Latência menor não pode ser o único aspecto levado em conta para comparar o motivo do porquê no ISP local você sente travadas em jogo e na NET não. Tem fatores a serem levados em conta como Jitter, também não sabemos quem faz o transporte de cada operadora até os servidores do jogo, às vezes um pode ser melhor outro pior, ter mais banda, mais prioridade de tráfego, etc.CGNAT pode ser causador de lag em game online? É tão estranho, na NET virtua aparentemente não estou mais com CGNAT, na porta WAN do roteador aparece IP público 179.xxx, e game roda sem travadas, agora no ISP local que tem latência menor que da NET e CGNAT o game fica gerando travadas aleatórias.
Fiz testes de latência e perdas de pacotes em horários diferentes, notei perdas de pacotes algumas vezes nos testes, mas em outros testes não havia perda de pacotes e ainda assim o jogo apresenta travamentos aleatórios no provedor com CGNAT. Não consigo encontrar lógica no lag do game pois ocorre os travamentos mesmo em momentos sem packet loss.
Sobre o CGNAT ser o causador, se bem implementado eu duvido. Como é um ISP local eu não colocaria a mão no fogo para poder afirmar, nos grandes players eu duvidaria muito que o CGNAT fosse o limitante.