Da Austrália não envia para o Brasil, só selecionando China e o frete é de R$ 62,86. Prefira os produtos com frete embutido (frete grátis), pois caso dê algum problema e você precise de reembolso não tem risco de te descontarem o valor do frete no futuro.
Pois bem, meu Ax3 Pro chegou, mas até então não consegui testá-lo efetivamente....
Fiz a instalação segundo o aplicativo HiLink, criei a rede, tudo certo, só que o Wifi não bate os 240Mb da Claro na frente do roteador, variando de 100-150mb... O que pode ter dado errado?
Não consegui desativar o Wifi do roteador da Claro, portanto há no momento 4 redes, 2 Da claro e 2 da Huawei, pode ser que essa seja a causa?
Não.. é tática das empresas pra enganar.. 600mbps significa a velocidade máxima teórica que o hardware é capaz de suportar.. Exemplo: 4 pessoas conectadas a 150mbps teóricos, o que na p'ratica seria algo em torno de 75mbps..
Na rede 5GHz a mesma coisa.. os 1300mbps são as velocidades máximas teóricas.. Na vida real (com interferências, reflexos, conexão única) ficam em torno de 300mbps..
O Roteador C9, localizado no Living Room, também é AC1900 e se comportou dessa forma:
Poxa, é bom saber disso. Eu moro em São Paulo e pedi esta placa pois não acho o desempenho do wifi do meu note tão satisfatório quanto deveria. Já troquei roteador, cabeamento e tudo, então só faltou mexer na última ponta. Aproveito e atualizo ele para o ax
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Na verdade tem uma diferença entre a velocidade teórica (que vem na caixa do router) e a velocidade real. Vou ser bem realista para ti: em um ambiente urbano, usando o canal menos congestionado e com 40MhZ de largura de banda vai chegar no máximo em 140Mbps em 2.4GhZ. Já em 5GhZ chega até 867Mbps
Pois bem, meu Ax3 Pro chegou, mas até então não consegui testá-lo efetivamente....
Fiz a instalação segundo o aplicativo HiLink, criei a rede, tudo certo, só que o Wifi não bate os 240Mb da Claro na frente do roteador, variando de 100-150mb... O que pode ter dado errado?
Não consegui desativar o Wifi do roteador da Claro, portanto há no momento 4 redes, 2 Da claro e 2 da Huawei, pode ser que essa seja a causa?
Provavelmente interferência entre as redes dos 2 roteadores. Não sei qual o aparelho que a Claro disponibiliza, mas obviamente há a possibilidade de desativar a rede sem fio dele.
Só para fins de comparação, tenho VIVO FIBRA 300 aqui em casa, na frente do meu AX3 Pro eu consigo 340Mbps (sim, eles entregam uns 10~12% a mais do que o contratado) na banda 5 Ghz e 115Mbps em 2.4 Ghz.
Pessoal, estou com um Huawei AX3 Pro aqui, firmware atualizado, versão chinesa e ele vem apresentando instabilidade ao ser usado como roteador principal na rede da Claro/Net, eu estou enfrentando lentidão na conexão, a falha é intermitente, aparece e desaparece, alguém aqui já enfrentou esse problema? Poderia me dar uma luz no fim do túnel? Engraçado que um amigo que pegou ele está com o mesmo problema. Eu apenas setei o modem Humax da Net para o modo Bridge, deveria ter feito algo a mais?
Pessoal, estou com um Huawei AX3 Pro aqui, firmware atualizado, versão chinesa e ele vem apresentando instabilidade ao ser usado como roteador principal na rede da Claro/Net, eu estou enfrentando lentidão na conexão, a falha é intermitente, aparece e desaparece, alguém aqui já enfrentou esse problema? Poderia me dar uma luz no fim do túnel? Engraçado que um amigo que pegou ele está com o mesmo problema. Eu apenas setei o modem Humax da Net para o modo Bridge, deveria ter feito algo a mais?
Provavelmente interferência entre as redes dos 2 roteadores. Não sei qual o aparelho que a Claro disponibiliza, mas obviamente há a possibilidade de desativar a rede sem fio dele.
Só para fins de comparação, tenho VIVO FIBRA 300 aqui em casa, na frente do meu AX3 Pro eu consigo 340Mbps (sim, eles entregam uns 10~12% a mais do que o contratado) na banda 5 Ghz e 115Mbps em 2.4 Ghz.
É isso, consegui desativar as redes Wifi da Claro, testei em Bridge e em AP e continua com velocidade inferior a contratada, mesmo na frente do Ax3Pro....
Tá rolando essa palhaçada na Net mesmo, tem outros relatos aqui. A Vivo também parece que dá uma sabotada quando o cliente muda pra bridge.
Como está com o AX3 Pro, sugiro que coloque ele em modo AP mesmo, muito mais simples. Antes, desative a rede NET-CLARO-WIFI pelo portal de cliente da Net e aí desative o WiFi 2.4 e 5GHz no modem.
É isso, consegui desativar as redes Wifi da Claro, testei em Bridge e em AP e continua com velocidade inferior a contratada, mesmo na frente do Ax3Pro....
Em modo AP não tem como estar com velocidade inferior ao que está chegando no modem, só se você mexeu nas configurações avançadas do AX3 Pro (melhor deixar em automático; só ative a rede WiFi 5 se tiver problemas pra conectar com certos notebooks; não ative o Internet speed up em Accessibility e nem o Internet Security em Security Settings) ou está usando um dispositivo problemático pra testar. Poucos celulares passam de 200 Mbps no 5 GHz, no 2.4 atingem uma fração disso.
Uso um AX1800 com um Humax da Claro/NET e sugiro ao colega entrar nas configurações do Router, e clonar manualmente o MAC EMTA do modem. Por padrão, o router clona outro MAC, que até funciona, mas não tão bem quanto quando eu clono o MAC EMTA.
Um exemplo é no IPV6. Se eu deixar o AX1800 clonar automaticamente, eu tenho internet, mas o IPV6 não funciona. Clonando o MAC EMTA do modem, tudo funciona normalmente. Não sei o que isso quer dizer, mas o IP público muda também ao alterar o MAC clonado. No MAC EMTA eu tenho o mesmo IP que teria se o modem estivesse funcionando sem roteador (189...), com o MAC automático, esse IP muda (201...).
Com o Humax em bridge e o AX1800 clonando o MAC EMTA eu consigo 32,5mbps de download, que é a velocidade máxima da internet que tenho contratada aqui (240, porém entregam 260)
Amigo muito obrigado por responder! No modem Humax as opções do modo switch são Dual Stack e bridge, eu testei ambas e fiz reset nos 2 roteadores por desencargo de consciência, no Humax da Net e no AX3 Pro. O AX3 Pro mesmo no modo Dual Stack apresenta instabilidade intermitente, desativei o IPV6 e continuou assim, desabilitei o wi-fi do Humax da net, enfim... tentei o que estava ao meu alcance e agora resta a dúvida, será que o AX3 Pro está com defeito? Ele funcionou muito bem por 1 semana inteira, depois só ladeira abaixo.
Um exemplo é no IPV6. Se eu deixar o AX1800 clonar automaticamente, eu tenho internet, mas o IPV6 não funciona. Clonando o MAC EMTA do modem, tudo funciona normalmente. Não sei o que isso quer dizer, mas o IP público muda também ao alterar o MAC clonado. No MAC EMTA eu tenho o mesmo IP que teria se o modem estivesse funcionando sem roteador (189...), com o MAC automático, esse IP muda (201...).
Me esclarece um ponto amigo, eu devo clonar o MAC EMTA do Humax na interface de configuração do AX3 Pro diigitando o MAC manualmente? Está correto? Se sim vou fazer o teste. Outra dúvida, o clone deve ser do CM MAC ou do EMTA MAC do Humax?
Tá rolando essa palhaçada na Net mesmo, tem outros relatos aqui. A Vivo também parece que dá uma sabotada quando o cliente muda pra bridge.
Como está com o AX3 Pro, sugiro que coloque ele em modo AP mesmo, muito mais simples. Antes, desative a rede NET-CLARO-WIFI pelo portal de cliente da Net e aí desative o WiFi 2.4 e 5GHz no modem.
Mas como é esse modo AP no Humax? Eu tenho no mode switch duas opções: dual stack e bridge, testei ambas. O IPV6 se ativar fica impossível de usar, o desativei também mas seguirei a dica do colega de clonar o MAC EMTA do Humax no AX3 Pro, se entendi direito é isso.
Amigo muito obrigado por responder! No modem Humax as opções do modo switch são Dual Stack e bridge, eu testei ambas e fiz reset nos 2 roteadores por desencargo de consciência, no Humax da Net e no AX3 Pro. O AX3 Pro mesmo no modo Dual Stack apresenta instabilidade intermitente, desativei o IPV6 e continuou assim, desabilitei o wi-fi do Humax da net, enfim... tentei o que estava ao meu alcance e agora resta a dúvida, será que o AX3 Pro está com defeito? Ele funcionou muito bem por 1 semana inteira, depois só ladeira abaixo.
Me esclarece um ponto amigo, eu devo clonar o MAC EMTA do Humax na interface de configuração do AX3 Pro diigitando o MAC manualmente? Está correto? Se sim vou fazer o teste. Outra dúvida, o clone deve ser do CM MAC ou do EMTA MAC do Humax?
Mas como é esse modo AP no Humax? Eu tenho no mode switch duas opções: dual stack e bridge, testei ambas. O IPV6 se ativar fica impossível de usar, o desativei também mas seguirei a dica do colega de clonar o MAC EMTA do Humax no AX3 Pro, se entendi direito é isso.
O modo AP/Access Point é no AX3 Pro. Ele só repassa a rede do modem da Net, sem interferir no modo de operação dele. Seria um bridge no Huawei. O modem deve ficar nas configurações padrões, com exceção do WiFi que é bom desativar pra não interferir. De preferência, resete o modem sempre que for fazer alterações bruscas, pois já vi vários modem bugarem após modificar algo e não adiantar retornar manualmente ao valor que estava antes.
Pra deixar o modem em bridge, a clonagem do MAC do modem no AX3 Pro pode funcionar, na Vivo resolve. Dessa forma, os equipamentos da operadora detectam a conexão vindo de um equipamento da marca do modem, Humax, no seu caso, ao invés de Huawei, que é o que acontece se colocar o modem em bridge e não clonar nada.
A clonagem do MAC EMTA do modem Humax foi feita, colei nas configs do AX3 Pro, deu acesso a internet mas a intermitência/instabilidade seguiu como antes. Eu tenho uma dúvida e peço a ajuda de vocês, uma vez tendo clonado o MAC do Humax no AX3 Pro ficarei com duplicidade de DHCP's ativados, o do Humax e do AX3 Pro, isso poderia explicar a razão pela qual ainda assim fiquei com instabilidade? Eu testei a configuração de bridge AP no AX3 Pro e como ponto de acesso ele ficou estável! Se eu clonar o MAC do HUMAX no AX3 Pro como eu faço para desativar o DHCP do Humax sem perder acesso a ele? Vcs teriam algum vídeo ou passo a passo simples para ilustrar?
Conforme acima a clonagem do MAC EMTA do Humax foi feita e eu obtive acesso a rede, porém a instabilidade permaneceu, vcs podem me explicar essa questão da duplicidade do DHCP e de como eu posso desativá-lo no Humax da Net conseguindo depois acesso as configurações dele?
Galera, gostaria de agradecer à todos que me ajudaram aqui no tópico. Segui a sugestão do colega de colocar na função de repetidor via cabo e está funcionando como Acess Point. Já consegui configurar a impressora em um notebook na mesma rede, inclusive.
A clonagem do MAC EMTA do modem Humax foi feita, colei nas configs do AX3 Pro, deu acesso a internet mas a intermitência/instabilidade seguiu como antes. Eu tenho uma dúvida e peço a ajuda de vocês, uma vez tendo clonado o MAC do Humax no AX3 Pro ficarei com duplicidade de DHCP's ativados, o do Humax e do AX3 Pro, isso poderia explicar a razão pela qual ainda assim fiquei com instabilidade? Eu testei a configuração de bridge AP no AX3 Pro e como ponto de acesso ele ficou estável! Se eu clonar o MAC do HUMAX no AX3 Pro como eu faço para desativar o DHCP do Humax sem perder acesso a ele? Vcs teriam algum vídeo ou passo a passo simples para ilustrar?
Conforme acima a clonagem do MAC EMTA do Humax foi feita e eu obtive acesso a rede, porém a instabilidade permaneceu, vcs podem me explicar essa questão da duplicidade do DHCP e de como eu posso desativá-lo no Humax da Net conseguindo depois acesso as configurações dele?
O bridge no modem é quase um coma, ele perde quase toda a funcionalidade e o DHCP dele não interfere na rede do Huawei. Se atente que as outras portas do modem não devem ser utilizadas com ele em bridge, tudo deve partir do Huawei. É desnecessário ter acesso à ele em bridge, pois ele não trava. Se quiser renovar o IP, é só fazer pela interface do Huawei.
Além disso, é meio complicado de permitir o acesso ao gerenciamento do modem em bridge com um roteador doméstico, teria que criar rotas no modem e no roteador ou usar RIP nos dois, mas o Huawei não suporta, até porque a ideia principal é filtrar todo o acesso da porta WAN, que fica completamente exposta na internet com o modem em bridge.
Se tiver algum tipo de instabilidade, mude os dois últimos dígitos (de 0-9 e A-F) do MAC que você clonou, visto que existe a possibilidade de conflito e isso resolveria.
coloquei essa carniça em bridge com um Huawei AX3 Pro (chinês) e foi só alegria. Plex tá normal, p2p normal, WiFi alcança 3x mais longe. Nada trava nem cai.
Se aderir ao bridge, fica a dica de autenticar com o usuário bandalarga@pop (senha pop), pois fica com o mesmo IP quase uma semana, ao menos na minha região. Com o cliente@cliente a conexão é refeita a cada 48h. E é bom clonar no roteador o MAC do modem (A4: 33: D7: 34: 71: 78 no seu caso) pra evitar instabilidades, só mude os últimos dígitos pra algo tipo A4: 33: D7: 34: 71: DF.
coloquei essa carniça em bridge com um Huawei AX3 Pro (chinês) e foi só alegria. Plex tá normal, p2p normal, WiFi alcança 3x mais longe. Nada trava nem cai.
Se aderir ao bridge, fica a dica de autenticar com o usuário bandalarga@pop (senha pop), pois fica com o mesmo IP quase uma semana, ao menos na minha região. Com o cliente@cliente a conexão é refeita a cada 48h. E é bom clonar no roteador o MAC do modem (A4: 33: D7: 34: 71: 78 no seu caso) pra evitar instabilidades, só mude os últimos dígitos pra algo tipo A4: 33: D7: 34: 71: DF.
Pessoal, estou com um problema na rede 5ghz que ninguém sabe como resolver. Dúvida podem ser postadas aqui ou crio um tópico? E só mais uma coisa, a opção Standard na seção de plugs do AX3 Pro como foto na foto abaixo, é com plug US? Serve aqui, isso?
Faz sim, você não irá conseguir acessar a internet. Talvez precise fazer um Vlan tagging também, infelizmente não sei pois estou usando uma ont. Quem estiver usando a hgu em bridge, sabe se precisa fazer vlan tagging?
Depende do cliente WiFi, mas o AX3 Pro entrega até 800 Mbps no WiFi 6/AX, no cabo entrega 1 Gbps full. A autenticação faz diferença se você usa o Plex fora da sua rede, já que quando o IP muda a cada 48h, o Plex fica indisponível por alguns minutos até ele detectar e atualizar nos servidores remotos.
Se tiver algum tipo de instabilidade, mude os dois últimos dígitos (de 0-9 e A-F) do MAC que você clonou, visto que existe a possibilidade de conflito e isso resolveria.
Eu fiz isso, a clonagem do MAC com a substituição dos últimos digitos, o modem libera a conexão e dá para navegar mas o tempo de resposta para abertura de alguns sites aumenta bastante, é uma falha intermitente, ora fica ágil e passam-se 1 ou 2 minutos e lá se vão 15 segundos para abrir um site, qualquer site. É um comportamento estranho, eu já fiz testes com vários DNS, já desativei o firewall do roteador enfim... A Huawei homologou junto da Anatel uma versão do AX3 e AX3 Pro com firmware em português, não sei se essa versão homologada teria o mesmo comportamento, é uma incógnita. O download de torrents ou via FTP fica em uma velocidade normal, o problema é o tempo de resposta para navegação em sites, como expliquei ora fica rápido e ora fica lento. É uma pena ter que subutilizar esse tipo de roteador meramente como ponto de acesso wi-fi, talvez eu arrisque importar um Redmi AX6 que é superior ao AX3 Pro mas temo que possa ocorrer o mesmo.
A Huawei Brasil pediu o serial number do roteador para me fornecer suporte e quando constatou que ele era importado disse que não poderia me atender e me passou o contato da Huawei China, segundo eles a unidade chinesa é que poderia me passar informações mas como se tratava de um equipamento não homologado ele poderia apresentar falhas de operação.
Eu fiz isso, a clonagem do MAC com a substituição dos últimos digitos, o modem libera a conexão e dá para navegar mas o tempo de resposta para abertura de alguns sites aumenta bastante, é uma falha intermitente, ora fica ágil e passam-se 1 ou 2 minutos e lá se vão 15 segundos para abrir um site, qualquer site. É um comportamento estranho, eu já fiz testes com vários DNS, já desativei o firewall do roteador enfim... A Huawei homologou junto da Anatel uma versão do AX3 e AX3 Pro com firmware em português, não sei se essa versão homologada teria o mesmo comportamento, é uma incógnita. O download de torrents ou via FTP fica em uma velocidade normal, o problema é o tempo de resposta para navegação em sites, como expliquei ora fica rápido e ora fica lento. É uma pena ter que subutilizar esse tipo de roteador meramente como ponto de acesso wi-fi, talvez eu arrisque importar um Redmi AX6 que é superior ao AX3 Pro mas temo que possa ocorrer o mesmo.
Coloque os DNS da NET no AX3 (copie os que aparecem no modem ou os que o roteador pegar por DHCP mesmo). Fora isso, os melhores normalmente são o 1.1.1.1 e 8.8.8.8.
Também pode ser IPv6 mal configurado. Hoje IPv6 é preferido pelos navegadores. Se estiver mal configurado, a latência ficará altíssima pois o navegador fica tentando conectar por ele e só um tempo depois usa o IPv4. Só testar em www.test-ipv6.com ou www.ipv6-test.com . Se não conseguir conectividade em IPv6 (o protocolo precisa estar habilitado no Windows, mas é padrão estar), verifique se consegue ajustar algo nas configurações avançadas do AX3 (alternar entre os tipos SLAAC/DHCPv6). Se não der pra fazer funcionar direito, desabilite.
A homologação não tem nada a ver com isso. O fabricante só paga e eles testam pra ver se não excede a potência permitida ou causa interferências em outros equipamentos. E acredito que nem testem nada se o mesmo roteador em questão já foi certificado por outro órgão mais competente de algum país, é só burocracia. De diferente, o global suporta configuração de VLAN na interface WAN e tem idioma português, mas o alcance é uma droga, logo não vale a pena a compra.
Aqui qualquer DNS público que não seja o da própria operadora Net resulta em um grande aumento no tempo de requisição dos sites, eu te pergunto, o AX3 oferece 2 campos para inclusão manual de servidores DNS, por hora coloquei 2 DNS para IPV4 da própria operadora Net como você me sugeriu, melhorou muito mas ainda tenho que seguir nos testes. A pergunta é: tenho como colocar mais de um DNS em um mesmo campo? Exemplo: separado por ponto e virgula, se não for possível no segundo campo vou adicionar um DNS para IPV6 e fazer amanhã os testes que você sugeriu em relação a alternar SLAAC/DHCPv6.
Aqui qualquer DNS público que não seja o da própria operadora Net resulta em um grande aumento no tempo de requisição dos sites, eu te pergunto, o AX3 oferece 2 campos para inclusão manual de servidores DNS, por hora coloquei 2 DNS para IPV4 da própria operadora Net como você me sugeriu, melhorou muito mas ainda tenho que seguir nos testes. A pergunta é: tenho como colocar mais de um DNS em um mesmo campo? Exemplo: separado por ponto e virgula, se não for possível no segundo campo vou adicionar um DNS para IPV6 e fazer amanhã os testes que você sugeriu em relação a alternar SLAAC/DHCPv6.
Não. São só dois DNS mesmo, um principal e um alternativo, caso o principal falhe ou demore pra responder. Em outras operadoras eu costumo deixar o 1.1.1.1 primário e o 8.8.8.8 secundário pra ter um pouco mais de garantia caso um falhe, por serem serviços de provedores completamente diferentes. Certifique-se de estar usando DNS automático nos dispositivos clientes, se não a configuração no roteador se torna irrelevante.
Vi alguns relatos da Net embaçar a conexão quando se usa DNS de terceiros, então sugiro use os dois primeiros da Net, conforme aparece no modem, e não invente. Pelo que me lembro, no modem deles aparece 3 ou 4, se quiser dá pra testar quais os mais responsivos pra você usando o DNSBench, só adicionar os DNS da Net na lista e limpar os demais internacionais, muitos nem respondem no Brasil.
Uma solução pra usar o DNS que quiser é utilizando o dnscrypt-proxy (usa DNS encriptado através das portas do http, então a operadora não pode bloquear) através do aplicativo Simple DNSCrypt para Windows. No Android, dá pra obter funcionalidade similar utilizando o aplicativo do AdGuard, que filtra toda a rede via vpn local e também possui o recurso de dns encriptado. Mas pra ter a funcionalidade em todos os dispositivos da sua rede, só se você tivesse algum servidor rodando 24/7 com o dnscrypt-proxy e apontasse tudo pro IP dele, muito empenho pra uma rede doméstica simples, melhor ficar nos DNS da Net mesmo.