[TÓPICO DEDICADO] IP CGNAT (Carrier Grade NAT) - Transição para o IPv6

CGNAT pode ser causador de lag em game online? É tão estranho, na NET virtua aparentemente não estou mais com CGNAT, na porta WAN do roteador aparece IP público 179.xxx, e game roda sem travadas, agora no ISP local que tem latência menor que da NET e CGNAT o game fica gerando travadas aleatórias.

Fiz testes de latência e perdas de pacotes em horários diferentes, notei perdas de pacotes algumas vezes nos testes, mas em outros testes não havia perda de pacotes e ainda assim o jogo apresenta travamentos aleatórios no provedor com CGNAT. Não consigo encontrar lógica no lag do game pois ocorre os travamentos mesmo em momentos sem packet loss.
Latência menor não pode ser o único aspecto levado em conta para comparar o motivo do porquê no ISP local você sente travadas em jogo e na NET não. Tem fatores a serem levados em conta como Jitter, também não sabemos quem faz o transporte de cada operadora até os servidores do jogo, às vezes um pode ser melhor outro pior, ter mais banda, mais prioridade de tráfego, etc.
Sobre o CGNAT ser o causador, se bem implementado eu duvido. Como é um ISP local eu não colocaria a mão no fogo para poder afirmar, nos grandes players eu duvidaria muito que o CGNAT fosse o limitante.
 
Recém assinei a NET CLARO, não conseguia abrir portas de jeito nenhum, cacei sobre o assunto e cheguei aqui.

Hoje eu consegui o rollback de NAT, e as portas estão abrindo normalmente, muito obrigado pessoal <3, ajudaram pra caramba!

De um IP de inicio 100.xxx.xx.xx fui pra um IP 201.xx.xx.xx
 
Acabei de trocar minha ONU, tinha uma ZTE F660, que nao estava em CGNAT, e a pedido da provedora trocaram por uma ONU que eu mal conheco: SGN7758VACG4.

Entao foi feita a troca e pra minha indignação..... tava lá. ip: 100.67.xxx.xxx, tinha caído em CGNAT.

Entao ia ligar pra minha provedora depois de tomar um banho. Porém, após tomar um banho e ir ligar pra provedora, dou outra verificada na ONU, e DO NADA! DO NADA! Eu nao mexi em nada, ela tava lá: 187.73.xxx.xxx, tinha saído da CGNAT sozinho!
 
Latência menor não pode ser o único aspecto levado em conta para comparar o motivo do porquê no ISP local você sente travadas em jogo e na NET não. Tem fatores a serem levados em conta como Jitter, também não sabemos quem faz o transporte de cada operadora até os servidores do jogo, às vezes um pode ser melhor outro pior, ter mais banda, mais prioridade de tráfego, etc.
Sobre o CGNAT ser o causador, se bem implementado eu duvido. Como é um ISP local eu não colocaria a mão no fogo para poder afirmar, nos grandes players eu duvidaria muito que o CGNAT fosse o limitante.
Eu entendo isso, só que mesmo nesse ISP com problemas no jogo, a latência, jitter e rotas são melhores e mais curtas(menos routers no caminho) que da NET, mas os equipamentos da rede interna do ISP estão gerando perdas de pacotes.

Mas eu só queria tirar dúvida de uma única questão, que é se a configuração da aplicação do CGNAT por si só pode causar lentidão/falhas de transmissão como packet loss, excluindo um possível causador físico da rede, que é o caso comum disso, ou se não existe essa possibilidade.

Acredito que possa sim causar lag pois o equipamento que intermedia o IP pode gargalhar na distribuição dos IPs, se já for público o acesso é direto. É como vc pegar um roteador básico e conectar milhares de dispositivos nele, provavelmente ele irá gargalar.
A causa apenas ficaria em um problema de equipamento físico rodando a aplicação do CGNAT, a parte "virtual" de uma configuração "ruim" dele não implica em nenhuma possibilidade de falhas de transmissão?
 
Gostaria de saber se a Net prática esse traffic shiping e em caso positivo, como se consegue lhe dar com esse recurso na hora de assistir vídeos, baixar torrents, etc?
 
Gostaria de saber se a Net prática esse traffic shiping e em caso positivo, como se consegue lhe dar com esse recurso na hora de assistir vídeos, baixar torrents, etc?
Bom amigo, não é um traffic shapping, seu banda não é reduzida, a única diferença é que vc está em uma rede privada da sua provedora e isso te impede de ter controle total sobre o trafico que passa por seu router. Para assisit videos, fazer downloads, navegar normalmente na internet vc nao vai sentir diferença nenhuma na navegação. Agora para torrents, ou alguns jogos p2p vc pode sentir problemas devido a nao estar conectado a todos os seeds do torrent ou nao conseguir abrir portas no seu modem para alguns jogos.
 
RrTv7yI.png


eu to nesse esquema?
 
Olá pessoal sou assinante de uma operadora "pequena" Fibra de 200 mega enfim eu estava em CGNAT IP começava com 100. Então pedi para a operadora pra me tirar do CGNAT eles me deram um suporte muito bom e foi alterado meu IP para 168.194.165.... É IP público? Nao consigo ver pq assim que eles alteraram fiquei sem conexão conecta o PPPOE mas não recebo dados e estou aguardando a posição deles sera que fizeean algo errado na troca de ip?
 
Olá pessoal sou assinante de uma operadora "pequena" Fibra de 200 mega enfim eu estava em CGNAT IP começava com 100. Então pedi para a operadora pra me tirar do CGNAT eles me deram um suporte muito bom e foi alterado meu IP para 168.194.165.... É IP público? Nao consigo ver pq assim que eles alteraram fiquei sem conexão conecta o PPPOE mas não recebo dados e estou aguardando a posição deles sera que fizeean algo errado na troca de ip?
Esse range de IPs é válido sim. Pertencem ao provedor FIRENET: https://bgp.he.net/ip/168.194.165.0
Com relação ao seu acesso, devem ter feito algo de errado na configuração da sua conexão.
 
Galera, no ritmo que estamos, atualmente cerca de 30% da internet Brasileira (25% mundial) já se encontrando em IPv6, existe alguma previsão de ano, para que TODA a internet funcione em IPv6 pleno? Um dia em que nem precisaremos mais ter IPv4. Sei lá, nesse ritmo eu chuto que lá pra 2025 pra mais!
 
Esse range de IPs é válido sim. Pertencem ao provedor FIRENET: https://bgp.he.net/ip/168.194.165.0
Com relação ao seu acesso, devem ter feito algo de errado na configuração da sua conexão.
Pois é fiquei bastante feliz na hora mas nao conseguiram resolver ai voltei pro CGNAT 100.... para poder restabelecer a internet atendimento disse que iria ver oq ocorreu mas acredito que não vão resolver.. rs


Tive a confirmação agora, suporte técnico disse que não tem mais IP disponível. Triste rs
 
Última edição:
Pois é fiquei bastante feliz na hora mas nao conseguiram resolver ai voltei pro CGNAT 100.... para poder restabelecer a internet atendimento disse que iria ver oq ocorreu mas acredito que não vão resolver.. rs


Tive a confirmação agora, suporte técnico disse que não tem mais IP disponível. Triste rs
Mentira deles, ter eles tem sim! Eles só não querem te dar, não importa qual o tamanho do provedor, é uma parcela muito pequena dos clientes que ligam pedindo a saída da CGNAT, sei lá , digamos uns 3%, arredondando pra MUITO! Se vc tá nateando todos os IPS da sua range, vai sobrar IP válido sim.
 
Mentira deles, ter eles tem sim! Eles só não querem te dar, não importa qual o tamanho do provedor, é uma parcela muito pequena dos clientes que ligam pedindo a saída da CGNAT, sei lá , digamos uns 3%, arredondando pra MUITO! Se vc tá nateando todos os IPS da sua range, vai sobrar IP válido sim.

ae senti a bola de cristal e adivinhação pra essa afirmação, pra dizer categoricamente uma informação interna da empresa assim.

os caras tem um range /22 que da o total de 1024 ipv4 validos, é pouco de mais ate pra ISP locais/regionais.
se a galera desse provedor faz um bom gerenciamento da rede, eles não dariam ipv4 valido pra nem um cliente pessoa física deles, devem reservar tudo pra uso interno e pra cliente PJ que vai pagar caro por um ip valido.

pelo menos essa provedora ae do colega tem ipv6 ativo na rede, a minha operadora na roça tem o bendito ipv6 já alocado mas fazem questão de não usar ele e nem tem peering via v6 ativo.

