[TÓPICO DEDICADO] Melhores Roteadores/Repetidores domésticos - PERGUNTE AQUI -

Fala galera!

Comprei um adaptador wireless TP-LINK T3U (AC1300) USB, pois me mudei e não rola passar cabo aqui pro PC, então tive que "botar wi-fi" nele.

No entanto, a velocidade está muito baixa. No teste pega 15mb (tenho 240mb contratado). O sinal fica cheio e não há obstáculos (apenas uma parede).

Outra coisa, creio que meu roteador tenha bastante influência nisso. Ele é antigo, um TP-LINK W8961N, 2.4GHz e 300mbps, mas creio que ele não tenha capacidade para tanto (além de morar em 4 pessoas, o que deve pesar a rede).

Alguém tem alguma ideia? Pois terei de comprar outro roteador de qualquer forma, por conta da fibra e da velocidade maior, mas preciso saber se esse adaptador vai tankar a velocidade e melhorar com a troca do roteador...

Valeu!

Pelo que vi esse TP-LINK W8961N é modem adsl, 240Mb acredito que sua conexão não seja ADSL, então deve estar utilizando esse TP-Link como Access Point, o que de cara está limitando sua internet à 100Mb (dos 240Mb contratados).
Acredito que a melhor solução para vc seria investir num roteador AC com portas gigabit. Assim mesmo repetidor é complicado, dificilmente conseguirá a conexão cheia (240Mb) conectado ao roteador.
 
Bridge não expande o sinal sem-fios e é a última coisa a se mexer. Ele pode melhorar um pouco o desempenho da conexão, mas é só.
Você precisa passar cabos pra colocar mais pontos de acesso nas áreas com sinal fraco ou deve utilizar um roteador mais potente. Adaptadores Powerline são uma solução pra quando não é viável passar cabos, mas eles possuem limite em torno de 200 Mbps.
O maior erro aí deve ser o modem e roteador no quarto, ele deve ficar no cômodo mais central da casa, que geralmente é a sala. Dessa forma, muitas vezes a cobertura fica satisfatória em todos os ambientes.
O AX1800 e Redmi AX5/AX6 estão fazendo bastante sucesso por terem sinal com alcance bem maior que esses roteadores básicos e por permitirem fácil expansão da rede utilizando a tecnologia mesh, tudo isso com um baixo custo.
Não use repetidores, o desempenho da rede fica péssimo.
E fica a dica de que sempre dá pra passar cabo, vai da vontade de quem for fazer o serviço. A maioria dos imóveis possui caixas de passagem de telefone e TV interligando os cômodos, basta utilizá-las. Em casas, dá pra passar pelo forro. Também dá pra passar os cabos acompanhando o rodapé ou mesmo por trás deles de forma oculta, caso sejam de madeira ou PVC. Em caso extremo, ainda é possível utilizar cabos com blindagem aterrada e passar junto da rede elétrica.

lincol,


obrigado pela resposta! Eu entendo o seu posicionamento mas acho que ele vai acabar comprando um repetidor de tomada!

Sobre o cisco E900 (desse amigo) eu estou testando aqui para configurar como repetidor. Depois de tudo que andei lendo queria fazer um teste pelo aprendizado.


Esse cisco não tem a opção repetidor, mas tem vários vídeos ensinando para colocar ele como repetidor. Segui este aqui



Configurei e ele só conecta se estiver conectado ao roteador. Dúvida: roteadores configurados como repetidor, precisam estar conectados ao cabo de rede ou funcionam sem. Saberia me dizer aonde estou errando?

Mais uma vez, obrigado

Abs, Cezar
 
lincol,


obrigado pela resposta! Eu entendo o seu posicionamento mas acho que ele vai acabar comprando um repetidor de tomada!

Sobre o cisco E900 (desse amigo) eu estou testando aqui para configurar como repetidor. Depois de tudo que andei lendo queria fazer um teste pelo aprendizado.


