Tô apanhando pra caramba pra configurar. Primeiro não funcionou nem a pau com o app AI Life. No Galaxy Note 9 o app não via mo roteador de forma alguma. Aí fui pra o Huawei Hilink e deu certo. Depois de configurado consigo acessar o Ax3 pelo AI Life.
Aqui vou usar como Access Point pois o modem fica na sala (TV e box piratex conectados neste via cabo) e deixo o roteador no quarto que fica no centro do apt.
Só que a velocidade da rede tá baixa demais... tenho 400MB da Tim e olha o que consigo com ele.
Tá pior que o C6 maluco que tenho aqui, nele batia uns 150 a 200 quando o bicho resolvia funcionar direito.
Acredito que preciso configurar alguma coisa a mais pra deixar tudo perfeito, mas não sei o que pode ser.
Em modo Bridge/AP nenhuma configuração dele entra no caminho. É provável que seu cabo de rede não esteja funcionando em gigabit. Precisa de um bom cabo CAT5e com os 8 fios/4 pares íntegros e crimpados corretamente. Se for comprar cabo de marca ruim, compre de categoria superior (CAT6/6a/7), só assim pra cabos baratos fazerem o mesmo trabalho que um 5e de qualidade.
Estou utilizando desde novembro de 2020 o roteador AX3 Pro versão chinesa. Comprei 4 unidades para fazer a rede daqui de casa (+600m2). O roaming parece que está funcionando legal ao mudar de ambientes. Estou gostando dos resultados. Plano de 240mb. Consegui configurar para funcionar em IPv6.
Em modo Bridge/AP nenhuma configuração dele entra no caminho. É provável que seu cabo de rede não esteja funcionando em gigabit. Precisa de um bom cabo CAT5e com os 8 fios/4 pares íntegros e crimpados corretamente. Se for comprar cabo de marca ruim, compre de categoria superior (CAT6/6a/7), só assim pra cabos baratos fazerem o mesmo trabalho que um 5e de qualidade.
Tu pode tentar mudar o internet access de DHCP pra AP, nesse modo tu perde o gerenciamento de rede pelo AX3 PRO, ele funciona literalmente como um access point e nenhuma configuração dele entra no meio do caminho.
Aqui tanto em DHCP como em AP eu consigo receber toda a velocidade da rede (fibra 200 mega) no meu PC que está com um cabo de rede de uns 8 metros.
A questão do IPV6 no roteador AX3 Pro é não ter compatibilidade com o modo DHCPv6 usado por operadoras como a Net, em SLAAC ele funciona e quem utiliza Vivo e outras operadoras não terá problemas, quem tem Net terá que desabilitar o IPV6, do contrário fica impossível navegar. A versão homologada pela Anatel não sofre desse problema, por outro lado os amplificadores de wi-fi não possuem a mesma potência.
Tu pode tentar mudar o internet access de DHCP pra AP, nesse modo tu perde o gerenciamento de rede pelo AX3 PRO, ele funciona literalmente como um access point e nenhuma configuração dele entra no meio do caminho.
Aqui tanto em DHCP como em AP eu consigo receber toda a velocidade da rede (fibra 200 mega) no meu PC que está com um cabo de rede de uns 8 metros.
O problema do modo AP é que não dá pra criar rede de convidado, não é?
Esse gerenciamento de rede que você diz é o acesso ao roteador pelo 192.168.3.1? Se eu precisar voltar pra DHCP eu teria que resetar?
Mas sério mesmo, essas coisas de rede da China acho tenso. Comprei 3 "Cloudcams" no Ali, baratinhas. Mandam todas as imagens para um servidor lá na China, sabe-se Deus o que fazem com essas imagens.
Como eu usaria com um NVR via RSTP, criei uma rede Wifi só para as câmeras, sem acesso à internet, isoladas do resto da rede de casa, que só se comunicam com o meu servidor local.
Esse gerenciamento de rede que você diz é o acesso ao roteador pelo 192.168.3.1? Se eu precisar voltar pra DHCP eu teria que resetar?
Em AP não da pra criar rede convidado, tu nem consegue acessar o roteador pelos apps do celular.
Gerenciamento da rede que eu quis dizer é justamente isso da rede convidado, dispositivos conectados no wifi, limitar velocidade etc. Isso tudo tu não consegue mais mexer pelo ax3, somente pelo modem da operadora.
O acesso ao roteador tu continua tendo normal pelo 192.168.3.1, eu reparei que quando ativo a VPN do trabalho pra acessar menu do ax3 eu tenho que colocar o ip que ele recebeu na rede (192.168.1.77). Então caso pelo 192.168.3.1 não abrir tenta direto pelo ip que ele recebeu na rede.
Pra voltar pra DHCP é só entrar no menu do modem e mudar (ou resetar).
Resumindo, no modo AP é como se o AX3 nem existisse.
Quando tu conectar um dispositivo no AX3 ele não vai receber um IP do AX3 (192.168.3.XXX), vai receber um IP na rede "principal", no meu caso 192.168.1.XXX.
Daí se precisar liberar portas, bloquear mac, qualquer coisa, tu faz direto no modem da operadora.
Só pra finalizar, como eu disse antes, aqui em casa tanto no DHCP como no AP a velocidade ficou no máximo, por cabo e por wifi.
Mas seria um teste que tu pode fazer pra ver se continua limitando a velocidade no modo AP.
A questão do IPV6 no roteador AX3 Pro é não ter compatibilidade com o modo DHCPv6 usado por operadoras como a Net, em SLAAC ele funciona e quem utiliza Vivo e outras operadoras não terá problemas, quem tem Net terá que desabilitar o IPV6, do contrário fica impossível navegar. A versão homologada pela Anatel não sofre desse problema, por outro lado os amplificadores de wi-fi não possuem a mesma potência.
O AX3 Pro principal está configurado conforme imagens abaixo. Defini manualmente o DNS Ipv6 primário/secundário e o prefixo de rota GUA como os da operadora. Depois disso, tudo passou a funcionar (até o momento sem problemas).
É o Partido Comunista Chinês te espionando. Mas sério mesmo, essas coisas de rede da China acho tenso. Comprei 3 "Cloudcams" no Ali, baratinhas. Mandam todas as imagens para um servidor lá na China, sabe-se Deus o que fazem com essas imagens. Como eu usaria com um NVR via RSTP, criei uma rede Wifi só para as câmeras, sem acesso à internet, isoladas do resto da rede de casa, que só se comunicam com o meu servidor local.
Aparentemente a Hidden SSID misteriosa do AX1800 é gerada pela função HAPPILY. Desativei aqui e não consigo mais localizar a HIDDEN SSID. Problem solved...
Happily: With this function enabled, the router can automatically discover uninitialized Wi-Fi devices that support Easy Connect, and quickly configure the network through the Mijia APP; changing the router password will also automatically synchronize to devices that support Easy Connect.
Pessoal tenho um AP de 85m², estava pensando em pegar um Huawei AX3 pra ser meu roteador ficando no centro do AP, tenho uma Internet de fibra de 200mb, será que ele será o suficiente ou precisaria pegar um AX3 pro?
Serão apenas 2 computadores cabeados e o resto da utilização será apenas de celulares!
Aparentemente a Hidden SSID misteriosa do AX1800 é gerada pela função HAPPILY. Desativei aqui e não consigo mais localizar a HIDDEN SSID. Problem solved...
Happily: With this function enabled, the router can automatically discover uninitialized Wi-Fi devices that support Easy Connect, and quickly configure the network through the Mijia APP; changing the router password will also automatically synchronize to devices that support Easy Connect.
Só pra finalizar, como eu disse antes, aqui em casa tanto no DHCP como no AP a velocidade ficou no máximo, por cabo e por wifi.
Mas seria um teste que tu pode fazer pra ver se continua limitando a velocidade no modo AP.
Resetei, configurei novamente, deixei em DHCP e agora tá entregando toda velocidade. Vou verificar por mais uns dias pra ver se continua ok.
Muito obrigado pelas dicas.
--
Uma coisa curiosa é que o sinal é bem forte, porém quando estou no térreo aqui do prédio mesmo mostrando 3 barrinhas de sinal wifi os celulares não conectam nele. Fica tentando, dá erro e não conecta.
Sobre potencia de sinal e tal, pessoal precisa entender que não adianta o roteador/ap ter potência para cozinhar as coisas em volta se o equipamento na outra ponta, um celular por exemplo, tem uma potencia bem baixa, o sinal simplesmente não vai chegar no roteador/ap.
Então socar potência como se não houvesse amanha só serve para ferrar com todo mundo em volta, aumentando mais ainda a poluição.
É ai que entra os equipamentos que realmente tem boa qualidade, onde eles tem um design de antena e tal, de uma forma que conseguem ter grande sensibilidade, com isso eles conseguem captar um sinal mais fraco.
Então é melhor ter vários AP´s simples espalhados do que um monstrengo com 500 antenas...
Estou auxiliando um amigo em que o problema poderá me ajudar também! Tenho lido muito sobre como expandir sinal de wifi, mas não estou saindo do lugar; pois não encontro bons tutoriais.
O problema é o de sempre: pontos dos apartamento em que o wifi não pega direito. Eu sempre leio sobre as dúvidas de colocar modem/operadora em bridge, configurar acess point, .... Ok coloco o modem da net em bridge e faço o que com isso?
esquema da casa dele:
modem net/Claro
roteador Archer
c6 no quarto || quarto || sala
------------------------
corredor || sala
-------------------------
área /cozinha
Como posso expandir o sinal do archer C6 melhor pela casa? Ele queria que o sinal na sala fosse um pouco melhor!
Não tem como passar cabo de rede!! Mas se tivesse o que seria melhor?
Ele tem guardado um cisco e900: poderia colocar como repetidor ou acess point. Ambos precisam estar conectados a cabo de rede, correto?
Ou a saída é um repetido na tomada!
Se este não for o tópico correto e não é, aonde deve perguntar!
Se puderem me dar uma direção eu pesquiso mais um pouco!
Estou auxiliando um amigo em que o problema poderá me ajudar também! Tenho lido muito sobre como expandir sinal de wifi, mas não estou saindo do lugar; pois não encontro bons tutoriais.
O problema é o de sempre: pontos dos apartamento em que o wifi não pega direito. Eu sempre leio sobre as dúvidas de colocar modem/operadora em bridge, configurar acess point, .... Ok coloco o modem da net em bridge e faço o que com isso?
esquema da casa dele:
modem net/Claro
roteador Archer
c6 no quarto || quarto || sala
------------------------
corredor || sala
-------------------------
área /cozinha
Como posso expandir o sinal do archer C6 melhor pela casa? Ele queria que o sinal na sala fosse um pouco melhor!
Não tem como passar cabo de rede!! Mas se tivesse o que seria melhor?
Ele tem guardado um cisco e900: poderia colocar como repetidor ou acess point. Ambos precisam estar conectados a cabo de rede, correto?
Ou a saída é um repetido na tomada!
Se este não for o tópico correto e não é, aonde deve perguntar!
Se puderem me dar uma direção eu pesquiso mais um pouco!
Bridge não expande o sinal sem-fios e é a última coisa a se mexer. Ele pode melhorar um pouco o desempenho da conexão, mas é só.
Você precisa passar cabos pra colocar mais pontos de acesso nas áreas com sinal fraco ou deve utilizar um roteador mais potente. Adaptadores Powerline são uma solução pra quando não é viável passar cabos, mas eles possuem limite em torno de 200 Mbps.
O maior erro aí deve ser o modem e roteador no quarto, ele deve ficar no cômodo mais central da casa, que geralmente é a sala. Dessa forma, muitas vezes a cobertura fica satisfatória em todos os ambientes.
O AX1800 e Redmi AX5/AX6 estão fazendo bastante sucesso por terem sinal com alcance bem maior que esses roteadores básicos e por permitirem fácil expansão da rede utilizando a tecnologia mesh, tudo isso com um baixo custo.
Não use repetidores, o desempenho da rede fica péssimo.
E fica a dica de que sempre dá pra passar cabo, vai da vontade de quem for fazer o serviço. A maioria dos imóveis possui caixas de passagem de telefone e TV interligando os cômodos, basta utilizá-las. Em casas, dá pra passar pelo forro. Também dá pra passar os cabos acompanhando o rodapé ou mesmo por trás deles de forma oculta, caso sejam de madeira ou PVC. Em caso extremo, ainda é possível utilizar cabos com blindagem aterrada e passar junto da rede elétrica.
Comprei um adaptador wireless TP-LINK T3U (AC1300) USB, pois me mudei e não rola passar cabo aqui pro PC, então tive que "botar wi-fi" nele.
No entanto, a velocidade está muito baixa. No teste pega 15mb (tenho 240mb contratado). O sinal fica cheio e não há obstáculos (apenas uma parede).
Outra coisa, creio que meu roteador tenha bastante influência nisso. Ele é antigo, um TP-LINK W8961N, 2.4GHz e 300mbps, mas creio que ele não tenha capacidade para tanto (além de morar em 4 pessoas, o que deve pesar a rede).
Alguém tem alguma ideia? Pois terei de comprar outro roteador de qualquer forma, por conta da fibra e da velocidade maior, mas preciso saber se esse adaptador vai tankar a velocidade e melhorar com a troca do roteador...