@EdsonTavares20
 
Última edição:
Mentira deles, ter eles tem sim! Eles só não querem te dar, não importa qual o tamanho do provedor, é uma parcela muito pequena dos clientes que ligam pedindo a saída da CGNAT, sei lá , digamos uns 3%, arredondando pra MUITO! Se vc tá nateando todos os IPS da sua range, vai sobrar IP válido sim.
É meu primeiro contato com eles sou
ae senti a bola de cristal e adivinhação pra essa afirmação, pra dizer categoricamente uma informação interna da empresa assim.

os caras tem um range /22 que da o total de 1024 ipv4 validos, é pouco de mais ate pra ips locais/regionais.
se a galera desse provedor local faz um bom gerenciamento da rede, eles não dariam ipv4 valido pra nem um cliente pessoa física deles, devem reservar tudo pra uso interno e pra cliente PJ que vai pagar caro por um ip valido.

pelo menos essa provedora ae do coleta tem ipv6 ativo na rede, a minha operadora na roça tem o bendito ipv6 já alocado mas fazem questão de não usar ele e nem tem peering via v6 ativo.
isso que ipv4 ser caro eu entendo foi oq a NET/CLARO falou pra mim que eu teria que pagar para ter um IP FIXO VALIDO como essa minha operadora pequena fez pois um ip fixo valido mas nao entendi pq nao falaram de inicio que não seria possivel botar... Pelo que eu andei pesquisando a operadora nao é obrigada a forcener IPV4 VALIDO. Eu fiz o pedido em 40 minutos eles alteraram, só que não funcionou e hoje eles tentaram resolver pediram pra desligar e ligar o modem varias vezes até que por fim falaram que ia mandar um técnico. Aí meia hora depois mandaram eu ver se tinha internet tinha voltando a funcionar CGNAT dps de mais 20 minutos falaram que não teria ip na grade no momento que assim q surgir entra em contato. O suporte é todo via whatsapp.
Eu vou esperar passar esse mes de feveiro eu mando outro pedido se não resolver ameaço em um cancelamento.

IPV4 VALIDO (conectava pppoe mas nao recebia internet)
nort.png

CGNAT
2.png
 
Última edição:
ae senti a bola de cristal e adivinhação pra essa afirmação, pra dizer categoricamente uma informação interna da empresa assim.

os caras tem um range /22 que da o total de 1024 ipv4 validos, é pouco de mais ate pra ISP locais/regionais.
se a galera desse provedor faz um bom gerenciamento da rede, eles não dariam ipv4 valido pra nem um cliente pessoa física deles, devem reservar tudo pra uso interno e pra cliente PJ que vai pagar caro por um ip valido.

pelo menos essa provedora ae do coleta tem ipv6 ativo na rede, a minha operadora na roça tem o bendito ipv6 já alocado mas fazem questão de não usar ele e nem tem peering via v6 ativo.

Sim eu posso ter sido até um pouco confuso na afirmação, não disse que eles não estão usando os ipv4 kkkkkk. Eles podem estar usando internamente, ou pra planos empresariais, ou alocando pra clientes que pagam IP fixo.
Ou seja, esses IPS sobrando e apenas pra clientes dedicados.

Eventualmente eles vão ter que usar de fato o IPv6 na sua rede na roça, não tem como.
 
Sim eu posso ter sido até um pouco confuso na afirmação, não disse que eles não estão usando os ipv4 kkkkkk. Eles podem estar usando internamente, ou pra planos empresariais, ou alocando pra clientes que pagam IP fixo.
Ou seja, esses IPS sobrando e apenas pra clientes dedicados.

Eventualmente eles vão ter que usar de fato o IPv6 na sua rede na roça, não tem como.

a nem ligo muito pelo ipv6 aqui, quando a operadora aqui realmente virou um ISP com asn próprio foi um dos beta teste deles :haha:
já tenho meu ipv4 fixo garantido pela ajuda que dei pros caras hehe.

mas essa de não ativarem o ipv6 não consigo entender ate hj o pq dessa decisão deles, já vai pra 4 anos assim.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

É meu primeiro contato com eles sou

isso que ipv4 ser caro eu entendo foi oq a NET/CLARO falou pra mim que eu teria que pagar para ter um IP FIXO VALIDO como essa minha operadora pequena fez pois um ip fixo valido mas nao entendi pq nao falaram de inicio que não seria possivel botar... Pelo que eu andei pesquisando a operadora nao é obrigada a forcener IPV4 VALIDO. Eu fiz o pedido em 40 minutos eles alteraram, só que não funcionou e hoje eles tentaram resolver pediram pra desligar e ligar o modem varias vezes até que por fim falaram que ia mandar um técnico. Aí meia hora depois mandaram eu ver se tinha internet tinha voltando a funcionar CGNAT dps de mais 20 minutos falaram que não teria ip na grade no momento que assim q surgir entra em contato. O suporte é todo via whatsapp.
Eu vou esperar passar esse mes de feveiro eu mando outro pedido se não resolver ameaço em um cancelamento.

IPV4 VALIDO (conectava pppoe mas nao recebia internet)
nort.png

CGNAT
2.png

essa print do """ip valido""", na verdade não é ip realmente valido.
esse range ae é usado pra quando não a nem um IP livre dentro do dhcp server ou quando o dispositivo do cliente não consegue receber resposta do dhcp server.

é o msm range que tu pega quando liga um pc num switch e não tem nem um outro dispositivo ligado nessa rede e atuando como dhcp server.
 
Última edição:
a nem ligo muito pelo ipv6 aqui, quando a operadora aqui realmente virou um ISP com asn próprio foi um dos beta teste deles :haha:
já tenho meu ipv4 fixo garantido pela ajuda que dei pros caras hehe.

mas essa de não ativarem o ipv6 não consigo entender ate hj o pq dessa decisão deles, já vai pra 4 anos assim.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



essa print do """ip valido""", na verdade não é ip realmente valido.
esse range ae é usado pra quando não a nem um IP livre dentro do dhcp server ou quando o dispositivo do cliente não consegue receber resposta do dhcp server.

é o msm range que tu pega quando liga um pc num switch e não tem nem um outro dispositivo ligado nessa rede e atuando como dhcp server.
Tu ajudou os caras do ISP? wtf kkkkkkm
 
a nem ligo muito pelo ipv6 aqui, quando a operadora aqui realmente virou um ISP com asn próprio foi um dos beta teste deles :haha:
já tenho meu ipv4 fixo garantido pela ajuda que dei pros caras hehe.

mas essa de não ativarem o ipv6 não consigo entender ate hj o pq dessa decisão deles, já vai pra 4 anos assim.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



essa print do """ip valido""", na verdade não é ip realmente valido.
esse range ae é usado pra quando não a nem um IP livre dentro do dhcp server ou quando o dispositivo do cliente não consegue receber resposta do dhcp server.

é o msm range que tu pega quando liga um pc num switch e não tem nem um outro dispositivo ligado nessa rede e atuando como dhcp server.
Entendi mais ou menos kkk
Então oq fizeram foi burrice ou o problema é na residencia?
 
Entendi mais ou menos kkk
Então oq fizeram foi burrice ou o problema é na residencia?

resumidamente, burrice :haha:
foram ate bem intencionados em tentar ti colocar no ipv4 valido, mas o atendente que fez isso pra vc esqueceu de verificar se eles tinham ou não ips livres antes de ti migrar.

agora se realmente foi por esquecimento do atendente ou se foi por culpa do sistema da empresa de não passar a informação para o atendente, nunca saberemos :haha:
 
a nem ligo muito pelo ipv6 aqui, quando a operadora aqui realmente virou um ISP com asn próprio foi um dos beta teste deles :haha:
já tenho meu ipv4 fixo garantido pela ajuda que dei pros caras hehe.

mas essa de não ativarem o ipv6 não consigo entender ate hj o pq dessa decisão deles, já vai pra 4 anos assim.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



essa print do """ip valido""", na verdade não é ip realmente valido.
esse range ae é usado pra quando não a nem um IP livre dentro do dhcp server ou quando o dispositivo do cliente não consegue receber resposta do dhcp server.

é o msm range que tu pega quando liga um pc num switch e não tem nem um outro dispositivo ligado nessa rede e atuando como dhcp server.
Essa range é válida sim. Está registrada no Registro.br como FIRENET Serviços de Telecomunicações Ltda., toda a range 168.194.164/23. O que eu realmente achei esquisito foi ele ter pegado o gateway como o próprio IP, certamente por isso não navegou. Mais uma evidência de que alguém fez besteira.
 
Essa range é válida sim. Está registrada no Registro.br como FIRENET Serviços de Telecomunicações Ltda., toda a range 168.194.164/23. O que eu realmente achei esquisito foi ele ter pegado o gateway como o próprio IP, certamente por isso não navegou. Mais uma evidência de que alguém fez besteira.

a, confundi com o range 169 =p
 
.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Essa range é válida sim. Está registrada no Registro.br como FIRENET Serviços de Telecomunicações Ltda., toda a range 168.194.164/23. O que eu realmente achei esquisito foi ele ter pegado o gateway como o próprio IP, certamente por isso não navegou. Mais uma evidência de que alguém fez besteira.
Pois é eu achei estranho por isso eu testei no roteador do segundo print ele ficou o IP gateway 10.202.0.14 e endereço de IP o 198.194.165.77 mas mesmo assim não chegava internet.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo