[TÓPICO DEDICADO] Melhores Roteadores/Repetidores domésticos - PERGUNTE AQUI -

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos WgomesxBR
  • Data de Início Data de Início
Acabei comprando um ax6, vi que lançou o ax6000, vou testar o ax6 se ver que preciso de outro, provavelmente mais pra frente compro o ax6000
Vi que final de março lançam um firmware para poder conectar os dispositivos ax5,ax6,ax1800 e ax3600 com o ax6000

Pessoal, instalar o OpenWrt num Archer C6 é de boas? Nunca fiz isso na vida.. pensando em testar aqui pra ver se o roteador melhora antes de chegar o meu AX3 Pro. Se ficar bom eu repasso o C6 pra meu irmão usar no apt dele. Atualmente ele usa o roteador da Claro e morre de raiva com o sinal fraco.

É um relato interessante! Me tire uma dúvida Azimuth, durante a navegação no computador, você sentiu algum atraso no carregamento dos sites em comparação ao uso do modem Humax da Net? Alguns sites não levaram mais tempo para abrir no computador? Não digo no smartphone, me refiro no PC.
Desculpe a demora em responder, não notei diferença no carregamento de sites.

Como trabalho o tempo todo numa VPN notei que com o M4 as quedas de conexão que tinha não ocorrem mais.
Foi um ponto bem positivo em relação a situação anterior, em que o Humax por diversas vezes caia parte do wifi (alguns dispositivos caiam e outros não, e para voltar o wifi para todos tinha que reiniciar o Humax).

Esta semana comecei a usar o Deco como Router, passei o Humax para bridge. Ainda não notei diferença. Até o fim da semana dou um feedback se houve melhora ou não dos streamings.

Uma coisa que fiz para garantir melhor velocidade foi configurar no app para que alguns dispositivos não utilizem o MESH.
O algorimo não deve ter sido bem projetado, por diversas vezes um televisor (ou seja aparelho fixo na parede) se conectava no Deco que está no outro andar de minha casa, quando o deco mais próximo está a 1,5 metros da TV (e é o principal).

Ainda estou decepcionado com o produto, no twitter ainda não houve pronunciamento da TP-Link,se até o fim desta semana não melhorar vou devolver o aparelho.

Desculpe a demora em responder, não notei diferença no carregamento de sites.

Como trabalho o tempo todo numa VPN notei que com o M4 as quedas de conexão que tinha não ocorrem mais.
Foi um ponto bem positivo em relação a situação anterior, em que o Humax por diversas vezes caia parte do wifi (alguns dispositivos caiam e outros não, e para voltar o wifi para todos tinha que reiniciar o Humax).

Esta semana comecei a usar o Deco como Router, passei o Humax para bridge. Ainda não notei diferença. Até o fim da semana dou um feedback se houve melhora ou não dos streamings.

Uma coisa que fiz para garantir melhor velocidade foi configurar no app para que alguns dispositivos não utilizem o MESH.
O algorimo não deve ter sido bem projetado, por diversas vezes um televisor (ou seja aparelho fixo na parede) se conectava no Deco que está no outro andar de minha casa, quando o deco mais próximo está a 1,5 metros da TV (e é o principal).

Ainda estou decepcionado com o produto, no twitter ainda não houve pronunciamento da TP-Link,se até o fim desta semana não melhorar vou devolver o aparelho.

Lembrando que o Roaming quem "dá a palavra final" de onde vai conectar é o cliente e não o AP ou node mesh... No máximo o que um AP ou node pode fazer são paliativos pra "incentivar"o node/ap fazer roaming para o rádio de melhor sinal... É bom verificar os dois APs, pois quando isso ocorre normalmente é porque está ocorrendo overlapping entre eles...

Lembrando que o Roaming quem "dá a palavra final" de onde vai conectar é o cliente e não o AP ou node mesh... No máximo o que um AP ou node pode fazer são paliativos pra "incentivar"o node/ap fazer roaming para o rádio de melhor sinal... É bom verificar os dois APs, pois quando isso ocorre normalmente é porque está ocorrendo overlapping entre eles...
Há como eu realizar alguma configuração para evitar isto?

Há como eu realizar alguma configuração para evitar isto?
Você tem que fazer um site survey e verificar o porquê disso está ocorrendo, normalmente é overlapping

Tenho em casa um roteador Edgerouter, com 3 access points antigos, cabeados.
To precisando trocar os APs, já tão bem desgastados e dando alguns problemas. Pensei em ir de Unifi AC-Lite ou Pro, que ja conheço, ou partir para Xiaomi Ax1800/ax3600/Ax6.
Os xiami seriam apenas para trabalhar de AP mesmo. Alguem sabe se os Xiaomi tem alcance similar ou superior aos Unifi?

Última edição:
Estou instalando 2 AX6 mas estou tendo alguma dificuldade.

Tenho um roteador mikrotik e gostaria de manter ele em uso.

Aí gostaria de configurar os 2 AX6 em Mesh ligados via cabo ao mikrotik.
Porém só consigo habilitar a opção de Mesh se deixar um dos AX6 como roteador/DHCP.

É possivel usar os 2 nodos Mesh sem nenhum deles estar em modo roteador? Ou necessariamente um deles tem que ser router?

Tnx!

Olá, comprei um AX3 Pro (versão chinesa) e estou com dúvida de como configurá-lo.
Tenho Fibra da Oi e meu modem não permite mudar para modo Bridge então me restaram duas opções:

1) DHCP - nesse modo eu consigo usar os apps (huawei hilink e al life) para mexer em diversas coisas, criar rede de convidado, ver quem está conectado na rede etc, mas o modem da Oi apenas enxerga o roteador. A faixa de IP dos dispositivos também muda, eles ficam 192.168.3.XXX e não mais 192.168.1.XXX. Nesse modo sempre fico em dúvida como que o servidor de um jogo entende o que está acontecendo, por exemplo, o modem só enxerga que existe 1 dispositivo conectado nele, que é o roteador, mas se no roteador eu tiver 2 Playstations conectados? O servidor do jogo vai entender que existem 2 conexões diferentes?

2) AP - nesse modo o AX3 PRO meio que "some", só configurei a rede wifi e deu (o ipv6 ficou desabilitado, provavelmente pois nem consigo gerenciar muita coisa mesmo), o roteador sumiu dos apps e só consigo acessar ele através do navegador pelo ip que ele recebeu do modem da Oi, no caso ficou 192.168.1.70. O modem da Oi por sua vez enxerga todos dispositivos conectados na rede como se estivessem conectados direto nele, todos ips ficaram 192168.1.XXX e isso achei interessante pois posso abrir portas pelo modem individualmente. No modo DHCP eu teria que liberar tudo pro AX3 PRO (DMZ) e então no AX3 Pro gerenciar as portas e a parte da segurança certo?

Dúvidas eu tenho várias mas é complicado perguntar tudo por aqui, mas no geral gostaria de saber quais vantagens e desvantagens de cada método, obrigado!

Estou instalando 2 AX6 mas estou tendo alguma dificuldade.

Tenho um roteador mikrotik e gostaria de manter ele em uso.

Aí gostaria de configurar os 2 AX6 em Mesh ligados via cabo ao mikrotik.
Porém só consigo habilitar a opção de Mesh se deixar um dos AX6 como roteador/DHCP.

É possivel usar os 2 nodos Mesh sem nenhum deles estar em modo roteador? Ou necessariamente um deles tem que ser router?

Tnx!
Voce pode tentar colocar em modo AP manualmente, desligando o DHCP e setando um IP da base do Mikrotik em um AX.. Lembro que fiz isso e a opção de Mesh continuava ativa, apesar de não testar pra ver se funcionava..

Olá, comprei um AX3 Pro (versão chinesa) e estou com dúvida de como configurá-lo.
Tenho Fibra da Oi e meu modem não permite mudar para modo Bridge então me restaram duas opções:

1) DHCP - nesse modo eu consigo usar os apps (huawei hilink e al life) para mexer em diversas coisas, criar rede de convidado, ver quem está conectado na rede etc, mas o modem da Oi apenas enxerga o roteador. A faixa de IP dos dispositivos também muda, eles ficam 192.168.3.XXX e não mais 192.168.1.XXX. Nesse modo sempre fico em dúvida como que o servidor de um jogo entende o que está acontecendo, por exemplo, o modem só enxerga que existe 1 dispositivo conectado nele, que é o roteador, mas se no roteador eu tiver 2 Playstations conectados? O servidor do jogo vai entender que existem 2 conexões diferentes?

2) AP - nesse modo o AX3 PRO meio que "some", só configurei a rede wifi e deu (o ipv6 ficou desabilitado, provavelmente pois nem consigo gerenciar muita coisa mesmo), o roteador sumiu dos apps e só consigo acessar ele através do navegador pelo ip que ele recebeu do modem da Oi, no caso ficou 192.168.1.70. O modem da Oi por sua vez enxerga todos dispositivos conectados na rede como se estivessem conectados direto nele, todos ips ficaram 192168.1.XXX e isso achei interessante pois posso abrir portas pelo modem individualmente. No modo DHCP eu teria que liberar tudo pro AX3 PRO (DMZ) e então no AX3 Pro gerenciar as portas e a parte da segurança certo?

Dúvidas eu tenho várias mas é complicado perguntar tudo por aqui, mas no geral gostaria de saber quais vantagens e desvantagens de cada método, obrigado!
O primeiro modo voce vai ficar em duplo nat.. os dispositivos da rede do AX3 nao vão conversar com os da rede da Oi.. Você pode tentar colocar a Oi em bridge e rotear tudo pelo AX3

O segundo é modo Access Point e sim, vai deixar seu AX apenas como rádio de Wifi..

Vai de voce pesar o que vale mais a pena..

Tenho em casa um roteador Edgerouter, com 3 access points antigos, cabeados.
To precisando trocar os APs, já tão bem desgastados e dando alguns problemas. Pensei em ir de Unifi AC-Lite ou Pro, que ja conheço, ou partir para Xiaomi Ax1800/ax3600/Ax6.
Os xiami seriam apenas para trabalhar de AP mesmo. Alguem sabe se os Xiaomi tem alcance similar ou superior aos Unifi?
Cara, se você tem condições pra investir na sua rede, a melhor pedida sempre será os Unifi... O Pro então, a pegada é completamente diferente e, quem tem, sabe o baita equipamento que tem nas mãos.
Minha casa é relativamente grande e consegui centralizar meu Unifi no meio da casa certinho. Cobre toda a casa de baixo e a casa de cima o sinal fica perfeito também.
Melhor investimento que já fiz... Agora estou no aguardo pra fazer um upgrade para um Unifi 6

O primeiro modo voce vai ficar em duplo nat.. os dispositivos da rede do AX3 nao vão conversar com os da rede da Oi.. Você pode tentar colocar a Oi em bridge e rotear tudo pelo AX3

O segundo é modo Access Point e sim, vai deixar seu AX apenas como rádio de Wifi..

Vai de voce pesar o que vale mais a pena..

Eu vou deixar o wifi do modem da Oi desligado e não vou conectar nenhum aparelho direto nele, somente o roteador.
Os dispositivos vou conectar tudo no ax3 pro somente, eu teria algum problema com esse duplo nat? Vou perder desempenho na rede?
Eu já pesquisei aqui no fórum e falam que o modelo do meu modem da Oi não tem como colocar em Bridge.

No modo Access Point eu perco o gerenciamento da rede, não consigo usar o aplicativo e tal, fora isso tem alguma desvantegem?

Valeu!

Eu vou deixar o wifi do modem da Oi desligado e não vou conectar nenhum aparelho direto nele, somente o roteador.
Os dispositivos vou conectar tudo no ax3 pro somente, eu teria algum problema com esse duplo nat? Vou perder desempenho na rede?
Eu já pesquisei aqui no fórum e falam que o modelo do meu modem da Oi não tem como colocar em Bridge.

No modo Access Point eu perco o gerenciamento da rede, não consigo usar o aplicativo e tal, fora isso tem alguma desvantegem?

Valeu!
O problema do DuploNat é que você vai ficar com uma rede dentro da outra, o que pode gerar problemas para abrir portas ou fechar conexões externas..

Veja se seu roteador tem a função de DMZ.. Dessa forma vc direciona toda conexão externa para o IP do AX3 e o duploNat fica transparente para solicitações como você comentou..

O Modo AP pra mim é o melhor pois não adiciona outra camada de rede.. Uso dessa forma meu AX6 e faço todo o controle pelo roteador da NET... Para meu uso não tenho nenhuma desvantagem.. Nunca usei o aplicativo e não tenho rede guest e não pretendo usar Mesh no curto prazo..

Qual a melhor opção de produto para extender com o mínimo de perdas e máximo de alcance as redes wifi 2.4Ghz e 5Ghz de um roteador Asus RT-AC59U com internet Algar 300/30? Gostaria de alguma opção compacta com porta gigabit e 2 ou mais antenas se possível. Se possível por menos de R$300,00. Grato.

O problema do DuploNat é que você vai ficar com uma rede dentro da outra, o que pode gerar problemas para abrir portas ou fechar conexões externas..

Veja se seu roteador tem a função de DMZ.. Dessa forma vc direciona toda conexão externa para o IP do AX3 e o duploNat fica transparente para solicitações..

O Modo AP pra mim é o melhor pois não adiciona outra camada de rede.. Uso dessa forma meu AX6 e faço todo o controle pelo roteador da NET... Para meu uso não tenho nenhuma desvantagem..
Meu uso é basicamente doméstico, não senti necessidade de abrir ou fechar portas enquanto usei somente o modem da Oi, estava apenas com o UPNP ativado.
Agora que coloquei o AX3 posso começar a ter algum problema, não sei.
Eu posso configurar no modem da Oi para colocar o IP do AX3 Pro em DMZ, daí no AX3 dá pra ativar o UPNP ou abrir portas caso precise.

Mas acho que vou seguir tua sugestão e deixar em modo AP e gerenciar tudo pelo modem da Oi.
Nesse caso, faz alguma diferença eu deixar o UPNP do ax3 pro ativado? Ele veio ativado por padrão. No modem da Oi está ativado.
Qual firewall é melhor deixar ativado, no modem da Oi ou no AX3? Ou deixo os 2?

qual roteador com porta gigabit ac melhor custo-beneficio atualmente? nao preciso de cobertura ampla de wifi, o que me importa é o cabeamento mesmo.

Voce pode tentar colocar em modo AP manualmente, desligando o DHCP e setando um IP da base do Mikrotik em um AX.. Lembro que fiz isso e a opção de Mesh continuava ativa, apesar de não testar pra ver se funcionava..

Valeu, já tinha testado isso mas não funcionou. Fixei um IP no mikrotik (192.168.88.5) e uma vez desligado o DHCP no AX6 os dispositivos conectados a wifi via AX6 não conseguem mais pegar IP.
O unico jeito que consegui foi mudando o modo dos AX6 para Wired Relay, mas aí ele funciona como um AP normal, tenho que fazer toda a configuração na mão, perde toda a facilidade de gerencia automatica do Mesh.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Qual a melhor opção de produto para extender com o mínimo de perdas e máximo de alcance as redes wifi 2.4Ghz e 5Ghz de um roteador Asus RT-AC59U com internet Algar 300/30? Gostaria de alguma opção compacta com porta gigabit e 2 ou mais antenas se possível. Se possível por menos de R$300,00. Grato.

O RT-AC59U suporta AiMesh? Pelo que vi a V2 dele suporta, tenta confirmar se o teu suporta. Se sim, outro RT-AC59U lhe daria mais flexibilidade e facilidade na configuracao.

Última edição:
Outro Asus RT-AC59U como AP ou mesh sendo ligado via cabo...

Com R$300 dá pra comprar uns 100 metros de cabo de rede.. Latência quase zero! :ahh:

Mas se colocar um pouco a mais dá pra pegar um AX6 no Aliexpress.. A cobertura que eu tenho com ele não preciso nem fazer Mesh no sobrado que moro.

Nesse caso, faz alguma diferença eu deixar o UPNP do ax3 pro ativado? Ele veio ativado por padrão. No modem da Oi está ativado.
Qual firewall é melhor deixar ativado, no modem da Oi ou no AX3? Ou deixo os 2?

o uPNP no AX3 em modo AP não vai ter função, já que ele não vai rotear nada, apenas espalhar Wifi.
O mesmo vale pro Firewall.. Seu AX3 será só um rádio Wifi.

Valeu, já tinha testado isso mas não funcionou. Fixei um IP no mikrotik (192.168.88.5) e uma vez desligado o DHCP no AX6 os dispositivos conectados a wifi via AX6 não conseguem mais pegar IP.
O unico jeito que consegui foi mudando o modo dos AX6 para Wired Relay, mas aí ele funciona como um AP normal, tenho que fazer toda a configuração na mão, perde toda a facilidade de gerencia automatica do Mesh.

Esqueci de falar que pra ele funcionar em modo AP o cabo de rede precisa estar ligado na porta LAN do AX6.. o IP precisa também estar fixo no AX6 lá no Lan Settings..
Faça isso tudo com o cabo plugado na LAN e sem nada plugado na WAN.
download_%282%29.png

Depois de salvar tudo e reiniciar o roteador, plugue o cabo do Mikro la LAN e veja se consegue navegar pelo Wifi..

o uPNP no AX3 em modo AP não vai ter função, já que ele não vai rotear nada, apenas espalhar Wifi.
O mesmo vale pro Firewall.. Seu AX3 será só um rádio Wifi.
Certo, vou deixar ativado o firewall e o upnp só no modem da Oi.
Única coisa estranha é que nas configurações do AX3 onde aparece as Informação do roteador está assim:

IPv4
IP WAN - 192.168.1.88
IP LAN - 192.168.3.1

IPv6
IP WAN - Incapaz de obter o endereço IP
Gateway padrão - Incapaz de obter o endereço de gateway padrão
Servidor dns - Incapaz de obter o endereço DNS

Prefixo - Não foi possível obter o prefixo

O IPv6 não reconheceu, mas acho que pra mim não vai fazer diferença.

Dúvidas pra finalizar hehe
É recomendável ligar os dispositivos cabeados somente no AX3 ou posso ligar no modem da Oi também?
O WiFi do modem da Oi deixei desligado, se eu ligar vai ter alguma interferência? Corro o risco de eles "se perderem" nos IPs?

Certo, vou deixar ativado o firewall e o upnp só no modem da Oi.
Única coisa estranha é que nas configurações do AX3 onde aparece as Informação do roteador está assim:

IPv4
IP WAN - 192.168.1.88
IP LAN - 192.168.3.1

IPv6
IP WAN - Incapaz de obter o endereço IP
Gateway padrão - Incapaz de obter o endereço de gateway padrão
Servidor dns - Incapaz de obter o endereço DNS

Prefixo - Não foi possível obter o prefixo

O IPv6 não reconheceu, mas acho que pra mim não vai fazer diferença.

Dúvidas pra finalizar hehe
É recomendável ligar os dispositivos cabeados somente no AX3 ou posso ligar no modem da Oi também?
O WiFi do modem da Oi deixei desligado, se eu ligar vai ter alguma interferência? Corro o risco de eles "se perderem" nos IPs?
o AX3 está em modo AP? Por que parece que ele continua servindo IP base 192.168.3.xxx pros dispositivos conectados nele..

Uma vez em AP, tanto faz em qual porta vc vai ligar algum dispositivo cabeado. todos seriam roteador pelo router da Oi.
O Wifi na Oi é bom desligar nem tanto pelo IP, mas seria mais um Wifi pra competir no espectro do AX3..

Pessoal, decidi pegar o xiaomi ax6. vi o desse link abaixo:

Esse é o chines mesmo ne? com melhor hardware...

Seria melhor eu pedir para declarar valor baixo? e pedir para colocar como "internet device" ou algo do tipo? ou mandar bala mesmo, sem pedir nada?

o AX3 está em modo AP? Por que parece que ele continua servindo IP base 192.168.3.xxx pros dispositivos conectados nele..

Uma vez em AP, tanto faz em qual porta vc vai ligar algum dispositivo cabeado. todos seriam roteador pelo router da Oi.
O Wifi na Oi é bom desligar nem tanto pelo IP, mas seria mais um Wifi pra competir no espectro do AX3..
Está em Ponte (AP) sim, mas se eu digitar 192.168.3.1 eu consigo acessar as configurações do AX3.
Talvez esse negócio do IPv4 esteja ali só pra isso, ou na real nem faz diferença nenhuma, igual o Firewall e o UPnP que também estavam ligados por padrão e eu desativei.
Todos dispositivos que eu conecto no AX3 recebem IPs na faixa do Modem da Oi que é 192.168.1.XXX e aparecem nas configurações do Modem da Oi também então se eu precisar bloquear algum acesso ou liberar porta consigo fazer pelo Modem da Oi.

Pessoal, decidi pegar o xiaomi ax6. vi o desse link abaixo:

Esse é o chines mesmo ne? com melhor hardware...

Seria melhor eu pedir para declarar valor baixo? e pedir para colocar como "internet device" ou algo do tipo? ou mandar bala mesmo, sem pedir nada?
Comprei dessa loja tb..

Não precisa fazer nada..

Users who are viewing this thread

Voltar