Comprei dois Huawei AX3 Pro (Versão CN) no 11.11 (2 compras separadas e vendedores diferentes) e ambos passaram sem taxas pela fiscalização aduaneira em Curitiba e já estão em São Paulo.
Acredito que serão entregues entre segunda e terça-feira. A intenção é montar uma rede Mesh com Vivo Fibra 300 Megas. Assim que eu puder eu atualizo os interessados com a experiência de configuração/desempenho com os roteadores.
Atualmente estou com o Fibra 100 Megas e já pedi o upgrade para o 300 Megas tendo em vista a chegada dos novos equipamentos. Consigo atingir os 100Mbps contratado apenas via Cabo e sem fio na banda 5GHz , no quarto onde o roteador da Vivo está instalado.
Em geral, o desempenho do Wi-Fi hoje é péssimo, porque tenho o roteador da Vivo (Askey RTF3505 - 2.4/5GHz) no andar de cima e mais 2 repetidores TP-Link TL-WA850RE (Single-Band 2.4Ghz) espalhados pela casa, um na escada e outro no andar debaixo. Obviamente, nenhum dos 3 dispositivos dá conta sozinho de cobrir a área toda, sendo assim, tenho três SSID diferentes e é muito chato toda hora que ando pela casa ter que ficar alterando a rede. No 1º repetidor a média de velocidade é de 15Mbps e no 2º repetidor, sofríveis ~10Mbps, no máximo.
Sem contar que quando temos um número razoável de clientes conectados nos repetidores eles sofrem demais, média de 4 smartphones, 1 Smart TV, 1 DVR, 2 notebooks, 1 TV Box e alguns outros dispositivos.
No caso da rede com os dois AX3 Pro, serão ligados via cabo e cada um deles ficará responsável por um andar do sobrado, cada andar tem cerca de 50m² com um número razoável de paredes de alvenaria grossa. Gostaria de conseguir aproveitar a banda 5GHz na casa toda, veremos se será suficiente.
PS: Os pedidos feitos no 11.11 vieram com rastreamento início LB e final SE (Suécia). Total de 16 dias corridos até SP.