[TÓPICO DEDICADO] Intel Socket 1851 - Meteor Lake / Arrow Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
@Shitter oi , sim. A ideia basica é um upgrade da maquina atual pra trabalhos gerais de design, edicao grafica e desenvolvimento - e começar a brincar um pouco com IA.

@ricsylvestre tive alguma dificuldade pra definir a memoria - especialmente pela dificuldade em achar pares (kits 2x) de memorias na frequencia maxima suportada pela minha placa mae. Simplesmente nao achava no mercado pra comprar kits DDR5 6400Mhz. Cheguei a achar memorias simples (1x) - mas com DDR5 nao queria arriscar pentes avulsos.

então, perguntei pq tbm fiquei na duvida sobre as memorias.... inicialmente eu tbm queria as com 6400mt/s, mas estava difícil de achar p/ agora (e ficou mais difícil ainda pq eu não queria memórias com rgb, luzinha etc..).... assim como vc, não queria fazer OC ou ficar estressando demais (queria rodar no "default" mesmo)

enfim, no fim, acabei escolhendo a CMK64GX5M2B6000C30 (corsair vengeance 2 x 32 gb 6000 mt/s cl30)..... eu ainda nem ativei o XMP nela (e acho q nem vou).... em stock está rodando a 4800 e p/ mim tá ok

Patch Intel 0x114 em andamento, provavelmente resolverá o desempenho fraco em jogos que as CPUs Core Ultra 200S oferecem atualmente

2wGEQIx.jpeg

Os resultados regressivos de desempenho em jogos da Intel para as CPUs Arrow Lake "Core Ultra 200S" decepcionaram a todos e, embora seus benchmarks não parecessem muito bons no papel, pelo menos se a Intel for capaz de levar o desempenho a esse nível, poderemos finalmente compará-lo com as melhores CPUs para jogos do mercado no momento.

Apesar disso, não espere que o desempenho do Core Ultra 200S toque o desempenho de jogo do Ryzen 7 9800X3D. No entanto, se os rumores recentes forem verdadeiros, poderemos ver o desempenho desses processadores equivalente ou melhor do que os chips principais Raptor Lake e Refresh .

Gd5jiua.jpeg

Conforme relatado por um usuário no ROG Forums (via @9550pro ), o microcódigo 0x114 já está em andamento e pode ser lançado na próxima atualização do BIOS. Não está claro se será um BIOS beta ou oficial, mas como diz o SAFEDISK, "se o número do BIOS for o mesmo, o beta e o oficial são o mesmo BIOS".

59h8CcQ.jpeg

Atualmente, algumas placas-mãe ASUS Z890, incluindo a ROG Maximus Extreme, receberam a mais recente atualização do microcódigo 0x113 com a versão 1101 do BIOS.

Esta atualização do BIOS supostamente melhora a estabilidade e compatibilidade do sistema e traz mais algumas atualizações para melhor desempenho de jogo no modo balanceado. No entanto, este não é o microcódigo real que deve ser a correção completa, pois a Intel tem falado muito sobre isso e divulgará alguma declaração quando for lançada.

MwUYyFK.jpeg

Portanto, é seguro assumir que a correção completa deve estar disponível com o microcódigo 0x114, que será lançado em todas as placas-mãe Z890 de diferentes fornecedores gradualmente. No entanto, não esperamos uma grande melhoria no desempenho dos jogos, mas qualquer aumento perceptível no desempenho será bom.

A Intel ficou decepcionada com as análises de lançamento, já que os processadores não atenderam às expectativas. Até o momento, a Intel não tem nenhuma CPU de desktop forte que possa competir com os processadores Ryzen 9000X3D da AMD (9800X3D no momento) em jogos, que praticamente dominaram o mercado de CPU em todo o mundo. Os chips Intel Arrow Lake oferecem eficiência muito melhor do que os predecessores, além de um aumento de produtividade decente, mas parece que jogos não são sua especialidade.

A empresa prometeu uma atualização este mês , então vamos esperar para ver o que a equipe azul está preparando para aqueles que investiram nas CPUs mais recentes ou ainda estão decidindo se seguem o caminho azul ou vermelho.

Fonte: Asus

Atualização 2.2 do Cyberpunk 2077 dá um aumento de 33% no Arrow Lake

9VTYrtI.jpeg

A atualização mais recente do Cyberpunk 2077 dá um impulso às CPUs da série Core Ultra 200 da Intel

A CD Projekt Red lançou a atualização 2.2 para Cyberpunk 2077, adicionando novas opções de personalização, um modo de foto revisado e mudanças no sistema de veículos do jogo. Além disso, o jogo foi otimizado para a nova série Core Ultra 200 da Intel (CPUs Arrow Lake). Essas otimizações podem gerar ganhos de desempenho de até 33% para as CPUs mais novas da Intel. O desempenho dos jogos foi fraco, com as CPUs de última geração da Intel superando seus modelos mais novos. Agora, o Cyberpunk 2077 roda muito melhor nas novas CPUs Arrow Lake da Intel. Dito isso, este jogo não rodou bem nos processadores Arrow Lake da Intel. Esse aumento de “até 33%” é suficiente para que o Arrow Lake supere a Intel 14ª geração? Teremos que esperar pelos benchmarks.