Esse cisco não tem a opção repetidor, mas tem vários vídeos ensinando para colocar ele como repetidor. Segui este aqui



Configurei e ele só conecta se estiver conectado ao roteador. Dúvida: roteadores configurados como repetidor, precisam estar conectados ao cabo de rede ou funcionam sem. Saberia me dizer aonde estou errando?

Mais uma vez, obrigado

Abs, Cezar

Repetidor não usa cabo, ele recebe o sinal sem fios e retransmite, e é esse processo que aumenta a latência e gera poluição no espectro WiFi, por isso disse pra evitar.
Usando cabo, o roteador se comporta como um access point, eliminando esse problema e tendo desempenho máximo. Nem todos os roteadores suportam a função repetidor sem fios mesmo, mas como access point, dá pra usar até modem velho de operadora, basta desativar o DHCP dele, utilizar nele um IP não conflitante com o do roteador principal e ligar o cabo com internet em uma porta LAN (não na WAN).
 
O AX3 Pro principal está configurado conforme imagens abaixo. Defini manualmente o DNS Ipv6 primário/secundário e o prefixo de rota GUA como os da operadora. Depois disso,nar (até o momento sem problemas).

Muito bom, um amigo comprou e não consegui ativar o IPV6 na rede da Net de modo que ele ficasse estável.
 
Pelo que vi esse TP-LINK W8961N é modem adsl, 240Mb acredito que sua conexão não seja ADSL, então deve estar utilizando esse TP-Link como Access Point, o que de cara está limitando sua internet à 100Mb (dos 240Mb contratados).
Acredito que a melhor solução para vc seria investir num roteador AC com portas gigabit. Assim mesmo repetidor é complicado, dificilmente conseguirá a conexão cheia (240Mb) conectado ao roteador.

Sim, ele está como AP, e a rede é fibra. Ontem a noite a internet caiu, conecta mas fica "sem internet". Acho que ele morreu xD.

Testei o adaptador no notebook, próximo a ele, antes da morte, e a velocidade foi bem maior no teste. Pelo jeito o problema é o modem mesmo.

Já ia trocar para um Gigabit mesmo, agora não tem jeito hehehee

Valeu!
 
Pessoal, acabei gastando bem mais que os 300 reais que pretendia e comprei um repetidor decente: o TP-Link RE450 V2.

A questão que surge agora é, será que vale a pena usar esse RE450 para repetir o sinal do meu roteador Asus RT-AC59U que se encontra em modo AP e conectado ao Huawei HG8245Q2? Ou será que o alcance do RE450 é muito melhor que o do Asus e compensa mais deixá-lo em modo AP no lugar do Asus (o RE450 também tem porta gigabit)...

Eu queria saber qual a potência do meu roteador Asus RT-AC59U que se encontra em modo AP comparado a este repetidor TP-Link RE450 V2 que também tem modo AP.
 
Pessoal, acabei gastando bem mais que os 300 reais que pretendia e comprei um repetidor decente: o TP-Link RE450 V2.

A questão que surge agora é, será que vale a pena usar esse RE450 para repetir o sinal do meu roteador Asus RT-AC59U que se encontra em modo AP e conectado ao Huawei HG8245Q2? Ou será que o alcance do RE450 é muito melhor que o do Asus e compensa mais deixá-lo em modo AP no lugar do Asus (o RE450 também tem porta gigabit)...

Eu queria saber qual a potência do meu roteador Asus RT-AC59U que se encontra em modo AP comparado a este repetidor TP-Link RE450 V2 que também tem modo AP.
Já que vc já comprou é melhor vc mesmo fazer os testes
 
Pessoal, indicação de roteador pra amigo.

Comprei um Acher C6 v2 pra mim e gostei. Mas eu tenho uma velocidade muito baixo.

Logo ia indicar para meu amigo, até comentei, mas segurei pra pedir aqui se esse mesmo roteador é tranquilo pra usar 100mb/s e upgrades futuros?

Supondo que chegue em 200-300 mbs/s no futuro. Mas são só 2 pessoas e algumas vistas as vezes.

Ou teria algum nessa faixa de preço que se destaca mais? Nacional e garantia aqui?
A ideia é colocar e esquecer 5 anos ou mais.

Agradeço desde já!
 
Pessoal, acabei gastando bem mais que os 300 reais que pretendia e comprei um repetidor decente: o TP-Link RE450 V2.

A questão que surge agora é, será que vale a pena usar esse RE450 para repetir o sinal do meu roteador Asus RT-AC59U que se encontra em modo AP e conectado ao Huawei HG8245Q2? Ou será que o alcance do RE450 é muito melhor que o do Asus e compensa mais deixá-lo em modo AP no lugar do Asus (o RE450 também tem porta gigabit)...

Eu queria saber qual a potência do meu roteador Asus RT-AC59U que se encontra em modo AP comparado a este repetidor TP-Link RE450 V2 que também tem modo AP.
Cheguei a montar rede com router principal LinkSys e repetidores Re6400 LinkSys na minha casa. Funcionavam de forma razoável, mas sem surpreender. Com essas opções hoje de equipamentos Mesh chineses, não acho que vale a pena montar redes com repetidores. Sobre as potências, para saber qual o melhor, tem várias opções de apps (para celular) que medem a força do sinal.
 
Cheguei a montar rede com router principal LinkSys e repetidores Re6400 LinkSys na minha casa. Funcionavam de forma razoável, mas sem surpreender. Com essas opções hoje de equipamentos Mesh chineses, não acho que vale a pena montar redes com repetidores. Sobre as potências, para saber qual o melhor, tem várias opções de apps (para celular) que medem a força do sinal.
Esses chineses pelo que vi não têm nota fiscal, garantia, suporte, além de possivelmente terem backdoors obrigatórios ditados pelo regime chinês.
 
Esses chineses pelo que vi não têm nota fiscal, garantia, suporte, além de possivelmente terem backdoors obrigatórios ditados pelo regime chinês.
Acredito que todos equipamentos tem backdoors, quer seja para China, EUA, UK, etc. Como eu não sou "ninguém especial para monitoramento", se o equipamento funcionar bem, sem gargalos e mantendo velocidade e estabilidade, para mim já está ótimo.... gastei uma grana em equipamentos da Cisco, Linksys, Asus. Tudo encostado aqui..testei esse chinês da Huawei e realmente fiquei surpreso com a performance. E gastando pouco $$$....antes de colocar quatro AX3 pro, estava usando o Huawei Q2 pro (1 principal e 2 satélites) que faz a interligação entre eles via rede elétrica da casa. Não sei a "bruxaria" que esse equipamento Q2 Pro faz, mas tudo funcionava muito bem. Como a residencia é grande, precisava aumentar mais a cobertura.
 
Última edição:
Acredito que todos equipamentos tem backdoors, quer seja para China, EUA, UK, etc. Como eu não sou "ninguém especial para monitoramento", se o equipamento funcionar bem, sem gargalos e mantendo velocidade e estabilidade, para mim já está ótimo.... gastei uma grana em equipamentos da Cisco, Linksys, Asus. Tudo encostado aqui..testei esse chinês da Huawei e realmente fiquei surpreso com a performance. E gastando pouco $$$....antes de colocar quatro AX3 pro, estava usando o Huawei Q2 pro (1 principal e 2 satélites) que faz a interligação entre eles via rede elétrica da casa. Não sei a "bruxaria" que esse equipamento Q2 Pro faz, mas tudo funcionava muito bem. Como a resistência é grande, precisava aumentar mais a cobertura.

Ok, é possível que todos tenham backdoors, mas a serviço de quem estão os backdoors? Estariam todos os espiões e regimes no mesmo nível ético/moral?

Acho que antes de afirmar isso deve-se analisar melhor tanto as evidências quanto a sua própria intuição e orientação, a fim de escolher melhor para quem se vai transferir ainda mais poder.
 
Pessoal, indicação de roteador pra amigo.

Comprei um Acher C6 v2 pra mim e gostei. Mas eu tenho uma velocidade muito baixo.

Logo ia indicar para meu amigo, até comentei, mas segurei pra pedir aqui se esse mesmo roteador é tranquilo pra usar 100mb/s e upgrades futuros?

Supondo que chegue em 200-300 mbs/s no futuro. Mas são só 2 pessoas e algumas vistas as vezes.

Ou teria algum nessa faixa de preço que se destaca mais? Nacional e garantia aqui?
A ideia é colocar e esquecer 5 anos ou mais.

Agradeço desde já!

Minha experiência com C6 v2 tem sido terrível, e possuo apenas 60Mb de internet, várias vezes ao dia os dispositivos se desconectam da rede wifi, as vezes os dispositivos permanecem conectados mas sem acesso a internet, queda drástica na velocidade e etc. Se pesquisar aqui vai encontrar vários relatos semelhantes. Só resolve instalando Openwrt.
Anterior ao C6 eu tinha Tenda AC11 durannte quase 2 anos de uso sem dores de cabeça, como vc busca ao no mercado Nacional com garantia e tal, o pessoal fala muito bem do Asus RT-AC59U.
 
Boa noite pessoal beleza?
Sou novo aqui e venho em busca de ajuda.
Estou com problema de delay no xbox series X no jogo fifa 21, eu moro no interior de SC e o servidor do jogo é em SP.
Muita gnt colocou roteador para controlar melhor os packs com QOS(fq_cod) estou pensando em testar isso e também testar com algum serviço de DNS...
Portanto a minha dúvida é EDGEROUTER X ou MIKROTIK? Já vi que o EDGE é mais fácil de mexer... mas possui serviço de DNS? Alguém pode me ajudar?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

VPN e não DNS....
 
Última edição:
Alguém tira uma dúvida por favor, estou querendo pegar AX3 Pro, porém já lê que o mais recomendado e pegar a versão chinesa devido a potência dos amplificadores. No Aliexpress só tenho encontrado Global Version e Russian version. Qual seria a opção certa? Vlws?!
 
Esses chineses pelo que vi não têm nota fiscal, garantia, suporte, além de possivelmente terem backdoors obrigatórios ditados pelo regime chinês.
Mas Asus, TP-Link, Xiaomi, Huawei, também não são equipamentos tudo chinês?

Digo.. não tenho evidencias de que tem ou não tem backdoor, mas já que vc usa equipamento chinês até no pulso, por que não iria de um roteador Xiaomi?
 
Pessoal, alguém sabe informar se os roteadores Huawei WS7200 e WS5200, vendidos no Paraguai são a versão global ou a versão chinesa?
Estou indo para lá nos próximos dias, o WS7200 está custando aproximadamente R$ 370,00 e o WS5200 R$ 188,00, sabe me dizer se compensa
comprar 1 WS7200 ou 2 WS5200 e botar em rede mesh (se ele suporta isso), ou tem alguma opção melhor nessa faixa de preço por lá?
 
Pessoal, moro em um apto de 60m² e possuo o combo Vivo Fibra (Internet + TV + Telefone) e acho bem ruim o sinal wifi do modem deles. Vi em alguns posts do fórum que o ideal seria colocar o modem da vivo em bridge e deixar o roteador fazer todo o resto do processo, mas pelo o que aparece, quando se coloca o modem da vivo em modo bridge e há TV e Telefone, pode dar problemas de conexão. Estava pensando em comprar um roteador ax6 para utilizar o wifi dele e desativar o da vivo. Eu utilizando o roteador como AP/DHCP estaria subutilizando-o? Valeria a pena comprá-lo para só utilizar praticamente o wifi dele?
 
Eu utilizando o roteador como AP/DHCP estaria subutilizando-o? Valeria a pena comprá-lo para só utilizar praticamente o wifi dele?
Sim, vale muito.. Se não for usar em mesh, dá pra usa-lo como AP tranquilamente.. Uso-o assim para não perder as portas do roteador da Net..
 
Mas Asus, TP-Link, Xiaomi, Huawei, também não são equipamentos tudo chinês?

Digo.. não tenho evidencias de que tem ou não tem backdoor, mas já que vc usa equipamento chinês até no pulso, por que não iria de um roteador Xiaomi?

Em tese, pelo menos de acordo com o que eu leio e ouço falar, TODAS as empresas chineses possuem pelo menos um funcionário do Partido Comunista Chinês lá dentro para "fiscalizar" a aderência ao regime do país.

Dependendo da empresa, umas são mais próximas ao Partido do que outras, mas NENHUMA tem independência do governo como as empresas de países livres têm. Dizem que a Huawei e a Xiaomi têm uma comissão interira do Partido lá dentro, ditando decisões importantes da empresa.

Os Estados Unidos criaram a iniciativa The Clean Network (https://www.state.gov/the-clean-network/) com a ideia de colocar empresas que realizam espionagem para o Partido Comunista Chinês na lista negra. Vários países já aderiram e não vou comprar equipamentos de rede (especialmente 5G) dessas empresas.

Eu só compraria um roteador dessas empresas para usar o hardware, limpar o sistema e instalar um DD-WRT/OpenWRT da vida, mesmo sabendo que ainda pode ter algum backdoor encravado no hardware.
 
É como se o PRISM nunca tivesse existido. Agora os EUA são os guardiões da segurança e privacidade de dados do planeta terra contra a china malvadona.
 
Pessoal, alguém sabe informar se os roteadores Huawei WS7200 e WS5200, vendidos no Paraguai são a versão global ou a versão chinesa?
Estou indo para lá nos próximos dias, o WS7200 está custando aproximadamente R$ 370,00 e o WS5200 R$ 188,00, sabe me dizer se compensa
comprar 1 WS7200 ou 2 WS5200 e botar em rede mesh (se ele suporta isso), ou tem alguma opção melhor nessa faixa de preço por lá?
O modelo exato do global é WS7200-20, e na caixa vai estar escrito AX3 Quad-core ao invés de AX3 Pro (código do modelo é apenas WS7200).
A forma mais simples de saber é olhando a caixa. Se a caixa estiver em qualquer idioma que não seja chinês, é sinal que a variante é a global, aí é melhor não comprar, vai ter alcance de modem mequetrefe de operadora. Segundo a Huawei, qualquer roteador deles com o botão H do HiLink suporta mesh, mas recomendo que use só modelos com a tecnologia AX. Existe o AX3 básico, que geralmente custa uns R$ 100 a menos, é uma opção. Se não me engano, além do processador e memória, a diferença pra versão Pro é que ele não tem amplificador no 5 GHz, e usa outro um pouco mais fraco no 2.4*.
 
Última edição:
Como faço para configurar o roteador para o celular mudar automaticamente do wifi 5ghz para o 2.4ghz quando o 2.4 ficar melhor, e não apenas quando o 5ghz perder completamente o sinal?
 
Alguém tira uma dúvida por favor, estou querendo pegar AX3 Pro, porém já lê que o mais recomendado e pegar a versão chinesa devido a potência dos amplificadores. No Aliexpress só tenho encontrado Global Version e Russian version. Qual seria a opção certa? Vlws?!
A versão russian é a mesma global que deve ser evitada, você precisa da "chinese".
O aliexpress boicota certos resultados quando você está/esteve logado, talvez tenha relação com você já ter tido alguma disputa ou não.
Abra em guia anônima que aparecerão diversos resultados extras, aí é só copiar o link e voltar pra navegação normal e finalizar a compra ou colocar nos favoritos.
Aqui os dois com mais vendas: 1 e 2
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo