC de marca famosa

a Pichau meio que te indicou um modelo pra uso geral, não pra uso pesado
 
Será que pode ser o WC mesmo? pq tipo, o investimento é um pouquinho alto pra simplesmente ser em vão :S mas se realmente for isso, eu vou comprar outro.
De uma analisada no Vcore, parece estar alto, baixar ele ajudaria e muito nas temp, porem a B660 tem poucos recursos, tem forum gringo relatando tal problema na mortar B660m D4, pesquise no google por B660 mortar com i7 13700K, acredito que waltercooler ajudara, mas continuara quente! Em uma Z690 você tem mais possibilidades, abaixando o vcore sem prejudicar muito o desempenho e reduzindo temp.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

tenho interesse em comprar kit similar, e iria em uma B660m mortar, pesquisando achei seu questionamento, mas eu já estava mais a frete, 13º ainda nao esta bem em B660 e z690.
 
Cara aqui para empurrar meu 12700k eu uso um x73 da nzxt e te falo que esquenta mesmo assim... e gamdias ja ouvi algumas reclamaçoes... verifique se voce consegue fazer um undervolt com a sua placa mae, tenho certeza que ira ajudar na temp
 
Cara aqui para empurrar meu 12700k eu uso um x73 da nzxt e te falo que esquenta mesmo assim... e gamdias ja ouvi algumas reclamaçoes... verifique se voce consegue fazer um undervolt com a sua placa mae, tenho certeza que ira ajudar na temp
Opa brother, que tenso cara realmente está esquentando horrores aqui tbm. eu não manjo bem de como fazer isso, vou dar uma pesquisada e se não sentir confiança, levarei pra algum técnico. muito obrigado
 
Na minha mobo, ela não tem um header fixo para bomba, todos devem ser configurados na bios se o que está conectado é fan ou pump. O meu wc é custom, então tenho que conectar a bomba em um header, e os fans do radiador em outro. No primeiro boot, ainda sem configurar a bios a bomba ligava em baixissima rotação, foi só ajustar como pump na bios e ela ja liga a 100%. Não sei se wc aio tem tambem 1 conector para a bomba e outro separado para as fans do radiador.
 
Na minha mobo, ela não tem um header fixo para bomba, todos devem ser configurados na bios se o que está conectado é fan ou pump. O meu wc é custom, então tenho que conectar a bomba em um header, e os fans do radiador em outro. No primeiro boot, ainda sem configurar a bios a bomba ligava em baixissima rotação, foi só ajustar como pump na bios e ela ja liga a 100%. Não sei se wc aio tem tambem 1 conector para a bomba e outro separado para as fans do radiador.
Aqui o LS720 tem, um header pros fãs e outro pra bomba, o técnico tinha esquecido de colocar o header das fãs e elas estavam indo em velocidade máxima :bem: ,ela pega energia de conexão Sata da PSU, então ligava, mas ia com tudo no máximo já que o sensor tava nessas né.
 
Nossa galera e eu estava quase comprando um i7 13700k ! Agora me caguei de medo com essas temperaturas ainda mais aqui em Sorocaba que anda fervendo os dias!
Teria alguma outra opção de i7 ou i9 que não esquenta tanto assim e que seja bom pra games? Lembrando que não gosto de fazer overclocks.
 
Nossa galera e eu estava quase comprando um i7 13700k ! Agora me caguei de medo com essas temperaturas ainda mais aqui em Sorocaba que anda fervendo os dias!
Teria alguma outra opção de i7 ou i9 que não esquenta tanto assim e que seja bom pra games? Lembrando que não gosto de fazer overclocks.
Eles fritam mais em uso profissional/hobbies pesados onde o consumo vai pra >200w, em jogos não costuma ser problema mas ainda sim recomendaria no mínimo um bom WC 240mm ou um AC high-end, possivelmente WC 360mm, e um gabinete bom de airflow + undervolt
 
Nossa galera e eu estava quase comprando um i7 13700k ! Agora me caguei de medo com essas temperaturas ainda mais aqui em Sorocaba que anda fervendo os dias!
Teria alguma outra opção de i7 ou i9 que não esquenta tanto assim e que seja bom pra games? Lembrando que não gosto de fazer overclocks.
Cara, nem se priva de comprar por conta disso. qualquer um processador da 13gen ou 14gen que você pegar eles vão fritar em uso bruto! pra games como você quer, dificilmente ele vai fritar... lembrando, como nosso amigo citou, pega um bom WC e ja ta suave! aqui como eu trabalho com renderização, eu tive que meter um undervolt, foi um sucesso e ele continua performando que é uma beleza!
 
Aqui mesmo com WC de 360mm tava batendo 100ºC em full load, no cinebech. Eu apenas troquei a pasta térmica por uma Galax Thermal Grease TG-001, baixou para 80ºC agora em full load. Bizarro essa diferença. Não sei se poderia estar mal encaixado antes, ou a pasta térmica que estava antes já era velha. Tanto antes quanto agora eu já usava com undervolt de -0.1V de vcore, bate em full load 1.17v e fica estável de boa, todos os núcleos de performance a 5.3ghz.
 
esses intel o ideal é limitar o power limit em boost e o power limit em longo período, seria melhor no pl2 e considero ideal setar 150w



sim usar em 150w vc perde muito pouco em aplicações, menos de 10% e nada em jogos e reduz em absurdos 25 a 30 graus a temperatura do processador
 
Se é pra pagar 900 reais num WC, porque não enfiar logo um aircooler Noctua NH-D15 chromax ? Pelo menos com o notcua você não vai precisar se preocupar em trocar de cooler nunca mais na vida, enquanto no WC tua performasse vai degradar bastante quando o watercooler ficar velho, e a notcua fornece uma base nova quando a intel/amd troca de soquete.

Seria possível você postar uma foto do seu PC pra gente ter uma ideia melhor de como é seu gabinete e fans? Um foto real, não tirada do site da loja.
 
Última edição:
Aqui o LS720 tem, um header pros fãs e outro pra bomba, o técnico tinha esquecido de colocar o header das fãs e elas estavam indo em velocidade máxima :bem: ,ela pega energia de conexão Sata da PSU, então ligava, mas ia com tudo no máximo já que o sensor tava nessas né.
Imagina a qualidade e a qualificação desses “téco do formática”….
Esse é o principal motivo pelo qual não levo equipamento tecnológico algum para autorizadas ou técnicos de informática, uma profissão que não exige nenhum tipo de registro profissional e por esse motivo cheio de charlatanismo… o cara pega um jogo de chaves Philips, um pendrive, um HD extremo e uma maleta de parafusos e se autodenomina técnico… mas na real não passa de um “trocador de peças”… se for pra ser assim, faça vc mesmo pelo amor de Deus… com 30 min de pesquisa na web QUALQUER UM consegue fazer TUDO em seu PC… é “injustificável” pagar esse tipo de serviço… é como ter um carro e não saber trocar pneu ou verificar o óleo, deveria ser proibido tirar habilitação
 
Não compre outro WC ainda. Tem muitas coisas que vc pode checar antes.

Primeira coisa a fazer: ver se tem pelo menos 2 fans frontais colocando ar para dentro do gabinete. Os FANs tem uma indicação da orientação em que eles sopram o ar. Os frontais tem que por o ar de fora para dentro do gabinete. Eles precisam estar ligados em paralelo na placa mãe no SYS_FAN1. Para ver se os FANs estão puxando ar de fora para dentro é só ascender um incenso ou um ciagarro e por na frente do FAN.

Segunda coisa: o radiador do WC tem que ter sido montado do topo do gabinete e os FANs precisam estar soprando ar para fora. Os 2 FANs do radiador tem que estar ligados em série e um deles tem que estar ligado ao CPU_FAN1 da placa mãe. A bomba deve estar ligada no PUMP_FAN1 da placa mãe.

Terceira coisa: Se houver um FAN atrás ele tem que estar soprando ar para fora do gabinete. Ele precisa estar ligado no SYS_FAN2

Aqui neste link está o manual da sua placa mãe (olhar na pagina 29): https://download.msi.com/archive/mnu_exe/mb/MAGB660MMORTARWIFI_MAGB660MMORTAR_MAGZ690MMORTARWIFI.pdf

Quarta coisa: undervolt (imprescindivel nesse processador). É um absurdo esses processadores da intel no auto colocar 1,476 V para chegar no clock máximo. Por isso o WC não consegue segurar. Vc precisa de um undervolt de pelo menos -100 mV e talvez chegue a -150 mV (se vc der sorte). Isso irá reduzir absurdamente a temperatura. Para dar undervolt nas MSI com chipset B660m tem uns macetes. Primeiramente verifique se na sua BIOS atual tem na parte de OC um item chamado microcode selection, que vc tem que por em no UVP (no undervolt protection - veja foto abaixo) . Se não existir na sua BIOS vc tem que dar downgrade para a BIOS mais antiga que suporta os procesadores de 13ª gen. No caso da sua MOBO: 7D42vA6. Uma vez colocado a BIOS em no UVP vc poderá baixar o ThrottleStop e dar undervolt no processador (veja foto abaixo)
gLSCIwH.jpg

g9ARZry.png


Quinta coisa: se nada isso resolver sugiro ainda dar um repaste na pasta termica antes de comprar outro WC.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo