• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Intel Socket 1851 - Meteor Lake / Arrow Lake

Tensor core é só pra coisa de ML, não é usado pra streaming (a não ser que vc faça upscaling).
Então, ainda tenho uma grande dúvida sobre o NVENC e os Tensor Core, por que assim, QuickSync foi revisado, não é mais o QuickSync que era zoado no passado não viu? Deixo aqui o Link do video para quem quiser conferir.

zpkuTiM.png


Mas é isso tem umas paradas que andam bem escondidas que só quem gosta mesmo da parada acaba pegando, por procurar como "melhorar o seu hobby" todo santo dia.

O que posso dizer é que hoje o QSV está na dianteira e consome menos recurso que o próprio NVENC, que em alguns raros casos, ele mata altas taxas de quadros, por que? eu não faço ideia é o que venho tentando descobrir.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Eu também não amigo, e ti entendo completamente, por isso eu to naquela ansiedade de upar a maquina, mas que chega a me incomodar.
Pior que eu tinha visto esse vídeo, mas ignorei completamente a parte do quicksync quando vi, muito legal de saber.

Sabendo disso, não seria mais interessante pra vc só pegar uma a380?

Sério msm que a Intel vai continuar mantendo 8C-P e só aumentar os E-cores???
Não, vão diminuir pra 6P cores :joia:
 
Tensor core é só pra coisa de ML, não é usado pra streaming (a não ser que vc faça upscaling).

Pior que eu tinha visto esse vídeo, mas ignorei completamente a parte do quicksync quando vi, muito legal de saber.

Sabendo disso, não seria mais interessante pra vc só pegar uma a380?


Não, vão diminuir pra 6P cores :joia:

Não tenho PCI o suficiente, pra isso.

Considerando que a GPU vai quase que sempre ocupar PCI 1 e 2, só me sobra a terceira para espetar a placa de captura e conseguir capturar o PS5 para lives, então as PCI que tem, já estão comprometidas com GPU e Placa de Captura, eu ja considerei HARD comprar uma A380, mas ai eu vi minhas PCI, arredei no plano.

E não tem como trocar uma RTX 3070 por uma A380 XD, é tiro no pé, não faria isso nem pela A770.
 
Não tenho PCI o suficiente, pra isso.

Considerando que a GPU vai quase que sempre ocupar PCI 1 e 2, só me sobra a terceira para espetar a placa de captura e conseguir capturar o PS5 para lives, então as PCI que tem, já estão comprometidas com GPU e Placa de Captura, eu ja considerei HARD comprar uma A380, mas ai eu vi minhas PCI, arredei no plano.

E não tem como trocar uma RTX 3070 por uma A380 XD, é tiro no pé, não faria isso nem pela A770.
Uma alternativa mais gambiarra, mas pq não usar um splitter na sua primeira PCIe? Aí poderia ter as duas GPUs em x8 cada, não teria impacto quase algum pra nenhuma delas e quebraria seu galho de forma bem mais barata.

Daria até pra vc trocar de CPU sem se preocupar com o encoder presente também no futuro.
 
Uma alternativa mais gambiarra, mas pq não usar um splitter na sua primeira PCIe? Aí poderia ter as duas GPUs em x8 cada, não teria impacto quase algum pra nenhuma delas e quebraria seu galho de forma bem mais barata.

Daria até pra vc trocar de CPU sem se preocupar com o encoder presente também no futuro.
Não tenho conhecimento pra falar sobre um splitter, mas prometo que vou estudar e gostei da ideia.
 
Mais notícias, e quanto mais perto chegamos no LGA1851 mais difícil vão ficando as premissas para ele:

"[...] Embora a Intel produza a maior parte de seus chips (e produza chips para outros fornecedores), ela também tem contratos com concorrentes como a Taiwan Semiconductor Corporation (TSMC) para produzir chips para sua família de GPU dedicada Arc. Para esse fim, o DigiTimes relata que a colaboração da Intel com a TSMC em produtos que usam o nó de 3 nm desta última atingiu um pequeno obstáculo. Relatórios anteriores indicaram que os processadores Arrow Lake multi-tile/multi-chiplet desagregados de 15ª geração da Intel, que supostamente usarão TSMC 3nm para o bloco GPU, seriam lançados no terceiro trimestre de 2024. Agora, é relatado que a Intel está atrasando os pedidos com TSMC até o quarto trimestre de 2024 Portanto, se este relatório for preciso, o primeiro processador Arrow Lake passará do final do quarto trimestre de 2024 para o primeiro trimestre de 2025."

 
Quanto mais notícias eu leio dos Arrow/Meteor Lake, mais eu tenho ctz que pra CPU prefiro "investir" na AMD. Agora em GPU eu já consigo ver algo legal pra ser beta testers na segunda geração.
 
Mais notícias, e quanto mais perto chegamos no LGA1851 mais difícil vão ficando as premissas para ele:

"[...] Embora a Intel produza a maior parte de seus chips (e produza chips para outros fornecedores), ela também tem contratos com concorrentes como a Taiwan Semiconductor Corporation (TSMC) para produzir chips para sua família de GPU dedicada Arc. Para esse fim, o DigiTimes relata que a colaboração da Intel com a TSMC em produtos que usam o nó de 3 nm desta última atingiu um pequeno obstáculo. Relatórios anteriores indicaram que os processadores Arrow Lake multi-tile/multi-chiplet desagregados de 15ª geração da Intel, que supostamente usarão TSMC 3nm para o bloco GPU, seriam lançados no terceiro trimestre de 2024. Agora, é relatado que a Intel está atrasando os pedidos com TSMC até o quarto trimestre de 2024 Portanto, se este relatório for preciso, o primeiro processador Arrow Lake passará do final do quarto trimestre de 2024 para o primeiro trimestre de 2025."


Pelo que pude acompanhar das notícias, a Apple investiu bilhões em equipamentos e na modernização da estrutura fabril da TSMC, inclusive a Apple é responsável por quase a metade do faturamento da TSMC... e as notícias indicam que a TSMC fechou acordo de prioridade com a Apple para o nó de 3nm visando atender toda linha de iPhones, iPads e Macs... deixando a Intel chupando dedo...
 
Pelo que pude acompanhar das notícias, a Apple investiu bilhões em equipamentos e na modernização da estrutura fabril da TSMC, inclusive a Apple é responsável por quase a metade do faturamento da TSMC... e as notícias indicam que a TSMC fechou acordo de prioridade com a Apple para o nó de 3nm visando atender toda linha de iPhones, iPads e Macs... deixando a Intel chupando dedo...
A apple sempre tem prioridade nos nós da TSMC, nos 5nm foi a mesma coisa, com a AMD e demais fabricantes tendo de esperar quase 1 ano até poderem usar, não acho que isso tenha algo a ver com a decisão da intel de adiar, até pq as reservas da Apple já estavam programadas há mais de ano.
 
A apple sempre tem prioridade nos nós da TSMC, nos 5nm foi a mesma coisa, com a AMD e demais fabricantes tendo de esperar quase 1 ano até poderem usar, não acho que isso tenha algo a ver com a decisão da intel de adiar, até pq as reservas da Apple já estavam programadas há mais de ano.
Exato, a Apple já pegou a fatia dela e a Intel já tem a parte que lhe pertence mas os rumores indicam que ou 1) ela está tendo problema com suas ARC em 3nm ou 2) o tile de GPU está pronto mas o de CPU está atrasado por problemas. Tanto é que esse iGPU em 3nm era para vir com o Meteorlake, mas virá com o Arrowlake, ou seja, 1 ano depois. Agora, pelo visto, o Arrowlake atrasará e com isso a janela de lançamento dele irá lá para 2025...

Quanto à parte que falei do Meteorlake, aqui a notícia:

O que estou vendo é o nó Intel 4 (7nm) atrasando por baixo rendimento/problemas (de novo, literalmente se saindo como um 10nm v2) e o nó de 5nm vai indo no mesmo barco. O medo que faz é o Meteorlake ser cancelado e no lugar dele vir um backport em 10nmESF++ e se sair como o mesmo "desastre" que foi o Rocketlake.
 

Aí ó... a Apple não deixou nem o cheiro pra Intel nem pra mais ninguém...
 

Aí ó... a Apple não deixou nem o cheiro pra Intel nem pra mais ninguém...
Do próprio artigo que vc postou, a produção começou em dezembro do ano passado, e eles reservaram 100% somente da produção inicial. Até o final do ano já estaria disponível o resto, a Intel que adiar pra além disso.
 
Com o novo socket, vem junto o problema dos coolers.

Mesmo hj em dia, ainda é complicado ter uma boa seleção de opções de compra de cooler prontos para LGA1700,...imagina outra novela com o LGA1851.
 
Com o novo socket, vem junto o problema dos coolers.

Mesmo hj em dia, ainda é complicado ter uma boa seleção de opções de compra de cooler prontos para LGA1700,...imagina outra novela com o LGA1851.

As dimensões são as mesmas, o IHS vai ser um pouco mais alto, mas nada que impeça o uso.

Então os coolers LGA 1700 vão servir
 
Plataforma desktop da próxima geração: Intel Meteor Lake-S até 65W e Arrow Lake-S até 125W

"Já faz um tempo desde que houve qualquer vazamento em potencial da série de desktop Meteor Lake-S, além de rumores sobre seu cancelamento. A próxima geração da série Intel Core provavelmente é baseada principalmente no Raptor Lake Refresh, mas a atualização do Meteor Lake ainda não deve estar completamente fora de questão. De fato, o dispositivo agora exibido no site da Intel parece confirmar vazamentos anteriores sobre o nome do soquete, o LGA-1851.

A série Core de 14ª geração deve incluir CPUs Meteor Lake-S e o que está ficando mais claro também o Arrow Lake-S, de acordo com o vazamento de @SquashBionic. O gráfico listando a próxima série Core-S (desktop) parece confirmar que o Meteor Lake-S será oferecido apenas até a série Core i5 e 65W, enquanto o Core i9 será baseado no Arrow Lake-S. Ambos os produtos utilizariam o mesmo soquete LGA-1851.

O recentemente discutido chipset da série Intel 800 também é confirmado como ambos os produtos com quase os mesmos requisitos para a fase VR da plataforma LGA-1700. A nova plataforma agora suportaria exclusivamente memória DDR5, o que significa que o fim do caminho para sistemas híbridos DDR4/5."


INTEL-METEOR-LAKE-SOCKET.jpg


---
Ou seja, está praticamente consolidado de que a 14ª geração será mista com MTL-S para os i3 e i5 e ARL-S para os i7 e i9 (e não faço ideia quem ficará responsável pelos Pentium/Celeron, se é que existem ainda). Um fato curioso que me chamou a atenção é o de que o MTL-S para o i5 só vai até 65W, seria isso um indicativo de que não teremos um 14600K? Porque acho difícil um processador com OC desbloqueado (final K) ter apenas 65W de TPD base...
 
Plataforma desktop da próxima geração: Intel Meteor Lake-S até 65W e Arrow Lake-S até 125W

"Já faz um tempo desde que houve qualquer vazamento em potencial da série de desktop Meteor Lake-S, além de rumores sobre seu cancelamento. A próxima geração da série Intel Core provavelmente é baseada principalmente no Raptor Lake Refresh, mas a atualização do Meteor Lake ainda não deve estar completamente fora de questão. De fato, o dispositivo agora exibido no site da Intel parece confirmar vazamentos anteriores sobre o nome do soquete, o LGA-1851.

A série Core de 14ª geração deve incluir CPUs Meteor Lake-S e o que está ficando mais claro também o Arrow Lake-S, de acordo com o vazamento de @SquashBionic. O gráfico listando a próxima série Core-S (desktop) parece confirmar que o Meteor Lake-S será oferecido apenas até a série Core i5 e 65W, enquanto o Core i9 será baseado no Arrow Lake-S. Ambos os produtos utilizariam o mesmo soquete LGA-1851.

O recentemente discutido chipset da série Intel 800 também é confirmado como ambos os produtos com quase os mesmos requisitos para a fase VR da plataforma LGA-1700. A nova plataforma agora suportaria exclusivamente memória DDR5, o que significa que o fim do caminho para sistemas híbridos DDR4/5."


INTEL-METEOR-LAKE-SOCKET.jpg


---
Ou seja, está praticamente consolidado de que a 14ª geração será mista com MTL-S para os i3 e i5 e ARL-S para os i7 e i9 (e não faço ideia quem ficará responsável pelos Pentium/Celeron, se é que existem ainda). Um fato curioso que me chamou a atenção é o de que o MTL-S para o i5 só vai até 65W, seria isso um indicativo de que não teremos um 14600K? Porque acho difícil um processador com OC desbloqueado (final K) ter apenas 65W de TPD base...
acho que vão corrigir a nomenclatura, 14600K será 14700K, vide que a spec do 13600K é igual do 12700K.
i3 e i5 deverão ser as CPUs com menos P-Cores e mais E-Cores.
 
acho que vão corrigir a nomenclatura, 14600K será 14700K, vide que a spec do 13600K é igual do 12700K.
i3 e i5 deverão ser as CPUs com menos P-Cores e mais E-Cores.
Faz sentido, e indo atrás, me disseram que a provável contagem de núcleos será assim:
i9-15900(K) = 8+16 ARL-S
i7-15700(K) = 8+8 ARL-S
i5-15600(K) = 6+8 ARL-S
i5-15500 = 6+8 MTL-S
i5-15400 = 6+4 MTL-S
i3-15?00 = 4+? MTL-S

Ninguém sabe ao certo se o i3 vai ter ou não E-cores, se tiver será garantido uma configuração 4P+4E, se não teremos o 4+0 default. Bem, ao menos seria interessante ter a linha N (vulgo 'Intel Processors') com apenas núcleos 'E'...
 
Faz sentido, e indo atrás, me disseram que a provável contagem de núcleos será assim:
i9-15900(K) = 8+16 ARL-S
i7-15700(K) = 8+8 ARL-S
i5-15600(K) = 6+8 ARL-S
i5-15500 = 6+8 MTL-S
i5-15400 = 6+4 MTL-S
i3-15?00 = 4+? MTL-S

Ninguém sabe ao certo se o i3 vai ter ou não E-cores, se tiver será garantido uma configuração 4P+4E, se não teremos o 4+0 default. Bem, ao menos seria interessante ter a linha N (vulgo 'Intel Processors') com apenas núcleos 'E'...
Então vão manter a mesma contagem dos RPL, salvo a possibilidade do upgrade no i3? Meio decepcionante isso.
 
Plataforma desktop da próxima geração: Intel Meteor Lake-S até 65W e Arrow Lake-S até 125W

"Já faz um tempo desde que houve qualquer vazamento em potencial da série de desktop Meteor Lake-S, além de rumores sobre seu cancelamento. A próxima geração da série Intel Core provavelmente é baseada principalmente no Raptor Lake Refresh, mas a atualização do Meteor Lake ainda não deve estar completamente fora de questão. De fato, o dispositivo agora exibido no site da Intel parece confirmar vazamentos anteriores sobre o nome do soquete, o LGA-1851.

A série Core de 14ª geração deve incluir CPUs Meteor Lake-S e o que está ficando mais claro também o Arrow Lake-S, de acordo com o vazamento de @SquashBionic. O gráfico listando a próxima série Core-S (desktop) parece confirmar que o Meteor Lake-S será oferecido apenas até a série Core i5 e 65W, enquanto o Core i9 será baseado no Arrow Lake-S. Ambos os produtos utilizariam o mesmo soquete LGA-1851.

O recentemente discutido chipset da série Intel 800 também é confirmado como ambos os produtos com quase os mesmos requisitos para a fase VR da plataforma LGA-1700. A nova plataforma agora suportaria exclusivamente memória DDR5, o que significa que o fim do caminho para sistemas híbridos DDR4/5."


INTEL-METEOR-LAKE-SOCKET.jpg


---
Ou seja, está praticamente consolidado de que a 14ª geração será mista com MTL-S para os i3 e i5 e ARL-S para os i7 e i9 (e não faço ideia quem ficará responsável pelos Pentium/Celeron, se é que existem ainda). Um fato curioso que me chamou a atenção é o de que o MTL-S para o i5 só vai até 65W, seria isso um indicativo de que não teremos um 14600K? Porque acho difícil um processador com OC desbloqueado (final K) ter apenas 65W de TPD base...
Falei que MTL era meme, i5 Max sendo que ARL vem no mesmo ano, não atoa não vão nem lançar outro chipset kek.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Então vão manter a mesma contagem dos RPL, salvo a possibilidade do upgrade no i3? Meio decepcionante isso.
Tem rumores de que o I7 do RPL-R vai ser 8+12. se continuar igual ARL deve ser 8+12 tbm.
 
Então vão manter a mesma contagem dos RPL, salvo a possibilidade do upgrade no i3? Meio decepcionante isso.
Bem, não tem muito para onde ir nessa parte, o die do MTL é 6+8 no máximo, e do ARL é 8+16. Ambos tiveram suas versões com mais núcleos descartadas (8+16 e 6+16 para o MTL, 8+32 para o ARL) por problemas na fabricação ou redução de tamanho pelo custo e processo de fabricação.

EDIT: A aposta do ganho de desempenho vai ser o IPC, rumorado em ~20% no MTL e ~25% no ARL. Agora se esses números serão realidade, ai são outros 500.


Falei que MTL era meme, i5 Max sendo que ARL vem no mesmo ano, não atoa não vão nem lançar outro chipset kek.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Tem rumores de que o I7 do RPL-R vai ser 8+12. se continuar igual ARL deve ser 8+12 tbm.
Claramente o MTL vai ser atrasado (propositalmente? ou problemas? nunca saberemos) para lançar junto do ARL, lá na metade para o final do ano que vem. Quanto a essa possibilidade de 12 E-cores no i7, interessante, mas não sei se virá já que a Intel é bem conservadora nessas mudanças, mas seria muito bem vinda caso se torne realidade.
 
Que salada é essa, parece a AMD no mobile misturando todos os Zens e que se lasquem. O bom disso tudo é que o 10900K e suas variantes vão baratear para a felicidade dos que gostam somente dos P-Cores.
 
Faz sentido, e indo atrás, me disseram que a provável contagem de núcleos será assim:
i9-15900(K) = 8+16 ARL-S
i7-15700(K) = 8+8 ARL-S
i5-15600(K) = 6+8 ARL-S
i5-15500 = 6+8 MTL-S
i5-15400 = 6+4 MTL-S
i3-15?00 = 4+? MTL-S

Ninguém sabe ao certo se o i3 vai ter ou não E-cores, se tiver será garantido uma configuração 4P+4E, se não teremos o 4+0 default. Bem, ao menos seria interessante ter a linha N (vulgo 'Intel Processors') com apenas núcleos 'E'...
Eu li em algum canto que "teria" CPU com 2P+6E, onde acha que isso se encaixaria aí ?
Ou seria MTL notebook ?
 
Eu li em algum canto que "teria" CPU com 2P+6E, onde acha que isso se encaixaria aí ?
Ou seria MTL notebook ?
Apenas mobile essa combinação. Até onde se sabe não teremos 2P cores na linha Core (talvez venha na antiga linha Pentium/Celeron, mas ela agora é povoada apenas de E-cores, então descartado também).
 


Três informações ai:
1) Meteorlake chega final desse ano (para notebooks, não desktop)
2) Arrowlake e Lunarlake chegam no próximo ano
3) Lunarlake não usará o nó Intel 18A (5nm++), ao contrário do que ela tinha dito anteriormente

Como o LNL é voltado ao segmento ultra-premium, deve vir nos mesmos 20A do Arrowlake, só que com uma iGPU maior (mais forte é certeza, até onde se sabe, será Battlemage).
 
Como o LNL é voltado ao segmento ultra-premium, deve vir nos mesmos 20A do Arrowlake, só que com uma iGPU maior (mais forte é certeza, até onde se sabe, será Battlemage).
Pera, vai ser só laptop? LNL não é o royal core do papa Keller já?
 
Pera, vai ser só laptop? LNL não é o royal core do papa Keller já?
Sim, o Lunar vai ser igual ao Tigerlake, uma arquitetura apenas mobile e para o segmento premium ultra-fino, tanto que a contagem de núcleos dele é baixa (4P+4E), e com uma iGPU grande (uArch Battlemage). Se imaginava que ele seria escasso assim por estrear o nó 18A da Intel, mas parece que não será ele, já que o mesmo virá no Q4'24 ou H1'25 e a Intel deixou claro na última apresentação que o estreante desse nó será o Clearwater Forest (H2'25), só com E-cores.

Quanto a ser o RoyalCore não há certezas, os dois últimos rumores diziam que 1) o Arrowlake estrearia esse projeto (fontes: MLID) ao mesmo tempo 2) que o Arrowlake não é (fonte: OneRaichu), sendo outra para 2025/2026. Com esse último rumor todo mundo especulou que seja o Panther mesmo, mas não há certezas... vaza tudo da Intel, menos que arquitetura tem o dedo do papa Keller :v

PS: A cadência de nós ficará heterogênea, com os E-cores avançando em nós mais agressivos que os P-cores, e quase certeza que isso chegará no desktop (o que ando lendo é que os E-cores sairão do chiplet dos P-cores e terão seu próprio barramento em anél).
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo