[TÓPICO DEDICADO] Melhores Roteadores/Repetidores domésticos - PERGUNTE AQUI -

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos WgomesxBR
  • Data de Início Data de Início
Obrigado,

Uma duvida, quando entrei na parte de WAN do mitra mostra que IPV6/IPv4 dual Stack. Deixa os 2 ativos ou somente um? e Se for um seria o IPv6 correto?
O Dual significa que ele roda com IPv4 e v6 simultaneamente, dependendo do que for solicitado pelo cliente (seja um PC, tablet, celular, etc)
Sö que quase tudo hoje ainda funciona apenas com IPV4. Na verdade, o IPV6 pode as vezes causar conflito com alguns programas e causar lentidão.
Eu na Net, por exemplo, desliguei o IPv6 do meu roteador e só rodo com IPv4.. Quando tinha Vivo Fibra fazia a mesma coisa..

Então se fosse desativar o Dual, deixaria apenas o V4 rodando pra sentir o comportamento.. Como a Vivo não tem CGNAT, o IPv6 não se faz extremamente necessário pra 99% das apliações que usamos hoje.

O Dual significa que ele roda com IPv4 e v6 simultaneamente, dependendo do que for solicitado pelo cliente (seja um PC, tablet, celular, etc)
Sö que quase tudo hoje ainda funciona apenas com IPV4. Na verdade, o IPV6 pode as vezes causar conflito com alguns programas e causar lentidão.
Eu na Net, por exemplo, desliguei o IPv6 do meu roteador e só rodo com IPv4.. Quando tinha Vivo Fibra fazia a mesma coisa..

Então se fosse desativar o Dual, deixaria apenas o V4 rodando pra sentir o comportamento.. Como a Vivo não tem CGNAT, o IPv6 não se faz extremamente necessário pra 99% das apliações que usamos hoje.

Entendi. Vou testar hoje somente IPV4 para ver como o Xbox se comporta.

Boa tarde senhores.

Eu moro no 8 andar do meu prédio e precisava do wi-fi funcionando lá no térreo. Considerando o pé direito de cada andar, mais o play e garagem, dão uns 350 a 400 metros de distância (altura). Coloquei uma tomada no teto da varanda e tentei usar o meu velho RE200 para pegar o wifi e repetir apontando para o chão do terreo, mas acho que abusei da potência dele e é logico que não funcionou, pois o wifi chegou muito fraquinho e desconectava toda hora.

O que sugerem como solução? considerando a função de repetição e a distância a ser percorrida, ainda considerando a provavel intereferencia ao passar em cada um dos andares, já que os apartamentos tem seus wifi em 2.4 e 5 ghz e que o sinal passara na frente de cada um cruzando o caminho do meu?

Em tempo: esta solução é para usar um celular apenas para minha sogra chamar o Uber do pré pago dela.

Obrigado!

O que sugerem como solução?
Pedir o Uber antes de descer..

Qualquer solução para repetir o sinal por cabo ou por Wifi por 400 metros, usando antenas direcionais externamente, vai custar muito mais que alguns minutos pra descer o elevador.

tentei usar o meu velho RE200 para pegar o wifi e repetir apontando para o chão do terreo
Como você apontou pro chão?

O que sugerem como solução? considerando a função de repetição e a distância a ser percorrida, ainda considerando a provavel intereferencia ao passar em cada um dos andares, já que os apartamentos tem seus wifi em 2.4 e 5 ghz e que o sinal passara na frente de cada um cruzando o caminho do meu?
Nenhum equipamento conseguirá atravessar 8 lajes e 400 metros internamente.. É uma limitação física para o comprimento de onda..

Pense no sinal Wifi como se fosse o som saindo de um alto falante.. vc pode até colocar o som no volume máximo, no andar de baixo vc vai ouvi-lo bem baixo..
Ai voce coloca um microfone e um amplificador pra pegar esse som e amplifica-lo pra baixo.. e faz isso em todos os andares.. imagina a qualidade que vai chegar no térreo..

Última edição:
Pedir o Uber antes de descer..

Qualquer solução para repetir o sinal por cabo ou por Wifi por 400 metros, usando antenas direcionais externamente, vai custar muito mais que alguns minutos pra descer o elevador.

Como você apontou pro chão?

Nenhum equipamento conseguirá atravessar 8 lajes e 400 metros internamente.. É uma limitação física para o comprimento de onda..

Pense no sinal Wifi como se fosse o som saindo de um alto falante.. vc pode até colocar o som no volume máximo, no andar de baixo vc vai ouvi-lo bem baixo..
Ai voce coloca um microfone e um amplificador pra pegar esse som e amplifica-lo pra baixo.. e faz isso em todos os andares.. imagina a qualidade que vai chegar no térreo..

Aqui no Rio de Janeiro Zona Norte, durante os 5 minutos que demora esperando o elevador e descendo, já é outro carro por desistencia do primeiro. Nâo sei como está o Uber por aí, mas aqui é uma constancia a desistência de viagens.

https://extra.globo.com/economia/re...procon-carioca-notifica-uber-99-25267277.html

A solução que tentei foi uma tomada no teto da beirada da varanda, apontando para baixo e para fora das lajes. Não seria necessário atravessar as lajes. Como disse, o RE200 conseguiu chegar no terreo, mas muito fraco. o RE200 é um sinal multidirecional, mas pensei em algo unidirecional mesmo

apontando para baixo e para fora das lajes
apontou a antena pra baixo? por que as pontas são os locais mais fracos de emissão de sinal..

No seu caso, para ter a melhor potencia, as antena deveriam estar apontadas pro horizonte, paralelas ao chão.

Edit: Se quiser tentar uma solução tosca mas que não gasta muito, tente fazer o Soda Can Booster, colocando mela lata de refri atrás da antena..

F9NKD2BIVCVR4Q8.jpg

A teoria é que dessa forma você pega o sinal que iria para cima e reflete ele para baixo, como se fosse uma parabólica apontando pra baixo..

Mas é claro que na prática a teoria é outra.. Mas não custa nada (bom, custa uma lata de coca) tentar..

Última edição:
apontou a antena pra baixo? por que as pontas são os locais mais fracos de emissão de sinal..

No seu caso, para ter a melhor potencia, as antena deveriam estar apontadas pro horizonte, paralelas ao chão.

Edit: Se quiser tentar uma solução tosca mas que não gasta muito, tente fazer o Soda Can Booster, colocando mela lata de refri atrás da antena..

F9NKD2BIVCVR4Q8.jpg

A teoria é que dessa forma você pega o sinal que iria para cima e reflete ele para baixo, como se fosse uma parabólica apontando pra baixo..

Mas é claro que na prática a teoria é outra.. Mas não custa nada (bom, custa uma lata de coca) tentar..
O problema é que o RE200 não tem antena externa, ela fica dentro do plastico do repetidor.

O problema é que o RE200 não tem antena externa, ela fica dentro do plastico do repetidor.
As antenas ficam no topo do repetidor nas laterais da placa, ali da região onde está o adesivo com codigo de barra na placa.

Essas antenas, para 2.4Ghz, devem ter em torno de 31mm de comprimento..

re200-v4-mb.jpg

Para o sinal chegar mais forte no térreo, a placa precisa ficar paralela ao chão.. já que vc não teria nada a perder (a não ser umas viagens de elevador pra verificar o sinal) eu colocaria umas dobras de papel aluminio nas "costas" do repetidor pra refletir pra baixo o sinal que iria pra cima..

Pensando alto aqui: Eu sei que o iPhone 12 é capaz de conectar até 1200mbps por Wifi 6 (MCS HE11 com 2 streams de 80MHz)
Se a velocidade é entregue no cabo, não teria por que remover o PPPoE do AX3.. pelo menos em teoria.. A não ser que o processador que roda a conexão seja o mesmo que cuida do Wifi, o que poderia gerar gargalo..

Se puder testar autenticar pelo C6 e colocar o AX3 como AP, a gente já tira essa dúvida..
Boa tarde.

Aparentemente resolveu...

Coloquei o C6 para autenticar via PPPoe, e o AX3 como DHCP. Desta forma via wifi 5GHz chegam praticamente toda a banda de 1gb pelo Ax3.

Curioso que após colocar o C6 para autenticar, na minha primeira tentativa de ligar o Ax3 no C6, eu coloquei primeiro no modo AP e desta forma ainda estava limitando a velocidade do wifi.

Depois resetei o Ax3 e novamente conectado no C6, coloquei como DHCP, e somente assim veio a velocidade via wifi.

Não sei se é problema da firmware 11.0.5.13.

Agora, outra duvida por gentileza se puderem me ajudar...

Até antes de ontem quando ainda tinha 300 mega de internet, eu usava a seguinte configuração:

Na sala ficava o modem e o Ax3, e nos quartos pela impossibilidade de passar cabos de rede, eu tenho 2 Tp link C6 (um em cada comodo) que pegava o sinal via wifi do Ax3 na sala e ligava via cabo do c6 ao computador. Desta forma não chegava os 300 mega, mas me contentava com 200 mega +/- via wifi que o c6 recebia e passava via cabo ao computador

Agora tendo um 1gb e chegando por volta de 800 mega nos comodos devido a distância (teste via celular), o C6 nos comodos não consegue entregar tanta velocidade....

Seria o caso de eu comprar mais 2 roteadores que tambem sejam wifi 6 para tentar aumentar esta velocidade nos computadores via cabo ?

Grato.

O Ax3600 é um pouco mais potente, principalmente nos canais mais baixos de 5Ghz.. E por ser chinês, ele não tem nenhuma limitação de potencia como pode acontecer num equipamento global.

O AX3600 também suporta outros roteadores como o AX3000 em Mesh, o que pode te ajudar a espalhar o sinal caso precise.

Essa conexão não fecha mesh, certo? Só funciona no modo Access Point, ou não?
Cara, instalaram a internet de 500 Mb aqui hoje

Sei que foge um pouco das opcoes que estavamos discutindo, mas minha namorada veio me mostranod hoje o Tenda MW6, um roteador Mesh

Dei uma olhada, parece ser legalzinho

Qual sua opnião sobre ele? apenas de curiosidade

Eu continuo mais pendente pra uma solução com roteador único

Agora tendo um 1gb e chegando por volta de 800 mega nos comodos devido a distância (teste via celular), o C6 nos comodos não consegue entregar tanta velocidade....

Seria o caso de eu comprar mais 2 roteadores que tambem sejam wifi 6 para tentar aumentar esta velocidade nos computadores via cabo ?
O C6 não é AX.. É AC.. Ele não deve conectar com duas streams simultaneas, já que ele usaria uma para se comunicar com o AX3 e outra para repetir o Wifi..

Assim, a velocidade com que ele vai conversar com o AX3 não deve ser algo acima de 400mbps em condicoes ideais, 300 em condicoes normais.

Se quer realmente espalhar os 1gbps, vai precisar esquecer transmissão por Wifi e cabear tudo.
Repetir o sinal por Wifi, voce perde metade da capacidade pra fechar o link com o roteador principal.

Estava avaliando estes tipos de soluçao, mas é sempre melhor perguntar antes.

panel-direccional-angulo-potente-g.jpg
Isso são antenas direcionais.. elas fecham o foco do sinal.. era mais ou menos o que a gente tava tentando fazer com a lata de coca ou papel aluminio (logico, de forma bem mais tosca).

você até poderia ter sinal do roteador no térreo, mas o sinal do celular seria muito fraco e não-direcional para comunicar de volta com seu roteador, então não sei se valeria o investimento.
Por isso comentei de testar as gambiarras.. se o sinal melhorasse, talvez uma antena dessa tenha futuro.. senao mudar nada, acho dificil fechar uma comunicação de download e upload nesses 300 metros, a não ser se você adicionasse um repetidor no térreo, apontando as duas antenas direcionais uma pra outra..

Mas como comentei na nossa primeira conversa, o investimento pode não valer a pena..

Sei que foge um pouco das opcoes que estavamos discutindo, mas minha namorada veio me mostranod hoje o Tenda MW6, um roteador Mesh
É um sistema Mesh com uma boa potencia.. Mas para funcionar bem nos 500mbps, só cabeando os pontos..

Última edição:
Alguém sabe se o Archer C7 tem o modo Repedidor?

Boa tarde senhores.

Eu moro no 8 andar do meu prédio e precisava do wi-fi funcionando lá no térreo. Considerando o pé direito de cada andar, mais o play e garagem, dão uns 350 a 400 metros de distância (altura). Coloquei uma tomada no teto da varanda e tentei usar o meu velho RE200 para pegar o wifi e repetir apontando para o chão do terreo, mas acho que abusei da potência dele e é logico que não funcionou, pois o wifi chegou muito fraquinho e desconectava toda hora.

Em tempo: esta solução é para usar um celular apenas para minha sogra chamar o Uber do pré pago dela.

Obrigado!
dá um chip da veek pra ela, eles dão 4G grátis se vc ver algumas propagandas no app

dá um chip da veek pra ela, eles dão 4G grátis se vc ver algumas propagandas no app
Claro também está com essa opção, Prezão Free.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Alguém sabe se o Archer C7 tem o modo Repedidor?
Pelo Emulador da V4, a 2 modos disponíveis, ROTEADOR E PONTO DE ACESSO.

Última edição:
Estou com um AX3000 com problema, fica pouco tempo conectado e reinicia o ROUTER (aparece um led laranja) , sabe me dizer se um firmware resolveria ou seria um problema mais grave, já tentei usar em conjunto com o modem da vivo, net Claro e acontece a mesma coisa tanto em bridge como AP não sei o que faço mais. Já está atualizado para a vs mais recente 1.0.15, alguma dica do quer fazer @tecpix?

Estou com um AX3000 com problema, fica pouco tempo conectado e reinicia o ROUTER (aparece um led laranja) , sabe me dizer se um firmware resolveria ou seria um problema mais grave, já tentei usar em conjunto com o modem da vivo, net Claro e acontece a mesma coisa tanto em bridge como AP não sei o que faço mais. Já está atualizado para a vs mais recente 1.0.15, alguma dica do quer fazer @tecpix?
Da uma pesquisada aqui nesse tópico por luz laranja, teve uma ou duas pessoas se não me engano, que teve este problema e era problema na placa pelo que me lembro.

Se eu comprar um trem desse, consigo adicionar uma entrada USB no meu AX3600? :thinking:

f2cd11b4c1ecb47a3b7ddb61edef8239

Se eu comprar um trem desse, consigo adicionar uma entrada USB no meu AX3600? :thinking:

f2cd11b4c1ecb47a3b7ddb61edef8239
não, isso ae é um extensor de cabo usb, só que utilizando cabo utp pra isso.

Brinquedo novo chegou para a minha casa, para o meu segundo link de internet...

TP-Link AX50 ( https://www.tp-link.com/br/home-networking/wifi-router/archer-ax50/ )

Já fui crítico da TP-Link, mas hoje posso dizer que não tem melhores, estáveis, firmware amigável, e o alcance está ótimo.

Possui relatório de consumo por aparelho, Controle parental, te da a gestão total de sua rede, eu mesmo cadastrei os Macs que podem acessar fazendo um controle de banda por Mac.

Imagens:

IMG_20211120_143956.jpg

IMG_20211120_143554.jpg

IMG_20211120_143228.jpg

Velocidade da rede no 2.4Ghz acima de 190Mega estando a 15 metros do aparelho, velocidade se mantém estável....

IMG_20211120_160536.jpg

IMG_20211120_161542.jpg

Nos mesmos 15 metros o 5 GHz perde desempenho, mas faz parte da tecnologia, ainda assim fica acima de 190Mega, mas sofre uma variação maior em relação a 2.4G..

IMG_20211120_161029.jpg

IMG_20211120_161601.jpg

Eu gosto do meu TP Link AX20, estou pensando em comprar um Archer c80 e deixar como repetidor.

Eu gosto do meu TP Link AX20, estou pensando em comprar um Archer c80 e deixar como repetidor.

Dependendo da distância que precisa vale mais a pena investir em um EAP tipo como fiz, dá uma olhada na postagem abaixo...

Users who are viewing this thread

Voltar