Bl85Nde.jpeg

Embora as adições que o patch 2.2 deu ao Cyberpunk 2077 sejam bem-vindas, é decepcionante que a CD Projekt Red não tenha atualizado o Cyberpunk 2077 com suporte para as versões mais recentes do FSR e XeSS no PC. Essas mudanças teriam sido uma grande atualização para os jogadores de PC. Na verdade, o Cyberpunk 2077 também usa o upscaler FSR da AMD em consoles, o que significa que atualizar para o FSR 3.1 também beneficiaria os jogadores de console.

As notas completas do patch para a atualização 2.2 do Cyberpunk 2077 estão disponíveis para leitura aqui .

Atualização 2.2 do Cyberpunk 2077 dá um aumento de 33% no Arrow Lake

9VTYrtI.jpeg

A atualização mais recente do Cyberpunk 2077 dá um impulso às CPUs da série Core Ultra 200 da Intel

A CD Projekt Red lançou a atualização 2.2 para Cyberpunk 2077, adicionando novas opções de personalização, um modo de foto revisado e mudanças no sistema de veículos do jogo. Além disso, o jogo foi otimizado para a nova série Core Ultra 200 da Intel (CPUs Arrow Lake). Essas otimizações podem gerar ganhos de desempenho de até 33% para as CPUs mais novas da Intel. O desempenho dos jogos foi fraco, com as CPUs de última geração da Intel superando seus modelos mais novos. Agora, o Cyberpunk 2077 roda muito melhor nas novas CPUs Arrow Lake da Intel. Dito isso, este jogo não rodou bem nos processadores Arrow Lake da Intel. Esse aumento de “até 33%” é suficiente para que o Arrow Lake supere a Intel 14ª geração? Teremos que esperar pelos benchmarks.

Bl85Nde.jpeg

Embora as adições que o patch 2.2 deu ao Cyberpunk 2077 sejam bem-vindas, é decepcionante que a CD Projekt Red não tenha atualizado o Cyberpunk 2077 com suporte para as versões mais recentes do FSR e XeSS no PC. Essas mudanças teriam sido uma grande atualização para os jogadores de PC. Na verdade, o Cyberpunk 2077 também usa o upscaler FSR da AMD em consoles, o que significa que atualizar para o FSR 3.1 também beneficiaria os jogadores de console.

As notas completas do patch para a atualização 2.2 do Cyberpunk 2077 estão disponíveis para leitura aqui .
Vi uns benchmarks do povo do overclock.net e com o patch o bench do Cyberpunk 2077 com o 285K agora empata com o 14900K. Aparentemente o jogo priorizava os e-cores antes do patch.

Vaza placa-mãe ASUS ROG Strix B860-A para Intel Core Ultra série 200

A placa-mãe ASUS B860 suporta CUDIMM, WIFi7 e até quatro SSDs
A ASUS não anunciou sua série de placas-mãe de médio porte para as CPUs mais recentes, mas parece que amostras já estão chegando à mídia.

iaRfyum.png

O primeiro vídeo de unboxing da placa-mãe ainda não lançada da ASUS vem do PCEkspert , um canal de mídia e análise croata que aparentemente recebeu a placa ASUS ROG Strix mais cedo. Esta placa-mãe é equipada com o chipset Intel B860, que é projetado exclusivamente para placas-mãe Intel LGA-1851 com suporte à série Arrow Lake.

A ASUS ROG Strix B860-A apresenta um tema de cor branco e prata e vem em um formato ATX padrão. Ela suporta dois dispositivos PCIe x16 , um baseado em PCIe 5.0 e o outro em PCIe 4.0. Além disso, a placa suporta até quatro SSDs M.2 no formato 2280 e um no formato 22110. Parece que um slot é compatível com PCIe 5.0, enquanto outros dois usam especificações PCIe 4.0.

ihBqs8x.jpeg

f8HnSin.jpeg

A placa-mãe suporta memória DDR5 com até quatro módulos simultaneamente e também suporta memória CUDIMM, permitindo velocidades mais altas. No entanto, a embalagem não menciona nenhuma frequência específica. A placa inclui suporte Intel 2.5 GbE Ethernet e WiFi 7.
iSu5zzm.jpeg

Atualmente, a Intel não lançou sua série de CPU Core Ultra 200 não-K. As únicas placas disponíveis são baseadas em Z890, projetadas para o mercado premium e frequentemente inadequadas para sistemas de orçamento. O B860 e o H810 são os únicos chipsets de consumo esperados para serem lançados nas próximas semanas. Entre eles, o B860 é a segunda melhor opção, supondo que a Intel não lance uma série H870 desta vez.

A série B860 deverá ser lançada logo após a CES 2025.

Fonte via @momomo_us

Update da Intel sobre os problemas de performance do Arrow Lake S

Resumo: requer update de BIOS e Windows 11 26100.2314 or mais recente.

Intel revela linha de processadores Core 200H antes da CES 2025

A Intel e a AMD são amplamente esperadas para chegar ao mercado com novos chips móveis de alto desempenho na CES 2025. Esperamos que a Team Blue levante as cortinas de sua linha Core Ultra 200H e 200HX, enquanto a Team Red contra-atacará com seus produtos Strix Halo, alguns dos quais vazaram recentemente com desempenho promissor. No entanto, isso não é tudo o que esperamos dos gigantes x86, já que ambos estão prontos para apresentar ofertas de médio porte e orçamento também.

Curiosamente, parece que a Intel já retirou o véu de sua linha Core 200H baseada no Raptor Lake-H Refresh, que foi revelada como a série Core Processor. A linha consiste principalmente de chips Raptor Lake-H renomeados, com algumas opções confusas. Os produtos, baseados no nó Intel 7, são os seguintes.

QmYu9I2.jpeg

No topo de linha, temos o Core 9 Processor 270H com 14 núcleos e um clock de boost de P-core de 5,8 GHz, enquanto no baixo, temos o Core 5 Processor 210H com 8 núcleos e um clock de boost de P-core de 4,8 GHz. Curiosamente, o Core 5 Processor 220H tem mais núcleos do que o Core 7 Processor 240H, embora este último tenha mais P-cores. Mesmo assim, a linha certamente parece confusa para compradores que não são experientes em tecnologia o suficiente para saber que nem todos os núcleos são construídos da mesma forma.

Como esperado, a série Core 200H não obtém a nova arquitetura gráfica da Intel e mantém as mesmas iGPUs da era Raptor Lake, impedindo-as de aproveitar a infinidade de vantagens do Intel Arc. A partir do ano que vem, os consumidores terão que lidar com três arquiteturas diferentes sendo enviadas todas de uma vez - Lunar Lake (Core Ultra 200V), Meteor Lake (Core Ultra 200U), Raptor Lake (Core Processor 200H/U) e Arrow Lake (Core Ultra 200H/X). Comprar um laptop está prestes a ficar absurdamente complicado para aqueles que não sabem.

Fonte: Notebookcheck

Fim de Ano é aquela correria, mas enfim, terminei a montagem da maquina.

Estava desde a Black Friday com todas as peças aqui - mas alguem precisa trabalhar as vezes..rs
- fora um ou outro imprevisto no meio do caminho da montagem.

Setup final ficou:
- Gabinete Gamdias Neso P1
- Placa-Mae Gigabyte z890 Aorus Master
- Processador Intel Core Ultra 9 285K
- Memória Corsair Dominator Titanium 2x48GB (96GB) DDR5 6400MT/s CL32 - CMP96GX5M2B6400CL32
- NVMe M.2 SSD Crucial T705 2TB PCIe Gen5 14500MB/s
- Fonte SFX Asus ROG Loki 1000w Platinum
- Watercooler Thermaltake TH420 v2 Ultra EX
- 10 Fans Lian Li TL (6x 120 / 4x 140 LCD)

* Pasta Térmica Thermal Grizzly Kryonaut Extreme 2g

A memoria estou rodando ela a 6600MTs CL32 - usando o segundo o perfil do XMP. Acionei tb a AI pra ajustar o XMP e ela chegou a 6800MTs porem, ainda não sei como acionar isso (preciso fazer uns ajustes na configuração da BIOS pra AI enviar os dados pro perfil de XMP).

E a placa de video?

Bom, a placa de video optei por aguardar Janeiro e ver o que vem por ai.

A maquina será para desenvolvimento e edição grafica - mas vou começar a brincar com AI - e a placa de video é a chave de tudo. Pra começar daria pra pegar alguma placa com 16GB - acho que seria suficiente pra rodar bem qq aplicacao - em especial um Stable Diffusion. Mas se fosse pra decidir HOJE - teria pego uma 4090 (preciso de dicas aqui - qual a melhor?) - mas com a entrada de novas placas no mercado aumentando o leque de opcoes - achei q estrategicamente seria melhor aguardar pra ver um "menu" completo.

Ate pq, estou saindo de ferias - e so devo voltar a mexer com a maquina ano que vem - e ela com processador de video integrado -aguenta bem ate FEV/MAR. e dependendo da escolha final - o tempo q for.

Maquina montada - Fiz alguns benchs - nesse momento mais apenas pra testar as peças sob stress - e aproveitando q estou dentro do prazo de devolucao.

A BIOS AINDA ESTA USANDO O MICROCODE 0x113 - mas usando a ultima versao possivel da BIOS (F10)
- microcode 0x114 deve vir nas proximas semanas -

Fiz um CPU-Z tb com os resultados:

contra os atuais:

A CPU suportou bem o stress, chegando a 85oC de pico - mas mantendo uma media na casa de 76-79oC - num ambiente na casa de 27oC.
Em idle a maquina esta ficando a 35oC - num ambiente na casa de 27oC

(aqui esta fazendo algo em torno de 33oC - e o idle fica na casa dos 37oC - liguei o ar condicionado pra baixar pra 27oC o ambiente e fazer os testes)

Benchs do SSD:

* esse ultimo resultado mostra que o SSD esta performando bem, mantendo a velocidade sem overthrottling aparente, o heatsink está segurando por hora.

Um upgrade razoavel pra um já cansado SSD Samsung SSD 970 PRO 512GB (MINHA MAQUINA ATUAL! A CARROÇA Q VIROU 5 ANOS DEPOIS..RS)

APENAS POR CURIOSIDADE - QTO RODAVA MEU SSD NOVO 5 ANOS ATRAS:
+60% DE PERDA DE DESEMPENHO - mas ele foi bravo e guerreiro esses 5 anos.
* o teste abaixo é do review feito pela guru3D para o modelo. apenas como referencia.

Não um expert em cable management mas a fonte SFX faz uma diferença e como minha ideia é voltar pra um computador mais compacto no proximo projeto - ela ja ta garantida.
valeu pela ideia @insanee420

Como esse tipo de post acaba ficando indexado no Google - e eu ja passei por isso - achei o post e nao tive resposta rs - vou detalhar alguns problemas q tive na montagem e como resolvi.

1. GABINETE NA HORIZONTAL FICOU COM A BOMBA ACIMA DO RADIADOR
Solucao: Pra nao trocar de WC, fui obrigado a usar o gabinete na vertical. (outra solucao: trocar o WC de 420 por um de 360 e instala-lo na parte superior do case)

Primeiro problema que tive foi um erro meu de iniciante - nunca usei um Watercooler selado em maquinas (ja montei customs muito tempo atras onde o radiador obrigatoriamente tinha q ser instalado na traseira do gabinete) - e cometi o erro de comprar um WC de 140MM q me obrigava a monta-lo numa unica posicao (o de 360MM me dava mais possibilidades). Optei pelo gabinete da Gamdias Neso P1 pq ele tem uma particularidade - da montagem deitada. Eu tenho uma limitacao na altura do rack de 30cm - e esse é um dos poucos gabinetes ATX q caberia ali. POREM, como comprei o WC errado - fui obrigado a monta-lo na vertical mesmo - ja que a montagem deitada - deixaria o WC montado numa posicao onde o radiador ficaria abaixo da bomba. Sei da problematica da formação de ar no ponto mais alto do WC - e o ar ir cansando a bomba - ao mesmo tempo sei q a qualidade do meu WC deveria ser capaz de compensar isso e fracionar a perda - ate por ter 2 anos de garantia e nao haver qq instrução nos manuais sobre isso. Poderia ter mantido a montagem dele deitado - mas, optei por deixar ele em pe, onde fica ate mais legal - colocar ele num rack mais distante do monitor (e trocar o rack atual mais pra frente pra resolver de vez) - ja q é meu primeiro WC selado e nao estou disposto a desafiar a norma, especialmente com algo que é bem chato de se montar e desmontar.

2. PLACA-MAE TEM APENAS SAIDA THUNDERBOLT 4 PRA VIDEO
Solucao: Precisei comprar um adaptador Thunderbolt (No caso 3) para HDMI.

Como coloquei ele num rack mais distante optei por liga-lo usando um cabo HDMI de fibra optica de 15m q ja tinha aqui. Porem, nao tinha notado que a placa-mae nao oferece a saida HDMI nativa - apenas 2x Thunderbolt 4.0. Como estou sem a placa de video, precisei comprar o adaptador.

3. SSD CRUCIAL T705 2TB NÃO ENCAIXA NO SLOT PCIE 5.0 COM TRAVA Q LATCH
Solucao: Retirei o thermal pad da placa-mae (isso esta nas instruções oferecidas pela Crucial) - MESMO assim não é suficiente. Foi necessário desparafusar a base metalica da placa-mae.

O Crucial T705 2TB já vem obrigatoriamente com um heatsink proprietario. A versao 1TB nao vem e nao tem esse problema (engate e pronto). O problema todo é o Heatsink. A Crucial ainda foi sacana - pq a versao anterior T700 vinha tb com o heatsink mas ele era montado com parafusos (bastava desparafusar as laterais e retirar) - no T705, a Crucial - retirou os parafusos e meio que soldou (nao sei exatamente pq nao tentei abrir - ate pq o suporte da Crucial ameçou quem tentar tirar de perder a garantia) - o fato é que sem os parafusos - a unica forma de retirar o heatsink é praticamente destruindo ele com um alicate, forçando a chapa metalica. Com o heatsink o ssd acaba ficando um pouco mais grosso na base - e isso impacta o engate dele no Q Latch (trava automatica q inventaram pra "ajudar" - ao inves de ter um parafuso q nao teria esse tipo de problema) - a Trava Q Latch é pre-aparafusada na placa mae. A primeria alternativa q tentei foi desparafusar ela um pouco pra ganhar altura e dar o engate na espessura do SSD com heatsink. FUNCIONOU porem, com a trava desparafusada - a impressao é que ela meio que ficou bamba ou "solta" (logico estava desparafusada) - ela trava o ssd, mas parecia q qq movimento mais brusco poderia solta-lo. O ssd engata num slot 110 determinado por uma chapinha metalica aparafusada na placa mae - onde ficava o thermal pad aplicado. Retira-se o thermal pad e desparafusa a chapa (ela tem dois parafusos centrais) - e deixa ela presa apenas pelo Q Latch principal na ponta (para engatar os ssd de 110) - e engata normalmente o Crucial T705 - usa o Q Latch de 80. Sem os parafusos centrais - por algum milagre da informatica moderna.. o Q Latch de 80 enfim consegue travar o ssd.

4. ATUALIZACAO DO FIRMWARE DA MEMORIA CORSAIR DOMINATOR TITANIUM TRAVA E LEDS FICAM PISCANDO EM BRANCO
Solucao: Muita paciencia. Um pouco de sorte e insistir na atualizacao do firmware - seguindo alguns processos.

Assim que entramos no iCUE da Corsair para configurar as memorias somos informados de que um novo firmware esta disponivel. Ao darmos ok somos atualizados para o firmware v.0.9.16
(no caso dos meus modulos, mas vi que o problema parece estar na atualizacao desses dois firmwares e nao necessariamente ao modulo - outros modulos utilizando o mesmo firmware tiveram o mesmo problema) - a principio esse firmware esta OK (nao sei dizer pq nao me lembro pois na sequencia já é pedido a atualizacao do novo e ultimo firmware v.1.0.18. Esse final 18 é o q esta bugando tudo.

Dica 1 - NAO INSTALE o v.1.0.18 - a menos q esteja com algum outro problema no seu modulo. Claro se voce ja instalou...
Dica 2 - Como uma operação nos olhos.. atualize 1 pente de cada vez. Pode ser que nao resolva - mas minimiza a chance de bugar os 2 de uma vez.

No meu caso - eu nao sabia e fiz o update dos 2 pentes juntos. UM DELES BUGOU. O outro deu OK. Em tela vc nota o erro pq recebe uma mensagem no software. INGENUAMENTE - tentei atualizar o outro - vi que o modulo estava piscando branco - o outro estava OK. Tentei reinstalar o firmware - sem saber a bomba q era - e ao inves de arrumar, buguei o outro.

Dica 3 - O SOFTWARE AVISA E ALERTA - NAO DEIXE NENHUM CONTROLADOR DE RGB DE OUTRO FABRICANTE - ate mesmo o nativo do windows - LIGADO. DESLIGUE TODOS! e certifique-se! Eu ignorei esse alerta e fiz a atualizacao - como disse, uma deu certo - talvez poderia ter dado certo nas duas e blz - mas nao deu - e quem esta com esse problema ja notou que é algo completamente instavel. Entao, vamos fazer o certo - e desligar tudo. Para tentar deixar tudo no melhor cenario possivel. (isso nao é garantia, tem report de gente q fez e nao resolveu - mas nao custa nada deixar feito, sabendo o proprio iCUE pede isso)

Dica 4 - Existem diversos reports de gente que conseguiu resolver realizando um CLEAN CMOS (retirando a bateria da placa-mae) - retirando a memoria, aguardando uns 5 minutos (com o intuito de "desmemorizar" tudo) - e voltando pro iCUE (alguns ate desinstalam o iCUE) - e FORÇANDO a instalacao do firmware (sim, pq a memoria acusa como "ATUALIZADA" no firmware do iCUE e nao deixa atualizar mais - pra isso é necessario "buscar atualizacao" na memoria - sera que dito que nao tem disponivel e ira mostrar a versao atual - do lado da versao vai aparecer tres pontinhos -clique - e la tera a opcao "FORCAR ATUALIZACAO"). Lembre-se antes, de desligar todos os outros controladores - PRA MIM NAO RESOLVEU. PRA MUITOS NAO RESOLVEU.

Nao acho que o problema seja "desmemorizar" a memoria ou a bios - ate pq minha memoria e bios estavam zeradas. O que vi foi um sistema de atualizacao muito ruim e instavel. as vezes parece ate que o servidor para de enviar o firmware.

Dica 5: Pensando nisso ligar a internet via cabo pode ajudar (eu nao usei - fiz tudo wireless)

Dica 6 - O Q REVOLVEU PRA MIM: (lembrando q fiz a dica 3 e 4 antes) - Desinstalei o iCUE e procurei uma versao mais antiga (imaginando q o bug fosse o software) e a Corsair disponibiliza as versoes antigas nesse link: https://www.corsair.com/br/pt/s/dow...hX_Zn75WlmjFdmkcOglrWHH3YRuZxFwiDArVrB7jP7jlX (Clicar em versoes anteriores)

A versao atual (DEZ/2024) é a 5.22.81 - eu baixei a ultima anterior disponivel - v4.33.138 - ela nao reconheceu as memorias. Insisti diversas vezes - e nao reconheceu. (reiniciei) - fiz entao o upgrade do software PELO SOFTWARE - nao vou lembrar qual foi a versao (se bobear era a propria 5.22.81) - e ele reconheceu a memoria - FORCEI A ATUALIZACAO DO FIRMWARE - e FOI! Milagrosamente ele atualizou os dois pentes.

Obviamente, nao sei se esse método é o vencedor, pq claro, NUNCA MAIS VOU ATUALIZAR O FIRMWARE..rss - mas o que senti é que a atualizacao é muito instavel. Provavelmente, sem fazer nada disso q relatei - e so ir tentando de vez em quando - uma hora ira resolver. MAS, o mais importante - se a memoria esta funcionando OK (tirando claro esse piscante irritante) - não é motivo pra RMA. (se enviar, claro, a corsair resolvera, mas o que quero dizer é que da pra resolver por conta, tendo uma santa paciencia.)

5. DEMAIS PROBLEMAS

os outros problemas q tive estao todos relacionados ao RGB do setup - o que é perfumaria - e portanto nao vou resolve-los aqui - ate pq a maioria nao tem solucao (esse proprio erro do firmware da memoria é derivado dessa instabilidade dos RGBs - mas nesse caso optei por tentar ajudar a resolver pq foi pra mim uma armadilha.. o bug ocorreu independente de se pensar em RGB). Os outros nao impendem o funcionamento do sistema em si - so afetam o RGB e devo dizer - todas as marcas tem problemas. sao instaveis.

Eu nunca gostei muito desse tipo de perfurmaria etc - ate pq eu SEMPRE PREFIRO CASES MENORES, fechados, etc. Minha maquina era um iTX - e so nao segui como iTX pq optei pra ir pra Z890 q nao esta tao facil achar uma placa-mae iTX completinha por hora. POR ISSO... resolvi nesse case em especial chutar o balde. ENCHI DE RGB DE TUDO QUE É JEITO! rs - mais pra brincar e conhecer a tecnologia.. mas dado todo sofrimento pra controlar - é outro motivo pra se evitar - realmente nao sei se vale a pena. legal é. mas..

É isso pessoal, ficou um postão - mas tinha que ser assim.

Queria aproveitar e agradecer a todo mundo q me ajudou a montar a maquina - praticamente peça por peça foi comprada conversando com vcs aqui. Sei que fiz algumas escolhas controversas - mas a vida é feita de riscos e escolhas certo? Vamos ver no que vai dar. Como upgrade - indiscutivel q tive uma melhoria bem significativa - e já contando com o que tem de mais atual em tecnologia, desde rede 10GB, wifi 7, thunderbolt 4.. Decidido por intel, não fazia sentido upar pra uma geracao problematica, por mais que o "ganho" dos cores ultra pra 13/14a geracao sejam pequenos, pra mim era uma rodovia. E pensando em AI - onde irei demandar placas de video cada vez mais nucleares - ter um processador que compense o gasto energetico - pode a longo prazo ser uma vantagem. Apostas. Vamos ver.

Ano que vem retorno com minha busca pela Placa de VIdeo ideal pra maquina e com ela posto alguns benchmarks mais reais

Feliz Natal e Otimo 2025 pra todos!

Última edição:
Fim de Ano é aquela correria, mas enfim, terminei a montagem da maquina.
montei o meu recentemente tbm (até tinha perguntado das memórias p/ vc).... fazia tempo q eu não montava um pc (o ultimo foi uma meia montagem meio "supervisionada" em 2020)

eu queria um pc basicamente p/ trabalho, com um visual mais clean e discreto, mas como eu "gosto de tecnologia" resolvi pegar peças, digamos, além da minha necessidade. Inicialmente eu queria algo meio voltado ao thunderbolt ("bastante" portas desse tipo como vc encontra em macs)....já veio a primeira decepção.... não tem isso no mundo dos pcs. Eu tinha achado uma placa da asus q considerei "perfeita", a Z890 ProArt (ela acho q tinha 2 x thunderbolt 5 e 1 x 4 senão me engano) e tinha um visual bem sóbrio.... o problema é q a ASUS lançou quase todas as placas Z890 anunciadas aqui no Brasil, menos a q eu queria.... no fim resolvi ficar na ASUS por causa da placa de expansão thunderbolt 5 deles e peguei a Prime Z890-P WIFI.

O watercooler eu tbm queria o ASUS ProArt LC360 (era tdo preto e sem rgb).... tbm não tinha no Brasil, então acabei pegando o NZXT Kraken 360 (tbm é tdo preto, mas tem uma telinha q depois eu até achei bonitinha.... deu um charme no pc tdo preto). Eu tbm tava resistindo ao Kraken pq pelo q pesquisei, era quase obrigatório vc instalar o software deles p/ configurar a tela, controlar os fana etc.. (e p/ mim qto menos softwares dessas empresas precisar instalar, melhor).... mas não tinha outra opção, então cedi... no fim, até achei bom o software deles.

O gabinete eu fiquei em duvida entre o ASUS ProArt PA602 (q me permitiria pegar o watercooler ProArt Lc420 q tinha no BR) e o MSI Maestro 700L. Por questões de estética, peguei o MSI (achei mto bonito o vidro curvo de um lado e a parte de alumínio curva do outro)....

os fans, escolhi aqueles fans pretos da noctua (foram 4 de 120 e 3 de 140)

por fim, ssd peguei o 990 pro da samsung de 2tb e o processador o core ultra 9 285k

a montagem até q foi tranquila (montar o ssd com aquele parafuso minúsculo acho q foi o mais difícil) e outra coisa q me assustou foi a placa-mãe aparentemente ter vindo com pino torto (mas eu dei uma assopradinha e aparentemente era um pedacinho de pó ou sei lá o q entre os pinos q voou com o sopro)

depois de montar eu tive umas telas azuis, mas acho q era porque não tinha instalado tdos os drivers (principalmente aquele caminhão de drivers da intel).... instalei os drivers, fiz uns testes de stress, memórias e processador passaram sem erro e eu não tive mais tela azul

o meu fica em 38-40c em idle e chegou a 88-90c em um stress com aquele prime95....

a minha noobice na montagem foi ter quebrado um dos cabinhos da antena wifi.... as antenas wifi das placas novas da asus basta vc encaixar ela na traseira da placa, não precisa ficar girando como as antenas wifi "comuns".... nem reparei nisso e fiquei girando o negócio sem parar até q o cabo torceu tanto e estourou.... resultado: tive q comprar outra antena da asus no aliexpress (aparentemente funcionou.... conecta em 6ghz, mas não tenho um roteador wifi 7 p/ testar o potencial máximo. A quebrada não conseguia conectar em 6ghz).

A fonte, peguei uma da msi de 1000 w (mpg a1000g pcie5)... já q ia comprar fonte, queria a versão atualizada com atx3.1 e pcie5.1, mas não achei nada de 1000w no BR (achei umas da corsair q aparentemente já estavam atualizadas, mas cheio de informações desencontradas e com capacidade maior)

e, por fim, placa de video: minha situação é um pouco peculiar, pq o pc basicamente era p/ trabalho e atividades do dia-a-dia (trabalho q não demanda placa de video). No entanto eu uso, desde 2021, 3 monitores da Dell q precisam, cada, de 2 x cabos displayport 1.4, então eu preciso de 6 entradas dp 1.4.... por isso mantive a Quadro RTX A4000 e a Nvidia T1000 q eu já usava no pc velho (ambas tem 4 entradas dp/mini dp 1.4).... se no futuro eu trocar os monitores (p/ versões com thunderbolt ou dp 2.1), aí penso em quais placas novas pegar

Enfim, é isso.... fica aí minha experiência tbm montando/escolhendo peças para um core ultra 9 285k

Última edição:
ASUS apresenta a placa-mãe ROG STRIX Z890-H “RO JI” Special Edition

A ASUS lançou uma edição especial da sua placa-mãe ROG Strix
Baseado no chipset Z890 para Intel Core Ultra série 200.

RRj08r8.png

A nova placa foi anunciada hoje e está disponível exclusivamente na China. Ela tem como tema um personagem chamado RO Ji, a personificação da ROG (Republic of Gamers), uma marca da ASUS. RO Ji também é um host virtual ativo no Bilibili. Vários produtos de hardware com o tema desse personagem estão disponíveis, incluindo placas de vídeo e módulos de memória.

A placa recém-anunciada é baseada no chipset Z890 e apresenta um design de estágio de energia 16+1+2+2 com conectores de energia duplos de 8 pinos. Ela é derivada do design ASUS ROG STRIX Z890-H, que normalmente está disponível em um esquema de cores preto. A edição RO Ji adiciona elementos com tema vermelho e marca com o avatar.

Ord5WBw.jpeg

YM5mWTa.jpeg

A ASUS confirma que a placa suporta até 192 GB de memória DDR5 com velocidades que chegam a 9066 MT/s quando overclockada. Os usuários têm acesso a um slot PCIe 5.0 x16 e suporte para até quatro SSDs M.2, embora apenas um slot seja compatível com as especificações PCIe 5.0.

YEitODe.jpeg

TBgoqp0.jpeg

Os usuários também receberão um design especial de BIOS, conforme mostrado na imagem abaixo:

lTUvMAt.jpeg

A ASUS precificou a nova placa em 2.799 RMB (cerca de US$ 384).

Fonte: JD via ITHome

ASUS apresenta a placa-mãe ROG STRIX Z890-H “RO JI” Special Edition

A ASUS lançou uma edição especial da sua placa-mãe ROG Strix
Baseado no chipset Z890 para Intel Core Ultra série 200.

RRj08r8.png

A nova placa foi anunciada hoje e está disponível exclusivamente na China. Ela tem como tema um personagem chamado RO Ji, a personificação da ROG (Republic of Gamers), uma marca da ASUS. RO Ji também é um host virtual ativo no Bilibili. Vários produtos de hardware com o tema desse personagem estão disponíveis, incluindo placas de vídeo e módulos de memória.

A placa recém-anunciada é baseada no chipset Z890 e apresenta um design de estágio de energia 16+1+2+2 com conectores de energia duplos de 8 pinos. Ela é derivada do design ASUS ROG STRIX Z890-H, que normalmente está disponível em um esquema de cores preto. A edição RO Ji adiciona elementos com tema vermelho e marca com o avatar.

Ord5WBw.jpeg

YM5mWTa.jpeg

A ASUS confirma que a placa suporta até 192 GB de memória DDR5 com velocidades que chegam a 9066 MT/s quando overclockada. Os usuários têm acesso a um slot PCIe 5.0 x16 e suporte para até quatro SSDs M.2, embora apenas um slot seja compatível com as especificações PCIe 5.0.

YEitODe.jpeg

TBgoqp0.jpeg

Os usuários também receberão um design especial de BIOS, conforme mostrado na imagem abaixo:

lTUvMAt.jpeg

A ASUS precificou a nova placa em 2.799 RMB (cerca de US$ 384).

Fonte: JD via ITHome
Essa placa lembra a minha B760-A Fubuki, se essa Gen da Intel fosse melhor eu trocaria de setup, esperar a próxima gen da intel

Alguém aqui pegou o "15900K" dessa geração da Intel? Gostou?
Nem sei qual o nome, alguma coisa Ultra.

:bem: :que:

Três posts acima do teu o cara fez um wall of análise...

Da wall of análise que você fala, ele postou sobre TODO O PC DELE , e somente essa parte aqui foi relacionado diretamente a CPU
A CPU suportou bem o stress, chegando a 85oC de pico - mas mantendo uma media na casa de 76-79oC - num ambiente na casa de 27oC.
Em idle a maquina esta ficando a 35oC - num ambiente na casa de 27oC

(aqui esta fazendo algo em torno de 33oC - e o idle fica na casa dos 37oC - liguei o ar condicionado pra baixar pra 27oC o ambiente e fazer os testes)

Você se quer deu o trabalho de perder 15 segundos lendo por cima o texto do DanielRodrigo para recomendar... tipo, ficou impressionado pela quantidade de texto e imagem. O cara poderia ter botado uma receita de bolo no meio que você ia recomendar sobre uma super análise sobre o processador.

Da wall of análise que você fala, ele postou sobre TODO O PC DELE , e somente essa parte aqui foi relacionado diretamente a CPU

Você se quer deu o trabalho de perder 15 segundos lendo por cima o texto do DanielRodrigo para recomendar... tipo, ficou impressionado pela quantidade de texto e imagem. O cara poderia ter botado uma receita de bolo no meio que você ia recomendar sobre uma super análise sobre o processador.

Calma, PC Master Race. :nerd:
Nem li mesmo. Phoda-se. :thatfeel:

calma cucobr hahahahah te entendo

CPUs Intel Core Ultra 200 “não-K” Arrow Lake retratadas, novo Core Ultra 5 230F à venda na China

Core Ultra 200S série não K retratado
A Intel lançará SKUs de TDP de 65 W em meados de janeiro.

MXWRcv7.png

Os novos processadores de desktop Arrow Lake-S estão a caminho, e os varejistas na China já os estão estocando para venda. Os processadores foram fotografados, mostrando que são enviados em bandejas. É assim que os OEMs normalmente recebem CPUs para integração de sistemas e sistemas pré-construídos, mas alguns vendedores os oferecem diretamente aos consumidores, independentemente de como são embalados.

Agora temos imagens de alguns dos próximos SKUs: o Core Ultra 5 225, 245, 265 e o Core Ultra 9 285:

9myuiQg.jpeg

cxwVN1x.jpeg

LL2sxE9.jpeg

w59DvWS.jpeg

Os vendedores também forneceram capturas de tela do CPU-Z, embora a versão específica usada não pareça suportar totalmente esses novos processadores. As capturas de tela confirmam que o Core Ultra 5 225 apresenta uma velocidade máxima de clock de 4,9 GHz, um TDP de 64 W (não 65 W) e uma configuração de núcleo 6P+4E. O Core Ultra 5 245 tem a mesma configuração, mas uma velocidade de boost maior de 5,1 GHz e um TDP de 65 W.

As imagens vazadas também revelam um SKU Core Ultra 5 265 , que, até onde sabemos, apresenta 20 núcleos (6P+12E). Vale a pena notar que essas são amostras de engenharia, então as especificações podem ser diferentes nas versões finais de varejo. Além disso, há o Core Ultra 9 285 (não-K), uma CPU TDP de 65 W com uma configuração de núcleo 8P+16E e um clock de boost de até 5,6 GHz.

G4NFlxn.jpeg

wsjy0RW.jpeg

RdcWXYJ.jpeg

Há também um novo SKU da China, o Core Ultra 5 230F , que é uma edição especial baseada no A0 stepping. Espera-se que ele tenha as mesmas especificações do Core Ultra 5 235, exceto que não incluirá gráficos integrados. Este detalhe foi confirmado por Jaykihn .

Outro vazador, HXL , relata que esta CPU usará o Arrow Lake-H die com uma configuração de 6+8 núcleos. Esta CPU é oficialmente listada pela Intel China e parece ser exclusiva deste mercado.

VzgA1eH.jpeg

A Intel confirmou que a série Core Ultra 200S será lançada oficialmente em 13 de janeiro. Preço e especificações completas ainda não foram anunciados.

3Owv1O2.png

Fonte: @harukaze5719

Não consigo me acostumar com essa nova nomenclatura, parada sem sentido...pqp

Não consigo me acostumar com essa nova nomenclatura, parada sem sentido...pqp
Assim, critico a mudança brusca de "Core i" para "Core Ultra" e "Core (não-ultra)", onde este segundo utiliza arquiteturas passadas, mas a numeração estava precisando dar um reset tem um tempo já, deveria ter mudado exatamente com os Alderlake / 12ª geração (arquitetura de núcleos homogêneos -> núcleos heterogêneos), justamente porque foi uma mudança bastante importante. A única coisa que não entra na cabeça é porque terminar em XX5, não podia ser "Core U9 280" não, tinha que ser "Core U9 285"? Mas fora isso é fácil de acompanhar.

O último microcode 0x114 de atualização de BIOS, deu um up nos jogos ?

Users who are viewing this thread

Voltar