Olá!
Antigamente quando eu tinha ADSL mexia bastante nas configurações da minha rede mas desde que mudei para Oi Fibra fiquei meio perdido, muitas configurações vem travadas e se eu fizer alguma burrada não sei reconfigurar então acabei não mexendo muito.
O modem que colocaram aqui é um Nokia G-240W-C que no geral me atende bem, o Wi-Fi 2.4 GHz pega em praticamente toda casa.
O problema é que em alguns momentos o Wi-Fi meio que para de funcionar e suspeito que a culpa é do IPv6, na casa que eu estava antes o técnico desativou essa opção e resolveu o problema de instabilidade.
Minha ideia é comprar um roteador mas não sei se é possível deixar todo gerenciamento da rede com ele como eu fazia com o ADSL, não sei os termos técnicos mas o roteador que fazia a autenticação (usuário/senha).
Enfim, estou meio perdido desde que mudei pra Fibra e também não sei que roteador comprar.
O Asus RT-AC59U me chamou atenção, teria algum outro mais indicado ou esse é bom o suficiente? Meu foco é jogos.
Se tiver alguém disposto a dar uma ajuda eu seria muito grato.
Obrigado!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Olá, também tenho Fibra da Oi e estou querendo comprar um roteador. Esse AX3 PRO é importado da china certo? A configuração dele está em inglês?
Olá, vi que você bastante dessas configurações e gostaria de uma sugestão.
Tenho internet Oi Fibra 200 com um modem Nokia G-240W-C e queria comprar um roteador bom para gerenciar a rede.
Quando era ADSL eu achava tudo mais simples, agora com a Fibra nem sei por onde começar.
É possível colocar o modem da Fibra em Bridge? Meu foco é ter um bom desempenho na conexão para jogos online, o que tu sugere fazer?
Oi fibra parece que é embaçado pra colocar em bridge, talvez você não consiga. Sugiro que compre um AX3 Pro e use ele em modo AP mesmo. Pra manter a qualidade nos jogos, basta não gargalar a banda de download e upload, então se tiver algum dispositivo que faça downloads ou outro tipo de acesso que consuma muita banda, o mais simples é limitar a banda máxima que ele pode usar. QoS nessas velocidades altas requer roteadores caríssimos e não compensa.
Oi fibra parece que é embaçado pra colocar em bridge, talvez você não consiga. Sugiro que compre um AX3 Pro e use ele em modo AP mesmo. Pra manter a qualidade nos jogos, basta não gargalar a banda de download e upload, então se tiver algum dispositivo que faça downloads ou outro tipo de acesso que consuma muita banda, o mais simples é limitar a banda máxima que ele pode usar. QoS nessas velocidades altas requer roteadores caríssimos e não compensa.
Modo AP seria Access Point?
Esse AX3 Pro é muito melhor que o Asus RT-AC59U ou Xiaomi AX1800?
Posso te mandar inbox para tirar umas dúvidas mais técnicas?
Valeu!
Comprei 2 Redmi AX6 para usar em rede Mesh, porém tenho um roteador mikrotik dedicado.
Dá pra fazer o Mesh com os 2 Redmi AX6 com DHCP desligado e manter o mikrotik como roteador? Ou necessariamente um dos nodos do Mesh tem que trabalhar em modo Router?
Modo AP seria Access Point?
Esse AX3 Pro é muito melhor que o Asus RT-AC59U ou Xiaomi AX1800?
Posso te mandar inbox para tirar umas dúvidas mais técnicas?
Valeu!
Sim, access point. Qualquer roteador padrão AX é bem melhor que o AC59U. Esses roteadores chineses fazem frente aos Asus de R$ 1.500 em desempenho, só o firmware que é bem pobre em comparação, mas atendem bem ao uso básico.
O AX3 Pro chinês (*não compre AX3 global*) é um pouco melhor que o Xiaomi AX1800 no geral, mas a principal razão de eu ter te recomendado ele de cara, apesar de ser meio caro, é que ele possui modo AP nativo e vai facilitar bastante, já que o bridge na Oi é complexo. Nenhum Xiaomi possui modo AP nativo, sendo necessário perder a porta WAN deles e desativar o DHCP manualmente.
Sem modo AP nativo ou manual, você ficará sem IPv6, no máximo poderá usar DMZ pra IPv4, e recomendo que evite esse cenário. Ideal é modem em bridge ou modo AP pra ter conectividade plena.
Veja se esses procedimentos funcionam na sua ONT da Oi, se der certo, dá pra faze bridge.
Sim, access point. Qualquer roteador padrão AX é bem melhor que o AC59U. Esses roteadores chineses fazem frente aos Asus de R$ 1.500 em desempenho, só o firmware que é bem pobre em comparação, mas atendem bem ao uso básico.
O AX3 Pro chinês (*não compre AX3 global*) é um pouco melhor que o Xiaomi AX1800 no geral, mas a principal razão de eu ter te recomendado ele de cara, apesar de ser meio caro, é que ele possui modo AP nativo e vai facilitar bastante, já que o bridge na Oi é complexo. Nenhum Xiaomi possui modo AP nativo, sendo necessário perder a porta WAN deles e desativar o DHCP manualmente.
Sem modo AP nativo ou manual, você ficará sem IPv6, no máximo poderá usar DMZ pra IPv4, e recomendo que evite esse cenário. Ideal é modem em bridge ou modo AP pra ter conectividade plena.
Veja se esses procedimentos funcionam na sua ONT da Oi, se der certo, dá pra faze bridge.
Vou dar uma olhada nos procedimentos, mas tenho receio de mudar qlqr coisa aqui e ficar sem internet hehehe
Te mandei umas dúvidas inbox, se for possível responder agradeço muito.
Valeu!
Alguém consegue responder essa pra mim?
Tô com um AX6 aqui e a interface web dele é bem pobrezinha, embora o aparelho seja bem cavalo no quesito potência de sinal e tenha um bom hardware. (Se um dia sair um OpenWRT pra ele, vou me esbaldar aqui).
EDIT: Baixei uma versão traduzida do app chinês (5.6.4), mas o jaguara fica dando timeout.
Edit 2: sincronizei de novo e resolveu.
Eu tenho um Asus RT-AC59U aqui, e estou em um dilema. Eu tenho uma internet fibra de 500MB. No modem da operadora a internet atinge a velocidade (até no wifi), mas ao ligar no Asus, via cabo bate uns 430, porém no wifi 5g, mesmo configurado na frequência 80, não passa de 250MB em média.
Será que é alguma limitação do Asus ou tem alguma configuração/segredo que possa ser feita? Estou seriamente pensando em adquirir um AX3 Pro.
Eu tenho um Asus RT-AC59U aqui, e estou em um dilema. Eu tenho uma internet fibra de 500MB. No modem da operadora a internet atinge a velocidade (até no wifi), mas ao ligar no Asus, via cabo bate uns 430, porém no wifi 5g, mesmo configurado na frequência 80, não passa de 250MB em média.
Será que é alguma limitação do Asus ou tem alguma configuração/segredo que possa ser feita? Estou seriamente pensando em adquirir um AX3 Pro.
Já experimentou dar um factory reset, verificar se há alguma atualização nova de firmware pra ele?
Se tu fez isso e não resolveu, com certeza o processamento do modem não consegue suportar velocidades tão altas assim.
Galera, uma pergunta aí pros mais experientes. Tenho um AX1800 e queria saber qual a melhor opção no quesito custo-benefício para fazer uma rede mesh confiável com ele?
Galera, uma pergunta aí pros mais experientes. Tenho um AX1800 e queria saber qual a melhor opção no quesito custo-benefício para fazer uma rede mesh confiável com ele?
Eu tentei colocar o AX6 em acess point, mas não tive sucesso.
Eu removi o cabo de ethernet da WAN e comecei a fazer as configurações. Desliguei a opção de DHCP e, logo abaixo, inclui o IP LAN na mesma faixa do modem da VIVO.
Entretanto, quando eu fechava as configurações, resetava o AX6 e colocava o cabo na porta LAN, o roteador não transmitia mais sinal de internet corretamente (a luz azul de internet tava apagada, inclusive).
o AX6 pro tem de fábrica o modo acess point nele. basta ligar o cabo que vem do seu modem da operadora na wan dele ,e mudar o modo de router ou traduzido "Modo de Operação do Switch" para " Modo de operação de relé com fio (ampliando as redes existentes)", assim ele vai buscar configuração do DHCP do modem da operado e funcionará normalmente atribuindo um IP na faixa do seu modem da Operadora automaticamente.
Rick, o C80 informa 600 Mbps na banda de 2.4 GHz.
É o mesmo que aceitar no máximo um plano de 600 MEGA na rede sem fio?
Perdão se é uma pergunta idiota, mas eu não entendo nada.
Não.. é tática das empresas pra enganar.. 600mbps significa a velocidade máxima teórica que o hardware é capaz de suportar.. Exemplo: 4 pessoas conectadas a 150mbps teóricos, o que na p'ratica seria algo em torno de 75mbps..
Na rede 5GHz a mesma coisa.. os 1300mbps são as velocidades máximas teóricas.. Na vida real (com interferências, reflexos, conexão única) ficam em torno de 300mbps..
O Roteador C9, localizado no Living Room, também é AC1900 e se comportou dessa forma:
Pessoal, estou importando uma placa de wlan para meu note (Intel ax200) e gostaria de saber qual é o tempo médio para entregas vindo de Hong Kong (o rastreio é LB....HK)
Comprei o AX6, encontrei uma boa oferta no Ali por 356 em 10x... acho que compensou muito! Pena que tá vindo pela Suécia (LBXXXXXXXXXSE), acho que demora mais né? Mesmo assim estou confiante que será um belo upgrade comparado aos dois C6 que tenho aqui....
Pessoal, estou importando uma placa de wlan para meu note (Intel ax200) e gostaria de saber qual é o tempo médio para entregas vindo de Hong Kong (o rastreio é LB....HK)
Comprei o AX6, encontrei uma boa oferta no Ali por 356 em 10x... acho que compensou muito! Pena que tá vindo pela Suécia (LBXXXXXXXXXSE), acho que demora mais né? Mesmo assim estou confiante que será um belo upgrade comparado aos dois C6 que tenho aqui....
O tempo de LB/SE e LB/HK está bem parecido. Acredito que seja na média de 15/30 dias, a depender do tempo que a encomenda vai ficar no CDD da sua região.
Todas as minhas encomendas de HK chegaram em menos de 20 dias.
O tempo de LB/SE e LB/HK está bem parecido. Acredito que seja na média de 15/30 dias, a depender do tempo que a encomenda vai ficar no CDD da sua região.
Poxa, é bom saber disso. Eu moro em São Paulo e pedi esta placa pois não acho o desempenho do wifi do meu note tão satisfatório quanto deveria. Já troquei roteador, cabeamento e tudo, então só faltou mexer na última ponta. Aproveito e atualizo ele para o ax
Na verdade tem uma diferença entre a velocidade teórica (que vem na caixa do router) e a velocidade real. Vou ser bem realista para ti: em um ambiente urbano, usando o canal menos congestionado e com 40MhZ de largura de banda vai chegar no máximo em 140Mbps em 2.4GhZ. Já em 5GhZ chega até 867Mbps
Poxa, é bom saber disso. Eu moro em São Paulo e pedi esta placa pois não acho o desempenho do wifi do meu note tão satisfatório quanto deveria. Já troquei roteador, cabeamento e tudo, então só faltou mexer na última ponta. Aproveito e atualizo ele para o ax
Na verdade tem uma diferença entre a velocidade teórica (que vem na caixa do router) e a velocidade real. Vou ser bem realista para ti: em um ambiente urbano, usando o canal menos congestionado e com 40MhZ de largura de banda vai chegar no máximo em 140Mbps em 2.4GhZ. Já em 5GhZ chega até 867Mbps