[TÓPICO DEDICADO] Intel Skylake\Kaby Lake LGA1151

Ele disse o que houve. O modo de energia do windows setado pra alto desempenho deixa os clocks do CPU alto o tempo todo.
Lembro que acontecia isso comigo também mas acho que última vez que testei isso foi no windows 7.
 
Estava atrás de uma placa-mãe B250, porém surgiu uma boa oportunidade de pegar uma ASUS Z170-P, mas o meu receio é o fato de já estarmos quase na série 300 e eu estar adquirindo uma da série 100, além dos rumores de que os Coffee Lake só irão funcionar nas séries 200 e 300. Será que ainda assim seria um bom investimento essa Z170 ou será que é melhor pegar um B250 mesmo?
Depende do valor.
 
Depende do valor.
Seria 500 reais + frete na ASUS Z170-P, já a B250 não tenho um valor exato, visto que ainda não a encontrei por um bom preço, mas gostaria de gastar nela no máximo 400 reais + frete.
 
só porque comprei o meu agora e acabaram de despachar :vish:
Eu tava com a mesma neura e optei por comprar, apesar de nem ter configurado tudo ainda, posso afirma com propriedade que tá rolando umas lorotas aí. O desempenho é bruto e a temperatura estão controláveis, mesmo com air-cooler.
 
Se alguém puder me ajudar a diminuir o vcore a níveis aceitáveis, agradeço! Deixas as opções da bios com valores automáticos é complicado, a placa mãe joga quase 1.4v no processador quando ele sobe para 4.2Ghz!

Setei manualmente o vcore na bios para 1.2v e aparentemente está OK. As temperaturas quando rodo prime95 caíram um pouco, mas quando monitoro com o core temp ele mostra um VID de 1.34v e no cpu-z o valor correto que setei na bios. Em qual software confiar?

Outro problema que notei é que quando o vcore é setado manualmente apenas a frequência do processador varia de acordo com a necessidade, o vcore fica fixo, o que é algo ruim, pois o processador fica mais quente e consumindo mais energia sem necessidade.

Testei o offset, aparentemente funcionou, mas tive que jogar -90 para ficar abaixo de 1.3v em full load! Se alguém puder confirmar se esse Core temp que é meio bugado para mostrar o VID fala aí, porque não dá pra saber se de fato minhas alterações funcionaram ou se é o programa que está fazendo leitura errada (ou certa, vai saber)...


Idle

idle.png



Full

prime.png
 
É um 7700K com uma Asus Z170 PRO né? Que versão da BIOS instalaram nela? Vi a versão 3401 no site mas não atualizei, uso um 6700k e está tudo funcionando tão bem..

Aqui não tenho nobreak no PC e a energia oscila muito, dá um medo danado de atualizar a bios e dar uma m... bem no meio e detonar minha placa...kk

Abraço.

Opa beleza? é sim a z170-pro, não me lembro a versão que estava, mas antes de atualizar com o 7700K nem dava beep, então me deram a sugestão de colocar um processador da geração anterior (um 6700) e consegui desta maneira. Baixei a bios mais recente, coloquei no pen e fiz o procedimento. Funfou na hora. Abraço
 
Se alguém puder me ajudar a diminuir o vcore a níveis aceitáveis, agradeço! Deixas as opções da bios com valores automáticos é complicado, a placa mãe joga quase 1.4v no processador quando ele sobe para 4.2Ghz!

Setei manualmente o vcore na bios para 1.2v e aparentemente está OK. As temperaturas quando rodo prime95 caíram um pouco, mas quando monitoro com o core temp ele mostra um VID de 1.34v e no cpu-z o valor correto que setei na bios. Em qual software confiar?

Outro problema que notei é que quando o vcore é setado manualmente apenas a frequência do processador varia de acordo com a necessidade, o vcore fica fixo, o que é algo ruim, pois o processador fica mais quente e consumindo mais energia sem necessidade.

Testei o offset, aparentemente funcionou, mas tive que jogar -90 para ficar abaixo de 1.3v em full load! Se alguém puder confirmar se esse Core temp que é meio bugado para mostrar o VID fala aí, porque não dá pra saber se de fato minhas alterações funcionaram ou se é o programa que está fazendo leitura errada (ou certa, vai saber)...


Idle

idle.png



Full

prime.png

VID e Vcore são coisas diferentes.

VID = "Voltage Identification". É um "identificador" de "estado" do processador, que indica a voltagem solicitada pelo processador ao regulador de tensão, de acordo com a frequência que ele está operando. Não é a voltagem real aplicada à CPU.
Cada processador tem uma "tabela" de VID definida de fábrica com uma série de valores de tensão num intervalo (como por ex: 0,8v; 0,9v; 1,0v; 1,1v, 1,2v; 1,3v...) que define a "curva" de voltagem, a qual escala conforme a frequência.

Vcore = Esta é a tensão fornecida ao processador.

Detalhe: Quando você configura o "offset", você está alterando a tensão em relação ao VID. Por isto que às vezes você seta um offset negativo de -100mV, por exemplo, e a voltagem no final não é aquela que você esperava...
 
Se alguém puder me ajudar a diminuir o vcore a níveis aceitáveis, agradeço! Deixas as opções da bios com valores automáticos é complicado, a placa mãe joga quase 1.4v no processador quando ele sobe para 4.2Ghz!

Setei manualmente o vcore na bios para 1.2v e aparentemente está OK. As temperaturas quando rodo prime95 caíram um pouco, mas quando monitoro com o core temp ele mostra um VID de 1.34v e no cpu-z o valor correto que setei na bios. Em qual software confiar?

Outro problema que notei é que quando o vcore é setado manualmente apenas a frequência do processador varia de acordo com a necessidade, o vcore fica fixo, o que é algo ruim, pois o processador fica mais quente e consumindo mais energia sem necessidade.

Testei o offset, aparentemente funcionou, mas tive que jogar -90 para ficar abaixo de 1.3v em full load! Se alguém puder confirmar se esse Core temp que é meio bugado para mostrar o VID fala aí, porque não dá pra saber se de fato minhas alterações funcionaram ou se é o programa que está fazendo leitura errada (ou certa, vai saber)...


Idle

idle.png



Full

prime.png

Exatamente isso que eu tava tentando explicar pro @mpvo , acho disperdício usar fixo por isso, em idle ele mantem a tensão. Estou fazendo testes, já cheguei a 1.120 a 4.5 em fixo/override (enquando escrevo estou rodando o prime) (fixei o multiplicador). Assim que encontrar o valor ideal pretendo colocar em adaptativo ou usar offset.
Meu cpu-z tá atualizado e tá mostrando 15mw à mais. No Hwmonitor tá mostrando certo.
 
Cara, eu tenho uns monitores R1000 T4 da Edifier, nada high end, mas é bem decente, e achei o nível de ruído MUITO bom, não se ouve nada mesmo com o som no talo. Quanto a qualidade difícil te dizer se noto alguma diferença pois além de não ser audiófilo meu som não é dos mais tops, mas eu achei muito bom sim.
Quanto as memórias, eu falei errado, as minhas são 2800 originalmente e estou usando em 3200, mas tu vai conseguir subir essas 2400 do mesmo jeito, só subir a frequência lá e mexer nos timings talvez, e talvez tenha que subir um pouquinho a voltagem pra não fica instável. Já vi muito nego usando memória 2400 a 3200 bem de boa, essas LPX são boas memórias.
Fica sussa que o combo é top, vai rodar redondo! Esse 7600K é monstro de overclock, sobe demais com pouquíssima voltagem, as memórias sobem bem tranquilo também, ativa o XMP delas, coloca a frequência pra 3200 e deixa os timings automáticos pra ver como vai se comportar, se ficar estável tenta ir apertando até onde der com uma voltagem aceitável.

Fala cara, blz?

Coincidentemente também tenho um kit Edifier modelo 1280T, gosto muito delas, acredito que o som, pelo menos pra ouvir música, será satisfatório sim, queria poder usar a entrada de áudio com a guitarra mas acho que a latência não deixará, mas paciência, não se pode ter tudo.

Preferi comprar mesmo o i5 7600k pois a diferença estava alta na época, cerca de 480 reais, e como pelos reviews que vi ele tem, no geral, cerca de 20% menos desempenho que o i7 7700k e os trabalhos que faço não dependem diretamente de muitos threads, preferi economizar aí e pegar uma VGA melhor e 16GB de RAM.

Obrigado pelas dicas de configuração, pretendo deixar o processador a 4.5GHz e peguei um WC deepcool 120t, pelos relatos dos amigos aqui do fórum acredito que vá segurar a temperatura.

Vlw cara
 
Semana que vem se deus quiser vem meu i7 6700k e uma asus z170-a
 
Semana que vem se deus quiser vem meu i7 6700k e uma asus z170-a
Pô sou suspeito pra falar, mas um 6700k com uma z170 fica show demais cara.... vai curtir pra cacete, pode acreditar.

Combo pra 4~5 anos numa boa.
 
Pô sou suspeito pra falar, mas um 6700k com uma z170 fica show demais cara.... vai curtir pra cacete, pode acreditar.

Combo pra 4~5 anos numa boa.

Assim espero, pela grana investida :/:/ logo mais vou pegar uma 1060. Agora a r9 270x vai peidar kkk. Abraço
 
Exatamente isso que eu tava tentando explicar pro @mpvo , acho disperdício usar fixo por isso, em idle ele mantem a tensão. Estou fazendo testes, já cheguei a 1.120 a 4.5 em fixo/override (enquando escrevo estou rodando o prime) (fixei o multiplicador). Assim que encontrar o valor ideal pretendo colocar em adaptativo ou usar offset.
Meu cpu-z tá atualizado e tá mostrando 15mw à mais. No Hwmonitor tá mostrando certo.

Aqui usando offset tenho que setar valores na casa (-0.190mV) para o vcore ficar em torno de 1.216V em full. Outro user aqui disse que o dele fica em 1.184V em full com offset em -0.040mV. Essa tensão eu só consigo com vcore fixo....

Não sei se devo alterar algum outro parâmetro na bios para manter uma tensão mais baixa em full load com pouco incremento de offset negativo, ou se meu processador que é beberrão mesmo, vai saber....
 
Ajuda rápida...

Estou pretendendo ir pro Praguai amanhã buscar um Kit pra mim... tenho 3 opções:
6700K + Z170
6700K + Z270 (Pensando em up pra coffe lake, caso a compatibiliade com a série 200 seja real)
7700K + Z270

E aí?

Vou usar meu cooler atual... coolermaster V6GT, será que segura esses cpus a 4.5Ghz pelo menos?

Resolvi ir de intel mesmo, pois no paraguai não se acha memórias de 3000Mhz pra cima com facilidade, então no intel sei que memos de 2400Mhz sobem perto dos 3000mhz no over.
 
Ontem foi dia de limpeza geral no case, tirei tudo, reapliquei a pasta e cada dia que passa, mais eu curto meu 6700k. Não trocaria de forma alguma por um 7700k apesar das novas tecnologias e um delid para resolver as temperaturas. Também não troco minha pasta térmica, Noctua NT-H1 por nenhuma outra.

O print fala por mim.

c01rMPs.jpg
 
Ontem foi dia de limpeza geral no case, tirei tudo, reapliquei a pasta e cada dia que passa, mais eu curto meu 6700k. Não trocaria de forma alguma por um 7700k apesar das novas tecnologias e um delid para resolver as temperaturas. Também não troco minha pasta térmica, Noctua NT-H1 por nenhuma outra.

O print fala por mim.

c01rMPs.jpg

Temperatura ambiente aí era de quanto?
 
Ajuda rápida...

Estou pretendendo ir pro Praguai amanhã buscar um Kit pra mim... tenho 3 opções:
6700K + Z170
6700K + Z270 (Pensando em up pra coffe lake, caso a compatibiliade com a série 200 seja real)
7700K + Z270

E aí?

Vou usar meu cooler atual... coolermaster V6GT, será que segura esses cpus a 4.5Ghz pelo menos?

Resolvi ir de intel mesmo, pois no paraguai não se acha memórias de 3000Mhz pra cima com facilidade, então no intel sei que memos de 2400Mhz sobem perto dos 3000mhz no over.
Nessas condições, eu iria de 7700K + Z270!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo