[TÓPICO DEDICADO] IP CGNAT (Carrier Grade NAT) - Transição para o IPv6

Criei esta conta neste fórum só para agradecer e compartilhar como consegui me livrar do CGNAT. Procurando neste e em outros fóruns, decidi mandar uma mensagem aos "Fale Conosco" da NET/Claro. Fiz um texto enorme falando sobre minha necessidade, que era meu direito gratuito e mostrei a legislação e o meu contrato de prestação de serviços, me responderam rapidamente com um texto mentiroso sobre abertura de portas. Mandei outra mensagem e a NET me ofereceu outros planos ou para fazer o procedimento seria cobrado R$ 90, mesmo eu já dizendo que não iria aceitar visita técnica, cobrança ou a NET me ligando. Abri chamado na ouvidoria e fui ignorado, então decidi fazer uma reclamação no consumidor.gov.br com todos os protocolos, nem fui no site da Anatel. Depois de 7 dias fui verificar e tinham me tirado do CGNAT.

que trabalheira, tive que contratar net pro condomínio que sou sindico pra colocar acesso remoto no sistema de CFTV semana passada, o cara instalou tudo certo e a conexão veio com cgnat ativo e nem falei nada pro cara(que inclusive era técnico próprio da net e não um terceirizado), liguei no 10621 falei que queria ser retirado do cgnat por conta do sistema de cftv, e em 3h depois me ligaram do datacenter de bh pedindo pra conferir no modem se já estava fora do cgnat :haha:

e isso tudo foi feito no dia 26/12 pós natal com geral de ressaca(tanto eu quanto o pessoal da net :haha: :haha: :haha: que me atendeu )
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Me veio uma dúvida agora. Saí do CGNAT, porém meu roteador, quando pisca a luz e os equipamentos reiniciam, ele não conecta a internet, eu preciso desligar e ligar o roteador manualmente para ele pegar o IP normalmente. Se eu deixar apenas o HUMAX trabalhando, isso não acontece. Meu roteador é o Archer C9 e testei com outro C9 e a mesma coisa acontece.

deve ter alguma coisa no C9, no escritório tb to com humax em modo bridge a diferença é que uso pfsense, e nele toda vez que o humax reinicia por conta de pacote remoto da net volta a conexão normalmente e eu nem percebe que caiu a conexão.
 
Eu estou com um problema de CGNAT que me irrita horrores eu era cliente Oi e nunca tive problema em abrir portas, dps fui pra NET aí o problema começou queriam me cobrar e tal mas deixei passar e agora estou em um provedor pequeno Fibra FTTH GPON funciona muito bem só que está em CGNAT e sem suporte IPV6 quando entro no site testeipv6 mostra que nao tenho suporte nenhum enfim, nao consigo abrir portas. Queria saber de vocês por ser um provedor "pequeno" eu conseguiria ter um IP Público e Dinâmico e se a lei obriga eles a me fornecer ou Anatel não diz? Eu pesquisei e não achei só vi relatos de pessoas falando que o provedor diz que está na lei e não fornece.
 
Eu estou com um problema de CGNAT que me irrita horrores eu era cliente Oi e nunca tive problema em abrir portas, dps fui pra NET aí o problema começou queriam me cobrar e tal mas deixei passar e agora estou em um provedor pequeno Fibra FTTH GPON funciona muito bem só que está em CGNAT e sem suporte IPV6 quando entro no site testeipv6 mostra que nao tenho suporte nenhum enfim, nao consigo abrir portas. Queria saber de vocês por ser um provedor "pequeno" eu conseguiria ter um IP Público e Dinâmico e se a lei obriga eles a me fornecer ou Anatel não diz? Eu pesquisei e não achei só vi relatos de pessoas falando que o provedor diz que está na lei e não fornece.
A questão não é ser obrigado, é sobre limitação de endereços IPv4. Em tese o contrato está OK, o provedor entrega o combinado, ele apenas não especifica que tipo de IP que é para ser entregue.
 
A questão não é ser obrigado, é sobre limitação de endereços IPv4. Em tese o contrato está OK, o provedor entrega o combinado, ele apenas não especifica que tipo de IP que é para ser entregue.
Entendi...
Então é esperar essa novela do IPV6 mesmo !! Eu precisava liberar as portas mas acho muito difícil se tratando de uma operadora "pequena"
Valeu pelo suporte.
 
  • Curtir
Reações: HFS
Eu estou com um problema de CGNAT que me irrita horrores eu era cliente Oi e nunca tive problema em abrir portas, dps fui pra NET aí o problema começou queriam me cobrar e tal mas deixei passar e agora estou em um provedor pequeno Fibra FTTH GPON funciona muito bem só que está em CGNAT e sem suporte IPV6 quando entro no site testeipv6 mostra que nao tenho suporte nenhum enfim, nao consigo abrir portas. Queria saber de vocês por ser um provedor "pequeno" eu conseguiria ter um IP Público e Dinâmico e se a lei obriga eles a me fornecer ou Anatel não diz? Eu pesquisei e não achei só vi relatos de pessoas falando que o provedor diz que está na lei e não fornece.
ta conectado por cabo direto pra ver se tem ipv6 tem muito roteador ae que diz que e compatível com ipv6 mais não e
 
Boooa vou fazer esse teste.
foi meu caso aqui o roteador diz que e compatível com ipv6 mais não repassa o bendito mais como ele tem 2 saídas uma fica no roteador e a outra e por cabo direto no pc ja que fibra não tem problemas com raio
 
Pessoal fizeram uma reconfiguração aqui em minha internet depois que o aparelho queimou e agora o ip que está chegando aqui começa com 172.xx.x.xx . No caso estou fora do cgnat ? Antes dessa reconfiguração o ip qe chegava começava com 100.64.xxx.xxx e não abria portas de jeito nenhum, pois começava na faixa de ip do cgnat.
 
Pessoal fizeram uma reconfiguração aqui em minha internet depois que o aparelho queimou e agora o ip que está chegando aqui começa com 172.xx.x.xx . No caso estou fora do cgnat ? Antes dessa reconfiguração o ip qe chegava começava com 100.64.xxx.xxx e não abria portas de jeito nenhum, pois começava na faixa de ip do cgnat.
De 172.16.0.0 até 172.31.255.255, pela RFC, é rede privada. Então é CGNAT ainda, só fugiram do padrão (o que não deveria).
 
De 172.16.0.0 até 172.31.255.255, pela RFC, é rede privada. Então é CGNAT ainda, só fugiram do padrão (o que não deveria).

Por isso que quando adicionei aqui a porta no modem do xone x não abriu. Aqui quando tentei um ip publico dinamico quiseram me cobrar 50 reais e não aceitei, jogo pouco. Mas quando a oi fibra chegar por aqui talvez eu mude só por causa disso.
 
Por isso que quando adicionei aqui a porta no modem do xone x não abriu. Aqui quando tentei um ip publico dinamico quiseram me cobrar 50 reais e não aceitei, jogo pouco. Mas quando a oi fibra chegar por aqui talvez eu mude só por causa disso.
Essa é minha esperança q a oi fibra esteja fora do CGNAT minha rua já tá cabeada mas não liberaram no site.
 
Essa é minha esperança q a oi fibra esteja fora do CGNAT minha rua já tá cabeada mas não liberaram no site.
A Oi ainda tem muito IPv4 disponível, pelo menos em relação a base de assinantes dela. Mas o futuro é que, sem exceção, tudo acabe em CGNAT devido ao esgotamento. Hoje só distribui IP (válido) quem tem sobrando.
 
Galera tenho uma dúvida, abri a página do meu roteador e verifiquei que sim, o meu IP começa com 100.67.xxx.xxx, entao na teoria ele está sim em CGNAT, certo? Eu tinha vários problemas com a Xbox Live, muitos problemas com jogos principalmente da microsoft, até o dia que eu comprei Forza e nao conseguia jogar nem por macumba com meu amigo. Mas eu tinha comprado o jogo e pagado caro, fiquei o DIA INTEIRO mexendo em configurações do roteador e do pc, até que eu consegui conexao com a xbox live! Porém ainda continua em CGNAT, será que de alguma forma eu consegui " Burlar" isso?

 
Galera tenho uma dúvida, abri a página do meu roteador e verifiquei que sim, o meu IP começa com 100.67.xxx.xxx, entao na teoria ele está sim em CGNAT, certo? Eu tinha vários problemas com a Xbox Live, muitos problemas com jogos principalmente da microsoft, até o dia que eu comprei Forza e nao conseguia jogar nem por macumba com meu amigo. Mas eu tinha comprado o jogo e pagado caro, fiquei o DIA INTEIRO mexendo em configurações do roteador e do pc, até que eu consegui conexao com a xbox live! Porém ainda continua em CGNAT, será que de alguma forma eu consegui " Burlar" isso?

seu nat ta em aberto então vc não esta no nat e xbox suporta ipv6
 
seu nat ta em aberto então vc não esta no nat e xbox suporta ipv6
Mas jogar em CGNAT não impede, eu já usei meu Xbox normalmente em CGNAT, agora, depende do jogo em que eu estava que simplesmente era uma bagunça. FIFA e BF eram alguns deles.
 
Mas só uma coisinha, CGNAT é pra TODOS da operadora ? Ou só pra alguns escolhidos? Tipo, resetar o modem por exemplo pode me fazer cair em um IP que não está no CGNAT ou é de cliente pra cliente?
 
Mas só uma coisinha, CGNAT é pra TODOS da operadora ? Ou só pra alguns escolhidos? Tipo, resetar o modem por exemplo pode me fazer cair em um IP que não está no CGNAT ou é de cliente pra cliente?
Cliente mais antigos tendem a não estar em CGNAT. Novos assinantes entram diretamente em CGNAT.
Reinício de modem não causa mudança de IP Público para privado.
 
Mas só uma coisinha, CGNAT é pra TODOS da operadora ? Ou só pra alguns escolhidos? Tipo, resetar o modem por exemplo pode me fazer cair em um IP que não está no CGNAT ou é de cliente pra cliente?
Descobri isso da melhor forma. FAZENDO! kkk E gostei muito da resposta. SIM, resetei meu modem e saí da CGNAT, Por desencargo de consciencia abri um server de Tíbia e ele funcionou!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Cliente mais antigos tendem a não estar em CGNAT. Novos assinantes entram diretamente em CGNAT.
Reinício de modem não causa mudança de IP Público para privado.
Aqui deu certo, pode ser excessao sei la
 
Descobri isso da melhor forma. FAZENDO! kkk E gostei muito da resposta. SIM, resetei meu modem e saí da CGNAT, Por desencargo de consciencia abri um server de Tíbia e ele funcionou!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Aqui deu certo, pode ser excessao sei la
Sair do CGNAT apenas resetando o modem é a primeira vez que vejo.
 
Sair do CGNAT apenas resetando o modem é a primeira vez que vejo.
Tipo eu tava no CGNAT. IP começando com 100.xxx.xxx.xxx , e pra testar tentei abrir um servidor de Tíbia e coloca-lo online, como era de se prever, nao deu certo e minha cobaia nao conseguiu entrar no sevidor.

2 dias depois decidi resetar o modem, so pra testar mesmo, meu IP mudou pra um inicial 189.xxx.xxx.xxx que batia certinho com meu IP publico apontado nos sites. E abri o servidor de tíbia e FUNCIONA. Conseguem entrar normalmente nele! Ou seja é um IPV4 válido e único!
 
depois de um tempo isso acaba
 
De 172.16.0.0 até 172.31.255.255, pela RFC, é rede privada. Então é CGNAT ainda, só fugiram do padrão (o que não deveria).

Tem outra faixa que é fora do padrão? Atualmente, aqui no trabalho, tá na faixa 177.149..., IP igual ao do meuip.com.br.
 
Tem outra faixa que é fora do padrão? Atualmente, aqui no trabalho, tá na faixa 177.149..., IP igual ao do meuip.com.br.
Basicamente qualquer faixa de rede local pode ser usada, 10.0.0.0/8, 172.16.0.0/12, 192.168.0.0/16, porém não é o certo pela RFC. O correto para utilização no CGNAT é 100.64.0.0/10. A faixa 177.x.x.x é de IP pública.
 
CGNAT pode ser causador de lag em game online? É tão estranho, na NET virtua aparentemente não estou mais com CGNAT, na porta WAN do roteador aparece IP público 179.xxx, e game roda sem travadas, agora no ISP local que tem latência menor que da NET e CGNAT o game fica gerando travadas aleatórias.

Fiz testes de latência e perdas de pacotes em horários diferentes, notei perdas de pacotes algumas vezes nos testes, mas em outros testes não havia perda de pacotes e ainda assim o jogo apresenta travamentos aleatórios no provedor com CGNAT. Não consigo encontrar lógica no lag do game pois ocorre os travamentos mesmo em momentos sem packet loss.
 
CGNAT pode ser causador de lag em game online? É tão estranho, na NET virtua aparentemente não estou mais com CGNAT, na porta WAN do roteador aparece IP público 179.xxx, e game roda sem travadas, agora no ISP local que tem latência menor que da NET e CGNAT o game fica gerando travadas aleatórias.

Fiz testes de latência e perdas de pacotes em horários diferentes, notei perdas de pacotes algumas vezes nos testes, mas em outros testes não havia perda de pacotes e ainda assim o jogo apresenta travamentos aleatórios no provedor com CGNAT. Não consigo encontrar lógica no lag do game pois ocorre os travamentos mesmo em momentos sem packet loss.
Acredito que possa sim causar lag pois o equipamento que intermedia o IP pode gargalhar na distribuição dos IPs, se já for público o acesso é direto. É como vc pegar um roteador básico e conectar milhares de dispositivos nele, provavelmente ele irá gargalar.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo