Quais foram suas impressões até agora do Ax6? Faz um mini review se puder
No aguardo da comparação com o ax3pro!!
Depois de 1 dia de uso ficou claro qual a razão desse roteador, como é possível algo tão barato entregar velocidades e tecnologia nova, vamos lá.
O roteador não é bonito, passa a impressão de simplicidade devido ao custo, não tem portas blindadas igual meu Asus, tem uma lan a menos (3 lans e 1 wan), não tem botão de liga/desliga, 2 leds apenas, você vê que a caixa (carcaça) é maior que o hardware (para ventilar melhor), de fato é um roteador que teve que ser capado em algumas coisas para se tornar competitivo. Inclusive não vem um cabinho de rede se quer na caixa, para os desavisados isso pode ser uma momentânea chateação.
Sobre o hardware, esse se mostrou bem eficiente, entrega a velocidade necessária, trabalha morno (menos do normal de um de operadora ou meu asus) e de fato atravessa paredes que alguns outros talvez não, fui ao ponto mais longe do roteador em casa com muitas paredes, e consegui ver um vídeo no youtube em 1080p60, sem engasgos, se foi possível fazer isso quer dizer que abrange toda minha residência, principalmente em um ponto cego que tenho no fundo de casa onde tenho uma TV com uma Mi Stick rodando internet protocolo TV, volte e meia tinha que ficar pendurando ela para conseguir sinal melhor de meu Asus.
Xbox, depois de um certo custo, consegui que os downloads de meu Xbox Serie S chegasse próximo da velocidade contratada de minha internet, estou com problemas em meu espelhos de parede onde conecto o cabo de rede, então não vou colocar a culpa no roteador, mas depois de uma certa insistência consegui ligar ele em 1giga. Conectado por wifi não consegui chegar a velocidade contratada, não passava de 230mbps, isso que ele está a uns 5m com uma parede apenas, mas sei como o xbox é chato para internet, também era com meu One X no Asus.
Software, esse talvez seja o que não agradaria um entusiasta, tem o que é necessário, porém faltam detalhes, como por exemplo a quanto de velocidade um dispositivo está conectado, tanto cabo quanto wifi (o asus tem), o teste de velocidade interna não permite escolha do servidor, o acesso no navegador não permite trocar o nome dos dispositivos, esse somente possível no APP, porém os 2 não se conversam (se muda no APP não muda no acesso do navegador), no APP as configurações são bem perdidas, ainda acho que falta algo mais polido, há um atraso muito grande na medição de velocidade do dispositivo durante o uso, parece que não mede certo ou atualiza a cada 3 ou 5 segundos, isso me chateou bastante. Outro detalhe, o sistema em chinês, é um saco ficar traduzindo a tela toda hora, algumas telas vão automático e outras não... mas fica quebrando layout e deixa mais feio o que não é bonito.
Velocidades, únicos dispositivos que tenho Wi-Fi 6 são 2 smartphone, S10e e S20, notei pouca diferença para o Asus, entrega a velocidade contratada da minha internet (500/125 megas), e acredito que melhorou o raio de atuação, ainda não senti grandes diferenças, pra quem quer instalar, configurar e esquecer, é uma excelente pedida, parece ser bem estável e deve segurar ligado por muito tempo tempo sem precisar reiniciar por estar carregado.
Esperando chegar agora o AX3 Pro para decidir com qual irei ficar, mas é fato que o Asus vai embora mesmo tendo todo esse refinamento de um belo sistema de configuração.
Edit:
1- falta entrada USB também... por mais que não estou usando nunca é d+...