[TÓPICO DEDICADO] iPad

Eu não dispensei meu PC, porque pra alguns usos não tem como você depender de um iPad (e de um Mac, também).

Jogos (não só pra PC, mas emuladores também), programas mais complexos, a capacidade de fazer downloads de todo tipo (especialmente de torrents), tudo isso é engessado ou ridiculamente limitado no iPad.

Ou então escanear, imprimir, até dá pra esboçar alguma coisa no iPad, mas num PC a liberdade e possibilidades são infinitamente maiores.

Digitação... Com o tempo dá pra ficar craque no iPad, mas até hoje acho que um teclado de PC não é substituível (e de notes acho uma droga).

Agora se o objetivo é ler (não só livros, claro) e conteúdos audiovisuais, aí realmente fica difícil defender que você se sente em frente a um monitor ou não tenha portabilidade. O impacto visual de uma tela maior (até mesmo você jogando a imagem de um iPad pra ela) é indiscutível (mesmo que a imagem de um iPad seja ótima), mas pra isso o iPad também tem programas muito bons, e se a gente pesquisar direitinho acha sim apps que fazem se não o mesmo, até mais que no PC.

Enfim, PC agora pra mim (que raramente faço esses outros usos - por exemplo, não jogo mais, nem vivo mais baixando, e quando pego alguma coisa, mando pro ipad) vive desligado. Porém, eu nunca me livraria de um.
Eu uso pç para tudo, então vale a pena, iPad é apenas para visualizar e ler e uso para viagem
 
Sobre pagar contas, eu acho que é melhor usar um iPAD que um PC, pois até onde sei um iPAD não pode ter keylogger e malwares... e PCs são cheios disso. Sempre faço uma limpeza com o pessoal do site Linha Defensiva, mas volta e meia descubro que a máquina está de alguma forma infectada de novo. Todos os bancos que testei funcionam OK num iPAD.

Apesar que o meu iPAD eu não coloco código e nem Touch ID - esse último tem a limitação besta da Apple de exigir sua impressão digital sempre que você sair do modo standby, não dá pra colocar alguns minutos ou horas, como dá pra fazer com o código. Porém, eu não deixo nenhuma senha sensível salva nos iPADs. Inclusive tenho um PDF protegido por senha que tem todos os meus logins e senhas. As únicas senhas salvas no aparelho (e que pelo que vejo, salvas no backup do iCloud também) são de sites tipo Adrenaline. A senha de sites de bancos e emails não são as mesmas, claro.

************

Resolvi, por curiosidade, checar como seria imprimir somente com ajuda do iPad. Tive que descobrir como configurar, porque o manual e demais textos da Epson XP-204 não ajudaram EM NADA.

No PC, consegui descobrir como, pesquisando como colocar uma impressora em rede e mesmo baixando (curiosamente, não achei no site do fabricante) programa que vem com ela (certamente no CD original) de outra fonte, que explicou como configurar o wifi dela (dentre os procedimentos, tive que pressionar o botão WPS do roteador e o botão wifi dela).

No iPad, tive que baixar o App Epson IPrint. Por ele é possível imprimir a partir das suas fotos do iPad, captar com a câmera, escanear (mas com nem meia dúzia de opções, é limitado a 300 DPI - eu já escaneei no máximo de 1200) e imprimir normal.

O App também acessa a internet por meio de um navegador pra imprimir, além de nuvem (Box, Dropbox, Evernote, Google Drive e OneDrive da Microsoft). Após seguir os procedimentos, a impressora passou a ficar em rede pelo IP 192.168.1.104, e o programa achou. Também mostra o nível de tinta dos cartuchos, limpeza da cabeças e verificação dos jatos.

Ou seja, agora, mesmo com o PC desligado, eu posso mandar imprimir e escanear.

O ponto negativo é que a impressora em questão não é compatível com o AirPrint, e no FoxIt PDF, que é o App que uso pra ler ebooks (melhor que o iBooks) ele não acha a impressora. Mas nada que com um pouco mais de trabalho eu não resolva, pois posso enviar do FoxIt pra ele (escolhendo ABRIR EM... no próprio FoxIt) ou mesmo pra minha conta do Google Drive.

************

Finalmente recebi os panos de microfibra que citei, conforme explicado nesse post:
http://adrenaline.uol.com.br/forum/...zos-dicas-etc.528364/page-155#post-1072276074

Mais algumas fotos: http://goo.gl/OODliF

Creio que esses similar nacional seja o mesmo: http://www.americanas.com.br/produt...epar=buscape&opn=YYNKZB&loja=02&s_term=YYNKZB

Testei aqui e realmente ele limpa a tela de maneira perfeita, ao contrário do outro que eu já tenho, que é um pano de microfibra também, só que mais grosso. O uso desse pano foi explicado aqui.

************

Recebi o tal do Magnet Sleeve da Moxiware, sem ser taxado, e eles haviam estornado pela demora/não recebimento depois de mais de 1 mês.

Mas infelizmente, não consegui encaixar o produto nem mesmo conforme instrução deles. Depois de um tempo, a borracha amassou e como nem Jesus Cristo conseguia fazer ela entrar ou sair, tive que cortar com tesoura e não deu pra reaproveitar nada.

http://goo.gl/kJOQT9

As fotos dizem tudo. Eu poderia pedir novamente e dessa vez brigar contra eventual imposto, mas além de não querer fazer isso, vou usar a Pencil sem ele mesmo. Apesar de não ter encaixado, realmente essa borracha dá uma sensação mais agradável na pegada e tem o ímã, mas ou eu devo ter recebido um exemplar ruim, ou dei azar TREMENDO de danificar o produto. Mas garanto que não foi esse último o que ocorreu. Ela encaixou no máximo 60-70%. Chegou uma hora que nem mexia mais.

O esforço pra encaixar foi tão grande que quase arrisquei danificar a Pencil.



E aquele vídeo de instruções deles não ajudou em NADA.
 
Última edição:
Acho que é meio off-topic mas não encontrei lugar melhor para perguntar, acho que o pessoal aqui vai saber me esclarecer a dúvida.

Existe alguma distinção nos aparelhos quanto a planos de internet vendidos para celulares ou tablets? Estava interessado em contratar aquele Vivo Easy com 3GB de 4G para uso no iPad, o preço é melhor, mas o plano é vendido apenas para celulares, por experiência coloquei o SIM do meu smartphone com Vivo Easy no tablet e navegou OK, alguém tem alguma informação que pode me ajudar?
 


Pessoal, como adiantei aqui, o TStand chegou nos EUA e já paguei pra ser enviado pro Brasil. Pedi na cor cinza. Trata-se de um suporte pro iPAD, mas serve pra outros produtos do tipo também.

Seguem fotos do Shipito, redirecionador de encomendas que usei, pois a Tstand não envia diretamente pro Brasil:
http://goo.gl/69xeBJ

Infelizmente até o envio foi demorado, levou quase 1 mês, mas com algumas semanas eles enviaram:
https://tools.usps.com/go/TrackConfirmAction?qtc_tLabels1=LS069396921CN

O valor total ficou 42 USD do produto, 12 do frete até o Shipito, e no frete AirMail (sem rastreamento, mas com seguro) do Shipito, mais 20 USD. Havia o USPS também, mas era bem mais caro: 45 só o frete. Detalhe que mesmo somando tudo, não excede os 100 dólares, e dessa vez mandei no meu nome, então se ao chegar aqui a Receita taxar, vou entrar no Juizado Federal pra não pagar o imposto. Até declarei o valor exato do produto, 42 USD.

Vejam nas fotos que o envio leva em torno de 20-45 dias, tive outro AirMail vindo do Canadá, que levou 2 meses (e chegou sem ser taxado, mas continha algo sem peso dentro, tão leve quanto uma caneta. Esse aí acho impossível a Receita não reter pra fiscalizar.

Detalhe também que eu paguei o Shipito não usando cartão (diretamente), mas via PayPal, onde se pode abrir disputa em caso de algum problema. Achei interessante também que o Shipito, dentre os serviços pagos, pode remover a nota fiscal (invoice) da loja, por 1 dólar.

Edit: O pacote foi enviado, e seguem mais 3 fotos que eles tiraram, dessa vez do conteúdo da caixa, algo obrigatório, já que escolhi o seguro contra danos/extravio:

http://goo.gl/9FVHJe
 
Última edição:
Entrei em contato com o suporte 0800 da Apple e me passaram o contato de uma loja local, iTown, do (81) 3015-9939. Me confirmaram algo que já tinha ouvido falar: que a bateria do iPad não é substituível: ou seja, se após alguns anos der problema, além de não haver garantia (que é de 1 ano) você só resolveria se trocasse o aparelho inteiro.

Soube que nos EUA a Apple faria isso por 99 $, mas aqui o atendente pelo menos falou em uns 1.600, e eu já estou vendendo esse iPad 4 de 64 GB Wi-Fi por 1.200, sem contar que, ainda que ele me desse um novo (o que duvido muito), certamente seria um modelo tipo o de 32. Eu havia relatado aqui que no programa de bateria a degradação dele estava em 29/30%, mas ao religar, depois de deixar 1 semana desligado, ela já aumentou pra 35 (e a carga baixou de 100 pra uns 93%, mesmo estando desligado). Quando a degradação aumenta, o uso que se pode fazer sem precisar recarregar diminui.

Como exemplo, cito esse pro 9.7 novo, que posso usar de manhã até umas 23h/00h, já o iPad 4, creio que antes mesmo das 20, 21h já acabaria a carga.

Detalhe que ao aumentar o brilho pro máximo, o iPad 4 esquenta pra uns 40 graus, sendo que o calor também degrada a bateria. Ao baixar, ele pode cair até pra 30. Segundo a Apple, quando um iPad precisa ficar meses guardado, ele deve ser carregado até 50%, e desligado totalmente ao se manter aquele botão pressionado, e mover o DESLIGAR... pra direita.

Não se deve deixar sem uso com 100% de carga e nem com 0, pois isso traria problemas, conforme explicado no site.

Então, infelizmente o iPad quando tem algum problema ou mesmo esse prejuízo na bateria, só resolve comprando um novo.
 
Acho que é meio off-topic mas não encontrei lugar melhor para perguntar, acho que o pessoal aqui vai saber me esclarecer a dúvida.

Existe alguma distinção nos aparelhos quanto a planos de internet vendidos para celulares ou tablets? Estava interessado em contratar aquele Vivo Easy com 3GB de 4G para uso no iPad, o preço é melhor, mas o plano é vendido apenas para celulares, por experiência coloquei o SIM do meu smartphone com Vivo Easy no tablet e navegou OK, alguém tem alguma informação que pode me ajudar?

amigo, pelo que entendi pela sua pergunta, não, não existe distinção entre um plano de dados para tablet ou celular (a não ser, por exemplo, que a operadora ofereça um plano com mais dados, mas a parte técnica em si é a mesma coisa). Acredito que a vivo afirme ser apenas para celular pois o iPad só suporta o uso de dados móveis do chip (sendo essa parte a funcional em um iPad), sendo que o plano tem a opção de ligações e SMS também.
 
Uma observação que gostaria de fazer é que não é possível ativar um iPad ou iPhone sem acesso à internet. O que isso significa? Digamos que eu tenha acabado de tirar da caixa/lacre, e vá ligar, configurando como novo, sem inserir ID da Apple já criada. Não é possível - o iPad exige que você conecte à internet ou ao 3G/4G.

E o iPhone requer o cartão SIM do 3G/4G inserido, mesmo que você depois o remova e use só Wi-Fi, ou nem acesse a internet.

Segundo ponto: não é possível desde a versão 9 do iOS fazer backup de programas (apps). Você faz backup apenas dos dados dos apps, como as configurações internas deles, e backup do sistema operacional, 100% igual como estava configurado.

Tal backup pode ser feito pelo iTunes ou iCloud. Porém, os apps não são baixados. Exemplo: eu havia gasto 7 GB do meu iPad, incluindo apps. Mas só 1 GB foi baixado pra pasta Users\(username)\AppData\Roaming\Apple Computer\MobileSync\Backup\.

Isso significa que, caso aquele app gratuito ou especialmente pago que você tenha no iPad precise ser colocado em outro aparelho, mas não exista mais na Apple Store, você perderá ele pra sempre.

Isso porque, após restaurar a partir de um backup criado, o iPad exige que você conecte a internet pra baixar os próprios apps. E pelo que pesquisei, não existem programas que burlem isso, e esse tipo de modificação existe desde o iOS 9.

Aparentemente antes era possível baixar arquivos de extensão .IPA, dos programas, mas hoje é impossível. Não pesquisei sobre jailbreak. De qualquer forma, é lamentável que algo assim ocorra, eu defendi sempre os backups e que todo usuário não fique 100% dependente tanto da internet quanto das empresas, como no caso da Amazon, que apagou remotamente e-books comprados, no Kindle, por terem removido da loja deles (acho que foi do George Orwell).

Por isso que defendo o uso de hacks/meios de se fazer esses backups e quebra de proteções, ainda que não sejam legais em alguns países, como EUA.
 
Uma observação que gostaria de fazer é que não é possível ativar um iPad ou iPhone sem acesso à internet. O que isso significa? Digamos que eu tenha acabado de tirar da caixa/lacre, e vá ligar, configurando como novo, sem inserir ID da Apple já criada. Não é possível - o iPad exige que você conecte à internet ou ao 3G/4G.

E o iPhone requer o cartão SIM do 3G/4G inserido, mesmo que você depois o remova e use só Wi-Fi, ou nem acesse a internet.

Segundo ponto: não é possível desde a versão 9 do iOS fazer backup de programas (apps). Você faz backup apenas dos dados dos apps, como as configurações internas deles, e backup do sistema operacional, 100% igual como estava configurado.

Tal backup pode ser feito pelo iTunes ou iCloud. Porém, os apps não são baixados. Exemplo: eu havia gasto 7 GB do meu iPad, incluindo apps. Mas só 1 GB foi baixado pra pasta Users\(username)\AppData\Roaming\Apple Computer\MobileSync\Backup\.

Isso significa que, caso aquele app gratuito ou especialmente pago que você tenha no iPad precise ser colocado em outro aparelho, mas não exista mais na Apple Store, você perderá ele pra sempre.

Isso porque, após restaurar a partir de um backup criado, o iPad exige que você conecte a internet pra baixar os próprios apps. E pelo que pesquisei, não existem programas que burlem isso, e esse tipo de modificação existe desde o iOS 9.

Aparentemente antes era possível baixar arquivos de extensão .IPA, dos programas, mas hoje é impossível. Não pesquisei sobre jailbreak. De qualquer forma, é lamentável que algo assim ocorra, eu defendi sempre os backups e que todo usuário não fique 100% dependente tanto da internet quanto das empresas, como no caso da Amazon, que apagou remotamente e-books comprados, no Kindle, por terem removido da loja deles (acho que foi do George Orwell).

Por isso que defendo o uso de hacks/meios de se fazer esses backups e quebra de proteções, ainda que não sejam legais em alguns países, como EUA.

Semana passada eu estava atrás dos .ipas nessa pasta, procurando o backup dos apps e eu não encontrava, achei até que o iTunes estava bugado ou algo do tipo... bom saber disso, agora sei que não era bug. Uma pena, eu gostava do backup dos apps.

EDIT: estou com jailbreak no meu iPad (9.3.3), qualquer dúvida sobre pode me perguntar
 
Semana passada eu estava atrás dos .ipas nessa pasta, procurando o backup dos apps e eu não encontrava, achei até que o iTunes estava bugado ou algo do tipo... bom saber disso, agora sei que não era bug. Uma pena, eu gostava do backup dos apps.

EDIT: estou com jailbreak no meu iPad (9.3.3), qualquer dúvida sobre pode me perguntar
que tipos de tweak está usando ? estou usando o IOS 10 beta 4 no ipad pro 9.7 e vejo que ele não está se dando bem nesse IOS como no iphone 6s
No ipad tem engasgo já no iphone nada.
vamos esperar os novos betas para ver se melhora
 
que tipos de tweak está usando ? estou usando o IOS 10 beta 4 no ipad pro 9.7 e vejo que ele não está se dando bem nesse IOS como no iphone 6s
No ipad tem engasgo já no iphone nada.
vamos esperar os novos betas para ver se melhora

ah eu uso variados tipos de tweak, a maioria de customizações do próprio sistema...
CCSettings (não vivo sem ele)
Flex 3
FolderEnhancer
iCleaner
iFile
Mikoto (pra retirar a opção de "atualização do sistema" nas configurações)
Minimal hosts blocker
OpenSSH
RePower
YouTube ++
e alguns outros mais
 
ah eu uso variados tipos de tweak, a maioria de customizações do próprio sistema...
CCSettings (não vivo sem ele)
Flex 3
FolderEnhancer
iCleaner
iFile
Mikoto (pra retirar a opção de "atualização do sistema" nas configurações)
Minimal hosts blocker
OpenSSH
RePower
YouTube ++
e alguns outros mais
hmm, qual é seu Ipad ?
 
hmm, qual é seu Ipad ?
Ipad Air (primeira geração), não uso muito ele, o maior uso era mais pra leituras e vídeos. Hoje fica mais apenas para vídeos, mais sou fascinado em mexer nos meus aparelhos
 
Ipad Air (primeira geração), não uso muito ele, o maior uso era mais pra leituras e vídeos. Hoje fica mais apenas para vídeos, mais sou fascinado em mexer nos meus aparelhos
a ta, eu uso meu para estudo e bem pouco para trabalho.
mas navegação em casa eu uso quando não quero ficar no PC.
mas vídeo no Ipad só Youtube, prefiro ver um filme ou série de horas numa TV de 48 polegadas deitado do que ficar segurando na mão um aparelho de 9.7 polegadas.
Não sei como vocês consegue ver vídeos numa telinha e ficar segurando.
o meu ipad é o pro 9.7
 
a ta, eu uso meu para estudo e bem pouco para trabalho.
mas navegação em casa eu uso quando não quero ficar no PC.
mas vídeo no Ipad só Youtube, prefiro ver um filme ou série de horas numa TV de 48 polegadas deitado do que ficar segurando na mão um aparelho de 9.7 polegadas.
Não sei como vocês consegue ver vídeos numa telinha e ficar segurando.
o meu ipad é o pro 9.7
Com vídeos eu quis dizer YouTube mesmo, filmes e séries eu vejo na TV ou no PC, sem condições de ver em um tablet...
Não sei se andou acompanhando a movimentação do jailbreak, mas quando o time Pangu liberou a primeira versão não tinha suporte pro iPad Pro ainda, mas agora já tem, caso se interesse em fazer.
 
Se for pra ver deitado, esse é o único jeito... Um suporte em forma de triângulo e 3 travesseiros embaixo:
https://goo.gl/CyjZHX

Tem o suporte da Tstand que estou aguardando chegar, mas suspeito que não irá substituir esse método das fotos. Fora esse, tem outro que parece uma aranha, e também serve pra ver na cama. No caso do Tstand, ele fica apoiado no seu tórax.
 
Se for pra ver deitado, esse é o único jeito... Um suporte em forma de triângulo e 3 travesseiros embaixo:
https://goo.gl/CyjZHX

Tem o suporte da Tstand que estou aguardando chegar, mas suspeito que não irá substituir esse método das fotos. Fora esse, tem outro que parece uma aranha, e também serve pra ver na cama. No caso do Tstand, ele fica apoiado no seu tórax.
não é mais fácil comprar uma tv de 40 polegadas e ainda da para ficar usando o ipad quando ver tv
 
não é mais fácil comprar uma tv de 40 polegadas e ainda da para ficar usando o ipad quando ver tv
Não tem nem TV nesse meu quarto... Meu problema é que não curto ver nada a distância. Claro que pra ver vídeos é melhor uma tela grande, mas da forma como está nas fotos, os travesseiros ficam em cima da barriga, dá pra ver a menos de meio metro do seu rosto. Sem um suporte, aí eu concordo que realmente o iPad é inutilizável, e mesmo sentado você fica num ângulo desconfortável, olhando com o pescoço pra baixo. O truque aí do travesseiro foi colocar numa altura pros olhos que não force o pescoço. Tem o peso do iPad + o do suporte e dos próprios travesseiros, mas eu já me acostumei.

O negócio é você procurar um suporte pra tablet que seja realmente bom. Acontece que estamos no Brasil, então não espere encontrar nada do que está disponível pra venda no exterior. A maior prova disso foi que os muambeiros trazem iPad e Apple Pencil a preços ótimos, mas as capas oficiais eu tive que pagar 80-90% do que a Apple pede no site dela. Isso quer dizer que, mesmo existindo nos EUA suportes excelentes pro iPad (tem até pra iPhone), nunca espere encontrar aqui, o jeito é importar.
 
Não tem nem TV nesse meu quarto... Meu problema é que não curto ver nada a distância. Claro que pra ver vídeos é melhor uma tela grande, mas da forma como está nas fotos, os travesseiros ficam em cima da barriga, dá pra ver a menos de meio metro do seu rosto. Sem um suporte, aí eu concordo que realmente o iPad é inutilizável, e mesmo sentado você fica num ângulo desconfortável, olhando com o pescoço pra baixo. O truque aí do travesseiro foi colocar numa altura pros olhos que não force o pescoço. Tem o peso do iPad + o do suporte e dos próprios travesseiros, mas eu já me acostumei.

O negócio é você procurar um suporte pra tablet que seja realmente bom. Acontece que estamos no Brasil, então não espere encontrar nada do que está disponível pra venda no exterior. A maior prova disso foi que os muambeiros trazem iPad e Apple Pencil a preços ótimos, mas as capas oficiais eu tive que pagar 80-90% do que a Apple pede no site dela. Isso quer dizer que, mesmo existindo nos EUA suportes excelentes pro iPad (tem até pra iPhone), nunca espere encontrar aqui, o jeito é importar.
acredito que você é a única pessoa no Brasil que vai atrás desse suporte
 
Esse suporte não é o único. E também eles não vendem pra cá, então é preciso ter conhecimento de como comprar com redirecionador, o que poucos sabem fazer (recomendo shopfans, por enviar em nome de pessoa física, ou shipito). Você pode achar suporte pra tablet por aqui, mas existem uns que foram feitos justamente pra que você assista a filmes, deitado na cama.

Tem um tópico sobre isso aqui:
http://forums.macrumors.com/threads/ipad-pro-movies-in-bed.1959892/

Realmente a quantidade de pessoas que correm atrás de um suporte é ínfima. Mas é porque não pesquisam uma forma de usar melhor o que compram. Uma vez questionei um desses caras que trazem iPad mais barato, e ele disse que acessório encalha. Um iPad sem proteção das capas e sem um suporte pra não forçar o pescoço é inútil pra mim. Não tem como você aproveitar um equipamento que precise ficar segurando o tempo todo ou levantando. Isso não é nada prático.

Sobre o suporte em formato de aranha, é esse aqui: http://www.tablift.com

Mas não acho que me serviria, porque não fica na mesma altura do iPad com os travesseiros embaixo.

P.S. Um vídeo novo sobre o Tstand, que acabei de encontrar:

 
Última edição:
E corrigindo o que eu disse anteriormente: é possível, sim, fazer backup dos apps, e até mesmo configurar um iPAD sem internet. No segundo caso, só se for ao ser ligado pelo USB e com iTunes aberto. No primeiro, vale algumas explicações:

http://www.ipadforums.net/threads/how-do-i-backup-my-apps.130796/#post-1119722

Conforme postaram aí,

Transferring purchases, mentioned in my first post, will download the app to the iTunes library on your computer. It will then be possible to install that app on any of your devices in the future by syncing with iTunes after selecting that app to be installed. I do this all the time and have around a thousand apps stored in the iTunes library on my computer. Several of those apps are no longer in the App Store or in my purchase history. Prior to iOS 9, transferring app purchases (free apps as well) was done automatically when you backed up to iTunes, now you have to do it manually using the method described. iOS 9 introduced a feature called App Thinning that can prevent the Transfer Purchases function from working. If you're on iOS 9 follow the instructions in the next paragraph to download your app purchases to the iTunes Library on your computer. This will download the full universal version of the app to your iTunes Library.

You can also download previous app purchases to the iTunes library on your computer without an iOS device connected to your computer. Open iTunes and go to the Apps section. Click on the App Store button, then click the Purchased button, then the Not in My Library button. The page will show all iOS apps purchases by you that are not currently in the iTunes library on your computer. At the bottom right of the page is the Download All button. Click on it to download the apps to your iTunes library. You can select between iPhone and iPad apps at the top of the page. Make sure to check both areas to make sure you download all available apps.
O procedimento pra primeiro (antes de tudo) fazer o backup de cada app é o seguinte:

1) É preciso que o app exista na Apple Store. E que você já tenha baixado pro seu iPAD. Se ele já foi removido, o backup do aplicativo pro computador não é mais possível.

Então vamos supor que na Apple Store haja um app que baixe vídeos do Youtube. Esses são fáceis de serem removidos. Vamos imaginar que eu queira fazer backup disso aí, pro dia que a Apple quiser remover, eu continuar instalando em futuros aparelhos e dar uma banana pra eles.

2) Pra fazer o passo anterior, é preciso, claro, fazer login na sua conta de ID da Apple, e isso no programa iTunes. Óbvio que deve-se salvar esses dados em algum lugar, pois sempre precisaremos dele: endereço de email + senha, criados pra uso no iCloud e Apple-Store. Eu atualmente uso apenas um, e pros dois iPADs Pro 9.7 que tenho.

3) Uma vez logado dentro do iTunes, vá até essa tela:

http://goo.gl/2HKQQQ (clique para ampliar)

Como você viu aí, é preciso ir na aba APPS, e depois clicar em APP STORE. Só depois é que clicamos em PURCHASED, no lado direito da tela (ou COMPRADOS, em português).

4) A próxima tela mostrará todos os apps (gratuitos ou pagos) que já foram baixados nessa conta. Clique em NOT IN MY LIBRARY (NÃO ESTÁ NA MINHA BIBLIOTECA), e depois em BAIXAR TUDO ou DOWNLOAD ALL (no canto inferior direito).

Mas reparem que é preciso clicar tanto na aba iPhone como na iPAD. Ou você pode simplesmente clicar no ícone da nuvem, pra baixar aquele específico que quiser, ao invés de todos, como mostra a imagem:

http://goo.gl/oyAC34

5) Tá OK, baixei, mas pra onde foi o app? Ele fica na seguinte pasta:

C:\Users\SEU NOME DE USUÁRIO\Music\iTunes\Mobile Applications

Cada app tem um tamanho específico, e tem que estar obrigatoriamente na extensão .IPA. Se você não achar, é porque não foi baixado. E nessa mesma tela:
http://goo.gl/oyAC34

Podemos ver que foi baixado ao clicar ali em MY APPS (Meus Aplicativos). Se quiser remover, mande pra lixeira, e depois delete da lista.

6) Aí vem algumas perguntas cruciais: como fazer pra integrar esses apps dentro dos backups? Como impedir que o backup restaurado fique baixando tudo via wifi/celular, pela Apple Store? Perderei dados dos apps?

Seguinte: Ao mandar fazer backup do iPAD/iPhone pelo iTunes (ou iCloud), salvamos apenas os dados de apps e configurações de sistema (até mesmo algo singelo como nível de brilho da tela, senhas já salvas, ebooks já salvos dentro do aplicativo que os lê, etc. etc.). Significa que backups da Apple não tem poder de salvar aplicativos como os passos 1-5 acabaram de explicar.

Então se o backup não tem esse poder, significa que mesmo após a restauração você baixará automaticamente cada app existente no momento do backup. Se conseguir, irá manter os dados salvos neles (configurações e mesmo arquivos que você colocou dentro desses apps, exemplo: ebooks).

E também significa que, como o app precisa ser adicionado manualmente, não tem como enviar ele pelo computador pro iPAD e esse app já conter as configurações e dados que você possuía nele. Ou seja, você vai restaurar o backup, mas o app será adicionado MANUALMENTE, ele não será integrado ao backup.

*********
Pra me fazer entender: digamos que eu possuia 100 apps no iPAD, um deles que baixa vídeos de Youtube, vamos chamar esse app de iTubo. Vamos supor também que eu havia baixado 10 vídeos nele, e configurado o iTubo pra só exibir vídeos na resolução 720p, ao invés de 480p ou 1080p...
*********

Fiz um backup dia 01/01 do iPAD, e dia 02/01 a Apple removeu o iTubo da Apple Store. Aí comprei um iPAD novo, ou simplesmente quis tentar restaurar pelo iTunes o backup de 01/01.

O que vai acontecer é simples: o backup de 01/01 irá restaurar 99.9% do que você possuía quando fez, tudo bonitinho, contanto que você deixe o wifi (ou 3G/4G) ligados, pra baixar os 99 apps, mas o iTubo (os outros 0.1%) não será baixado, e você ficará sem ele.

E mesmo quando adicionar, ele estará zerado. Sem aquela configuração citada anteriomente, de exibir por padrão em 720p.

7) Aí vamos ao procedimento de adicionar o iTubo.IPA (o próprio app salvo no meu disco rígido), que eu já havia baixado ao seguir os passos 1-5:

- Com iTunes aberto, dou dois cliques (botão esquerdo do mouse) no iTubo.ipa (no arquivo em si, pra ele abrir).

Aqui nas imagens, ele será representado pelo app DICE, com 16 MB.

Ao fazer isso, ele irá aparecer na lista de aplicativos que meu iPAD tem (e esse meu iPAD já está conectado via USB no meu computador e já reconhecido dentro do iTunes).

Exemplo de iPAD reconhecido pelo iTunes:

http://goo.gl/EMsT3Q

Ao dar dois cliques no arquivo IPA, reparem que ele aparecerá nessa listagem:

http://goo.gl/dEIm7I

Aí eu apenas clico em INSTALAR. O INSTALAR irá mudar para WILL INSTALL (ou SERÁ INSTALADO...):

image.jpg


8) O último passo é apenas mandar sincronizar o iPAD, o que irá adicionar o aplicativo "DICE". Pra isso, eu clico em APLICAR, lá embaixo da tela. Ou mando sincronizar em um dos menus.

Reparem que será possível, também, remover esse "DICE" pelo próprio iTunes. E comprovadamente o app é adicionado sem precisar do acesso à internet.

Eu dei uma estendida na explicação e fui bem prolixo, mas achei essencial explicar bem esmiuçado, porque ao questionar isso somente esse usuário me enviou uma resposta precisa, que permitiu fazer esse backup citado. Eu já havia jogado a toalha, e pensado que era impossível de se fazer isso.
 
Última edição:
E corrigindo o que eu disse anteriormente: é possível, sim, fazer backup dos apps, e até mesmo configurar um iPAD sem internet. No segundo caso, só se for ao ser ligado pelo USB e com iTunes aberto. No primeiro, vale algumas explicações:

http://www.ipadforums.net/threads/how-do-i-backup-my-apps.130796/#post-1119722

Conforme postaram aí,

O procedimento pra primeiro (antes de tudo) fazer o backup de cada app é o seguinte:

1) É preciso que o app exista na Apple Store. E que você já tenha baixado pro seu iPAD. Se ele já foi removido, o backup do aplicativo pro computador não é mais possível.

Então vamos supor que na Apple Store haja um app que baixe vídeos do Youtube. Esses são fáceis de serem removidos. Vamos imaginar que eu queira fazer backup disso aí, pro dia que a Apple quiser remover, eu continuar instalando em futuros aparelhos e dar uma banana pra eles.

2) Pra fazer o passo anterior, é preciso, claro, fazer login na sua conta de ID da Apple, e isso no programa iTunes. Óbvio que deve-se salvar esses dados em algum lugar, pois sempre precisaremos dele: endereço de email + senha, criados pra uso no iCloud e Apple-Store. Eu atualmente uso apenas um, e pros dois iPADs Pro 9.7 que tenho.

3) Uma vez logado dentro do iTunes, vá até essa tela:

http://goo.gl/2HKQQQ (clique para ampliar)

Como você viu aí, é preciso ir na aba APPS, e depois clicar em APP STORE. Só depois é que clicamos em PURCHASED, no lado direito da tela (ou COMPRADOS, em português).

4) A próxima tela mostrará todos os apps (gratuitos ou pagos) que já foram baixados nessa conta. Clique em NOT IN MY LIBRARY (NÃO ESTÁ NA MINHA BIBLIOTECA), e depois em BAIXAR TUDO ou DOWNLOAD ALL (no canto inferior direito).

Mas reparem que é preciso clicar tanto na aba iPhone como na iPAD. Ou você pode simplesmente clicar no ícone da nuvem, pra baixar aquele específico que quiser, ao invés de todos, como mostra a imagem:

http://goo.gl/oyAC34

5) Tá OK, baixei, mas pra onde foi o app? Ele fica na seguinte pasta:

C:\Users\SEU NOME DE USUÁRIO\Music\iTunes\Mobile Applications

Cada app tem um tamanho específico, e tem que estar obrigatoriamente na extensão .IPA. Se você não achar, é porque não foi baixado. E nessa mesma tela:
http://goo.gl/oyAC34

Podemos ver que foi baixado ao clicar ali em MY APPS (Meus Aplicativos). Se quiser remover, mande pra lixeira, e depois delete da lista.

6) Aí vem algumas perguntas cruciais: como fazer pra integrar esses apps dentro dos backups? Como impedir que o backup restaurado fique baixando tudo via wifi/celular, pela Apple Store? Perderei dados dos apps?

Seguinte: Ao mandar fazer backup do iPAD/iPhone pelo iTunes (ou iCloud), salvamos apenas os dados de apps e configurações de sistema (até mesmo algo singelo como nível de brilho da tela, senhas já salvas, ebooks já salvos dentro do aplicativo que os lê, etc. etc.). Significa que backups da Apple não tem poder de salvar aplicativos como os passos 1-5 acabaram de explicar.

Então se o backup não tem esse poder, significa que mesmo após a restauração você baixará automaticamente cada app existente no momento do backup. Se conseguir, irá manter os dados salvos neles (configurações e mesmo arquivos que você colocou dentro desses apps, exemplo: ebooks).

E também significa que, como o app precisa ser adicionado manualmente, não tem como enviar ele pelo computador pro iPAD e esse app já conter as configurações e dados que você possuía nele. Ou seja, você vai restaurar o backup, mas o app será adicionado MANUALMENTE, ele não será integrado ao backup.

*********
Pra me fazer entender: digamos que eu possuia 100 apps no iPAD, um deles que baixa vídeos de Youtube, vamos chamar esse app de iTubo. Vamos supor também que eu havia baixado 10 vídeos nele, e configurado o iTubo pra só exibir vídeos na resolução 720p, ao invés de 480p ou 1080p...
*********

Fiz um backup dia 01/01 do iPAD, e dia 02/01 a Apple removeu o iTubo da Apple Store. Aí comprei um iPAD novo, ou simplesmente quis tentar restaurar pelo iTunes o backup de 01/01.

O que vai acontecer é simples: o backup de 01/01 irá restaurar 99.9% do que você possuía quando fez, tudo bonitinho, contanto que você deixe o wifi (ou 3G/4G) ligados, pra baixar os 99 apps, mas o iTubo (os outros 0.1%) não será baixado, e você ficará sem ele.

E mesmo quando adicionar, ele estará zerado. Sem aquela configuração citada anteriomente, de exibir por padrão em 720p.

7) Aí vamos ao procedimento de adicionar o iTubo.IPA (o próprio app salvo no meu disco rígido), que eu já havia baixado ao seguir os passos 1-5:

- Com iTunes aberto, dou dois cliques (botão esquerdo do mouse) no iTubo.ipa (no arquivo em si, pra ele abrir).

Aqui nas imagens, ele será representado pelo app DICE, com 16 MB.

Ao fazer isso, ele irá aparecer na lista de aplicativos que meu iPAD tem (e esse meu iPAD já está conectado via USB no meu computador e já reconhecido dentro do iTunes).

Exemplo de iPAD reconhecido pelo iTunes:

http://goo.gl/EMsT3Q

Ao dar dois cliques no arquivo IPA, reparem que ele aparecerá nessa listagem:

http://goo.gl/dEIm7I

Aí eu apenas clico em INSTALAR. O INSTALAR irá mudar para WILL INSTALL (ou SERÁ INSTALADO...):

image.jpg


8) O último passo é apenas mandar sincronizar o iPAD, o que irá adicionar o aplicativo "DICE". Pra isso, eu clico em APLICAR, lá embaixo da tela. Ou mando sincronizar em um dos menus.

Reparem que será possível, também, remover esse "DICE" pelo próprio iTunes. E comprovadamente o app é adicionado sem precisar do acesso à internet.

Eu dei uma estendida na explicação e fui bem prolixo, mas achei essencial explicar bem esmiuçado, porque ao questionar isso, somente esse usuário enviou uma resposta precisa, que me permitiu fazer esse backup citado. Eu já havia jogado a toalha e pensado que era impossível de fazer.

Ainda bem que tem como fazer o backup! Muito obrigado pela dica
 
Ainda bem que tem como fazer o backup! Muito obrigado pela dica
Apesar de ter conseguido fazer backup de todos os apps disponíveis atualmente, vale ressaltar que no caso de apps que baixam do Youtube (os mais visados pra remoção), é possível que a Google modifique o sistema dos sites deles e impeça que o app funcione no futuro, como por exemplo aconteceu com TVs que a gente comprou, e que tiveram o suporte descontinuado por eles (pra acessar o Youtube), exigindo que comprassemos aparelhos mais novos (tenho uma TV de 42 aqui que não acessa mais, mas no passado funcionava 100%).

Meu medo é que isso aconteça um dia com o ProTube, que comprei.

Outro detalhe é que podemos fazer backup de um app com recursos que sejam retirados em atualizações futuras, como por exemplo, app pra assistir a vídeos que leia um codec específico de som, e que numa atualização futura, por algum problema de licenciamento (já que precisam pagar pra isso), o desenvolvedor remova esse recurso. Mas aí ficaríamos num dilema, pois eles continuariam atualizando, e as versões capadas corrigiriam bugs importantes ou mesmo adicionariam recursos.

Além disso, é possível que todos os apps que salvei hoje não funcionem mais em versões posteriores do iOS.

Mas só de poder salvar especialmente apps pagos já é um feito. Quero frisar que foi justamente essa incapacidade de fazer um backup PLENO de segurança que me fez nunca comprar nada da Apple-Store, pois detesto ter que ficar escravo dessas empresas, quero a segurança de poder ter meus dados (e aplicativos) à disposição eternamente, sem medo de que um dia tudo se perca, eu precisando pagar novamente ou mesmo não ter acesso mais.

A função do backup de segurança é justamente essa, você poder restaurar tudo que tem facilmente, no caso de comprar um novo iPAD ou iPhone, ou até de perder o que já tem.

Sugiro salvar os backups num servidor como Google Drive ou Archive.org.

P.S. Eu não vi como ficaria a situação dos apps em que compramos recursos dentro deles (in-app purchases)... já que não tenho nenhum assim. Mas imagino que não dê pra fazer backup nessa hipótese.

Segue foto de alguns apps salvos aqui:

Sem_t_tulo.png


P.S. O app que baixa de Youtube e que uso atualmente é esse:
https://itunes.apple.com/gb/app/video-player-file-manager/id1082635984?mt=8

Só não recomendo que se pague por ele, pois li reclamações de que o aviso que redireciona você pro app pago continua aparecendo, mesmo após (teve gente que pagou 2 vezes).

E esse também: https://itunes.apple.com/br/app/total-free-browser-file-manager/id557285579?mt=8

Os dois são gratuitos, sendo que prefiro o primeiro. Após baixar do Youtube, eu envio do app pro tocador (NPlayer), e aí eu apago a cópia original do app que baixou.

Eu recomendo o backup dos dois, pois as chances de serem removidos algum dia é de 99%.
 
Última edição:
é possível colocar um tradutor de página no Safari ?
no Google Chrome ele pergunta se quer traduzir a página ai gostaria de saber se no Safari tem como colocar uma extensão
 
é possível colocar um tradutor de página no Safari ?
no Google Chrome ele pergunta se quer traduzir a página ai gostaria de saber se no Safari tem como colocar uma extensão
É sim, tente essa extensão:
https://itunes.apple.com/br/app/xyz-translate-pro-browser/id1131531311?mt=8

Pra ligar, você precisa clicar (no Safari do iOS) no ícone da seta pra cima, depois ir em Mais... e habilitar o Safari Translate Pro. Só tem o porém de você precisar configurar toda vez no programa qual o idioma de destino (no meu caso, deixei português, mesmo). Apenas se quiser traduzir pra outro é que vc precisa voltar lá e alterar.

Desconheço outros apps que façam isso.
 
É sim, tente essa extensão:
https://itunes.apple.com/br/app/xyz-translate-pro-browser/id1131531311?mt=8

Pra ligar, você precisa clicar (no Safari do iOS) no ícone da seta pra cima, depois ir em Mais... e habilitar o Safari Translate Pro. Só tem o porém de você precisar configurar toda vez no programa qual o idioma de destino (no meu caso, deixei português, mesmo). Apenas se quiser traduzir pra outro é que vc precisa voltar lá e alterar.

Desconheço outros apps que façam isso.
é para PT mesmo, Google chrome é melhor pq você vai abrindo várias abas e já manda traduzir e volta para outra aba em quanto a outra é traduzida, esse app ele manda a página para o app dele e traduz, achei pior, mas é melhor que ficar usando dois aplicativos de navegação.
vou usar no ipad por uma semana para ver se acostumo.

Você participa do Macrumors né ? acho que vejo seus comentários lá
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo